You are on page 1of 18

Para que a insurreio tenha xito, temos primeiro de nos destruir a ns prprios

Alex Trocchi

Edies Versus Capitalismus


36

Notas

Para que a insurreio tenha xito, temos primeiros de nos destruir a ns prprios
Titulo original: For the insurrection to succeed, we must first destroy ourselves Autor: Alex Trocchi

Edies Versus Capitalismus


Edi.vs.capitalismus@gmail.com

1 Tal como Alexis Grigoropoulos, Michalis Kaltezas tinha 15 anos de idade quando foi morto pela polcia grega com um tiro na nuca a 17 de Novembro de 1985, na celebrao os 12 anos da revolta estudantil grega de 1973. A morte do jovem Michalis gerou um sentimento de revolta que levou a ocupaes de universidades e a contnuos motins na cidade de Atenas. (N.T.) 2 Referncia ao caso de Tarnac em que cerca de vinte pessoas foram detidas naquela vila francesa a 11 de Novembro de 2008, tendo sido imputada a acusao de associao criminosa para preparao de grupo terrorista a nove delas que permaneceram sob custdia, sendo posteriormente libertadas com restries judiciais. (N.T.) 3 Ver tambm Dalakoglou e Vradis em Revolt and Crises in Greece Between a present yet to pass and a future still to come (Oakland, Baltimore, Edimburgo, Londres e Atenas: AK Press & Occupied London, 2011) 4 Para consultar o texto sobre a dissoluo do projecto Flesh Machine, ver http://www.occupiedlondon.org/blog/2010/05/11/289-the-morbid-explosion-ofideology/. 5 Badiou, A. The Communist Hypothesis New Left Review 49, Inverno 2008. 6 Tal como citado em Campbell, M. Sarkozy drops reforms amid fears of riots The Sunday Times, 21 de Dezembro de 2008. 7 Ver Weizman, Eyal The Art of War http://frieze.com/issue/article/the_art_of_war/. 8 Ver a citao de Frederic Jameson sobre o Mil Planaltos de G. Deleuze e F. Guattari. 9 De facto, o protesto na cimeira da UE causou uma marca bem mais duradoura na Grcia devido ciso entre o movimento anarquista insurrecionrio e o movimento mais esquerdista e populista anti-autoritrio. 10 Ver We Are Everywhere, The Irresistible Rise of Global Anticapitalism, http://weareeverywhere.org/. 11 A tradio da clula de guerrilha na Grcia levou as geraes passadas a uma guerra contra os Nazis e contra a junta militar, em vez de levar a uma experincia falhada com a da espectacular Faco do Exrcito Vermelho. 12 Serge, V. What Everyone Should Know About Repression, (1926). http://www.marxists.org/archive/serge/1926/repression/index.htm. 13 Ver http://www.occupiedlondon.org/blog/2010/05/05/an-employee-of-marfin-bankspeaks-on-tonights-tragic-deaths-in-athens/. 14 Bakunin, M. Man, Society and Freedom (1871). 15 Ver em particular Endnotes e Benanav, A. Misery and the Value Form Endnotes (2), 2010. http://endnotes.org.uk/articles/1. 16 Esta lei que no permitia s foras de autoridade a entrada dentro das universidades desde a queda da junta militar em 1974, foi entretanto abolida em Agosto de 2011 pelo partido no poder, o PASOK, com o apoio dos conservadores da Nova Democracia. (N.T.)

Texto retirado do livro Revolt and Crisis in Greece: Between a present yet to pass and a future yet to come editado por Antonis Vradis e Dimitris Dalakoglou (Ak Press & Occupied London 2011) e traduzido do ingls em Maio de 2012.

35

a insurreio significa a difcil transio para uma nova forma de vida para alm do capitalismo e do estado. Essa nova forma de vida deve trazer um novo tipo de metafsica que no esteja baseada numa identidade individual, e essa nova metafsica colectiva que entrevemos quando nos perdemos numa fria, quando nos apaixonamos, quando nos juntamos num motim e precisamente por isso que voltamos a participar em acontecimentos do gnero repetidamente. mesmo possvel que tais sentimentos se estejam a espalhar pelo quotidiano dos cidados do imprio num nvel mais subterrneo. Isso revelado por esta histria real que poderia tambm ser apcrifa:
medida que a crise continua a fazer sentir o seu forte impacto na Grcia, uma revista britnica revelou que os gregos estavam contra todos os princpios de bons cidados! a gastar dinheiro em festas e em presentes absurdamente caros. Quando um jornalista da BBC perguntou a um dos gregos o porqu dele desfrutar tanto no meio de uma crise, este disse que toda a gente merece uma vida bela.

Para que a insurreio tenha xito, temos primeiro de nos destruir a ns prprios
Alex Trocchi
A Sky News teve algumas dificuldades, h cerca de cinco minutos atrs, quando tentaram entrar em directo com uma das suas jornalistas no terreno. Ela parece ter perdido as estribeiras medida que os estudantes que a rodeavam teciam comentrios tais como Senhoras e senhores, a insurreio comeou. - Paul Lewis, cobertura do Guardian dos protestos contra as medidas de austeridade em Londres, 10 de Novembro de 2010.

Outras formas de ter uma vida bela so possveis; vemos sorrisos to bonitos nas caras dos que se lembram da insurreio de Dezembro. A metafsica da civilizao ocidental nasceu em Atenas e l que dever morrer. Que algo mais belo surja no seu despertar.

Estamos rodeados pelas pitorescas runas de todas as ideias explicitamente polticas: escolas onde ningum aprende, famlias privadas de amor, bancos com cofres vazios, exrcitos que s sabem perder guerras e leis que so simplesmente expresses da parania anti-terrorista. Que significa isto para qualquer tipo de poltica nova se que a palavra poltica apropriada? Esta pergunta tem que ser respondida, pois por estranho que possa parecer, a insurreio contra toda a ordem social cada vez mais a nica opo em cima da mesa. Afinal de contas, toda a gente sabe que nada funciona. Para ser realista, um sistema que se encontra entre um esgotamento dos recursos a um nvel global e uma queda global na percentagem dos lucros, no poderia abrir mo de nenhum tipo de exigncia, mesmo que isso fosse para seu interesse. De eleio em triste eleio, as pessoas vo-se despojando dos seus auto-denominados representantes Que se vayan todos! e, no se encontrando a votar por ningum, acabam por votar contra a prpria poltica utilizando a nica dbil expresso poltica que lhes resta, a mesa de voto. A juventude que sabe, como nos mostra o absentismo crescente em cada eleio. Ainda que a poderosa mquina espectacular do imprio nunca venha a admitir a sua prpria ladainha do fracasso um fracasso evidente desde a crise financeira de 2008 , pela primeira vez desde h geraes, da Grcia at mesmo Gr-Bretanha, os jovens do mundo burgus encontram-se a celebrar esta verdade. Todo o aparelho imperial j no se consegue manter compacto a uma larga escala atravs de uma evidncia objectiva ou at de uma f no progresso, mas somente atravs de uma certa mistura de depresso e represso. O fruto amargo do fim da histria a falta de horizontes, mesmo perante o colapso do nosso presente. Que foras

34

ocultas mantm ento este mundo? Invertendo o argumento clssico de Hobbes, somente o medo poder manter a ordem presente, e no existe medo mais aterrador do que o de uma morte precoce. A morte de Alexis Grigoropoulos foi precisamente um tipo de morte precoce necessria para suster um estado falhado, um sacrifcio humano com a pretenso, por parte da polcia, de restaurar o respeito pelos mais velhos por parte de uma cada vez mais inquieta juventude. A polcia grega no inventou esta receita: a frmula do homicdio daqueles que recusam ser assimilados, como forma de sano do estado, tem sido repetida com resultados milagrosos em outros estados mais civilizados. Quando um jovem afro-americano assassinado pela polcia nos Estados Unidos da Amrica, a morte nem sequer mencionada nas ltimas pginas dos jornais a no ser que, de alguma forma, o prprio acto tenha sido gravado e posto a circular na internet, como prprio da sociedade mais espectacular do planeta. No deveria causar espanto que afinal de contas o assassinato policial, como acto de controlo social, chegasse Grcia, como tambm no surpreendente que resultassem em motins, pois tambm se deram intensos tumultos depois da morte de Michalis Kaltezas em 19851. A novidade em relao ao assassinato de Alexis Grigoropoulos foi a de que aquilo que comeou como um motim rapidamente estava em vias de se tornar numa insurreio contra a forma de vida capitalista na sua totalidade, que se generalizou desde os estudantes do secundrio at aos imigrantes na Grcia. Mesmo na altura de Natal, o espectro de uma insurreio assombrou a Europa mais uma vez. Metendo algumas pessoas na priso em Frana2, assassinando um jovem na Grcia, declarando que todos os anarquistas so terroristas todos esses actos do estado so incapazes de refrear a crescente mar da insurreio. Mesmo nos pases mais pacificados tais como a Gr-Bretanha e os Estado Unidos, edifcios so ocupados, manifestantes causam motins, e lgrimas so derramadas por polticos por causa de vidros partidos. E todos eles o sabem, um vidro partido um sinal de desordem e talvez a verdadeira desordem chegue cedo. Por todo o mundo, os anarquistas das geraes anteriores encontram-se intrigados. Porque ser que, depois de uma longa ausncia, o Povo em quem nem sequer estvamos seguros de acreditar que existisse est de volta? Ainda mais intrigante; dois anos depois na Grcia, no mesmo pas que parecia beira do colapso depois da crise financeira, os anarquistas frustraram (pelo menos temporariamente) a sua prpria insurreio depois da morte acidental de trs pessoas no incndio do banco Marfin. Apesar de ser

dispostos a ser os contnuos perdedores da guerra social, mas podem escapar sua identidade para se tornarem os primeiros a serem tocados pelo sentimento comum que se alastra da insurreio, e por isso devem ter a responsabilidade de realizar a sua organizao material reapropriando-se das formas mortas de activismo e dandolhes vida com um contedo insurrecionrio. Os acontecimentos de Dezembro de 2008 foram o primeiro momento de uma processo global insurrecionrio, um processo que poder levar (ou no) anos a desenvolver-se noutros pases ao mesmo nvel da Grcia. Infelizmente era esperado que a insurreio grega no se expandisse alm fronteiras, exceptuando entre alguns anarquista isolados. Pior que isso, depois dos acontecimentos de Maio de 2010 a chama que parecia chispar na Grcia parece ter-se evaporado. Contudo, aquilo que parece ser uma evaporao da insurreio talvez seja s uma deslocao no tempo da insurreio grega dos outros momentos de insurreio global. A contnua intensificao das operaes de pacificao da guerra social j levou a que o tiro sasse pela culatra, medida que as pessoas ficam desempregadas a um nvel global e percebem que cada vez mais difcil evitar a profunda crise existencial do trabalho capitalista, vendo-se assim foradas, devido quebra material do capital, a tomar posio. A hiptese de uma insurreio global a longo prazo atraente dado o declnio da taxa de lucro global do capital e dos seus possveis limites de crescimento. A curto prazo, as insurreies podero tambm irromper da noite para o dia e cada momento insurrecionrio ter o seu prprio carcter. Em 2010 na Frana, os estudantes e a juventude dos subrbios, que viram as suas revoltas separadas em 2005 e 2006 devido s suas identidades, juntaram esforos numa fora comum contra o capital com os trabalhadores em greve, sem que houvesse um movimento anarquista forte fornecendo aces exemplares. Mesmo depois de Maio de 2010, tudo aponta para o facto de o povo grego seja incapaz de tolerar mais cortes de austeridade, e assim a insurreio grega poder voltar com uma ferocidade renovada a qualquer momento. O processo insurrecionrio no deve ficar preso meramente a uma srie de insurreies concretas, evaporando depois de cada um desses momentos terminar, mas deve juntar cada momento concreto visvel num s a nvel global. Poder ser a tarefa da nossa gerao realizar o potencial de todas a insurreies falhadas. Isso significa que a futura insurreio na Grcia deve ir para alm dos limites de 2008: em vez da simples destruio das montras das lojas num tipo de apocalipse impetuoso,

33

milhares de outros ataques. As aces directas so a disseminao e a auto-defesa de uma nova forma de vida e, assim, podem mesmo criar novas relaes sociais mais intensas entre cmplices, seja qual for o nvel de envolvimento. Com cada nova forma de vida vem tambm uma nova metafsica. Essa nova forma de ser tem apenas uma pequena mudana, mas uma que faz toda a diferena. Esse novo tipo de metafsica no um mero idealismo, mas uma nova forma material de existir no mundo. Por exemplo, consideremos uma assembleia num espao pblico para planear uma manifestao. Estar numa reunio luz de uma metafsica capitalista de indivduos isolados leva a que um indivduo que defenda uma aco parea ser bastante corajoso, enquanto que outro individuo que expresse algum receio de que o plano falhe poder ser visto como cobarde. Ao estar numa assembleia atravs da ptica de uma nova metafsica que considere as relaes sociais como fundamento da realidade, uma pessoa poder expressar um tipo de coragem que ressoe entre todos, mas a outra expressa tambm preocupaes e medos igualmente vlidos que todas as pessoas da assembleia sentem mas que tiverem elas prprias receio de articular. Esses fluxos de medo e de coragem passam pela assembleia como ondas, at que ela eventualmente se disperse em individualidades ou se d uma fase de transio para um novo tipo de colectividade, levando articulao de um plano pela assembleia enquanto corpo singular. A prpria aco torna-se uma articulao de um conhecimento colectivo. Se a Itlia dos anos 1970 foi a ltima arfada da revoluo abortada de Maio de 1968, a insurreio de 2008 na Grcia foi algo novo: o primeiro ataque num novo assalto de guerra civil global depois da crise financeira de 2008. O terreno de batalha mudou inevitavelmente. A guerra social no pode ser combatida atravs de meios militares por um partido de vanguarda, mesmo se o partido de vanguarda tem um teor anarquista activista ou niilista em vez de um teor leninista. Ao invs, a guerra social s pode ser combatida se se multiplicarem novas formas de relaes sociais, e isso pode ser feito atravs das amizades que emergem temporariamente num motim ou numa ocupao e que determinam que organizao material necessria para as sustentar at ao ponto em que elas se reproduzam por sua prpria vontade. A guerra social s nos pode atacar quando estamos ss, mas em assembleias abertas ou na privacidade dos nossos quartos, um por um, os cidados solitrios podem ajudar a que se forme o conhecimento colectivo necessrio para defender e espalhar a insurreio. Os anarquistas no tm de continuar a estar

verdade que um acidente desse tipo podia ter facilmente ocorrido em protestos anteriores, o momento em que este acontecimento se deu foi quase trgico a uma escala global histrica (e demasiado conveniente para o estado grego), pois aconteceu precisamente no momento em que o processo insurrecionrio se estava a generalizar at aos trabalhadores gregos. Nos meses que se seguiram a este acontecimento, foi como se o mpeto da crescente insurreio na Grcia tivesse sido derrubado. Poder ser que o que falta nestas alturas no seja j aco, mas um certo conhecimento colectivo que possa tanto ultrapassar o anterior auge da insurreio de 2008, como aceitar o seu nadir de meados de 2010. Ento, para alm da prtica com Molotovs e das barricadas, uma teoria revolucionria colectiva, que possa explicar tanto os conceitos como as aces correntes em termos de um processo insurrecionrio, necessria para que qualquer insurreio evite simplesmente fracassar e morrer. O que significa para ns este termo estranho teoria, um certo debate estratgico entre aqueles nas linhas da frente da guerra social global, a guerra na qual a morte de Alexis foi simplesmente um ataque pelo estado e a insurreio de Dezembro no mais que uma resposta social nica.

Uma teoria da Guerra Social


At ento, as mortes e as sedies tinham sido internas e fragmentrias. Mais tarde, os lderes das faces atacaram-se uns aos outros com grandes exrcitos, de acordo com a conveno da guerra, e os seus pases permaneciam como prmios entre eles... o Senado, temendo que ficassem cercados pela guerra e sem capacidade para se proteger, guarneceu a costa desde Cumas at cidade dos homens libertos, que assim se encontraram pela primeira vez alistados no exrcito devido escassez de soldados. O Senado tambm votou que seria concedida cidadania aos italianos que tivessem aderido sua aliana, que era aquilo que eles mais desejavam. - Apiano, As Guerras Civis

Numa era em que a economia global se encontra to interligada que o primeiro conflito entre estados-nao envolve a demolio das suas fronteiras para o comrcio livre, uma guerra militar escala da Segunda Guerra Mundial simplesmente uma impossibilidade financeira. A guerra militar tradicional encontra-se cada vez mais reduzida periferia do imprio, enquanto que uma guerra de tipo diferente travada bem no centro do imprio. De que se trata este novo tipo de guerra, e ser ela na verdade somente um retorno a uma

32

forma de guerra esquecida? Qual a genealogia da guerra? Historicamente, os gregos reconheciam dois tipos de guerra diferentes, a guerra civil [emfylios] e a guerra social [koinonikos polemos]. A guerra civil, emfylios, a tomada original de posies que junta colectividades opostas. Da perspectiva do estado, a guerra civil pode ser uma guerra no seu interior, tal como a Guerra Civil Inglesa ou a Revoluo Francesa de 1789, mas tambm pode ser uma guerra antes e para alm da existncia do estado, estendendo-se desde as vrias guerra religiosas que se deram antes da formao do estado-nao moderno, at Comuna de Paris em 1871 ou revolta em Oaxaca em 2006. este ltimo tipo de guerra civil que ganha uma maior importncia medida que a forma do estado-nao se mescla com o universalizado estado do imprio. Dentro do imprio, a guerra civil polariza aquilo que normalmente seria um conjunto de cidados uniformizados, forando-os a formar parte dos guerrilheiros ou do prprio imprio. Recordemo-nos de que uma guerra civil d-se entre quaisquer colectividades que possam estar latentes dentro de um estado, e que essas colectividades podero muito bem ser contra-revolucionrias, como nos mostra bastante bem o fenmeno do islamismo poltico no Mdio Oriente. Mesmo na Grcia, medida que a dissoluo do actual estado grego se vai tornando cada vez mais possvel, colectividades fascistas contra-revolucionrias como a Aurora Dourada vo aparecendo, tentando criar uma fortaleza etnicamente limpa em Ayios Panteleimonas3, no muito longe de Exarcheia. Afortunadamente, a primeira guerra civil na Europa desde a crise financeira de 2008 no foi entre um nacionalismo quasi-fascista e um estado neo-liberal (uma possibilidade bem real vislumbrada na revolta de 2008 na Bulgria), mas entre revolucionrios de inspirao anarquista e o estado grego. Assim como nenhum estado-nao individual uma ilha devido sua interligao ao estado global do imprio, tambm a insurreio na Grcia faz naturalmente crescer a possibilidade de uma guerra civil global contra o imprio. O verdadeiro pesadelo do imprio revelado: a aparente anormalidade histrica da guerra civil est sempre presente mesmo dentro daquilo a que se chama a paz da democracia representativa capitalista, e a guerra civil global ir voltar ao palco da histria medida que a prpria imagem da paz rapidamente deslindada no despertar da crise financeira. Enquanto que na era da formao dos estados-nao capitalistas modernos estendendo-se desde a Guerra Civil Americana at

em que todas as ideias polticas esto mortas, nessas assembleias que as perguntas materiais ps-polticas sobre como retirar o controlo da vida ao capital podem ser colocadas: como educar as crianas e tratar dos feridos, como nunca mais voltar a trabalhar num emprego e ainda assim poder ter po e vinho sobre a mesa, como destruir a economia e sobreviver sem ela? Qualquer assembleia aberta no ter todas as respostas; muitas das vezes o conhecimento tcnico necessrio encontra-se noutro lado, por isso a insurreio deve crescer e envolver cada vez mais gente. A assembleia poder ter que ir ao encontro dos trabalhadores desesperados das fbricas, dos camponeses idosos dos campos, dos tcnicos de computadores isolados, dos imigrantes exilados que ainda preservam a sua forma de vida, e deve ganhar a sua cumplicidade perguntando-lhes directamente e honestamente: como podemos ns criar uma nova forma de vida sem o capitalismo? Devido ao asilo das Universidades ocupadas da Grcia16, poder receber ali uma assembleia aberta sobre a insurreio pode ser consideravelmente mais fcil do que em muitos outros pases, mas mesmo noutros pases essas assembleias podem ter lugar. Depois da excitao dos motins terminar, a assembleia aberta e insurrecionria de extrema importncia para que haja uma continuidade. A relao da aco com o crescimento da insurreio complexo. O nvel da tcnica espalha-se idealmente em sintonia com o nvel generalizado da guerra civil, para que no isole a insurreio prematuramente. claro que existe uma tendncia para a clandestinidade medida que a represso ataque formas pblicas de insurreio como manifestaes e assembleias. Contudo, mais importante do que a quantidade de danos causados o aumento do apoio pblico insurreio. Uma das tcticas o enfoque nas aces que podem ser facilmente replicadas, pois isso debilita a relao espectacular entre cidados passivos e insurrecionrios profissionais. Sabemos que na Grcia mesmo alguns estudantes do secundrio conseguem fazer barricadas e lutar contra a bfia na rua. Perigosamente, o poder do espectculo pode mesmo espalhar a insurreio, na medida em que o incndio da rvore de Natal significou em toda a Grcia que a ordem simblica capitalista estava a dissolver-se e algo de novo estava a acontecer. O aspecto importante ento no foi o prprio ataque, mas a questo de se o ataque disseminaria ou no a insurreio em combinao com outras actividades foi o que o ataque rvore de Natal precisamente fez em relao com milhares de cartazes apelando a uma reunio no Politcnico ou noutros lugares para discutir o que fazer depois de

31

herana comum que todos os pais deveriam ensinar aos seus filhos. A coragem de falar numa assembleia no deve ser o ramo de saber de uns poucos anarquistas profissionais (que tendem a dizer sempre o mesmo) mas deve ser uma capacidade partilhada mesmo pela mais singela das pessoas. Existem aqueles que acreditam que de alguma forma a identidade anarquista como ideologia necessria para disseminar a oposio autoridade entre a populao em geral. O que necessrio para disseminar a oposio autoridade no , contudo, uma nova identidade ou um novo livro sobre o porqu da autoridade ser m. A oposio autoridade uma anarquia genuinamente experienciada pode ser disseminada atravs das verdadeiras relaes sociais colectivas que envolvem uma aprendizagem de como estar organizado para que a populao tenha a base material para resistir autoridade. De outra forma a ideologia anarquista continua a ser um puro idealismo, sem capacidade para evitar a dinmicas autoritrias de poder. As assembleias abertas so a base que permite que o contedo insurrecionrio ressoe entre quem esteja suficientemente interessado na sua participao, para assim poder espalhar redes com contedo revolucionrio. triste que a focagem no fogo e nas chamas da Grcia tenha levado muitos observadores alheios a no terem contacto com as assembleias abertas nas Universidade ocupadas, que se espalharam mesmo pelas salas de reunio dos sindicatos e pelas pequenas vilas. As assembleias e as ocupaes de edifcios proporcionam um espao onde novos tipos de relaes sociais podem ser formadas e multiplicadas, para que pessoas anteriormente isoladas e atomizadas possam formar uma fora colectiva. claro, na Argentina assembleias do gnero acabarem por ser cooptadas por autoritrios e esquerdistas. Para prevenir isso, as assembleias insurrecionrias devem ser caracteristicamente diferenciadas de qualquer assembleia auto-proclamada constituinte que crie um novo estado embrionrio, e os seus elementos insurrecionrios mais conscientes devem pr de parte qualquer sinal de colaborao estatal ou de activismo profissional, ainda que se tenha de ter o cuidado de no impor um ponto de vista nico ou pior, uma identidade assembleia. A forma dessas assembleias ser diferente de reunies por consenso de activistas. O consenso pouco importa na maioria dos casos (ainda que, claro, deva ser usado se necessrio); o que importa o desenvolvimento de um sentimento comum e de um espao para debater tcticas e estratgias. Essas assembleias insurrecionrias devem pr novos tipos de questes que possam ir para alm dos protestos de rua. Num tempo

emergncia do estado grego em 1940 a guerra civil principalmente militar, na era do imprio, a guerra civil ganha uma forma mais subtil. A insurreio de Dezembro na Grcia um perfeito exemplo de uma tal guerra civil ps-militarista, em que colectividades anteriormente isoladas, tais como os estudantes, tomaram uma posio em conjunto com os anarquistas e os imigrantes, para formarem uma nova forma de mquina de guerrilha. Este novo tipo de forma revelado at na forma como as guerras civis so extintas pelo estado. Enquanto que guerras civis anteriores, tais como a Comuna de Paris, foram destrudas atravs de um massacre militar, algo mudou depois da Segunda Guerra Mundial. Lembremo-nos de que De Gaulle derrotou a guerra civil de Maio de 68 na Frana ao ordenar polcia que no disparasse um tiro, tendo convocado eleies em vez disso. Deu-se a mesma ocorrncia na Grcia: a represso militar brutal da revolta original do Politcnico reduziu a tolerncia popular junta militar, que foi um dos factores que eventualmente ter levado ao seu colapso em 1974 algo que no foi perdido por Karamanlis. Assim, nas peugadas de De Gaulle, Karamanlis no ordenou uma represso militar tradicional (nem policial) contra a insurreio de Dezembro. Como poder ser que a guerra civil possa agora ser evitada sem represso militar, ordenando apenas detenes contra-terroristas generalizadas e eleies? A resposta poder ser, contudo, um outro tipo de guerra. Koinonikos polemos significa, em grego, guerra social. Koinonikos Polemos diferencia-se de guerra civil, ainda que noutras linguagens exista apenas uma nica palavra para ambos os tipos de guerra, como Burgerskrieg em alemo. Ainda que o termo guerra social seja frequentemente usado pela propaganda anarquista de uma forma negligente e confusa, a histria desse termo revela que um certo conceito poderoso est a ser aplicado, um conceito que nos poder ajudar a compreender uma transformao distinta na forma da guerra desde a Segunda Guerra Mundial. O conceito de guerra social deveria focar directamente o lado repressivo da transio do estadonao localizado para o estado global do imprio pois a funo da contra-insurreio demasiadas vezes ignorada por certos tericos de torre de marfim, mas uma imensa e imediata preocupao para os revolucionrios activos. Em contraste com a guerra civil, que significa o colapso do aparelho de estado, a guerra social a guerra de baixa intensidade do estado contra as relaes sociais da sua prpria populao para assim manter a sua existncia contnua. A guerra social inclui assim a totalidade do quotidiano: estar vivo hoje em dia estar em guerra,

30

nunca dormir devidamente, acordar a horas estranhas para ir trabalhar, estar constantemente rodeado de aparelhos de vigilncia e pela polcia. Uma narrao mais alargada dos vrios sintomas desnecessria. Diferentemente da guerra militar, exigncias de qualquer tipo so fteis: exigncias s fariam sentido na medida em que a guerra social fosse limitada no tempo e no espao, contudo a forma de vida capitalista de hoje em dia abrange o mundo inteiro e imagina que a sua reproduo se expanda pelo futuro ad infinitum. Outra reaco seria alegar a inexistncia da guerra social talvez a opo mais popular. Mais do que em qualquer outro momento da histria, o alvio momentneo que o po e circo oferecem populao da guerra social foi transformado numa indstria a nvel global. Ningum ganha uma guerra fingindo que ela no existe. Ningum sobrevive a uma guerra dessa forma. A guerra ganha-se compreendendo o terreno e agindo em conformidade. Nesse sentido, uma teoria da guerra social ser a nossa arma contra a prpria guerra social, permitindo-nos reconhecer o nosso terreno comum e planear uma estratgia para acabar com este estado de coisas. Historicamente, a guerra social surgiu na mesma altura do prprio conceito de imprio. A primeira vez que a guerra social foi mencionada a guerra entre aliados (socii em latim, tambm denotando companheirismo e, portanto, relacionado com o social em portugus) ocorreu quando a tentativa de transformao da confederao de aliados de Atenas num imprio fracassou. No nos esqueamos, ento, que Atenas, longamente reconhecida como a origem da democracia no Ocidente, foi contudo tambm o primeiro imprio abortado da Europa. Quando Atenas criou uma confederao de cidades-estado durante a sua guerra contra a Prsia, era a primeira entre iguais, a capital proto-imperial da Liga de Delos. A verdadeira inteno de Atenas tornou-se clara para as outras cidades-estado depois dos atenienses terem massacrado os insulares de Milos, que tinham acreditado de boa f que poderiam conservar a sua independncia da Confederao Ateniense. Cada vez mais ameaada pela dominao ateniense, os antigos aliados de Atenas revoltaram-se para preservarem a sua posio de iguais dentro da confederao, quebrando assim a esperana de um imprio ateniense unificado. Contudo, a queda de Atenas destruiu apenas uma possvel materializao de um imprio, no o prprio conceito de imprio. Uma gerao depois, as mesmas ambies reapareceram com o fracassado imprio universal de Alexandre o Grande. Do que Alexandre se apercebeu demasiado tarde, foi que uma guerra militar no suficiente para estabelecer um imprio. Um imprio s pode ser

subjectividade britnica) e com a derrota histrica do movimento dos trabalhadores pela Thatcher. A histria de cada subjectividade prcapitalista deve ser compreendida de forma a que o conceito de insurreio ressoe nos mais amplos crculos possveis, e em vez de olhar para o passado, a insurreio deve criar um novo tipo de subjectividade em que o horizonte uma experincia de anarquia ainda por vir. A insurreio pode e deve ser repensada de uma forma maioritria. Mesmo que seja impossvel destruir a identidade por inteiro, os insurrecionalistas podem abolir a sua identidade de insurrecionrios, actuando de forma a que se dissolvam as fronteiras inerentes a um campo social dividido por identidades, ao invs de permanecerem com a ainda mais isolada subjectividade do anarquista que tem uma crtica da identidade. O tipo de actos que dissolvem qualquer identidade separatista so aqueles desde a propaganda aco directa no dia a dia que mostram que existe um novo tipo de fora colectiva contra a guerra social, uma conspirao aberta onde qualquer pessoa pode participar e formar novas relaes sociais de uma forma significativa. O processo insurrecionrio no a guerra social de alguns anarquistas solitrios condenados a serem uma minoria permanente; a renovao das relaes sociais da humanidade que leva ao fim da guerra social, revelando que todas as relaes so imediatamente sociais ao abolir a mediao da mercadoria. medida que a insurreio se alastre, o sinal do seu sucesso ser o de os revolucionrios se tornarem indiscernveis da populao em geral, a realizao concreta do que mesmo Marx vislumbrou na sua teoria da auto-abolio do proletariado. A revoluo o horizonte para o qual a insurreio avana, caso contrrio todos os actos tornar-se-iam uma mera resistncia a um suposto estado permanente do capitalismo. Em vez de um total abandono do conhecimento colectivo do movimento antiglobalizao, o processo insurrecionrio poder respirar um novo contedo revolucionrio na forma da rede abrindo esse conhecimento a toda a gente mas numa perspectiva insurrecionria. O primeiro passo abrir o armazm do conhecimento tcnico populao em geral, em vez de se partilharem essas tcnicas somente com aqueles que se enquadrem numa qualquer identidade absurda. O acto de criar um cocktail Molotov no deve ser uma tcnica secreta de anarquistas de cimeira, mas uma tcnica conhecida por qualquer estudante. A capacidade de plantar comida e de construir casas no deve estar confinada ao lazer burgus, mas deve fazer parte de uma

29

podem expressar uma verdade que antagonista ao capital, uma verdade que pode irromper numa insurreio. Neste perodo histrico, um internacionalismo homogneo no pode ser maioritrio. A nica verdade abstracta que uma poltica da identidade reflecte a que a massa de subjectividades tem no seu cerne verdades particulares de dominao. Contudo, ter a insurreio de se basear em subjectividades pr-capitalistas? Nessa lgica, no existe esperana para a insurreio entre as formas de vida mais subsumidas em lugares como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha excepo, talvez, dos imigrantes no integrados e das classes baixas permanentes (afro-americanos, minorias clticas, grupos turcos). Pior que isso, o processo insurreccional poderia ser combinado com um tipo de nacionalismo tolo claro que esto a em insurreio, isso que eles fazem na Grcia. Essa mistura no consegue perceber a mais elementar das verdades: o imprio a verdadeira condio universal da catstrofe criada pelo capital. Esta condio comum da catstrofe, trazida pela subsuno de todas as formas de vida ao capital, a verdadeira abstraco que d fundamento unidade entre as diferenas e, assim, fornece um verdadeiro contedo para uma nova Internacional. No sentido de que essa experincia de dominao e destruio comum, ela reduz todas as diferenas a contingncias, ainda que o processo insurreccional deva tomar essas variaes regionais subjectivas em conta. Sendo o capital uma fora histrica ao invs de uma fora transcendental, no surpreendente que o nvel de subsuno varie de regio para regio. Contudo, os insurrecionalistas no devem nem esperar que as foras de subsuno se tornem iguais (o que, mesmo sendo teoricamente possvel, improvvel que acontea devido tanto s foras regressivas como crise) nem que dependam de uma identidade importada. Em vez disso, os insurrecionalistas devem primeiro explorar as condies comuns do stio onde habitam para que descubram como cada subjectividade pr-capitalista expressa uma resistncia particular verdade universal da subsuno capitalista. Isso requer que os revolucionrios tanto afirmem as diferenas nos seus mundos ao nvel das tcticas como se unam globalmente ao nvel da estratgia. Na Grcia, os insurrecionalistas devem estar cuidadosamente sintonizados com os temas da guerra civil e da liberdade total que ressoam por toda uma sociedade que viveu durante centenas de anos sob domnio estrangeiro, enquanto na GrBretanha, os insurrecionalistas devem estar eles prprios sintonizados com a expropriao violenta da terra dos camponeses (e assim com o amor terra e aos animais profundamente inculcado na

criado universalizando uma forma de vida, o que foi tomado por Alexandre de forma literal ao fazer com que os seus soldados gregos casassem com mulheres persas. Mais uma vez, a tentativa dos gregos construrem um imprio foi frustrada pela adeso ao conceito de cidadania como direito de sangue, em vez de haver a compreenso da cidadania como uma forma de vida que envolvesse uma linguagem e costumes independentemente dos seus antepassados. A primeira verdadeira guerra social aconteceu no incio do que foi o primeiro imprio no Ocidente: o Imprio Romano. Antes de se tornar um imprio, Roma era uma pequena cidade-estado sem expresso, construda sobre setes colinas, que estava longe de ter a glria de Atenas ou da Babilnia. Depois de quase terem perdido a sua independncia para os etruscos, os romanos descobriram que a melhor defesa um bom ataque, e assim comearam a longa e sangrenta transformao da Repblica de Roma em Imprio Romano. Os romanos reuniram uma liga de aliados italianos sua volta em troca de uma parte dos prmios das suas guerras. Contudo, secretamente, os romanos determinaram tambm que Roma fosse a primeira entre iguais, e ficaram com as riquezas e as terras acumuladas nas suas conquistas, construindo lentamente grandes plantaes com o emprego de escravos, em vez de parcelarem os despojos entre os homens livres italianos das outras cidades. Os antigos aliados de Roma exigiram ser tratados como iguais e autoproclamaram uma nova repblica conhecida como Itlia com a sua capital em Abruzzo. No digamos que no falta um tom de ironia histria; no G8 em 2009, o novo imprio romano do capitalismo tardio fez o seu encontro mais imperial entre os escombros de uma cidade de Abruzzo devastada por um terramoto.. Aps anos de sangue derramado entre os antigos aliados, Roma surgiu triunfante e concedeu o direito de se tornarem cidados romanos a todos aqueles que no se revoltaram. Atravs deste acto, o imprio romano expandiu a cidadania romana fora de Roma, um processo que logo se espalhou por todo o mundo mediterrneo. Mesmo aqueles que se revoltaram poderiam tornar-se cidados romanos se se submetessem aos ps do pretor romano! Porque foi esta esquecida guerra entre Roma e as outras cidades-estado uma guerra social, em vez de uma guerra militar? Contrariamente guerra militar, em que os vencidos so ou escravizados ou mortos, os romanos criaram uma nova forma de guerra assimtrica em que a guerra foi ganha ao transformar os vencidos em cidados. Que significa pensar a guerra social no como um acontecimento histrico, mas como conceito estratgico? O que pior: morrer numa

28

guerra militar ou tornarmo-nos cidados numa guerra social? Pelo menos o escravo pode sonhar com uma insurreio contra o seu senhor: a insurreio de Spartacus contra os romanos aconteceu pouco depois da guerra social. Parte da estratgia da guerra social a de evitar a inevitvel revolta dos escravos, dos excludos da cidadania com o seu concomitante sistema de direitos. Contudo, ser um cidado adoptar uma forma de vida completamente nova, uma forma de vida alheia que aceite de livre vontade ou atravs do uso da fora: Morte ou cidadania! Em contraste com o conceito grego de cidadania, que assegurava que os brbaros seriam sempre excludos, os romanos reconceberam que a noo do cidado se deveria basear em costumes comuns, lngua comum, estando ligados por uma nica moldura jurdico-legal transformando o estado-nao tnico num extenso imprio, capaz de se expandir por todo o mundo, pelo menos em teoria. Os defensores do imprio querem fazer-nos crer que existem duas fases para a sua expanso, que se do sempre em sucesso: a primeira de conquista e derrame de sangue e a segunda de assimilao pacfica ao imprio dos conquistados enquanto cidados. Isso uma mentira a guerra social mostra-nos que a assimilao de cidados ao imprio apenas um diferente tipo de guerra, uma que toma lugar simultaneamente atravs de formas militares de colonizao visveis e atravs de uma guerra menos visvel s relaes sociais, comeando antes e continuando bem depois de quaisquer operaes militares terem terminado. A guerra social uma guerra entre formas de vida em que a forma de vida vencedora subsume a conquistada. Uma forma de vida no requer definio; existe como a totalidade das condies materiais vividas, que tm como base as relaes sociais que compem o mundo. Encontramo-nos representados por e fazendo parte de tais formas de vida. So mais reais que o prprio conceito de indivduo, pois so algo que simultaneamente une e forma o fundamento para as condies objectivas e para a subjectividade. A subsuno a principal tctica da guerra social, pois atravs dela uma forma de vida pode ser substituda por outra. Uma forma de vida actua como uma configurao de hbitos e como um certo tipo de costume de vida; a subsuno reconfigura esses hbitos e reordena essas diferenas. A guerra social no tem como resultado a destruio dos vencidos: o subsumido no se transforma em cinzas como as vtimas de Hiroshima, mas, ao invs, os derrotados da guerra social so refeitos em nome do interesse da forma de vida dominante, seja em Roma ou no capitalismo tardio. A subsuno foi

um capitalismo ps-moderno avanado. Por isso as relaes sociais encontram-se, na sua grande maioria, intactas; ainda se vem grandes famlias a viver juntas, pessoas a regressar vila de origem da famlia e s ilhas pelo vero, grupos de amigos a crescerem juntos num nico bairro, a igreja Ortodoxa envolvida em estranhos rituais de fogo e alertando contra as corporaes multinacionais que no tm cara. A populao em geral no confia no estado, que legitimamente v, no melhor dos casos, como algo a ser roubado ou destrudo, sendo o capitalismo visto como uma prtica que melhor ser deixada para a famlia ou que individual. No tanto uma metrpole no sentido de Paris ou de Londres; Atenas pode ser considerada uma mega vila num processo de transformao para uma metrpole capitalista adequada, uma incorrigvel amlgama de relaes sociais baseadas na amizade, nas coscuvilhices e na famlia (e por vezes repressiva de uma forma regressiva). Contra Negri, a Grcia no foi transformada numa fbrica social (muito menos o uso do Facebook!), pondo de parte a subjectividade dos gregos como baluarte da resistncia ao capital. O que o assassinato de Alexis em Dezembro fez, foi provocar e mobilizar essa subjectividade pr-capitalista que, tal como qualquer subjectividade pr-capitalista, tem uma noo de dvida de sangue que estranha aos negligentes homicidas e ao sector capitalista. Essa subjectividade pr-capitalista serve como um possvel reservatrio social oculto para uma resistncia contra a subsuno capitalista, mas ser exclusivo da Grcia? Claro que no quanto muito, essas subjectividades estaro submersas por todo o mundo. Devido traio generalizada e destruio de qualquer tipo de poltica anti-capitalista progressiva nas mos do Estalinismo e incapacidade do renovado movimento anarquista das duas ltimas dcadas de escapar sua poltica da identidade minoritria, em tempos de crise a populao em geral recai cada vez mais em subjectividades pr-capitalistas. Algumas delas so os movimentos nacionalistas clssicos ou de uma direita tnica, ainda que muitos deles sejam ligeiramente pela reduo do estado (como o Tea Party nos EUA) ou sejam foras religiosas internacionais (o Islamismo poltico). Outras subjectividades como estas podem ser compatveis com o capital e, assim, so simultaneamente recuperadas como a sua prpria vanguarda. Isso deve ser esperado, pois a falsa dicotomia entre a objectividade e a subjectividade , ela prpria, um produto do capital, e muitos dessas subjectividades pr-capitalistas so, pelo menos em parte, criaes do prprio capitalismo espectacular. A situao de que a subjectividade grega sirva como base para a insurreio, mostra que mesmo essas subjectividades pr-capitalistas

10

27

do desemprego. A aposta feita pela guerra social contra esta massa cada vez maior de desempregados a de que eles podem ser subsumidos como cidados. Ainda assim, existe um ponto de contradio, pois sob o capitalismo a cidadania equiparada tambm ao ser-se trabalhador. Contudo, devido ao facto de no existirem empregos, a guerra social do estado no poder continuar a oferecer a cidadania e os mercados financeiros do capitalismo global no tm outra opo seno dessecar o estado atravs de medidas de austeridade para poderem continuar a ter lucro. medida que o futuro de um crescente desemprego no se encontra em nenhum lugar de forma mais clara do que na Grcia, no surpreendente que o sector da populao mais vulnervel ao desemprego, os jovens, seja o primeiro a juntar-se a uma insurreio. precisamente na escola onde as relaes de produo (a atribuio de empregos) so reproduzidas, mas na Grcia mesmo um recm doutorado que fale meia dzia de lnguas tem sorte se encontrar um trabalho como empregado de mesa. Os segundos a revoltarem-se sero naturalmente os imigrantes, que so sensveis ao desaparecimento mesmo dos trabalhos mais precrios do sub-mundo da economia. Os ltimos a revoltarem-se sero sempre os trabalhadores, cuja identidade e vida se encontra mais fortemente comprometida com reproduo do capitalismo, e que foram os mais beneficiados ao longo dos ltimos anos. Os trabalhadores, os ltimos dos revolucionrios, esto agora a juntar-se insurreio na Grcia, como ficou demonstrado pelo seu comportamento em Maio de 2010, apesar do Partido Comunista ter tentado desesperadamente polici-los. Qual a nascente que faz aumentar o caudal do processo insurrecionrio na Grcia, apesar da guerra social do estado? A resposta bvia para todos aqueles que estiveram no pas: a fonte da insurreio na Grcia provm das numerosas relaes sociais que as pessoas ali tm. Caminha-se pelas ruas de Exarcheia, ou mesmo por uma pequena vila grega, e o que impressiona, em comparao com as ruas das cidades desoladas do Norte da Europa ou do Norte da Amrica, que existem pessoas por todo o lado, conversando, bebendo frapps, a descansar no trabalhando de todo. Na Grcia a vida est interligada em inmeras relaes sociais enriquecedoras, algo quase nico em toda a Europa, fazendo com que as ruas de Atenas permaneam essencialmente um espao social. O que por si s evidente que a fonte da sua fora insurrecionria provm do facto histrico de a Grcia nunca ter passado por um capitalismo industrial e pelo acompanhante processo de subsuno: a maior parte da populao passou directamente de um mundo agrrio para o de

originalmente teorizada por Kant em relao aplicao de conceitos abstractos aos particulares dos diversos mltiplos; alguns conceitos permitem-nos registar mas vermelhas a despeito do facto de que cada ma , num qualquer nvel metafsico, indescritivelmente diferente na tonalidade e na colorao. Algo em Kant ainda soa a verdadeiro, pois a violncia da subsuno destri o particular concreto, reformando a realidade imagem do um universal concreto. Na guerra social, o universal concreto toma a forma do cidado, o ser sem relaes sociais. As nicas relaes permitidas aos cidados so as da dominao do estado, que hoje em dia expandiu o seu poder atravs da dominao baseada na mercadoria. Os particulares so todas as formas de vida que resistem incorporao no aparelho de estado. Para evitar a guerra civil, a cidadania deve ser expandida para subsumir todas as outras formas de vida, o que somente possvel atravs de um novo tipo de guerra que destrua as possibilidades de existirem relaes sociais. Sob o capitalismo tardio, isso alcanado ao consumir constantemente os cidados com trabalho ou isolando as pessoas atravs do medo, artificialmente infundido, que temos dos outros (como feito atravs do alarmismo relativamente raa ou religio). O cidado no somente despojado de todas as relaes sociais atravs da guerra social, como recomposto em relao linguagem, hbitos e inclinaes. Reparem na mania de aprender ingls na Grcia o sinal mais bvio da disseminao do imprio uma linguagem universalizada! A forma de vida romana expandiu-se ao mesmo ritmo que a lngua latina, tal como o ingls se expande por todo o mundo como a nova lngua franca do capital global. A guerra social expande-se mesmo prpria geografia de uma cidade (como compreendeu bastante bem o Baro Haussmann); onde antigamente cada cidade tinha a sua prpria arquitectura, agora o arranha-cus domina como uma forma de vida monstruosa do capitalismo tornada realidade, um tipo de residncia ideal apenas para o capital. No por acidente que cada metrpole se apresente de uma forma assustadoramente similar e que em todo o lado os mesmos cidados miserveis andem loucamente de um lado para o outro devido ao trabalho. Mesmo na Grcia, podemos ver na Rua Ermou a eterna volta das compras na forma de raparigas anorcticas e de homens que estranhamente se parecem a americanos, vagueando por entre vitrinas cheias de mercadorias estreis, no sendo Atenas em nada diferente de outras metrpoles. A vitria na guerra social apenas fica completa quando o cidado sente uma profunda angstia metafsica ao testemunhar a destruio de

26

11

mercadorias e outras violaes de propriedade privada, no estremecendo ao assistir morte de seres vivos. Uma forma de vida pode ser destruda quando as relaes sociais, que compem o seu mundo autnomo, so atacadas e dissolvidas uma por uma, substituindo-as por relaes com imagens e pela dependncia do estado e do capital. Para que as populaes indgenas possam ser transformadas em cidados, o estado deve tambm destruir, de forma estratgica, as relaes entre si (famlias, tribos, amigos) e a sua relao com o mundo natural, substituindo estas relaes primordiais por uma relao completamente imaginria com a ideia de nao e por uma dependncia absoluta do trabalho assalariado. Desta forma, a guerra social do corrente imprio encontra-se num estgio bem mais avanado que a guerra social da poca romana, j que hoje em dia a guerra militar est sempre limitada aos corpos vivos, enquanto que a guerra social tem as relaes sociais como alvo ilimitado. Tendo em conta que o objectivo primordial da guerra social a eliminao de quaisquer relaes sociais que se encontrem fora da dominao, a guerra social inerentemente anti-social. verdade que os gregos inventaram a tragdia, e talvez por isso, mais do que os americanos superficiais, recebam a notcia da morte de um dos seus com uma grande seriedade. Contudo, a sua insurreio reflecte tambm o facto de muitos gregos compreenderem intuitivamente o horizonte que se lhes apresenta para o futuro deste mundo, muito mais do que o mais esclarecido dos activistas. No foi surpresa que Alexis tivesse sido morto pela polcia era a resposta mais previsvel do imprio do capital em face da juventude renegada que recusa tornar-se cidad, mais inclinada a vadiar por Exarcheia entre os excludos. O imprio necessita de tais exemplos, tal como Roma precisou de enforcar os corpos dos escravos rebeldes nas estradas. Longe de ser um acidente, o assassinato policial daqueles que recusam a assimilao da guerra social ir, sem dvidas, tornar-se cada vez mais comum medida que a guerra social se intensificar. Mais uma vez, o que foi surpreendente foi que a consequente insurreio de Dezembro se generalizou para atacar a totalidade da ordem simblica do prprio capitalismo, alcanando o seu auge ao incendiar a maior rvore de Natal da Europa. No foi em relao violncia que os acontecimentos de Dezembro saram do que era normal acontecer nas manifestaes dos anarquistas gregos, j que os cocktails Molotov so vistos com alguma regularidade em grandes manifestaes na Grcia. O que no foi normal, mesmo na Grcia, foi o facto daqueles que se encontram

mas a de como sustent-la. Isso envolve muito mais do que terrorismo espectacular ou imprimir ainda mais cartazes; responder questo da insurreio de forma afirmativa requer que se prove seriamente populao de que essa condio pode sustentar a vida melhor do que o capitalismo. As questes tcnicas e prticas so postas em primeiro plano: como auto-organizar a subsistncia e a produo necessria, como educar as crianas, como construir defesas, como cuidar dos feridos e dos idosos. Noutras palavras, no saber apenas como abrir espao a uma nova forma de vida, mas saber tambm como criar o espao para que uma forma de vida fora do capitalismo se possa reproduzir. Quando a insurreio se dissolve, poder ser porque mesmo depois de se generalizar fora de uma srie de certas identidades concebidas pelo capital (anarquistas, estudantes, imigrantes), a insurreio no conseguiu responder pergunta de como se sustentar a si prpria. Afortunadamente, no ser difcil que a insurreio sustente o mundo melhor que o capitalismo. Ser evidente, da perspectiva das geraes vindouras, que esta a melhor das alturas para a insurreio, j que a reproduo da forma de vida capitalista se encontra em crise. A Grcia ser provavelmente apenas o incio; a crise de 2008 e a subsequente recuperao, mesmo sem a capacidade de gerar emprego, aponta para a possibilidade de o capitalismo se encontrar, ele prprio, numa crise contnua devido sobreacumulao de capital. Simplificando substancialmente, as tecnologias inovadoras, que esto por detrs das fbricas que produzem mercadorias, foram-se acumulando de tal forma por todas as indstrias, que o lucro est a diminuir e a contnua produo de mercadorias reais requer pouco em relao a novos empregos, levando a uma situao paradoxal de uma super-abundncia de mercadorias e uma escassez de emprego, como j foi dito de uma forma mais elegante por outros15. A nica forma de aumentar os lucros passar os investimentos para sectores especulativos na forma de financiamento como foi feito desde 1970, mas impossvel atribuir valor a este tipo de mercadorias especulativas, o que leva a uma crise financeira. O Capital tem, por virtude das suas dinmicas internas num perodo de crise, tanto o momento do seu maior desenvolvimento como do seu fim imanente. Apesar da teimosa insistncia dos polticos de que devem existir empregos no existem empregos nem agora nem existiro no futuro, a cada vez maior sobre-acumulao de capital faz com que at os empregos industriais sejam menos necessrios, e mesmo os trabalhadores encontram-se numa situao em que se vem beira

12

25

revolucionrio com um zelo quase religioso em tempos em que a corrente contra-revolucionria parece tornar as questes de estratgia e de tctica impossveis ento, porque no pedir outro caf e ler outro livro sobre revolues passadas? Em tempos revolucionrios, ser-se revolucionrio requer que nos confrontemos com questes verdadeiramente difceis de estratgia e de tctica com coragem e inteligncia. Se o prprio acto de identificao contra-revolucionrio, o primeiro acto de contedo insurrecional dever ser a desero de uma identidade anarquista sub-cultural e de uma ideologia do insurrecionrio enquanto forma de separao da populao em geral. A pergunta insurrecionria dever transformar-se de Como aumentar a intensidade do ataque? para Como poder aumentar o nmero de pessoas envolvidas no ataque?. Como a primeira manobra da guerra social isolar os indivduos pr-revolucionrios para evitar que formem redes que possam espalhar prticas insurrecionrias entre a populao em geral, os insurrecionrios devem procurar multiplicar as suas relaes sociais. J que a imagem de ser anarquista limita os tipos e espcies de relaes que se podem ter, os insurrecionrios devem procurar ter relaes que se entrecruzem com o terreno de uma sociedade guetizada em identidades. Para dar resposta no contexto da guerra social, a insurreio deve criar e aumentar as relaes sociais em que se baseia. A insurreio poder ter mais simpatias do que suspeitamos. atravs de uma poltica da identidade que o capitalismo evita o seu maior pesadelo: que a maioria da populao deseje destruir o prprio capitalismo. Ser-se revolucionrio acreditar que a ideia de insurreio possa ser maioritria. Ser-se revolucionrio a destruio concreta da dominao do estado e o capital na vida quotidiana da populao no apenas dentro de alguns enclaves anarquistas. A mxima de Bakunin mantm-se to verdadeira hoje como quando foi pela primeira vez expressa, A liberdade de todos essencial para a minha prpria liberdade14. Aquilo que foi verdadeiramente importante na insurreio de Dezembro foi este aspecto maioritrio de que existia uma larga simpatia de uma grande parte da populao grega e de que os grupos que anteriormente estiveram apartados de uma identidade anarquista, como os estudantes e os imigrantes, foram para a rua para atacar a polcia e ocupar espaos. S ento ficou revelado que a anteriormente invencvel polcia e maquinaria do estado era to inflamvel como um tigre de papel. Depois de Dezembro, a questo da insurreio na Grcia tornou-se no a de como comear a insurreio onde, quando e como atacar

fora do meio anarquista terem tambm visado simultaneamente a transformao do quotidiano enquanto atacavam o capital em actos de pura negao. Nesse sentido, a insurreio uma ruptura com as anteriores formas de protesto que surgiram durante os ltimos dez anos mesmo na Grcia: a primeira batalha de uma nova sequncia na guerra civil global.

Os Limites da Identidade Anarquista


Desde 1969, o espectculo, para que ainda fosse credvel, teve de atribuir aos seus inimigos aces incrveis, e para que ainda fosse aceite, teve de dar aos proletrios o crdito de aces inaceitveis e, assim, assegurar publicidade suficiente para que as pessoas que se deixam amedrontar escolham sempre o mal menor, nomeadamente, o presente estado de coisas. - Gianfranco Sanguinetti, Do terrorismo e do estado

Uma hiptese que tem sido avanada para que a insurreio de Dezembro tivesse tanto poder foi a incrvel fora do movimento anarquista. Deve ser dado crdito aos anarquistas gregos, j que foi a sua rpida resposta que estimulou os acontecimentos na noite em que Alexis morreu. Para alm disso, as capacidades tcticas do movimento anarquista difundiram-se por outros sectores da populao, como o caso dos estudantes e dos imigrantes. Contudo, em retrospectiva, a insurreio de Dezembro foi tanto o apogeu como o limite do movimento insurrecionrio anarquista na Grcia. Aquilo que no tido em conta quando se ventila a hiptese de dar todo o crdito aos incrveis anarquistas gregos a sua paralisao subsequente. No aniversrio de Dezembro em 2009, quando os estudantes tomavam mais uma vez as ruas em Atenas, muitos dos anarquistas permaneceram rodeados pela polcia e isolados nas suas okupas o exemplo mais visvel foi o assalto ao espao anarquista Resalto em Keratsini, Pireu. Durante a greve geral de Maio de 2010, que quase levou tomada de edifcios governamentais, um grupo de anarquistas incendiou um banco, matando acidentalmente os trs empregados bancrios que se encontravam dentro. Este acontecimento foi o rastilho para o estado e os meios de comunicao e foi usado com grande eficcia para quase abortar o que aparentemente poderia ser uma insurreio a maior escala contra as medidas de austeridade que estavam a ser impostas na Grcia pelo FMI e pela UE. Ainda que seja verdade haver uma grande probabilidade de que muitas pessoas muito mais do que trs possam morrer durante uma insurreio, e que foi quase por pura

24

13

sorte que algo assim no ocorreu anteriormente, as mortes de Maio de 2010 levaram a uma forte desmoralizao e a lutas internas, incluindo o afastamento de muitas das vozes mais inteligentes, como o caso dos membros do jornal Flesh Machine4. Apesar dos revolucionrios nunca deverem atacar de m f outros revolucionrios que com coragem se pem na linha da frente, ningum deveria estar acima de uma anlise e crtica por parte de companheiros que esto envolvidos na mesma luta. Evitar a anlise e a crtica levaria os anarquistas ao mesmo tipo de cegueira ideolgica que impediu que muitos comunistas criticassem Estaline (o que, escandalosamente, muitos comunistas autoritrios na Grcia ainda recusam fazer). A anlise um sinal de fidelidade insurreio e a crtica ser honesto com as nossas irms e os nossos irmos insurgentes. No queremos atribuir culpas, como se fossemos colaboradores do estado. bvio que as mortes foram causadas tanto por uma falta de cuidado por parte dos insurrecionrios como por uma lgica do capital distorcida que fez com que o patro exigisse que eles estivessem a trabalhar no dia de uma greve geral. Em vez disso, queremos compreender porque que as consequncias desse acontecimento poderiam facilmente ter frustrado uma insurreio popular em crescendo. Uma possibilidade a de que houve o ressurgimento de um certo tipo de identidade anarquista na Grcia depois de Dezembro que levou a um culto por parte dos anarquistas dos ataques militaristas feitos de forma negligente, o que por sua vez levou a que o estado e os meios de comunicao isolassem os anarquistas do resto da populao em geral. A nossa contra-hiptese a de que a identidade anarquista tal como foi desenvolvida na Europa Ocidental e na Amrica do Norte desde 1980 e que teve uma influncia crescente na Grcia estruturalmente contra-revolucionria. Se isso verdade, mesmo que o primeiro passo da insurreio seja comeado por insurrecionrios, para que ele seja completado os prprios insurrecionrios devem destruir a sua identidade de insurrecionrios para que a insurreio se generalize. No seguimento de Badiou, vemos que a sequncia de insurreies na Europa moderna tem incio com a Comuna de Paris, que expressou em poucos dias a capacidade que as pessoas tm de autoorganizarem as suas vidas sem a acumulao de capital ou a dominao do estado5. Contudo, a Comuna de Paris existiu durante pouco tempo, j que no teve a capacidade de se defender da guerra militar inevitvel que a massacrou. O fracasso desta forma resultou em trinta anos de sucessivas contra-insurreies, at que os

anarquista separatista na Grcia que levou a que os acontecimentos na Grcia fossem um sucesso, na medida em que diversos sectores da populao, anteriormente divididos, se juntaram. No limite de cada insurreio, a identidade dos insurrecionrios deve ver destruda ou tornar-se- um obstculo para a prpria insurreio. bem melhor os insurrecionrios destrurem a sua identidade do que serem fisicamente presos ou mortos pelo aparelho de estado.

A ltima oportunidade para salvar a insurreio na Grcia


O fogo tempo fsico, uma agitao absoluta, uma desintegrao absoluta da existncia, a extino do outro, mas tambm de si mesmo; por isso podemos compreender como Heraclito, procedendo a partir da sua determinao fundamental, podia de uma forma bastante lgica chamar de fogo noo de processo. Posteriormente fez com que esse fogo se tornasse um processo real; porque a sua realidade em si mesma todo o processo, os momentos tornaram-se concretamente determinados. O fogo, enquanto metamorfose das coisas corpreas, a transformao e a exalao do determinado; Heraclito usou para esse processo uma palavra em particular evaporao (anaqumiasis) mas mais exactamente transio. - G. W. F. Hegel, Lies sobre Filosofia da Histria

A lio de Maio de 2010 deve ser clara: a Grcia no pode repetir os anos 1970 em Itlia. Repetir a histria devido a um certo tipo de falta de criatividade trairia a verdadeira potencialidade dos acontecimentos de Dezembro. Em contraste com aquilo que esperamos que seja o incio de um novo ciclo de lutas na Grcia, Itlia foi a ltima irrupo de um 1968 moribundo, uma exploso particularmente forte devido a uma certa falha da subsuno num desenvolvimento industrial bastante peculiar do pas. Em direco a um certo declnio no final dos anos 1970, o movimento italiano tambm teve grupos de guerrilha armada e adoptou um certo tipo de ideologia operria que j estava historicamente fora de prazo. Talvez seja ainda menos surpreendente que alguns dos seus tericos, como Negri, venham a ser mais tarde algumas das principais vozes do movimento anti-globalizao, j que este movimento era estruturalmente parecido com o dos activistas de 1968. Devemos ir alm de 1968 e de Seattle 1999, e os acontecimentos de Dezembro na Grcia abrem-nos um caminho para um contedo autenticamente insurrecionrio capaz de dar mpeto s formas promovidas na ltima dcada pelo movimento anti-globalizao. fcil ser-se

14

23

sempre foi a melhor amiga da polcia, a polcia teve a desculpa perfeita para isolar e eliminar os anarquistas na Grcia12. A combinao dos grupos anarquistas de luta armada com um certo niilismo anti-social imprudente, permitiu que fossem pintados pelo estado e pelos meios de comunicao como um tipo de monstros espectaculares, que com as suas aces incrveis poderiam at ter como alvo a mais comum das pessoas. Isso contradiz a eficcia das aces de rua do tipo bate e foge que durante anos no correram mal e os prprios alvos reais (bancos, polticos, polcia) que eram normalmente os alvos dos grupos de luta armada. Contudo, foi difcil para muitos cidados fazer uma distino entre a realidade e o espectculo, e as tendncias anti-sociais dos anarquistas impediram que a verdade sobre a insurreio que incluir uma certa responsabilidade pela imprudncia e a tomada de quaisquer medidas apropriadas para a prevenir no futuro fosse comunicada a antigos aliados durante o momento crtico em Maio. Isso levou ao isolamento dos anarquistas e a um repensar sobre a insurreio, apesar do facto de mesmo alguns dos seus companheiros de profisso terem compreendido que foi a ameaa do despedimento que levou a que os empregados permanecessem no banco durante a greve, sendo o banco responsvel pelo menos em parte pelas mortes13. A guerra social do estado contra a populao em geral demonstrada pelo corrente estado de coisas, mas a declarao da guerra social pelos anarquistas contra a populao em geral suicida. O cerne do problema a prpria identidade, no o anarquismo. Em vez de se criar uma fora colectiva real baseada na experincia partilhada, a poltica da identidade cria colectivos imaginrios que so facilmente manipulados pelo capitalismo como forma de dividir e conquistar potenciais revolucionrios. Do ponto de vista do estado e do capital, a identidade deve ser encorajada na medida em que se possa catalogar algum como diferente e, assim, possa ser capaz de ser descoberto e isolado pela guerra social do estado. Desde que cada grupo os negros, os anarquistas, os muulmanos, os judeus, as guerrilhas armadas possa ser isolado em termos de identidade, pode ser destrudo. As aces anarquistas depois da morte de Alexis explodiram precisamente porque muitos jovens nas escolas secundrias gregas podiam identificar-se com Alexis e muitos imigrantes podiam identificar-se com o dio ao capital e polcia demonstrado pela juventude. Se os anarquistas tivessem sido um elemento completamente isolado da populao, talvez o assassinato de Alexis no tivesse sido notado por aqueles que se encontram fora dos seus meios. Foi precisamente a ausncia de uma identidade

revolucionrios adoptaram a forma do partido leninista que, por sua vez, adoptou a forma da fbrica fordista uma disciplina e hierarquia rgidas para a revoluo, para assim criar uma exrcito revolucionrio que pudesse opor-se contra-ofensiva capitalista (e flo, depois da insurreio na Rssia). Ainda que a forma do partido leninista pudesse defender uma insurreio, a sua centralizao no conseguiu abolir as relaes de dominao, levando ao pior de todos os mundos: os activistas revolucionrios profissionais usaram o comunismo como tentativa de intensificar o capitalismo em sociedades pr-industriais. Depois de dcadas de mais contra-insurreies, o Maio de 1968 identificou o cerne do problema que Lenine no conseguiu compreender o de o capitalismo se basear em relaes sociais e no simplesmente em dominao militar. Contudo, a insurreio abortada de Maio de 1968 no conseguiu encontrar uma nova forma fora do partido leninista e, assim, foi incapaz de se generalizar num processo insurrecionrio a nvel global. Focando-se nas relaes sociais, mas sendo incapaz de compreender o novo posicionamento histrico do capital e do estado, os movimentos do Maio de 68 s conseguiram articular a necessidade de uma revoluo nas relaes sociais em termos do reconhecimento das diferenas na dominao, em vez reconhecerem as suas semelhanas. Isso levou a que esses movimentos cassem numa identidade poltica cada vez mais esquizofrnica, que foi em ltima anlise apenas compatvel com mais subsunes atravs da criao de novos mercados com base na identidade. Ainda assim, a memria de que poderia ter sido de outra forma ainda assombra o estado. No por acaso que Sarkozy afirmou, em resposta insurreio de Dezembro na Grcia, que No queremos um Maio de 68 europeu no meio do Natal6. No ltimo ciclo de lutas, o movimento anti-globalizao desenvolveu finalmente uma alternativa ao partido leninista atravs da forma de organizao em rede, mas foi incapaz de ir mais alm no desenvolvimento de contedo revolucionrio, ficando ao invs presa poltica da identidade de 1968. Em contraste com a tradio revolucionria de anarquistas como Bakunin, o anarquismo como identidade contra-cultural especfica um fenmeno relativamente novo que se desenvolveu depois de 1968, ainda que os seus traos possam ser encontrados em movimentos histricos como o caso dos niilistas da Rssia pr-revolucionria e do moralismo da revoluo espanhola. Na sua forma actual, a identidade anarquista como o encapuzado de preto provm na forma de vestir, pelo menos dos autnomos alemes. Os autnomos

22

15

comearam por aparecer na Alemanha no final dos anos setenta; a sua luta de rua era uma rejeio consciente da postura tctica de grupos de guerrilha armados como o caso da Faco do Exrcito Vermelho. Esta nova gerao (que era chamada de Black Bloc, primeiro pelos meios de comunicao e depois pelos prprios) compreende-se melhor como revolucionrios descontentes no em particular com a sua explorao nos seus locais de trabalho (contra a viso tradicional do marxismo), mas com a subsuno capitalista do seu prprio quotidiano. Isso aponta para o facto de que a forma mais elementar de resistncia dessa gerao foi a cultural: a inverso brbara da moralidade burguesa conhecida como o punk. A tradio de vestir de preto aconteceu quase por acidente, ainda que as vantagens tcticas de permanecer annimo fossem to bvias para todos, sendo repetidas com sucesso. Esta identidade anarquista sub-cultural foi globalizada com o aumento das manifestaes contra-cimeiras no virar do milnio. Contudo, apesar de se dever dar a esta identidade anarquista o devido crdito de terem ajudado a revigorar uma trajectria explicitamente anti-capitalista nos protestos de rua, a identidade anarquista nunca se conseguiu dissociar por inteiro do ainda mais confuso movimento reformista anti-globalizao, como exemplificado nas pretenses explicitamente sociais-democratas de Naomi Klein e Ya Basta!. Isso acontece devido dissoluo do movimento proletrio anarco-insurrecionrio na Europa e nos Estados Unidos depois das derrotas esmagadoras como foram as do Industrial Workers of the World e a da Guerra Civil de Espanha, que levaram a um verdadeiro apagamento da tradio revolucionria anarquista. Assim, os novos anarquistas dos anos 1990 acabaram por retornar quase infantilmente a um tipo de democracia radical e a um federalismo inspirado por Proudhon, apesar do facto de tais ideologias serem um antema para os anarquistas revolucionrios de geraes anteriores, que aprenderam bastante bem os fracassos tericos e prticos de tais becos sem sada. Embora no existam dvidas de que o movimento anti-globalizao levou a um desenvolvimento de tcnicas valioso e a um internacionalismo renovado, o movimento anti-globalizao era mais um movimento pequeno-burgus para reformar o imprio numa democracia global do que um movimento explicitamente insurrecionrio. Os anarquistas eram ou marginalizados como um tipo de elemento fora do controlo ou caam num tipo de postura democrtica radical confusa, como foi testemunhado atravs do fetiche de muitos anarquistas por

realidade do declnio do capitalismo e com a consequente incapacidade deste mundo lhe satisfazer os seus desejos, um certo individualismo niilista produzido. Como foi provado pela histria de que o projecto Iluminista criou somente em pesadelos entre outras coisas, a nica opo que resta para indivduos genuinamente livres a de exercerem a sua liberdade destruindo a totalidade do mundo, apesar do facto de as suas prprias categorias de pensamento estarem subsumidas pelo capital. A totalidade da fora revolucionria social e colectiva deslocada para o indivduo, que de forma pouco surpreendente, apresenta os inevitveis sinais de stress e de desgaste j que no consegue derrotar individualmente a dominao social sistemtica do capital. Numa desesperao honesta, o sinal de uma verdadeira devoo causa torna-se a intensidade do ataque, nada mais. A insurreio reduz-se a uma srie de aces, onde aplicada a mesma quantidade lgica do consumo de mercadorias ao nmero e ferocidade dos seus ataques individuais. Negar o capitalismo atravs de actos de destruio o primeiro passo, mas ir para alm do capitalismo requer novas fundaes metafsicas para as relaes sociais fora daquelas que so as do indivduo e dos seus desejos. Este niilismo anti-social tornou-se, infelizmente, uma componente cada vez maior da identidade anarquista na Grcia. Esquecendo as suas origens como ferramenta do Imprio, a guerra social apontada pelos prprios anarquistas queles que no partilhem a sua identidade. Os anarquistas podem assim de boa conscincia declarar guerra contra quem quer que esteja envolvido no capitalismo, espelhando a indeterminao do ataque da polcia. Embora exista alguma verdade no facto de todos os cidados serem cmplices dentro do capital global, tambm os prprios anarquistas o so, j que existem tanto dentro como contra o capitalismo. No somente porque os anarquistas se encontram a lutar a guerra social de uma forma errada, mas porque se envolvem na guerra social com o objectivo de transformar outros em anarquistas como eles prprios. Levado ao extremo do absurdo, devero as pessoas ser mortas por no se vestirem de negro, comerem tipos de comida erradas e no serem amigas das pessoas certas? De uma forma mais realista, a tomada de posio dos anarquistas por uma guerra social indiscriminada, faz com que se concebam a si prprios como uma permanente minoria sempre a perder a guerra contra o resto da sociedade, nunca capazes de realmente conseguirem alcanar uma revoluo em larga escala. Assim, quando os acontecimentos de Maio de 2010 confirmaram a mxima de Victor Serge de que a imprudncia dos revolucionrios

16

21

We Are Everywhere10, o movimento anti-globalizao parecia estar em todo o lado menos na Grcia, ainda que o maior movimento anarquista da Europa se encontre na Grcia. Atrados pelas imagens dos polcias em fogo e das ruas destrudas, anarquistas de todo o mundo aparecerem como rebanhos na Grcia depois de Dezembro de 2008. Embora esta solidariedade faa parte de uma longa e honrvel tradio exemplificada tambm pelas Brigadas Internacionais na Guerra Civil de Espanha, os anarquistas de fora da Grcia tambm levaram com eles um grande nfase dado a uma identidade anarquista. Quando a insurreio falhou na sua tentativa de se generalizar numa revoluo em larga escala depois de Dezembro, em vez de se analisarem estrategicamente que tcticas poderiam sustentar a insurreio, faces de tendncia anarquista na Grcia recuaram para uma poltica anti-social baseada na identidade, culpando talvez inconscientemente a populao em geral por no terem a coragem de se levantaram. Alguns anarquistas decidiram tambm que a quantidade decrescente de ataques poderia ser de alguma forma compensada pelo aumento da sua intensidade, e, nesse sentido, houve um revivalismo distintamente anarquista da longa tradio de luta de guerrilha na Grcia11. Isso levou, depois de Dezembro, a um aumento da actividade por antigos grupos anarquistas armados com uma orientao social como o Luta Revolucionria, e formao de novos grupos anarquistas de guerrilha armada como a Conspirao das Clulas do Fogo, com um esprito mais anti-social e individualista. Assim, ao passo que a identidade anarquista reaparecia especificamente na Alemanha como rejeio da forma da guerrilha armada, na Grcia o contedo da identidade anarquista e a forma da guerrilha armada eram mais compatveis. Embora existam razes histricas claras que marcam a diferena entre a experincia da clula de guerrilha grega e alem, existem tambm razes metafsicas que ligam o niilismo com a luta armada. Talvez a identidade anarquista do indivduo livre apesar de uma rejeio superficial do capitalismo seja ao mesmo tempo o momento mais refinado de uma metafsica burguesa. O anarquista s livre na medida em que rejeita qualquer fora que possa interferir com os seus desejos. Expressado de forma positiva, este conceito do indivduo levou ao projecto Iluminista dos direitos humanos, da democracia e da liberdade. Foi prometido ao indivduo a satisfao dos seus crescentes desejos pelo capitalismo, que por sua vez so definidos por este e definem a liberdade absoluta do indivduo. Quando este conto de fadas se confronta com a dura

um consenso formal, mesmo quando tal consenso punha o Black Bloc margem do movimento. Faamos um discurso fnebre honesto pela identidade anarquista e pelo movimento anti-globalizao da qual esta surgiu. Em poucos e preciosos anos, a forma das redes promovidas pelo movimento antiglobalizao foi capaz de produzir um novo tipo de organizao descentralizada que deixou o poder do estado e do capital desarmados, uma resposta a um partido leninista para o sculo XXI. Foi como se uma nova Internacional tivesse surgido do nada. Contudo, sero as redes revolucionrias somente devido sua forma? Se de alguma forma as redes so de facto sempre estruturalmente revolucionrias, que curioso acordo se d entre as empresas de marketing de Silicon Valley e a teoria autonomista! A nossa segunda hiptese que o absurdo resulta de uma confuso fundamental entre o contedo e a forma, algo que deve ser resolvido para que a insurreio progrida. O movimento anti-globalizao promoveu uma nova forma, mas fracassou no contedo revolucionrio que lhe deu. Do ponto de vista dos escravizados pela forma da fbrica fordista centralizada, a forma em rede anrquica pareceu ser inerentemente revolucionria, talvez at mesmo anti-capitalista. Em retrospectiva, o que bvio que foi dado o contedo do capital forma em rede. Logo aps o movimento anti-globalizao ter tomado uma posio central, outros grupos com um contedo tudo menos revolucionrio tambm comearam a formar redes. A polcia criou grupos de afinidade e empresas como a Google organizavam-se de uma forma descentralizada. Quando os elementos polticos reaccionrios do Islo tambm adoptaram a forma em rede, num s dia as ondas de choque causadas pelos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001 destruram a fora do movimento anti-globalizao. Hoje em dia, a situao tornou-se ainda mais desconcertante. Inventado pelo Indymedia, o contedo digital gerado pelo utilizador tornou-se o corao da produo capitalista. Cada vez mais jovens pertencem a redes sociais digitais como o Facebook que usado como uma coleco de tesouros pela polcia e pela vigilncia. Tendo em conta que os estrategas militares israelitas lem Deleuze7, no podemos deixar de concordar com Fredric Jameson de que existe algo em relao a Deleuze que de forma estranha ressoa ao capitalismo contemporneo8. Formas como as redes (ou as hierarquias) so mtodos de organizao, mas o seu contedo so as intenes que enchem a forma. Embora no possa existir contedo sem forma e forma sem contedo, ambas no andam necessariamente de mo dada, podendo

20

17

at estar temporariamente deslocadas. Cada poca histrica tem os seus prprios limites, por isso a determinao do contedo revolucionrio requer uma anlise histrica. O que foi revolucionrio em So Petersburgo em 1909 ou em Seattle em 1999 poder no ser revolucionrio na Grcia em 2009. Se formos capazes de pensar o capitalismo como uma forma de vida particular, qualquer contedo ser revolucionrio na medida em que procure abolir por completo essa forma de vida, substituindo-a por uma nova forma de vida em que no existam trocas monetrias ou dominao. Por seu turno, uma insurreio um acontecimento concreto que, num grau maior ou menor, expressa a emergncia dessa nova forma de vida e nega o poder do capital e do estado. A identidade como tal forma-se quando a imagem de uma forma de vida subjuga as possveis relaes sociais, por isso mesmo a proliferao de uma poltica e de uma sub-cultura baseada na identidade simplesmente uma outra forma da sociedade espectacular. No dever ser ento surpreendente que mesmo medida que a f no capitalismo neo-liberal se vai desmoronando, uma poltica baseada na identidade permanea mais forte do que nunca, pois mesmo os auto-proclamados revolucionrios se encontram presos a uma poltica baseada em imagens. Porque ser to difcil acabar com o jugo de uma poltica baseada em imagens? Poder ser porque as relaes sociais do cidado sob o capital tenham sido quase extintas, e assim o cidado precisa da imagem das relaes sociais uma identidade para evitar um esgotamento completo? Os cidados expressam-se apenas atravs de um pastiche de identidades cambiantes: o nacionalista, a feminista, o punk, a hippie, o homossexual, a louca pelo exerccio fsico, o fantico pela fico cientfica, a pessoa que redescobre as suas razes tnicas. Uma vez que a subsuno quase retirou a cada um de ns qualquer capacidade de nos atermos nossa prpria presena, as identidades vo e vm, no afligindo muito mais do que uma paixo passageira ou do que os valores da bolsa. Essas identidades so assim, na sua essncia, apenas novas marcas de cidadania na guerra social, as tcnicas mais avanadas da subsuno at hoje. Pode-se ser um cidado ao mesmo tempo que se mantm a prpria individualidade e um estilo nico. Embora o movimento anti-globalizao tenha criado novas formas de organizao, o seu contedo era ainda refm de uma poltica da identidade. Quando os anarquistas reemergiram no movimento antiglobalizao, o seu contedo insurrecionrio foi tambm castrado por uma incapacidade de suplantar a imagem de se ser um anarquista. Em vez de se focarem de facto em criarem relaes sociais sem

dominao ou troca e de criarem estratgias sobre como essas relaes poderiam ser cultivadas para gerar um processo insurrecionrio capaz de levar revoluo, os anarquistas identificaram-se com um tipo particular de imagem dado pelo modo de vestir e pela msica, criando tambm tabus pr-definidos sobre o comer e o consumo. Por exemplo, em Berlim algum pode ir de bar anarquista em bar anarquista durante meses vivendo e comendo apenas com outros veganos vestidos de preto nunca saindo dessa bolha. Um dos aspectos mais refrescantes da Grcia at recentemente foi a relativa falta de uma identidade anarquista. No se poderia identificar um anarquista a dar um gole num caf frapp nas ruas de Atenas com facilidade. Ainda que por vezes fossem vagamente contra-culturais, os anarquistas na Grcia no eram identificados facilmente atravs da maneira de vestir ou de ser, ao contrrio de pases como os Estados Unidos ou a Alemanha onde se desenvolveu um uniforme de anarquista verdadeiro. Isolados linguisticamente e geograficamente do continente europeu, os anarquistas na Grcia permaneceram tambm isolados de uma poltica da identidade que foi integrada no anarquismo noutros lugares, permanecendo o anarquismo grego leal a um conceito de revoluo que ainda significava o derrube do estado. Existem diversos factores responsveis por essa divergncia relativamente identidade poltica anarquista predominante, indo desde a geografia nica dos Balcs at a uma memria ainda viva da junta militar por parte das geraes mais velhas na Grcia. Embora muitos anarquistas gregos tenham viajado e tenham participado nos protestos das cimeiras que mais abalaram a Europa, fizeram-no da mesma forma como o faziam na Grcia, incluindo os cocktails Molotov se possvel. Apesar da parania bastante irritante dos Negriistas de que o Black Bloc estava completamente composto por fascistas e polcias em Gnova, o plano cuidadosamente delineado pelo Ya Basta! foi pelo menos parcialmente interrompido por anarquistas gregos que no queriam saber desse tipo de batalhas absurdas com a polcia. Enquanto existiu algum movimento entre os vrios ambientes anarquistas insurrecionrios, as tentativas, por parte dos anarquistas gregos, de convidar o moribundo movimento anti-globalizao para os protestos contra a Cimeira da UE em Salnica em 2003 s ali levaram alguns internacionais9. Posteriores tentativas de estabelecer contactos internacionais, tal como no Frum Social Europeu em 2006, s levaram a mais cises (com nada menos que quatro contra-fruns anarquistas organizados de forma separada). Para um leitor do livro

18

19

You might also like