You are on page 1of 11

3

Princpios de ensino de Educao Visual

1. Introduo

No mbito de estudo dos princpios de Ensino de Educao Visual, de referir que o tema em estudo muito relevante, porque visa estabelecer conhecimentos ao aluno e o professor no Processo de Ensino Aprendizagem. O presente estudo tem como objectivo analisar e relacionar os Princpios do Ensino de Educao Visual com os objectivos da Educao; estabelecer a relao entre os Princpios de Ensino com os objectivos gerais da disciplina de Educao Visual.

No item (3), o trabalho faz uma abordagem concernente a gnese dos princpios de Ensino de Educao Visual. Tendo em conta que os princpios regem da Educao e que no se fala de Educao sem articular o Ensino, dai que houve a necessidade de definir (o que ensino). Segundo LIBNEO (1992: 23-24) Ensinar transmitir conhecimentos, em seguida abordamse os Princpios de Ensino de Educao Visual que so conceituados como sendo os aspectos do Processo de Ensino/Aprendizagem que fundamentam teoricamente e tecnicamente metodologias que orientam o trabalho docente, LIBNEO (1990: 155-59, encontra partida relacionando-os com os objectivos gerais da disciplina (Educao Visual) e com os objectivos gerais da Educao, por fim segue a concluso e a sua respectiva bibliografia.

Com o presente estudo, buscamos disponibilizar aos desenhadores dados que possam contribuir para a melhor compreenso no que diz respeito aos princpios de ensino e a sua importncia no processo de ensino/aprendizagem. Para tal consultamos obras textuais que julgamos serem valiosas ao desenvolvimento do tema em estudo.

2. Objectivos

2.1.Objectivo geral Analisar os princpios de ensino de educao visual e a sua gnese.

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

4
Princpios de ensino de Educao Visual

2.2.Objectivos especficos Explicar a relao existente entre os princpios de Educao Visual com os objectivos gerais da disciplina; Relacionar os princpios Educao Visual com os objectivos gerais da Educao.

2.3.Metodologia Segundo Hegenberg citado por MARCONI & LAKATOS (2000:44) mtodo o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho no tenha sido fixado de antemo de modo reflectido e deliberado. Seguindo a definio do autor os mtodos usados para a elaborao deste trabalho foram: Consultas em fontes bibliogrficas; Pesquisas pela internet.

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

5
Princpios de ensino de Educao Visual

3. Gnese dos Princpios de Ensino de Educao Visual

Falar da gnese dos Princpios de Ensino de Educao Visual o mesmo que falar da origem dos mesmos, tendo em conta que a palavra Ensino no se desprende da palavra Educao. As questes que colocamos so: O que ensino? O que so princpios de ensino? O conceito de ensino evoluiu graas aos questionamentos e pesquisas realizadas por diversos pesquisadores, psiclogos, socilogos, etc. Segundo o conceito etimolgico ensinar (do latim signare) colocar dentro, gravar no esprito. De acordo com esse conceito ensinar gravar ideias na cabea do aluno. Neste caso o mtodo utilizado o de marcar e tomar a lio. Do conceito etimolgico surgiu o conceito Tradicional de Ensino: Ensinar transmitir conhecimentos cujo os mtodos usados so expositivo e explicativo, expresso verbal da matria e/ou demonstrao, LIBNEO (1992: 23-24).

MIZUKAMI (1986) tambm enfatiza o mtodo expositivo como sendo o que caracteriza, essencialmente, a abordagem do Ensino Tradicional. A metodologia expositiva privilegia o papel do professor como sendo o transmissor dos conhecimentos e o ponto fundamental desse processo ser o produto da aprendizagem (a ser alcanada pelo aluno).

De

acordo

com

MIZUKAMI

(1986),

abordagem

tradicional

do

Processo

de

Ensino/Aprendizagem no se fundamenta por teorias empiricamente validas, mas sim numa prtica educativa e sua transmisso atravs dos anos. Dessa forma os pressupostos tericos da escola tradicional partiram de concepes e praticas educacionais que prosseguiram no tempo sob as mais diferentes formas.

Respondendo a questo (o que so Princpios de Ensino), conceitua se por Princpios de Ensino como sendo aspectos do processo de ensino/aprendizagem que orientam o trabalho do professor. Visto que na era primitiva (Ensino Tradicional), o ensino no obedecia normas nem princpios era feito atravs da transmisso de conhecimentos dos mas velhos aos mais novos.
ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

6
Princpios de ensino de Educao Visual

Este tipo de ensino, no entanto, por mostrar-se cada vez mais ineficaz, passou a receber uma serie de crticas. Estas crticas, formuladas a partir do final do sculo passado tomam corpo, assim, um novo conceito de ensino e de educao que passou a se dominar escola-novismo ou escola nova.

Este tipo de ensino, no entanto, por mostrar-se cada vez mais ineficaz, passou a receber uma serie de crticas. Estas crticas, formuladas a partir do final do sculo passado tomam corpo, assim, um novo conceito de Ensino e de Educao que passou a se dominar escola-novismo ou escola nova.

A escola nova teve como princpios: O eixo da questo pedaggica passa do intelecto (Ensino Tradicional) para o sentimento; Do aspecto lgico para o psicolgico; Do professor para o aluno; Do esforo para o interesse; Da disciplina para a espontaneidade; Do directivssimo para o no directivssimo; Da quantidade para a qualidade; De uma pedagogia de inspirao filosfica centrada na cincia da lgica para a pedagogia da inspirao experimental baseada principalmente nas contribuies da biologia e da psicologia.

De acordo com os princpios da escola nova, o Ensino teria que passar por uma sensvel reformulao, onde o professor agiria como um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos prprios alunos PILETTI (2004: 28-30).

A medida em que os anos foram passando os Princpios de Ensino passaram por vrias reformulaes com vista a melhorar o Processo de Ensino/Aprendizagem at aos dias actuais em que os Princpios de Ensino esto sistematizados conforme nveis, tendo em vista a adequao das possibilidades de garantir um ensino slido e eficaz.
ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

7
Princpios de ensino de Educao Visual

4. Princpios de Ensino de Educao Visual

Parafraseando LIBNEO (1990: 155-59), Princpios de Ensino de Educao Visual so os aspectos do Processo de Ensino/Aprendizagem que fundamentam teoricamente e tecnicamente metodologias que orientam o trabalho docente. Estes Princpios de Ensino so:

Ter carcter cientfico e sistemtico O professor deve buscar a explicao cientfica do contedo, orientar o estudo independente utilizando mtodos cientficos, certificar-se da consolidao da matria anterior antes de introduzir novas matrias, organizar a sequncia entre conceitos e habilidades, organizar a aula integrando seu contedo com as demais matrias, favorecer a formao, atitudes e convices.

Ser compreensvel e possvel de ser assimilado Na prtica, para se entender estes conceitos, deve-se dosar o grau de dificuldade no Processo de Ensino, usar meios que facilitam a assimilao dos contedos aos alunos (painis, imagens, vdeos, cartazes etc.), analisar a correspondncia entre o nvel de conhecimento e a capacidade dos alunos, proporcionar o aprimoramento e a actualizao constante do professor.

Assegurar a relao conhecimento/prtica O estudo de conhecimento sistematizados e a aquisio de habilidades, hbitos e tcnicas decorrem das necessidades e exigncias da vida prtica.

Para tal, necessrio que se estabeleam vnculos entre os contedos, experincias e problemas da vida prtica, pedir para os alunos sempre fundamentarem aquilo que realizam na prtica, mostrar a relao dos conhecimentos actuais com os de outras geraes, adoptar espao de Ensino s situaes concretas, uma boa aula no se circunscreve somente na sala de aulas, mas tambm fora desta, num espao informal como o ptio escolar, rea de interesse dentro da comunidade rural (Museus, Galerias de arte, casa de cultura etc.).

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

8
Princpios de ensino de Educao Visual

Assentar-se na unidade ensino/aprendizagem Nesta disciplina privilegiam se mtodos de observao, experimentao, e interpretao. pertinente que o professor desenvolva aos alunos, habilidades e tcnicas para que sejam observadores activos, com capacidade para experimentar, fazer e intervir aprofundando os seus conhecimentos, provocar a explicitao da contradio entre ideias e experincias, oferecer condies didcticas para o aluno aprender independentemente, estimular o aluno a defender seus pontos de vista e conviver com o diferente, propor tarefas que exercitem o pensamento e solues criativas.

Garantir a solidez dos conhecimentos A realizao de exposies uma componente bsica para a ambientao escolar e contribui para o desenvolvimento do esprito crtico, auto-estima e a valorizao do seu trabalho. A exposio constitui tambm uma referncia visual de avaliao do desempenho do aluno e do professor, porque reflecte o grau de domnio e de assimilao das matrias. Desta feita, o professor deve desenvolver um ritmo de trabalho que seja possvel a turma acompanhar e assimilar a matria.

Por exemplo no contedo que aborda os sistemas pictogrficos, poder-se-ia desenvolver actividades prticas de criao de cartazes, smbolos, desenhos, painis luminosos logtipos abordando temas como combate aos acidentes de viao.

de ressalvar que uma aula acompanhada por meios didcticos (como imagens, vdeos, cartazes, etc. fcil de assimilar os contedos abordados porque o aluno compreende facilmente a matria quando ela for apresentada na sua realidade.

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

9
Princpios de ensino de Educao Visual

5. Objectivos Gerais da Disciplina de Educao Visual A Educao Visual, uma disciplina prtica que visa desenvolver nos alunos a destreza manual, atravs de diferentes tcnicas de expresso, o sentido de organizao de espaos fsicos e pictricos, de esttica e gosto pelo belo, entre outras qualidades, como a analtico-critica de comunicao atravs da imagem (Programa Ed-Visual 2001). Segundo (Programa ESG, 2010: 9) esta disciplina tem como objectivos gerais: Aplicar os conhecimentos, capacidades e habilidades na escola na famlia e nas comunidades, de forma criativa crtica e componente; Desenvolver o sentido social identificando fontes de informao para resolver problemas inter/extra e escolares.

5.1.Relao entre os princpios de Educao Visual e os objectivos gerais da disciplina A relao entre os Princpios de Educao Visual e os objectivos gerais da disciplina (Educao Visual), de proporcionar a interaco entre o professor e o aluno na sala de aulas, tendo em conta que os Princpios de Ensino favorecem ao professor, auxiliando-lhe no Processo de Ensino/Aprendizagem, encontra partida os objectivos da Educao Visual viso desenvolver capacidades, habilidades e competncias no aluno de modo que ele saiba exercer actividades na vida quotidiana e que estas competncias so relevantes para o aluno pois preparam-lhe para produzir o seu sustento e o da sua famlia.

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

10
Princpios de ensino de Educao Visual

6. Objectivos Gerais da Educao O Sistema Nacional de Educao o processo organizado por cada sociedade para transmitir s novas geraes as suas experiencias, conhecimentos e valores culturais, desenvolvendo as capacidades e aptides do indivduo, de modo a assegurar a produo da sua ideologia e das suas instituies culturais e econmicas (lei n 4/83. SNE). Antes de relacionar os princpios da educao visual com os objectivos gerais da educao, faremos uma abordagem no que concernem aos objectivos gerais da educao. Segundo (artigo 3 SNE). So objectivos gerais do Sistema Nacional de Educao: a) Erradicar o analfabetismo de modo a proporcionar a todo o povo o acesso a conhecimento cientfico e o desenvolvimento pleno das suas capacidades; b) Garantir o ensino bsico a todos os cidados de acordo com o desenvolvimento do pas atravs da introduo progressiva da escolaridade obrigatria; c) Assegurar a todos os moambicanos o acesso formao profissional; d) Formar cidados com uma slida preparao cientfica, tcnica, cultural e fsica e uma elevada educao moral cvica e patritica; e) Formar o professor como educador e profissional consciente com profunda preparao cientfica e pedaggica, capaz de educar os jovens e adultos; f) Formar cientistas e especialistas devidamente qualificados que permitam o

desenvolvimento da produo e da investigao cientfica; g) Desenvolver a sensibilidade esttica e a capacidade artstica das crianas, jovens e adultos, educando-os no amor pelas artes e no gosto pelo belo.

6.1.Relao entre os princpios de Educao Visual e os objectivos gerais da Educao

Os Princpios da Educao Visual tem por objectivo orientarem a tarefa do docente. Eles servem como uma linha mentora que facilita o Processo de Ensino/Aprendizagem, relacionando-os com os objectivos gerais da Educao de referir que existe uma relao de complementaridade, isto , os princpios visam fazer uma abordagem daquilo que so os objectivos gerais da Educao transformando-os em aces prticas. Estas aces so relevantes ao jovem pois, criam
ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

11
Princpios de ensino de Educao Visual

estratgias didcticas com vista ao desenvolvimento integral e harmonioso do indivduo, envolvendo-o em situaes parecidas com as que vo acontecer na vida. importante, que as aces levadas a cabo constituam um modelo do bom fazer, ser, conviver com os outros. O que precisamos hoje no o (conhecimento livresco)1, embora o adquirimos at uma certa extenso para lidar com a vida nesse mundo. Mas, o que nos essencial a sabedoria do Eu superior, a educao espiritual a educao mais elevada. Hoje ningum se preocupa com o objectivo da educao, a educao para vida e no para ganhar a vida GITA (2001).

Conhecimento livresco o conhecimento adquirido por meio de livros, sem experiencia prpria .

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

12
Princpios de ensino de Educao Visual

7. Concluso

A partir dos resultados apresentados, conclui-se que os Princpios de Ensino so muito importantes, porque auxiliam o professor no Processo de Ensino/Aprendizagem, atravs dos mesmos que o professor desenvolve habilidades, tcnicas e metodologias para a gestao do mesmo processo, em suma, para que os objectivos de Ensino sejam alcanados necessrio que haja princpios como guio.

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

13
Princpios de ensino de Educao Visual

8. Bibliografia

ANQUETIL, Jacques, Le Tissage, Encyclopdie Contemporaine des Mtiers d'Art, Ed. Boletim da Repblica Lei n 4/83. SNE, 1992. GREEN, Peter, Design Education, Ed. Batsford, London, 1974. ITTEN, Johannes, Art de La Couleur, Dessain ET Tolra, Paris. JAMATI, Vivianne Lambert, Cultura Tcnica e Dessain ET Tolra/Chnne. HEINECK, A. M. S. Metodologia de ensino e recursos institucionais. Porto Alegre, MBS, 1982. MUNARI. B, Das coisas nascem coisas, Design e comunicao visual edies 70 MARCONI, M & LAKATOS, M. Tcnicas de pesquisa. 2 Ed. So Paulo, Atlas. 1990. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. So Paulo: EPU, 1986 LIBNEO, J.C. Democratizao da Escola Pblica: a Pedagogia crtico-social dos contedos. So Paulo: Loyola, 1992. LIBNEO, J.C. Didctica, cortez editora. So Paulo, 1990 S/P. Paro, Victor Henrique. Administrao escolar, introduo crtica. 5 Ed. So Paulo, cortez & Autores Associados. 1991. CLAUDINO PILETTI, Didctica Geral. 23 Ed. So Paulo 2004. http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1968665-os-princ%C3%ADpiosb%C3%A1sicos-ensino-did%C3%A1tica/#ixzz1q312CMQ2.

ESTEC Lic. Em Ed-Visual II Ano III Grupo 2012

You might also like