You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CURSO DE COMUNICAO SOCIAL HABILITAO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TTULO

NOME

CABO FRIO 2013


1

NOME

TTULO

Anteprojeto de Pesquisa apresentado como exigncia parcial para aprovao na disciplina TCC1 da habilitao Publicidade e Propaganda do curso de Comunicao Social da Universidade Veiga de Almeida.

ORIENTAO: PROF. MS. SANDRO TRRES DE AZEVEDO

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 2013


2

1. DELIMITAO DO TEMA Indicao do assunto da pesquisa (objeto de estudo). Consiste na especificao dos limites de extenso do trabalho e, por isso, deve indicar o assunto tratado na pesquisa com o recorte necessrio para que a monografia seja manipulvel no perodo de sua feitura. preciso tomar cuidado com divagaes e/ou digresses, informaes excessivas e de difcil articulao. Deve se estender em no mximo dois pargrafos, onde o primeiro define o foco da pesquisa e o segundo apresenta o estudo de caso (objeto de anlise) que serve de verificao da fundamentao terica a se desenvolver. 2. JUSTIFICATIVA Em at uma pgina, explicar a relevncia da pesquisa para o campo da Comunicao Social, em especial para a habilitao em Publicidade e Propaganda. Deve considerar os estudos contemporneos da rea, ou seja, o que vem se pesquisando nos diversos fruns locais, nacionais e/ou internacionais, seja em congressos, simpsios, colquios, produo bibliogrfica etc., bem como se alinhar com as perspectivas polticas, econmicas, sociais e/ou culturais da atualidade. Deve indicar o estgio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema e as contribuies que a investigao pode trazer. 3. DEFINIO DO PROBLEMA Uma ou mais perguntas que a pesquisa vai se esmerar em responder. Deve(m) ser de natureza cientfica e envolver variveis testveis. Os problemas devem ser claros e precisos, empricos (no se referirem a valores), suscetveis de soluo e delimitados a uma dimenso vivel. Deve(m) ser apresentado(s) em tpico(s). 4. HIPTESES Respostas preliminares ao(s) problema(s) definido. So as proposies testveis que podem ser as solues para o problema. 5. OBJETIVOS Devem se dividir em objetivos gerais e especficos. Indicam os intentos da pesquisa, que norteiam todo o trabalho. o que se pretende alcanar ao tratar do tema proposto. Devem ser apresentados com verbos no infinitivo.
3

6. METODOLOGIA Identificao do tipo de pesquisa a ser realizada. Em se tratando de monografia de graduao, natural que se constitua basicamente por pesquisa de carter eminentemente bibliogrfico e estudo de caso. Contudo, no se exclui a possibilidade de pesquisas do tipo documental, experimental, ex-post-facto, pesquisa-ao ou pesquisa participante. 7. BIBLIOGRAFIA PRELIMINAR Trata-se das referncias selecionadas/indicadas para realizao da pesquisa. Devem seguir as normas da ABNT e no devem ser separadas as fontes (livros, artigos, teses e dissertaes, peridicos ou fontes digitais). Tudo deve vir em ordem alfabtica. Exemplo: AZEVEDO, S. T. Corpo, cidade e novas tecnologias: aspectos do poder no contexto da mobilidade contempornea. In: ProjetosExperimentais.Com. Ano 2 nmero 2 Volume 2 2 semestre de 2008 ISSN: 1982-2421. 26p. AZEVEDO, S. T. Mobilidade e controle na sociedade contempornea: aspectos das interfaces mveis de comunicao e tecnologias de rastreamento. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Cultura). Rio de Janeiro: ECO/CFCH/UFRJ, 2007. BARTHES, R. Mitologias. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edies 70, 2005. FEATERSTONE, M. Cultura de consumo e ps-modernismo. So Paulo: Studio Nobel, 1995. HARVEY, D. Condio ps-moderna. 13 ed. So Paulo: Edies Loyola, 2004. LINDSTRON, M. Brand sense: a marca multissensorial. Porto Alegre: Bookman, 2007. PFEIFFER, K. L. The materiality of communication. In: GUMBRECHT, H. U.; PFEIFFER, K.L. Materialities of communication. Stanford, California: Standord University Press, 1994, pp.1-12.

ATENO: (retirar essa parte na entrega do trabalho) Todo o trabalho deve seguir rigorosamente esse modelo. No permitido alterao de diagramao, tipologia (Times New Roman, corpo 12), entrelinha (1,5), tabulao (1,25 cm da margem esquerda), margens (3,0 cm esquerda e 2,5 cm direita, para cima e para baixo) exceto nas referncias de rodap e citaes diretas com mais de trs linhas, conforme explicado mais abaixo ou encadeamento dos seus itens. Deve-se usar itlico para grifar palavras (ou aspas), sendo vedado o uso de negrito ou sublinhado no texto de preenchimento dos itens. Referncias a autores devem seguir o modelo americano, da seguinte forma: entre parnteses, indicar sobrenome em caixa alta, ano da publicao e pgina(s) - exemplo: (FOUCAULT, 2001, p.45-46). Referncias a sites da internet devem vir em nota de rodap (fonte Times New Roman, corpo 10), seguidas da data do ltimo acesso. Exemplo1. Citaes diretas com at trs linhas devem vir no corpo do texto entre aspas e seguidas da respectiva referncia. Exemplo: transforma os dispositivos mveis de comunicao nos suportes ideais para o alcance e a negociao com os pblicos consumidores, j que o telefone celular vem se tornando uma mquina to importante para o cotidiano das pessoas que cada vez mais ele est intrincado, amalgamado, contguo ao corpo (AZEVEDO, 2007, p.50), possibilitando conexo intermitente para indivduos cada vez mais necessitados de coexistirem no universo fsico e no virtual. Citaes diretas com mais de trs linhas devem figurar em pargrafo prprio, com corpo 11, entrelinha simples (1,0), sem aspas e recuo de 4 cm da margem esquerda. Exemplo:
Como uma pedagogia do consumo e do olhar, o leitor busca completar a informao [do anncio] atravs de seu repertrio interno. Ao longo de dcadas de informaes e imagens que se acumulam, o grande repertrio que j pertence ao indivduo, principalmente dos grandes centros urbanos, entra em jogo e aumenta a capacidade de dilogo entre a mensagem publicitria e o pblico (SILVA & AZEVEDO et al., 2010, p.07).

A capa e a folha de rosto no devem ser numeradas (embora devam ser contadas). A numerao deve vir no canto inferior direito, a partir da primeira pgina de texto (fonte Times New Roman, corpo 11).
1

http://www.wbenjamin.org/walterbenjamin.html, ltimo acesso em 18/02/2013.

Figuras, fotografias, grficos e tabelas devem aparecer na forma de anexos, numerados e encaixados aps a bibliografia. Obrigatoriamente, o trabalho deve ser entregue impresso em papel branco e encadernado com espiral. A no observncia dessa imposio implicar na impossibilidade de entrega do material e consequente lanamento de falta. Na correo do trabalho, seja no todo, seja em partes, se for constatado qualquer tipo de apropriao de produo intelectual de outrem, direta ou indiretamente (o que caracteriza plgio crime previsto no Artigo 184 do Cdigo Penal Brasileiro, que viola o direito autoral preconizado no Artigo 5 da Constituio Federal), redundar em desqualificao completa do objeto de avaliao, de forma que ser atribuda nota ZERO.

You might also like