You are on page 1of 3

1 - O que Imperialismo?

a) Poltica de ocupao territorial e econmica praticada pelas potncias capitalistas do Ocidente. b) Poltica de dominao econmica desenvolvida a partir da explorao da mo de obra dos pases perifricos. c) Poltica de dominao econmica a partir da explorao da mo de obra e da matriaprima.
d)

Poltica de ocupao territorial e econmica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Poltica de ocupao territorial e econmica praticada pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.

e)

2 - "No por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unnime das autoridades internacionais das grandes potncias, pela energia implacvel e eficaz de sua poltica saneadora das epidemias [...]. O mesmo se d com a represso dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano". Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina. De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como MOVIMENTOS: a) provocados pelo xodo macio de populaes sadas do campo rumo s cidades logo aps a abolio. b) retrgrados, pois as agitaes provocadas por estes movimentos populares dificultavam a modernizao do pas. c) decorrentes da poltica sanitarista de Oswaldo Cruz. d) indcios de que a escravido e o imprio chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e repblica. e) conservadores, porque ameaavam o avano do capital norte-americano no Brasil. 3 - O coronelismo foi uma pea importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade poltica da maioria da populao, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:
a) Sistema de poder cujo grupo poltico que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manuteno dos privilgios aos seus respectivos Estados. b) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses polticos utilizando prticas fraudulentas para vencer as eleies. c) Sistema de poder no qual o coronel era uma pea secundria e sua participao era ofuscada pela Comisso de Verificao, pois na prtica era esta quem declarava os candidatos eleitos. d) Sistema de poder baseado no coronel o lder poltico local, grande proprietrio de terras que usava jagunos para formar os currais eleitorais, atravs de prticas de intimidao ao eleitor.

e) Sistema de poder poltico que arregimentava grande nmero de seguidores a partir de suas pregaes religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

4 - (UFES) O movimento operrio no Brasil iniciou-se em fins do sculo XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim explorao capitalista e construir uma nova sociedade. Na dcada de 10 do sculo seguinte, viveu anos de fortalecimento, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves, sendo uma das mais importantes a de 1917, em So Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braos, exigindo melhores condies de trabalho e aumentos salariais. Os anos 20, apesar de alguns avanos em termos de legislao social, foram difceis para o movimento operrio, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da represso por parte do governo. Apesar disso, no se pode deixar de reconhecer que foi nessa dcada que o movimento operrio brasileiro ganhou maior legitimidade entre os prprios trabalhadores e a sociedade mais ampla, transformandose em um ator poltico que iria atuar com maior desenvoltura nas dcadas seguintes. Tendo como referncia o texto acima, correto afirmar que:
a. A classe operria assumiu a liderana de articulao sindical nacional, e sua principal conquista obtida pela greve de 1917 foi a criao do Ministrio do Trabalho, cujo objetivo era enfrentar a questo social dos baixos salrios. b. Os operrios imigrantes tiveram participao expressiva na organizao poltica do pas e na criao de jornais, defendendo princpios oligrquicos e difundindo ideais vinculados ao totalitarismo, principalmente o nazismo e o comunismo. c. O movimento operrio no Brasil, nas primeiras dcadas do sculo XX, recebeu forte influncia do anarquismo e do anarco-sindicalismo, que fomentaram a criao, em 1932, do Partido Comunista Brasileiro, ligado III Internacional. d. A proibio do trabalho infantil at os 12 anos e a fixao de jornada de trabalho diria de oito horas agitavam as principais bandeiras da classe operria, no incio da organizao sindical no Brasil. e. O sindicalismo brasileiro surgiu no ABC paulista, por meio da organizao de greves nas grandes montadoras de automveis e da superao das diretorias sindicais pelegas, apesar da grande resistncia imposta pelos governos da Primeira Repblica.

5 - Durante o perodo da Repblica Velha iniciou-se o processo de industrializao de algumas regies brasileiras, mudando o cenrio urbano e social dessas localidades. Um dos principais atores surgidos nesse processo de industrializao foi classe operria, que faziam com que a produo crescesse facilitando o lucro dos patres. Devido as grandes dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores das fbricas eles passaram a se impor politicamente acarretando a represso dos governos do perodo. Sobre a classe operria brasileira do final do sculo XIX e incio do XX correto afirmar que:

a. Na primeira dcada do sculo XX, o Brasil j tinha um contingente operrio com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados da Bahia e Pernambuco. b. Frente ao crescimento das manifestaes operrias, o governo promulgou uma lei que garantia a permanncia dos estrangeiros, mesmo que fossem considerados uma ameaa ordem. c. Os operrios se sentiam aprisionados nas fabricas, pois funcionavam em galpes fechados, vigiados por guardas armados, e eram revistados constantemente. Alm disso, os salrios eram muito baixos e as jornadas chegavam a 18 horas dirias. d. No incio da formao dessa classe de trabalhadores houve o predomnio de imigrantes asiticos fortemente influenciados pelos princpios confucionistas e hindustas. e. Os trabalhadores fabris se uniram inicialmente em crculos religiosos que, futuramente, seriam determinantes para o surgimento dos primeiros partidos polticos.

You might also like