You are on page 1of 20

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CINCIA - FTC

HUGO MENDES KLEBER MARCELO BRAZ CARVALHO TMARA ESTEVES BORGES

TIJOLOS E ALVENARIA: no mbito da construo civil

ITABUNA - BAHIA 2012

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Olaria localizada em Itabuna BA Figura 2: Alvenaria de tijolo macio como muro de arrimo Figura 3: Residncia com alvenaria de tijolo cermico Figura 4: Paginao de alvenaria de tijolo macio Figura 5: Pilares com tijolos macios Figura 6: Formato das peas de concreto

SUMRIO

1. INTRODUO......................................................................................................04 1.1Justificativa ......................................................................................................04 1.2 Objetivos .........................................................................................................04 1.2.1. Objetivo Geral ......................................................................................05 1.2.2. Objetivos Especficos ...........................................................................05 2. TIJOLO DE ARGILA ............................................................................................05 2.1 Fabricao de Tijolos de Argila .....................................................................06 2.2 Extrao da Matria-prima ............................................................................06 2.3 Processos de formao ................................................................................06 2.4 Secagem .......................................................................................................08 2.5 Queima ..........................................................................................................08 2.6 Embalagem e distribuio .............................................................................11 3. ESPECIFICAES DE TIJOLO DE ARGILA ....................................................11 3.1 Tipos de Tijolos ..............................................................................................12 3.2 Caractersticas ...............................................................................................12 3.3 Controle de qualidade ....................................................................................13 4. ALVENARIA COM TIJOLOS DE ARGILA .........................................................13 4.1 Alvenaria decorativa .......................................................................................15 4.2 Execuo ........................................................................................................16 4.3 Blocos slico-calcricos ..................................................................................16 4.4 Tijolo de cimento .............................................................................................17 4.5 Piso intertravado com tijolos de concreto .......................................................17 4.6 Tijolo macio de solo cimento .........................................................................18 5. CONSIDERAES FINAIS .................................................................................19 6. REFERNCIAS ...................................................................................................19

1.

INTRODUO

Entre os sistemas construtivos, a alvenaria um dos mais antigos. O tijolo por sua vez, faz parte desse sistema. Utilizando o uso do solo, que facilmente manipulada se presta a formao de blocos ou mesmo de aglomerado no sistema de taipa, tornando a alvenaria uma soluo econmica e rpida. Os blocos slidos, tambm constituem as alvenarias, podendo ser simples blocos de pedra, obtidos pela extrao de pedreiras granticas ou outro tipo de rocha. Esse sistema milenar remonta desde a construo do Templo de Salomo. A alvenaria com tijolos foi difundida no Brasil pela colonizao portuguesa, na construo de casas e sobrados da poca. Em paralelo, foi utilizado blocos de pedra, principalmente, em Igrejas e obras militares e a alvenaria de taipa. Com a evoluo da construo civil foi se utilizando outros materiais como as rochas slicaclcarica e o cimento na fabricao de tijolos. Ainda assim, o tijolo tem sido utilizado na arquitetura como ornamento.
Os produtos cermicos, sob o ponto de vista dos materiais de construo civil, so obtidos pela moldagem, secagem e queima de argila ou de misturas contendo argila. A argila um material composto basicamente por silicatos de alumnio hidratados, formando com a gua uma pasta plstica, susceptvel de transformar-se nos diversos materiais cermicos utilizados na construo civil. A indstria cermica uma das mais antigas do mundo, pela abundncia da matria-prima e pela facilidade de moldagem. (RIBEIRO, 2002, p. 85)

1.1.

Justificativa

Os sistemas construtivos apresentados neste trabalho so amplamente utilizados e fazem parte da histria da construo civil e esto presentes no nosso dia-a-dia.

1.2.

Objetivos

O estudo em questo apresenta dois tipos de objetivos: um geral e trs especficos.

1.4.1. Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho apresentar os tijolos, seja de argila ou de cimento, como material na construo civil.

1.4.2. Objetivos especficos

Para alcanar o objetivo geral proposto, enumeram-se os seguintes objetivos especficos deste trabalho: a) Definir e apresentar a argila como matria-prima, fabricao de tijolos e sua utilizao como alvenaria; b) Definir e apresentar blocos slicos-calcricos e sua utilizao na construo civil; c) Definir e apresentar o tijolo de cimento e seu uso na construo civil;

2.

TIJOLOS DE ARGILA

Existe uma ampla gama de argilas adequadas para fabricao de produtos cermicos, dando diversidade para os produtos disponveis. As argilas foram formadas na crosta terrestre pela desintegrao de rochas gneas sob a ao contnua dos agentes atmosfricos. A argila, sendo o resultado da ao varivel desses fatores, apresenta-se em grande variedade de tipos, com ampla gama de colorao, plasticidade e composio qumica, que determinam as suas caractersticas e propriedades. (RIBEIRO, 2002) Os principais constituintes da fabricao de tijolos de argila so: a slica (areia) e a alumina, mas com diferentes quantidades de giz, cal, xido de ferro e outros constituintes de acordo com a fonte de extrao. As argilas que contm alto teor de ferro produzem tijolos com coloraes avermelhadas e azuladas, e se o teor de ferro for baixo, os tijolos produzidos so amarelados.

2.1.

Fabricao de Tijolos de Argila

De acordo com Ribeiro (2002), o processo de fabricao consta da extrao da argila, moldagem dos produtos, secagem ao ar ou em estufas e queima em diferentes tipos de fornos, em variadas temperaturas que dependem da matriaprima e que vo definir a utilizao do produto cermico. Alm das etapas de extrao da matria-prima, o processo de fabricao, a secagem e a queima, h a etapa final que a embalagem e distribuio.

2.2.

Extrao da Matria-Prima

O processo comea com a extrao da matria-prima da jazida e seu transporte para as indstrias de produtos cermicos Primeiro removido a parte superior do solo, pois inadequado a fabricao dos tijolos, e aps a remoo do barro utilizvel, o solo superior utilizado para recuperao do local. A matria-prima peneirada para remover quaisquer rochas, em seguida moda em p fino por uma srie de trituradores e rolos, sendo removida qualquer partcula de tamanho desproporcional. Pequenas quantidades de pigmentos ou outras argilas podem ser misturadas nessa fase para produzir vrios efeitos de cor, por exemplo, dixido de mangans ir produzir um tijolo refratrio quase preto e d um efeito marrom escuro. Ocasionalmente, coque adicionado na argila como fonte de combustvel para o processo de queima. Pode ser adicionado at 25% de gua para se obter a desejada plasticidade dependendo do tijolo a ser processado.

2.3.

Processo de Formao

Os processos de formao dos tijolos so os seguintes: Tijolos feito mo. Tijolos moldados com argila fresca. Tijolos prensados. Tijolos extrudados.

2.3.1. Tijolos feito mo

O processo artesanal, sendo que consiste em arremessar uma poro de argila mida em um molde de madeira em um banco. A argila excedente retirada com a ajuda de um arame, com a matria do tijolo ainda fresca. Os tijolos

produzidos so de forma irregular com arestas suaves e superfcies dobradas.

2.3.2. Tijolos moldados com argila fresca.

O processo artesanal j foi em grande parte automatizado, com a argila sendo mecanicamente lanada nos pr-moldes; a argila em excesso em seguida removida e os tijolos so libertados do molde. Esse processo apesar de se assemelhar com a individualidade de produo associada com os verdadeiros tijolos feitos mo possui um custo menor.

2.3.3. Tijolos prensados.

No processo semi-seco usado para tijolos Fletton, a quantidade apropriada de argila submetida a uma sequncia de quatro prensagens dentro de moldes de ao para produzir o tijolo verde. Para produzir os tijolos, feita uma texturizao aplicando uma srie de rolos. Um spray de gua para umedecer a superfcie, seguido por uma exploso de uma mistura de areia e pigmento, produzindo o acabamento com areia. Com argilas que requerem uma gua ligeiramente com contedo superior para moldagem, o processo de endurecimento utilizado, sendo forados a moldes. Uma nica presso ento necessria para formar o tijolo. Em todos os casos, o tamanho do molde calculado para permitir a antecipada secagem e retrao de queima.

2.3.4. Tijolos extrudados.

Neste processo, a argila com um teor de gua de at 25% alimentado em um extrusor que consolida a argila e extrai o ar. A argila forada atravs de um molde e forma uma coluna continua com dimenses iguais para o comprimento e a largura de um tijolo verde. A superfcie pode ento ser texturizada ou polida, antes da coluna de argila ser cortada em unidades de tijolo por uma srie de fios. So feitas perfuraes pela incorporao de hastes para permitir uma uniformidade de secagem e queima dos tijolos sem perda significativa de fora. Desempenho trmico no significativamente melhorado pela incorporao de vazios.

2.4.

Secagem

Para evitar rachaduras e distoro durante o processo, tijolos verdes produzidos a partir de argilas molhadas devem ser autorizados a secar e encolher. Encolhimento tipicamente 10% em cada dimenso dependendo do teor de umidade. Os tijolos verdes, definindo um padro so verificados para assegurar uma perda uniforme da umidade, sendo empilhados e passados atravs de cmaras de secagem que so aquecidos com o calor residual do processo de queima. Temperaturas de secagem e nveis de umidade so cuidadosamente controladas para garantir o encolhimento sem distoro.

2.5.

Queima

Os fornos intermitentes e contnuos so utilizados para queimar tijolos. O primeiro um processo em lotes em que o forno nico carregado, disparado, arrefecido e descarregado. Em fornos contnuos, o processo de queima sempre ativo; os tijolos verdes so movidos atravs de um disparo fixo, o fogo gradualmente transferido em torno de uma srie das cmaras de interligao com os tijolos no queimados. Os sistemas contnuos so mais eficientes do que os processos intermitentes. Geralmente, para produo em larga escala, o forno de tnel contnuo e do forno Hoffman so os utilizados. Fornos baixo, grampos e forno

gs intermitente so utilizados para os produtos mais especializados. Dependendo da composio da argila e da natureza do produto desejado, as temperaturas de queima so definidas para sinterizar ou vitrificar a argila. Variaes de cor ocorrem onde os tijolos estavam em contato um com outro dentro do forno e so particularmente notvel em Flettons.

2.5.1. Queima em Tnel.

No processo de forno tnel, os tijolos so carregados para alto forno em carros que so movidos progressivamente atravs de pr-aquecimento, de queima e zonas de arrefecimento. O perfil de temperatura cuidadosamente controlado dentro do forno e uma velocidade apropriada do carro forno assegura que os tijolos verdes esto corretamente acionados com o uso mnimo de gs combustvel, geralmente natural. A temperatura mxima de queima dentro da faixa de 940o C e 1200o C dependendo da argila, mas normalmente cerca de 1050o C, com um tempo de forno mdio de trs dias. O teor de oxignio dentro da atmosfera do forno vai afetar a cor dos produtos de tijolo. Tipicamente a temperatura elevada e baixo teor de oxignio so utilizados na produo de tijolos azuis. O maior teor de oxignio transformar qualquer xido de ferro existente dentro do barro em vermelho.

2.5.2. Queima em forno Hoffman.

Introduzido em 1858, o forno Hoffman um processo contnuo, no qual o fogo transferido em torno de uma srie de cmaras, que pode ser interligado com a abertura de amortecedores. Pode haver 12, 16 ou 24 cmaras, embora 16 a mais usual. As cmaras so cheias, com tipicamente 100 mil tijolos verdes. As cmaras em frente ao fogo, uma vez que se move em torno, so pr-aquecido e, em seguida expostos a temperaturas em torno de 960o 1000o C, seguido por arrefecimento, descarga e reposio da carga seguinte. A sequncia se move sobre uma cmara por dia, com trs dias de queima. O combustvel habitual o gs natural, apesar de carvo de baixa qualidade e metano de aterros sanitrios serem usados por alguns fabricantes.

10

2.5.3. Queima em forno gs intermitente.

Fornos intermitente gs so frequentemente usados para fazer cargas menores, particularmente especiais. Em um sistema, tijolos verdes so empilhados em uma base de concreto e um forno mvel abaixado sobre os tijolos para o processo de queima. As condies podem ser precisamente controladas para coincidir com aquelas dentro de fornos contnuos.

2.5.4. Grampos

A base do processo a incluso de coque na argila, que atua ento como fonte principal de energia durante o processo de queima. No processo tradicional camadas alternadas de tijolos crus e coque adicional so empilhados e depois selados com mais resduos de tijolos e barro. O grampo ento incendiado com gravetos e permite queimar por duas a cinco semanas. Aps a queima, os tijolos so escolhidos a dedo por causa de sua variabilidade a partir de sob ou sobre o fogo. Mais recentemente, os grampos movidos gs tem sido desenvolvidos, pois d um processo de queima totalmente controlado, mas ainda produzem tijolos com as manchas escuras, caractersticas em suas superfcies devido ao contedo brisa queimada.

2.5.5. Forno baixo

Os projetos de baixo forno so utilizados para altas temperaturas de cozedura, especialmente de tijolos de engenharia, em um processo intermitente. O combustvel queimado em torno do permetro do forno, que empilhado com tijolos verdes. Os gases quentes sobem em direo ao teto, forando para baixo os gases frescos atravs de um piso perfurado e para fora da chamin. Assim, o calor retido e a temperatura elevada de forma que os tijolos alcancem altas temperaturas.

11

2.6.

Embalagem e Distribuio

Tijolos danificados ou rachados so removidos antes da embalagem. A maioria dos tijolos so agora organizados em embalagens lacradas com filme plstico com 300 a 500 unidades, para facilitar o transporte por empilhadeira ao caminho.

3.

ESPECIFICAES DE TIJOLOS DE ARGILA

Tambm conhecido como tijolo de barro cozido, so produzidos atravs da argila - material proveniente da decomposio de rochas feldspticas como o granito e o gnaisse. Os solos de natureza argilosa apresentam caractersticas de plasticidade, ou seja, ao ser misturado gua adquirem a forma desejada, a qual se mantm aps secagem e cozimento (CAPUTO, 1988). Fator fundamental para ser moldado e fabricar os tijolos com o formato desejado. Pela facilidade de se encontrar solos argilosos, comum encontrar olarias, local que produzem objetos de barro em pequeno escala, principalmente prximo a mananciais de gua, produzindo de forma artesanal os tijolos de argila.

Figura 1: Olaria localizada em Itabuna/BA

12

3.1.

Tipos de tijolos

Em geral os tijolos de argila so utilizados como alvenaria auto-portante, muros, encunhamento, ornamentos e formas de vergas ou cintas amarraes (AZEREDO, 2009). Os principais tipos so: Tijolo comum fabricado em frmas de ferro ou madeira, com barro queimado, em fornos de alta temperatura, na ordem de 950 a 1100C. So blocos de barro comum, moldados com arestas vivas e retilneas. Tem uma resistncia que varia de 1,5 a 4,0 Mpa, e o peso aproximado de 2,50 kg e medidas: 5,7x9,0x19,0 cm. Tijolo refratrio fabricado segundo as normas vigentes, resistente a altas temperaturas 1200C (fornos, fornalhas, lareiras, churrasqueiras), mais resistente compresso que tijolo comum. Tijolos laminados considerados uma evoluo do tijolo comum, tendo maior resistncia mecnica e menos porosidade, com menor absoro de gua. So indicados para alvenaria aparente.

3.2.

Caractersticas

As principais caractersticas do tijolo de argila que podem ser consideradas como vantagens para uso deste material so: Uniformidade de cor; Homogeneidade da massa com cozimento uniforme e completo; Regularidade de forma e igualdade de dimenses; Arestas vivas e centros resistentes; Ausncia de fendas, trincas ou materiais estranhos; Fratura homognea; Resistncia compresso compatvel com a aplicao; Absoro de gua entre 10 e 18%.

13

3.3.

Controle de qualidade

Os tijolos de argila possuem normas que padronizam as suas formas e dimenses (NBR 8041), sua resistncia (NBR 6460) e recebimento de tijolos em obras de alvenaria (NBR 7170). Segundo Ribeiro (2002), a qualificao dos produtos cermicos feita em funo da sua resistncia ao desgaste ou abraso, da resistncia de agentes qumicos e da resistncia a manchas. So estipulados alguns ndices que so utilizados por fabricantes e usurios para adequar os produtos ao emprego a que se destinam.

4.

ALVENARIA COM TIJOLOS DE ARGILA

Alvenaria toda obra constituda de elementos como pedras naturais, tijolos ou blocos de concreto, ligados ou no por argamassa. As alvenarias de tijolos de argila so utilizadas basicamente em paredes de vedao ou como paredes portantes em pequenas estruturas, alm de blocos de fundao, muros de arrimo e colunas, alm de obras estruturais como arcos e abbadas, como se utilizava na antiguidade. Neste tpico vamos enfatizar o tijolo macio de argila que o tipo mais utilizado em nossa regio.

Figura 2: Alvenaria de tijolo macio como muro de arrimo

14

O uso de alvenaria com bloco de argila, mais conhecido com tijolo macio, est em desuso. Ele tem perdido espao para alvenarias como o bloco cermico e o de cimento. Essa situao decorre devido s suas dimenses, causa da baixa produtividade da mo-de-obra na execuo dos servios. Fato de consumirem mais blocos por m2, mais argamassa de assentamento e mais mo-de-obra de execuo.

Figura 3: residncia com alvenaria de tijolo cermico

As paredes feitas com tijolo macio se diferenciam pela espessura e pela maneira com que os tijolos so assentados. Assim, temos as espessuras de tijolo, 1 tijolo, 1 tijolo e at de 2 tijolos ou mais. Para cada largura de parede feito um tipo de amarrao dos tijolos. A inteno desencontrar as juntas, com isto atingir maior resistncia ao cisalhamento e melhorar o comportamento geral da alvenaria quando recebe as cargas. Desta forma, a parede fica mais resistente com as juntas devidamente amarradas. O tijolo macio pode ser assentado da seguinte forma:

15

Figura 4: Paginao de alvenaria de tijolo macio (RODRIGUES, 1999)

4.1.

Alvenaria decorativa

A aplicao para alvenaria de argila tem sido adotada por arquitetos como detalhe arquitetnico para decorao de interiores, fachadas e muros. Uma utilizao que no demanda produtividade e prevalece a esttica. Como exemplo, citamos a execuo de pilares decorativos ou mesmo com funo estrutural sendo comuns em varandas.

Figura 5: pilares com tijolos macios

16

4.2.

Execuo

Para executar com qualidade uma alvenaria de tijolo macio pode se utilizar o mesmo fundamento de execuo de outros tipos de alvenaria como de bloco cermico e de cimento. As ferramentas bsicas so o escantilho, o prumo de pedreiro e da linha. A argamassa de assentamento tem seu trao composto por cimento, cal e areia no trao 1: 2: 8. A sua funo bsica solidarizar a alvenaria, transmitindo e uniformizando a tenses entre os tijolos, absorvendo pequenas deformaes e manter a estanqueidade da edificao.

4.3.

Blocos Slico-calcricos

De acordo com a norma NBR 14974, os blocos slico-calcrios so blocos prismticos para alvenaria, fabricados com cal e agregados finos, de natureza predominantemente quartzo, que depois da mistura ntima so moldados em peas, por presso e compactao, sofrendo posteriormente endurecimento sob ao de calor e presso de vapor. Na construo civil, pode ser utilizada como elemento de alvenaria de vedao e estrutural. Os blocos podem ser macios, furados, perfurados ou vazados. Sua utilizao pode substituir os blocos convencionais, devido algumas vantagens, como relativa simplicidade no processo de manufatura, excelente uniformidade geomtrica e aparncia, resultando em elevada qualidade tcnica. Podem ser usados em todas as formas e tamanhos de conformidade com o mercado e com os padres especficos (ANDRADE, 2009). Outra vantagem que influencia na reduo de custos a dispensa de chapisco e emboo no revestimento e pode ficar aparente ou receber uma fina camada de revestimento. Uma desvantagem que a matria prima, rocha calcria, no se encontra em qualquer regio. Caso o local para aplicar este bloco fique distante de uma jazida

de rocha calcria e pontos de britagem e manufatura, com certeza os custos sero maiores frente as outras alternativas de blocos. Assim, tornando invivel economicamente a sua utilizao.

17

4.4.

Tijolo de Cimento

Tambm chamado bloco de concreto pr-moldado bastante utilizado como pisos para pavimento que compe os pavimentos intertravados. A combinao de solo e cimento est surgindo como alternativa para alvenaria. Estas duas aplicaes sero destacadas abaixo.

4.5.

Piso intertravado com tijolos de concreto

Os tijolos de concreto para pavimentos so confeccionados individualmente, sem armaduras, no podem ter deformaes e nem fendas. As peas so assentadas sobre camada de areia ou p de pedra. O intertravamento do pavimento a capacidade que os blocos adquirem de resistir a movimentos de deslocamento individual, seja ele vertical, horizontal ou de rotao em relao a seus vizinhos. O intertravamento fundamental para o desempenho e a durabilidade do pavimento. Este tipo de pavimento possui grande facilidade de colocao, tanto manual quanto mecnica, e reduz o tempo global de execuo, se comparado com os pavimentos asflticos e de concreto. Os blocos intertravados apresentam vrias possibilidades de ordem esttica e de dimenses, conforme figura abaixo.

Figura 6: Formato das peas de concreto (MARCHIONI, 2011)

18

As peas de concreto so produzidas industrialmente em vibroprensas que proporcionam elevada compactao s peas, aumentando sua resistncia mecnica e durabilidade. Aps a moldagem nas vibroprensas, as peas so curadas em cmaras que mantm constante a umidade relativa acima dos 95%. O perodo de cura na cmara gira em torno de 24 horas e a cura final no ptio depende de algumas condies industriais, ficando entre 7 e 28 dias. Portanto, as peas j chegam prontas obra e o processo industrializado garante ainda a uniformidade de cor, textura e das dimenses das peas.

4.6.

Tijolo macio de solo cimento

O solo cimento tcnica o resultado da mistura homognea de solo, cimento e gua em propores previamente determinadas, depois compactadas na forma de tijolos, blocos ou paredes monolticas. Desde que bem executado, o componente apresenta boa durabilidade e resistncia compresso. As paredes monolticas so construdas usando-se guias. As guias so peas de madeira ou ao (recuperveis) ou concreto (irrecupervel), onde uma de suas dimenses deve ser da espessura desejada para a parede. As paredes executadas em blocos de solo-cimento prensados seguem a mesma tcnica construtiva dos blocos convencionais e possuem as mesmas caractersticas de resistncia compresso simples e absoro, dos blocos. As vantagens desse sistema so a dispensa de revestimento, argamassa de assentamento, alm de no necessitar de queima de madeira ou leo combustvel para sua produo, o que barateia o processo construtivo. Assim como a parede monoltica, os blocos de solo-cimento so fabricados, normalmente, com o prprio solo do local, o que reduz custos com relao matria-prima de construo e o seu transporte. Apesar das vantagens ecolgicas, esse sistema no se encaixa no ritmo de produo industrializada que a construo determina. No h como competir com a alvenaria estrutural e parede de concreto, por exemplo, quando o enfoque produtividade. Acreditamos que esse sistema se encaixa em comunidades isoladas,

19

necessitando apenas de uma prensa hidrulica para fabricar os blocos e as matrias-primas j elencadas.

5.

CONSIDERAES FINAIS A discusso sobre os tijolos e seu uso como alvenaria bastante ampla.

Sobretudo quando se verifica que a sua presena na histria da humanidade como um dos principais sistemas construtivos. Dessa forma coube a este trabalho uma sucinta apresentao sobre: Tijolos e Alvenaria, mostrando suas especificaes e aplicabilidade no mbito da construo civil. Notamos que apesar de sua versatilidade, as dimenses dos tijolos no favorecem a produtividade na execuo de alvenarias, perdendo espao para os blocos cermicos e de cimento. Esses sistemas esto mais prximos a nova realidade da construo civil, que busca maior produtividade e industrializao de seus processos construtivos. Apesar da reduo de seu uso, alternativas foram apresentadas, como o bloco de slica e calcrio; piso com tijolos de cimento para pavimentao; o uso de tijolos de solo-cimento para pequenas habitaes isoladas e a utilizao de tijolos como elementos de decorao.

6.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Manual de Pavimento Intertravado: Passeio Pblico. Associao Brasileira de Cimento Portland ABCP, So Paulo, 2010. 36p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14974. Bloco slicocalcrio para alvenaria. Parte 1: Requisitos, dimenses e mtodos de ensaio. Rio de Janeiro, Ago/2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6460 - Tijolo macio cermico para alvenaria - Verificao da resistncia compresso - Mtodo de ensaio. Rio de Janeiro, Jun/1983.

20

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7170. Tijolo macio cermico para alvenaria. Rio de Janeiro, Jun/1983.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 8041 - Tijolo macio cermico para alvenaria Formas e dimenses. Rio de Janeiro, Jun/1983.

AZEREDO, H. A. O Edifcio At Sua Cobertura. 2. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1977.

CAPUTO, H.P. Mecnica dos solos e suas aplicaes. 6. Edio. Rio de janeiro: Editora LTC. 1988.

FIQUEROLA, V. Alvenaria de solo-cimento.

Matria de Capa. Disponvel em: <

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/85/artigo32709-1.asp>. Acesso em: 28 maio.12

LYONS, A. Materials for architects and builders. 3. ed. Oxford: Elsevier, 2007.

MARCHIONI, M.; SILVA, C. O. Pavimento Intertravado Permevel - Melhores Prticas. Disponvel em: <

http://www.blocobrasil.com.br/uploads/downloads/Cartilha_Pav_Intertravado_Perme avel.pdf>. Acesso em: 01jun.12

RIBEIRO, C. C. Materiais de construo civil. 2. Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

RODRIGUES,

E.

Execuo

de

Alvenarias.

Disponvel

em:

<

http://www.ufrrj.br/institutos/it/dau/profs/edmundo/Cap%EDtulo4-Alvenaria.pdf>. Acesso em: 28 maio.12

YAZIGI, WALID. A Tcnica de Edificar. 7. ed. So Paulo: Pini, 2006

You might also like