You are on page 1of 15

Campus Faac

Business Intelligence

Alunos: Marcelo A. Santos Robson J Moura Marnuelito Matos Walace Costa Walmir Rodriges Curso: Sistemas de Informao - 5 Semestre Noturno Disciplina: Gerencia e Projeto de Software Prof: Paulo Darone Krapienis

Sumrio

1 Introduo. 2 Como surgiu o BI? 2.1 O conceito. 3 Utilizando o BI. 4 Quais as vantagens na utilizao desta ferramenta? 5 As ferramentas. 5.1 Exemplos de ferramentas de BI: 5.2 Como visualizar? 6 Algumas empresas. 7 O profissional e o mercado. 8 Case. 8.1 Sobre o iG. 8.2 Quais eram os resultados obtidos pela empresa anteriormente a implementao da ferramenta? 8.4 Os resultados obtidos: 9 Concluso. 10 Fontes

1 Introduo. Este trabalho tem como objetivo mostrar de forma teorica e com uma linguagem de facil entendimento o que vem a ser o BI e como aplica-lo, permitindo-se assim que o leitor consiga compreender a importncia desta ferramenta no ambiente corporativo.

2 Como surgiu o BI? O termo Business intelligence (BI), surgiu na dcada de 80 no Gartner Group com os primeiros Executivos de Sistemas de Informaes( Executive Infomation System EIS) que extraiam informaes de grandes bases de dados (DATAWHEREHOUSE, DATA MART) e transferiam para grficos de fcil compreenso. a maior ameaa das empresas da atualidade o desconhecimento... O Business Intelligence se empenha em eliminar as dvidas e a ignorncia das empresas sobre suas informaes, aproveitando os enormes volumes de dados coletados pelas empresas. Gartner Group. 2.1 O conceito. B = BUSINESS = NEGCIO - Em economia, negcio, referido como um comrcio ou empresa, que administrado por pessoa(s) para captar recursos financeiros para gerar bens e servios, e por consequncia proporciona a circulao de capital giro entre os diversos setores. Em apertada sntese, podemos dizer que, entende-se por negcio toda e qualquer atividade econmica com o objetivo de lucro.. (pt.wikipedia.org/wiki/Negcio) -Entende-se por negcio um empreendimento que visa lucro, no qual os riscos, aps anlise prvia, foram considerados suportveis e proporcionais ao esforo necessrio, aos recursos investidos e ao retorno esperado. Em gesto da qualidade, um negcio um conjunto de processos (meios) destinados a gerar produtos (fins ou sadas) sob a forma de bens e/ou servios, de forma a atender s necessidades dos clientes da organizao (internos e/ou externos. (www.cgimoveis.com.br/logistica/glossario-logistica-letra-n) I = INTELLIGENCE = INTELIGNCIA - A inteligncia pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idias, compreender idias e linguagens e aprender... (pt.wikipedia.org/wiki/Negcio) -Faculdade de pensar, conhecer e compreender; conjunto de funes psquicas superiores. Interaco constantemente activa entre a habilidade herdada e a experincia, que d como resultado que o individuo capaz de adquirir, recordar e usar conhecimentos, de entender conceitos concretos (com o tempo) abstractos, de estabelecer relaes entre objectos, sucesses e ideias, e aplicar e utilizar todo o anterior com o propsito de resolver os problemas de cada dia. (www.animacorpus.net/glossario/)

Com a juno dos dois termos BI e correto afirmar que : A Inteligencia de Negocios (BI), esta ligada a capacidade de pessoas em posies estratgicas (poder de tomar decises e de mudar os rumos), dentro de uma empresa e que esto diretamente ligadas ao negocio interna (estrutura, recursos humanos, financeiros, materiais, etc) ou externamente (estrutura, recursos humanos, financeiros, materiais, etc) 3 Utilizando o BI. O Business Intelligence(BI) faz-se necessrio dentro das empresas, principalmente nesta poca de incertezas e crise financeiras, e tambm no sentido de melhorar as decises e foras competitivas dentro das organizaes. Existem hoje, no mercado, sofisticadas ferramentas de Business Intelligence (BI) que organizam os dados disponveis de modo favorvel fluidez dos negcios. Quando associadas a especializados tipos de software, permitem visualizar de modo grfico e simplificado informaes relativas ao desempenho de setores operacionais e estratgicos, impactos de decises prvias, bem como desvios de rota e indcios de irregularidades promovendo um continuo feedback. As empresas fazem parte do mundo dos negcios e esse visa ao lucro, ao retorno dos capitais investidos no menor tempo possvel. Numa esfera altamente competitiva como esta, as informaes assumem um papel fundamental no sucesso dessa empreitada. Em face a enorme quantidade de informaes que so despejadas sobre ns diariamente, necessitamos de critrios para selecionarmos e organizarmos os dados que nos interessam. As informaes podem ser cruzadas e agrupadas conforme as necessidades e objetivos de quem a manejar, gerando resultados muitas vezes surpreendentes, o BI demonstra ser um eficiente facilitador na tomada de decises, deixando-as coerentes com a realidade e, por conta disso, mais precisas e assertivas. Obtendo essas informaes rapidamente e de forma estruturada, a empresa sair na frente, descobrindo os problemas com seus produtos, possibilitando corrigi-los com maior velocidade, ir saber se seus clientes esto satisfeitos e poder definir novas estratgias para expanso no mercado. Numa economia globalizada e veloz como a nossa, essas tecnologias so um grande diferencial competitivo, e ns j temos vrios casos de sucesso, aplicandoas. O resultado de tudo isso proporciona lucros, quando permite que uma maior quantidade de bens sejam produzidos, uma maior quantidade de clientes sejam atendidos conquistando assim a satisfao e fidelizao para que se possa tomar novas decises e extrategias para a expansao do mercado.

4 Quais as vantagens na utilizao desta ferramenta? Ter o acesso rpido, facilitado e confivel s informaes da organizao sem gerar impacto negativo s suas operaes, ou seja, permitir que os profissionais das reas de negcio tenham acesso a essas informaes sem depender da interveno direta da rea de Tecnologia da Informao. Responder de maneira completa, rpida e segura a algumas questes simples como: Como estamos? Como deveramos estar? Porque estamos assim?

Ou ainda: Quanto capacitamos, produzimos, faturamos, gastamos ou lucramos? qu? Quando? Como? E onde? Aumento da produtividade e identificao e diminuio dos riscos; Acesso s informaes de forma confivel e rpida, para tomada de decises em tempo real; Anlise e investigao de tendncias; Mensurao e rastreamento de indicadores de fatores crticos.

Apontar tendncias e tomar decises eficientes e adequadas em tempo hbil. Corrigir os defeitos e potencializar os acertos, gerando um diferencial competitivo com o Mercado. Conhecer melhor a realidade da Empresa, internamente. Perceber suas relaes com o mercado, tanto interno, quanto externo, melhorando assim, o desempenho da sua atuao e inovaes necessrias ao seu crescimento. Detectar as fraudes, erros e custos excessivos da empresa. Aperfeioar a relao com os clientes. Permitir o direcionamento do capital intelectual da empresa para a execuo das funes mais nobres: o pensar e o agir.
O BI ou Inteligncia Empresarial tem como principal objetivo integrao dos aplicativos e tecnologias para extrair e analisar os dados corporativos de maneira simples, no formato correto e no tempo certo, para que a empresa possa tomar decises melhores e mais rpidas, auxiliando os executivos em seus

negcios. Essa ferramenta tem como capacidade transformar dados em informao, informao em conhecimento e propiciar a descoberta de novos conhecimentos. Gartner Group.

5 As ferramentas. As primeiras ferramentas utilizadas no BI surgiram na dcada de 70, onde a necessidade de uma programao linear elevava o custo de analise e desenvolvimento. Hoje existem inmeras solues em evoluo e uma outra quantidade de ferramentas em em desenvolvimento tornando a tarefa cada vez mais amigveis. Podemos dividir essas ferramentas em duas partes. As ferramentas para BI esto divididas basicamente em duas partes: -Pr fabricadas (engessadas): onde os dados j tem uma definio de modelagem. -Configurveis: possibilitando modelar a forma em que os dados seram modelados e a forma em que sero apresentados os resultados. 5.1 Exemplos de ferramentas de BI: Planilhas eletrnicas; Geradores de queries baseadas em SQL;

Sistemas de apoio deciso (DSS - Decision Support Systems); EIS (Executive Information System); Ferramentas OLAP (Online Analytical Processing); Ferramentas de BAM (Business Activity Monitoring); Ferramentas ETLs (Extract, Transform and Load); Ferramentas de metadados; Ferramentas BPM (Business Performace Monitoring); Ferramentas Data Mining.

5.2 Como Visualizar as informaes?

Tomando como base os Softwares que utilizam as ferramenas OLAP (Online Analytical Processing), podemos visualizar as informaes das seguintes formas: Agilizar o acesso s informaes permitindo a formulao de consultas definidas a qualquer momento com um simples movimento de arrastar e soltar objetos em uma interface grfica; Gerao de alertas por meio de regras de negcio para tomada de deciso (sinalizadores); Anlise prospectiva (Drill-down) e hierarquia; Exportao para Excel, HTML, PDF e e-mail; Gerao de grficos com base no OLAP; Impresso.

Arrastar e soltar

Drill-down

Grfico

PDF

6 Algumas empresas. ATS Solutions Oracle SAP Microsoft Sema NeoTrend ColdWell MedSystem Triscal ValleSistemas Target Solues ArtSoft Systems Relevoarts Mstrategy Cortex (Entre outras) 7 O profissional e o mercado. A IDC Brasil, lder em inteligncia de mercado, consultoria e eventos para as indstrias de Tecnologia da Informao e Telecomunicaes, divulgou no ltimo dia 4 de maio, na conferncia Business Intelligence & Analytics Applications 2010 os resultados do Semiannual Business Intelligence and Analytcs Applications Tracker no Brasil e Amrica Latina. Segundo o estudo, em 2009, o setor investiu US$ 504 milhes na Amrica Latina, e para 2010, a IDC prev crescimento de 12%. S o Brasil investiu US$ 251 milhes. Isso mostra que o cenrio est bastante positivo e que o investimento em BI vem tambm de pequenas e mdias empresas, o que no acontecia antes. Esperamos um crescimento no pas de 14% este ano, declara Samuel Carvalho, analista de mercado de software da IDC. A pesquisa revelou tambm que a grande prioridade de investimento foi no segmento de segurana, seguido pelos sistemas de ERP. Muitas empresas dispem de informaes organizadas, mas tm a necessidade de visualiz-las de uma forma mais dinmica para acompanhar a evoluo de diferentes dados e melhorar o controle sobre vendas, estoque e oramento. a que entra a aplicao nas ferramentas de BI, completa o analista da IDC. Entre os principais fatores que influenciam na disseminao do Business Intelligence pelas empresas esto as ferramentas de uso simples, os sistemas flexveis para processar mudanas facilmente (fontes, mtricas, relatrios, hierarquias) e a definio e controle sobre o significado dos dados.

A pesquisa mostrou tambm quais so os resultados mensurveis que as empresas alcanaram com a implementao da soluo de Business Analytics/Intelligence. Entre eles esto: reduo de custos, melhoria nos processos de negcio, aumento da reteno de clientes, aumento na colaborao de dados, reduo de tempo na gerao de relatrios, melhoria no gerenciamento de riscos, aumento nas vendas, identificao de novas oportunidades de desenvolvimento de produtos, melhoria da governana / compliance e melhoria nos nveis de estoque. Para 2010 so esperados investimentos, principalmente, dos segmentos de finanas, manufatura, varejo, distribuio, governo e sade. (Publicado no site http://www.profissionaisti.com.br) Cresce o mercado para profissionais de BI. J faz algum tempo que BI (Business Intelligence) vem ganhando fora no mercado e, mais do que nunca, as empresas voltam sua ateno no apenas para as informaes operacionais, mas tambm para a questo estratgica, permitindo tomadas de decises com maior preciso e menor risco possvel. Como a maioria das organizaes dependem da anlise de informaes estratgicas para se adequar ao mercado, fidelizar e conquistar novos clientes, monitorar concorrentes, ou adequar produtos ao seu mercado alvo, tm a necessidade de um profissional que tenha facilidade em absorver rapidamente as regras de negcio da empresa, transformando a preciosa fonte de informao que so os dados, em forma de relatrios, indicadores ou grficos, que auxiliem os gestores a tomarem decises rpidas e seguras, com base nas respostas obtidas pelo BI. Seguindo esta tendncia de mercado e atendendo s demandas empresariais, a pesquisa "Tendncias de Investimento em Business Intelligence & Business Performance Management", realizada pelo IDC (International Data Corporation), indica que 38 das 148 empresas analisadas (todas com faturamento acima de 300 milhes de reais) j tm ou esto instalando o sistema e 29 j tm projetos planejados. A grande vantagem em torno destes sistemas que eles no custam para as empresas o quanto custaram os sistemas de gesto empresarial (ERPS), nos quais chegou-se a gastar algumas centenas de milhares de dlares.Estima-se que o mercado de BI deva crescer cerca de 6 anualmente at 2008, segundo a pesquisa. De olho neste mercado esto no s empresas que possuem ferramentas especficas de BI ou BPM (Business Processes Management), e fornecedores de banco de dados, sistemas CRM ou ERP (como Oracle, SAP, Sybase ou Siebel), como tambm profissionais atentos a esse mercado e que pretendem se especializar nas solues de BI disponveis no mercado. O perfil dos profissionais que buscam qualificao em BI, so pessoas que atuam na rea de dados e tem a necessidade de formalizar seus conhecimentos. So na sua maioria, analistas e executivos envolvidos no desenvolvimento de aplicaes para tomada de deciso e datawarehouses, reas de informao, marketing, vendas, administrativa, financeira ou operacional.

Alguns tem a viso distorcida e limitada sobre BI, achando que engloba apenas os conceitos de criao de datawarehouses. Por outro lado, existem profissionais que buscam atuar em outras reas e vem no tratamento da informao executiva uma possibilidade de desenvolvimento profissional. Sem aprofundar muito neste aspecto, est claro que o profissional de BI deve aliar os recursos do banco de dados ao conhecimento do negcio, fazendo com que cada vez mais os produtos de BI deixem de ser uma caixa preta, e se tornem um aliado dos gestores da empresa. Isso faz com que todos os profissionais envolvidos no processo assumam riscos e responsabilidades. No BI tradicional havia a preocupao em levar informaes ao usurio final, no atual, tem-se a preocupao de criar a inteligncia nos processos do negcio. O processo bsico que est por trs de um BI, identificar padres nos dados armazenados, e com base nestes padres possvel propor anlises que possam prever o comportamento de um determinado perfil, seja cliente, produto, perodo, etc. Com isso possvel extrair informaes importantes para a rea financeira, marketing, segurana, dentre outras. Alm disso, espera-se que estes profissionais entendam como inferir resultados e comportamentos destes dados, utilizando modelagem estatstica, inteligncia competitiva, gesto do conhecimento, gesto de projetos, modelos de negcios, EAI (enterprise application integration), alm das ferramentas e conceitos usuais de ETL, DW e OLAP. Nem sempre o mercado de trabalho usa formalmente o termo "analista de BI", mas busca profissionais que tenham capacitao para trabalhar com informao executiva. Mas esses profissionais ainda tm um caminho cheio de desafios a percorrer. Eles devem ter uma carga de conhecimentos significativa, inclusive para saber como contratar empresas especializadas. H ainda muitas dificuldades na implantao e integrao de sistemas de BI, sendo que a maior dificuldade encontrada, a questo da integrao de dados, as aplicaes e a qualidade dos dados. Muitas bases de dados tiveram origem em organizaes diferentes (devido ao grande nmero de fuses e cises de empresas) ou foram criadas a partir de migraes de dados de sistemas antigos. Trabalhar dados com problemas na origem pode ser o Beijo da Morte em BI. Para quem ainda no tem um sistema de BI na empresa, mas pretende implantar, preciso ter em mente que este sistema no pode ser comprado em qualquer loja de informtica. Um BI construdo com base nas caractersticas de cada organizao. Sua evoluo dentro da empresa, depende de sua utilizao e aceitao por parte dos usurios, e o principal objetivo descobrir maneiras diferentes de atuar no mercado e quais as mudanas internas devem ocorrer para atender as novas realidades. Um sistema de BI, ao contrrio dos sistemas transacionais, esto em constante manuteno, pois ao longo do tempo, muitas regras de negcio da empresa podem mudar para atender s expectativas do mercado, e conseqentemente as regras do BI tambm precisam ser ajustadas.

Conhecer mais sobre essa tecnologia permitir a estes profissionais ampliar sua viso sobre o negcio da empresa, propor solues simples, inteligentes e mais confiveis. Isto permitir aos administradores de um sistema BI, maior tranqilidade e segurana para definirem as metas e adotarem diferentes estratgias para a organizao, conseguindo assim visualizarem antes de seus concorrentes novos mercados e oportunidades, atuando de maneiras diferentes conforme o perfil de seus consumidores. (Texto pulbicado no site http://imasters.uol.com.br/artigo/5354/bi/cresce_o_mercado_para_profissio nais_de_bi/) 8 Case. IG Implanta BI. 8.1 Sobre o iG. O iG - Internet Group -, primeiro provedor de acesso totalmente gratuito do Brasil, foi lanado em 9 de janeiro de 2000 e desde ento considerado um grande case de sucesso mundial da internet. Atualmente o iG faz parte do maior grupo de internet da Amrica Latina e considerado a marca de maior recall da internet brasileira. O iG o maior provedor brasileiro, est presente em 1.496 cidades e registra diariamente cerca de 15 mil novas contas de e-mail. 8.2 Quais eram os resultados obtidos pela empresa anteriormente a implementao da ferramenta? As solues utilizadas anteriormente pela companhia encontravamse descentralizadas e apresentavam um grau de detalhamento limitado. Eram relatrios simples, para o atendimento de necessidades pontuais. Embora o banco de dados existente fosse bastante completo, as informaes eram dispersas, os relatrios muito agregados e o detalhamento, quando solicitado, era um processo extremamente demorado, chegando a levar horas. 8.3 Como foi o processo de implementao do BI? Concretizada em tempo recorde, a implementao apresentou resultados expressivos j nos dois primeiros meses. Com apenas oito meses de utilizao, a plataforma de business intelligence da MicroStrategy revolucionou a tomada de deciso no iG, maior portal de acesso ilimitado internet do Pas. O objetivo inicial com a opo pela soluo de BI era centralizar as informaes a serem utilizadas nos relatrios gerenciais, tornando-os fonte nica de dados da companhia.

8.4 Os resultados obtidos: Relatrios com alto nvel de detalhamento: A plataforma nos permitiu aproveitamento muito mais amplo e significativo, graas ao alto nvel de detalhamento das informaes , afirma Dcio Sonohara, CIO do iG. Hoje, as informaes armazenadas no Data Warehouse, com capacidade superior a 1 terabyte, so utilizadas para a extrao de diversos relatrios, disponibilizados de forma rpida e flexvel. Agora, basta um clique para visualizar a informao desejada, declara afirma Cassio Sampaio, gerente de Tecnologia do iG. Alm do aumento da produtividade graas ao excelente aproveitamento das informaes, os relatrios atuais propiciaram o surgimento de novas idias para enriquecer e incrementar o conhecimento dos executivos sobre a performance dos servios e produtos da companhia. Isto porque os relatrios permitem combinaes de dados de diversos modelos. A utilizao do BI facilita a apresentao de relatrios com diversos nveis de agregao. Por exemplo, hoje possvel extrair relatrios de promoes oferecidas aos clientes, considerando a adeso por estado, perfil e at mesmo o grau de abandono, assegura Sampaio. A primeira fase do projeto se constituiu em um estudo do modelo de dados atual e as necessidades emergnciais de implementao de indicadores. Em seguida, foram levantados os riscos de performance devido ao expressivo volume de informaes. Com base no volume de informaes, optou-se por criar uma camada independente do Data Warehouse, dedicada para o acesso MicroStrategy, informa Sampaio. Os primeiros resultados comearam a surgir trs meses depois, aps um intensivo processo de homologao das informaes pelos executivos da companhia, conta Sonohara. A automatizao da execuo de relatrios trouxe grandes benefcios, Alguns exemplos, como relatrios utilizados semanalmente em reunies da diretoria executiva da empresa levavam dias para serem finalizados, enquanto hoje os mesmos so automaticamente gerados, relata Sonohara. Relatrios detalhados Divididos em quatro tipos, os relatrios trazem informaes sobre o comportamento dos usurios no acesso iG, e-mail marketing, CRM e base de assinantes. Todos os relatrios podem ser segmentados por diversas dimenses com velocidade e agilidade. H tambm diversas anlises de crescimento, que trazem dados detalhados sobre mudanas no grau de utilizao dos servios oferecidos pelo provedor. Alguns exemplos de indicadores extrados so: Segmentao dos usurios do acesso iG, por perfil pessoal e regio geogrfica.

Efetividade do envio de E-mail Marketing ndices de audincia dos principais canais de contedo do provedor. ndices de atendimento efetuados pela central de atendimento. Motivos de cancelamento dos produtos oferecidos. Apesar da primeira fase do projeto j estar finalizada, a soluo MicroStrategy se encontra em fase de expanso, atuando em paralelo com as antigas fontes de informaes. Atualmente somente os analistas do iG tm acesso plataforma, afirma Sonohara. A prxima etapa do trabalho converter gradualmente os relatrios em outros formatos para a plataforma MicroStrategy. Com isso, o sistema dever ser usado pela integralidade dos gestores do iG, como ferramenta de acompanhamento do dia-a-dia e tomada de deciso. A empresa acompanha diariamente os resultados e variaes ocorridas. A velocidade com que as mudanas ocorrem na Internet, exige que o acesso a informao esteja disponvel no menor prazo possvel e no iG, isso sempre significa a manh seguinte, comenta Sampaio. A expectativa do iG ampliar a complexidade e qualidade das informaes extradas. Para isso, o portal conta com uma equipe interna com grandes conhecimentos em bases de dados complexas e volumosas. Alm disso, a companhia est investindo na capacitao do pessoal para expandir a utilizao da plataforma Microstrategy. Sobre a MicroStrategy Fundada em 1989, a MicroStrategy lder mundial no mercado de software de Business Intelligence. As 2000 companhias lderes, de acordo com a revista Fortune, esto integrando o poderoso software da MicroStrategy em todas os aspectos de seus negcios. A plataforma de Business Intelligence da MicroStrategy permite transformar dados em insights vitais e adequados, que auxiliam a impulsionar maior eficincia, produtividade, relacionamento com os clientes e gerao de receita. A plataforma de BI da companhia possui funcionalidades excepcionais excelente escalabilidade, anlises poderosas, recursos de consulta e relatrios de uso amigvel e uma extraordinria interface Web. As companhias lderes de todo o mundo esto controlando o custo efetivo de seus bancos de dados de at multiterabytes, habilitando milhares de empregados de todos os nveis operacionais e estendendo o benefcio do BI por toda a corporao, clientes, parceiros e fornecedores. A MicroStrategy possui cerca de 2800 clientes, incluindo Aventis, e-bay, General Motors, Lowes Companies, Pfizer, Sprint, Telecom Italia, US Postal Service, Visa International, Wells Fargo and Yahoo. No Brasil, podem-se citar Banco Central, Serpro, Lojas Marisa, Cotrijal, Escelsa, Petrleo Ipiranga e Po de Aucar, entre outros. A MicroStrategy tambm

mantm relacionamento com mais de 300 parceiros de plataforma e empresas integradores de sistemas e desenvolvedores de aplicaes, incluindo HP,IBM, PeopleSoft, Sun, e Teradata.

9 Concluso. O contedo aqui apresentado mostra que: Corporaes que pretendem agregar valores aos seus produtos, buscando novos clientes e a fidelizao dos j existentes devem buscar solues que permitam estudar o mercado, os clientes e a prpria corporao, gerando assim otimizao de recursos. Fazendo com que a gesto seja feita de forma clara e com objetivos bem definidos, minimizando erros, prevendo possveis falhas e maximizando os processos, tendo como resultado o aumento de sua lucratividade no mercado.

10 Fontes. http://www.profissionaisti.com.br www.baguete.com.br/artigosDetalhes.php?id=341 www.microstrategy.com.br www.timaster.com.br pt.wikipedia.org/wiki/Negcio www.cgimoveis.com http://www.vallesistemas.com.br http://atsolutions.com.br/ www.artsoftsistemas.com.br/ www.vallesistemas.com.br/ br/logistica/glossario-logistica-letra-n http://www.infobras.com.br/portugues/produtos_bi_conceito.asp www.google.com.br http://imasters.uol.com.br/artigo/5354/bi/cresce_o_mercado_para_profissio nais_de_bi/ http://www.profissionaisti.com.br

You might also like