You are on page 1of 7

PROJETO DE LEITURA E RELEITURA A MULHER A MSICA E O TEMPO

APRESENTAO

[...] A leitura da palavra no apenas precedida pela leitura de mundo, mas por uma certa forma de escrev-lo ou de reescrev-lo, quer dizer de transform-lo atravs de nossa prtica. Paulo Freire

Falar sobre os avanos sociais relacionados mulher hoje j se tornou mais comum em mesas redondas, fruns e seminrios, pois esta vem conquistando dentro do modelo de sociedade vigente, porm sabe-se que para estar na posio a qual se encontra passou por uma trajetria difcil, de recriminao, descriminao e excluso. A mulher em relao ao homem h sculos passado era tida como objeto de posse e subordinao, deveria ser modelo moral de puritanismo com princpios destinados ao matrimnio no cuidar da casa e filhos e tendo como o lazer dirio o bordar dos tecidos. Partindo da necessidade de mudana de perceber-se como agente capaz de agir e transformar a qual faz parte, as mulheres comeam a realmente participar da construo da histria e com base nesse histrico de luta de gnero, percebeu-se que possvel apresentar esse projeto de estgio em forma de oficina, bem como aplicar no Colgio Estadual Lauro Farani de Freitas no municpio de Iau-Ba, numa turma de 2 ano do Ensino Mdio, a fim de despertar-la a perceber a essncia da mulher na construo social seja atuando como sexo frgil ou forte ou sob descriminao e como esta representada nas letras das msicas cantada por Dorival Caymmi em Modinha para Gabriela, Luiz Gonzaga Mulher de hoje e Bonde do Tigro S as cachorras. Assim num intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem este projeto de leitura e releitura traz sua estruturao com justificativa, fundamentao terica, pblico alvo, objetivo geral, especfico, fundamentao terica,

encaminhamentos metodolgicos e referncias, a fim de nortear a aplicabilidade da funo social da leitura e escrita na interao interdisciplinar entre escola e sociedade.

JUSTIFICATIVA

Conhecendo a dificuldade de interpretao de vrios aprendentes decidimos por investir em um projeto de leitura em formato de oficina a partir de composies musicais que despertasse nos alunos alm da leitura e interpretao uma releitura crtica da mesma, na tentativa de fazer perceber um ensino mais significativo prazeroso e criativo. Por serem alunos do Ensino Mdio, decidimos unir, literatura, histria e msica neste projeto por isso optamos pelas msicas que retratam a mulher nas de dcadas de 50 e 60 e do sculo XXI. Espera-se que a elaborao e aplicao deste projeto em forma de oficina que enfoca o histrico feminino nas dimenses scio-humano-cultural com a proposta de exaltar desafios, conquistas e o expressivo papel da mulher na sociedade, atravs da leitura e releituras das letras das musicas Modinha para Gabriela de Dorival Caymmi, Mulher de hoje de Luiz Gonzaga e S as cachorras do Bonde do Tigro propicie uma reflexo dinmica e interativa de questes histricas e sociais alm da compreenso da dimenso potica presente na msica. Pois no se pode pensar na Educao com a simples viso reducionista de ensinar a ler e escrever, mais que isso, esta precisa se comprometer com a formao plena do aluno e para isso necessrio que no processo educativo priorize a formao de indivduos produtores e reprodutores de cultura. S assim podero reconhecer todos os meios que tm em mos para criar, sua maneira, situaes de aprendizagem. Enfim, a msica um instrumento facilitador do processo de ensinoaprendizagem e por intermdio desta oficina espera-se que possa contribuir tanto para um processo pessoal de criao dos aprendentes como para uma formao de seres humanos pensantes.

FUNDAMENTAO TERICA

Sabemos da importncia da linguagem enquanto prtica social e que serve de ferramenta aos objetivos desta modernidade fundamentada em princpios na maioria das vezes excludentes. Sendo assim, a linguagem do social e ao mesmo tempo um processo social, condicionada ao social e sendo influenciado por ele. Por isso possvel identificar nas prticas discursivas cotidianas como nas letras musicais traos lingusticos denunciadores do preconceito, da discriminao e da luta de classe. Pensando nisso, escolhemos as msicas Modinha de Gabriela, inspirada no romance de Jorge Amado Gabriela publicada em 1958, Mulher de hoje Luiz Gonzaga da dcada de 60 e S as cachorras do Bonde do Tigro de 2005, para que possamos traar uma linha do tempo com os alunos da viso sobre a presena e o papel da mulher nos setores sociais no decorrer dos perodos histricos, refletir sobre os desafios e conquistas da mulher e sobre aspectos da nova performance da mulher da mulher atual, destacar valores, conquistas e utopias baseando-nos em alguns artigos como: Histria, Mulher e Poder de Orlando Almeida , A mulher na sociedade brasileira de Wagner Aguiar e Cano: violncia contra a mulher. Um tapinha di, sim! De Susan Christina Forster. Outro suporte terico que ir embasar este projeto ser Silva (2004) que afirma que trabalhar com textos de tipologia diversa e produzidos por diferentes setores da cultura nacional significa, em ltima anlise, dar ao aluno meios e instrumentos para uma leitura plural do mundo. Desta forma entendemos que urgente renovar e dinamizar as aulas de portugus para que os alunos tornem-se usurio eficiente da lngua nacional, tornando-se capaz de ouvir, ler, compreender os textos que se so apresentados de forma critica. Tambm buscamos nos apoiar em Kress (1995) no que diz respeito relao entre texto e ideologia. Ideologias residem nos textos. Na verdade, as formas e contedos textuais carregam processos e estruturas ideologias que no podem ser linearmente lidos. Isso

ocorre porque as produes textuais e suas interpretaes so abertas a diversas interpretaes e porque os processos ideolgicos pertencem aos discursos como eventos sociais inteiros, eles so processos entre pessoas - no para os textos que so produzidos, distribudos e interpretados como momentos de tais eventos (1995, p.71). Assim cabe ao professor o papel de mediador do processo descobrir juntamente com os alunos as ideologias existentes nas entrelinhas dos textos. Ao concretizar este projeto, atravs desta oficina que intitulada de LEITURA E RELEITURAS A MULHER A MSICA E O TEMPO, no gnero musical de Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga e Bonde do Tigro, haver o envolto em oferecer condies para que os aprendentes percebam a evoluo da mulher atravs do tempo e toda ideologia inseridas nos textos e contextos musicais com os quais sero trabalhados, para que sirva de reflexo contra o preconceito, a ironia e a degradao da figura feminina na sociedade.

PBLICO ALVO

O projeto foi desenvolvido para 2 srie do Ensino Mdio, adolescentes entre 15 e 20 anos de idade.

OBJETIVO GERAL Toda ao praticada pelo homem vem acompanhada de um objetivo, nada feito aleatoriamente, mesmo porque em nossa mente criamos estratgias para justificar nossas aes, assim esse projeto tem como objetivo geral perceber os discursos que circulam sobre a condio/imagem da mulher em pocas distintas atravs das letras de msicas de diferentes autores.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Despertar o interesse sobre a historicidade da mulher atravs da msica; Promover o desejo e prazer no desenvolvimento das atividades de leitura e releitura entre os envolvidos; Ler e interpretar os textos propostos na tentativa do enriquecimento vocabular e contato com diversidade textual; Conceituar a figura da mulher em relao ao tempo e espao que ocupa nas letras das msicas apresentadas; Confeccionar painel ilustrativo retratando a linha do tempo com base nas letras das msicas apresentadas.

ENCAMINHAMNETOS METODOLGICOS

O fascnio que a linguagem sempre exerceu sobre o homem vem desse poder que permite no apenas s nomear/criar/transformar o universo real, mas tambm possibilitou trocar experincias. Fiorin

Todo trabalho a ser desenvolvido em uma classe torna-se imprescindvel a preparao para o bom desempenho das atividades programadas no intuito de todos os envolvidos saberem o porqu, para que e como fazer o que se est sendo proposto e assim promover a desenvoltura e eficincia em suas produes.

O espao educativo deve ser um espao de confiana, de liberdade, de jogo (FERNANDEZ, p60 1991) Os trabalhos devero seguir os passos abaixo. Apresentao da equipe e o objetivo do trabalho; Apresentao pessoal dos participantes e uma palavra que expresse o significado da msica para cada em sua vida; Exibio de um filme intitulado Mulher, msica e tempo; Discusso do vdeo; Realizao de dinmica para integrao e diviso em equipes; Distribuio da cpia da msica para cada equipe. Leitura das letras das msicas para devida compreenso. Apresentao das msicas em slide para compreender e interpretar; Produo de dilogo a partir da letra da msica proposta a cada grupo; Encenar o dilogo; Confeccionar cartaz a que expresse a historicidade da mulher retratada na letra da msica proposta ao grupo. Avaliao dos participantes sobre o trabalho.

RECURSOS UTILIZADOS

Bales de soprar (para a dinmica de integrao), data show, mdia, material didtico xerocopiado com as letras das msicas, aparelho de som microssystem, papel metro, ofcio, pinceis, tinta guache, marcador, tesoura e papel-metro. REFERNCIAS AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela: crnica de uma cidade do interior. 79. ed. So Paulo: Record, 1998. FERNANDEZ, Alicip. A Inteligncia aprisionada trad. Porto Alegre: Artes Mdias, 1991. FIORIN, Jos Luiz. Introduo Lingustica. 3 ed, So Paulo: Contexto, 2004. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. So Paulo: So Paulo, Cortez, 1994. Http://letras.terra.com.br Http://www.suapesquisa.com/msicacultura KRESS, Gunther. Fazendo signos e fazendo sujeitos: O currculo de ingls e os futuros sociais. 1995. Trabalhos em Lingstica Aplicada, n. 25, p. 97-118, 1995. SILVA, Maria Lcia Monteiro da. (2004) Elomar e Zez Di Camargo e suas tradues musicais dos sertes do BRASIL. Rio de Janeiro: UERJ. Edio Acadmica.

You might also like