You are on page 1of 8

1) O fenmeno responsvel pelo aumento da resistncia aparente de um condutor eltrico em funo do aumento da frequncia da corrente eltrica que o percorre

denomina-se: a. Efeito Hall. b. Efeito Joule. c. Efeito parasita. d. Efeito pelicular. e. Efeito nuclear. 2) A expresso que define a capacitncia de um capacitor com placas planas e paralelas : a. Diretamente proporcional rea de uma das placas. b. Diretamente proporcional s cargas armazenadas. c. Independente de qualquer material inserido entre as placas. d. Diretamente proporcional diferena de potencial aplicada s placas. e. Diretamente proporcional separao entre as placas. 3) Define-se um elemento qumico como: a. Qualquer material que possua massa. b. Qualquer material que possua peso. c. Interferncia. d. Substncia que no pode ser reduzida a uma forma mais simples por processos qumicos. e. As alternativas a e b esto corretas. 4) Assinale a alternativa correta. a. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de ligao qumica. b. O nmero e a distribuio de prtons e nutrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. c. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. d. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de liga metlica. e. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o estado fsico da substncia composta. 5) A quantidade de energia necessria para que um eltron permanea em rbita denomina-se: a. Quantidade de camadas orbitais. b. Nvel de energia do eltron. c. Posio orbital do eltron. d. Nvel de valncia do eltron. e. Uma distoro na forma do pulso pode alterar sua largura.

6) O movimento do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 7) A posio do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 8) A permanncia do eltron na rbita devida : a. Soma da energia cintica com a energia potencial. b. Sua energia potencial somente. c. Sua energia cintica, apenas. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 9) O processo pelo qual um tomo ganha ou perde eltrons chama-se: a. Mistura homognea. b. Dopagem. c. Corrente eltrica. d. Quantizao. e. Ionizao. 10) As bandas de energia mais importantes de um tomo so: a. Banda de conduo, banda proibida e banda de valncia. b. Banda de conduo, banda proibida e banda de eltrons livres. c. Banda de conduo, banda proibida e banda de velocidade. d. Banda de conduo, banda de nutrons e banda de valncia. e. Banda de conduo, banda de eltrons livres e banda de valncia. 11) Analise as caractersticas dos metais apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. I. Apresentam estrutura cristalina. II. Possuem brilho tpico. III. Podem ser reduzidos a cubos com espessura inferior a 1,0 m. a. Todas esto corretas. b. Apenas III est correta. c. Todas esto incorretas. d. I est correta e III est incorreta. e. Somente II est incorreta.

12) Ainda em relao s caractersticas dos metais, analise as propriedades apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. I. Possuem elevada condutividade eltrica. II. Possuem baixa condutividade trmica. III. Geralmente so lquidos. a. Todas esto corretas. b. Apenas III est correta. c. Todas esto incorretas. d. I est correta e III est incorreta. e. Somente II est incorreta. 13) Ao dizermos que um metal pode ser transformado em um derivado metlico, significa que: a. Em contato com o ar, podem formar ligas metlicas. b. Quando exposto a certos ambientes, podem passar por transformaes qumicas. c. Ao reagir com o mercrio, formar um xido metlico. d. Ao reagir com o ar, transforma-se em ao. e. A transformao no derivado depende do tipo de metal. 14) Analise as resistividades abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta, conforme o tipo de material. I. 106 .cm. II. 50.103 .cm. III. 1012.cm. a. III condutor, II semicondutor e I isolante. b. I condutor, II semicondutor e III isolante. c. III condutor, I semicondutor e II isolante. d. I condutor, III semicondutor e II isolante. e. II condutor, III semicondutor e I isolante. 15) A propriedade que permite que um metal seja transformado em fios chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade. 16) A propriedade que permite que um metal seja transformado em lminas chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade.

17) O cobre tem posio de destaque entre os materiais eltricos. Isto ocorre porque: a. Pouca resistncia mecnica. b. Apresenta pequena resistividade. c. Reage com o oxignio mais rapidamente que a prata. d. No se deforma com facilidade, tanto a frio como a quente. e. Conduz com facilidade um feixe ptico. 18) Assinale a sentena verdadeira. a. O alumnio, alm de mais barato, superior mecanicamente e eletricamente ao cobre. b. O alumnio, por apresentar melhor condutividade que o cobre, pode representar economia nas instalaes eltrica. c. O alumnio apresenta maior peso especfico que o cobre, o que exige estruturas de sustentao mais robustas nas redes externas. d. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico tambm menor. e. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico maior. 19) Em uma comparao entre um condutor de cobre e um de alumnio, ambos de igual comprimento, assinale a alternativa correta. a. Para igual capacidade de corrente, o de cobre possibilita menor dimetro do condutor. b. Para igual resistncia hmica, o de alumnio possibilita menor dimetro. c. Para dimetros iguais, o de alumnio tem maior capacidade de corrente. d. Por apresentar maior condutividade, o de cobre possui menor capacidade de corrente, quando os dimetros so iguais. e. Para a mesma capacidade de corrente, o de cobre necessita de maior dimetro. 20) Ouro e platina so ditas estveis quimicamente, ou seja, resiste bastante oxidao. Devido aos seus elevados custos, so utilizados em situaes especiais, dentre elas destacamos: a. Revestimento de fios em linhas telefnicas. b. Revestimento de contatos nos quadros de disjuntores residenciais. c. Revestimento de contatos nos quais as correntes so baixas. d. Revestimento de contatos nos quais as correntes so elevadas. e. Revestimentos de fusveis em quadros de distribuio de energia. 21) Se tanto a rea de uma das placas e a separao entre elas so duplicadas, a capacitncia: a. Dobra. b. Reduz-se metade.

c. No se altera. d. Triplica. e. Quadruplica. 22) Define-se rea aparente como: a. A rea da seo reta pela qual a corrente eltrica se distribui, conforme a densidade superficial da corrente eltrica. b. O volume pelo qual a corrente eltrica se distribui, conforme a frequncia da corrente eltrica. c. O volume pelo qual a corrente eltrica se distribui, conforme a densidade da corrente eltrica. d. A rea da seo reta pela qual a corrente eltrica se distribui, conforme a densidade volumtrica da corrente eltrica. e. A rea da seo reta pela qual a corrente eltrica se distribui, conforme a frequncia da corrente eltrica. 23) A propriedade que permite que um metal seja transformado em lminas chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade. 24) O cobre tem posio de destaque entre os materiais eltricos. Isto ocorre porque: a. Pouca resistncia mecnica. b. Apresenta pequena resistividade. c. Reage com o oxignio mais rapidamente que a prata. d. No se deforma com facilidade, tanto a frio como a quente. e. Conduz com facilidade um feixe ptico. 25) Assinale a sentena verdadeira. a. O alumnio, alm de mais barato, superior mecanicamente e eletricamente ao cobre. b. O alumnio, por apresentar melhor condutividade que o cobre, pode representar economia nas instalaes eltrica. c. O alumnio apresenta maior peso especfico que o cobre, o que exige estruturas de sustentao mais robustas nas redes externas. d. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico tambm menor. e. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico maior. 26) Em uma comparao entre um condutor de cobre e um de alumnio, ambos de igual comprimento, assinale a alternativa correta.

a. Para igual capacidade de corrente, o de cobre possibilita menor dimetro do condutor. b. Para igual resistncia hmica, o de alumnio possibilita menor dimetro. c. Para dimetros iguais, o de alumnio tem maior capacidade de corrente. d. Por apresentar maior condutividade, o de cobre possui menor capacidade de corrente, quando os dimetros so iguais. e. Para a mesma capacidade de corrente, o de cobre necessita de maior dimetro. 27) Ouro e platina so ditas estveis quimicamente, ou seja, resiste bastante oxidao. Devido aos seus elevados custos, so utilizados em situaes especiais, dentre elas destacamos: a. Revestimento de fios em linhas telefnicas. b. Revestimento de contatos nos quadros de disjuntores residenciais. c. Revestimento de contatos nos quais as correntes so baixas. d. Revestimento de contatos nos quais as correntes so elevadas. e. Revestimentos de fusveis em quadros de distribuio de energia. 28) Define-se um elemento qumico como: a. Qualquer material que possua massa. b. Qualquer material que possua peso. c. Interferncia. d. Substncia que no pode ser reduzida a uma forma mais simples por processos qumicos. e. As alternativas a e b esto corretas. 29) Assinale a alternativa correta. a. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de ligao qumica. b. O nmero e a distribuio de prtons e nutrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. c. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. d. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de liga metlica. e. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o estado fsico da substncia composta. 30) A quantidade de energia necessria para que um eltron permanea em rbita denomina-se: a. Quantidade de camadas orbitais. b. Nvel de energia do eltron. c. Posio orbital do eltron. d. Nvel de valncia do eltron. e. Uma distoro na forma do pulso pode alterar sua largura.

31) O movimento do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 32) A posio do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 33) A permanncia do eltron na rbita devida : a. Soma da energia cintica com a energia potencial. b. Sua energia potencial somente. c. Sua energia cintica, apenas. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 34) O processo pelo qual um tomo ganha ou perde eltrons chama-se: a. Mistura homognea. b. Dopagem. c. Corrente eltrica. d. Quantizao. e. Ionizao. 35) As bandas de energia mais importantes de um tomo so: a. Banda de conduo, banda proibida e banda de valncia. b. Banda de conduo, banda proibida e banda de eltrons livres. c. Banda de conduo, banda proibida e banda de velocidade. d. Banda de conduo, banda proibida e banda de valncia. e. Banda de conduo, banda de eltrons livres e banda de valncia. 36) Analise as caractersticas dos metais apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. IV. Apresentam estrutura cristalina. V. Possuem brilho tpico. VI. Podem ser reduzidos a cubos com espessura inferior a 1,0 m. a. Todas esto corretas. b. Apenas III est correta. c. Todas esto incorretas. d. I est correta e III est incorreta. e. Somente II est incorreta.

37) Ainda em relao s caractersticas dos metais, analise as propriedades apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. IV. Possuem elevada condutividade eltrica. V. Possuem baixa condutividade trmica. VI. Geralmente so lquidos. a. Todas esto corretas. b. Apenas III est correta. c. Todas esto incorretas. d. I est correta e III est incorreta. e. Somente II est incorreta. 38) Ao dizermos que um metal pode ser transformado em um derivado metlico, significa que: a. Em contato com o ar, podem formar ligas metlicas. b. Quando exposto a certos ambientes, podem passar por transformaes qumicas. c. Ao reagir com o mercrio, formar um xido metlico. d. Ao reagir com o ar, transforma-se em ao. e. A transformao no derivado depende do tipo de metal. 39) Analise as resistividades abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta, conforme o tipo de material. IV. 106 .cm. V. 50.103 .cm. VI. 1012.cm. a. III condutor, II semicondutor e I isolante. b. I condutor, II semicondutor e III isolante. c. III condutor, I semicondutor e II isolante. d. I condutor, III semicondutor e II isolante. e. II condutor, III semicondutor e I isolante. 40) A propriedade que permite que um metal seja transformado em fios chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade. 41) A letra e na figura abaixo corresponde ao valor: a. Do efeito Hall. b. Da profundidade pelicular. c. Do efeito Joule. d. Do efeito pelicular. e. Do dimetro interno do condutor.

a. b. c. d. e. 42) Assinale a alternativa incorreta. a. As linhas de campo eltrico em um capacitor de placas planas paralelas so paralelas e igualmente espaadas. b. As linhas de campo eltrico em um capacitor coaxial so radiais. c. A quantidade de carga transferida a um capacitor depende da capacitncia. d. A quantidade de carga transferida a um capacitor depende da diferena de potencial aplicada s armaduras. e. As alternativas a e b esto incorretas. 43) O processo pelo qual um tomo ganha ou perde eltrons chama-se: a. Mistura homognea. b. Dopagem. c. Corrente eltrica. d. Quantizao. e. Ionizao. 44) As bandas de energia mais importantes de um tomo so: a. Banda de conduo, banda proibida e banda de valncia. b. Banda de conduo, banda proibida e banda de eltrons livres. c. Banda de conduo, banda proibida e banda de velocidade. d. Banda de conduo, banda proibida e banda de valncia. e. Banda de conduo, banda de eltrons livres e banda de valncia. 45) Analise as caractersticas dos metais apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. VII. Apresentam estrutura cristalina. VIII. Possuem brilho tpico. IX. Podem ser reduzidos a cubos com espessura inferior a 1,0 m. a. Todas esto corretas. b. Apenas III est correta. c. Todas esto incorretas. d. I est correta e III est incorreta. e. Somente II est incorreta. 46) Ainda em relao s caractersticas dos metais, analise as propriedades apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. VII. Possuem elevada condutividade eltrica. VIII. Possuem baixa condutividade trmica. IX. Geralmente so lquidos.

Todas esto corretas. Apenas III est correta. Todas esto incorretas. I est correta e III est incorreta. Somente II est incorreta.

47) Ao dizermos que um metal pode ser transformado em um derivado metlico, significa que: a. Em contato com o ar, podem formar ligas metlicas. b. Quando exposto a certos ambientes, podem passar por transformaes qumicas. c. Ao reagir com o mercrio, formar um xido metlico. d. Ao reagir com o ar, transforma-se em ao. e. A transformao no derivado depende do tipo de metal. 48) Analise as resistividades abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta, conforme o tipo de material. VII. 106 .cm. VIII. 50.103 .cm. IX. 1012.cm. a. III condutor, II semicondutor e I isolante. b. I condutor, II semicondutor e III isolante. c. III condutor, I semicondutor e II isolante. d. I condutor, III semicondutor e II isolante. e. II condutor, III semicondutor e I isolante. 49) A propriedade que permite que um metal seja transformado em fios chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade. 50) A propriedade que permite que um metal seja transformado em lminas chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade. 51) O cobre tem posio de destaque entre os materiais eltricos. Isto ocorre porque: a. Pouca resistncia mecnica. b. Apresenta pequena resistividade. c. Reage com o oxignio mais rapidamente que a prata.

d. No se deforma com facilidade, tanto a frio como a quente. e. Conduz com facilidade um feixe ptico. 52) Assinale a sentena verdadeira. a. O alumnio, alm de mais barato, superior mecanicamente e eletricamente ao cobre. b. O alumnio, por apresentar melhor condutividade que o cobre, pode representar economia nas instalaes eltrica. c. O alumnio apresenta maior peso especfico que o cobre, o que exige estruturas de sustentao mais robustas nas redes externas. d. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico tambm menor. e. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico maior. 53) Em uma comparao entre um condutor de cobre e um de alumnio, ambos de igual comprimento, assinale a alternativa correta. a. Para igual capacidade de corrente, o de cobre possibilita menor dimetro do condutor. b. Para igual resistncia hmica, o de alumnio possibilita menor dimetro. c. Para dimetros iguais, o de alumnio tem maior capacidade de corrente. d. Por apresentar maior condutividade, o de cobre possui menor capacidade de corrente, quando os dimetros so iguais. e. Para a mesma capacidade de corrente, o de cobre necessita de maior dimetro. 54) Ouro e platina so ditas estveis quimicamente, ou seja, resiste bastante oxidao. Devido aos seus elevados custos, so utilizados em situaes especiais, dentre elas destacamos: a. Revestimento de fios em linhas telefnicas. b. Revestimento de contatos nos quadros de disjuntores residenciais. c. Revestimento de contatos nos quais as correntes so baixas. d. Revestimento de contatos nos quais as correntes so elevadas. e. Revestimentos de fusveis em quadros de distribuio de energia. 55) Define-se um elemento qumico como: a. Qualquer material que possua massa. b. Qualquer material que possua peso. c. Interferncia. d. Substncia que no pode ser reduzida a uma forma mais simples por processos qumicos. e. As alternativas a e b esto corretas. 56) Assinale a alternativa correta.

a. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de ligao qumica. b. O nmero e a distribuio de prtons e nutrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. c. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. d. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de liga metlica. e. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o estado fsico da substncia composta. 57) A quantidade de energia necessria para que um eltron permanea em rbita denomina-se: a. Quantidade de camadas orbitais. b. Nvel de energia do eltron. c. Posio orbital do eltron. d. Nvel de valncia do eltron. e. Uma distoro na forma do pulso pode alterar sua largura. 58) O movimento do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 59) A posio do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 60) A permanncia do eltron na rbita devida : a. Soma da energia cintica com a energia potencial. b. Sua energia potencial somente. c. Sua energia cintica, apenas. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo.

61) A relao entre as resistncias em corrente alternada e em corrente contnua : a. Igual razo inversa entre as respectivas superfcies.

b. c. d. e.

Igual razo direta entre as respectivas superfcies. O dobro da razo direta entre superfcies real e aparente. O dobro da razo inversa entre superfcies real e aparente. Sempre desprezvel.

62) Se considerarmos que a permissividade eltrica do papel maior que a do vcuo, podemos afirmar que se colocarmos o papel como dieltrico: a. A capacitncia do capacitor no se altera. b. A capacitncia do capacitor se anular. c. A capacitncia tender a zero. d. A capacitncia do capacitor aumentar. e. A capacitncia do capacitor oscilar. 63) Analise as resistividades abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta, conforme o tipo de material. X. 106 .cm. XI. 50.103 .cm. XII. 1012.cm. a. III condutor, II semicondutor e I isolante. b. I condutor, II semicondutor e III isolante. c. III condutor, I semicondutor e II isolante. d. I condutor, III semicondutor e II isolante. e. II condutor, III semicondutor e I isolante. 64) A propriedade que permite que um metal seja transformado em fios chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade. 65) A propriedade que permite que um metal seja transformado em lminas chama-se: a. Maleabilidade. b. Resistividade. c. Condutividade. d. Ductilidade. e. Permissividade. 66) O cobre tem posio de destaque entre os materiais eltricos. Isto ocorre porque: a. Pouca resistncia mecnica. b. Apresenta pequena resistividade. c. Reage com o oxignio mais rapidamente que a prata. d. No se deforma com facilidade, tanto a frio como a quente. e. Conduz com facilidade um feixe ptico.

67) Assinale a sentena verdadeira. a. O alumnio, alm de mais barato, superior mecanicamente e eletricamente ao cobre. b. O alumnio, por apresentar melhor condutividade que o cobre, pode representar economia nas instalaes eltrica. c. O alumnio apresenta maior peso especfico que o cobre, o que exige estruturas de sustentao mais robustas nas redes externas. d. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico tambm menor. e. O alumnio inferior ao cobre, mecanicamente e eletricamente, porm seu custo menor e seu peso especfico maior. 68) Em uma comparao entre um condutor de cobre e um de alumnio, ambos de igual comprimento, assinale a alternativa correta. a. Para igual capacidade de corrente, o de cobre possibilita menor dimetro do condutor. b. Para igual resistncia hmica, o de alumnio possibilita menor dimetro. c. Para dimetros iguais, o de alumnio tem maior capacidade de corrente. d. Por apresentar maior condutividade, o de cobre possui menor capacidade de corrente, quando os dimetros so iguais. e. Para a mesma capacidade de corrente, o de cobre necessita de maior dimetro. 69) Define-se um elemento qumico como: a. Qualquer material que possua massa. b. Qualquer material que possua peso. c. Interferncia. d. Substncia que no pode ser reduzida a uma forma mais simples por processos qumicos. e. As alternativas a e b esto corretas. 70) Assinale a alternativa correta. a. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de ligao qumica. b. O nmero e a distribuio de prtons e nutrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. c. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de elemento qumico. d. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o tipo de liga metlica. e. O nmero e a distribuio de prtons, nutrons e eltrons do tomo determinam o estado fsico da substncia composta.

71) A quantidade de energia necessria para que um eltron permanea em rbita denomina-se: a. Quantidade de camadas orbitais. b. Nvel de energia do eltron. c. Posio orbital do eltron. d. Nvel de valncia do eltron. e. Uma distoro na forma do pulso pode alterar sua largura. 72) O movimento do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 73) A posio do eltron estabelece: a. Sua energia cintica. b. Sua energia potencial. c. Sua energia total. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 74) A permanncia do eltron na rbita devida : a. Soma da energia cintica com a energia potencial. b. Sua energia potencial somente. c. Sua energia cintica, apenas. d. Sua distncia at o ncleo. e. A valncia do tomo. 75) O processo pelo qual um tomo ganha ou perde eltrons chama-se: a. Mistura homognea. b. Dopagem. c. Corrente eltrica. d. Quantizao. e. Ionizao. 76) As bandas de energia mais importantes de um tomo so: a. Banda de conduo, banda proibida e banda de valncia. b. Banda de conduo, banda proibida e banda de eltrons livres. c. Banda de conduo, banda proibida e banda de velocidade. d. Banda de conduo, banda de velocidade e banda de valncia. e. Banda de conduo, banda de eltrons livres e banda de valncia. 77) Analise as caractersticas dos metais apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. X. Apresentam estrutura cristalina. XI. Possuem brilho tpico.

XII. a. b. c. d. e.

Podem ser reduzidos a cubos com espessura inferior a 1,0 m. Todas esto corretas. Apenas III est correta. Todas esto incorretas. I est correta e III est incorreta. Somente II est incorreta.

78) Ainda em relao s caractersticas dos metais, analise as propriedades apresentadas abaixo e assinale, em seguida, a alternativa correta. X. Possuem elevada condutividade eltrica. XI. Possuem baixa condutividade trmica. XII. Geralmente so lquidos. a. Todas esto corretas. b. Apenas III est correta. c. Todas esto incorretas. d. I est correta e III est incorreta. e. Somente II est incorreta. 79) Ao dizermos que um metal pode ser transformado em um derivado metlico, significa que: a. Em contato com o ar, podem formar ligas metlicas. b. Quando exposto a certos ambientes, podem passar por transformaes qumicas. c. Ao reagir com o mercrio, formar um xido metlico. d. Ao reagir com o ar, transforma-se em ao. e. A transformao no derivado depende do tipo de metal. 80) Ouro e platina so ditas estveis quimicamente, ou seja, resiste bastante oxidao. Devido aos seus elevados custos, so utilizados em situaes especiais, dentre elas destacamos: a. Revestimento de fios em linhas telefnicas. b. Revestimento de contatos nos quadros de disjuntores residenciais. c. Revestimento de contatos nos quais as correntes so baixas. d. Revestimento de contatos nos quais as correntes so elevadas. e. Revestimentos de fusveis em quadros de distribuio de energia.

You might also like