You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

CST em Logstica
3 Srie Planejamento, Programao e Controle de Produo
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Pablo Roberto Auricchio Rojas


Faculdade Anhanguera de Jacare

CST em Logstica - 3 Srie - Planejamento, Programao e Controle de Produo

Pg. 2 de 8

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Conhecer tecnologias associadas aos instrumentos, tcnicas e estratgias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizaes. Atuar na rea de logstica de uma empresa, planejando e coordenando a movimentao fsica e de informaes sobre as operaes multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peas, matriasprimas e produtos. Gerenciar redes de distribuio e unidades logsticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padres de recebimento, armazenamento, movimentao e embalagem de materiais, podendo, ainda, ocupar-se do inventrio de estoques, sistemas de abastecimento, programao e monitoramento do fluxo de pedidos.

Produo Acadmica

Pesquisa na biblioteca do Polo de Apoio Presencial. Anotaes sobre vdeo assistido. Elaborao de relatrios parciais sobre as pesquisas realizadas nas Etapas 1 a 4. Apresentao final do tema Importncia do Planejamento, Programao e Controle de Produo (PPCP) para as empresas, em forma de relatrio (.doc).

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at 05 (cinco) componentes, sob a orientao do tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que sero mantidas durante todas as etapas, devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Pablo Roberto Auricchio Rojas

CST em Logstica - 3 Srie - Planejamento, Programao e Controle de Produo

Pg. 3 de 8

nome do Tutor a Distncia da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Pablo Roberto Auricchio Rojas

CST em Logstica - 3 Srie - Planejamento, Programao e Controle de Produo

Pg. 4 de 8

DESAFIO
A equipe dever elaborar um Relatrio que retrate a importncia do Planejamento, Programao e Controle de Produo (PPCP) para as empresas. O estudo do Sistema de Planejamento, Programao e Controle de Produo facilita o aprendizado e o entendimento dos princpios que regem os sistemas de produo, auxiliando o aluno a entender o projeto de um sistema de produo. Esse planejamento pode ser aplicado tanto em curto, mdio, como longo prazo, e ajuda na elaborao de propostas de melhorias, para que o sistema mantenha-se efetivo no ambiente competitivo em que a empresa atua. Este desafio importante para que os alunos articulem conceitos pertinentes matria e analisem, sob diversos aspectos, as necessidades de conhecimentos para serem considerados aptos e qualificados para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho.

Objetivo do Desafio
Elaborao de Relatrio que retrate a importncia do Planejamento, Programao e Controle de Produo para as empresas.

ETAPA 1
O Planejamento e Controle de Produo (PCP) a atividade que torna possvel decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produo, assegurando, assim, a execuo do plano de produo. O objetivo maior do PCP garantir que a produo ocorra eficazmente e gere produtos e servios como estabelecido. O Planejamento e o Controle so utilizados em todos os momentos do processo de produo, empregando os recursos de maneira racional, corrigindo possveis falhas e distores, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatrios. Esta etapa importante para que voc e seu grupo conheam os aspectos tcnicos e operacionais ligados atividade de Planejamento e Controle de Produo, e compreendam as necessidades e finalidades desta atividade dentro da empresa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Pesquisar, na internet e no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), sobre Planejamento e Controle de Produo e anotar os mais relevantes dados, informaes e conceitos sobre o tema. Essas informaes sero utilizadas nos Passos 3 e 4 desta etapa. Passo 2 (Equipe) Ler o artigo indicado a seguir:

LOPES, Rita; MICHEL, Murillo. Planejamento e Controle da Produo e sua importncia na Administrao. Disponvel em: <http://www.revista.inf.br/contabeis/pages/resenhas/cc-edic09-anoVnota01.pdf>. Acesso em: 29 set. 2012.

Pablo Roberto Auricchio Rojas

CST em Logstica - 3 Srie - Planejamento, Programao e Controle de Produo

Pg. 5 de 8

Anotar as informaes, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados no Passo 3 e na elaborao do relatrio final desta etapa. Passo 3 (Equipe) Reunir-se e, com base nas informaes, dados e conceitos anotados nos passos anteriores, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e digitar um resumo geral contendo suas anlises. Esse resumo servir de base para a elaborao do Passo 4 desta etapa. Nota O grupo tem autonomia para acrescentar informaes de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos cientficos obtidos em fontes confiveis. Todas as fontes de consultas utilizadas devero compor as referncias (bibliogrficas), no final do trabalho. Passo 4 (Equipe) Elaborar, com base no resultado das anlises encontradas pelo grupo, um relatrio, com no mximo quatro pginas, seguindo a formatao indicada no item Padronizao desta ATPS. Salvar o arquivo e reserv-lo para embasar o relatrio final, na Etapa 4.

ETAPA 2
A Programao da Produo aborda o planejamento de curto prazo. Em princpio, suas funes consistem em decidir: quais atividades produtivas (ordens de trabalho) devem ser realizadas; quando (momento de incio ou prioridade); e com quais recursos (matriasprimas, mquinas, operadores, ferramentas, etc.), para atender demanda informada, ou identificada nas decises do plano-mestre de produo, ou diretamente pela carteira de pedidos dos clientes. Este conjunto de decises tem grande importncia e complexidade, principalmente devido ao volume de variveis envolvidas. Tambm grande sua influncia nos diferentes objetivos de desempenho do Sistema de PPCP. Esta atividade importante para que voc e seu grupo conheam os aspectos tcnicos e operacionais ligados Programao da Produo, e compreendam as necessidades e finalidades desta atividade dentro da empresa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e anotar os mais relevantes dados, informaes e conceitos sobre o Planejamento e Controle de Produo, para serem utilizados no Passo 4 desta etapa. Nota: Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informaes sobre Fluxo de Caixa Relevante. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido, para compor o relatrio desta etapa. Nota

Pablo Roberto Auricchio Rojas

CST em Logstica - 3 Srie - Planejamento, Programao e Controle de Produo

Pg. 6 de 8

O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las. Passo 2 (Equipe) Ler o material indicado a seguir e anotar as informaes, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados no Passo 4 desta etapa: PEDRO, Marcelo Caldeira; CRREA, Henrique Luiz. Sistemas de programao da produo com capacidade finita: uma deciso estratgica? Disponvel em: <http://www.correa.com.br/biblioteca/artigos/A19_RAE_FGV_sistemas_de_progra macao_da_producao.pdf>. Acesso em: 29 set. 2012. Passo 3 (Equipe) Reunir-se e, com base nas informaes, dados e conceitos anotados nos passos anteriores, discutir e confrontar os entendimentos dos membros do grupo. Passo 4 (Equipe) Organizar todo o material e elaborar, com base no resultado das anlises encontradas pelo grupo, um relatrio, com no mximo quatro pginas, seguindo a formatao indicada no item Padronizao desta ATPS. Salvar o arquivo e reserv-lo para embasar o relatrio final, na Etapa 4.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc e seu grupo conheam os aspectos tcnicos e operacionais ligados ao Controle da Produo, e compreendam as necessidades e finalidades deste controle. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Assistir ao vdeo indicado a seguir e anotar as informaes, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados no Passo 3 desta etapa: Telecurso TEC - Mdulo 3 - Administrao 08. Controle de Produo. Disponvel em: <http://video.google.com/videoplay?docid=-4715923578545664686#>. Acesso em: 8 out. 2012.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), informaes, dados e conceitos sobre Controle da Produo e anot-los. Nota: Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informaes sobre Fluxo de
Pablo Roberto Auricchio Rojas

CST em Logstica - 3 Srie - Planejamento, Programao e Controle de Produo

Pg. 7 de 8

Caixa Relevante. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido, para compor o relatrio desta etapa. Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las. Passo 3 (Equipe) Reunir-se e, com base nas informaes anotadas nos passos anteriores, discutir e confrontar os entendimentos dos membros do grupo. Digitar um resumo geral, contendo essas anlises. Esse resumo servir de base para a elaborao da tarefa principal. Passo 4 (Equipe) Finalizar o relatrio em equipe, com base no resultado das anlises encontradas pelo grupo, contendo no mximo quatro pginas. Utilizar a formatao indicada no item Padronizao desta ATPS. Salvar o arquivo e reserv-lo para embasar o relatrio final, na Etapa 4 .

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc e seu grupo conheam os aspectos tcnicos e operacionais ligados ao Controle de Estoques, e compreendam as necessidades e finalidades deste controle. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e anotar os dados, informaes e conceitos mais relevantes sobre Controle de Estoques, para serem utilizados na redao do texto final desta etapa. Nota: Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), e/ou em outras bibliografias do acervo da biblioteca do Polo Presencial, informaes sobre Fluxo de Caixa Relevante. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido, para compor o relatrio desta etapa. Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las.

Pablo Roberto Auricchio Rojas

CST em Logstica - 3 Srie - Planejamento, Programao e Controle de Produo

Pg. 8 de 8

Passo 2 (Equipe) Ler o artigo indicado a seguir: Controle de Estoque de Materiais com Diferentes Padres de Demanda: Estudo de Caso em uma Indstria Qumica. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v13n2/31169.pdf>. Acesso em: 29 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Reunir-se e, com base nas informaes, dados e conceitos anotados nesta etapa, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e digitar um resumo geral contendo as anlises efetuadas pelo grupo. Este ser utilizado para embasar o relatrio final, no Passo 4. Passo 4 (Equipe) Elaborar o relatrio final, com base no resultado das anlises encontradas pelo grupo em todas as etapas, contendo no mnimo oito pginas e no mximo quinze pginas e formatado conforme com o indicado no item Padronizao desta ATPS. Postar, individualmente no ambiente virtual o relatrio, em arquivo nico, no formato .doc, para avaliao e atribuio de nota do tutor a distncia.

Livro-Texto da Disciplina
CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle da Produo. So Paulo: Manole, 2008.

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Relatrio Final. Utilizao de bibliografia sugerida. Estrutura do trabalho.

Pablo Roberto Auricchio Rojas

You might also like