You are on page 1of 1

2

EQUINOS

39 CONBRAVET Congresso Brasileiro de Medicina Veterinria

PODODERMATITE INFECCIOSA EM EQUINO ASSOCIADA OSTETE DE TERCEIRA FALANGE


RELATO DE CASO CALCIOLARI, K.*; JUNIOR, J. M.; CASAS, V. F.
Residente de Clnica e Cirurgia de Grandes Animais no Hospital Veterinrio da Universidade de Franca UNIFRAN. Docente de Clnica e Cirurgia de Grandes Animais na Universidade de Franca- UNIFRAN. *endereo eletrnico: karinaveterinaria@hotmail.com

Introduo A pododermatite, mais conhecida como necrobacilose ou broca dos cascos o acometimento do tecido crneo ungueal por infeco bacteriana (Sphaerophorus necrophorus) a partir de perfuraes, rachaduras ou regies enfraquecidas da linha branca ou sola do casco. Relato de Caso: Equino, fmea, puro sangue ingls, aproximadamente 12 anos foi encaminhada ao hospital veterinrio da UNIFRAN, com perda de 40 por cento da poro lateral do casco esquerdo (tecido coronrio at a pina), deixando exposto tecido de granulao, com grau de infeco moderado. A poro medial do casco direito tambm apresentava perda circunscrita de tecido crneo deixando expostas as lminas do casco. O animal apresentava claudicao do membro esquerdo evidente. O exame radiogrfico revelou presena de ostete de terceira falange de ambos os membros, sem acometimento dos demais ossos. Com uma rineta retirou-se o tecido crneo morto ao redor das leses, fez-se a antissepsia com sabo e soluo a base de clorexidine e aplicou-se pomada a base de leo de rcino com acar cristal. Os cascos foram enfaixados e protegidos com botas prprias para cascos. Manteve-se o acar at formar tecido de granulao suficiente para preencher o interior do casco esquerdo, retirando-o ento. Foi administrado enrofloxacina na dose de 4,4mg/kg uma vez ao dia por 7 dias, IM e fenilbutazona na dose 4,0 mg/kg uma vez ao dia por 3 dias, IV. Foi realizado casqueamento corretivo a cada 25 dias, permitindo assim o crescimento adequado do casco. A evoluo para fechamento total da ferida no casco esquerdo ocorreu dentro de 3 meses, havendo crescimento do casco normal a partir da coroa em 3 centmetros neste perodo. Com o fechamento da ferida o animal no apresentou mais claudicao ou qualquer indcio de dor ao pinamento. Discusso Pododermatites graves podem ter evoluo favorvel mesmo quando h envolvimento de tecido sseo desde que estas sejam tratadas criteriosamente e com acompanhamento dirio. Concluso Produtos a base de leo de rcino tm carter funcional no apenas para cicatrizao de tecido cutneo mas tambm para tecido ungueal e este foi de carter fundamental para a recuperao deste animal.

E1

E2

A: Leso inicial, B: leso com 20 dias, C: leso com 60 dias, D: Leso com 150 dias, E1: Radiografia projeo Dorsopalmar, E2: Radiografia projeo dorsoproximalpalmarodistal oblqua.

You might also like