You are on page 1of 2

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO BANCO DE HORAS

Entre as partes de um lado a empresa _______________, inscrita no CNPJ n. ________, com sede ___________________, n. ____________ Curitiba _ Paran, neste ato atravs de seu representante legal Sr. _______________________, e de outro, SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIOS DE SADE DE CURITIBA E REGIO SINDESC, entidade sindical de 1 Grau, pessoa jurdica de direito privado, sediada na Rua Cndido Lopes, 289, Edifcio Tijucas, 15 andar, conjunto 1521, CEP 80020-060, Curitiba, Paran, neste ato representado por seu Presidente, Sra. Isabel Cristina Gonalves, representando os empregados, em conformidade com artigo 7 da Constituio Federal, inciso VIII, resolvem celebrar este acordo coletivo de trabalho, regido pelas seguintes consideraes clusulas e condies: CLUSULA 1 - O presente Acordo Coletivo de Trabalho tem como objetivo especfico de criar o BANCO DE HORAS para os trabalhadores empregados da empresa ____________________, sendo aplicvel onde no contrarie a Lei e a Conveno Coletiva de Trabalho. CLUSULA 2 - A vigncia do presente acordo de 12 (doze) meses, iniciando-se em ___de____ de 200__, de acordo com a Lei 9.601/98 e na forma da Conveno Coletiva em Vigncia. CLUSULA 3 - Este acordo abrange todos _______________________________, excetuando-se diferenciada. os os trabalhadores da enquadrados em empresa categoria

CLUSULA 4 - As horas extras devem ser coibidas. No caso de horas extras, haver compensao do excesso de horas de trabalho em um dia pela diminuio em outro dia. A apurao dever ser feita ao final do perodo de 120 (cento e vinte) dias, iniciando a contagem sempre no primeiro dia til do ms subseqente ao da prestao dos servios. PARGRAFO NICO As horas lanadas no banco sempre acrescido do adicional respectivo. Para cada hora extra que incidir o adicional de 50% ser lanado no banco uma hora e meia. Para cada hora extra que incidir o adicional de 100% ser lanado no banco duas horas. CLUSULA 5 - Estas horas sero acumuladas transformando-se em horas crdito para o empregado, e sero controladas individualmente pela empregadora, que, ms a ms, fornecer cpia do saldo de crdito a cada empregado. Sempre que solicitada, a empresa tambm fornecer cpia ao SINDESC. CLUSULA 6 - Tanto o empregado dever solicitar empresa, quanto a empresa dever comunicar ao empregado, com antecedncia de 48 horas, a inteno de efetuar compensao das horas existentes no mencionado banco. CLUSULA 7 - Decorridos 120 (cento e vinte) dias sem que as horas extras tenham sido totalmente compensadas, a empresa dever pag-las ao empregado, com o adicional de 100% (Cem por cento).

CLUSULA 8 - Na hiptese de resciso de contrato de trabalho sem que tenha havido a compensao integral da jornada extraordinria, far o trabalhador jus ao pagamento das horas extras no compensadas, acrescidas do adicional acima. CLUSULA 9 - A empresa manter registro de freqncia, bem como controle de crdito de horas, que dever ser informado ao empregado sempre que solicitado. CLUSULA 10 - Para efeito de compensao no Banco de horas no sero considerados os feriados, devendo as horas trabalhadas em tais dias serem remuneradas em dobro. Aplica-se esta mesma regra para as horas trabalhadas em repouso semanal remunerado e nas folgas de escala. CLUSULA 11 - Os empregados admitidos pela empresa durante a vigncia deste Acordo, ficam subordinados s clusulas e horrios aqui estabelecidos, sendo notificados pela empresa, no ato da admisso da existncia deste acordo. CLUSULA 12 - Fica expressamente proibido o lanamento de horas a dbito, ou seja, quando o empregado realizar jornada semanal ou diria aqum da permitida em Lei ou em Conveno, est ser considerada como concesso do empregador. Esta regra no prevalecer quando o empregado estiver realizando compensao de horas a crdito que j existiam no banco horas. CLUSULA 13 - O no cumprimento do presente acordo implica na aplicao de multa de um piso salarial do trabalhador atingido, multiplicada por cada ms em que se manteve o descumprimento. CLUSULA 14 - Todos os empregados tero amplo conhecimento do presente Acordo Coletivo de Trabalho. Denncias de descumprimento das presentes normas, aps apurao do SINDESC, ficando demonstrado o descumprimento, implicara na extino do presente acordo, devendo a empresa efetuar de imediato o pagamento de todas as horas acumuladas no banco, bem como, dever efetuar o pagamentos da respectivas multas. Curitiba,____de ________ de 200__.

EMPRESA

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIOS DE SADE DE CURITIBA E REGIO SINDESC

You might also like