You are on page 1of 1

I

li li
'i

h
11 li
L

F li il
11I
"'-

II
t I
:~!

T
li

'li . 1,
d

lI,
1.

.i.
"

I
i

Mais perto de ns, herdeiros de uma experincia histrica singular, nossos primos do Quebec desenvolvem um ponto de vista original. A existncia do fato quebequiano, colocado em termos de cultura especfica, tanto quanto em termos de dependncia social e econmica, aparece simultaneamente irredutvel e frgil, porque fundado essencialmente sobre uma vontade e uma conscincia. Sensveis a esse fato, os gegrafos do Q!!ebec e.rocuram "discutir . ~os dS uma teoria do campo cultural como e!em~onstitutivo da regio".5 Como as..explicaes que entram na lgica da objetividadeecn~c-,_"ffI!l_ckexpli,caIe1P ROUCO da situao quebequiana, correm o de fOEii~,~'i-~_uina falsa imagem ~d~IA~~ deqyalqu~fOI!lla_rn ..... lrQ "cedutveJ:'.;:::, Qs~ge_grafos d~saI~gi~. redefiniI'~m u-.brdaK~~ ~m novos termos: "U"ma das tarefas da geografia d~~ebeuorp.a-~~_ asgIll.g.$~\ld-aas r'pres~es, ~os val~e~ das igeolQgias Relas qgais se ~_ de--.~ e segt!ndo ...-.- ~- _o.as _._~, quais "_~,,,_, um territrio __ senvolve e adquire forma".6 Temos a uma e'xcelente defirno daquilo que o ponto de vista cultural pode suscitar em geografia . A afirmao de uma certa primazia do cultural reencontrada nos movimentos ecolgicos e regionalistas. Para alm de uma cer..
.'

~i~Z;

ta moda intelectual, a ecologia coloca de maneira nova o problema das relaes do homem com seu ambiente. A dicotomia homem-natureza recusada, o que leva a colocar em questo a prpria noo de "progresso": a de um tempo linear e evolutivo ao fim do qual o homem, tendo imposto suas prprias leis natureza, de alguma maneira venceu-a e domesticou totalmente. O movimento ecolgico funciona em diversos nveis, mas sua coerncia mais profunda consiste numa vontade de situar o homem no seio da natureza, em sua animal idade - essa a verso biolgica e etolgica - e mais fundamentalmente em seu aspecto cultural, o que permite definir uma ecologia cultural que diz respeito, ao mesmo tempo, a gegrafos e antroplogos. Eric Waddell, outro gegrafo do Quebec, assim define o ponto de vista da ecologia cultural:
o homem pr-adaptado ao plano biolgico [...] mas ele deve seu xito (se podemos dizer assim) a sua capacidade cultural. O papel que se atribui cultura aplica-se tanto ao domnio simblico quanto ao domnio material [...]. O sentido que o homem to importante quanto d s coisas torna-se as prprias coisas,"

sobre a aglomerao parisiense realizados pela equipe de Chombart de Lauwe. 'i BLANGER, MareeI. "D,-ela_grng-J.Ap.hiL.,CQID.!Jle culture Ia gographie des cu ltu res". Cahiers de ......., Gographi d Qubec, v. 21, n" 53-4, set./dez. 1977, pp. 117-22, consagrado geografia eu! rural, G BLANGER, IV!., op. eit.

~ igualmente seguidores de um ponto nc vista da ecologia cultural alguns trabalhos <i<;...gegr~fo~ trqpicalist;.as. O de Miche~noit
WADDELL, Eric. "Valeurs religieuses et rapports homme-milieu. Perspectives de I'eologie angloamricaine". Prote, primavera ele 1976, pp. 11-7.
7

------

88

89

You might also like