You are on page 1of 2

Condio: evento futuro e INCERTO que condiciona o incio dos efeitos do negcio jurdico.

Classifica-se em: - Pura (prpria/simples): Aquela que depende somente da vontade das partes; - Imprpria (legal/conditio iuris): Requisito imposto pela lei para que o negcio jurdico produza efeitos. Do que se v, o art. 121 , CC trata somente da condio pura. No que concerne origem, a condio pode ser: - Causal: que no depende da vontade humana, relacionando-se ocorrncia de evento da natureza. - Potestativa: subdivide-se em puramente potestativa e simplesmente/meramente potestativa. A primeira, por se caracterizar como arbtrio de uma das partes, em detrimento da outra, considerada ilcita. Apenas a simplesmente/meramente potestativa aceita pelo Direito brasileiro. Nela, a eficcia do negcio jurdico depende da manifestao de vontade de apenas uma das partes, mas, tambm se sujeita ocorrncia de evento posterior. - Mista: depende, ao mesmo tempo, da vontade de uma das partes e do acaso ou da vontade de terceiro. Em relao incerteza do evento, a condio se divide em a) incertus an incertus quando houver absoluta incerteza em relao ocorrncia do evento futuro e incerto; b) incertus an certus, hiptese em no se sabe se o evento ocorrer, mas se acontecer ser dentro de um determinado prazo. Fala-se, ainda, em condio suspensiva e resolutiva. A primeira gera expectativa de direito, pois, suspende tanto a aquisio como o exerccio do direito. A segunda pe fim aos efeitos do negcio jurdico. Termo: evento futuro e CERTO que condiciona o incio dos efeitos do negcio jurdico. Em relao certeza da ocorrncia, o termo classifica-se em: a) termo certo (certus an certus), quando a prefixao do termo certa quanto ao fato e ao tempo de durao; bO termo incerto (certus an incertus), quando termo certo quanto ao fato, mas, incerto quanto durao. Assim como as condies, o termo pode ser suspensivo (inicial ou dies a quo), gerando direito adquirido ao titular, posto que impede somente o seu exerccio, mas no a sua aquisio, ou, resolutivo (final ou dies ad quem), que coloca fim aos efeitos do negcio jurdicos. Encargo/Modo : clusula acessria liberalidade, pela qual se impe uma obrigao a ser cumprida pelo beneficirio. Gera direito adquirido a seu destinatrio, que j pode exercer o seu direito, ainda que pendente o cumprimento da obrigao que lhe fora imposta. ENCARGO/MODO Evento Clusula acessria e INCERTO. liberalidade. Quando suspensiva: Quando suspensivo: NAONAO impede a aquisio suspende a aquisio e o impede a aquisio donem o exerccio do direito exerccio do direito. direito, mas, apenas o seugera direito adquirido. exerccio - gera direito adquirido. CONDIAO TERMO futuro Evento futuro e CERTO.

Condio incertus an incertus: h absoluta incerteza em relao ocorrncia do evento futuro e incerto. Condio incertus an certus: no se sabe se o evento ocorrer, mas, se acontecer, ser dentro de um determinado prazo.

Termo certus an certus: h certeza quanto ao evento futuro e quanto ao tempo de durao. Termo certus an incertus: h certeza quanto ao evento futuro, mas incerteza quanto sua durao.

You might also like