You are on page 1of 2

Abandono de incapaz Art.

133 - Abandonar pessoa que est sob seu CUIDADO, GUARDA, VIGILNCIA OU AUTORIDADE, e, por qualquer motivo, INCAPAZ DE DEFENDER-SE DOS RISCOS RESULTANTES DO ABANDONO: (O crime se configura apenas com o abandono independente se a ao resulta em algum risco para o incapaz). Observao: Se quem abandona o incapaz o deixa em perfeita segurana com outra pessoa no configura este crime. Pena - deteno, de seis meses a trs anos. Forma qualificada 1 - Se do abandono resulta LESO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE: Pena - recluso, de um a cinco anos. 2 - SE RESULTA A MORTE: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Aumento de pena 3 - As penas cominadas neste artigo aumentam-se de um tero: I - se o abandono ocorre em lugar ermo; II - se o agente(que abandonar o incapaz) ascendente ou descendente, cnjuge, irmo, tutor ou curador da vtima. III se a vtima maior de 60 (sessenta) anos.

Questes
1 - Q102041 ( Prova: EJEF - 2005 - TJ-MG - Juiz /
Direito Penal / Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; )

Em relao aos crimes de perigo para a vida e a sade, INCORRETO afirmar que: a) no que concerne ao tipo subjetivo do delito de perigo de contgio venreo, o dolo equiparado culpa. b) haver concurso aparente de normas, que se resolve pela subsidiariedade, sempre que, da exposio a perigo, resultar efetivamente dano. c) sujeito ativo do crime de abandono de incapaz pode ser qualquer pessoa, independente de estar a vtima sob seu cuidado, guarda, vigilncia ou autoridade. d) sujeito ativo do crime de omisso de socorro pode ser qualquer pessoa, no sendo necessrio que haja precedente dever jurdico de assistncia ou guarda em relao ao sujeito passivo.

causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade) e III (o fato narrado evidentemente no constitui crime) do art. 397 do CPP comporta recurso de apelao (art. 593, I do CPP). III - Contra a sentena de impronncia caber recurso em sentido estrito. IV - Embora o art. 28 do CPP admita expressamente a ao penal privada nos crimes de ao pblica se esta no for intentada no prazo legal, cabe ao Ministrio Pblico aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva, intervindo em todos os termos do processo, fornecendo elementos de prova. Contudo, em caso de negligncia do querelante, que assumiu a iniciativa da propositura da ao, no poder o Ministrio Pblico retomar a ao como parte principal. V - O prazo para aditamento da queixa ser de cinco dias, contado da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber os autos. Findo tal prazo sem manifestao, entenderse- que no tem o que aditar, prosseguindose nos demais termos do processo. a) Apenas I, II e V esto corretas. b) Apenas I, II, III esto corretas. c) Apenas III e IV esto corretas. d) Apenas I, II e IV esto corretas. e) Apenas III, IV e V esto incorretas. GABARITOS: 1-C 2-A 3E 4-C 5E 6-E 04 A me coloca o filho recm nascido em um saco e o joga em um rio. Tal me cometeu o crime de: abandono de incapaz; leso corporal; homicdio; infanticdo. 05 Se do abandono de incapaz ocorre a morte do abandonada ento o crime ter aumento de pena. 06 Se o abandonado for ascendente ou descendente, cnjuge, irmo a pena ser aumentada.

2 - Q81383 ( Prova: NUCEPE - 2010 - SEJUS-PI Agente Penitencirio / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Famlia.; )

PAULO VIVEIROS, trabalhador autnomo de padro de vida mdio, deixou, sem justa causa, de pagar a penso alimentcia ao filho menor de 18 anos, fixada pelo juiz. Alm da possibilidade de priso civil por dvida, CORRETO afirmar que o pai poder responder por: a) abandono material (art. 244, do Cdigo Penal); b) abandono de incapaz(art. 133, do Cdigo Penal); c) abandono intelectual(art. 246, Cdigo Penal); d) sonegao de estado de filiao(art. 243, do Cdigo Penal); e) nenhum crime.

3 - Q36114 ( Prova: MPE-SC - 2010 - MPE-SC Promotor de Justia - Matutina / Direito Processual Penal / Processo Comum; Processos Especiais; )

I - Seguindo-se o disposto no artigo 394 do CPP, o crime de abandono de incapaz na forma simples (art. 133, caput do CP) observar o procedimento sumrio, enquanto a modalidade qualificada (art. 133, pars. 1, 2 ou 3 do CP) seguir o procedimento comum ordinrio. II - A deciso que absolver sumariamente o ru, nos casos expressos nos incisos I (existncia manifesta de causa excludente da ilicitude do fato), II (existncia manifesta de

You might also like