You are on page 1of 61

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

UnB/CESPE TJPA CADERNO 25 Cargo 17: Analista Judicirio rea: Apoio Especializado / Especialidade: Psicologia
A figura a seguir ilustra uma janela do Word 2003 que est sendo executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. O documento em elaborao contm texto e imagem que foram extrados de uma pgina web do stio www.tj.pa.gov.br. A imagem est sobre uma tela de desenho.

1. Considerando as informaes do texto, assinale a opo correta. A) Na situao em que se encontra a janela do Word, caso se tecle DELETE, apenas a tela de desenho mencionada no texto ser excluda, enquanto a imagem nela contida permanecer no documento em edio. B) O boto permite abrir documento do tipo Word armazenado no computador, desde que o arquivo associado no esteja definido como somente para leitura. Caso o arquivo esteja com a referida definio, ele pode ser aberto por meio do boto . C) O texto mostrado na janela do Word pode ter sido inserido no documento, a partir da pgina web mencionada, por meio de recursos de copiar e colar do Windows XP. No entanto, esse procedimento no funciona no caso de imagem, sendo necessrio que ela seja copiada em arquivo, antes de ser inserida no documento. D) Por meio de recursos disponibilizados ao se clicar , possvel realizar procedimento para inserir uma imagem no documento em edio, desde que ela esteja armazenada em arquivo. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

2. Ainda considerando as informaes do texto, assinale a opo incorreta. A) possvel inserir o termo Tribunal de Justia do Par como cabealho do documento em edio por meio de recursos acessados no menu . B) possvel salvar o documento em edio com o nome TJ_PA_verso_2.doc por meio de procedimento realizado unicamente via teclado. C) O procedimento descrito a seguir permite alterar a fonte, seu estilo e seu tamanho na primeira linha mostrada da primeira coluna do documento: selecionar a referida linha; clicar o boto direito do mouse; na lista disponibilizada, clicar opo que permite realizar as alteraes mencionadas; na janela que aberta em decorrncia dessa ao, realizar as alteraes desejadas. D) Na situao em que se encontra a janela do Word, correto afirmar que o documento est formatado para duas colunas. possvel alterar essa formatao por meio de opo encontrada no menu .

3. Considerando a situao em que se encontra a janela do Word mostrada no texto, assinale a opo correta. A) Em funo do posicionamento da tela de desenho com relao ao texto, correto inferir que os pargrafos mostrados do documento no podem ser justificados s margens esquerda e direita. B) A tela de desenho mostrada pode ter sido inserida no documento por meio de recursos disponibilizados ao se clicar o boto .

C) Os botes e permitem alterar a cor de fundo da tela de desenho que est sob a imagem mostrada no documento. D) possvel inserir uma moldura na tela de desenho mostrada por meio do boto .

4. A figura ao lado ilustra parte da janela que contm as propriedades de uma conta de email configurada no Outlook Express 6 (OE6). Considerando essa figura, assinale a opo correta. A) Ao se clicar a guia , ser disponibilizado recurso que permite configurar o OE6 de modo que, ao se receber uma mensagem de correio eletrnico, o nome e o endereo de e-mail do remetente seja adicionado ao catlogo de endereos do OE6. B) Para evitar que pessoas no-autorizadas acessem a conta Jos, pode-se configurar uma senha, por meio de recursos encontrados na guia , de maneira que seja feita a solicitao para fornecimento dessa senha toda vez que se execute o OE6 para realizar procedimento de enviar ou receber uma mensagem de e-mail. C) O OE6 permite que se faa, em pasta especfica do computador, backup das respostas s mensagens recebidas. Para isso, suficiente digitar no campo o endereo da pasta em que se deseja fazer o backup. D) Caso a marcao mostrada na janela referente a incluir esta conta ao receber ou sincronizar e-mails seja desabilitada, a conta Jos no poder ser utilizada para enviar ou receber mensagens de correio por meio do OE6.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

5. A figura acima ilustra parte da janela Opes da Internet que foi executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP, a partir do menu Ferramentas do Internet Explorer 6 (IE6). Considerando essa figura, assinale a opo correta. A) Por meio do boto , possvel excluir todos os cookies que estejam armazenados no computador como resultado de sesses de uso do IE6, enquanto que o boto disponibiliza recursos que permitem excluir apenas cookies selecionados. B) Considere que se deseje configurar o IE6 de forma que seja gerada uma mensagem de alerta quando se acessar determinado stio na Internet. Nessa situao, a guia disponibiliza recursos que permitem elaborar uma lista de stios para os quais, quando forem acessados, o IE6 gerar a mensagem mencionada. C) Recursos da guia permitem definir o programa antivrus que ser usado quando se acessar a Internet por meio do IE6. Esses recursos permitem definir tambm o tipo de certificado de segurana que ser usado ao se acessar stios em que so realizadas transaes sigilosas, como no acesso a stios de bancos. D) Na guia , existem recursos que permitem definir, em uma lista, todos os stios da Web que se deseja ter acesso permitido. Dessa forma, apenas os stios que estejam nessa lista podem ser acessados por meio do IE6. 6. Assinale a opo correta, com relao a conceitos de Internet, correio eletrnico e aplicativos desenvolvidos para uso em redes de computadores. A) Os programas de correio eletrnico Outlook e Outlook Express foram desenvolvidos pela Microsoft para serem executados em computadores com o Windows XP instalado. Ao contrrio do Outlook, que pode ser obtido gratuitamente na Internet por download, o Outlook Express faz parte do pacote de aplicativos Microsoft Office e, portanto, necessita de licena para uso. B) Mozilla uma organizao que desenvolve aplicativos voltados para a Internet que podem ser utilizados gratuitamente. Entre eles est o Firefox, o qual uma famlia de aplicativos que inclui browser, correio eletrnico e editor de HTML, que a linguagem de criao de pginas web na Internet. C) Considere que as informaes mostradas no quadro ao lado tenham sido obtidas como resultado de uma pesquisa realizada na Internet. Nessa situao, correto inferir que a pgina web associada a essas informaes no pertence a um stio brasileiro e, caso se clique o hyperlink , ser realizado o download de um arquivo no formato PDF. D) A figura a seguir mostra parte das opes do menu do IE6. Recursos disponibilizados ao se

clicar

permitem salvar a pgina atual do IE6 como arquivo do tipo Word, bem como permitem inserir o contedo de um arquivo do tipo Word em pgina web em desenvolvimento.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

7. Considere a situao em que um usurio deseje gravar uma cpia de segurana de cinco arquivos que, juntos, ocupem uma quantidade de memria de 1,5 megabytes. Com relao a essa situao, assinale a opo correta. A) Com o uso do programa WinZip 8.1, possvel compactar o grupo de arquivos citado, salvando-os em apenas um arquivo do tipo WinZip. B) Esses cinco arquivos no poderiam ser armazenados sem compactao em um dispositivo do tipo pen-drive, pois o limite de memria desse tipo de dispositivo inferior a 1 bilho de bytes, que inferior a 1,5 megabyte. C) Uma grande desvantagem dos dispositivos do tipo CD-ROM o fato de terem capacidade mxima de armazenamento de 300 milhes de bytes. D) Os dispositivos no-volteis de armazenamento mais eficientes disponveis atualmente so as memrias RAM, que, alm disso, no consomem energia. 8. Em computadores que utilizam como sistema operacional o Windows XP, possvel configurar a resoluo da tela do monitor de vdeo por meio da janela Propriedades de vdeo. Assinale a opo que apresenta uma forma correta de abrir essa janela. A) Clicar, com o boto direito do mouse, um ponto sem cones da desktop do Windows e clicar Propriedades. B) Clicar, com o boto direito do mouse, um ponto sem cones da barra de tarefas do Windows e clicar Propriedades. C) Clicar, com o boto direito do mouse, sobre o cone associado lixeira do Windows e clicar Propriedades. D) Aplicar um clique duplo no cone associado pasta Meu computador. A janela do Excel 2003 ilustrada a seguir apresenta algumas tabelas de custas judiciais extrajudiciais, em processo de edio, extradas e adaptadas do stio www.tj.pa.gov.br. A janela encontra-se em execuo em um computador PC cujo sistema operacional o Windows XP.

9. Com base na situao em que se encontra a janela mencionada no texto, assinale a opo incorreta acerca do Excel 2003. A) O contedo da clula C7 pode ter sido obtido utilizando-se recursos disponibilizados pelo conjunto de botes . B) O contedo da clula C11 ser igual a 68,80 aps a execuo do seguinte procedimento: clicar a clula C7; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar C; clicar a clula C11; teclar V; liberar a tecla CTRL. C) Considere que o contedo da clula C5 contenha a frmula =2*C$4. Caso esse contedo seja copiado e colado na clula C9, o valor numrico da clula C9 passar a ser igual a 75,20. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

D) O efeito mostrado no conjunto de clulas mescladas A3 e B3 pode ter sido obtido por meio de recursos disponibilizados ao se clicar a guia na janela do Excel 2003 parcialmente mostrada na figura a seguir.

10. Ainda com base na situao em que se encontra a janela mencionada no texto, assinale a opo correta acerca do Excel 2003. A) O comentrio associado clula C7 pode ter sido inserido na planilha ao se clicar o boto comentrio apresentado na figura. B) Ao se clicar o boto , ser executada uma janela do Internet Explorer. e digitar o

C) O contedo da clula C9 ser igual a 688,0, caso o boto seja clicado, aps se ter clicado a referida clula. D) Pelo efeito de texto mostrado na janela do Excel, o conjunto de clulas mescladas de A1 a C2 pode estar formatado para alinhamento horizontal e vertical central e para retorno automtico de texto.

UnB/CESPE TJPA CADERNO 25 Cargo 19: Auxiliar Judicirio rea: Administrativa


A figura a seguir mostra uma janela do Word 2003, com um documento em processo de edio. 11. Com relao janela do Word 2003 mostrada no texto, assinale a opo correta. A) Ao se clicar qualquer um dos botes ,o tamanho da janela vai aumentar, na direo horizontal. B) Ao se clicar o boto , ser impresso o contedo do arquivo denominado Notcia. As marcas de pargrafo sero tambm impressas, a no ser que se clique o boto , que ir suprimir esses smbolos. C) Por meio de funcionalidades do boto , possvel enviar o documento em edio como corpo de uma mensagem de e-mail. D) Para se abrir um novo arquivo, em branco, suficiente clicar o boto .

12. Ainda com relao janela do Word 2003 mostrada no texto, assinale a opo correta. A) O boto impresso. permite a visualizao de como ser a aparncia de pginas do documento quando ele for

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

B) Para se inserir uma planilha do Excel 2003 automaticamente no incio do documento em edio, suficiente clicar . C) Para se minimizar a janela mostrada, suficiente aplicar um clique duplo em uma rea vazia da barra de ttulos. D) Para se alterar o tamanho da fonte usada de 12 para 10 na palavra Adolescentes, suficiente selecionar essa palavra e clicar duas vezes em , no lado direito da ferramenta .

13. Ainda tendo o texto como referncia, assinale a opo correta. A) O termo , no campo , corresponde ao nome da pasta em que o arquivo denominado Notcia est armazenado. B) Ao se aplicar um clique duplo em qualquer palavra do pargrafo iniciado em Adolescentes, todo o pargrafo ser selecionado. C) correto inferir da janela do Word 2003 que o documento em edio possui mais de uma pgina. D) Para se copiar a palavra Adolescentes para a rea de transferncia, suficiente selecionar essa palavra, pressionar e manter pressionada a tecla CTRL, em seguida teclar C, e, finalmente, liberar a tecla CTRL.

14. A figura acima mostra uma janela do Excel 2003, com uma planilha contendo tarifas de um servio em determinado rgo pblico. Com relao a essa janela e ao Excel 2003, assinale a opo correta. A) Para se selecionar o grupo de clulas no-adjacentes formado pelas clulas B2 e B4, suficiente clicar a clula B2, clicar e, em seguida, clicar a clula B4. B) O Excel 2003 disponibiliza boto que permite adicionar borda inferior em cada uma das clulas de um conjunto de clulas previamente selecionadas, sem alterar a formatao das outras bordas dessas clulas. C) Ao se clicar a clula A1 e, em seguida, se clicar alterada. , a cor da fonte usada no contedo dessa clula ser

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

D) Ao se clicar a clula B1 e se clicar ,o contedo dessa clula ser formatado como negrito, e ao se clicar Novamente , o contedo continuar formatado como negrito e com tamanho de fonte maior que o original. 15. A figura ao lado mostra uma janela do Excel 2003 com uma planilha em processo de edio. Considere que um usurio realize a seguinte seqncia de aes nessa janela: clicar a clula C2; digitar =A$1+$B2 e teclar ENTER; clicar novamente a clula C2; clicar ; clicar

a clula D3; clicar . Aps a execuo dessas aes, os contedos das clulas C2 e D3 sero, respectivamente, A) 5 e 5. B) 8 e 5. C) 8 e 8. D) 5 e 8. 16. A figura abaixo mostra uma janela do Windows XP. Com relao a essa janela e ao Windows XP, assinale a opo correta.

A) Para se copiar o arquivo associado ao cone

para a desktop do Windows, suficiente realizar e, em seguida, clicar Copiar; clicar

a seguinte seqncia de aes: clicar o referido cone; clicar o menu

sucessivas vezes o boto , at que seja exibida a pasta denominada Desktop clicar o menu , clicando ento a opo Colar. B) O seguinte procedimento permite a criao de uma pasta em A: e a transferncia do arquivo associado ao

cone para a nova pasta: clicar o boto , o que far aparecer a nova pasta, cujo nome deve, ento, ser digitado; aps a digitao do nome da nova pasta, teclar ENTER; arrastar o referido cone para essa nova pasta.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE
C) Ao se clicar o boto janela em exibio. D) Ao se clicar

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

, aberta a janela denominada Zoom, cuja funo permitir alterar as dimenses da

no campo

, exibida uma lista contendo todos os arquivos correntemente abertos.

17. Ao se clicar o boto Iniciar do Windows XP exibido o menu que est parcialmente mostrado na figura ao lado. Com relao s funes disponibilizadas por meio das opes desse menu, assinale a opo correta. A) A opo permite executar apenas programas escritos especificamente para o sistema operacional MS-DOS. B) Ao se ter selecionado um cone do Excel 2003 que estiver contido na desktop do Windows, o ato de clicar far que as planilhas contidas no arquivo correspondente ao referido cone sejam impressas. C) Ao se clicar , aberta uma janela com ferramentas que podem auxiliar na localizao de pastas e arquivos de diversos tipos, tendo como base, entre outros critrios, o nome do arquivo ou palavras contidas no mesmo. D) Para se abrir, usando o Windows Media Player, um arquivo do tipo MPEG cujo cone esteja sendo exibido na desktop do Windows , suficiente clicar , selecionado o referido cone. tendo previamente

A janela do Internet Explorer 6 (IE6) ilustrada abaixo apresenta uma pgina do stio www.tj.pa.gov.br, que disponibiliza um hyperlink para se assistir ao vivo sesses do plenrio ou do jri do TJPA. A referida janela encontra-se em execuo em um computador PC cujo sistema operacional o Windows XP.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

18. Considerando as informaes apresentadas no texto, assinale a opo correta com relao a conceitos de Internet. A) Para que informaes de vdeo possam trafegar pela Internet e ser visualizadas por usurios da rede, necessrio que esses usurios estejam conectados Internet por meio de uma conexo em banda larga do tipo dial-up. B) O vdeo das sesses do plenrio ou do jri para trafegar na Internet dever estar no formato digital e as informaes referentes s sesses sero transportadas utilizando-se protocolos da famlia TCP/IP. C) Informaes de vdeo que trafegam pela Internet so imunes s pragas virtuais atualmente existentes. D) Para que um usurio possa visualizar informaes de vdeo distribudas pela Internet, necessrio que ele disponha, em seu computador, de uma placa de vdeo de alta resoluo. 19. Ainda considerando as informaes apresentadas no texto, assinale a opo correta com relao janela do IE6 ilustrada. A) As informaes contidas na janela do IE6 so suficientes para se concluir que a pgina web mostrada foi definida como pgina favorita do IE6. B) As informaes contidas na janela do IE6 so suficientes para se concluir que pop-ups presentes na pgina web visualizada foram bloqueados pelo IE6. C) Ao se clicar o boto , aberta uma nova janela do IE6 contendo, em sua rea de pginas, a pgina web visualizada na figura do texto. D) Os recursos disponibilizados ao se clicar o boto no menu . so igualmente disponibilizados por opo encontrada

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

10

20. 20. Considerando a janela do Outlook Express 6 (OE6) ilustrada acima, assinale a opo correta. A) Ao se clicar , ser aberta uma janela do Internet Explorer que dar incio ao acesso a uma pgina da Microsoft, que disponibiliza recursos de pesquisa de endereos eletrnicos de usurios da Internet, em todo o mundo. B) Caso, aps editar uma mensagem de correio eletrnico, a instruo concursos@http://www.gmail.com seja inserida no campo e seja clicado o boto , ser enviada uma mensagem de e-mail a uma pgina web que consiste em um gerenciador de grupos de discusso, que distribuir a mensagem enviada aos membros do grupo denominado concursos.

C) O boto permite que arquivos sejam anexados mensagem de correio eletrnico que for enviada. Entre os arquivos que podem ser anexados, encontram-se os arquivos de documentos Word e planilhas Excel e os arquivos PDF.

D) O boto permite que se definam estratgias que impediro que a mensagem de correio eletrnico que for enviada seja contaminada no transporte pela Internet por vrus de computador.

UnB/CESPE SGA/AC / Cargo: Fiscal da Receita Estadual


21. Joo, um fiscal da Receita Estadual do Acre, precisa enviar um relatrio para Jos, tambm fiscal da Receita Estadual do Acre, que se encontra em outra localidade. Esse relatrio consiste em dados retirados de um banco de dados Access e tratados em uma planilha do Excel. Jos no possui o Microsoft Excel instalado nem tem como fazer a instalao deste aplicativo. Na situao hipottica acima, para que Jos receba o relatrio e possa l-lo, Joo dever I converter os dados do Excel para o Word utilizando o seguinte procedimento: selecionar os dados; clicar o menu Editar; selecionar a opo Copiar; abrir uma janela do Word; clicar o menu Editar da janela do Word; clicar a opo Colar; salvar o arquivo do Word e encaminh-lo como anexo para o endereo de e-mail de Jos por meio do Outlook Express. II considerar que, como os dados foram extrados de um banco de dados, preciso abrir o arquivo com o Access e encaminh-lo no formato .mdb, pois assim Jos poder abri-lo utilizando o Word. III selecionar os dados no Excel; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar C, liberando, em seguida, a tecla CTRL; abrir um novo documento do Word; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar V, liberando ento a tecla CTRL; salvar o novo documento; abrir o Outllook Express; compor uma mensagem e anexar o arquivo correspondente ao novo documento do Word.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

11

IV fazer um download da Internet de um aplicativo conversor de dados chamado OLE e us-lo para fazer a converso dos dados do Excel para Word e encaminhar o arquivo anexo mensagem de correio eletrnico no formato .xls. Esto certos apenas os itens A) I e II. B) I e III. C) II e IV. D) III e IV. 22. Com relao a tecnologias de informao, assinale a opo correta. A) A intranet semelhante a um stio da Web mas usa protocolos totalmente diferentes daqueles usados na Internet. B) O termo banda larga comumente usado para designar tecnologias que permitem acesso de alta velocidade Internet. C) O comrcio eletrnico (e-commerce) pode incluir a compra e venda de produtos e servios pela Internet. Para acessar os stios que prestam esse servio essencial que o usurio tenha assinatura digital, pois, caso contrrio, no possvel a concluso de transao de compra e(ou) venda. D) O Internet Explorer permite a navegao e a organizao de arquivos e pastas no computador, evitando desperdcio de espao em disco. Esse aplicativo tambm protege, de forma eficaz, o computador contra infeco por vrus de computador. 23. Atualmente, uma das grandes preocupaes das organizaes, no que se refere a sistemas de informao, a segurana. Acerca dos conceitos de sistemas de informao, proteo e segurana da informao, assinale a opo correta. A) Um filtro de spam (s vezes chamado de filtro de e-mail) ajuda a proteger o computador contra vrus especficos e software mal-intencionado, como worms e cavalos de Tria, mas no impede o recebimento de mensagens de mala direta perigosas ou indesejadas. B) Quando um usurio tem instalado em seu computador um antivrus e o mantm atualizado, no h necessidade de tomar outras providncias com relao segurana, pois esse tipo de software permite uma total proteo do sistema. C) Um firewall ajuda a tornar o computador invisvel para invasores online e alguns programas mal-intencionados, como vrus, worms e cavalos de Tria. Um firewall tambm pode ajudar a impedir que software do computador do usurio acesse a Internet e aceite atualizaes e modificaes sem sua permisso. importante ter um firewall e um software antivrus ativados antes de se conectar com a Internet. D) Ao receber um e-mail de um desconhecido com um link para outro stio, o usurio pode acess-lo, normalmente, pois os sistemas de segurana corporativos possuem uma alta tecnologia de segurana que inibe qualquer tentativa de envio de vrus ou qualquer tentativa de invaso. 24. Existem muitas maneiras de perder informaes em um computador involuntariamente, como em decorrncia de queda de energia, relmpago, inundaes, ou simplesmente falha de equipamento. Por isso, essencial ter cpias de segurana. Acerca desse assunto, assinale a opo incorreta. A) O Usurio deve fazer cpias de backup dos seus arquivos regularmente e os manter em um local separado, pois, assim, pode obter parcialmente ou totalmente as informaes de volta caso algo acontea aos originais no computador. B) Existem muitas formas de fazer o backup das suas informaes. O backup pode ser feito em hardware, software ou at mesmo mediante um servio via Web. C) Um CD-RW um CD em que podem ser gravadas informaes (RW significa regravvel). Como muitos computadores novos j vm com uma unidade de CD-RW interna, uma maneira de fazer backup consiste na utilizao desse tipo de mdia. D) A maioria das pessoas no faz backup por falta de opo de software, pois a compra de aplicativos com esse objetivo bastante onerosa, o que ocorre devido ao fato de os sistemas operacionais atuais no darem suporte a esse tipo de ferramenta. 25. Para copiar um arquivo da pasta Meus documentos utilizando-se o Windows Explorer, uma opo correta consiste em selecionar esse arquivo e clicar, sucessivamente, A) o menu Arquivo, a opo Enviar Para e, finalmente, a opo Disquete 3 (A:). B) o menu Arquivo, a opo Pasta e, finalmente, a opo Disquete 3 (A:). C) a opo Enviar Para, o menu Arquivo e, finalmente, a opo Disquete 3 (A:). D) a opo Novo, a opo Pasta e, finalmente, a opo Disquete 3 (A:).

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

12

UnB / CESPE PCPA / Cargo 1: Delegado de Polcia Civil


A figura a seguir ilustra uma janela do aplicativo Word 2002, contendo um documento em processo de edio. 26. Considere que se deseje aplicar a seguinte formatao ao ttulo do documento mostrado Secretaria Executiva de Estado de Administrao : centralizado, negritado e tamanho da fonte 14. Assinale a opo que permite obter essa formatao. A) Clicar sobre Secretaria, no ttulo; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar N; liberar a tecla CTRL; clicar B) No campo ; no campo , selecionar 14; teclar ENTER. , selecionar 14; clicar sobre Secretaria, no ttulo; pressionar e manter pressionada a .

tecla SHIFT; teclar N; liberar a tecla SHIFT; clicar C) Selecionar o referido trecho; clicar CTRL; no campo D) No campo trecho; clicar

; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar N; liberar a tecla ; e, na lista decorrente dessa ao, clicar 14. ; na lista decorrente dessa ao, clicar 14; selecionar o referido

, clicar o boto , clicar o boto

; pressionar e manter pressionada a tecla SHIFT; teclar N; liberar a tecla SHIFT.

27. Os botes , , , e , encontrados na janela do Word 2002, so utilizados, respectivamente, para A) abrir novo documento em branco; localizar documento em uma pasta especfica; salvar o documento em elaborao; pesquisar uma palavra no documento em edio; inserir o contedo da rea de transferncia na posio do ponto de insero. B) pesquisar uma palavra no documento em edio; salvar documento em elaborao; carregar documento armazenado em disquete; abrir novo documento em branco; transferir texto selecionado para a rea de transferncia. C) abrir novo documento em branco; salvar documento em elaborao; carregar documento armazenado em disquete; visualizar impresso; transferir texto selecionado para a rea de transferncia. D) abrir novo documento em branco; abrir ou localizar arquivo; salvar o documento em elaborao; visualizar impresso; inserir o contedo da rea de transferncia na posio do ponto de insero.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE
28. A figura apresentada acima mostra uma janela do Excel 2002 em que uma planilha, contendo despesas mensais do usurio, est em processo de elaborao. Com relao a essa planilha e ao Excel 2002, assinale a opo correta. A) Para centralizar os contedos das clulas contidas na coluna B, suficiente clicar o cabealho dessa coluna e, em seguida, pressionar simultaneamente as teclas CTRL e C. B) Para aplicar negrito ao contedo da clula A1 suficiente clicar essa clula e, em seguida, pressionar simultaneamente as clulas SHIFT e N. C) Para copiar os contedos das clulas B2 e B3 para, respectivamente, as clulas D2 e D3, suficiente realizar a

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

13

seguinte seqncia de aes: selecionar o grupo de clulas formado pelas clulas B2 e B3; clicar

; clicar a

clula D2 e clicar . D) Ao se selecionar as clulas A1, A2, A3 e A4, e se pressionar a tecla , os contedos dessas clulas sero organizados em ordem alfabtica. 29. Com relao janela Meu computador do Windows XP, mostrada acima, assinale a opo correta. A) Para formatar um disco de 3 que esteja na unidade de disco A:, suficiente clicar e, em seguida, clicar a opo Formatar, contida no menu . B) Para abrir a janela Disco local (C:), suficiente aplicar um clique duplo no cone C) Ao se clicar o cone . e, em seguida,

se clicar , ser iniciado um programa que realizar a verificao de ocorrncia de vrus de computador em arquivos armazenados no computador. D) Para abrir a janela que exibe o contedo de um disquete de 3 que esteja na unidade de disco correspondente, suficiente clicar o cone seguida, o cone . e, em

A janela do Internet Explorer 6 (IE6) ilustrada a seguir est sendo executada em um computador PC cujo sistema operacional o Windows XP. A conexo com a Internet do tipo ADSL, com capacidade de transmisso de 256 kbps. O computador possui sistema firewall e software antivrus, que esto ativados e atualizados. A pgina web mostrada no IE6 pertence ao stio do Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

14

CESPE Universidade de Braslia, cujo URL http://www.cespe.unb.br.

30. Com relao situao apresentada no texto, assinale a opo correta, considerando que o ponteiro do mouse encontra-se sobre o objeto , na parte central direita da pgina web mostrada.

A) As informaes apresentadas so suficientes para se concluir que o objeto consiste em um hyperlink que, ao ser clicado, far que o IE6 d incio a acesso a informaes contidas no stio do CESPE Universidade de Braslia. B) Com relao ao navegador Mozilla Firefox, o IE6 tem, atualmente, a vantagem de permitir o acesso a pginas de webmail, enquanto aquele no oferece recursos que suportam tais servios. C) Caso a conexo com a Internet fosse do tipo dial-up, a capacidade de transmisso poderia ser maior que 256 kbps, podendo chegar a 512 kbps. D) Como o computador possui sistema ativado de firewall e software antivrus atualizado e ativado, correto concluir que o acesso a pginas web por meio do computador referido no texto seguro, sendo impossvel contaminao por vrus de computador e invaso de privacidade por meio de software malicioso. 31. Ainda com relao situao apresentada no texto, caso o usurio deseje acessar o contedo da pasta histrico associada ao IE6, que contm dados referentes a acessos a pginas web previamente realizados, suficiente que ele, na janela do IE6, clique o boto

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

15

UnB / CESPE TRE/TO MANH - Cargo 1: Analista Judicirio rea: Administrativa

32. A figura ao lado ilustra uma janela do Internet Explorer 6 (IE6), que est sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Considerando essa janela, assinale a opo correta. A) Considerando uma implementao padro/convencional de pginas web, o efeito de boto acionado visualizado em deve ter sido obtido clicando-se com o boto direito do mouse o objeto

da pgina associado a . B) As informaes contidas na janela do IE6 so suficientes para se concluir que a pgina web ilustrada foi carregada utilizando-se recursos de uma conexo por linha criptografada.

C) Ao se clicar o boto , ser executado recurso do IE6 que permite incluir a pgina web ilustrada como pgina favorita do IE6. D) As informaes contidas na janela do IE6 so suficientes para se concluir que a pgina web ilustrada possui certificado de autenticidade digital. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

16

E) No menu

, existe opo que permite acionar recurso de firewall intrnseco do IE6.

33. Com relao s janelas I e II ilustradas ao lado, assinale a opo incorreta, considerando que essas janelas estejam sendo executadas em um computador do tipo PC, cujo sistema operacional o Windows XP. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar


da janela do

17

A) A janela I pode ter sido executada clicando-se opo existente no menu Outlook Express ilustrada abaixo.

B) Ao se clicar o boto

na janela I, ser iniciado processo de acesso a pgina

web referente a . C) A janela II pode ter sido executada a partir dos recursos disponibilizados na janela Painel de controle do Windows XP. D) Por meio de recursos acessveis a partir da janela II, o usurio associado a Conta1 capaz de alterar a senha de logon da conta associada a Convidado. E) A partir das funcionalidades acessveis por meio da janela II, possvel se definir senha de logon para cada conta de usurio criada, bem como o tipo dessa conta, o que permite restringir permisses para mudanas de determinadas configuraes do computador. 34. A figura ao laod ilustra uma janela do Word 2002 contendo um documento em processo de elaborao. Considerando essa figura, assinale a opo correta. A) No menu , encontra-se opo que permite configurar a pgina do documento em edio. Essa opo pode ter sido usada para se obter o recuo esquerda observado no pargrafo contendo o trecho Educao Escolar Indgena. B) Considere a realizao do seguinte procedimento: clicar sobre qualquer palavra do trecho Educao Escolar Indgena; clicar o boto . Aps esse procedimento, todo o texto mostrado do documento ficar com o mesmo recuo com relao margem esquerda. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

18

C) Para inserir no documento o trao horizontal contnuo mostrado, foi suficiente realizar o seguinte procedimento: clicar sobre o primeiro pargrafo mostrado; clicar o boto . D) Sabendo que no documento em edio existe um comentrio, correto afirmar que as condies para se inserir esse comentrio podem ter sido obtidas clicando-se o boto ou por meio de opo encontrada no

menu . E) A partir da figura mostrada, correto concluir que, caso seja aplicado um clique duplo sobre tcnica e, em seguida, seja teclado DEL, o referido termo ser excludo do documento e ser inserido um aviso de excluso.

35. Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Excel 2002 contendo uma planilha em processo de elaborao, assinale a opo incorreta. A) O grfico de barras mostrado na janela do Excel 2002 pode ter sido obtido por meio de recursos acessveis ao se clicar o boto .

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

19

B) Na situao da planilha mostrada, ao se clicar os botes e , o estilo de fonte em uso ser alterado para negrito e itlico tanto no grfico como nas clulas das colunas A, B e C. C) Na situao da planilha mostrada, para incluir automaticamente no grfico de barras ilustrado as informaes referentes ao ms de maro, suficiente arrastar com o mouse o canto inferior direito da clula C7 at o canto equivalente da clula D7. D) Ao se clicar com o boto direito do mouse sobre o grfico mostrado, ser disponibilizada uma lista de opes. Uma dessas opes permite transferir o referido grfico de E) No menu para .

, existe opo que permite inserir comentrios associados a determinada clula. Para .

visualizar os comentrios inseridos nas clulas da planilha, correto o uso de opo existente no menu

UnB / CESPE TRE / MT Cargo 1: Analista Judicirio rea: Judiciria


A figura a seguir ilustra uma janela do Word 2000 contendo um documento em processo de edio, sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. 36. Considere que, em cada ocorrncia, o termo Mero foi inserido no documento em edio mostrado no texto V aps a realizao do seguinte procedimento: no local onde se deseja inserir o referido termo, pressionar e manter pressionada a tecla ALT; teclar F12; liberar a tecla ALT. Nessa situao, assinale a opo correta. A) combinao de teclas utilizada para a insero automtica da palavra Mero no documento pode ser definida por meio da ferramenta Teclado, encontrada no Painel de controle do Windows XP. B) Para que a palavra Mero seja inserida aps a realizao do procedimento mencionado, foi necessria a criao de uma entrada automtica de texto, por meio de funcionalidades disponibilizadas ao se clicar o menu . C) Aps a realizao do procedimento mencionado, o boto ficar ativado. Ento, se esse boto for clicado, a palavra Mero ser novamente inserida no documento em edio. D) Considere que, antes da realizao do procedimento mencionado, os botes , e sejam ativados. Nesse caso, ao se realizar o referido procedimento, a palavra Mero ser inserida no documento com a fonte em negrito, itlico e sublinhado. E) Se, antes da realizao do procedimento mencionado, o boto inserida no documento com uma borda externa, na forma . fosse clicado, a palavra Mero seria

37. Com referncia janela do Word 2000 e ao documento em elaborao mencionados no texto V, assinale a opo correta. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

20

A) Considere que se deseje enviar o documento em elaborao para um destinatrio de e-mail por meio de uma mensagem de correio eletrnico. Nesse caso, necessrio salv-lo em arquivo do tipo .htm de forma a poder anex-lo na mensagem eletrnica. B) Mantm-se a correo gramatical e as idias do texto, aps a realizao das seguintes aes: aplicar um clique duplo sobre metros; teclar M. C) Considere a realizao do seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar T; liberar a tecla CTRL; clicar ; clicar . Aps essas aes, ser aberta uma segunda janela do Word, contendo um pargrafo idntico ao mostrado na janela O Mero.doc. D) Para se imprimir apenas o trecho Pertence (...) badejos., possvel faz-lo por meio de opo disponibilizada ao se clicar o boto direito do mouse aps selecionar o trecho mencionado. E) Caso se clique com o boto direito do mouse sobre Serrandeos, ser disponibilizada uma lista de opes, uma das quais permite pesquisar, no dicionrio de sinnimos instalado, o significado do referido termo. Caso esse termo no seja encontrado nesse dicionrio, a opo usada permite ainda uma busca do termo na Internet, caso o computador em uso esteja devidamente conectado em rede. 38. Considere que se deseje usar o Word 2000 para a criao de um relatrio contendo, entre outras, as seguintes partes: I folha de rosto; II ndice; III resumo; IV objetivos; V anlise. A partir das informaes acima, assinale a opo incorreta, considerando a janela do Word. A) Considere que a folha de rosto no deve ser numerada, que a folha contendo o ndice deve ser numerada com algarismos romanos e que as folhas a partir do resumo devem ser numeradas com algarismos arbicos. Nesse caso, para se usar a opo Nmeros de pginas do menu , ser necessrio dividir o relatrio em questo em pelo menos duas sees. B) Para a criao automtica do ndice, necessrio configurar o pargrafo de cada uma das partes do relatrio com o estilo ndice analtico. C) Caso se deseje utilizar o relatrio criado como um modelo para a elaborao de futuros relatrios, conveniente usar a opo Salvar como do menu para salvar o documento em um arquivo com extenso do tipo .dot. D) Por meio de opo encontrada no menu , possvel definir cabealhos diferentes para as pginas pares e mpares do relatrio. E) Considere que a folha de rosto esteja definida em uma seo separada. Nesse caso, por meio da opo Configurar pgina, encontrada no menu , possvel centralizar verticalmente o texto contido na pgina referente a essa folha de rosto. 39. Considerando a figura ao lado, que ilustra uma janela do Excel 2000 contendo uma planilha em elaborao, assinale a opo incorreta. A) No menu , encontra-se a opo Clula, que permite definir clulas selecionadas como Data e tendo o formato abreviado, como nas clulas B3, B4 e B5. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

21

B) Ao se clicar , todas as clulas da linha 1 sero selecionadas. Se, aps essa ao, o boto for clicado, o termo Gastos em 2005 ficar com a fonte em negrito. C) Considere que, ao se posicionar o ponteiro do mouse exatamente na interface entre as colunas B e C, o cursor do mouse fique alterado para o formato de dupla seta. Nessa situao, se for aplicado um clique duplo no mouse, a largura da coluna B ser reduzida. D) Caso se deseje ocultar determinada coluna selecionada da planilha, possvel faz-lo por meio de opo encontrada no menu . E) Na situao mostrada, considere que se digite =Mnimo(C3:C5) e, em seguida, se tecle ENTER. Aps esse procedimento, a clula C6 ficar preenchida com o valor 76,00. Um vrus que infecta telefones celulares ganhou manchetes no noticirio internacional. Ns achamos que ele perigoso, pois disponibilizou na Internet um cdigo malicioso para telefones mveis que pode afetar muitos usurios, disse o diretor de uma empresa finlandesa de segurana ao The New York Times. O cdigo criado utiliza a tecnologia bluetooth para propagar-se. A infeco pode acontecer quando dois usurios de aparelhos com esse sistema de transmisso de dados se cruzam na rua para isso, a tecnologia que possibilita a transferncia deve estar ativada e o usurio precisa aceitar o arquivo desconhecido. Apesar da fcil propagao, esse no um vrus perigoso, pois no rouba dados ou desinstala programas. Seu objetivo ser transmitido para outro aparelho, utilizando uma tcnica que Velasco, seu criador, chama de prova de conceito. Para propagar -se, o vrus usa o sistema operacional Symbian, adotado por gigantes do setor. Internet: <http://www1.folha.uol.com.br> (com adaptaes). 40. Com relao ao texto acima e ao tema por ele tratado, julgue os itens seguintes. I Com base nas informaes do texto, correto inferir que o vrus criado por Velasco para infectar telefones celulares da famlia de vrus denominados cavalos-de-tria. II Para que o vrus criado por Velasco seja transferido entre celulares com tecnologias bluetooth e Symbian, necessrio que os celulares estejam prximos de, no mximo, 5 m, pois a tecnologia bluetooth usa ondas do infravermelho para transmitir informaes. III Apenas celulares que utilizam a tecnologia GSM podem ser afetados pelo vrus criado por Velasco, pois a tecnologia bluetooth no suportada por aparelhos que utilizam outras tecnologias de transmisso de voz. IV A tecnologia Symbian, mencionada no texto, permite que determinados programas sejam executados em aparelhos celulares que disponham dessa tecnologia. V A tecnologia bluetooth no permite que dois celulares troquem informaes na mesma velocidade que dois computadores poderiam troc-las caso estivessem conectados em rede wireless, no padro WLAN 802.11b, que permite taxas de 2 Mbps. Esto certos apenas os itens A) I e II. B) I e V. C) II e III. D) III e IV. E) IV e V. 41. Considerando a janela do Windows XP ilustrada acima, julgue os itens seguintes, considerando ainda que essa janela esteja em execuo em um computador PC. I A janela ilustrada pode ser executada a partir da janela Painel de Controle do Windows XP. II A partir da situao ilustrada na figura, para se alterar a data no computador para o ms de maro de 2005, suficiente realizar o seguinte procedimento: clicar ; na lista de opes que aparece em decorrncia dessa ao, selecionar a opo referente ao ms de maro, operao que ativar o boto ; aps a ativao desse boto, clic-lo. III computador possvel ajustar a hora no pressionando e mantendo

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

22

pressionado o boto direito do mouse sobre um dos ponteiros do relgio mostrados na figura e fazendo-o girar no sentido horrio ou anti-horrio. Aps selecionar a hora desejada e liberar o boto direito do mouse, o referido ajuste poder ser confirmado ou cancelado, utilizando-se para isso, respectivamente, os botes . IV Por meio da guia servidor na Internet. , possvel sincronizar a hora no computador com a hora de um e

V Por meio dos recursos disponibilizados na guia , possvel se definir o perodo de horrio de vero utilizado no Brasil. Tendo sido definido esse perodo, automaticamente a hora do computador ajustada quando da entrada e da sada do horrio de vero. Esto certos apenas os itens A) I, II e IV. B) I, III e IV. C) I, III e V. D) II, III e V. E) II, IV e V. 42. A janela ilustrada ao lado apresenta as especificaes tcnicas de um computador, bem como a descrio de acessrios compatveis s suas disponibilidades de software e hardware. Com relao a esse computador, julgue os itens a seguir, tendo como base as suas especificaes. I- De acordo com a descrio, correto afirmar que se trata de um desktop. II- O computador possui pelo menos duas portas USB, mas no possui unidade de disquete de 3". III- O computador no possui gravador de DVD e seu winchester capaz de armazenar o contedo de mais de 60 unidades de CD. IV- O computador possui 1.024 MB de capacidade de memria RAM, cuja velocidade de acesso por parte do processador para armazenamento e leitura de dados igual a 2 2,8 GHz. V- O computador possui hardware necessrio para conexo em redes wireless LAN 802.11b, em redes pticas a taxas de at 54 Mbps e em redes com acesso ADSL.. Esto certos apenas os itens A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) III e V. E) IV e V.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

23

43. A figura acima ilustra uma janela do PowerPoint 2002, contendo uma apresentao em processo de edio. Considerando a situao em que se encontram a janela e a apresentao, assinale a opo correta. A) Por meio da opo , possvel enviar a apresentao em edio como arquivo anexado a uma mensagem de correio eletrnico. B) As informaes contidas na janela ilustrada so suficientes para se concluir que recursos acessveis ao se clicar a opo janela. C) O boto do menu foram utilizados para editar o slide mostrado na referida

, na barra de ferramentas de desenho, permite inserir um objeto WordArt no slide em edio. Aps

inserir um objeto WordArt, possvel, por meio do boto , dispor as letras de um objeto WordArt selecionado na linha vertical, em vez de na linha horizontal, como est ilustrado. D) Sabendo que o objeto referente urna eletrnica ilustrado no slide corresponde a uma figura, possvel que essa figura tenha sido inserida nesse slide por meio de opo encontrada no menu .

E) Por meio das opes disponibilizadas no campo intitulado , possvel configurar o leiaute de um slide em edio, utilizando-se esquemas propostos pelo PowerPoint 2002, com contedos

identificados pelos cones mostrados na figura ao lado.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

24

44. Considerando a janela do Internet Explorer 6 (IE6) mostrada na figura acima e as informaes contidas na pgina web ilustrada, assinale a opo correta, considerando ainda que essa janela esteja em execuo em um computador PC, cujo sistema operacional o Windows XP Professional. A) O menu disponibiliza recursos para o ajuste do tamanho da fonte de texto a ser visualizado em uma pgina web acessada. B) Segundo o texto contido na pgina web ilustrada, o Pentium 4 com a tecnologia HT permite que vrios processos sejam executados simultaneamente em um computador. Essa caracterstica, obtida no caso por hardware, j era possvel por meio de recursos de software do sistema operacional Linux, mas ainda no era disponvel em computadores com sistema operacional da famlia Windows. C) As informaes contidas na janela do IE6 so suficientes para concluir que a pgina web ilustrada do tipo segura, em que se necessita de senha e de certificado de autenticidade para que o acesso seja liberado. D) Caso se deseje atualizar o contedo visualizado da pgina web ilustrada, suficiente clicar o boto , na

barra de status do IE6, ou o boto E) Ao se clicar o cone

, na barra de status, possvel que seja executada a janela ilustrada abaixo.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

25

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

26

45. Considerando a figura acima, referente ao Outlook Express 6 (OE6), do Windows XP Professional, assinale a opo correta. A) Ao se clicar , ser iniciado processo de envio de mensagem de correio eletrnico com baixa prioridade.

B) Ao se clicar contedo mostrado.

, o OE6 acusar erro, pois esse aplicativo no permite o envio de mensagem com o

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

27

C) Ao se inserir informaes nos campos indicados por

e clicar a opo Verificar

nomes, no menu , o OE6 iniciar procedimento de verificao da correo dessas informaes quanto sintaxe padro de endereo eletrnico de correio.

D) Por meio do boto , possvel anexar um arquivo mensagem de correio que se est editando. Quando se anexa um arquivo a uma mensagem de e-mail, o OE6 automaticamente comprime o arquivo e lhe aplica tcnicas de criptografia, tendo como objetivo facilitar a transmisso da mensagem e torn-la mais segura. E) O campo . indicado pode ser excludo da janela acima ilustrada por meio de opo encontrada no menu

UnB / CESPE TRE/MT - Cargo 7: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Higiene Dental

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

28

46. A figura acima ilustra uma janela do Word 2000 contendo um documento em processo de edio e sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Considerando as informaes do texto V e tendo como referncia a janela do Word 2000 nele ilustrada, assinale a opo incorreta. A) Por meio da opo Arquivo, encontrada no menu , possvel inserir o contedo de um documento Word armazenado em arquivo a partir do ponto de insero do documento em edio. B) Caso o documento em elaborao contivesse diversos objetos de desenho inseridos por meio dos botes , seria possvel selecionar todos esses objetos, ao mesmo tempo, utilizando-se o boto . Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido). e

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

29

C) Se o documento em edio contiver vrias sees, possvel definir proteo para uma seo especfica. Essa funcionalidade acessvel por meio de opo encontrada no menu .

D) Considere a realizao do seguinte procedimento: clicar sobre habitats clicar e clicar . Aps essas aes, o referido termo ficar formatado para itlico e negrito. E) Caso se clique o termo extino e, em seguida, a opo Ortografia e gramtica, encontrada no menu , ser disponibilizada uma janela contendo sugestes para a substituio do referido termo por palavras sinnimas ou de uso mais freqente, como, por exemplo, a palavra estino. 47. Considere os botes e menus da janela do Word 2000 ilustrada na figura da questo anterior e a folha de rosto de um relatrio, criada com o uso do Word 2000 e ilustrada em tamanho reduzido na figura acima. Com relao ao uso do Word 2000 para a criao dessa folha de rosto, assinale a opo incorreta. A) O texto TRE MT mostrado acima de forma estilizada pode ter sido criado inserindo-se um objeto do tipo WordArt por meio de funcionalidades disponibilizadas ao se clicar o Boto . B) A partir da figura da folha de rosto mostrada, possvel inferir que foi usada a opo Configurar pgina, encontrada no menu , para definir a orientao do papel como paisagem. C) A disposio das informaes mostradas na folha de rosto acima pode ter sido criada colocando-se essas informaes em clulas de uma tabela, usando-se funcionalidades encontradas a partir dos botes da ferramenta Tabelas e bordas mostrada na figura a seguir. D) possvel cortar/ocultar parte da figura inserida na folha de rosto ilustrada, por meio do boto , que ficar ativo ao se clicar a referida figura. E) Para se inserir uma moldura figura mostrada na folha de rosto acima, suficiente clicar a referida figura e, em seguida, clicar o boto .

48. Considere que se deseje criar uma lista de contatos usando o Excel 2000. A figura abaixo ilustra uma janela desse aplicativo contendo uma planilha e as informaes que devem ser includas na referida lista. Acerca dessa situao, assinale a opo incorreta.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

30

A) A ordem de entrada dos dados de um contato nessa lista no importante, no sentido de que possvel rearranjar as entradas de acordo com uma nova ordem desejada utilizando-se recursos do Excel 2000. B) possvel alterar o nome da planilha por meio do seguinte procedimento: clicar com o boto direito do mouse sobre a guia que contm o referido nome; na lista decorrente dessa ao, escolher a opo apropriada; digitar o novo nome desejado; teclar ENTER. C) Aps a criao da lista de contatos, caso se deseje unir o nome e o sobrenome dos contatos em uma nica coluna, possvel faz-lo selecionando-se as colunas A e B e clicando-se .

D) Por meio de opo encontrada no menu , possvel definir o formato dos valores das clulas de determinada coluna como de categoria especial, tipo CEP, por exemplo. E) Depois de criada a lista de contatos, caso se deseje exibir apenas determinados itens, possvel faz-lo por meio de opo encontrada no menu .

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

31

Desejando obter informaes acerca dos objetos de avaliao referentes aos conhecimentos de informtica necessrios para realizar as provas do concurso pblico do TRE/MT, um usurio da Internet acessou, utilizando-se do Internet Explorer 6 (IE6), o stio do CESPE, http://www.cespe.unb.br. O computador utilizado nesse acesso foi um Pentium 4 com sistema operacional Windows XP Professional. 49. A figura acima ilustra a pgina do stio do CESPE que contm parte das informaes desejadas pelo usurio. Considerando a situao descrita no texto VI, assinale a opo cuja seqncia de operaes suficiente para se selecionar e, em seguida, se copiar para a rea de transferncia do Windows XP o trecho de texto mostrado na figura CONHECIMENTOS DE INFORMTICA (...) pastas e programas, instalao de perifricos. A) Clicar o boto ; posicionar o ponteiro do mouse sobre a palavra CONHECIMENTOS, no incio do trecho que se deseja copiar; aplicar um clique duplo; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar C; liberar a tecla CTRL. B) Clicar o boto ; clicar sobre a palavra CONHECIMENTOS; pressionar e manter pressionada a tecla SHIFT;

clicar sobre perifricos, ltima palavra do trecho que se deseja copiar; liberar a tecla SHIFT; clicar o boto . C) Aplicar um clique duplo sobre qualquer palavra do trecho que se deseja copiar; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar C; liberar a tecla CTRL. D) Pressionar e manter pressionada a tecla SHIFT; aplicar um clique duplo sobre qualquer palavra do trecho que se deseja copiar; liberar a tecla SHIFT; clicar o boto . E) Posicionar o ponteiro do mouse sobre a palavra CONHECIMENTOS, no incio do trecho que se deseja copiar; pressionar e manter pressionado o boto esquerdo do mouse; posicionar o ponteiro do mouse sobre a palavra perifricos, no final do respectivo trecho de texto; liberar o boto esquerdo do mouse; clicar o boto .

50. Na situao descrita no texto VI, considere que se deseje localizar o termo World Wide Web na pgina web ilustrada, correspondente aos objetos de avaliao de conhecimentos de informtica do concurso do TRE/MT. Nesse caso, assinale a opo que apresenta o procedimento suficiente para se obter o resultado esperado. A) Clicar o boto ; na janela que aberta em decorrncia dessa ao, digitar o termo que se deseja localizar no campo apropriado; clicar o boto especfico para iniciar a busca pelo referido termo. B) Clicar o boto ; na janela que aberta em decorrncia dessa ao, digitar o termo que se deseja localizar no campo apropriado; clicar o boto especfico para iniciar a busca pelo referido termo. C) No campo , digitar o termo que se deseja localizar; clicar o boto . D) Com as teclas CTRL e ALT pressionadas, digitar o termo que se deseja localizar; liberar as teclas CTRL e ALT. E) Teclar F5; na janela que aberta em decorrncia dessa ao, digitar o termo que se deseja localizar no campo apropriado; teclar .

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

32

Os celulares esto ficando to sofisticados que j h quem compre esses aparelhos pensando apenas em suas novas funes, como tirar fotos ou baixar msicas pela Internet. De olho nesse pblico, os fabricantes no param de inventar. J h aparelhos que fazem, e por conseqncia armazenam, videoclipes com udio de at 15 segundos e possuem ajuste de luz para ambientes escuros. Tambm so capazes de tirar at 15 fotos em seqncia, em poucos segundos. H outros que fazem vdeos de at 10 minutos, possuem cmera digital de 1 megapixel e tocam msicas em formato MP3. H ainda aqueles que incluem cmera digital que faz fotos em alta resoluo e at possui ajuste de zoom e brilho. Alguns aparelhos baixam msicas em MP3 e trazem a tecnologia bluetooth, que permite a conexo sem fio com fones de ouvido e computadores, desde que estes tenham a mesma tecnologia ou sejam compatveis. poca Negcios, 7/2/2005 (com adaptaes). 51. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao tema nele abordado. I As novas tecnologias de transmisso digital sem fio desenvolvidas para as plataformas dos sistemas GSM e CDMA vm permitindo que usurios de aparelhos celulares possam baixar msicas pela Internet. II A partir das informaes contidas no texto, correto inferir que atualmente h aparelhos celulares capazes de realizar operaes do tipo cliente-servidor, em ambiente de rede. III Para que aparelhos celulares possam realizar videoclipes com mais de 15 segundos, superando nesse quesito os aparelhos mencionados no texto, devem ter a capacidade de memria incrementada. IV A partir das informaes contidas no texto, correto inferir que, para aparelhos celulares baixarem msicas em MP3 da Internet, necessrio que estejam equipados da tecnologia bluetooth. V A partir das informaes contidas no texto, correto inferir que, se um aparelho celular dispe da tecnologia bluetooth, ento esse aparelho ser capaz de se conectar com um computador que dispe da tecnologia WLAN 802.11b, sem a necessidade de conexo por fio entre os dois. Esto certos apenas os itens A) I, II e III. B) I, III e IV. C) I, IV e V. D) II, III e V. E) II, IV e V.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

33

52. A figura acima mostra uma janela do aplicativo Paint, que normalmente instalado quando o sistema operacional Windows instalado e configurado em um computador PC. Esse aplicativo utilizado para editar desenhos em geral, como o que est sendo ilustrado na figura. Considerando que essa janela est sendo executada em um computador PC com sistema operacional Windows XP Professional, assinale a opo correta. A) Na situao ilustrada na figura, ao se pressionar e manter pressionada a tecla CTRL, teclar R e liberar a tecla CTRL, ser aplicada uma rotao de 45 no sentido horrio em todo o desenho ilustrado na janela do Paint. B) Na situao ilustrada na figura, ao se clicar a opo , todo o desenho que est sendo editado ser excludo da rea de trabalho do Paint e a janela desse aplicativo ser fechada, independentemente de o referido desenho ter sido salvo aps alteraes que porventura possam ter sido realizadas. C) O boto D) O boto permite o acesso a recursos do Paint para sombrear partes do desenho que est sendo editado. permite o acesso a recursos do Paint para selecionar partes do desenho que est sendo editado.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

34

E) Ao se selecionar o trecho de desenho e se clicar o boto , todas as letras que compem o referido trecho de desenho sero reforadas em sua espessura, semelhantemente operao de negritar existente no Word. 53. A figura ao lado ilustra a janela Calculadora que est sendo executada em um computador sistema operacional o Windows XP Professional. Com relao s funcionalidades acessveis a partir dessa janela, julgue os itens a seguir, tendo por referncia a situao listrada figura. I Para se limpar o visor da calculadora, suficiente clicar o boto

cujo

na

. II Para que o nmero 5 10 seja inserido na calculadora, aparecendo em seu visor, suficiente clicar

sucessivamente e na ordem os botes , , e . III Para se inserir o valor do nmero mostrado no visor na memria da calculadora, suficiente clicar o boto . IV Caso se deseje copiar o nmero , mostrado no visor da calculadora, para a rea de transferncia do Windows XP, para, posteriormente, col-lo em arquivos Word 2002 ou do Excel 2002, suficiente, aps se pressionar e manter pressionada tecla CTRL, teclar C, liberando ao final a tecla CTRL. V Para se obter no visor da calculadora a raiz quadrada do nmero 4, suficiente clicar sucessivamente e na ordem os botes , Esto certos apenas os itens A) I, II e III. B) I, II e V. C) I, III e IV. D) II, IV e V. E) III, IV e V. e .

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

35

54. A figura abaixo ilustra o resultado de uma pesquisa realizada em stios especializados na Internet em busca de configuraes atuais de hardware e software para desktop. Considere que as informaes apresentadas na figura referem-se configurao de determinado desktop. Essas informaes so suficientes para se concluir corretamente que

OptiPlex 170L Series


Sistema Base: Processador: Microcomputador Dell

OPTIPLEX 170L Desktop, processador Pentium 4 (2.80GHZ,


1M cache, 533MHz) Sistema Operacional: Windows XP PRO, SP2 em portugus Chassi: Suporte para chassi Desktop Memria: 512MB de memria, 400MHZ DDR, 2DIMM HD - Disco Rgido: Disco rgido 160GB SATA 7200RPM Mdia Optica - Multimidia: Unidade de CDRW/DVD 48X COMBO Unidade de Disquete: Unidade de disquete 3.5" 1.44MB Mdia ptica Multimdia Unidade combinada 48X CDRW/DVD (COMBO) HD Disco Rgido: Disco rgido 160GB SATA 7200RPM Monitor: Monitor flat panel 17" E176FPC Placa de Vdeo: Placa de vdeo integrada Placa de udio - Som: Placa de som integrada Alto-Falantes: Alto-falante interno Modem - INTERNET para Linha Discada: Modem V.92 PCI DATA/FAX Placa de rede: Placa de rede integrada 10/100Mbps Software Adicional - Seleo de programas: Microsoft office 2003 Professional Portugus Documentao: Documentao de garantia Acessrio: Guia rpido de referncia Mouse: Mouse Dell PS2 - 2 botes e boto de rolagem Teclado: Teclado DELL USB em portugus Placa RISER : RISER CAGE com 2 slots PCI
A) a capacidade de memria ROM do processador Pentium 4 do desktop igual a 1 MB. B) o desktop possui mais de 1 GB de memria RAM. C) a placa de vdeo integrada placa-me e o monitor do desktop no do tipo tela plana. D) o desktop possui recursos de modem para acessar a Internet em modo dial-up, mas no h informaes acerca de recursos para conexo ADSL com a Internet. E) o desktop capaz de apenas ler mdias dos tipos CD-ROM e DVD-ROM, mas no de gravar nessas mdias.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

36

55. Considerando que a janela do IE6 mostrada ao lado est sendo executada em um computador PC cujo sistema operacional o Windows XP Professional e que o URL da pgina web ilustrada na janela est indicado no campo , assinale a opo correta. A) A partir das informaes contidas na janela, correto concluir que o computador dispe de sistema de deteco de intruso e que esse sistema foi capaz de detectar atividade no-autorizada durante o acesso ao URL http://www.tre-mt.gov.br. B) Considerando que, no momento em que a figura foi capturada, o ponteiro do mouse encontrava-se sobre o objeto , correto concluir que esse objeto constitui um hyperlink a uma pgina pertencente a uma intranet e, por isso, possui endereo IP no-vlido. C) Ao se pressionar e manter pressionada tecla CTRL, clicar o boto e liberar a tecla CTRL, a pgina ilustrada na janela ser definida como uma pgina favorita do IE6. D) Na pgina web ilustrada na janela do IE6 acima, ao se clicar (no mostrado na figura), ser iniciado processo de download dos arquivos MP3 associados a objetos da referida pgina, caso esses objetos existam. E) Considere a seguinte seqncia de aes, realizadas com o mouse: posicionar o ponteiro sobre o smbolo ,

mostrado no campo ; pressionar o boto esquerdo e posicionar o ponteiro sobre o boto ; relaxar o boto esquerdo do mouse. Aps isso, ser possvel definir a pgina ilustrada na janela como a pgina inicial do IE6, desde que se confirme essa configurao na janela que aberta em decorrncia da seqncia de operaes realizadas.

UnB / CESPE CAIXA Caderno 15 - Cargo: Tcnico Bancrio

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

37

A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informaes acerca de uma lista de arquivos. Com relao a essa janela e ao Windows XP, julgue os itens que se seguem. 56. Na situao apresentada, ao se digitar CAIXA no campo procedimento de busca da referida palavra nos arquivos listados. e, a seguir, clicar , ser iniciado

57. Ao se clicar o campo , os arquivos listados sero reordenados, sendo exibidos em uma ordem que depende do tamanho do arquivo. 58. Ao se clicar o menu , ser exibida uma lista de opes, entre as quais a opo Novo, que permite iniciar uma ao que poder levar criao de uma nova pasta, contida na pasta Arquivos Importantes. 59. Uma forma efetiva de se realizar uma cpia de segurana do arquivo associado ao cone a sua gravao sem compactao em um disquete de 3".

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

38

Considere que a janela do Internet Explorer 6 (IE6) ao lado ilustrada esteja em execuo em um computador PC com Windows XP. Considere ainda que a sesso de uso do IE6 esteja sendo realizada utilizando-se uma conexo ADSL de 300 kbps com a Internet, e que o contedo mostrado na rea de pginas refira-se ao stio da CAIXA www.caixa.gov.br. A partir dessas informaes e sabendo que, no momento em que a figura acima foi capturada, o ponteiro do mouse encontrava-se sobre um objeto da pgina web visualizada, julgue os itens seguintes. 60. As informaes contidas na pgina web mostrada, referentes misso da CAIXA, podem ser enviadas automaticamente para um documento Word 2003, por meio de recursos disponibilizados pelo IE6 ao se clicar o boto direito do mouse sobre o contedo textual desejado. Esse recurso do IE6 facilita a obteno e a compilao de informaes obtidas em pesquisa realizada na web. 61. O campo consiste em um plug-in adicionado ao IE6, referente a um stio web especializado na busca de endereos eletrnicos de pginas web que contm informaes desejadas por um usurio. Um dos recursos desse stio a pesquisa na Web por imagens referentes a uma palavra ou expresso, podendo a pesquisa se limitar a pginas em portugus. 62. Atualmente, possvel, por meio da tecnologia VoIP (voice over IP), tambm chamada de voz por protocolo de Internet, que um stio da Web disponibilize recursos que permitem, utilizando-se software e hardware especficos, a comunicao por voz entre seus usurios e entre estes e usurios das diversas redes de telefonia fixa ou mvel Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

39

celular espalhadas pelo mundo. Trata-se de recurso tpico de banda larga, que exige conexes com a Internet com caractersticas tais como a conexo ADSL mencionada. 63. Entre os recursos disponibilizados atualmente na Internet, esto os denominados grupos de discusso, que consistem em comunidades virtuais e permitem que usurios da rede mundial de computadores possam trocar mensagens de interesse comum, utilizando, entre outros, recursos de correio eletrnico e de pginas web. Entre os elementos normalmente presentes em um grupo de discusso, encontram-se o administrador do grupo, que decide acerca das regras do grupo, e o moderador do grupo, que tem a funo de aprovar, ou no, determinada mensagem. 64. Sabendo que refere-se a um software que atua como anti-phishing, identificando se uma pgina web consiste em uma tentativa de phishing, correto concluir que o computador referido acima tem proteo contra explorao de vulnerabilidades do Windows XP realizada por spywares e(ou) cavalos de tria. A janela do PowerPoint 2003 a seguir apresenta, no slide em edio, outras informaes acerca das Cestas de Servios da CAIXA. Com relao janela do PowerPoint ilustrada na figura acima, julgue os itens subseqentes. 65. A seqncia de aes descrita a seguir resultar na diminuio do tamanho de fonte usado nos contedos das clulas contidas na segunda coluna da tabela mostrada no slide: na referida coluna, clicar imediatamente esquerda da palavra descontos; pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; clicar imediatamente direita de 100%, nessa coluna, liberando ento a tecla CTRL; clicar . 66. Ao se selecionar toda a tabela mostrada no slide e, em seguida, se clicar o boto , ser exibida a barra de ferramentas Formatar tabela, que permite definir, entre outras coisas, o estilo e a largura das bordas da tabela. 67. Ao se clicar o boto , ser exibido um painel que permite, entre outras aes, selecionar modelos de design e esquemas de cores para a apresentao em edio. A figura a seguir apresenta uma janela do Excel 2003 contendo a planilha do financiamento obtido por Paulo. O contedo das clulas D9 e E10 est formatado para a cor da fonte branca. Os valores correspondentes a Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

40

prestao, juros, amortizao, saldo devedor e totais foram calculados utilizando-se o Excel 2003, com as clulas formatadas para nmero com duas casas decimais, o que ocasiona arredondamento para cima quando o algarismo da terceira casa decimal maior ou igual a 5. 68. Considerando-se que as clulas A2, B2, C2 e D2 estejam mescladas em uma nica clula, para separ-las novamente, obtendo-se quatro clulas independentes, suficiente selecionar a referida clula mesclada e, em seguida, clicar . 69. Com base na figura, correto afirmar que nenhuma clula est formada para o modo de retorno automtico de texto. Para formatar uma clula com esse recurso, suficiente utilizar funcionalidade disponvel na janela Formatar clulas, que aberta por meio de opo exibida ao se clicar o menu . 70. Caso o total a ser pago a ttulo de juros, mostrado na clula C15, no tivesse ainda sido calculado, esse valor poderia ser obtido por meio da operao descrita a seguir: clicar a clula C15; digitar =soma(C3:C14) e, em seguida, teclar ENTER. Considerando que a janela do Word 2003 apresentada no texto esteja sendo executada em um computador com Windows XP, julgue os itens subseqentes, acerca do Word 2003.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

41

71. As informaes apresentadas so suficientes para se concluir que o texto mostrado na rea de edio da janela do Word est contido em uma tabela formada de uma nica clula. A referida tabela pode ter sido inserida no documento por meio do boto . 72. Na situao em que se encontra a janela do Word ilustrada, considere a realizao do seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar T; liberar a tecla CTRL. Aps a realizao dessas aes, o boto ficar ativado na forma

, ento, caso este boto seja clicado, apenas o texto mostrado no interior da moldura ser excludo do documento. 73. Considere que, ao se clicar

na janela do Word, a barra de ferramentas mostrada na figura a seguir seja

exibida. Nessa situao, correto inferir que o documento em edio contm objeto do tipo imagem, que pode ter sido inserido por meio de recursos encontrados no menu .

74. A figura ao lado mostra parte das opes do menu . A opo permite personalizar estilos de textos de cabealho, rodap e legenda de figuras.

UnB / CESPE CENSIPAM / Atividade 1: Analista Gerencial Especialidade: Informtica


A figura acima mostra uma janela do Word 2002 que contm parte de um texto que est em processo de edio. Com relao a essa janela e ao Word 2002, julgue os itens que se seguem. 75. Considerando a posio do ponto de insero no documento ao lado, ao se clicar o boto , ser criado um novo pargrafo e aparecer uma linha em branco entre as linhas iniciadas em diretrizes e em SIPAM. 76. Ao se selecionar a palavra SIPAM, e se alterar o nmero 100%, em , para 200%, o tamanho da fonte usada nessa palavra passar a ser o dobro do atual, permanecendo inalterado o tamanho de fonte das demais palavras.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

42

77. Para se copiar o trecho Art. 3 Ao CENSIPAM compete: para outro documento do Word que esteja tambm aberto, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: selecionar o referido trecho; pressionar e manter pressionada a tecla ; teclar , liberando ento a tecla ; trazer para primeiro plano a janela correspondente ao documento para o qual se deseja copiar o trecho; clicar o local onde dever ser inserido o trecho; pressionar e manter pressionada a tecla Considerando a figura ao lado, que ilustra parte da janela Opes do Outlook Express 6 (OE6), julgue o seguinte item. 78. Na guia , existe funcionalidade que permite configurar o OE6 para que email proveniente de determinado endereo noconfivel seja excludo definitivamente ou enviado para pasta especfica. A figura ao lado ilustra uma janela do aplicativo OpenOffice.org 2.0 que contm um documento em processo de edio e que est sendo executada em um computador com o Windows XP instalado. Considerando essa janela e que o programa especificado para a criao de mensagem eletrnica no computador seja o OE6, julgue o item a seguir. 79. Na situao da janela mostrada, considere que seja realizado o seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla ; teclar ; ; teclar , liberando, ento, a tecla .

liberar a tecla ; clicar . Aps essas aes, ser disponibilizada uma lista de opes, entre elas, a que permite obter a janela do OE6 mostrada ao lado, cujo texto no corpo de e-mail pode ter sido obtido ao se clicar, na janela do

OE6, o boto

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

43

Considerando a figura ao lado, que ilustra parte de uma janela browser Mozilla 1.6, julgue o prximo item. 80. Na situao da janela mostrada, correto inferir que utilizada ferramenta encontrada menu , que permite alternar o contedo de uma pgina do modo html para o modo texto. Para se visualizar pgina no modo original, suficiente clicar .

do

foi no

A figura acima ilustra uma janela do Excel 2002 que contm planilhas com dados referentes inovao tecnolgica no Brasil, extrados do stio www.ibge.gov.br. Com relao ao Excel 2002, julgue os itens seguintes, considerando que a janela mostrada esteja em execuo em um computador PC.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

44

81. Considere a seguinte seqncia de aes na janela do Excel 2002 ilustrada: pressionar e manter pressionada a tecla ; clicar a aba ; liberar a tecla e introduzir determinado contedo; teclar . Aps essas operaes, o contedo inserido estar nas planilhas indicadas pelas abas e exatamente na mesma clula em que o contedo foi introduzido, desde que ela exista em ambas as planilhas. 82. O Excel 2002 disponibiliza ao usurio recurso que permite criar regra de validao de dados, de forma que possvel definir que, em determinada clula, somente seja autorizada a insero de nmero decimal superior a determinado valor especificado. ; clicar uma clula qualquer na planilha mostrada

UnB / CESPE CENSIPAM / Atividade 19: Tcnico de Formao Especfica Especialidade: Finanas Pblicas
A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com uma planilha em processo de edio, a qual contm dados sobre a taxa de alfabetizao de adultos em alguns estados brasileiros. Com relao a essa figura e ao Excel 2002, julgue os itens que se seguem. 83. Para calcular o aumento percentual na taxa de alfabetizao no estado do Acre, do ano de 1991 a 1995, pondo o resultado na clula D3, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula D3, digitar =C3:B3 e, em seguida, clicar . 84. Para aplicar negrito a todas as clulas da linha 2, suficiente clicar o cabealho dessa linha e, em seguida, clicar . 85. Para centralizar todos os contedos da coluna B, suficiente clicar o cabealho da coluna B e, em seguida, pressionar simultaneamente as teclas e .

Considerando a figura ao lado, que mostra a janela Meu computador do Windows XP, julgue os itens seguintes, com relao a conceitos de informtica. 86. Ao se clicar o cone aberta uma janela por meio da qual possvel salvar, em discos de 3", arquivos com at 100 megabytes, sendo desnecessrios programas de Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

45

compresso. 87. Considerando que exista disquete na unidade apropriada, para verificar se esse disquete contm arquivos contaminados por vrus de computador, suficiente clicar o cone clicar . e, em seguida,

88. Recorrendo-se a funcionalidade acessvel por meio do menu possvel realizar aes que levem formatao de um disquete de 3" que esteja inserido na unidade de disquete. A figura acima ilustra uma janela do Word 2003 sendo executada em um computador com o Windows XP instalado. Considerando essa janela, julgue os itens a seguir. 89. Para inserir no documento em edio o termo CONFIDENCIAL, com a orientao diagonal mostrada, foi necessrio usar recursos encontrados na lista clip gallery, que disponibilizada por meio da opo Objeto, encontrada no menu . 90. A barra de ferramentas de nome Personalizada 1 pode ser configurada e ser salva, para uso posterior, recorrendo-se a funcionalidades disponibilizadas por meio de opo encontrada no menu . 91. Na barra de ferramentas Personalizada 1, os botes , e so usados para se inserir, respectivamente, no documento: data e hora, ndice analtico e indicador para marcar texto selecionado. Ao se clicar o boto , a janela do Word ser alterada para a opo Layout de leitura, cuja caracterstica mostrada, em parte, na figura a seguir.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

46

UnB/CESPE CHESF / Cargo 1: Tcnico de Nvel Universitrio A Funo: Bibliotecrio


A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 6, na qual exibida parte de uma pgina web. Com relao a essa janela, ao Internet Explorer 6 e a conceitos relacionados Internet, julgue os itens que se seguem, sabendo-se que 92. A seqncia de caracteres http://www.google.com.br/ possui sintaxe correta de endereo de pgina web. Para acessar outra pgina da Web, suficiente substituir esse endereo pelo endereo da pgina que se quer acessar e, ento, clicar . 93. Ao se clicar o hyperlink e, em seguida, se clicar o boto , ser exibida a janela correspondente ao hyperlink . 94. Considere que se deseje enviar a pgina mostrada como anexo a uma mensagem de e-mail. Para faz-lo, suficiente clicar o boto , digitar o endereo de e-mail do destinatrio e, em seguida, clicar . Um exemplo tpico de estrutura de endereo de e-mail que pode ser usada o seguinte: contato@com.destinatario. e so hyperlinks.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

47

A figura acima ilustra uma janela do Excel 2003. Nessa janela, encontra-se uma planilha em processo de elaborao contendo informaes acerca das taxas, em percentuais, de desocupao da populao brasileira de 10 anos ou mais de idade, para as diferentes regies brasileiras, por sexo e por tempo de escolarizao. Considerando essas informaes, julgue os itens seguintes, relativos ao Excel 2003 e janela mostrada. 95. O boto disponibiliza recursos que permitem alterar a formatao do conjunto de clulas mescladas formado pelas clulas B3, C3, B4 e C4 para a formatao ilustrada na figura ao lado. 96. O grfico mostrado a seguir pode ter sido obtido por meio de recursos

disponibilizados ao se clicar o boto apresenta as informaes contidas planilha Excel acima.

e na

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

48

Com relao a cpias de segurana, julgue os itens seguintes. 97. Existem, atualmente, dispositivos denominados pendrive que podem assumir a forma ilustrada ao lado e permitem o armazenamento, em memria flash, de 8 GB de informaes de dados e msicas em formato MP3, por exemplo. Esses dispositivos so do tipo plug and play, e os mais modernos utilizam a tecnologia USB 2.0 e podem funcionar como tocador MP3. 98. Considere que a janela ilustrada a seguir esteja em execuo em um computador PC cujo sistema operacional o Windows XP. Ao se clicar o boto nessa janela, ser iniciado o backup de todo o contedo do referido computador, utilizando-se uma mdia instalada no endereo indicado por , incluindo-se a Desktop e a pasta Meu computador.

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2003, julgue os itens. 99. Ao se clicar , ser disponibilizada uma lista de opes que permitem a escolha entre diferentes tipos de documentos que podem ser elaborados por meio do Word 2003. Nessa lista, alm de um novo documento padro, em branco, pode-se optar pela criao de uma pgina da Web ou de uma mensagem de e-mail. 100. Recursos disponibilizados ao se clicar permitem limitar a formatao que pode ser usada no documento em edio a uma seleo de estilos, alm de permitirem configurar o documento de forma que seja possvel apenas um tipo de edio, como somente leitura, comentrios e alteraes controladas. 101. Caso o documento a ser elaborado no Word 2003 seja um relatrio, com vrios captulos, sees e subsees distribudas em muitas pginas de texto, conveniente o uso de recursos disponibilizados ao se clicar . Entre outras funcionalidades, os referidos recursos permitem configurar o documento de forma que os ttulos dos captulos, sees e subsees sejam automaticamente numerados, fazendo que o sumrio, quando gerado, tenha os vnculos corretos para as respectivas pginas do documento. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

49

PROVA: UnB/CESPE (MEC) Todas as reas Aplicao: 25/10/2003


Com o objetivo de realizar uma pesquisa acerca das universidades federais brasileiras, um usurio da Internet acessou o stio do MEC http://www.mec.gov.br e, depois de algumas operaes com os recursos desse stio, ele obteve a pgina Web ilustrada ao lado, na janela do Internet Explorer 6, software que o usurio utilizou em sua navegao. Na pgina mostrada, observa-se uma tabela criada a partir de aplicativos especficos que contm, nos campos indicados por Instituies, hyperlinks para respectivos stios das universidades e fundaes listadas. A partir dessas informaes e da figura mostrada, julgue os itens a seguir, relativos Internet e ao Internet Explorer 6. 102. O Internet Explorer 6 disponibiliza ao usurio recursos para que, por meio do boto direito do mouse, o contedo da tabela mostrada na janela do Internet Explorer 6 seja copiado para uma planilha Excel 2000. 103. Ao se clicar Fundao Universidade de Braslia, a janela mostrada ser fechada, para que o contedo da pgina associada a esse hyperlink seja visualizada em uma nova janela do Internet Explorer 6. 104. Ao se clicar o boto (Atualizar), ser dado incio a um processo de atualizao de verso do Internet Explorer 6. Por meio desse processo, atualizaes relativas a segurana e protees contra novos vrus de computador so realizadas na verso disponvel no computador do usurio. 105. Ao se clicar o boto (Avanar), ser acessada uma pgina Web previamente visualizada na sesso de uso do Internet Explorer 6 descrita acima, que pode ser ou no uma pgina do stio do MEC. 106. Caso o acesso Internet acima descrito tenha se realizado utilizando-se um computador conectado a uma LAN (local area network), ento correto concluir que as taxas de transmisso de download foram necessariamente inferiores quelas que se obteria caso o acesso tivesse sido feito por meio de uma rede ADSL. 107. Caso o boto (Parar) seja clicado, a conexo Internet ser desfeita e, dependendo do tipo de conexo que se est realizando, a janela do Internet Explorer 6 ser fechada. 108. Por meio do boto (Correio), possvel enviar o arquivo do tipo htm ou html referente pgina Web mostrada, na forma de um arquivo anexado a uma mensagem de correio eletrnico. A figura ao lado ilustra uma janela do Windows Explorer do Windows XP. Acerca dessa janela e do Windows XP, julgue os itens que se seguem. 109. Diferentemente do Windows 98, o Windows XP um Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

50

sistema operacional denominado open software e segue as normas do sistema operacional Unix, o que permitiu a obteno de compatibilizao entre os dois mais importantes sistemas operacionais da atualidade. 110. Caso se deseje visualizar o contedo da pasta relativa ao cone , suficiente clicar o boto . Esse contedo pode igualmente ser visualizado por meio da rea de trabalho do Windows XP. 111. Todas as ferramentas disponibilizadas por meio do menu Iniciar do Windows XP podem ser igualmente acessadas mediante o menu do Windows Explorer. A figura abaixo mostra uma janela do Word 2000, contendo um documento com parte de um texto extrado e adaptado do stio http://www.mec.gov.br. Considerando essa figura, julgue os seguintes itens, relativos ao Word 2000. 112. Caso se selecione os dois pargrafos mostrados do documento e se clique, a seguir, o boto , ento esses pargrafos sero transformados em uma enumerao com dois itens. 113. O documento em edio est dividido em quatro sees, sendo visualizada parte da primeira seo. 114. Para se ajustar a margem superior do documento, suficiente arrastar o marcador na rgua vertical visualizada esquerda da janela. 115. O boto verifica o documento em edio com relao a possveis erros de grafia e gramtica. 116. No menu , encontra-se uma opo que permite alterar, para um determinado pargrafo do documento, os recuos das margens direita e esquerda, o alinhamento do texto e o espaamento entre linhas. 117. As diferentes ferramentas de auxlio a edio

disponibilizadas pelo Word incluem uma que possibilita a criao de um envelope ou de uma etiqueta de endereamento. 118. Ao se aplicar um clique duplo com o boto direito do mouse em qualquer ponto do primeiro pargrafo do documento em edio, esse pargrafo ser selecionado. Considerando a planilha do Excel 2000 mostrada na figura ao lado, e sabendo que as clulas esto formatadas para nmero, com exceo da linha 1, julgue os itens a seguir. 119. Caso se selecione todas as clulas das colunas A, B e C que pertenam s linhas de 2 a 6 e, a seguir, se clique o boto , ento o contedo da clula B2 ser transferido para a clula B5. 120. Na clula A8, ao se digitar =MXIMO(A2:A6) e, a Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

51

seguir, se teclar Enter, aparecer, nessa clula, o nmero 254.654. 121. Os contedos das clulas de C2 a C6 podem ter sido obtidos aps a realizao da seguinte seqncia de aes: clicar a clula A2; pressionar e manter pressionada a tecla Ctrl; clicar a clula B6; liberar a tecla Ctrl e clicar o boto .

PROVA: UnB/CESPE (PRF) Cargo: Policial Rodovirio Federal Aplicao: 11/01/2004 A figura acima ilustra uma janela do aplicativo Word 2000 contendo um documento que est sendo editado e que apresenta parte de um texto extrado e adaptado da Folha de S. Paulo, de 20/10/2003. Considerando a janela do Word 2000 mostrada, julgue os itens subseqentes, referentes ao Word 2000 e ao tema abordado no documento nela em edio. 122. Ao se clicar a opo Objeto, encontrada no menu , so disponibilizados recursos que permitem a elaborao automtica de uma lista de referncias bibliogrficas no documento em edio. Assim, caso se selecione no documento o termo Gilberto Velho (LINHA 4) e se utilize os recursos mencionados, esse termo ser inserido em uma lista numerada, que poder ser utilizada para se criar a lista de referncias bibliogrficas mencionada. 123. Sabendo que na instalao do Word 2000 a configurao-padro de fonte Times New Roman, tamanho 10, para definir um novo padro de fonte, que passar a ser utilizado automaticamente na criao de novos documentos, suficiente acessar a barra de ferramentas padro no menu (Exibir) e, nos campos adequados dessa barra, definir o novo padro de fonte desejado, confirmando a modificao. 124. Para excluir o ltimo perodo mostrado do documento, suficiente realizar o seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla _; clicar sobre ausente (R.16); liberar a tecla _; teclar . Del 125. Sabendo que o documento mostrado na janela do Word 2000 foi criado como documento em branco, para alterar o documento em edio para o modelo de relatrio, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a opo AutoModelo, encontrada no menu ao, selecionar a opo Relatrio e, a seguir, clicar OK. (Ferramentas); na janela decorrente dessa

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

52

126. O Word 2000 dispe, por meio da opo Salvar como do menu , de recursos para se criar um arquivo contendo o documento em edio com senhas de proteo e de gravao. Sem a senha de proteo, um usurio no poder abrir esse arquivo; com essa senha, mas sem a senha de gravao, o usurio apenas poder abrir o arquivo no modo somente leitura. As senhas de proteo e de gravao no protegem porm o arquivo contra excluso acidental ou no-autorizada. 127. Considerando que no documento que est sendo editado o espaamento entre as linhas est definido como simples, para alterar esse espaamento, suficiente selecionar todo o texto e utilizar o recurso apropriado, disponibilizado na janela que aberta ao se clicar a opo Pargrafo, encontrada no menu .

Um usurio da Internet, desejando realizar uma pesquisa acerca das condies das rodovias no estado do Rio Grande do Sul, acessou o stio do Departamento de Polcia Rodoviria Federal http://www.dprf.gov.br , por meio do Internet Explorer 6, executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP e que dispe do conjunto de aplicativos Office XP. Aps algumas operaes nesse stio, o usurio obteve a pgina Web mostrada na figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, relativos Internet, ao Windows XP, ao Office XP e a conceitos de segurana e proteo na Internet. 128. Por meio da guia Privacidade, acessvel quando Opes da Internet clicada no menu , o usurio tem acesso a recursos de configurao do Internet Explorer 6 que permitem definir procedimento especfico que o aplicativo dever realizar quando uma pgina Web tentar copiar no computador do usurio arquivos denominados cookies. Um cookie pode ser definido como um arquivo criado por solicitao de uma pgina Web para armazenar informaes no computador cliente, tais como determinadas preferncias do usurio quando ele visita a mencionada pgina Web. Entre as opes de configurao possveis, est aquela que impede que os cookies sejam armazenados pela pgina Web. Essa opo, apesar de permitir aumentar, de certa forma, a privacidade do usurio, poder impedir a correta visualizao de determinadas pginas Web que necessitam da utilizao de cookies. 129. Para evitar que as informaes obtidas em sua pesquisa, ao trafegarem na rede mundial de computadores, do servidor ao cliente, possam ser visualizadas por quem estiver monitorando as operaes realizadas na Internet, o usurio tem disposio diversas ferramentas cuja eficincia varia de implementao para implementao. Atualmente, as ferramentas que apresentam melhor desempenho para a funcionalidade mencionada so as denominadas sniffers e backdoors e os sistemas ditos firewall, sendo que, para garantir tal eficincia, todas essas ferramentas fazem uso de tcnicas de criptografia tanto no servidor quanto no cliente da aplicao Internet. 130. Sabendo que o mapa mostrado na pgina Web consiste em uma figura no formato jpg inserida na pgina por meio de recursos da linguagem HTML, ao se clicar com o boto direito do mouse sobre esse objeto da pgina, ser exibido um menu que disponibiliza ao usurio um menu secundrio contendo uma lista de opes que permite exportar de forma automtica tal objeto, como figura, para determinados aplicativos do Office XP que estejam em execuo concomitantemente ao Internet Explorer 6. A lista de aplicativos do Office XP disponibilizada no menu secundrio contm o Word 2002, o Excel 2002, o Paint e o PowerPoint 2002.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

53

Parte de uma janela do Outlook Express ilustrada na figura acima. A partir dessa figura, julgue os itens a seguir. 131. Existem 225 mensagens na pasta associada ao cone , das quais 13 ainda no foram abertas. 132. Mensagens de correio eletrnico armazenadas na pasta associada ao cone podem ser enviadas utilizando-se o boto (Enviar e Receber).

133. Caso o boto seja clicado, ser aberta uma janela contendo a lista dos endereos de correio eletrnico existentes na agenda de contatos do Outlook Express. A partir dessa janela, possvel obter informaes acerca da quantidade de mensagens de correio eletrnico que j foram enviadas para um determinado contato. 134. Ao se clicar o boto , ser aberta uma nova janela com uma tela de composio de novas mensagens, semelhante a figura abaixo.

Pentium 4, de 1,8 GHz placa-me PC CHIPS 256 MB de RAM HD de 40 GB gravador de CD 52

fax/modem de 56 kbps gabinete ATX Kit multimdia com caixas de som de 120 W PMPO teclado ABNT, mouse de 320 dpi, monitor de 21" Windows XP-professional

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

54

Com relao s especificaes acima e a conceitos de hardware e software de computadores do tipo PC, julgue os itens seguintes. 135. Para o funcionamento adequado do computador, a quantidade de memria RAM a ser instalada deve ser dimensionada em funo do tipo de operaes/processamento que ele dever executar. O contedo armazenado na memria RAM perdido quando o computador desligado. 136. teclado ABNT, tambm conhecido como DVORAK, o mais popular em uso atualmente no Brasil e tem algumas vantagens com relao ao teclado ABNT2, pois, ao contrrio deste, contm teclas com caracteres especficos da lngua portuguesa, como a tecla . 137. O microprocessador Pentium 4 especificado possui tecnologia exclusivamente RISC, que, comparada tecnologia CISC, utilizada principalmente em workstations, permite um nmero de instrues muito superior, o que o torna muito mais rpido e poderoso que os microprocessadores CISC. 138. O sistema operacional especificado para o computador apresenta diversas vantagens com relao ao Windows 98. Uma delas que o Windows XP aboliu o sistema plug and play, que permitia que leigos realizassem instalaes de hardware. Sem esse sistema, a instalao de hardware em computadores que tm como sistema operacional o Windows XP requer um tcnico especializado, para configurar as placas-me por meio de jumpers. 139. O sistema operacional especificado para o computador apresenta diferenas em relao ao Windows 98 no referente ao menu Iniciar, que foi remodelado, podendo agora ser apresentado em uma janela com duas colunas.

Nos itens que avaliam Conhecimentos Bsicos de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar e clique referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados. PROVA: UnB/CESPE Banco do Brasil Cargo: Escriturrio Aplicao: 27/07/2003 Com referncia figura mostrada e ao Word 2000, julgue os itens subseqentes. 140. Os dois pargrafos mostrados na figura sero alinhados s margens direita e esquerda caso seja realizado o seguinte procedimento: clicar sobre qualquer palavra do primeiro pargrafo; pressionar e manter pressionada a tecla Shift; clicar sobre qualquer palavra do segundo pargrafo; liberar a tecla Shift; clicar o boto . 141. Para se procurar as ocorrncias da palavra Banco em todo o documento, suficiente aplicar um clique duplo sobre essa palavra na primeira linha do texto e, a seguir, utilizar as funcionalidades da opo Localizar, encontrada no Menu Editar. 142. A insero, no documento que est sendo editado, de numerao das pginas ou de quebra de coluna pode ser realizada por meio do menu Inserir. 143. Por meio do menu Ajuda, possvel verificar se o documento em edio possui erros de grafia e de gramtica. 144. Caso seja selecionado todo o segundo pargrafo mostrado e, a seguir, sejam pressionadas seqencialmente as teclas Ctrl, Alt e N, o referido pargrafo ter o estilo de fonte alterado para negrito.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

55

A figura mostra uma janela do Windows Explorer que est sendo executado em um computador cujo sistema operacional o Windows 98. Com relao a essa figura, ao Windows 98 e a conceitos de hardware, julgue os itens seguintes. 145. Para se abrir o documento associado ao cone , suficiente clicar com o boto direito do mouse sobre esse cone e, na lista de opes que aparece em decorrncia dessa ao, clicar Abrir. 146. O arquivo associado ao cone ocupa, em espao de memria do disquete inserido no drive correspondente ao cone , mais de 11 milhes de bytes. 147. Caso se queira excluir o arquivo associado ao cone , suficiente arrastar esse cone, pondo-o adequadamente sobre o cone protegido contra gravao, no ser possvel excluir esse arquivo. . Entretanto, se o disquete estiver

148. Por meio do boto , possvel dividir um arquivo em dois ou mais arquivos menores, que podem ser salvos em dois ou mais disquetes diferentes. 149. O cone corresponde a uma unidade de CD-ROM, que utiliza tecnologia de leitura ptica para ler as informaes armazenadas em um compact disc. A partir do texto contido na pgina Web mostrada no texto, julgue os itens abaixo. 150. Constitui exemplo de software livre toda a linha Windows da Microsoft. 151. O Internet Explorer 6.0 um software desenvolvido para funcionar exclusivamente em computadores que tenham acesso em banda larga Internet. A partir das informaes do texto e considerando a pgina Web mostrada, julgue os itens seguintes. 152. Ao mencionar o acesso Internet veloz ou banda larga, o texto contido na pgina mostrada faz Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

56

referncia a uma das mais novas tecnologias disponveis para acesso rede mundial de computadores, a GSM. Nessa rede, por meio de sistemas de comunicaes mveis denominados 3G, possvel obter taxas de download de informao na Internet da ordem de 10 Mbps. 153. Caso o usurio queira retornar ao site de busca para visualizar a lista de links obtidos na pesquisa previamente realizada, suficiente que ele clique seqencialmente os botes e . 154. Uma maneira de se fazer funcionar 20 computadores conectados Internet com alta velocidade de conexo formar com estes computadores uma rede local ethernet que disponha de um servidor com acesso Internet em banda larga. 155. Com base na figura, possvel concluir que a pgina mostrada possui um grupo de discusso, para cujo acesso suficiente clicar o boto 156. Ao clicar o boto .

, ser dado incio ao processo de impresso do contedo da pgina mostrada na figura. Com relao planilha mostrada no texto X e ao Excel 2000, julgue os itens seguintes. 157. Por meio do boto , possvel alterar a cor da fonte utilizada nos contedos das clulas de A3 a A7. 158. Caso o valor mostrado na clula C3 no tivesse ainda sido calculado, isso poderia ser feito por meio da seguinte seqncia de aes: clicar a clula C3; clicar o boto ; na janela que aparece em decorrncia dessa ao, digitar

12*B2; teclar Enter. 159. Para se aplicar negrito aos contedos das clulas A2, B2 e C2, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula A2; pressionar a tecla Shift e, mantendo-a pressionada, clicar a clula C2; liberar a tecla Shift; pressionar a tecla Ctrl e, mantendo-a pressionada, teclar N; liberar a tecla Ctrl. 160. Sabendo que o contedo da clula B3 o nmero 4,20, caso se clique essa clula e, em seguida, se clique o boto , ser exibido como contedo o nmero 4,2.

161. O boto auxilia a criao de grficos que permitem representar os dados mostrados na planilha em formato de barras horizontais.

PROVA TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO TCNICO JUDICIRIO


PROVA: UnB/CESPE (TST) Cargo: Tcnico Aplicao: 07/09/2003 A figura ao lado mostra uma janela com uma planilha do Excel 97, que contm uma lista de compras. Com relao a essa figura e ao Excel 97, julgue os itens seguintes. Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

57

162. Ao se clicar o cone esquerda da barra de ttulo , aparecer uma lista de opes, entre as quais a opo Imprimir. 163. Para se maximizar a janela mostrada, suficiente aplicar um clique duplo em um local vazio da barra de ttulo. 164. Para se calcular a quantidade total de itens comprados e pr o resultado na clula D6, suficiente clicar a clula D6, digitar D3+D4+D5 e, em seguida, teclar ENTER. 165. Para se mesclar as clulas C1 e D1, suficiente selecionar essas clulas e clicar ; para se dividir a clula mesclada resultante da ao anterior, obtendo novamente as clulas C1 e D1, suficiente clicar a clula mesclada e, em seguida, clicar . Na figura ao lado, observa-se uma janela do aplicativo Word 97, na qual ser editado um texto. Considerando essa figura, julgue os itens subseqentes, acerca do Word 97. 166. Para se inserir no documento em edio o contedo de um arquivo existente no disco rgido do computador e que esteja com um formato compatvel ao do Word 97, suficiente clicar e, na caixa de dilogo resultante dessa ao, selecionar o arquivo desejado e, em seguida, clicar . 167. Quando se trabalha com documentos grandes e se deseja mover ou copiar texto entre partes desses documentos, conveniente dividir a janela do Word 97 em dois painis, o que pode ser feito por meio da opo Dividir, encontrada no menu Janela. 168. correto afirmar que, na janela mostrada, o texto a ser digitado estar formatado para o estilo normal. A alterao das combinaes de formatos desse estilo pode ser realizada utilizando-se a opo Estilo do menu Formatar. Um usurio da Internet acessou, por meio do Internet Explorer 6, o stio do TST http://www.tst.gov.br e, aps algumas operaes nesse stio, obteve a pgina mostrada na figura acima, cujo URL est indicado no campo . Acerca de conceitos relacionados Internet, ao Internet Explorer 6 e figura apresentada, julgue os itens que se seguem.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva
instruo encontrada

Prof.: Andr Alencar

58

169.

no campo permite concluir que o acesso Internet descrito acima est-se realizando em um ambiente em banda larga, em que taxas da ordem de 2 Mbps em operaes de download podem ser obtidas. 170. Considerando que constitui um hyperlink por meio do qual possvel enviar uma mensagem de e-mail para o endereo eletrnico presidencia@tst.gov.br, plausvel concluir que, ao se clicar esse hyperlink, ser dado incio a um processo que permite a composio e, posteriormente, o envio de uma mensagem de correio eletrnico, utilizando-se aplicativo adequado previamente configurado no Internet Explorer 6. 171. O smbolo mostrado no campo superior direito da janela do Internet Explorer 6 indica que o acesso Internet est-se realizando em uma rede dial-up, e, por conseguinte, o computador por meio do qual o acesso est sendo feito deve dispor de placa de rede do tipo 10/100 Mbps Ethernet.

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROVA: UnB/CESPE (TST) Cargo: Analista rea Administrativa Aplicao: 07/09/2003 A figura ao lado mostra uma janela do Word 97 com parte de um texto extrado e adaptado da revista Veja de 16/7/2003. A partir dessa janela do Word 97 julgue os itens a seguir. 172. Por meio da opo Substituir, encontrada no menu Editar, possvel modificar a formatao da fonte em uso no termo Colmbia para o estilo itlico em negrito em todas as ocorrncias desse termo no documento. 173. No Word 97, possvel formatar uma pgina do documento para duas colunas e as demais pginas para uma coluna. Para isso, necessrio definir a pgina como uma seo do documento e utilizar a opo Colunas, encontrada no menu Formatar. 174. Para que sejam adicionadas, em todas as pginas, a data e a hora de elaborao do documento em edio, necessria a utilizao de funcionalidades encontradas no menu Ferramentas.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

59

Um usurio da Internet acessou, por meio do Internet Explorer 6, o stio do TST http://www.tst.gov.br , com o objetivo de realizar consulta relacionada a processo de seu interesse, e, aps algumas operaes nesse stio, obteve a pgina mostrada na figura ao lado, cujo URL est indicado no campo . Para que a consulta seja realizada com sucesso, necessrio que os campos indicados na pgina sejam preenchidos, devendo-se, em seguida, clicar o boto , ao que d incio a um processo de upload ao stio do TST que tratar essas informaes. Aps esse tratamento, informaes acerca do processo desejado, caso existam, retornaro ao usurio, em um processo de download. Acerca de conceitos relacionados Internet e ao Internet Explorer 6, considerando a situao descrita e a figura apresentada, julgue os itens abaixo. 175. O smbolo , no canto inferior direito da janela apresentada, indica a existncia de um enlace exclusivo e permanente entre o computador do usurio e o stio do TST. Por isso, todas as informaes de download e de upload transitaro sempre pelo mesmo caminho lgico e fsico na rede mundial de computadores, o que permite aumentar as taxas de transmisso nas comunicaes entre as mquinas envolvidas no acesso descrito acima. 176. Caso o acesso acima descrito esteja se realizando em uma rede ADSL e, ao se clicar o boto ,o stio do TST tenha entrado em pane, no permitindo o acesso por parte de quaisquer usurios, o Internet Explorer 6 armazenar as informaes de upload e tentar periodicamente fazer o envio das informaes at obter o sucesso desejado. O intervalo para novas tentativas deve ser configurado por meio de Opes da Internet, do menu Ferramentas. 177. Caso deseje transferir automaticamente as informaes obtidas no processo de download descrito acima diretamente para um arquivo Word, para posterior edio, o usurio dever, antes de clicar o boto , configurar esse procedimento por meio do boto . A figura ao lado mostra uma janela do Excel 97, com uma planilha que contm despesas, em reais, de um usurio, referentes a trs meses de um determinado ano. Com relao a essa figura e ao Excel 97, julgue os itens que Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

60

seguem.

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

PLIADE

Informtica Definitiva

Prof.: Andr Alencar

61

178.

Para se calcular, em reais, a mdia dos gastos com gua nos trs meses mostrados, e pr o resultado na

clula F3, suficiente realizar o seguinte procedimento: clicar a clula F3; digitar a expresso C3,D3,E3; clicar ; digitar /3 e, em seguida, teclar Enter. 179. Para se copiar o contedo da clula B3 para a clula F3, suficiente realizar a seguinte seqncia de operaes: clicar a clula B3; pressionar e manter pressionada a tecla Control; teclar C; liberar a tecla Control; clicar a clula F3; pressionar e manter pressionada a tecla Control; teclar V; liberar a tecla Control. A figura mostra ao a lado janela

do Windows XP. Com relao a essa janela e ao Windows XP, julgue os itens subseqentes. 180. Para se visualizar o contedo do disco E:, suficiente clicar o boto . 181. Para se visualizar o contedo do disco C:, basta aplicar um clique duplo sobre .

GABARITO FINAL 1 D 24 2 A 25 3 D 26 4 B 27 5 A 28 6 X 29 7 A 30 8 A 31 9 C 32 10 D 33 11 C 34 12 A 35 13 D 36 14 B 37 15 D 38 16 A 39 17 C 40 18 B 41 19 D 42 20 C 43 21 B 44 22 B 45 23 C 46

D A C D C B A D C A E B D B B D E A C E A C E

47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69

B C B A A D C D E F V V F F V V V F F F V F F

70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92

V F V V F F F F F V F V V F V F F F V F V F V

93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115

F F V V V F V V F V F F V F F V F V F V F V V

116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138

F V F V V F F F V F V V V F F X V F V V F F F

139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161

V V V V F F V F F F V F F F F V F V F F V F F

162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181

F V F F F V V F V F V V F F F F F V F V

Muitos dos fracassos da vida ocorrem com pessoas que no perceberam quo prximas estavam do sucesso quando desistiram. (Desconhecido).

You might also like