You are on page 1of 6

ROTINAS E PROCEDIMENTOS NO SETOR DE RADIOLOGIA ODONTOLGICA

Preparo da sala antes do paciente: a) Limpeza da cadeira odontolgica com lcool 70% ,friccionando por 10 minutos; b) Limpeza do cabeote do aparelho de Rx com lcool 70%, friccionando por 10 minutos; c) Conferir se o colete de Chumbo e protetor de tireoide esto presentes e desinfetlos com lcool 70%; d) Conferir se o aparelho de Raio X est devidamente ligado e em funcionamento; e) Preparar mesa auxiliar (Papel toalha, barreiras protetoras plsticas, filmes, posicionadores, grampos, colgaduras, sobreluvas); f) Proteger cabeote, filmes e posicionadores com barreiras plsticas descartveis.

Preparo do paciente: a) Sentar o paciente e colocar se o colete de Chumbo e protetor de tireoide para garantir sua proteo; b) Posicionar o paciente de acordo com a tcnica radiogrfica que ser utilizada;

Tomada Radiogrfica: a)O cirurgio dentista aps a proteo com barreiras plsticas do filme radiogrfico e posicionador, posiciona-se na cavidade oral de acordo com a regio a ser radiografada; b) O auxiliar realiza o disparo do aparelho de raio X; c) O cirurgio dentista realiza a remoo das barreiras protetoras contaminadas por saliva,deixando o filme cair sobre a mesa auxiliar ou o copo plstico de maneira que no tenha contato direto com o filme radiogrfico e descartando as barreiras em lixo apropriado. d) O auxiliar realiza o processamento do filme radiogrfico com o uso do EPI completo.

Limpeza geral da sala de Raio-X: a) Limpeza do cho e superfcies por funcionrios da limpeza da faculdade; b) DESINFECO das superfcies entre um paciente e outro com lcool 70%, friccionando por 10 minutos que dever ser realizada pelo estudante que atender o prximo paciente.

Cuidados profissionais: a) Usar luvas, gorro,culos , mscara e jaleco durante as tomadas radiogrficas; b) Proteger as bancadas com toalhas de papel descartveis, posteriormente desinfeco com lcool 70%, a cada troca de pacientes; c) Aps a tomada radiogrfica, descartar o saco plstico diretamente no recipiente especfico e coloc-lo em uma toalha de papel ou em copo descartvel; d) Nunca tocar na pelcula ou em superfcies no protegidas com barreiras e/ou luvas contaminadas com saliva. Uma vez contaminadas, as luvas devem ser descartadas em recipientes especficos, logo aps a(s) tomada(s) radiogrfica(s) e antes do processamento dos filmes; e) Os filmes s devero ser levados para processamento na cmara escura ou caixa de revelao, se estiverem livres de contaminao; f) Os posicionadores devero ser colocados em solues degermantes/desinfetantes por 5 minutos e/ ou autoclavados. g)O posicionamento do cilindro poder ser feito pelo operador, desde que utilizadas as barreiras de proteo plsticas.

Consideraes finais:
Todo cuidado pouco quando se lida com o pblico, em especial quando o servio prestado pode prejudicar a sade do paciente e do profissional. Utilizando equipamentos devidamente protegidos com barreiras plsticas e materiais/instrumentais esterilizados ou descartveis, ajudam a minimizar transmisso de doena como AIDS, Hepatite B e C , Micoses, infeces, Herps entre outras. Prevenir doenas e promover a sade o dever de todos os profissionais de sade e prestadores de servio, disponibilizamos as normas de vigilncia sanitria e de boas prticas no que se refere a instalaes fsicas, controle de produtos, medidas de higiene e limpeza e esterilizao de materiais/instrumentais . Devemos sempre respeitar e se adequar a legislao sanitria vigente, seguindo as normas de boas prticas, para garantir aos profissionais e a seus pacientes, segurana e qualidade nos servios prestados , evitando riscos sade.

REFERNCIAS:
http://www.usc.br/pos_graduacao/Manual%20de%20Biosseguranca
%20USC%202013.pdf

http://visajb.blogspot.com.br/p/manual-de-rotinas-e-procedimentosp_22.html

Servios Odontolgicos: Preveno e Controle de Riscos / Ministrio


da Sade, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria.

Biossegurana em Radiologia

Alunas

Amanda Camilo Ferreira;

Marianna Andrade Oliveira; Paula Lanna Nogueira; Simone Sant Ana;

Zayra Taysa Souza Silveira.

Turma :

4 Perodo Odontologia Fernanda Fonseca.

Professora :

You might also like