You are on page 1of 77

Sumrio

1. 2. Apresentao ........................................................................................................................................ 2 Requerimentos do Sistema................................................................................................................... 2 2.1. 2.2. 3. 4. 5. 6. Requisitos mnimos: ..................................................................................................................... 2 Requisitos recomendados: ........................................................................................................... 2

Instalao:............................................................................................................................................. 3 Utilizando MIE: ..................................................................................................................................... 7 Criar e configurar itinerrios: ............................................................................................................... 8 Criar e configurar nibus: ................................................................................................................... 12 6.1. 6.2. Adicionar um nibus: .................................................................................................................. 12 Selecionar Templates: ................................................................................................................ 18

7.

Formatar texto e destino: ................................................................................................................... 24 7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 7.5. 7.6. 7.7. Auto formatar: ............................................................................................................................ 24 Alinhamento: .............................................................................................................................. 27 Efeitos Rolagem: ......................................................................................................................... 30 Mover textos: ............................................................................................................................. 33 Espaamento entre caracteres: .................................................................................................. 35 Horrio de partida: ..................................................................................................................... 38 Selecionar fontes: ....................................................................................................................... 41

8. 9.

Copiando informaes do itinerrio: .................................................................................................. 42 Incluir destinos, mover destinos e excluir destinos............................................................................ 44 9.1. 9.2. 9.3. Incluir destinos entre destinos j criados: .................................................................................. 44 Mover destinos: .......................................................................................................................... 50 Excluir destino: ........................................................................................................................... 52 Incluir Bitmaps: ............................................................................................................................... 54 Gerar arquivos de sada: ................................................................................................................. 57 Gerar arquivo .out para transferncia por USB. ..................................................................... 57 Gerar arquivo.out para transferir por Serial........................................................................... 62

10. 11.

11.1. 11.2. 12. 12. 13. 14. 15.

Exportar arquivo: ............................................................................................................................ 66 Importar arquivo............................................................................................................................. 70 Salvar arquivo no modo TXT: .......................................................................................................... 72 Simulador ........................................................................................................................................ 73 Remover arquivo completo: ........................................................................................................... 75

1.

Apresentao

O MIE (Mobi Info Edit) foi desenvolvido para editar e criar textos para os painis Mobitec de forma simples e visando a praticidade e agilidade para gerar arquivos. Os arquivos tem compatibilidade apenas com unidades de comando Mobitec. Este manual tem como objetivo facilitar a utilizao do programa, o mtodo autodidata exige certa ateno e empenho de novos usurios.

2. Requerimentos do Sistema
O MIE compatvel com todas as verses superiores ao Windows XP.

2.1.

Requisitos mnimos:

Processador: Pentium 1100MHZ ou Equivalente; Memoria Ram: 1GB; Espao Livre: 50MB. .NET Framework 3.5 SP1.

2.2.

Requisitos recomendados:

Processador: Pentium 1100MHZ ou equivalente; Memoria Ram: 2GB; Espao livre: 50MB. .NET Framework 3.5 SP1.

3.

Instalao:

Aps fazer o download no site da Mobitec (www.mobitec.com.br), do software de instalao e manual do usurio. Siga os passos abaixo para a instalao do mesmo. Descompacte o arquivo que esta no zip. De dois cliques em MIE3_3_2_19_Brazil.

Clique em avanar em Mobi Info Edit:

Leia os Termos de Responsabilidade para o uso do software e aps clique em concordo em Mobi Info Edit:

Clique em avanar em Mobi Info Edit:

Clique em Avanar em Mobi Info Edit:

Clique em Avanar em Mobi Info Edit:

Clique em Fechar em Mobi Info Edit, aps feito isso REEINICIE O SEU COMPUTADOR PARA CONCLUIR A INSTAO.

4.

Utilizando MIE:

Depois de concluda a instalao do MIE, abra o programa clicando sobre o atalho na sua rea de trabalho, no cone Mobi Info Edit. Junto ao arquivo de download existe a sua licena para utilizao do software. Para ativa-la clique na aba superior AJUDA em GERENCIAMENTO DE LICENAS e insira a Chave de acesso. Abaixo tela inicial do programa:

O software ira gerar arquivos para a unidade de controle do seu itinerrio, para isso devemos seguir os seguintes passos: Adicionar os itinerrios utilizados; Selecionar ou criar um nibus. Adicionando os itinerrios que iro compo-lo; Editar: textos e (ou) grficos no(s) itinerrios(s), formatao e transio entre roteiros; Gerar arquivo para transferncia por pen drive ou serial.

5. Criar e configurar itinerrios:


Para inserir ou editar os itinerrios, siga os passos abaixo: Clique em Editar painis em MIE:

Clique em Adicionar painel em MIE:

Clique em Tipo de painel(texto editvel) em Detalhes. Para criarmos um novo itinerrios precisamos de apenas 3 informaoes: Tipo do painel: ST, SLE ou demais modelos; Altura e largura do painel.

Clique em Altura em detalhes: Altura: Numero de leds presentes em uma coluna de um itinerrio. Ex.: Painel 8x80.

Clique em Largura em Detalhes: Largura: Numero de leds presentes em uma linha de um itinerrio. Ex.: Painel 8x80.

Clique no boto OK em Detalhes: Confirme as informaes e pressione OK para salva-las.

Clique no boto OK em Paineis:

6. Criar e configurar nibus:


Criar um novo nibus permite a diferenciao entre programaes e a quantidade de painis no interior do carro. O nome do nibus deve conter uma informao que permita diversas combinaes, evitando assim repeties nominais. Para inserir ou editar nibus, segue os passos abaixo:

6.1.

Adicionar um nibus:

Clique em Editar nibus em MIE:

Clique em Adicionar nibus em nibus:

Clique em Nome do nibus e defina um nome em Detalhes: Nome do nibus: Nome a ser definido para o nibus a ser configurado. Ex.: Teste.

Clique em Tipo de nibus e defina um nome em Detalhes: Tipo do nibus: Essa informao facultativa, no entanto agrega informaes para fins de diferenciao. Ex.: Rodovirio.

Clique em OK em Detalhes: Depois de terminada a nomeao do nibus o programa mostrara os painis criados para adiciona-los no nibus selecionado.

Clique em Adicionar novo painel no nibus em nibus:

Clique em Painel em Painel nibus: Neste passo todos os painis criados sero visualizados.

Clique em Posio em Painel nibus: Depois de selecionado o painel, necessrio atribuir uma posio para ele dentro no nibus. Ex.: Frontal End. 6.

Clique em Endereo em Painel no nibus: Depois de selecionado a posio, necessria atribuir um endereo para ele dentro do nibus para que a unidade de controle reconhea e distribua os destinos. Ex.: Frontal 6. Porem poder ser utilizado o boto Sugerir endereo que o programa ira definir o endereo padro conforme selecionado a posio.

Clique em OK em Painel no nibus:

Clique em OK em nibus: Ao final da operao a janela de painis no nibus deve estar conforme a figura abaixo, apresentando as informaes do nibus e os painis atribudos a elas.

6.2.

Selecionar Templates:

Template: esta informao configura a disposio no painel, algumas opes esta habilitadas apenas para itinerrios com maior nmero de linhas. Cada cor indica um campo de informao, como: destino, linha, via. Clique em novo em MIE:

Clique em Criar em Criar novo programa:

Clique em Modelo (guia de pagina) em MIE:

Dois cliques em algum modelo de templates em MIE: Ex.: Template selecionado: Numero linha/destino.

Clique no itinerrio primeira parte para informar o numero da linha. Ex.: 123.

Clique no itinerrio segunda parte para informar o destino. Ex.: Mobitec.

Clique em modo de exibio para selecionar a forma de exibio do destino: Ex.: rolagem direito para esquerda, de dois cliques.

Clique em Salvar tudo em MIE:

Clique em Simulador de nibus em MIE, para visualizar o efeito:

Clique em Iniciar em simulao, aps clique em Parar para finalizar a visualizao.

Clique em Fechar em Simulao, para voltar a tela inicial:

7. Formatar texto e destino:


Um novo destino determinara a descrio e seus efeitos de rolagem em todos os painis do nibus. O numero do destino segue uma ordem sequencial, mas pode tambm indicar o numero da linha. Ao atribuir o numero da linha esse campo cria conexo direta com a rea do templates de linha, e ocorrera o preenchimento automtico.

7.1.

Auto formatar:

Clique em Novo em MIE:

Clique em Criar em Criar novo programa:

Selecione um formato de letra com dois cliques no campo que contem as letras. Ex.: Mob Brazil r 5x5 A.

Clique no itinerrio e informe o texto, aps clique em Auto formatar o texto para a rotao atual do painel em MIE: Ex.1: formatar texto (letra minscula).

Ex.2: AUTO FORMAT (letra maiscula).

Clique em Salvar tudo em MIE:

7.2.

Alinhamento:

Clique em Novo em MIE:

Clique em Criar em Criar novo programa:

Clique no itinerrio e informe o texto, aps clique em Alinhar seleo em MIE: Ex.1: Alinhamento a esquerda.

Ex.2: Alinhamento a direita.

Ex.3: Alinhamento ao centro.

Clique em Salvar tudo em MIE:

7.3.

Efeitos Rolagem:

Os efeitos de rolagem esto disponveis em itinerrios da linha ST. E podem ser utilizados em apenas um dos campos de cada rotativo destro do destino. Clique em Novo em MIE:

Clique em Criar em Criar novo programa:

Clique em modo de exibio para apresentar os efeitos: Ex.1: Rolagem: Sentido direito para a esquerda;

Ex.2: Subir: Sentido vertical baixo para cima;

Ex.3: Descer: Sentido Vertical cima para baixo.

Clique em Salvar tudo em MIE:

7.4.

Mover textos:

Ao utilizar esta formatao fundamental selecionar o texto a ser movido. Um texto pode ser selecionado atravs do mouse ao arrasta-lo com o boto esquerdo ou pressionado, ou com um duplo clique sobre as palavras. Palavras ou letras selecionadas assumem outra colorao indicando a seleo. Clique em Novo em MIE:

Clique em Criar em Criar novo programa:

Clique no itinerrio e informe o texto, aps selecione o texto todo e clique em mover seleo em MIE. Ex.1:Mover seleo a esquerda.

Ex.2: Mover seleo a direita.

Clique em Salvar tudo em MIE:

7.5.

Espaamento entre caracteres:

Clique em Novo em MIE:

Clique em Criar em Criar novo programa:

Clique no itinerrio e informe o texto, aps clique em Expandir texto em MIE: Ex.1: expandir.

Ex.2: Comprimir.

Clique em Salvar tudo em MIE:

7.6.

Horrio de partida:

Clique em tipo de programa e selecione a opo extra em MIE:

Clique em Novo em MIE:

Clique em Criar em Criar novo programa:

Clique no itinerrio e aps clique em Inserir horrio de sada em MIE:

Clique em alinhar seleo e faa o alinhamento a esquerda:

Clique no itinerrio e insira o texto. Ex.: sada.

Clique em Salvar tudo em MIE:

7.7.

Selecionar fontes:

Para selecionar uma fonte, sublinhe o texto a ser modificado e selecionado a fonte mobitec mais adequada. Ao fazer a formatao manual importante sempre definir a fonte desejada, esta seleo evita um possvel erro na hora de transmitir um arquivo. Obs.: especificaes de uma fonte. Mob Brazil t 16x9 Aa1, 16 Normal 16x9: rea utilizada 16 linhas 9 colunas; A: fonte apresenta letras maisculas; a: fonte apresenta letras minsculas; 1: fonte apresenta nmeros;

8. Copiando informaes do itinerrio:


Para facilitar a programao dos itinerrios o MIE apresenta um recurso que permite copiar as informaes de um painel definido para outros inseridos no nibus. Clique no destino que ira fazer a copia em MIE: Ex.: destino1.

Clique no menu suspenso em Editar no item Copiar Destino em MIE.

Escolha o numero do destino que ser efetuada a copia no campo de texto em Copiar destino Ex.: 5

Clique em Ok em Copiar destino:

Clique em fechar em Copiar destino:

9. Incluir destinos, mover destinos e excluir destinos.


9.1.

Incluir destinos entre destinos j criados:

Selecione os destinos onde ser includo um novo destino entre os destinos selecionados. Ex.: selecione o destino 2 e 3.

Clique no menu suspenso em Editar no item Mover Destino em MIE. Ex.: Novo destino 3.

Aps selecione o campo Manter a ordem interna dos nmeros de programa em Mover programa e aps pressione OK.

Clique em Sobrescrever o programa existente em Conflito:

Clique em Aplicar a todos os conflitos em Conflito e aps em Continuar:

Clique em Sim para confirmar as alteraes em MIE aps clique em fechar.

Clique em novo em MIE:

Clique em numero do programa e digite um numero para o novo destino, aps clique em Criar em Criar novo programa. Ex.: destino 2.

Clique no itinerrio e informe o texto em MIE. Ex.: destino 2.

Clique em Salvar tudo em MIE:

Clique em Nro. Dst. em MIE, para organizar os destinos em ordem crescente ou decrescente:

9.2.

Mover destinos:

Clique no destino que deseja mover em MIE. Ex.: destino 1.

Clique em editar no menu principal e aps selecione o item Mover destino em MIE:

Informe o numero do novo destino em Iniciar numero de programa em Mover destino e aps clique em OK. Ex.: destino 5.

Clique em fechar em Mover destino. E veja que o destino selecionado foi alterado para a destino 5 conforme no exemplo anterior.

9.3.

Excluir destino:

Clique no destino a excluir em MIE: Ex1.: excluindo um destino.

Ex2.: excluir mais de um destino:

Clique em Remover em MIE:

Clique em Sim para confirmar a excluso em MIE:

10.

Incluir Bitmaps:
Clique no painel que desejar incluir os bitmaps, aps clique em Dados no menu principal em MIE e escolha a opo Biblioteca de Bitmaps.

Clique no Bitmap conforme o tamanho do seu itinerrio em Biblioteca de grficos, aps clique em selecionar. Ex1: Bitmap de metro para um painel 8x80.

Ex2.: Bitmap de Cadeirante para um painel 8x80.

Clique em Ok em Select Black/Color Threshold. Ex1: Metro.

Ex2.: Cadeirante

Clique em Modo texto para digitar o texto no itinerrio em MIE.

Clique em Salvar tudo aps ter informado o texto no itinerrio em MIE.

11.

Gerar arquivos de sada:


Gerar arquivo .out para transferncia por USB.

Aps inserir e formatar todos os destinos e rotativos, devemos transmitir ou gerar um arquivo de sada.

11.1.

Clique em Ferramentas item do menu em MIE, aps escolha a opo Gerar arquivo de sada:

Clique em Unidade de controle e selecione e o modelo de sua unidade: Ex.: ICU402/ICU302/150CR/USB.

Clique em Avanar em Out file Wizard Inicio:

Selecione os destinos a serem gravados em Out file Wizard destinos e aps clique em Avanar:

Selecione arquivos extras(se existirem) a serem gravados em Out file Wizard extras aps clique em avanar:

Clique no boto... para selecionar o local para salvar o arquivo de sada em Out file Wizard:

Defina o nome do arquivo para salvar em Salvar como, aps clique em salvar:

Clique em Avanar em Out file Wizard:

Clique em Close aps concluir a gerao do arquivo em Out file Wizard Passo final

O MIE tem um sistema de deteco de erros para evitar possveis transtornos, para isso as mensagens so classificadas em avisos ou erros.

Podendo indicar que partes da programao no esto corretamente geradas, e possvel que ocorra problema com o itinerrio. A descrio indica destino em que acontecem conflitos para que seja possvel revisa-los. Tambm pode indicar que no possvel gerar o arquivo de forma alguma, voc deve retornar e alterar os campos indicados pelos avisos e erros.

11.2.

Gerar arquivo.out para transferir por Serial.

Clique em Ferramentas item do menu em MIE, aps escolha a opo Gerar arquivo de sada:

Clique em Unidade de controle e selecione e o modelo de sua unidade: Ex.: 500/400/300/100.

Clique em Avanar em Out file Wizard Inicio:

Selecione os destinos a serem gravados em Out file Wizard destinos e aps clique em Avanar:

Selecione arquivos extras(se existirem) a serem gravados em Out file Wizard extras aps clique em avanar:

Clique em Star serial upload when out files is created e em seguida clique em Avanar em Out file Wizard:

Clique porta de comunicao para definir a porta serial em Envio serial:

Clique em Iniciar envio e aps fechar em Envio serial:

12.

Exportar arquivo:
Clique no menu arquivo, aps em exportar e em seguida em Programa para arquivo em MIE, veja imagem a baixo:

Clique na caixa de texto para escolher o nibus a exportar em Exportar programa. Ex.: teste.

Clique em Exportar em Exportar programa:

Clique o local que deseja salvar o arquivo que esta est exportando em Salvar como:

Clique em nome para escrever um nome ao arquivo que ira exportar, aps selecionar o local que ira salvar o arquivo em Salvar como, aps clique em salvar.

ex.: teste

Clique em OK para finalizar a exportao em MIE:

12.

Importar arquivo

Clique no menu arquivo, aps em importar e em seguida em Programa para arquivo em MIE, veja imagem a baixo:

Selecione o arquivo a ser importado e aps clique em abri em Abrir. Ex: teste.

Clique em importar em Importar programa.

Clique em OK para finalizar o processo em MIE.

13.

Salvar arquivo no modo TXT:

Clique no menu arquivo, aps em Imprimir para arquivo em MIE, veja imagem a baixo:

Selecione o local para salvar o arquivo aps digite um nome para o mesmo e clique em Salvar em Salvar como:

Clique em OK para finalizar a operao em MIE.

14.

Simulador

Clique em Simulador de nibus em MIE:

Clique na linha de deseja fazer a apresentao no Simulador e aps clique em Iniciar em Simulao:

Clique em Parar em Simulador aps ter feita a visualizao, se desejar fazer mais alguma simulao repita o passo acima:

Clique em Fechar em Simulao para finalizar o procedimento de visualizao:

15.

Remover arquivo completo:

Clique em Editar nibus em MIE:

Clique no nibus que deseja remover, e aps clique em Remover nibus em nibus: Ex.: Nome do nibus: teste.

Clique em Sim, para confirmar e excluso do nibus e seus respectivos itinerrios em MIE:

Clique em Ok, para finalizar em nibus.

You might also like