You are on page 1of 3

SGQ - SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE

PES - Procedimento de Execuo de Servio


PROCESSO IDENTIFICAO REVISO/DATA FOLHA N

PRODUO DE CONCRETO E ARGAMASSA EM OBRA 1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Betoneira. Enxada Padiolas e/ou carrinho de mo. Latas e/ou baldes. Cone para o slump test.

PES - 9

00-06.08.09

1/3

Areia. Brita. Cimento Portland. gua Haste metlica para o slump test.

2. MTODO EXECUTIVO 2.1 Condies para o incio O local de aplicao do concreto deve estar definido, bem como seu trao (composio). A finalidade da argamassa (aplicao, por exemplo: revestimento de fachada, massa nica interna, assentamento, etc.) deve ser definida bem como seu trao (composio). 2.2 Execuo do servio 1. Recomenda-se contratar um laboratrio para a definio de traos em funo da aplicao do concreto e/ou argamassa e caractersticas dos materiais disponveis para sua produo, tais como: areia, brita, cimento, etc. 2. O trao pode ser elaborado na prpria obra por profissional experiente, partindo-se de traos prticos que deve ser definido em cada PSQO Plano de Qualidade e Segurana da Obra, de acordo com a aplicao, propores em massa e tambm traos de cada obra. 3. O trao elaborado deve ser executado e testado, conforme a aplicao, antes da produo em quantidade. 4. Caso no se tenha o valor da quantidade de gua a ser lanada, deve-se executar a mistura adicionando a gua gradualmente at se obter a trabalhabilidade necessria, dada pelo operador da betoneira. Para colocar os materiais na betoneira, recomenda-se a seguinte ordem: areia e cimento e por fim outras adies e a gua. A argamassa tambm pode ser produzida no local de aplicao, atravs da homogeneizao dos materiais por meio de enxada e de preferncia sobre estrado ou superfcie plana impermevel e resistente. Quando necessrio a utilizao de aditivos (impermeabilizante, retardador, etc.) devem ser consideradas as recomendaes do fabricante. 5. Para fabricao do concreto, o lanamento dos materiais na betoneira deve obedecer a seqncia abaixo: Colocar a quantidade total das britas na betoneira, com eventuais aditivos em p. Adicionar aproximadamente 60% da gua. Colocar a quantidade total de cimento. Colocar a quantidade total de areia. Adicionar o restante da gua, com eventuais aditivos lquidos. Misturar at que o concreto esteja homogneo. Recomenda-se a identificao das padiolas atravs de inscrio com tinta em suas partes externas. 6. O ensaio de abatimento do troco de cone deve ser realizado nas seguintes situaes: na primeira amassada do dia. ao reiniciar o preparo aps uma interrupo da jornada de concretagem de pelo menos 2h.
Elaborado por: Ass.:_______________________ Nome: Alexsandro Andrade Boato 06/08/09 Data Analisado por: Ass.:_______________________ Nome: Joo Batista C. Teixeira 06/08/09 Data Aprovado por: Ass.: _______________________ Nome: Maximiliano Jos Reis 06/08/09 Data

PROCESSO

IDENTIFICAO

REVISO/DATA

FOLHA N

PRODUO DE CONCRETO E ARGAMASSA EM OBRA

PES - 9

00-06.08.09

2/3

na troca de operadores. cada vez que forem moldados corpos-de-prova. 7. Se o abatimento for maior que 5 1 cm, deve-se acrescentar gradualmente uma pequena quantidade de areia e brita na proporo dada no trao at se obter o abatimento desejado. Se o abatimento for menor que 5 1 cm, deve-se acrescentar gradualmente uma mistura de cimento e gua na proporo dada no trao at se obter o abatimento desejado. Caso estes ajustes sejam grandes e/ou freqentes, a empresas poder contratar um laboratrio para elaborao de um novo trao ou reavaliar o trao inicial para adaptaes. 8. O concreto deve ser utilizado dentro de duas horas e meia, a contar da adio de gua. Aps este perodo no permitida a sua utilizao. As argamassas contendo cimento devem ser utilizadas dentro de duas horas e meia, a contar da adio de gua. Aps este perodo no permitida a remistura. 9. Caso seja utilizada pela obra a argamassa intermediria (mistura de areia, cal hidratado e gua), deve-se adicionar somente cimento e mais gua para sua utilizao. Neste caso, a mistura pode ser efetuada por meio de enxada e de preferncia sobre estrado ou superfcie plana impermevel e resistente. 10. Para proporcionar o cimento na argamassa intermediria, deve-se considerar o volume da massa intermediria como sendo s o volume da areia, como se estivesse misturando somente areia com cimento do trao proposto, uma vez que a cal est nos vazios da areia da massa intermediria. 11. Os controles e requisitos de desempenho como resistncia compresso, aderncia, reteno de gua, trabalhabilidade, devem ser determinados segundo especificaes de projeto para cada tipo de aplicao, caso seja requisitado pelo cliente, a empresa poder contratar um laboratrio para efetuar o controle tecnolgico desse concreto e/ou argamassa. 3. INSTRUO DE SEGURANA 3.1. Equipamentos de Proteo Individual Botina de segurana.

culos de segurana.

Protetor auricular.

Capacete.

Mscara descartvel. Luva de raspa.

Luvas ltex.

Uniforme.

3.2. Equipamentos de Proteo Coletiva Aterramento do equipamento Extintor de incndio. 3.3. Instrues Gerais 1. Participar do Treinamento Introdutrio conforme PGS.03 Treinamento de pessoas. 2. Manter EPIs limpos, guardar em local adequado. 3. Substituir os EPIs quando estiverem danificados ou sem condio de uso.

PROCESSO

IDENTIFICAO

REVISO/DATA

FOLHA N

PRODUO DE CONCRETO E ARGAMASSA EM OBRA

PES - 9

00-06.08.09

3/3

4. Realizar os exames mdicos admissionais, peridicos, demissionais, retorno ao trabalho e exames complementares, conforme definido no PCMSO. 5. Manter as placas indicativas de segurana conservadas. 6. Manter os locais de trabalho limpos, organizados e com todos os acessos desimpedidos, a fim de facilitar o trnsito. 7. Trajar sempre o uniforme completo e em bom estado de conservao e higiene. 8. Preencher a APR conforme IS.01 Anlise Preliminar de Riscos. 3.4. Medidas Preventivas 1. Verificar antes do incio dos servios, as condies de uso do equipamento. 2. Usar luva de ltex para evitar contato com cimento, argamassa e/ou concreto. 3. Usar luva de raspa em locais de trabalho que possam causar ferimentos nas mos. 4. Usar mscara descartvel para exposio poeira. 5. Usar culos de segurana para proteo dos olhos contra projeo de partculas. 6. Usar protetor auricular para proteo do sistema auditivo. 7. No fazer transporte manual de carga acima da capacidade individual. 8. Aproximar os materiais em direo ao corpo, de modo que no seja necessrio curvar-se ou afastar-se para manuse-los, durante o transporte manual de cargas. 9. Manter as costas o mais reto possvel (nunca arqueadas). Abaixar dobrando sempre os joelhos. 10. Em caso de ocorrncias fora do planejamento, paralise os servios e contate o Engenheiro de obra e/ou tcnico de segurana para providncias. 11.Para a utilizao da betoneira dever ser seguido a Instruo de Segurana IS.14 Betoneira.

You might also like