You are on page 1of 14

A cidade como espao pblico de educao e de afirmao da cidadania: a experincia de Vitria/ES, Brasil

The city as public space of education and citizenship training: the case of Vitria, Esprito Santo, Brazil La ciudad como espacio pblico de educacin y de afirmacin de la ciudadana: la experiencia de Vitria, en Esprito Santo, Brasil
VANIA CARVALHO DE ARAJO

Resumo: A cidade nos instiga a pens-la como um lugar atravessado pelas marcas sociais e culturais. Se tais elementos apontam para o gerenciamento das formas de apropriao do espao urbano, colocando em cena as tenses decorrentes da relao Estado/sociedade, a materializao da cidade como espao pblico de educao e de cidadania rene um conjunto de interpelaes necessrias sua construo como territrio do consenso e no de excluso. Tais questes desafiam o dever-ser da cidade como uma experincia pblica articulada, um acontecimento que toma a educao como uma responsabilidade coletiva tendo em vista a construo do bem comum. Palavras-chave: cidade; educao e cidadania; poltica pblica. Abstract: The city incites us to see it as a place marked by social and cultural factors. If such elements point to the management of the appropriation of the urban space, placing under the spotlight the tensions deriving from the State/society relation, the materialization of the city as a public space for education and citizenship encompasses a set of interpellations necessary to its construction as a place of consensus, not exclusion. Such arguments challenge the citys existence as an articulated public experience, a happening that sees education as a collective responsibility in light of the construction of the common good. Keywords: city; education and citizenship; public policy. Resumen: La ciudad nos instiga a que la pensemos como un lugar atravesado por las marcas sociales y culturales. Si tales elementos apuntan para la gestin de las formas de apropiacin del espacio urbano, colocando en escena las tensiones consecuentes de la relacin Estado/sociedad, la materializacin de la ciudad como espacio pblico de educacin y de ciudadana rene un conjunto de interpelaciones necesarias a su construccin como territorio del consenso y no de exclusin. Tales cuestiones desafan el deber-ser de la ciudad como una experiencia pblica articulada, un acontecimiento que toma la educacin como una responsabilidad colectiva teniendo en vista la construccin del bien comn. Palabras clave: ciudad; educacin y ciudadana; poltica pblica.
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

135

CIDADE: UM CENRIO INQUIETANTE Ainda que o enunciado possa induzir-nos reflexo de uma singularidade relativa, somos desafiados a pensar a cidade como uma pluralidade de experincias que se configuram por diferentes perspectivas. O que importa aqui chamar a ateno para o cenrio inquietante e, porque no dizer, perturbador, com o qual somos tensionados a olhar a cidade a partir dela mesma, ou seja, como um lugar atravessado por diferentes marcas sociais e ambientais que interpelam aes e relaes desenhadas por variadas formas de interveno pblica. Se a cidade contm a dinmica da singularidade expressa no modo como cada sujeito social nela se comporta, produz histria e cultura, na materialidade das experincias cotidianas que a singularidade de cada sujeito assume a configurao de corpo social, cuja pluralidade provoca novas discursividades e novos flagrantes de organizao e desorganizao do espao urbano. Ao longo da histria, a cidade foi palco de variados interesses econmicos, polticos, religiosos e sociais (LE GOFF, 1988). Da feio da cidade antiga cidade contempornea, intensos movimentos de rupturas e permanncias se impuseram, constituindo-se, assim, mecanismos de apropriao e expropriao do espao urbano, ora como espao do privado, ora como espao pblico provocado pelo gerenciamento das polticas pblicas. No interior dessa discursividade, as mudanas da cidade tambm foram (e ainda so) provocadas pelos impactos das lutas sociais que se travavam em torno da afirmao dos direitos, tais como, moradia, saneamento bsico, lazer, cultura, educao, etc. No obstante estes variados modos de construir e ressignificar a cidade, a forma de uma cidade, como bem afirmara Baudelaire, muda mais depressa, lamentavelmente, que o corao de um mortal. Numa anlise provocadora, Orlandi (2001) trata da narratividade urbana como um aspecto importante para se capturar os variados sentidos produzidos na e para a cidade. Contudo chama a ateno das sobredeterminaes do urbano que tm impedido a cidade a significar-se em seus sentidos e em seus no sentidos; ou seja, a ordem do urbano como espao social hierarquizado, verticalizado vai determinando e normatizando fronteiras possveis de permanncia ou no na cidade, ofuscando, assim, a produo de sentidos prprios cidade. Desse modo afirma,
Tenho partido da idia de que h uma sobreposio do urbano sobre a cidade de tal modo que o que eu tenho chamado de discurso do urbano silencia o real da cidade (e o social que o acompanha). Esse apagamento se deve basicamente a um movimento de generalizao do discurso do urbanista que passa a fazer parte do senso comum produzindo uma deriva ideolgica que homogeneza o modo de significar a cidade, seja pelo seu uso indiferente no discurso ordinrio, mas tambm no discurso administrativo, no do Estado, tomando as formas do jurdico ou do poltico indiscriminadamente (ORLANDI, 2001, p. 13).

136

RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

Poderamos perguntar: como no silenciar o real da cidade? Esta questo, a grosso modo, nos leva a afirmar que a cidade um artefato humano e, como tal, so os diferentes sujeitos que a produzem. Enquanto espao social, a cidade pressupe a materialidade da vida humana e essa afirmao s faz sentido quando cada sujeito for reconhecido em sua dimenso pblica, includo, portanto, como sujeito de direitos, como sujeito vlido na construo de um mundo comum, de um mundo compartilhado. A garantia formal de direitos, por sua vez, no significa necessariamente a visibilidade pblica do outro como sujeito produtor de sentidos para a cidade e isso percebido quando determinados tipos de sujeitos ficam espera de um suposto reconhecimento pblico em funo de suas carncias e necessidades. A esses, formas tipificadas de reconhecimento e de participao pblica so institudas. na dinmica da cidade que percebemos o quanto uma sociedade, que se intitulou moderna e teve o progresso como um de seus pilares, continua a formular a garantia de direitos tendo como pressuposto a definio do lugar que cada um deve ocupar na sociedade. Assim sendo, Vera Telles ressalta:
Se verdade que a garantia formal dos direitos no significa sempre e necessariamente um reconhecimento pblico da legitimidade das razes e vontades, interesses e demandas de indivduos ou grupos sociais, tambm preciso reconhecer que os critrios publicamente estabelecidos de reconhecimento e legitimidade contm, em si mesmos, um princpio de discriminao que constri a figura daqueles que, em funo de sua condio de classe, de gnero ou idade, de origem ou de cor, so como que descredenciados como sujeitos reconhecveis e reconhecidos no espao pblico. Trata-se daqueles que vivem sua condio como diferena que os exclui da dimenso pblica da vida social (TELLES, 1999, pg. 72).

A invisibilidade de determinados tipos de sujeitos no processo de materializao da cidade que a esvazia da dimenso pblica, dando-lhe uma configurao privada, fundada no modo como os indivduos isoladamente so percebidos na dinmica social. A experincia de nossas cidades traz muito desse paradoxo da apropriao pblica pelo privado e isto revelado nas diferentes formas dominadas pela hierarquizao das diferenas entre os sujeitos. nesse contexto que o pressuposto da igualdade como algo no dado ou naturalmente constitudo, mas como uma experincia que se faz no reconhecimento do outro como sujeito vlido e digno na construo de um mundo compartilhado, que se transforma num campo de impossibilidades, como bem ressalta Hannah Arendt (1993 e 2002). Contudo, quando essa questo analisada sob um outro ngulo, so justamente as diferenas e os conflitos que permitem vislumbrar a possibilidade do consenso, entendido aqui como o resultado de um movimento que nasce da experincia entre os diferentes sujeitos, tendo em vista a construo de um mundo comum.
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

137

Os desafios contidos na materializao da cidade revelam o quanto a experincia pblica precisa ser qualificada e percebida como uma ao importante construo de uma histria comum, de uma interlocuo pblica mais duradoura entre as geraes existentes e para as geraes futuras. Somente assim, o espao pblico se qualifica como espao da deliberao conjunta, atravs da qual os homens, na medida em que capazes de ao e opinio, tornam-se interessados e responsveis pelas questes que dizem respeito a um destino comum (TELLES, 1999, p. 55). Quando excludos e privados dessa possibilidade de construir uma esfera pblica comum, os diferentes sujeitos ficam fixados nas suas diferenas; julgados, portanto, por suas aes e opinies. Para ilustrar melhor esta questo, tomemos como referncia os inmeros mecanismos utilizados para invizibilizar indivduos em funo da sua classe social, da sua idade, da sua etnia, etc. Cabe a eles, quando muito, adaptarem-se aos critrios previamente adotados sobre o lugar que devem ocupar na cidade, nas relaes sociais. Trata-se de uma cidade que produz sujeitos anonimatizados em funo dos seus azares na vida. A cidade, neste caso, se reinventa como um lcus de sociabilidade que no se completa, pois os que esto fora dos padres previamente delimitados de participao ficam excludos e reconhecidos como no cidados. nesse campo de inquietaes que se expem as fragilidades de um espao pblico que no se fez to pblico assim. No horizonte de uma sociedade que se fez moderna e democrtica, somos interpelados por um conjunto de aes que mais reforam o fosso social existente a partir da lgica sempre arbitrria da negao de direitos e de participao poltica. So estes constrangimentos da vida em sociedade que nos fazem reclamar por outras referncias de participao da/na cidade que incluam categorias sociais historicamente excludas dos processos decisrios e de reconhecimento pblico. So crianas, adolescentes, jovens, adultos que, em funo do inexorvel que limita aes e opinies, no encontram lugar na materializao da cidade em funo da idade, da condio de classe, da etnia, da religio, etc. DA CIDADE QUE TEMOS CIDADE QUE PODEMOS CONSTRUIR Flagrar o real da cidade algo bastante provocador, pois nele esto contidos os processos instituintes que, muitas vezes, so imperceptveis ao nosso olhar. Assim, para tornar perceptveis os sentidos dos fragmentos geralmente desprezveis e irrelevantes da cidade, faz-se necessrio perceb-los na complexidade dos processos sociais. O cotidiano da cidade tambm tecido pela imprevisibilidade e pela invisibilidade, e isto pressupe afirmar que, para alm da visibilidade dos projetos existentes e das evidncias temporais e espaciais, na cidade esto presentes outros movimentos reveladores das marcas singulares e coletivas deixadas por diferentes sujeitos, seja pela capacidade de instaurar novas referncias para a cidade, seja pelas resilincias e resistncias que apontam novos enredamentos na trama social da cidade.
138
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

A massificao dos modos de vida, a privatizao do domnio pblico, a imediatez dos acontecimentos destacada por Dufour (2005) como sintomas significativos dessa mutao atual na modernidade continuam a atuar como delimitadores do nosso modo de ser, estar e aparecer na cidade. como se as formas institudas por um governo, associadas s vrias estratgias de planejamento e ordenamentos econmicos, sociais e polticos, por si s, dessem conta de representar a cidade. A privatizao dos processos decisrios nada mais do que uma afirmao do aniquilamento de tantos outros sujeitos que no se enquadram na lgica instituda de participao pblica. Para esses, a cidade real aquela que, no seu cotidiano, se revela quando do acesso ou no aos bens pblicos, tais como: praas, parques, ruas, teatros, saneamento bsico, moradia, escola, posto de sade, centros de assistncia, etc. De outro modo, a cidade real pressupe tambm outras experincias que vo criando redes de significao atravessadas por sonhos, fazeres e saberes que se configuram como movimentos instituintes presentes na dinmica territorial e que vo possibilitando novas significaes. Em contraponto s polticas centralizadas que terminam por definir o presente e o futuro da cidade, Sposati (2006) prope a afirmao de polticas territorializadas. Neste sentido, sublinha:
Territrio no um terreno no sentido de uma dimenso de terra. Territrio dinmica que possui, para alm da topografia natural, uma topografia social constituda pela histria das relaes entre os que nele vivem e suas relaes com os que vivem em outros territrios. Territrio no gueto, apartao, ele mobilidade. Por isso, discutir medidas de um territrio assunto bem mais complexo do que definir sua rea ou densidade, implica em considerar o conjunto de foras e dinmicas que nele operam (SPOSATI, 2006, p. 5).1

Do ponto de vista terico-metodolgico, este conceito contm o esforo de pensar a cidade relativizando a perspectiva universalizante das aes comumente adotadas. A realidade territorial pressupe singularidades, subjetividades que precisam ser consideradas. Esta questo nos ajuda a compreender que a medida orientadora das polticas pblicas deve ser as condies reais de vida dos sujeitos, condies essas que expem as fragilidades, as desigualdades sociais, a ruptura de vnculos sociais, simblicos e materializados, mas tambm a potncia dos diferentes grupos sociais. Para a construo de polticas pblicas territoriais, como ainda destaca Sposati, temos que mobilizar foras, mobilizar potncias superando o carter administrativo, tecnocrtico que negam a construo da prpria estratgia poltica com a populao. Neste territrio onde as prticas sociais se criam e recriam, a poltica desafiada a assumir uma outra configurao, fundada no reconhecimento e na experincia compartilhada entre os diferentes sujeitos. Para Arendt (2002), o homem
Palestra proferida em 2006 no Congresso Internacional Desafio da Inovao na Gesto de Cidades realizado em Vitria/ES, com o ttulo Polticas Territoriais, Cidadania e Poder.
1

RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

139

a-poltico, pois a poltica surge no entre-os-homens; a poltica surge no intra-espao e se estabelece como relao; a poltica baseia-se na pluralidade dos homens e trata da convivncia entre diferentes. Ao invs de um acontecimento exterior vida dos homens, Arendt expe uma outra natureza da poltica que se revela como uma experincia entre os diferentes. A provocao dessa formulao se inicia com a desconstruo dos esquemas tradicionais da teoria poltica. Superando a ideia de poltica assentada no binmio dominados/dominadores, situa a liberdade, tal como vivida na polis grega, como um princpio indispensvel para o exerccio da poltica. Liberdade esta que permite a cada um externar opinies, ter o direito de ouvir e tambm de ser ouvido, enfim, de preocupar-se com o mundo, entendido aqui como algo que transcende a durao de nossas vidas. Livre agir, por sua vez, agir em pblico, e pblico o espao original do poltico. A liberdade decorrente da ao, tendo em vista a busca do interesse comum, da criao de uma realidade compartilhada. nesse agir em concerto que caracteriza a poltica instauradora do espao pblico como espao da deliberao conjunta. O objetivo de construir esta esfera pblica , portanto, a construo de um mundo que transcenda a vida pessoal de cada um.
S a existncia de uma esfera pblica e a subsequente transformao do mundo em uma comunidade de coisas que rene os homens e estabelece uma relao entre eles depende inteiramente da permanncia. Se o mundo deve conter um espao pblico, no pode ser construdo apenas para uma gerao e planejado somente para os que esto vivos: deve transcender a durao da vida de homens mortais (ARENDT, 1993, p. 64).

Assim como o conceito de liberdade e poltica, a igualdade como pressuposto naturalmente construdo, um a priori, tambm questionada. A matriz terica e cultural que historicamente influenciou geraes tem como contraponto a ideia de que ns no nascemos iguais, a igualdade no um dado da natureza. Ns nos constitumos iguais medida que nos reconhecemos como iguais, ou seja, como sujeitos de interesses, razes vlidas e direitos legtimos na construo do espao pblico; na construo de um mundo comum. Na sociedade brasileira, muitos so os exemplos que parecem se afirmar como revs das questes acima apresentadas. So referncias de um Estado moderno que toma a poltica e a esfera pblica como uma experincia privada ou para poucos. No por acaso que os mecanismos de participao utilizados recriam as matrizes culturais do privilgio, da guetizao da vida social, das relaes de mando, do agir poltico despojado de dimenso tica. Quando o reconhecimento dos direitos se d pela via da comprovao da pobreza e da desgraa, a dimenso pblica da vida social perde os seus efeitos e se estabelecem novas racionalidades no campo do direito, interferindo, assim, no modo como concebemos a poltica da/na cidade e sua dinmica social.
140
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

Seja a poltica concebida como feitio em funo de sua capacidade de produzir subjetividades e rede de conexes que influenciaro as diferentes formas de pensar, agir e de desejar (SCHEINVAR, 2009), seja enredada por zonas espetaculosas (DEBORD, 2005), neste contexto em que tudo parece expor ambivalncias de todos os tipos, vislumbramos um campo de possibilidades para uma negociao possvel de construo de uma cultura pblica nas diferentes prticas sociais que atravessam a cidade. nesse terreno conflituoso e sempre emblemtico da vida social que a cidade se faz e refaz e, ao mesmo tempo, nos permite instaurar, pela experincia da pluralidade humana, outras subjetividades, outras prticas, outras linguagens pblicas que possam balizar a vida em sociedade. A CIDADE COMO ESPAO PBLICO DE EDUCAO E DE AFIRMAO DA CIDADANIA Numa sociedade tornada pblica pela regulamentao estatal, ainda conservamos um legado poltico e cultural que nos mantm aprisionados ao de um Estado, cujas responsabilidades so transformadas em smbolos legitimadores de um poder. H sculos, as cidades brasileiras tm sido palco de histrias que mais refletem a construo de uma ordem pblica naturalizada do que o esforo de construir alteridades e reciprocidades, tendo em vista a efetivao da experincia pblica. Tomemos como exemplo o esprito republicano instaurado no Brasil em 1889. Um acontecimento que exclui o povo, assim tomado como uma abstrao, um adorno ao projeto envidado. Nesse contexto,
[A Repblica] inaugurou ou renovou cidades sem cidados, manteve um rosto oligrquico, assegurou sua fachada liberal atravs do controle coronelstico do voto, no construiu partidos com dimenso ideolgica nacional, no integrou as camadas sociais recentemente sadas da escravido, no avanou um projeto de Nao que implicasse na construo de um povo, tal como ocorrera em algumas experincias republicanas europias: mas isso no significava um fracasso do projeto republicano, mas sim a inveno de uma repblica sem republicanos e, se tivesse sido possvel, sem povo! (BRAYNER, 2008, p. 65).

Somos conhecedores dos inmeros desfechos provocados pela ausncia de um projeto nacional demandado como exigncia do direito e da cidadania; contudo, a mesma histria que nos revela as matrizes oligrquicas e excludentes que continuam a operar na vida social que nos permite instaurar, no presente, outras tantas histrias possveis. Desse modo, ao concebermos cada sujeito como produtor de histria e de cultura, somos tensionados a construir outros parmetros pblicos balizadores da vida em sociedade, e a sua materializao est exatamente na perspectiva de concebermos a cidade como um territrio de garantia formal de direitos e de exigncia de cidadania.
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

141

Tudo isso nos leva a afirmar que as polticas territoriais democrticas e participativas s podero se concretizar se a cidade, com seus diferentes arranjos espaciais e temporais, se constituir como um espao permanente de educao, ou seja, uma cidade que promova uma dinmica societria pblica tendo em vista a instaurao de critrios pblicos igualitrios. Assim, no se pode excluir do processo de construo da cidade um agir educativo que faa suscitar novas sinergias propulsoras do bem comum. So estas sinergias que possibilitaro descortinar horizontes possveis no presente, horizontes estes que tomam o passado e a sua memria como um legado importante para a renovao do mundo no presente e no futuro. A cidade como espao pblico de educao e de afirmao da cidadania no pode prescindir da ideia de que todos os espaos da cidade (ruas, praas, parques, clubes, postos de sade, centros de assistncia, escola, rgos do governo, etc.) so espaos potencializadores de educao, seja como atuam o princpio da cidadania e do direito em suas prticas, seja como do visibilidade s necessidades, interesses, razes e opinies dos diferentes sujeitos. preciso construir novas matrizes culturais de gesto que estimulem o projeto de cidade educadora, cujos diferentes espaos sociais se movem na construo incessante da justia social. Cabe aqui tensionar tais questes para o campo da tica pblica. No basta nomear uma cidade educadora quando sua temporalidade est condicionada presentificao da vida, quilo que foi criado para satisfazer necessidades momentneas, individualizadas, pautadas em cronologias que servem mais para criar um mundo de artificialismos simblicos e materiais. A tica pblica que faz emergir o sentido da cidade como espao pblico de educao e de afirmao da cidadania interroga o presente sem perder de vista o legado do passado e a capacidade de responsabilizar-se pela continuidade do mundo. H claras evidncias dos efeitos das lgicas episdicas de governar que no interpelam responsabilidades pblicas e sociais. Estes mecanismos nada mais servem do que para acelerar o processo de apagamento e diluio das fronteiras entre as esferas pblicas e privadas, ou mesmo para criar uma desresponsabilizao generalizada da sociedade pela continuidade do mundo. A poltica para poder permanecer livre e humana deve constituir-se como uma experincia duradoura, na qual as atuais e futuras geraes possam com ela aprender a preservar e a renovar o mundo. Decerto essas questes so desmobilizadoras de prticas clientelistas, corporativistas e pontuais que muito tm se forjado no interior das administraes pblicas. O espao pblico, como consequncia de uma experincia compartilhada, cria, por sua vez, um sentido de pertinncia vida social capaz de romper realidades at ento consideradas estticas e acabadas. nesta perspectiva que se forja a concepo de cidade educadora, cujas lgicas de ao educam e deixam transparecer prticas culturais que preservam seus diferentes sujeitos do esquecimento e os mantm firmes na construo de uma histria pblica comum.
142
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

A EXPERINCIA DA CIDADE DE VITRIA/ES BRASIL Como desfecho dessa reflexo, situamos a experincia da cidade de Vitria, capital do Esprito Santo, como um esforo extenuado de construo de uma esfera pblica compartilhada. Esta experincia contm o legado histrico pelo qual a sociedade brasileira passou com o combate ditadura militar e ao forte alijamento da sociedade civil nos processos decisrios da administrao pblica. No perodo de 1989 a 1992, a cidade governada pela primeira vez pelo Partido dos Trabalhadores, cuja bandeira abrigava, dentre outras causas, a participao popular, a democracia e a diminuio das desigualdades sociais. Nesta poca a cidade de Vitria apresentava acentuadas mostras de uma cidade fraturada por diferentes formas de excluso. Numa regio povoada por centenas de famlias economicamente miserveis a regio de So Pedro, o lixo despejado foi sendo incorporado como o nico sustento e valor de troca. Comeam, ento, a serem institudos novos parmetros pblicos para se construir a cidade: instaurao do Oramento Participativo, mobilizao das lideranas comunitrias, transparncia das contas pblicas, eleio de diretores das unidades de ensino, criao de estratgias de desenvolvimento socioambiental, valorizao dos servidores, etc. Passados treze anos, a cidade de Vitria representada, novamente, pelo Partido dos Trabalhadores, tendo como primeiro mandato o perodo de 2005 a 2008, e o segundo, 2009 a 2012. Sem dvida, alguns dos problemas emergidos em pocas passadas foram amenizados e outros continuam a configurar-se como um desafio. A partir do entendimento de que o espao pblico deve constituir-se como uma experincia contnua na vida dos diferentes sujeitos buscou-se extrair da memria coletiva at ento acumulada novas capacidades de ao e de interao. Alm de pressupor uma continuidade relativizada, a experincia pblica ora instaurada apresentava um campo de possibilidades para a configurao de outras dinmicas sociais que fortalecessem a ideia de construo da cidade com todos, para todos e a partir de todos, sabendo que todos, longe de ser uma massa amorfa naturalmente constituda, representavam diferentes singularidades que davam sentido ao coletivo. No obstante as adversidades que atravessam a experincia pblica da cidade, o esforo de transcender a uma temporalidade unicamente mensurvel consegue agregar novas dinmicas de atuao capazes de construir polticas territoriais que pudessem ir alm da fugacidade do tempo e se estabelecer como algo mais duradouro e permanente para a vida das pessoas. Assim, a cidade de Vitria concebida como uma grande rede de significaes que articula sentidos, servios e prticas em torno de objetivos que so comuns, mas procura contemplar as evidncias das particularidades. Em sua proposta de planejamento est contida a partilha da cidade em oito regies.2 Alm do apoio s mobilizaes instituintes que nascem da prpria
2

A diviso da cidade em oito macroregies levou em considerao a organizao dos servios de pequenas obras e de manuteno dos espaos urbanos. As oito regionais foram institudas
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

143

comunidade, as cmaras territoriais surgem como um espao de deliberao conjunta entre os gestores dos equipamentos pblicos (escola, unidade de sade, centros de referncia de assistncia social, espaos culturais, parques, administraes regionais, etc.). Esta metodologia tem sido uma estratgia importante de ressignificao de cada territrio, a partir de suas demandas e potncia. As questes tratadas nas cmaras, as quais apontam para outros processos de interveno institucional, so discutidas no comit de polticas sociais representado pelos secretrios das diferentes reas sociais (educao, meio ambiente, cultura, cidadania e direitos humanos, assistncia social, trabalho e gerao de renda, segurana e sade). No interior de cada secretaria tem-se a possibilidade de estabelecer processos descentralizados de discusso e de deciso por meio dos comits gestores, cujo objetivo a busca da unidade dos princpios que regem o desenvolvimento dos diferentes programas e projetos e suas respectivas intervenes nos problemas existentes. Esta dinmica democrtica de trabalho, somada s outras formas de participao por meio de comisses e conselhos representativos da sociedade civil organizada, tem demonstrado que o exerccio do direito cidadania, aliado a uma poltica de descentralizao, um processo no qual os diferentes sujeitos vo produzindo outras histrias, reelaborando escalas de valores, lanando mo de um conjunto de smbolos, ressignificando-os a partir da experincia pblica, das suas interaes e vivncias no cotidiano da cidade. RECORTES DO AGIR POLTICO A cidade de Vitria3 sofre as mesmas contradies urbanas pelas quais passam as grandes metrpoles brasileiras. Com os seus 320.156 habitantes (estimativa IBGE, 2009), Vitria concentra desafios que vo desde as formas evidentes do trfico de drogas, violncia urbana, territrios ambientalmente frgeis at a ocupao desordenada e moradias em condies inadequadas de habitabilidade. Este contexto tem provocado estratgias de mobilizao e interveno nas diferentes regies da cidade, mobilizao esta que tem como parmetro a linguagem pblica que advoga a exigncia de direitos e de justia social. Neste caso, a gesto de Vitria se registra no rduo esforo de conjugar a descentralizao do poder, a mobilizao das
segundo critrio geogrfico. No entanto, para efeito de planejamento da oferta de servios e programas em reas especficas como sade, educao e assistncia social, estas regionais so reorganizadas, a partir de outros critrios, como de concentrao populacional, perfil socioeconmico, dentre outros. 3 Vitria a segunda capital mais antiga do Brasil (1551). A Ilha de Vitria formada por um arquiplago composto por 33 ilhas e por uma poro continental, totalizando 105 quilmetros quadrados. a capital com maior ndice de desenvolvimento municipal em pesquisa realizada pela Federao das Indstrias do Rio de Janeiro (Firjan). O ndice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) usa no clculo dados de emprego, renda, educao e sade enviados pelos municpios ao governo federal.
144
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

potncias sociais existentes com a necessidade da interveno do Estado. O Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI) um dos exemplos desse esforo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentvel, garantindo o planejamento e a gesto articulada das polticas pblicas, tendo como base os territrios de vida, fortalecendo, no cotidiano, a democracia participativa e considerando que so mltiplos os fatores de excluso social. a partir dessa conjugao de foras que se viabiliza o Programa Terra Mais Igual. Aproximadamente 94 mil pessoas vivem hoje nos 15 territrios de abrangncia do programa, denominados de Poligonais. Esses Poligonais congregam, de forma total ou parcial, 33 bairros e 12 comunidades de Vitria. Seus efeitos, alm de garantias de construo de novas moradias, reassentamento de famlias que ocuparam reas de risco ou de proteo ambiental, melhorias habitacionais em imveis com situaes precrias e implementao de novo ordenamento urbanstico e ambiental, tambm promovem o gerenciamento social das obras e a visibilidade social dos moradores antes excludos das condies efetivas de cidadania. A escolha de pensar a cidade como uma experincia mais ampla e duradoura, portanto pblica, tem provocado polticas articuladas em torno de objetivos comuns, o que no elimina a possibilidade de cada rea pensar a especificidade de sua atuao e a multiplicidade de questes que interpelam novos horizontes de possibilidades em torno da experincia pblica compartilhada. Neste terreno que nos permite criar novas formas de sociabilidades pblicas, outras propostas de atuao vo surgindo de modo a diminuir o fosso histrico entre centro e periferia, governantes e governados, Estado e sociedade civil. neste sentido que as formas cristalizadas de governar vo dando lugar construo de uma noo de bem pblico, de coisa pblica e de responsabilidade pblica que tenham como medida os direitos de todos (TELLES, 1999, p. 159). So essas prerrogativas que desafiam a pensar a cidade de Vitria como um espao pblico que encontra na experincia da pluralidade humana um caminho, por excelncia, de afirmao da cidadania e da democracia. EDUCAO: UMA EXPERINCIA COMPARTILHADA Neste processo de formao de uma cultura pblica na/da cidade, os espaos formais de educao tambm so chamados a ressignificar suas prticas e suas utopias. Conceber a educao e, mais precisamente, o campo da escola, como uma experincia compartilhada examinar a irrupo de projetos e aes que mais servem para tipificar o lugar que cada um deve ocupar na hierarquia social, do que um compromisso com a construo de mundo de realizaes simblicas e materiais para todos os sujeitos. Se este desafio traz o desconcerto dos efeitos de uma modernidade pautada na fragmentao da vida, na destituio da histria, na desmemorizao das geraes presentes, na evitao dos conflitos e no individualismo, so estas questes que desafiam a educao a constituir-se como uma experincia pblica compartilhada,
RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

145

na qual os diferentes sujeitos (professores e alunos, diretores, merendeiras, vigias, famlia, auxiliares da limpeza e inclusive a secretaria de educao e seus rgos colegiados) assumem a responsabilidade pela construo da escola como espao pblico, espao da deliberao conjunta. As polticas pblicas em educao na cidade de Vitria tm apostado na superao de uma racionalidade despojada de dimenso tica e pblica com projetos e programas que traduzam parmetros mais igualitrios de ao. Esta experincia tem feito emergir novas possibilidades de potencializar a escola e seus diferentes sujeitos no descompasso de uma realidade muitas vezes mantenedora de injustias sociais. A educao, com suas variadas expresses de formalizao do direito, tambm chamada a transformar a escola como um territrio de construo da cidadania. Isto implica outras formas de se reconhecer na cidade, instituindo um papel mais articulador e produtor de aes, projetos e programas que se comprometem com a construo e reconstruo permanente da cidade enquanto uma dinmica social e pblica. A experincia realizada pela Secretaria Municipal de Educao de Vitria4 tem se constitudo em um rduo esforo de pensar os seus bens e servios como uma experincia pblica compartilhada, resultante, portanto, de iniciativas que estimulam a criao de canais que diluam as fronteiras do privado, do clientelismo e do corporativismo, tais como: fortalecimento dos conselhos de escola como espao da deliberao conjunta; criao de grmios estudantis, desde a educao infantil at o ensino fundamental; implementao de um sistema municipal de avaliao que agregue os diferentes saberes e fazeres dos rgos gestores e das escolas, tendo em vista a qualidade social dos servios oferecidos populao, bem como a garantia do direito de ensinar e de aprender; realizao do congresso das famlias como uma experincia formativa e orientadora de novas prticas sociais e culturais a serem construdas dentro e fora do contexto escolar; promoo da alimentao escolar orgnica fortalecendo, desse modo, a agricultura familiar e a cultura camponesa; implementao do Programa de Educao em Tempo Integral com aes articuladas entre vrias secretarias; espaos formativos para os profissionais da educao dentro e fora do horrio de trabalho, como um modo de fortalecer a socializao das experincias feitas coletivamente por professores, alunos, pedagogos, famlias e demais profissionais da escola, bem como a visibilidade das questes, cujas ambiguidades apontam diferentes intervenes pedaggicas.
4 O Sistema Municipal de Educao de Vitria conta atualmente com 52 escolas de ensino fundamental e 46 centros municipais de educao infantil que atendem crianas de seis meses a seis anos de idade. So atendidos, respectivamente, 29.843 alunos no ensino fundamental e 15.296 na educao infantil. Alm das 98 escolas, so Centros de Cincia, Educao e Cultura o Planetrio (em parceria com a Universidade Federal do Esprito Santo), a Escola de Biologia e Histria, a Escola da Cincia e Fsica, e a Praa da Cincia. Estes centros atuam na formao de professores e alunos e tambm como apoio e complemento s atividades desenvolvidas nas escolas.

146

RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

Alm dessas e outras propostas tensionadas a uma concepo de educao aberta pluralidade da vida humana e mobilizada com a transformao da escola como esfera pblica, inserem-se as polticas de cidadania digital por meio do acesso internet livre, a implantao dos laboratrios de informtica em todos os nveis de ensino, o desenvolvimento customizado de sistema operacional em software livre, que amplia a participao da comunidade escolar e o acompanhamento da sociedade das atividades escolares junto ao Portal da Educao que, articulado ao Portal Transparncia da administrao municipal,5 amplia os canais de comunicao entre a sociedade e as aes da educao na cidade de Vitria. Nesta dinmica de conceber a cidade como espao pblico de educao e de afirmao da cidadania, cabe destacar o esforo conjugado ao estabelecer novos princpios arquitetura escolar. Cada interveno fsica a ser realizada, alm de ser fruto de uma experincia democrtica do Oramento Participativo, passa por intensos processos de discusso com a comunidade escolar, usurios, por excelncia, desses espaos. Conceber a arquitetura a partir da realidade escolar colocar em evidncia os elementos constituidores de relaes, prticas e experincias que se fazem na coexistncia do singular e do coletivo, do movimento fixo e dinmico, do repetitivo e do inventado, do familiar e do extico. Esta ideia contm em si o desafio de pensar o espao escolar numa perspectiva socioambiental, que possa articular prticas, experincias, desejos e direitos que no se restringem s formas adultas e transitrias de se pensar o espao escolar, invisibilizando as crianas, os adolescentes e os jovens como atores polticos concretos. Uma concepo clssica de cidadania recusa o estatuto poltico s crianas e esta prtica continua a originar equvocos e tem produzido energias desmobilizadoras da construo de uma cidadania plena (SARMENTO, 2007, p. 39-40). So essas questes que nos instigam a pensar a arquitetura escolar a partir dos seus diferentes sujeitos, fortalecendo a escola enquanto espao sociocultural e uma experincia pblica articulada ao dever-se da cidade como um espao pblico de educao e de afirmao da cidadania. Finalmente, pensar a cidade e a educao como espaos socioculturais em que os direitos se colocam no cotidiano o pressuposto fundamental para uma cidade educadora, uma cidade que se percebe criadora de servios tendo em vista o bem comum, a construo de um espao cuja natureza humana volvida pela cultura da paz, da cidadania e da justia social. Como bem afirmara Milton Santos (1997, p. 67 ):
Devemos nos preparar para estabelecer os alicerces de um espao verdadeiramente humano, de um espao que possa unir os homens para e por seu trabalho, mas no para em seguida dividi-los em classes, em exploradores e explorados; um espao
5 Vitria foi a primeira cidade do Brasil a lanar o Portal Transparncia com informaes online da execuo oramentria do municpio. O portal foi desenvolvido em cumprimento lei complementar n. 101, de 4 de maio de 2000 Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme disposto no art. 48-A.

RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

147

matria inerte que seja trabalhada pelo homem, mas no se volte contra ele; um espao Natureza social aberta contemplao direta dos seres humanos, e no um fetiche; um espao instrumento de reproduo da vida, e no uma mercadoria trabalhada por outra mercadoria, o homem fetichizado.

REFERNCIAS
ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. ______. O que poltica? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. _____. Entre o passado e o futuro. So Paulo: Perspectiva, 2007. BRAYNER, Flvio H. A. Educao e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educao melhor. Braslia: Lber Livro Editora, 2008. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeas. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005. LE GOFF, Jacques. Por amor s cidades. So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1988. ORLANDI, Eni P. (Org.). Cidade atravessada: os sentidos pblicos no espao urbano. Campinas: Pontes, 2001. SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infncia. In: VASCONCELLOS, Vera M. R.; SARMENTO, M. J. (Org.). Infncia (in) visvel. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007. SANTOS, Milton. Pensando o espao do homem. So Paulo: Editora Hucitec, 1997. SCHEINVAR, Estela. O feitio da poltica pblica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. TELLES, Vera da S. Direitos sociais: afinal do que se trata? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

VANIA CARVALHO DE ARAJO professora do Programa de Psgraduao em Educao da UFES; Secretria Municipal de Educao de Vitria/ES. E-mail: vania_araujo@terra.com.br e vcaraujo@vitoria.es.gov.br. Recebido em dezembro de 2010 Aprovado em janeiro de 2011

148

RBPAE v.27, n.1, p. 135-148, jan./abr. 2011

You might also like