You are on page 1of 3

CRIOGNIA Efeitos Jurdicos: Com a morte, deixam de ser sujeitos de Direito e tornam-se objetos de Direito Art.

6 do CC: a existncia da pessoa natural termina com a morte Morte real -> falecimento perceptvel Morte presumida -> indicao com certo grau de certeza do falecimento Lei 9434/97, art. 2 -> Tanatognose Ocorre com a morte enceflica A doutrina conceitua-o ainda como sendo o corpo privado de vida, mas que ainda conserva a forma humana. Assim, no se considera cadver o esqueleto humano ou as suas cinzas[7].

SUCESSO Art. 1.784. Aberta a sucesso, a herana transmite-se, desde logo, aos herdeiros legtimos e testamentrios.

Previso no Ordenamento: A criogenia no tem previso na norma legal brasileira Vontade do de cujus: O ordenamento jurdico brasileiro confere bastante fora vontade do de cujus, de maneira que, a vontade manifestada ainda em vida, tende a ser cumprida, desde que esta manifestao tenha sido feita quando o indivduo dispunha de perfeitas condies da faculdade mental.

Temos trs tipos de memria, explica o professor e pesquisador de neurologia da Unifesp Ademir Baptista Silva. A eltrica, de curta durao, a qumica, que inclui fatos e pensamentos um pouco mais notveis, e um terceiro tipo baseado em protenas, que guarda tudo o que mais importante ou repetido. Pelo que se sabe, a memria fsica pode ser preservada no congelamento. Ou seja, a pessoa esqueceria o que almoou no dia de sua morte ou a roupa que estava usando, mas lembraria seu nome, sua idade, o dia de seu casamento e tudo mais que tivesse importncia a ponto de ficar gravado na memria.

Richard Smally, atual diretor do centro de Nanotecnologia da Universidade de Rice em 1997 Possibilidade : Isso um sonho, at onde vai meu conhecimento, no temos tecnologias que estejam perto de permitir uma ao no interior de uma clula para reparar os danos sofridos e ativ-las novamente, e muito menos de fazer isso nas zilhes de clulas do cadver de Ted Williams

Criogenia para a religio: Cristianismo: Seria necessrio ser novamente batizado?


No se sabe ao certo, diz o padre Leo Pessini, coordenador da Comisso de Biotica do Centro Universitrio So Camilo, de So Paulo. Se os corpos forem classificados como vidas em suspenso, no haveria conflito: eles acordam com alma.

Espiritismo: Para o espiritismo, a criogenia inadmissvel, pois altera o curso normal da vida e da morte, diz Marlene Nobre, presidente da Associao Mdico-Esprita do Brasil. Porm, ela acredita que no haveria desprendimento do esprito enquanto o corpo estivesse congelado. Ou seja, no h o risco de a alma reencarnar e deixar o corpo vazio.

At onde, pela moral, vai o direito do homem de prolongar sua vida? [...] trata-se de buscar e verificar as conseqncias malignas que podero ocorrer e tm ocorrido em razo da experimentao incontrolada, ilimitada, indiscriminada de tais tcnicas, e que sejam capazes de desintegrar o cdigo de valores que, cosmopolitamente, universalmente, globalizadamente, tem pautado o mnimo de dignidade da pessoa humana e,por isso, da humanidade ela mesma, em seu eterno af de convivncia e sobrevivncia. (2003, p: 42).

Biotica, neste contexto, cabe o papel de levantar as questes, registrar as inquietaes, alinhar as possibilidades de acerto e erro, de benefcio e de malefcio, decorrentes do desempenho indiscriminado, no-autorizado, nolimitado e no-regulamentado de prticas biotecnolgicas e biomdicas que possam afetar, de qualquer forma, o cerne de importncia da vida humana sobre a terra, vale dizer, a dignidade da pessoa humana. Mas o papel da Biotica certamente esgota-se neste perfil, sem decidir qual a humanidade que a atual gerao quer para si e para as futuras geraes. (2003, p: 42).

You might also like