You are on page 1of 15

2013 PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DO CONCURSO DE ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS AUXILIARES DA ARMADA E DE FUZILEIROS NAVAIS (CA-AA/AFN)

I PROGRAMA 1 - 1 PARTE CONHECIMENTOS GERAIS 1.1 - PORTUGUS a) Interpretao, compreenso e reescritura de textos; b) A noo de textualidade: coeso e coerncia; c) As relaes de sentido na construo do texto: homonmia, paronmia, sinonmia, antonmia, polissemia, denotao e conotao, figuras de linguagem; d) Flexo e grau de substantivo e adjetivo, simples e composto; e) Emprego de categorias gramaticais: numeral, pronome e verbo; f) Valor semntico dos advrbios, das preposies e conjunes; e g) Correo gramatical: concordncia, regncia / crase, colocao pronominal, pontuao, ortografia, acentuao grfica, questes notacionais da lngua. Observao: No ser exigido conhecimento do novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990). 1.2 - MATEMTICA a) Conjuntos: - Tipos de conjuntos; - Conjuntos Numricos ( N, Z, Q e R), Conjunto dos Irracionais (R Q) e Subconjuntos dos Reais (Intervalos); - Elementos e subconjuntos de um conjunto dado; e - Operao entre conjuntos. b) Sucesses aritmticas: - Emprego das frmulas e propriedades das sucesses aritmticas na resoluo de problemas; e - Resoluo de problemas que dependam dessas sucesses. c) Sucesses geomtricas: - Emprego das frmulas e propriedades das sucesses geomtricas na soluo de problemas; e - Resoluo de problemas que dependam dessas sucesses. d) Potenciao e radiciao: - Operaes de potenciao e radiciao; e - Aplicao das propriedades nas operaes de potenciao e radiciao em expresses e em situaes problemticas.

2013 e) Arcos e ngulos: - Arcos e ngulos em graus, grados e radianos; - Comprimento de um arco; - Razes trigonomtricas no tringulo retngulo; e - Razes trigonomtricas de 30, 45 e 60. f) Frmulas trigonomtricas: - Seno, cosseno e a tangente dos arcos soma e diferena; e - Aplicao das frmulas de transformao em produtos. g) Resoluo de tringulos: - Aplicao das leis do seno e cosseno na resoluo de tringulos; e - Resoluo de problemas sobre tringulos. h) Anlise combinatria: - Resoluo de problemas com a utilizao do princpio fundamental da contagem; e - Resoluo de problemas usando as frmulas de arranjos, permutaes e combinaes simples e com repetio. i) Coordenadas cartesianas no plano: - Distncia entre dois pontos; e - Clculo das coordenadas do ponto que divide um segmento numa razo dada. j) Estudo da reta no plano: - Alinhamento de trs pontos; - rea de um polgono, dados os seus vrtices; e - ngulo entre duas retas. k) Distncia de ponto a reta: - Aplicao, em situaes problemticas, da frmula de distncia de um ponto a reta. l) Retas e planos no espao: - Resoluo de problemas que impliquem na aplicao dos teoremas e propriedades das retas e planos no espao. m) Cilindros, Pirmides, Cones e Esferas: - Resoluo de problemas sobre rea e volume. 1.3 - HISTRIA MILITAR-NAVAL a) A Idade Antiga: - A relao entre as primeiras civilizaes e o mar. b) A Idade Mdia: - As repblicas martimas italianas; e - A formao das monarquias centralizadas e o processo de expanso martima.

2013 c) A Idade Moderna: - As grandes navegaes identificao dos fatores de motivao para ampliao dos horizontes martimos europeus; - As navegaes portuguesas; - As navegaes espanholas; - A formao das Marinhas francesa, inglesa e holandesa; - As expedies martimas no processo de montagem das colnias na Amrica; - O papel das Marinhas nas disputas europeias pela colnia portuguesa na Amrica; - A Marinha como instrumento de sustentao dos regimes absolutistas; e - O mercantilismo e a formao dos estados absolutistas. d) A formao do mundo contemporneo: - O papel das Marinhas no processo de independncia dos EUA, das colnias espanholas e do Brasil; - A Revoluo francesa e a difuso do iderio iluminista; - O poder naval francs aps a Revoluo de 1789; - A era napolenica enquanto desdobramento dos valores da Revoluo francesa imposto Europa continental; - A importncia da Marinha no processo de construo do Estado brasileiro, de 1822 a 1831; - A Revoluo Industrial conceito das consequncias para o mundo contemporneo; - O papel da Marinha nas transformaes da Europa e dos EUA no sculo XIX; - A atuao da Marinha do Brasil na Guerra do Paraguai; - O papel da Marinha do Brasil na poltica externa do 2 Reinado; e - A Marinha do Brasil na Repblica Velha. e) O mundo contemporneo a partir do sculo XX: - A 1 Guerra Mundial (1914-1918) o papel das Marinhas; - A Marinha do Brasil na 1 Guerra Mundial a DNOG; - O mundo entre a 1 e a 2 Guerra Mundial a atuao das Marinhas na manuteno da paz; - A Marinha do Brasil na era Getlio Vargas; - A 2 Guerra Mundial (1939-1945); - A Marinha do Brasil na 2 Guerra Mundial a Fora Naval do Nordeste; - O mundo ps-guerra as Marinhas na manuteno da paz; - A Marinha do Brasil aps a 2 Guerra Mundial; e - A atuao da Marinha do Brasil ps-64.

2013 1.4 - GEOGRAFIA ECONMICA a) Repensando as Vises de Mundo: - Desenvolvimento-Subdesenvolvimento; - Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo; - Centro-Periferia; e - O Sistema Internacional e a (des)ordem Global. b) Globalizao e Fragmentao do Mundo Contemporneo: - A Globalizao e os Blocos Econmicos Supranacionais; - O Papel do Estado na Economia Global; - Tecnologia e Trabalho; - O Crescimento Demogrfico Mundial; e - A Pobreza no Mundo. c) O Meio Tcnico - Economia e Tecnologia: - Tecnologia e as Grandes Corporaes Transnacionais; - A Agricultura e a Diversidade do Meio Rural; - Geografia e Poltica da Energia; - Comunicaes e Transportes; - A Lgica dos Espaos Industriais; - Ambiente e Poltica Internacional; e - A Ecologia das Metrpoles. d) Poltica e Cultura - Fronteiras: - O Estado e o Territrio; - Naes e Nacionalismos; e - Civilizaes e Identidades Culturais. e) O Mundo Hegemnico: - A Consolidao do Capitalismo nos Pases Centrais; - A Construo e as Contradies do Espao dos Estados Unidos; - A Diversidade Espacial do Canad; - A Sociedade Europeia e suas Contradies; - A Integrao Europeia; - Caractersticas Regionais da Europa; - Da Unio Sovitica Rssia - Transformaes scio-espaciais; - A Geopoltica do Leste Europeu; - A Diversidade do Espao do Japo; e - O Espao da Nova Zelndia e Austrlia.

2013 f) O Mundo Contra-Hegemnico: - A Expanso Capitalista na Periferia da Economia Mundial; - A Produo do Espao Latino-Americano; - As Diversidades e os Conflitos Regionais Latino-Americanos; - A Geopoltica do Oriente Mdio; - As Contradies do Subcontinente Indiano; - A Diversidade Espacial do Sudeste Asitico; - A Ascenso Econmica dos Tigres Asiticos; - A China no Contexto Mundial; e - A Insero da frica na Economia Mundial. g) As Regies Polares: - A Importncia Geoeconmica das Regies Polares; e - A Antrtica no Contexto da Geografia Mundial. h) A Produo do Territrio Brasileiro: - A Formao do Territrio Nacional; - Apropriao e Valorizao do Territrio Nacional; e - A Dinmica das Fronteiras e Polticas Nacionais. i) Economia e Espao Geogrfico: - Modelo Econmico e Dinmicas Territoriais; - O Espao Industrial; - Energia e Meio Ambiente; - Os Complexos Agroindustriais; e - Urbanizao e Redes Urbanas. j) Sociedade e Espao Geogrfico: - A Populao Brasileira; - A Nova Dinmica Demogrfica; - Os Trabalhadores e o Mercado de Trabalho; - A Questo Agrria; - Distribuio de Renda, Excluso e Pobreza; e - O Espao das Cidades. k) Polticas Territoriais e Cooperao Internacional: - Poltica Ambiental: As Unidades de Conservao; - Polticas Territoriais: Amaznia, Nordeste e Centro-Sul; - Mercosul, ALCA e o Papel do Brasil na Amrica do Sul; e - A Insero do Brasil nas Relaes Internacionais.

2013 2 - 2 PARTE CONHECIMENTO MILITAR-NAVAL 2.1 - CORPO DE PRAAS DA ARMADA CPA 2.1.1 - ORDENANA GERAL PARA O SERVIO DA ARMADA a) Foras e Navios; b) Organizao; c) Normas sobre pessoal; d) Deveres do Pessoal; e) Deveres dos Oficiais em outros cargos e em encargos colaterais; f) Servios de Oficiais; g) Atributos dos oficiais e praas; h) Tradies navais; e i) Tratamento verbal e escrito. 2.1.2 - LIDERANA a) Elementos conceituais de Liderana; b) O exerccio da liderana pelo pessoal da MB; c) Principais atributos de um lder; e d) Atributos da Liderana Direta. 2.1.3 - PROCEDIMENTOS MARINHEIROS a) Embarcaes midas; b) Apresentao marinheira; c) Segurana da tripulao a bordo; d) Manual de Combate a Incndios; e) Organizao de Combate do CAV; f) Organizao Administrativa do CAV; g) Grupo de Socorro Externo; h) Material de Salvatagem; e i) Sobrevivncia no mar. 2.2 - CORPO AUXILIAR DE PRAAS CAP 2.2.1 - ORDENANA GERAL PARA O SERVIO DA ARMADA a) Foras e Navios; b) Organizao; c) Normas sobre pessoal; d) Deveres do Pessoal; e) Deveres dos Oficiais em outros cargos e em encargos colaterais; e f) Servios de Oficiais. 2.2.2 - LIDERANA a) Elementos conceituais de Liderana; b) O Exerccio da Liderana pelo pessoal da MB; c) Principais Atributos de um Lder; e d) Liderana Direta Atributos. 2.2.3 - PLANO DIRETOR DA MB a) Plano Diretor. 2.2.4 - CORRESPONDNCIA ADMINISTRATIVA a) Documentos;

2013 b) Classificao dos Documentos Administrativos; c) Ciclo de Processamento; d) Avaliao, Classificao, Seleo, Ordenao, Transferncia, Recolhimento e Eliminao de Documentos; e e) Documentos Eletrnicos. 2.2.5 - ADMINISTRAO FINANCEIRA a) Definies; b) Conta de Gesto; c) Agentes Responsveis; e d) Competncias. 2.2.6 - ORGANIZAO MILITAR PRESTADORA DE SERVIO (OMPS) a) Principais conceituaes. 2.2.7 - HIGIENE E PRIMEIROS SOCORROS a) Higiene e Profilaxia; b) Primeiros Socorros; c) Estado de Choque; d) Asfixia; e) Choque Eltrico; f) Queimaduras; g) Insolao, Internao e Congelamento; e h) Traumatismo. 2.2.8 - AUDITORIA E ANLISE, TOMADA E PRESTAO DE CONTAS NA MB a) Auditoria e Anlise de Contas; b) Apresentao de Contas na Marinha; c) Definies e Responsabilidades; d) Prejuzos Fazenda Nacional; e e) Ajuste de contas com a Fazenda Nacional. 2.2.9 - SALVAGUARDA DE MATERIAIS CONTROLADOS, DADOS, INFORMAES, DOCUMENTOS E MATERIAIS SIGILOSOS NA MARINHA a) Conceitos e definies; b) Aspectos bsicos de segurana e classificao do material sigiloso; c) Avaliao, preservao, acesso e comprometimento; e d) Recolhimento e destruio de material controlado ou sigiloso. 2.3 - CORPO DE PRAAS DE FUZILEIROS NAVAIS CPFN 2.3.1 - LEGISLAO a) Cerimonial da Marinha: - Consideraes gerais (Ttulo I: Cap. 1 ao Cap. 3); - Bandeiras (Ttulo II: Cap. 1 ao Cap. 4); - Datas festivas (Ttulo VII: Cap. 1 e Cap. 2); e - Honras fnebres (Ttulo IX: Cap. 1 ao Cap. 3). b) Estatuto dos Militares: - Disposies preliminares (Art. 1 ao Art. 9);

2013 - Da hierarquia militar e da disciplina (Art. 14 ao Art. 19); - Das obrigaes militares (Art. 27 ao Art. 29); - Dos deveres militares (Art. 31 ao Art. 41); - Dos direitos (Art. 50 ao Art. 72); e - Das prerrogativas (Art. 73 ao Art. 79). c) Regulamento Disciplinar para a Marinha: - Generalidades (Ttulo I: Cap. 1 ao Cap. 3); - Das contravenes disciplinares (Ttulo II: Cap. 1 e Cap. 2); - Das penas disciplinares (Ttulo III: Cap. 1 ao Cap. 7); e - Da parte, priso imediata e recursos (Ttulo IV: Cap. 1 e Cap. 2). d) Ordenana Geral para o Servio da Armada: - Disposies gerais (Ttulo IV: Cap. 1); e - Deveres e responsabilidades dos oficiais (Ttulo IV: Cap. 2). e) Decreto n 6.806/2009: - Continncias (Art. 1 ao Art. 3, itens I e II); e - Honras militares (Art. 3, item III). f) Decreto n 3.897/2001: - Diretrizes para o emprego das Foras Armadas na garantia da lei e da ordem (Art. 1 ao Art. 9). g) Lei Complementar n 97/1999 (incluindo as alteraes pelas Leis Complementares n 117/2004 e n 136/2010): - Disposies preliminares (Art. 1 e Art. 2); - Da organizao (Art. 3 ao Art. 11-A); - Do preparo (Art. 13 e Art. 14); - Do emprego (Art. 15); e - Das disposies complementares (Art. 16 e Art. 17). 2.3.2 - MANUAL BSICO DO FUZILEIRO NAVAL a) Histria e Tradies Navais: - Histrico dos Fuzileiros Navais (Cap. 1); e - Tradies Navais (Cap. 2). b) Liderana (Cap. 7): - Generalidades (item 7.1); - Conceitos bsicos liderana (item 7.2.1); - Princpios de liderana (item 7.3 - completo); - Tipos de liderana (item 7.4 - completo); - O lder (item 7.5 - completo);

2013 - A importncia do lder no CFN (item 7.6); e - Diferena entre lder e chefe (item 7.7). c) Organizao (Cap. 8): - Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (item 8.5); - Fora de Fuzileiros da Esquadra (item 8.6); - Diviso Anfbia (item 8.7); - Tropa de Reforo (item 8.8); - Fuzileiros Navais nos Distritos Navais (item 8.9); - Batalho de Operaes Ribeirinhas (item 8.10); e - Organizaes militares de Instruo e Adestramento do CFN (item 8.11). d) Navegao Terrestre (Cap. 16): - Generalidades (item 16.1); - Cartas (item 16.2); - Convenes cartogrficas (item 16.4); - Representao do relevo (item 16.5); - Escala da carta (item 16.6); - Escala numrica (item 16.6.1); - Escala grfica (item 16.6.2); - Designao de pontos na carta (item 16.7); - Determinao das direes (item 16.8); - Direes-base (item 16.8.1); - Azimutes (item 16.8.2); - Contra-azimutes (item 16.8.3); - Bssola (item 16.9); - Medida de um azimute (item 16.9.4); - Medida de um contra-azimute (item 16.9.5); - Marcha segundo um azimute (item 16.9.6); - Orientao da carta (item 16.10); - Como trabalhar com a carta e a bssola (item 16.11); - Determinao do azimute dos elementos representados na carta (item 16.11.1); - Determinao do ponto estao (item 16.11.2); e - Giro do horizonte (item 16.13). e) Armamento do CFN (Cap. 17): - Definies bsicas (item 17.1 - completo); - Generalidades sobre as armas leves (item 17.2 - completo);

2013 - Fuzil de assalto 5,56mm M16A2, Mod 705 (item 17.3 - completo); - Fuzil automtico 7,62mm M964 FAL (item 17.4 - completo); - Metralhadora 5,56mm, MINIMI (item 17.6 - completo); - Metralhadora 7,62mm, Mod B 60-20, MAG (item 17.7 - completo); - Pistola 9mm PT92-BERETTA (item 17.8 - completo); - Lana-Granadas 40mm M203 (item 17.12 - completo); e - AT-4 (item 17.13 - completo). 2.3.3 - MANUAL DO COMBATENTE ANFBIO a) Operaes Anfbias (Cap. 4): - Generalidades (item 4.1); - Modalidades de Operaes Anfbias (item 4.2 - completo); - Propsito das Operaes Anfbias (item 4.3 - completo); - Fases das Operaes Anfbias (item 4.4 - completo); - MNT por superfcie e por helicpteros (item 4.5 - completo); - Desembarque dos elementos de assalto (item 4.6 - completo); e - Aes em terra (item 4.7 - completo). b) Operaes Terrestres (Cap. 5): - Operaes Ofensivas (item 5.2 - completo); e - Operaes Defensivas (item 5.5 - completo). c) Patrulhas (Cap. 8): - Generalidades (item 8.1 - completo); - Organizao (item 8.2); - Funes Individuais em uma patrulha (item 8.3 - completo); - Preparativos (item 8.4 - completo); - Execuo da patrulha (item 8.5 - completo); - Patrulhas de reconhecimento generalidades (item 8.6.1); - Patrulhas de combate generalidades (item 8.7.1); - Informaes e relatrios (item 8.8 - completo); e - Crtica (item 8.9). d) Comunicaes (Cap. 15): - Meios de comunicaes (item 15.2 - completo); - Sistema de comunicaes por mensageiro (item 15.6 - completo); e - Procedimento fonia (item 15.7).

2013 2.3.4 - MANUAL DO PELOTO DE FUZILEIROS NAVAIS a) Organizao do Peloto de Fuzileiros Navais (Cap. 1- completo); b) Formaes de Combate e seus empregos (Cap. 2 - completo); c) Operaes Ofensivas: - Generalidades (Cap. 5 completo); - Marcha para o Combate (Cap. 6 completo); - Ataque Coordenado (Cap. 7 - completo); - Operaes sob condies de visibilidade reduzida (Cap. 8 completo); e - Peloto de Fuzileiros Navais no Assalto Anfbio (Cap. 9 - completo). 2.3.5 - MANUAL DE FUNDAMENTOS DE FUZILEIROS NAVAIS a) Guerra e Conflito (Cap. 1): - Nveis de Conduo dos Conflitos (item 1.2); e - Estilos de Conduo dos Conflitos (item 1.3). b) Os Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (Cap. 4 completo). 2.3.6 - MANUAL DE OPERAES MILITARES EM AMBIENTE URBANO DOS GRUPAMENTOS OPERATIVOS DE FUZILEIROS NAVAIS a) Generalidades (Cap. 1): - Introduo (item 1.1). b) Aes em reas Urbanas (Cap. 5): - Tarefas essenciais a serem desenvolvidas em relao rea Urbana; - Aes ofensivas em reas Urbanas; e - Aes defensivas em reas Urbanas. 2.3.7 - MANUAL DE OPERAES DE PAZ DOS GRUPAMENTOS OPERATIVOS DE FUZILEIROS NAVAIS a) As Operaes de Paz, sua Estrutura e Tipificao (Cap. 2): - Instrumentos Utilizados pela ONU Instrumentos principais (item 2.3.1); - Manuteno da Paz (item 2.4); - Imposio da Paz (item 2.5); e - Diferenas bsicas entre Imposio e Manuteno da Paz (item 2.6). b) O Batalho de Proteo e outros GptOpFuzNav nas Operaes de Paz (Cap. 8): - Generalidades (item 8.1); - O Batalho de Proteo (item 8.2); e - Organizao e Mobilizao do Batalho de Proteo (item 8.3 - completo).

2013 2.3.8 - MANUAL DE OPERAES DE EVACUAO DE NO-COMBATENTES DOS GRUPAMENTOS OPERATIVOS DE FUZILEIROS NAVAIS a) Consideraes iniciais (Cap. 1 completo). 2.3.9 - MANUAL DE OPERAES DE PAZ DE CARTER NAVAL a) As Operaes de Paz de Carter Naval (Cap. 2 completo). 2.3.10 - MANUAL DA COMPANHIA DE FUZILEIROS NAVAIS a) A Companhia de Fuzileiros Navais (Cap. 1 completo); e b) Organizao por tarefas e mtodos de emprego (Cap. 2 completo). II - BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PORTUGUS BECHARA, Evanildo. Gramtica Escolar da Lngua Portuguesa Nova Ortografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. ______. Moderna Gramtica Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Gramtica Reflexiva: Texto, Semntica e Interao. So Paulo: Atual, 2009. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus F. Lindley. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009. FIORIN, Jos Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para Entender o Texto - Leitura e Redao. So Paulo: tica, 2007. MATEMTICA DOLCE, Osvaldo. Fundamentos de Matemtica Elementar. 6.ed. So Paulo: Atual, 2005. v.10. HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemtica Elementar. 7.ed. So Paulo: Atual, 2004. v.5. IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemtica Elementar. 8.ed. So Paulo: Atual, 2004. v.1 e 3. ______. Fundamentos de Matemtica Elementar. 7.ed. So Paulo: Atual, 2004. v.4. ______. Fundamentos de Matemtica Elementar. 7.ed. So Paulo: Atual, 2005. v.6. ______. Fundamentos de Matemtica Elementar. 5.ed. So Paulo: Atual, 2005. v.7. HISTRIA MILITAR-NAVAL ALBUQUERQUE, A. L. P.; SILVA, L. F. Fatos da Histria Naval. 2.ed.rev. Rio de Janeiro: Servio de Documentao da Marinha, 2006. Tambm disponvel em: <biblioteca.dphdm.mar.mil.br/downloads_internet.htm>. BITTENCOURT, A. S. et al. Introduo Histria Martima Brasileira. Rio de Janeiro: Servio de Documentao da Marinha, 2006. Disponvel em: <biblioteca.dphdm.mar.mil.br/downloads_internet.htm>. BITTENCOURT, A. S. (Org.) A Importncia do Mar na Histria do Brasil. Braslia: Ministrio da Educao, 2006. Tambm disponvel em: <www.mar.mil.br/secirm/publicacao/historia.pdf> (Coleo Explorando o Ensino Histria, v.13). FROTA, G. A. Quinhentos Anos de Histria do Brasil. 1.ed. Rio de Janeiro: BibliEx, 2000. VINCENTINO, C.; DORIGO, G. Histria do Brasil. 3.ed. So Paulo: Scipione, 2011. Volume nico. VINCENTINO, C. Histria Geral. 11.ed. So Paulo: Scipione, 2011. Volume nico.

2013 GEOGRAFIA ECONMICA ADAS, Melhem. Panorama Geogrfico do Brasil: Contradies, Impasses e Desafios Socioespaciais. So Paulo: Moderna, 2005. ALMEIDA, Maurcio de. Geografia Global - Geral e do Brasil. So Paulo: Escala Educacional, 2010. Volume nico. ARAJO, Regina Clia; MAGNOLI, Demtrio M. Geografia: a construo do mundo Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Moderna, 2009. Volume nico. BOLIGIAN, Levon; BOLIGIAN, Andressa T. Alves; CAVALCANTE, ngelo Bellusci. Geografia - Espao e Vivncia. So Paulo: Saraiva, 2010. Volume nico. LAZZARI, Ivan; MENDES, James O. T. Geografia Geral e do Brasil - Estudos para a Compreenso do Espao. So Paulo: FTD, 2010. Volume nico. LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONA, Cludio. Territrio e Sociedade no Mundo Globalizado. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Geografia Geral e do Brasil - Ensino Mdio. So Paulo: Saraiva, 2010. Volume nico. MAGNOLI, Demtrio. O Mundo Contemporneo. So Paulo: Atual, 2004. MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Habra, 2010. Volume nico. MOREIRA, Igor. O Espao Geogrfico: Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2005. MOREIRA, Igor Antonio. Geografia - Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2010. v.1, 2 e 3. RIBEIRO, Wagner Costa; GUIMARES, Raul Borges; KRAJEWSKI. Geografia: Pesquisa e Ao. So Paulo: Moderna, 2011. Volume nico. RIGOLIN, Trcio Barbosa; ALMEIDA, Lcia Marina Alves. Geografia - Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2010. Volume nico. SENE, Jos Eustquio de; MOREIRA, Joo Carlos. Geografia. So Paulo: Scipione, 2011. v. 1, 2 e 3. ______. Geografia. So Paulo: Scipione, 2011. Volume nico. SILAS, Victor William Ummus; JUNQUEIRA, Martins. Geografia - Projeto Escola e Cidadania para todos. So Paulo: Editora Brasil, 2011. v.1, 2 e 3. SILVA, Ana Maria Radaelli da; BACIC, Olic; LOZANO, Ruy. Vereda Digital Geografia. So Paulo: Moderna, 2012. TERRA, Lygia; GUIMARES, Raul Borges; ARAUJO, Regina. Geografia Conexes. So Paulo: Moderna, 2011. Volume nico. TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de Amorim. Geografia do Brasil - Espao Natural, Territorial e Socioeconmico Brasileiro. So Paulo: Moderna, 2011. VESENTINI, Jos William. Geografia - Geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2009. Volume nico. CONHECIMENTO MILITAR-NAVAL CPA BRASIL. Marinha do Brasil. Secretaria Geral da Marinha. Vade-Mcum Naval - Ordenana Geral para o Servio da Armada. Rio de Janeiro, 2009. Disponvel para Download em: <www.sdm.mb/public/download/2009_OGSA_atualizado.pdf> (Ttulos I a IV; Ttulo VI; Ttulo VII e Ttulo IX). BRASIL. Estado-Maior da Armada. EMA-137 Doutrina de Liderana da Marinha. 1.ed. Rio de Janeiro, 2004. Doutrina de Liderana da Marinha-EMA-137-MOD-1-ALTERAES EFETUADAS PELA CIRCULAR 9/2004 do EMA (fl.1-8). Disponveis para Download em: <www.ema.mb/docs/publicacoes/public.html> (captulos 1, 2 e Anexos A e B). BRASIL. Marinha do Brasil. Centro de Instruo Almirante Marques de Leo. CAAML-3002 Manual de Procedimentos Marinheiros. 1.rev. Rio de Janeiro, 2007. Disponvel para Download em: <www.caaml.mb/T_publicacoes2.htm> (captulo 1, anexos A e B).

2013 ______. CAAML-1202 Manual de Combate a Incndio. 1.rev. Rio de Janeiro, 2005. Disponvel para Download em: <www.caaml.mb/T_publicacoes2.htm>. ______. CAAML-1201 Organizao do Controle de Avarias. 1.rev. Rio de Janeiro, 2005. Disponvel para Download em: <www.caaml.mb/T_publicacoes2.htm> (captulo 1 - itens 1.2 e 1.3; e captulo 2 item 2.5). _____. CAAML-1212 Manual de Sobrevivncia no Mar. 1.rev. Rio de Janeiro, 2007. Disponvel para Download em: <www.caaml.mb/T_publicacoes2.htm> (captulos 2 e 4). CONHECIMENTO MILITAR-NAVAL CAP BRASIL. Diretoria de Ensino da Marinha. Livro-Texto de Higiene e Primeiros Socorros. Rio de Janeiro, 2001. Disponvel para Download em: <http://www.densm.mb>, no link: Download Intranet/ Apostilas/Higiene e Primeiros Socorros (captulos 1; e 3 a 9). BRASIL. Estado-Maior da Armada. EMA-137 - MOD-1 - Doutrina de Liderana da Marinha. 1.ed. Braslia, 2004. Disponvel para Download em: <http://www.ema.mb/docs/publicacoes/public.html> (captulos 1, 2 e Anexos A e B). BRASIL. Estado-Maior da Armada. EMA-414 - Normas para a Salvaguarda de Materiais Controlados, Dados, Informaes, Documentos e Materiais Sigilosos na Marinha. 1.ed. Braslia, 2005. Disponvel para Download em: <http://www.ema.mb/docs/publicacoes/public.html> (captulos 1, 2, 5 e 6). BRASIL. Secretaria Geral da Marinha. Vade-Mcum Naval - Ordenana Geral para o Servio da Armada. ed.rev. Rio de Janeiro, 2009. Disponvel para Download em: <http://www.sdm.mb>, no caminho: Download/Vade Mcum/Ordenana Geral para o Servio da Armada (Ttulos I a IV; Ttulo VI e Ttulo VII). BRASIL. Secretaria Geral da Marinha. SGM-101 - MOD-3 - Normas para a Gesto do Sistema do Plano Diretor. 3.rev. Braslia, 2009. Disponvel para Download em: <http://www.sgm.mb/PUB/normas.htm>, no link: SGM-101 REV 3 - Normas para a Gesto do Sistema do Plano Diretor MOD3 (captulos 2 e 6). ______. SGM-105 - Normas sobre Documentao Administrativa e Arquivamento na Marinha. (NODAM). 3.rev. Braslia, 2009. Disponvel para Download em: <http://www.sgm.mb/PUB/normas.htm>, no link: SGM-105-NODAM-REV3 (captulos 1, 2, 5, 6 e 20). ______. SGM-301 - Normas sobre Administrao Financeira e Contabilidade. 6.rev. Braslia, 2008. v.1. Disponvel para Download em: <http://www.sgm.mb/PUB/normas.htm>, no link: SGM301 - Normas sobre Administrao Financeira e Contabilidade rev. 6 (captulo 1 - subitens 1.1, 1.2, 1.4 e 1.5). ______. SGM-304 - Normas sobre Contabilidade das Organizaes Militares Prestadoras de Servio (OMPS). 1.ed. Braslia, 2008. v.1. Disponvel para Download em: <http://www.sgm.mb/PUB/normas.htm>, no link: SGM-304 - Normas sobre Contabilidade das Organizaes Militares Prestadoras de Servio (OMPS) (captulo 1). ______. SGM-601 - Normas sobre Auditoria, Anlise e Apresentao de Contas na Marinha. 4.rev. Braslia, 2010. Disponvel para Download em: <www.sgm.mb/PUB/normas.htm>, no link: SGM-601 Normas sobre Auditoria, Anlise e Apresentao de Contas na Marinha (4 Reviso) (captulos 4, 5, 6, 8 e 9). CONHECIMENTO MILITAR-NAVAL CPFN BRASIL. Marinha do Brasil. Vade-Mcum Naval - Cerimonial da Marinha. Diretoria do Patrimnio Histrico e Documentao da Marinha. ed.rev. Rio de Janeiro, 2009. ______. Lei n 6.880, de 9 de dezembro de 1980. Estatuto dos Militares. Diretoria do Patrimnio Histrico e Documentao da Marinha. ed.rev. Rio de Janeiro, 2009.

2013 ______. Decreto n 88.545, de 26 de julho de 1983. Regulamento Disciplinar para a Marinha. Diretoria do Patrimnio Histrico e Documentao da Marinha. ed.rev. Rio de Janeiro, 2009. ______. Decreto N 95.480, de 13 de dezembro de 1987. Ordenana Geral para o Servio da Armada. Diretoria do Patrimnio Histrico e Documentao da Marinha. ed.rev. Rio de Janeiro, 2009. ______. Decreto n 6.806, de 25 de maro de 2009. Regulamento de Continncias, Honras e Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Foras Armadas. Braslia, 2009. ______. Decreto n 3.897, de 24 de agosto de 2001. Fixa as diretrizes para o emprego das Foras Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e d outras providncias. Braslia, 2001. ______. Lei Complementar n 97, de 9 de junho de 1999. Dispe sobre as normas gerais para a organizao, o preparo e o emprego das Foras Armadas. Braslia, 1999. ______. Lei Complementar n 117, de 2 de setembro de 2004. Altera a Lei Complementar n 97, de 9 de junho de 1999, que dispe sobre as normas gerais para a organizao, o preparo e o emprego das Foras Armadas, para estabelecer novas atribuies subsidirias. Braslia, 2004. ______. Lei Complementar n 136, de 25 de agosto de 2010. Altera a Lei Complementar n 97, de 9 de junho de 1999, que dispe sobre as normas gerais para a organizao, o preparo e o emprego das Foras Armadas, para criar o Estado Maior Conjunto das Foras Armadas e disciplinar as atribuies do Ministro de Estado da Defesa. Braslia, 2010. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-1003. Manual Bsico do Fuzileiro Naval. 1.ed. Rio de Janeiro, 2008. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-1004. Manual do Combatente Anfbio. 1.ed. Rio de Janeiro, 2008. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-3101.1. Manual do Peloto de Fuzileiros Navais. 1.ed. Rio de Janeiro, 2008. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-0-1. Manual de Fundamentos de Fuzileiros Navais. 1.ed. Rio de Janeiro, 2011. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-31.1. Manual de Operaes Militares em Ambiente Urbano dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais. 1.ed. Rio de Janeiro 2008. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-1-8. Manual de Operaes de Paz dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais. 1.rev. Rio de Janeiro, 2009. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-1-11. Manual de Operaes de Evacuao de No-Combatentes dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais. 1.ed. Rio de Janeiro, 2008. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-1-8.1. Manual de Operaes de Paz de Carter Naval. 1.ed. Rio de Janeiro, 2010. ______. Marinha do Brasil. Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. CGCFN-3101. Manual da Companhia de Fuzileiros Navais. 1.ed. Rio de Janeiro, 2008. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

You might also like