You are on page 1of 67

1

Governo de Estado do Acre


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

Srie Cadernos de Orientao Curricular

Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio CADERNO 1 - Fsica

Rio Branco Acre


2010

Sumrio

Apresentao

Introduo
O papel da escola hoje Os adolescentes e jovens adotados como alunos Os propsitos da Educao Bsica nestes tempos que vivemos Do que falamos quando falamos em objetivos, contedos e atividades? Uma nota sobre conceitos de avaliao Breves consideraes sobre os temas transversais ao currculo O lugar da Histria e da Cultura Afro-Brasileira na educao escolar

Referncias Curriculares
Breves consideraes sobre o ensino de Fsica
- O ensino de Fsica e seus desafios - Referncias para a construo de um curso de Fsica no Ensino Mdio a) A seleo de temas e contedos b) O papel da experimentao no ensino da Fsica c) As concepes prvias e o desenvolvimento de capacidades

Contribuies formao dos alunos Fsica e as outras reas curriculares Objetivos do ensino Referncias Curriculares: Objetivos, Contedos, Propostas de Atividade e Formas de Avaliao

Sugestes de materiais de apoio Bibliografia

Todos tero direito a receber educao. Todos tero direito a uma educao capaz de promover a sua cultura geral e capacit-los a, em condies de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptides, sua capacidade de emitir juzo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se til na sociedade.
Texto baseado na Declarao Nacional dos Direitos da Criana

Apresentao
Cadernos para o professor
Esta publicao integra a Srie Cadernos de Orientao Curricular, que rene subsdios para o trabalho pedaggico com as diferentes reas curriculares, e destinada aos professores do Ensino Mdio de todas as escolas pblicas do Acre. Em 2008 e 2009, foram elaborados subsdios semelhantes para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que vm se constituindo em importantes referncias para o planejamento pedaggico nas escolas. E, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, foi elaborada recentemente a publicao Planejamento Escolar Compromisso com a aprendizagem, um texto complementar importante, com enfoque nas questes de avaliao, planejamento e interveno pedaggica e com alguns tpicos coincidentes com o contedo deste Caderno. A finalidade dessas publicaes apoiar as equipes escolares no processo de concretizao do currculo um currculo que assegure a melhor aprendizagem possvel para todos os alunos, razo de ser da educao escolar e de tudo o que se faz nos sistemas de ensino. Tambm por essa razo, h um processo de formao de professores em curso, cujo contedo principal so as Orientaes Curriculares ora propostas, que so desdobramentos, atualizados, dos Parmetros e Referenciais Curriculares elaborados anteriormente. Em relao a este material, importante no perder de vista que, por mais flexvel que seja, toda proposta curricular estabelece, ainda que de modo geral, quais so as conquistas esperadas progressivamente a cada ano de escolaridade, tendo em conta o que foi estabelecido nos anos anteriores. Assim, tomar como referncia o que preveem os quadros com as orientaes curriculares deste Caderno pressupe avaliar os conhecimentos prvios e o processo de aprendizagem dos alunos, tanto porque esse tipo de avaliao um princpio pedaggico como porque condio para ajustar as expectativas, os contedos e as atividades especificadas. Considerar o que est indicado em cada quadro, de cada uma das reas curriculares, implica considerar tambm o fato de que os alunos no necessariamente tero os saberes previstos se, nos anos anteriores, o trabalho pedaggico se orientou por outros pressupostos e por outros indicadores. A iniciativa de, neste momento, apresentar esses subsdios para os professores acrianos , como toda iniciativa na rea educacional, decorrente de uma anlise da situao atual, dos desafios hoje colocados e de uma concepo sobre o papel do professor na educao escolar. O propsito central contribuir com os professores do Ensino Mdio de todo o Estado do Acre na importante tarefa de ensinar a todos. Equipe de Elaborao da Srie Cadernos de Orientao Curricular

Introduo
Nesta Introduo so abordadas questes relacionadas funo social da escola, os propsitos Educao Bsica, como desdobramentos, e alguns caminhos para alcan-los, seguidos de algumas consideraes importantes sobre objetivos, contedos e atividades de aprendizagem e de avaliao.

O papel da escola hoje1


Hoje, talvez mais do que nunca, h um compromisso tico e pedaggico que no podemos deixar de assumir com as crianas e jovens que so alunos das nossas escolas: oferecer todas as possibilidades que estiverem ao nosso alcance para que eles conquistem o conhecimento sobre as coisas do mundo, interess-los com propostas desafiadoras e significativas, incentiv-los a procurar respostas para suas prprias questes, mostrar que as suas descobertas intelectuais e suas idias tm importncia, encoraj-los a darem valor ao que pensam, potencializar a curiosidade em relao s diferentes reas do conhecimento, familiarizando-os desde pequenos e progressivamente - com as questes da linguagem, da matemtica, da fsica, da biologia, da qumica, da tecnologia, da arte, da cultura, da filosofia, da histria, da vida social, do mundo complexo em que vivemos. Do ponto de vista pedaggico, o desafio, portanto, propor boas situaes de ensino e aprendizagem, ou seja, situaes que de fato levem em conta as hipteses e os conhecimentos prvios dos alunos sobre o que pretendemos que eles aprendam e que lhes coloquem novos desafios. Assim estaremos cumprindo uma tarefa essencial da educao escolar: favorecer um contato amistoso de todos com o conhecimento nas diferentes reas desde pequenos. Ou, em outras palavras, alimentar os alunos... A esse respeito, importante dizer que o professor e lingista Egon de Oliveira Rangel presenteou-nos, recentemente, com uma explicao belssima sobre o sentido da palavra aluno e sobre essa condio, nem sempre bem-entendida, em que crianas, jovens e adultos so colocados na escola. Ao referir-se recente histria da educao em nosso pas, comentando duas perspectivas opostas (uma, a que chama de tradicional, dominada por preocupaes praticamente exclusivas com o que e como ensinar, e outra, muito diferente e com a qual nos identificamos em que a aprendizagem, ou melhor, o que j sabemos a respeito dela, comanda o ensino), recupera a histria e desloca o aluno para o lugar de sujeito:

Circulou por muito tempo, entre os educadores, uma verso fantasiosa da etimologia de aluno que atribua a essa palavra de origem latina a composio a-lumnus. O primeiro componente, a-, seria um prefixo com significado de privao; e o segundo seria uma das formas da palavra lumen/luminis (luz). Assim, alumnus significaria sem-luzes. Entretanto 2 , alumnus origina-se no de lumen, mas de um antigo particpio de alere (alimentar), e significava criana de peito, criana que se d para criar (RANGEL: 2000)3.
1 2

Material produzido pela equipe do Instituto Abaporu de Educao e Cultura e publicado parcialmente nos Cadernos 1 e 2. Tal como informam as professoras Maria Emlia Barcellos da Silva e Maria Carlota Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que pesquisaram a fundo a etmologia da palavra. 3 RANGEL, Egon de Oliveira. Para no Esquecer: de que se lembrar, na hora de escolher um livro do Guia? Livro didtico e sala de aula: cmodos de usar. Braslia: MEC/SEF, 2000. (36) f. BBE.

6
E, aliando-se aos que defendem a centralidade do aluno no processo pedaggico que tem como metfora e como razo de ser alimentar as crianas (e jovens) que foram adotadas pela escola , o autor acrescenta:

Atentos aos movimentos, estratgias e processos tpicos do aprendiz numa determinada fase de sua trajetria e num certo contexto histrico e social, h os educadores que procuram organizar situaes e estratgias de ensino o mais possvel compatveis e adequadas. Nesse sentido, o esforo empregado no planejamento do ensino e na seleo e desenvolvimento de estratgias didtico-pedaggicas pertinentes acaba tomando o processo de aprendizagem como princpio metodolgico de base.
Tal como indicam os propsitos apresentados mais adiante, a tarefa poltica e pedaggica, na Educao Bsica, tornar a escola, de fato, um espao-tempo de desenvolvimento integral dos alunos, de ampliao dos processos de letramento, de mltiplas aprendizagens, de aquisio do conhecimento considerado necessrio hoje e de convvio fecundo entre eles. Nossa tarefa, metaforicamente falando, aliment-los, o que significa garantir:

acesso aos saberes, prticas e experincias culturais relevantes para o desenvolvimento integral de todos, ou seja, para o desenvolvimento de suas diferentes capacidades cognitivas, afetivas, fsicas, ticas, estticas, de relacionamento pessoal e de insero social; experincias, conhecimentos e saberes necessrios para que possam progressivamente participar da vida social como cidados; desenvolvimento da personalidade, pensamento crtico, solidariedade social e juzo moral, contribuindo para que sejam cada vez mais capazes de conhecer e transformar (quando for o caso) a si mesmos e ao mundo em que vivem; domnio das ferramentas necessrias para continuar aprendendo para alm da escola.

Para tanto, no que isso diz respeito proposta curricular (que apenas um dos muitos aspectos em jogo), h diferentes nveis de concretizao, conforme indicam os Parmetros Curriculares Nacionais:

Os Parmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nvel de concretizao curricular. So uma referncia nacional, estabelecem uma meta educacional (...) Tm como funo subsidiar a elaborao ou a reviso curricular dos Estados e Municpios, dialogando com as propostas e experincias j existentes, incentivando a discusso pedaggica interna s escolas e a elaborao de projetos educativos, assim como servir de material de reflexo para a prtica de professores. (...) O segundo nvel de concretizao diz respeito s propostas curriculares dos Estados e Municpios. Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parmetros Curriculares Nacionais so abertos e flexveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptaes para a construo do currculo de uma Secretaria ou mesmo de uma escola. Tambm pela sua natureza, eles no se impem como uma diretriz obrigatria: o que se pretende que ocorram adaptaes atravs do dilogo entre estes documentos e as prticas j existentes, desde as definies dos objetivos at as orientaes didticas para a manuteno de um todo coerente. O terceiro nvel de concretizao refere-se elaborao da proposta curricular de cada instituio escolar, contextualizada na discusso de seu projeto educativo. Entende-se por projeto educativo a expresso da identidade de cada escola em um processo dinmico de discusso, reflexo e elaborao contnua. Esse processo deve contar com a participao de toda equipe pedaggica, buscando um comprometimento de todos com o trabalho realizado, com os propsitos discutidos e com a adequao de tal projeto s caractersticas

7 sociais e culturais da realidade em que a escola est inserida. no mbito do projeto educativo que professores e equipe pedaggica discutem e organizam os objetivos, contedos e critrios de avaliao para cada ciclo. Os Parmetros Curriculares Nacionais e as propostas das Secretarias devem ser vistos como materiais que subsidiaro a escola na constituio de sua proposta educacional mais geral, num processo de interlocuo em que se compartilham e explicitam os valores e propsitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver e o estabelecimento do currculo capaz de atender s reais necessidades dos alunos. O quarto nvel de concretizao curricular o momento da realizao da programao das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. quando o professor, segundo as metas estabelecidas na fase de concretizao anterior, faz sua programao, adequando-a quele grupo especfico de alunos. A programao deve garantir uma distribuio planejada de aulas, distribuio dos contedos segundo um cronograma referencial, definio das orientaes didticas prioritrias, seleo do material a ser utilizado, planejamento de projetos e sua execuo. Apesar da responsabilidade ser essencialmente de cada professor, fundamental que esta seja compartilhada com a equipe da escola atravs da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo.
A perspectiva, agora, em se tratando da proposta atual para o Estado do Acre, desenvolver uma parceria experiente para apoiar as escolas na efetivao do terceiro nvel de concretizao do currculo, ou seja, na definio dos desdobramentos, do que est previsto nos documentos curriculares existentes, em algo que se assemelhe a um plano geral de ensino especfico da disciplina a que chamaremos aqui de quadro curricular. Desse modo, entendemos que ser possvel contribuir para a consolidao dos propsitos especificados mais adiante e, conseqentemente, com a melhor aprendizagem possvel para os alunos das sries mais avanadas da Educao Bsica.

Os adolescentes e jovens adotados como alunos


A instituio escolar s poder cumprir com a tarefa social de garantir acesso e permanncia do aluno na escola, qualidade de sua aprendizagem e desenvolvimento das capacidades que contribuam para sua formao como pessoa se souber minimamente quem esse aluno tendo em conta os processos de construo do conhecimento, de socializao, de constituio da identidade, de construo de projetos de vida, de interao com o mundo em que vive. Avanar na compreenso de como se do esses processos um desafio necessrio. Em condies ideais, a faixa etria dos alunos do 5o ao 9o ano seria a de 11 a 14 anos, caracterizada como pr-adolescncia e adolescncia e, no Ensino Mdio, de 15 a 17 anos, final da adolescncia. No entanto, em funo da acentuada defasagem idade-srie, caracterstica da escola brasileira hoje, nessa etapa da escolaridade h alunos mais velhos o percentual de crianas e adolescentes do Ensino Fundamental com idade acima da correspondente srie superior a 60% e a isso se soma uma grande variao de faixa etria, sobretudo nas sries mais avanadas e nos cursos noturnos. Por isso, atualmente o universo de alunos, no s do Ensino Mdio, mas tambm do 5o ao 9o ano, pode ser caracterizado como juvenil, uma vez que a noo de juventude inclui tanto os mais novos como os mais velhos. Uma reflexo sobre quem , afinal, o aluno a quem a educao escolar se destina exige, entretanto, ir alm das caractersticas etrias mais elementares: preciso considerar especialmente os aspectos de ordem cognitiva e sociocultural. No pode ignorar as singularidades da populao juvenil que frequenta a escola, sob risco de no ser possvel mediar adequadamente o processo de construo de conhecimento e de cidadania de seus alunos.

8
Infelizmente, ainda hoje no h conhecimento suficiente sobre a juventude no Brasil - o que existe diz respeito sobretudo a jovens dos grandes centros urbanos, o que no d conta da diversidade que caracteriza essa fase da vida: quase nada se sabe, por exemplo, sobre a vivncia juvenil no meio rural. Considerando uma mesma faixa de idade, o que se verifica que geralmente so bem diferentes os adolescentes e jovens que vivem em famlias de classe mdia ou de camadas mais populares, em um grande centro urbano ou no meio rural, com maior ou menor acesso aos bens culturais, informao, ao conhecimento. Alm disso, apesar de todas as transformaes fsicas prprias da juventude, esta um fenmeno social e no h definies rgidas de incio e fim: isso algo que depende do momento histrico, do contexto social e da prpria trajetria familiar e individual de cada um. Em qualquer caso, entretanto, a sociabilidade ocupa um lugar central na vida dos adolescentes e jovens: o grupo de amigos constitui-se em um espao importantssimo de convvio e busca de respostas para as inquietaes, preocupaes, dvidas. nesse espao, entre iguais, que eles podem vivenciar novas experincias, criar smbolos de identificao e laos de solidariedade, meios prprios para realizar descobertas (sobre o mundo e sobre si mesmos) necessrias constituio da prpria identidade e dos projetos de vida. Entretanto, nem sempre as peculiaridades desse momento da vida tm sido consideradas em sua real importncia, porque a concepo predominante tanto na sociedade como na escola tem o foco no futuro, no que ser preciso para "a vida que vir". Isso faz com que as necessidades do agora, as potencialidades e os valores que devem ser privilegiados na formao dos adolescentes e jovens para se situarem em relao ao mundo, a si mesmo e aos outros, na fase da vida em que esto, nem sempre sejam levadas em conta. A possibilidade da escola se constituir de fato em um espao privilegiado de construo de referncias para os alunos, em um espao efetivamente formativo, depende do conhecimento que conseguir obter sobre como se d o seu processo de constituio da identidade. No se pode perder de vista, por exemplo, que particularmente os adolescentes e jovens dos setores populares vm sendo socializados no interior de uma cultura da violncia, marcada por discriminao e esteretipos socialmente construdos, que tende a produzir uma identidade influenciada pelo sentimento de inferioridade. Essa cultura est presente em diferentes instncias da sociedade, inclusive na escola, e acaba por prejudicar o desenvolvimento pleno de cada um. Tambm importante considerar que a identidade no deve ser restrita dimenso de autoimagem individual ou grupal. No apenas a pergunta quem sou eu? que os jovens procuram responder enquanto experimentam expresses de identidade, mas tambm por onde e para onde vou?. A identidade individual e coletiva de alguma forma interfere na inveno de caminhos para a vida a partir do presente e requer a construo de um conjunto de valores relacionados a estas questes existenciais nucleares para todo indivduo: quem eu sou, quem eu quero ser, o que quero para mim e para a sociedade. Isso exige uma busca de autoconhecimento, compreenso da realidade e do lugar social em que se est inserido. Todo jovem, de um jeito ou de outro, tem projetos que so fruto de suas escolhas, conscientes ou no, bem como de suas condies afetivas e das oportunidades oferecidas (ou no) socialmente. Essas escolhas so ancoradas em uma avaliao da realidade, seja ela qual for, conforme as possibilidades de compreenso que cada um tenha de si mesmo e do contexto em que est inserido. Os projetos de vida no dizem respeito apenas a um futuro distante, mas, ao contrrio, implicam um posicionamento do jovem no presente, em relao ao meio social e ao contexto em que vive, tendo em conta os recursos que encontra para lidar com o seu cotidiano. Podem ser individuais e/ou coletivos, mais amplos ou restritos, com perspectiva de curto ou mdio prazo. De qualquer modo, tendem a ser dinmicos, transformando-se na medida do amadurecimento dos prprios adolescentes e jovens e/ou conforme as mudanas no campo das possibilidades que esto dadas ou que so conquistadas.

9
Em relao aos adolescentes e jovens mais pobres, importante considerar que, nesse caso, s inseguranas da prpria condio juvenil somam-se as dificuldades de sobrevivncia e tambm, no raro, os efeitos de uma baixa auto-estima produzida pelas discriminaes que geralmente sofrem. Esse conjunto de adversidades tende a dificultar a constituio de projetos que afirmem a dignidade. Como instituio pblica e educacional que , a escola pode desempenhar um importante papel para melhorar a auto-estima desses alunos e contribuir no s para o seu desenvolvimento como pessoa e como estudante, mas tambm para a construo de referncias para seus projetos de vida.

Propsitos da Educao Bsica nestes tempos em que vivemos4


O que aqui se apresenta so compromissos necessrios para favorecer a ampliao progressiva de capacidades, conhecimentos, saberes e experincias que se pretende que os alunos conquistem na escola. Quais so os propsitos5?

Oferecer aos alunos um conjunto de conhecimentos, saberes e prticas relevantes, definido a partir de diferentes cincias e outros campos da cultura, assim como promover a compreenso do carter histrico, pblico, coletivo e mutante desses tipos de conhecimento. Consolidar contextos institucionais apoiados nos valores de liberdade, tolerncia, igualdade, verdade, justia, solidariedade e paz, e promover a reflexo do sentido desses valores em contextos particulares. Contribuir para que os alunos desenvolvam o sentido de pertencimento social e cvicopoltico. Favorecer o desenvolvimento de atitudes favorveis de cuidado consigo mesmo e com os outros, a partir do conhecimento de prticas construtivas e de zelo com a sade. Criar oportunidades para que os alunos conheam e valorizem o patrimnio natural e cultural da cidade e do pas, tomando-os como temas de estudo em diferentes reas curriculares e incluindo nas propostas didticas o acesso ao patrimnio artstico, arquitetnico, recreativo, informativo e de servios da cidade/regio. Desenvolver propostas que, partindo do reconhecimento das situaes de desigualdade no acesso aos bens materiais e simblicos, assegurem aprendizagens fundamentais e enriqueam a perspectiva universal da cultura a que todos alunos tm direito, sem desqualificar ou desconsiderar suas referncias pessoais, familiares e culturais. Garantir o direito de expresso do pensamento e das ideias dos alunos, mesmo que divergentes das posies do professor e dos colegas, e o exerccio de discutir diferentes pontos de vista, acolher e considerar as opinies dos outros, de defender e fundamentar as prprias opinies e de modific-las quando for o caso. Fazer de cada sala de aula um ambiente de trabalho colaborativo, para que os alunos possam enfrentar os desafios colocados, sabendo que o erro faz parte do processo de aprendizagem e que contam com apoio para darem o melhor de si.

A formulao destes propsitos teve como referncia os seguintes documentos: Parmetros Curriculares de Lngua Portuguesa (MEC, 1997), Diseo Curricular para la Escuela Primria de la Ciudad de Buenos Aires (2004), Matrizes de Referncia em Lngua Portuguesa para o 1 Ciclo da Secretaria Municipal de Educao de Campinas (2007) e Caderno de Orientaes Para o Ensino de Lngua Portuguesa e Matemtica no Ciclo Inicial (Secretaria Estadual do Acre e Secretaria Municipal de Rio Branco, 2008). 5 A formulao destes propsitos teve como referncia o documento Diseo Curricular para la Escuela Primria de la Ciudad de Buenos Aires (2004).

10

Estimular e ajudar os alunos a se comprometerem com sua prpria aprendizagem, confiarem em seus recursos pessoais e em suas possibilidades e desenvolverem uma adequada postura de estudante. Promover o respeito e a valorizao das atividades escolares e a prtica de hbitos de estudo e trabalho, criando condies para que os alunos faam escolhas em relao s formas de trabalho, administrao do tempo, atividades a serem desenvolvidas e reas de conhecimento a aprofundar. Planejar instncias que permitam aos alunos avaliar suas prprias tarefas e dos demais colegas, bem como o percurso pessoal de aprendizagem, dispondo de informaes sobre o ponto em que se encontram em relao s expectativas de alcance, para poderem analisar seus avanos e suas dificuldades. Preservar, ao longo da escolaridade, a continuidade da experincia escolar dos alunos, identificando prioridades e estabelecendo critrios para a incluso de diferentes projetos que enriqueam o trabalho pedaggico. Equilibrar as propostas de trabalho individual e grupal, enfatizando, em todos os casos, a necessidade e importncia de compromisso com a prpria aprendizagem e com a cooperao entre os pares. Garantir a participao dos alunos no planejamento, realizao e avaliao de projetos a curto, mdio e longo prazo. Constituir normas adequadas para a convivncia, o trabalho escolar, o cuidado com os materiais, equipamentos e espaos comuns, zelando para que essas normas sejam efetivamente cumpridas, com as ajudas que se fizerem necessrias. Criar instncias apropriadas, quando necessrio, para o debate de insatisfaes, reivindicaes e divergncias, utilizando a discusso fraterna e dispositivos deliberativos, se for o caso como forma de encontrar respostas para situaes de conflito, tendo em conta diferentes alternativas e as respectivas conseqncias. Contribuir para que os alunos assumam responsabilidades e participem das decises coletivas, aceitando os riscos e aprendendo a partir dos erros cometidos. Planejar propostas especficas, relacionadas aos temas em estudo, e aproveitar situaes cotidianas e acontecimentos ocasionais oportunos, para ajudar os alunos a compreenderem as implicaes de diferentes posies ticas e morais. Organizar os tempos e espaos de trabalho que favoream o melhor desenvolvimento possvel das propostas. Promover situaes que incentivem a participao dos alunos em atividades comunitrias e que lhes permitam compreender as problemticas que afetam os diferentes grupos de pessoas, comprometendo-os com propostas que extrapolem os limites da sala de aula e ganhem a rua: campanhas na comunidade, correspondncia com os meios de comunicao emitindo opinio sobre problemas que lhes preocupam, intercmbio com outras instituies etc. Criar contextos projetos, atividades de comunicao real, situaes de publicao dos escritos - que evidenciem as produes dos alunos e justifiquem a necessidade da escrita correta e da adequada apresentao final dos textos. Elaborar e desenvolver um amplo programa de leitura na escola, articulando todas as propostas em andamento e outras consideradas necessrias, aes que envolvam intercmbio com os familiares e uso dos recursos disponveis na comunidade, de modo a constituir uma ampla rede de leitores que se estenda para alm do espao escolar.

11

Garantir o acesso permanente dos alunos a diferentes portadores de texto, gneros textuais, situaes de leitura e escrita e propsitos sociais que caracterizam essas prticas. Preservar o sentido que tm as prticas de leitura e escrita fora da escola, buscando a mxima coincidncia possvel entre os objetivos de ensino destas prticas na escola e os seus objetivos sociais, ou seja, utilizando todo o conhecimento pedaggico para no escolariz-las. Criar oportunidades para que os alunos conheam e usem tecnologias de informao e comunicao e que desfrutem de todos os meios de acesso ao conhecimento e bens culturais disponveis, como bibliotecas, museus, centros de cultura e lazer, videotecas etc. Assegurar que os alunos possam exercer os seus direitos de leitores, escritores e estudantes das diferentes reas do conhecimento. Ou seja, como leitores, podem fazer antecipaes quando leem, formular interpretaes prprias e verificar sua validade, perguntar o que no sabem, questionar as intenes do autor, emitir opinio sobre o assunto lido, criticar as mensagens de que destinatrio direto ou indireto. Como escritores, devem produzir textos que faam sentido, em situaes de comunicao real, com tempo suficiente para escrever e revisar conforme a necessidade, podendo solicitar ajuda quando preciso e elegendo leitores para analisar a qualidade dos prprios textos. Como estudantes das diferentes reas do conhecimento, podem expressar suas hipteses e seus saberes sobre qualquer assunto, recebendo ajuda para faz-lo e para avanar em seu processo de compreenso. Priorizar metodologias pautadas no trabalho com hipteses, conjecturas ou suposies que os alunos possam testar, validar ou refutar, experimentando diferentes formas de pensar, aprender e se expressar. Considerar os indicadores das provas externas como uma demanda contextual necessria, a serem tomados como referncia na organizao do trabalho pedaggico, mas no como a razo da educao escolar, porque a funo social da escola no pode, em hiptese alguma, se confundir com a tarefa exclusiva de preparar os alunos para irem bem nas provas externas.

12 Como alcan-los?
Para que a escola possa constituir-se e consolidar-se como esse lugar de aprendizagem e de produo de conhecimento para todos6, preciso que se converta em um contexto propcio para relaes interpessoais solidrias, trabalho coletivo e desenvolvimento profissional contnuo, apoiado no estudo, na reflexo sobre a prtica, na discusso de situaes-problema e na investigao de questes relevantes para a comunidade escolar. O fato que, tal como alimentao, sade, convvio social e lazer, o conhecimento tambm fundamental para a qualidade de vida das pessoas alunos e profissionais. Quanto mais se sabe, mais se pode saber o que sabemos nos faz melhores observadores, melhores intrpretes e, por certo, melhores cidados. Nesse sentido, a escola uma instituio poderosa, porque tanto pode dar luz o conhecimento e o prazer de aprender para todos como, ao contrrio, pode obscurecer. Se considerarmos que o magistrio a maior categoria profissional do pas (so mais de um milho e seiscentos mil professores!) e que os alunos passam cerca de quatro horas na escola durante 200 dias letivos, por vrios anos, teremos a real dimenso de sua potencialidade como instituio educativa. Utilizando como referncia o conceito de professor reflexivo, hoje bastante difundido e aceito, Isabel Alarco desenvolve7, por analogia, o conceito de escola reflexiva e apresenta dez idias que traduzem o seu pensamento a esse respeito, aqui resgatadas no contedo, mas formuladas com algumas adaptaes e apresentadas como pressupostos:

Tomar como princpio que, em uma escola, o mais importante so as pessoas. Considerar que liderana, dilogo e reflexo-ao so fundamentais na gesto escolar. Construir e consolidar um projeto educativo prprio, explcito e compartilhado. Compatibilizar a dimenso local e universal da educao escolar. Garantir o exerccio da cidadania no interior da prpria escola. Articular as aes de natureza poltico-administrativa e curricular-pedaggica. Criar contextos que favoream o protagonismo e a profissionalidade dos professores. Incentivar o desenvolvimento profissional e a ao refletida de todos. Produzir conhecimento sobre a prtica pedaggica e a vida da escola, buscando resposta para os desafios. Considerar que a escola e as pessoas so sistemas abertos, isto , esto em permanente interao com o ambiente externo.

Esses so, segundo nos parece, os principais desafios da gesto de uma escola para faz-la de qualidade, se entendermos que uma escola boa de fato aquela que no apenas d acesso ao conhecimento para todos que nela convivem, mas tambm cria condies para que todos se desenvolvam. E, se concentrarmos o foco, colocando o zoom especificamente na gesto da sala de aula, podemos considerar que os desafios so semelhantes para os professores. Seriam estes, de modo geral:

Tomar como princpio que, em uma sala de aula, o mais importante so os alunos.

H quem prefira chamar uma escola desse tipo de reflexiva, como o caso de Isabel Alarco (2001), h quem prefira cham-la de organizao aprendente, como Michael Fullan, Andy Hargreaves (2000) e outros tantos. Rui Canrio (2000), por exemplo, afirm a que esse sentido metafrico de organizao aprendente, de escola que aprende se coloca quando aprendem coletivamente os seus atores, os seus autores, os sujeitos que nela atuam. 7 In Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

13

Considerar que liderana, dilogo e reflexo-ao so fundamentais na gesto do trabalho pedaggico. Construir e consolidar, tanto quanto possvel, projetos explcitos e compartilhados com os alunos. Compatibilizar, no trabalho pedaggico, a dimenso local as necessidades especficas da turma e a dimenso geral as demandas do projeto educativo da escola e do sistema de ensino. Garantir o exerccio da cidadania no convvio cotidiano da sala de aula. Articular, na ao docente, a perspectiva do ensino e da gesto da classe. Criar contextos que favoream o protagonismo dos alunos. Incentivar o desenvolvimento de uma adequada postura de estudante pelos alunos e de compromisso com a prpria aprendizagem. Produzir conhecimento sobre o que acontece no cotidiano, buscando respostas para os desafios sempre que possvel, coletivamente. Considerar a sala de aula e os alunos so sistemas abertos, isto , esto em permanente interao com tudo o que est alm deles prprios e da porta da classe.

Evidentemente nenhum educador conseguir facilmente dar conta dessas tarefas sozinho. Para realiz-las importante contar com o apoio de um coletivo forte e solidrio. Mas para poder contar com o apoio de um grupo desse tipo, preciso se empenhar em constru-lo cotidianamente: a fora de um coletivo vem do envolvimento de cada um. Esse investimento na construo de um verdadeiro esprito de equipe fundamental por infinitas razes. Uma delas nos lembra Anton Makarenko: uma incoerncia pretender educar um coletivo sem ser, o educador, parte de um coletivo tambm.

14

Do que falamos quando falamos em objetivos, contedos e atividades?


As consideraes que se seguem representam, de certo modo, o marco conceitual em relao abordagem curricular e ao conhecimento didtico: esto explicitadas, nesta parte, as concepes de objetivo e contedo de ensino, de atividade para ensinar e avaliar, de planejamento e avaliao e de modalidades de organizao didtica dos contedos.

Os objetivos
A formulao dos objetivos indicados nos Cadernos de Orientao Curricular apresenta as capacidades possveis de serem desenvolvidas pelos alunos, quando a proposta de ensino organizada segundo os pressupostos e os desdobramentos pedaggicos defendidos nesses materiais. Se os propsitos da Educao Bsica, aqui enunciados, indicam algumas das principais tarefas das escolas para garantir o desenvolvimento das diferentes capacidades de seus alunos, nos objetivos que compem as referncias curriculares das diferentes reas de conhecimento esto indicadas quais so estas capacidades que coincidem com expectativas de alcance, com o que se considera desejvel e necessrio que todos os alunos aprendam durante o perodo letivo. Dessa perspectiva, o desenvolvimento das diferentes capacidades dos alunos a razo de ser da educao escolar. A definio dessas expectativas de alcance, evidentemente, no tem a inteno de padronizar as possibilidades dos alunos: h aqueles que, com certeza, iro muito alm do que est estabelecido como expectativa e h outras que, por razes vrias, no tero condies de conquistar os saberes previstos. A clareza a esse respeito no pode justificar, entretanto, a omisso por parte das Secretarias de Educao, que tm a responsabilidade institucional de zelar pelo direito melhor aprendizagem possvel para todos os alunos, de apresentar indicadores de referncia para o ensino e de contribuir para minimizar as desigualdades no acesso ao conhecimento.

Os contedos
Na tradio pedaggica, o termo contedo escolar foi utilizado para referir-se aos ensinamentos clssicos das disciplinas, ou seja, sempre esteve muito relacionado aos principais conceitos das reas de conhecimento. Porm, o que hoje se tem uma ampliao da concepo de contedo escolar, tomado como o que se ensina explicitamente ou se favorece que os alunos aprendam a fim de desenvolver diferentes capacidades no s as de natureza cognitiva, mas todas as demais: fsicas, afetivas, ticas, estticas, de insero social e de relao interpessoal... Sabemos que as capacidades humanas se inter-relacionam de alguma forma, mas a depender do tipo, um ou outro aspecto predomina mais: alm daquelas em que o aspecto cognitivo preponderante, como pensar, ler e calcular, h as capacidades fsicas, como correr, danar e saltar; afetivas, como desenvolver autoestima e demonstrar sentimentos; ticas, como respeitar o outro e conviver com as diferenas; estticas, como desenhar e apreciar a arte; de insero social e de relacionamento interpessoal, como participar de grupos e conviver solidariamente. Tal como hoje defendem vrios estudiosos, so quatro os principais tipos de contedo escolar. Cada tipo requer tratamento didtico diferenciado, porque so aprendidos de modo diferente, conforme demonstra a caracterizao elaborada8 com base no que prope Antoni Zabala em A prtica educativa: como ensinar (1998), que segue abaixo.
8

Caracterizao elaborada por Rosaura Soligo.

15
Um primeiro tipo de contedo rene fatos, acontecimentos, situaes, dados e fenmenos concretos que so informaes de pouca ou nenhuma complexidade. Por exemplo: nomes de lugares, pessoas e objetos em geral, endereos, nmeros de telefones, instrues simples... Esse tipo de contedo aprendido basicamente mediante atividades de repetio e/ou cpia mais ou menos literal, a fim de serem memorizados no requerem construo conceitual e so compatveis com uma abordagem transmissiva, baseada no uso da linguagem verbal. De qualquer forma, para ensinar esse tipo de contedo conveniente, sempre que possvel, associ-lo a um ou mais conceitos, para que a aprendizagem no seja exclusivamente mecnica e que se apie em relaes estabelecidas com outros contedos mais significativos. Outro tipo de contedo rene conceitos e princpios. Os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou smbolos que tm caractersticas comuns e os princpios se referem s mudanas que se produzem em um fato, objeto ou situao em relao a outros fatos, objetos ou situaes, em geral relaes de causa-efeito ou correlaes. Por exemplo: energia, fotossntese, territrio, cultura, sistema alfabtico de escrita, sistema de numerao decimal, diviso... Esse tipo de contedo9 implica, necessariamente, compreenso e aprendido por um processo de elaborao e construo pessoal, por aproximaes sucessivas, por erros e acertos nas interpretaes, que vo se depurando conforme avana o entendimento. So boas atividades, nesse caso, as que favoream que aquilo que objeto de conhecimento dos alunos se relacione com seus conhecimentos prvios, que mobilizem e potencializem essas relaes, que apresentem desafios ajustados s necessidades e possibilidades de aprendizagem, que confiram significado e funcionalidade ao que est sendo estudado, que requeiram o uso dos conceitos para descobrir, interpretar e verificar outras situaes, construir outras ideias, adquirir outros saberes. Esses dois tipos de contedo so os que a escola, ao longo da histria, tem se ocupado em ensinar, embora cometendo o equvoco geralmente de srias consequncias para a (no)aprendizagem dos alunos de ensinar conceitos e princpios complexos com estratgias de repetio-fixao-memorizao, ou seja, como se fossem informaes simples, de fcil assimilao. J os tipos de contedo descritos a seguir, tambm por um equvoco de efeitos semelhantes, em geral no tm sido tomados pela escola como contedos em si, mas como derivaes do conhecimento de fatos e conceitos, o que, na prtica, no se verifica... Procedimentos, mtodos, tcnicas, destrezas ou habilidades e estratgias configuram outro tipo de contedo. Em geral, envolvem um conjunto de aes ordenadas, no so necessariamente observveis e, conforme a natureza e complexidade, dependem do conhecimento de conceitos que permitam proceder desta ou daquela forma. Alguns exemplos: ginstica, dana, leitura, escrita, reflexo, estudo, pesquisa, clculo mental, comparao... Contedos dessa natureza s se aprendem pela prtica (pois fazendo que se aprende a fazer) e a qualidade do desempenho requer exercitao frequente, aplicao em contextos diferenciados e reflexo sobre a prpria atividade, o que possibilita a tomada de conscincia da ao desenvolvida: para poder proceder melhor importante poder refletir sobre a maneira como procedemos. As atividades devem, ento, funcionar como contextos favorveis para o uso desses recursos e, portanto, as atividades permanentes so privilegiadas, porque se caracterizam pela constncia e pela regularidade. Por fim, o outro tipo de contedo rene valores, atitudes e normas. Valores so princpios ou afirmaes ticas que permitem s pessoas emitir juzo sobre condutas e seus respectivos sentidos. Atitudes so tendncias ou predisposies relativamente estveis para atuar de certo modo, de acordo com determinados valores. E normas so padres ou regras de comportamento a serem seguidos em determinadas situaes e que orientam a conduta de todos os membros de um grupo social, constituindo a forma pactuada de pr em prtica certos valores compartilhados por uma coletividade, que indicam o que pode/deve ou no ser feito. Alguns exemplos: solidariedade, cooperao, respeito, responsabilidade, liberdade, cuidado com o meio
9

Tambm as teorias - conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma rea especfica podem ser includas nesse tipo de contedo.

16
ambiente, gosto pela leitura... Os processos vinculados compreenso de contedos associados a valores, em geral, exigem reflexo, tomada de posio e elaboraes complexas de carter pessoal. Ao mesmo tempo, a apropriao e a interiorizao do que est sendo compreendido requer envolvimento afetivo, o que, por sua vez tem relao com necessidades individuais, com o ambiente, com o contexto. Nesse sentido, so situaes adequadas de ensino e de aprendizagem aquelas que de fato contribuem para estimular esses processos e funcionam como situaes exemplares, pois apenas o discurso do dever ser totalmente ineficaz nesse caso: a coerncia na postura, na abordagem e nas eventuais cobranas de conduta essencial. Mas o fato de poder identificar as caractersticas predominantes nos contedos, bem como as principais estratgias de aprendizagem e, em consequncia, as abordagens metodolgicas mais adequadas, no significa que as apropriaes do sujeito que aprende se do de maneira isolada em cada caso, muito pelo contrrio. Ainda que no quadro de referncias curriculares das diferentes reas os contedos no sejam apresentados separadamente, conforme os tipos indicados acima, importante ressaltar que predominam os procedimentos. Isso acontece porque, embora os diferentes componentes curriculares contem com contedos de todos os tipos, a capacidade de uso do conhecimento o que mais importa. Em relao aos conceitos, por exemplo, o saber sobre est sempre a servio do saber fazer, ou seja, tudo o que o aluno aprende deve potencializar sua capacidade de proceder. Portanto, neste documento no se ver os contedos relacionados da maneira convencional: ao invs de breves listas com conceitos, temas e informaes, quase sempre a forma de apresent-los faz referncia, mesmo que nem sempre direta, a um certo modo de trabalhar com eles, ou seja, est explicitado o que exatamente ensinar. As atividades de ensino e aprendizagem As atividades, tarefas ou situaes de ensino e aprendizagem so as propostas feitas aos alunos para trabalhar um ou mais contedos. H uma relao muito estreita entre objetivos, contedos e atividades porque os contedos, selecionados em funo do tipo de capacidade que se espera dos alunos, so trabalhados a partir das propostas de atividade. Ou, dito de outro modo, por meio das atividades que se tratam os contedos para que sejam desenvolvidas as capacidades indicadas como objetivos. Dessa perspectiva, o contedo est potencialmente no objetivo, porque este que define o que preciso ensinar e est potencialmente na atividade, medida que ela uma forma de abord-lo. As atividades de avaliao Em relao s formas de avaliar, algumas consideraes so necessrias. A primeira delas que nem sempre as atividades especficas para avaliar so as mais informativas sobre o processo de aprendizagem: a observao cuidadosa do professor e a anlise do conjunto da produo escolar do aluno, geralmente, so muito mais informativas sobre o seu nvel de conhecimento. Outra considerao importante que qualquer atividade planejada especificamente para avaliar deve ser semelhante s que o aluno conhece, isto , no deve se diferenciar, na forma, das situaes de ensino e aprendizagem propostas no cotidiano. Isso no significa, entretanto, que as atividades devam ser iguais, mas sim que o aluno tenha familiaridade com a tarefa proposta e com a consigna (a forma de solicitar a tarefa). Se a tarefa nunca foi solicitada antes e o tipo de consigna estranho ao que ele est acostumado, no ser possvel saber ao certo se o desempenho apresentado o seu melhor ou se foi influenciado negativamente pelo desconhecimento daquele tipo de proposta. No faz sentido, por exemplo, avaliar o entendimento dos textos com questes de responder ou completar se no cotidiano elas so de

17
mltipla escolha e vice versa. Esse , inclusive, um dos principais problemas que podem surgir nas avaliaes externas, quando elas se organizam de modo diferente do que utilizado no cotidiano. Por essa razo, importante incorporar ao trabalho pedaggico tambm as formas de avaliar usadas nas provas externas, para que os alunos possam se familiarizar com elas naturalmente. E h atividades que so as melhores para o aluno aprender, mas no servem para avaliar: uma situao de aprendizagem deve favorecer que o aluno ponha em jogo o que j sabe, estabelea relaes, conecte o que est aprendendo ao seu conhecimento prvio e da por diante; j uma situao de avaliao deve favorecer que ela explicite o que j sabe... Portanto, so tarefas bastante diferentes, que nem sempre so compatveis no mesmo tipo de proposta. Se o objetivo , por exemplo, desenvolver o gosto pela leitura e o interesse pelos livros e demais portadores textuais, uma excelente proposta ser o professor ler em voz alta bons textos de diferentes gneros e portadores para os alunos. Mas ler em voz alta para eles no permite avaliar se esto de fato desenvolvendo interesse pela leitura, pelos textos e portadores. Isso algo que se poder verificar observando as escolhas que fazem, os seus comentrios, as atitudes durante as situaes de leitura... Ou seja, nem tudo que bom para ensinar, bom para avaliar. A avaliao da aprendizagem dos alunos pressupe ter em conta no s os resultados obtidos nos momentos especficos para avaliar, mas tambm (e principalmente) o conhecimento prvio que eles tinham sobre aquilo que se pretendia que aprendessem, o seu percurso de aquisio de conhecimento e a qualidade das propostas (atividades, agrupamentos, intervenes), para poder redimension-las quando os resultados no forem os esperados. Dessa perspectiva, o processo de avaliao deve apoiar-se em trs tipos de propostas: Observao sistemtica - acompanhamento do percurso de aprendizagem do aluno, utilizando instrumentos de registro das observaes. Anlise das produes observao criteriosa do conjunto de produes do aluno, para que, fruto de uma anlise comparativa, se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas. Anlise do desempenho em atividades especficas de avaliao: verificao de como o aluno se sai nas situaes planejadas especialmente para avaliar os seus conhecimentos prvios sobre o que se pretende ensinar e para avaliar o quanto aprendeu sobre o que j foi trabalhado. Conforme o objetivo que se tenha, a proposta mais adequada ser uma ou outra:

a observao dos alunos em atividade essencial para avaliar atitudes e procedimentos; a anlise comparativa de suas produes e dos registros das observaes feitas o que indicar o percurso de aprendizagem e a evoluo do seu conhecimento; o uso de atividades especficas para avaliar determinados contedos importante quando se pretende verificar se/ou quanto esses foram aprendidos em um perodo de tempo.

Quando a proposta esta ltima, de avaliao de desempenho, e o aluno j sabe o que isso significa e para que serve, importante, ento, deixar claro o que se pretende avaliar (e por que razo), para que ela procure dar o melhor de si nesses momentos. E devem ser atividades a serem realizadas individualmente e sem ajuda, a menos que o propsito seja analisar como ele procede em parceria com os demais colegas ou com a ajuda do professor. A prova , portanto, apenas um dos instrumentos possveis de avaliao, e no o nico e nem o mais adequado, a depender do tipo de contedo. Se bem planejada, a prova um recurso que pode ser oportuno para avaliar o conhecimento do aluno sobre fatos e conceitos, mas nem sempre servir para avaliar atitudes e procedimentos, que so os contedos mais recorrentes nos anos iniciais. Para avaliar adequadamente a aprendizagem, preciso ter sempre como referncia trs parmetros, tomados simultaneamente como critrio geral: o aluno em relao a ele mesmo, em relao ao que se espera dele e em relao aos demais colegas que tiveram as mesmas oportunidades escolares.

18
Avaliar o aluno em relao a ele mesmo significa considerar o que ele sabia antes do trabalho pedaggico realizado pelo professor e comparar esse nvel de conhecimento prvio com o que ele demonstra ter adquirido no processo. Avaliar o aluno em relao ao que se espera dele pressupe ter expectativas de aprendizagem previamente definidas (o que, neste Caderno, est indicado como objetivos e contedos) e utiliz-las como referncia para orientar as propostas de ensino e de avaliao. E avaliar o aluno em relao aos demais que tiveram as mesmas oportunidades escolares apenas uma forma de complementar as informaes obtidas a partir dos dois primeiros parmetros: a comparao do desempenho dos alunos s tem alguma utilidade se contribuir para entender melhor porque eles aprenderam ou no o que se pretendia ensinar. Considerar ao mesmo tempo esses trs parmetros condio para avaliar de maneira justa.

Uma nota sobre conceitos de avaliao


Vivemos tempos em que a prtica da avaliao externa nos sistemas de ensino tem se intensificado, provocando certos mal-entendidos em relao a algo nem sempre bem compreendido: a razo de ser, a real funo da avaliao da aprendizagem dos alunos. Em hiptese alguma o processo de avaliao de aprendizagem desenvolvido pelo professor pode se confundir com a proposta de avaliao externa que hoje se faz, baseada em alguns indicadores bastante especficos. Vejamos por que. Avaliao de aprendizagem o processo de verificao do nvel de conhecimento demonstrado pelo aluno e do nvel de desenvolvimento das capacidades colocadas como objetivos do ensino, com a finalidade de subsidiar o trabalho pedaggico do professor, de possibilitar que ele ajuste as propostas de ensino s possibilidades e necessidades de aprendizagem de sua turma. Ou seja, a avaliao de aprendizagem est a servio do planejamento do ensino. E dessa perspectiva, como dissemos, pressupe avaliar o aluno em relao a si mesmo, ao que se espera dele e ao que conquistaram os demais alunos da turma. Isso algo que somente o professor pode fazer. J a avaliao externa, que se realiza atravs de provas estruturadas com base em uma matriz de referncia nica (como as do SAEB - Sistema de Avaliao da Educao Bsica e Prova Brasil, realizadas pelo MEC, bem como as avaliaes elaboradas e aplicadas pelas prprias Secretarias de Educao), tem a finalidade de identificar o nvel de desempenho dos alunos em relao a alguns objetivos e contedos considerados relevantes em um determinado momento, para consequentemente poder identificar como esto se saindo os sistemas de ensino e suas escolas no que diz respeito ao trabalho com esses objetivos e contedos. A perspectiva central orientar as polticas pblicas e, em alguns casos, tambm a destinao de recursos para a educao. Assim, esses dois tipos de avaliao no se coincidem e nem se excluem: com as provas externas se pretende avaliar exclusivamente o desempenho dos alunos em alguns aspectos e, dadas as suas caractersticas e os seus limites, as provas no alcanam o processo de aprendizagem como um todo, tanto porque se pautam em apenas uma parte dos objetivos/contedos do ensino como porque no incluem um dos principais parmetros a considerar: a anlise dos saberes conquistados pelo aluno por comparao ao prprio conhecimento, antes. Confundir esses dois processos avaliativos ou atribuir avaliao externa maior importncia teria como consequncia pelo menos trs equvocos inaceitveis, com efeitos desastrosos para os alunos:

19

considerar como contedo relevante apenas o que priorizado nas provas; usar como critrios de avaliao justamente os parmetros que menos consideram o sujeito da aprendizagem (isto , o desempenho do aluno em relao ao que dele se espera e em relao a como se saem os demais alunos do ano/srie/turma); tomar como referncia nica para todos os alunos de uma escola ou de uma cidade indicadores que no levam em conta certas peculiaridades que, por vezes, justificam projetos e contedos especficos, ajustados s necessidades que se identifica.

A cada uma o seu devido lugar, portanto: a avaliao externa importante e necessria, mas no ela a orientar o ensino no dia-a-dia da sala de aula. Como indicam os propsitos das escolas relacionados anteriormente, preciso considerar os indicadores das provas externas como uma demanda contextual necessria, que devem, sim, ser tomados como referncia na organizao do trabalho pedaggico, mas no como a razo da educao escolar, porque a funo social da escola no pode de forma alguma se confundir com a tarefa exclusiva de preparar os alunos para irem bem nas provas externas. Nenhuma iniciativa concebida de fora pode substituir uma proposta de avaliao criteriosa, qualitativa, formativa, planejada e desenvolvida e pelo professor para iluminar suas escolhas pedaggicas.

Breves consideraes sobre os temas transversais ao currculo


A questo dos temas transversais, como componentes do currculo, ganhou relevncia especialmente a partir da publicao dos parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. A perspectiva, na poca (1997), era de que algumas questes sociais precisavam ser abordadas no currculo escolar de todas as escolas do pas tica, sade, meio ambiente, orientao sexual e pluralidade cultural e outras deveriam ser selecionadas localmente, no mbito da Secretaria de Educao ou das escolas, conforme a importncia que tivessem. Seguindo a tendncia predominante naquele momento, a proposta para esses temas era de um tratamento transversal nas reas curriculares afins, muito mais compatvel com sua natureza e complexidade do que seria a abordagem em uma nica disciplina. No se constituam em novas disciplinas, muito pelo contrrio, mas em um conjunto de temas transversalizados em vrias, contempladas na concepo, nos objetivos, nos contedos e nas orientaes didticas de cada uma delas. A transversalidade pressupe sempre um tratamento integrado das reas curriculares relacionadas aos temas selecionados. Como esse tipo de abordagem era pouco familiar aos educadores at ento, a opo nos Parmetros Curriculares de Ensino Fundamental foi por uma apresentao das propostas de trabalho com esses temas sociais considerados relevantes em duas perspectivas: as propostas no s foram transversalizadas na concepo, nos objetivos, nos contedos e nas orientaes didticas de cada disciplina, mas foram tambm reunidas em publicaes especficas de cada um dos temas, onde se aprofundou a fundamentao metodolgica. Passada mais de uma dcada, e com esses subsdios todos disponveis, nestas Orientaes Curriculares a opo no foi por organizar documentos especficos por temas: as questes da tica, da sade, do meio ambiente, da sexualidade e da pluralidade cultural esto transversalizadas no quadro curricular das disciplinas afins.

20

O lugar da Histria e da Cultura Afro-Brasileira na educao escolar


Desde 2003, a Lei 10.639 tornou obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, o que representa uma importante conquista, resultado da luta de professores, pesquisadores e militantes comprometidos com o justo tratamento dessa questo na educao escolar. Para tanto, cabe toda escola assegurar o estudo da histria da frica e dos africanos, da opresso, resistncia e luta dos negros no Brasil, das influncias dos negros na formao da sociedade brasileira do ponto de vista cultural, social, econmico e poltico. A perspectiva a de garantir que os alunos aprendam sobre o processo histrico que teve como caracterstica a presena do negro no Brasil, sobre as causas que determinaram e determinam at hoje as suas condies de vida e trabalho, bem como a excluso social de grande parte da populao negra em nosso pas. E, por outro lado, garantir que os alunos aprendam sobre a dimenso e riqueza da contribuio trazida pela cultura e pelo povo africano para a formao da nossa identidade como brasileiros e para que possam, acima de tudo, desenvolver atitudes positivas e no discriminatrias em relao no apenas aos negros, mas a todas as pessoas, quaisquer que sejam as suas caractersticas. Segundo o que prev a Lei 10.639, esses contedos devero ser trabalhados, de modo geral, em todo o currculo escolar, mas mais especificamente nas reas de Arte, Literatura e Histria. Quando a escola ainda no desenvolve plenamente uma prtica pedaggica nesse sentido, uma alternativa valiosa o planejamento de projetos interdisciplinares que favoream a abordagem dos contedos a partir de perspectivas das diferentes reas curriculares. O trabalho coletivo necessrio para planejar e realizar projetos integrados tem sempre a vantagem de favorecer o avano do conhecimento docente sobre os temas e as possibilidades didticas mais interessantes para abord-los de maneira adequada. Uma escola inclusiva e comprometida com a formao de todos os alunos aquela capaz de comunicar as prticas culturais e os conhecimentos historicamente produzidos que so tomados como contedo nas diferentes reas curriculares e, ao mesmo tempo, capaz de instrumentaliz-los para que desenvolvam valores ticos e atitudes necessrias a um convvio social fraterno, pautado na aceitao da diferena, na justia e no repdio a qualquer forma de discriminao.

21

Referncias Curriculares
Breves consideraes sobre o ensino de Fsica
O ensino de Fsica e seus desafios Ao planejar o trabalho em sala de aula, um professor de Fsica tem muitos desafios a enfrentar. Se por um lado possvel estabelecer relaes entre a Fsica e o cotidiano dos alunos, principalmente em uma sociedade em que a tecnologia permeia a vida de todos, por outro, trata-se de um conhecimento que est, em muitos aspectos, bastante distante do que podemos chamar de conhecimento do senso comum. Como sabemos, a interpretao de fenmenos fsicos envolve aes como a observao de interaes, a delimitao de sistemas e a escolha de referenciais. uma forma de olhar para os fenmenos bastante diferente da perspectiva do senso comum, na qual entidades e quantidades so concebidas como propriedades inerentes aos corpos. Assim, frequente um aluno utilizar expresses como "fora do corpo" ou "calor do corpo", para citarmos alguns exemplos. Soma-se a isso o fato de que a Fsica apresenta uma linguagem matemtica e simblica que lhe inerente e apropriar-se do pensamento cientfico depende, em alguma medida, da apropriao de tal linguagem, em toda a sua diversidade (smbolos, equaes, grficos, representaes geomtricas etc.). Por outro lado, o ensino de Fsica no deve ser um fim em si mesmo. No se trata de apresentar a Fsica simplesmente para que o aluno adquira esse conhecimento e, posteriormente, o aplique em seu cotidiano ou na aprendizagem de novos contedos. Como apontam os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (PCNs), o conhecimento da Fsica (...) deve ser entendido sobretudo como um meio, um instrumento para a compreenso do mundo, podendo ser prtico, mas permitindo ultrapassar o interesse imediato 10 . Esse olhar para o papel da Fsica na formao de nossos alunos implica no ensino voltado para o desenvolvimento de capacidades diretamente relacionadas ao modo fsico de abordar os problemas. Espera-se, portanto, que as situaes de sala de aula promovam a efetiva investigao de fenmenos, a qual pode se expressar por meio da busca de regularidades, da quantificao, da conceituao, da argumentao, da busca de relaes entre as grandezas fsicas e da elaborao de modelos explicativos. Objetiva-se, portanto, que os alunos desenvolvam o hbito de pensar e abordar problemas lanando mo dessas capacidades. Temos que considerar, ainda, que a Fsica no se reduz a um conjunto de conceitos e leis. Tratase, antes disso, de saberes que esto em contnuo processo de construo (e re-construo), desenvolvendo-se por meio de procedimentos que so prprios da Cincia e em ntima relao com o contexto poltico, social e econmico. Ensinar Fsica requer, portanto, a abordagem da natureza desse conhecimento, oferecendo oportunidades para que o aluno desenvolva a compreenso dos processos de construo do conhecimento cientfico, no qual hipteses, previses, anlise de dados e construo de modelos explicativos, desempenham papel fundamental. Ao mesmo tempo, deve-se favorecer a percepo da Cincia enquanto atividade humana e da complexidade que caracteriza a relao Cincia, Tecnologia e Sociedade. Por fim, temos que considerar o que talvez seja o maior dos desafios: contemplar a diversidade presente nas salas de aula e lidar com problemas generalizados de alfabetizao nas diversas linguagens. A construo de uma educao voltada para a diversidade exige do professor a elaborao de propostas de atividades e situaes de avaliao adequadas a essa realidade. As questes que se colocam, ento, so: Como enfrentar tantos desafios? Por onde comear?

10

Parmetros Curriculares Nacionais : Ensino Mdio. Ministrio da Educao, p.230-231, 1999.

22

Referncias para a construo de um curso de Fsica no Ensino Mdio Antes de mais nada, preciso ficar claro que a educao em Cincia demanda um projeto que envolva as diversas instncias educacionais e que oferea aos professores oportunidade para efetivo estudo, pesquisa, reflexo e discusso sobre a Fsica, seu ensino e, acima de tudo, sobre as dificuldades que enfrentam no trabalho em sala de aula. A seguir, so apresentados subsdios para que o professor se aproprie do quadro de referncias curriculares desta proposta, de modo a poder elaborar seu prprio plano de curso e problematizar suas aes pedaggicas. a) A seleo de temas e contedos So muitas as possibilidades de recorte e de caminhos a serem trilhados na construo do conhecimento fsico e, com frequncia, o professor se v diante de perguntas como: Que escolhas fazer? Que temas privilegiar? A escolha dos contedos deve estar diretamente relacionada aos projetos de cada escola e, particularmente, de cada ano. E, por isso, o professor deve ter autonomia para elaborar seu prprio plano de curso. Contudo, necessrio que se tenha em mente que o ensino de Fsica deve ter como objetivo o desenvolvimento de capacidades especficas que promovam tanto a apropriao do modo fsico de pensar e abordar fenmenos, como a compreenso da Cincia e de suas relaes com outros domnios da vida humana, como a tecnologia, a tica, a poltica, a economia, entre outros. Mas que capacidades so essas? Como identific-las? Como reconhecer as capacidades essenciais? O quadro de referncias curriculares para o ensino de Fsica, apresentado neste caderno, foi elaborado com a inteno de auxiliar o professor nesta tarefa. Na construo do quadro, procurou-se manter o ensino dividido nas reas tradicionais - Mecnica, Termodinmica e Eletromagnetismo - abordadas nas 1, 2 e 3 sries do EM, respectivamente. Isto porque se considerou importante que o professor pudesse reconhecer os contedos com os quais trabalha e, a partir de informaes presentes no quadro, refletir sobre eles, ressignificando-os. Na especificao dos objetivos, tomou-se como referncia o desenvolvimento de capacidades relacionadas s seguintes dimenses do conhecimento fsico11: I. Investigao e compreenso dos fenmenos fsicos Aqui esto includas capacidades tais como: identificar, em dada situao-problema, as informaes ou variveis relevantes e possveis estratgias para resolv-la; identificar regularidades, invariantes e transformaes; selecionar e utilizar instrumentos de medio e de clculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipteses e interpretar; reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenmenos ou sistemas naturais ou tecnolgicos, entre outras. II. Utilizao da linguagem fsica e de sua comunicao Aqui esto includas capacidades tais como: reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, smbolos, cdigos e nomenclatura da linguagem cientfica; ler, articular e interpretar smbolos e cdigos em diferentes linguagens e representaes (sentenas, equaes, esquemas, diagramas, tabelas, grficos e representaes geomtricas); elaborar comunicaes orais ou escritas para relatar resultados de experimentos, analisar fenmenos; entre outras. III. Contextualizao histrica e social do conhecimento fsico Aqui esto includas capacidades tais como: compreender o conhecimento cientfico e o tecnolgico como resultados de uma construo humana, inseridos em um processo histrico e social; reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnolgico contemporneo, suas relaes com
11

Baseado no quadro de competncias dos PCNs (PCN Ensino Mdio - Fsica, pginas 6 a 16).

23
as cincias, seu papel na vida humana, sua presena no mundo cotidiano e seus impactos na vida social, entre outras. Se a aprendizagem em Fsica envolve o desenvolvimento de capacidades relacionadas a essas trs dimenses do conhecimento fsico, elas podem ser tomadas como referncia para a escolha de temas, especificao de contedos, elaborao de atividades e de situaes de avaliao. Como h certos tpicos ou assuntos com maior potencial para o desenvolvimento de certas capacidades, procurou-se, na elaborao do quadro curricular dessa proposta, identificar as potencialidades de cada uma das j consagradas reas da Fsica no desenvolvimento dessas capacidades. Dessa maneira, a Cinemtica revela-se como um tpico propcio ao desenvolvimento da utilizao de linguagens prprias da fsica, como funes, grficos, tabelas de valores etc. Contudo, cabe ressaltar que essa uma construo a ser feita no processo de investigao dos movimentos, desenvolvendo as linguagens descritiva, grfica ou algbrica no processo de sistematizao de relaes entre as grandezas que os caracterizam. importante destacar que a proficincia com essas linguagens se d ao longo dos trs anos, sendo recomendvel evitar a formalizao matemtica excessiva, principalmente no 1 ano do Ensino Mdio. Portanto, no cabe a resoluo exaustiva de questes que envolvem movimentos retilneos uniformes e uniformemente variados, lanamentos e movimentos circulares. Embora, na abordagem da Gravitao, tradicionalmente se d pouco destaque ao estudo de modelos de universo, este pode ser um assunto frtil para desenvolver a compreenso de que o conhecimento cientfico o resultado de construes humanas que acontecem em uma relao imbricada com as condies sociais, polticas e religiosas. Alm disso, trata-se de tema propcio para o aprofundamento da natureza do conhecimento fsico, de seu carter investigativo, experimental e da elaborao de modelos. Por isso, uma abordagem histrico-filosfica da mudana do paradigma geocntrico para o heliocntrico mostra-se fundamental para o favorecimento dessa compreenso. Vale lembrar que a Assemblia Geral das Naes Unidas proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia em comemorao ao quarto centenrio de um ano notvel para a Cincia. Foi em 1609 que Galileu Galilei, pela primeira vez, usou o telescpio para observaes astronmicas e que Kepler publicou importante obra em que descreve as leis que regem o movimento da Terra e de outros planetas ao redor do Sol. Foi em tal contexto histrico que emergiu uma nova maneira de se fazer cincia e a escola no pode ignor-lo. Dependendo dos recortes e enfoques escolhidos, o estudo da Termodinmica pode trazer grandes contribuies ao desenvolvimento de capacidades relacionadas investigao e compreenso dos fenmenos fsicos, uma vez que envolve a construo de modelos tericos que descrevem diferentes processos trmicos. A anlise desses processos implica na construo de um modelo de constituio da matria que d conta das variveis macroscpicas observadas. Alm disso, possvel explorar a relao entre o desenvolvimento cientfico e o tecnolgico, no contexto da Primeira Revoluo Industrial, favorecendo a percepo da Cincia como uma construo scio-histrica. A Termodinmica , ainda, lugar propcio para a discusso das consequncias ambientais das aes humanas, uma vez que possibilita a compreenso dos processos de trocas de calor entre o Sol e a Terra, assim como entre a superfcie do planeta e a atmosfera. J o estudo do Eletromagnetismo permite a discusso sobre os impactos do desenvolvimento tecnolgico na vida humana e social, uma vez que possvel abordar o uso das ondas eletromagnticas nos meios de comunicao e informao ou ainda nos diagnsticos e tratamentos mdicos. Alm disso, a discusso das transformaes de energia envolvidas no funcionamento de diferentes aparelhos eltricos, ou mesmo em usinas geradoras de eletricidade, permite a compreenso dos impactos scio-ambientais relacionados ao desenvolvimento cientfico-tecnolgico da sociedade. Assim como na Termodinmica, o estudo do Eletromagnetismo uma oportunidade para a ampliao dos modelos microscpicos de estrutura da matria, incorporando a ideia de carga eltrica e ampliando a compreenso dos modelos

24
atmicos. Por fim, o estudo do Eletromagnetismo cumpre ainda uma importante funo ligada capacidade de interpretao de smbolos e cdigos prprios do mundo dos aparelhos eltricos. Esses so alguns exemplos de possveis escolhas e enfoques. A construo do conhecimento, contudo, fruto de um contnuo processo que se d por meio de aes e intervenes concretas que acontecem no cotidiano escolar e dependem profundamente das situaes de ensino propostas. b) O papel da experimentao no ensino da Fsica Considerando que a experimentao e a construo do conhecimento cientfico so indissociveis, no h como propor um ensino de fsica desprovido de uma perspectiva experimental. Neste sentido, importante explorar as vrias contribuies da experimentao no processo de ensino-aprendizagem, como, por exemplo:

favorecer a compreenso dos processos de construo do conhecimento cientfico, a partir das atividades de investigao; possibilitar a construo de modelos explicativos para as observaes, a partir da formulao de hipteses, do estabelecimento de previses e da anlise de dados; propiciar a aprendizagem de capacidades relacionadas ao processo de realizao de medidas: aprender a qualificar uma medida, avaliar uma medida e seu erro, e saber interpret-los, escolhendo instrumentos adequados para as diversas situaes.

Vale ressaltar que no imprescindvel que a escola tenha um laboratrio bem equipado para que o professor possa contemplar a experimentao em seu curso de Fsica. possvel realizar atividades experimentais investigativas e demonstrativas na prpria sala de aula, utilizando materiais de baixo custo e simples obteno. Como exemplo, pode-se citar o experimento que mede o tempo de reao a estmulos humanos sonoros e visuais utilizando-se apenas uma rgua escolar de trinta centmetros. c) As concepes prvias e o desenvolvimento de capacidades Os alunos chegam escola j trazendo em sua bagagem cultural vrios conhecimentos acerca do mundo fsico, construdos fora do espao escolar, e acabam por utiliz-los na explicao dos fenmenos em estudo. Esses conhecimentos no devem ser considerados errados ou inconvenientes, mas sim parte integrante da cultura do estudante. Tais concepes prvias acerca do objeto de estudo adquirem grande importncia no processo de ensino e aprendizagem e suas implicaes metodolgicas precisam ser mais bem entendidas. Em uma educao que vise o desenvolvimento de capacidades, fundamental problematizar as concepes e a realidade vivida pelo aluno, de modo a propiciar a emergncia de seus conhecimentos, mobilizando-os, explorando limitaes e contradies, favorecendo, portanto, a reflexo e elaborao de novas hipteses e a construo de novos modelos. Para isso, necessrio que o professor esteja atento s explicaes de seus alunos, de modo a estabelecer, com eles, uma comunicao efetiva.

Contribuies formao dos alunos


O conhecimento fsico pode se transformar gradativamente em importante ferramenta de leitura do mundo, levando o aluno a um novo patamar de formao cognitiva e cultural. Assim, a compreenso da Fsica como uma construo scio-histrica pode enriquecer significativamente a relao do aluno com o conhecimento cientfico, tornando-o mais crtico e mais capacitado para se relacionar com o mundo, visando alcanar autonomia em suas decises de ordem pessoal e social.

25
No mundo contemporneo, as pessoas esto cada vez mais em contato com produtos e processos de alta tecnologia, os quais tm impacto direto sobre suas vidas. Diante disso, a aprendizagem em Fsica, bem como em outras reas das Cincias Naturais, pode trazer importantes contribuies para a compreenso das complexidades envolvidas na relao entre Cincia, Tecnologia e Sociedade, oferecendo aos alunos instrumentos para a compreenso, avaliao e interveno sob tais processos.

Fsica e as outras reas


O currculo escolar deve carregar em si uma dimenso cultural. Dessa forma os contedos escolares adquirem uma dimenso mais ampla, na medida em que esto sempre voltados e a servio de algo que transcende os muros escolares: a cultura contempornea. Neste sentido, importante que, no ensino da Fsica, se priorize escolhas e recortes que abram caminho para o estabelecimento de relaes entre essa rea do conhecimento e as demais. Isso pode ser feito tanto na seleo de temas e contedos como na proposio de atividades. No quadro de referncias curriculares, possvel identificar alguns exemplos de situaes que favorecem o dilogo da Fsica com outras reas disciplinares:

pesquisa sobre etnoastronomia, com nfase na mitologia indgena; leitura de texto seguida de discusses que situem historicamente o desenvolvimento da termodinmica, explicitando a relao dialtica entre cincia, tecnologia e sociedade; reconhecimento da fotossntese e da respirao como importantes trocas de energia que ocorrem no ambiente terrestre; leitura e discusso de texto informativo sobre a descarga eltrica atmosfrica, reconhecendo a gravidade do problema no Brasil e discutindo sobre os prejuzos sociais, econmicos e ambientais, assim como formas de proteo.

Visto dessa forma, o aprendizado em Fsica passa a ser culturalmente significativo e contextualizado, transcendendo naturalmente seus domnios disciplinares. Outro exemplo seria o dilogo com a abordagem, na Biologia, da estrutura celular; o curso de Fsica poderia tratar concomitantemente, por meio do estudo das lentes e dos princpios da ptica geomtrica, as diversas maneiras de se produzir tais imagens. As atividades da vida social dos alunos, como peas teatrais, visita a museus, exposies, centros de cincia, podem configurar-se como espaos de reflexo acerca dos saberes escolares, possibilitando o dilogo, no s entre as reas, mas tambm entre a escola e o mundo. E, quanto mais os temas escolares estiverem associados vida contempornea, maiores sero as possibilidades de interfaces da Fsica com as outras reas do conhecimento humano.

26

Objetivos do ensino
Tomando-se como referncia os propsitos da escola apresentados anteriormente e o conjunto de orientaes pedaggicas contidas neste documento, a expectativa de que os alunos sejam capazes de

Ao final do 1 Ano

Compreender o papel da observao/ experimentao na mudana do paradigma geocntrico para o heliocntrico em seu contexto social, poltico e religioso, para ampliar sua viso de cincia e universo. Ampliar a capacidade de descrever a diversidade de movimentos dos corpos por meio de diferentes linguagens, reconhecendo que os movimentos podem ser decompostos em translao e rotao. Frente a uma situao ou problema concreto que envolva o movimento e a interao entre corpos, identificar as grandezas fsicas relevantes, estabelecendo relao entre elas e utilizando leis da mecnica clssica em sua anlise. Compreender o Princpio da Conservao da Energia, ampliando a percepo das relaes entre Cincia, Tecnologia e Sociedade, particularmente no mbito da questo energtica mundial. Ampliar o processo pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os diferentes textos (especialmente expositivos em situaes de leitura, escrita e uso da linguagem oral formal).

Ao final do 2 Ano Ampliar a compreenso dos modelos tericos que descrevem diferentes processos trmicos e utiliz-los na anlise de situaes-problema, identificando suas consequncias e elaborando estratgias para resolv-las. Compreender o desenvolvimento cientfico-tecnolgico da termodinmica, no contexto da primeira revoluo industrial, reconhecendo sua relevncia histrica, bem como suas implicaes sociais e econmicas. Compreender as trocas de calor entre o Sol e a Terra, assim como entre a superfcie do planeta e a atmosfera, ampliando a capacidade de avaliar as consequncias ambientais das aes humanas. Frente a uma situao ou problema concreto que envolva o fenmeno ondulatrio, identificar as grandezas relevantes, estabelecendo relao entre elas, e utilizando leis e princpios fsicos em sua anlise. Compreender os principais elementos envolvidos no processo de percepo do som, desenvolvendo particularmente a percepo sobre as relaes entre a fsica e a msica. Ampliar a compreenso da ptica fsica e geomtrica, visando contemplar suas respectivas implicaes sociais, cientficas e tecnolgicas.

27

Ampliar o processo pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os diferentes textos (especialmente expositivos em situaes de leitura, escrita e uso da linguagem oral formal).

Ao final do 3 Ano Frente a uma situao ou problema concreto que envolva o eletromagnetismo, identificar as grandezas eltricas relevantes, estabelecendo relao entre elas e utilizando a conservao da energia e da carga eltrica em sua anlise. Ampliar a compreenso dos modelos microscpicos da matria, reconhecendo suas condies de aplicao e utilizando-os na anlise de situaes concretas. Ler, articular e interpretar smbolos e cdigos prprios da eletricidade. Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnolgico associado eletricidade, seu papel na vida humana, sua presena no cotidiano e seus impactos na vida social, valorizando o exerccio da cidadania no uso consciente da eletricidade. Ampliar a capacidade de integrao e de sistematizao de fenmenos e teorias dentro da fsica, reconhecendo sua estrutura conceitual. Ampliar o processo pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os diferentes textos (especialmente expositivos em situaes de leitura, escrita e uso da linguagem oral formal).

Os contedos do ensino hoje


Neste subsdio, as escolhas tericas so coerentes com a tendncia predominante hoje nas concepes de currculo escolar, orientadas pela perspectiva de uso dos conhecimentos adquiridos e no mais de acmulo de informaes que se somam ano a ano, sem que os alunos efetivamente trabalhem com elas. No so poucos os estudos que evidenciam que informao e conhecimento so coisas muito diferentes e que, do ponto de vista da aprendizagem das pessoas (crianas ou adultos), as informaes que contam de fato so aquelas que se convertem em conhecimento prprio. Essa uma das razes que justificam o enfoque curricular no desenvolvimento das diferentes capacidades humanas e nas possibilidades de utilizao efetiva dos saberes adquiridos. Por essa razo, no quadro que se segue, so contedos privilegiados os procedimentos, que evidenciam o nvel de construo conceitual que os alunos desenvolveram. Como nem sempre a formulao proposta no quadro reconhecida de fato como uma relao de contedos (tradicionalmente identificada apenas como uma lista temas, conceitos, fatos, acontecimentos e dados), a seguir esto exemplificados "onde esto" esses contedos na formulao adotada, quando esta no for suficiente para explicit-los. Como j comentado anteriormente, na elaborao do quadro de referncias curriculares, procurou-se manter, em cada srie, as reas da Fsica como tradicionalmente organizadas nos livros didticos e abordadas por grande parte dos professores. Assim, o estudo da Mecnica proposto no 1 Ano do Ensino Mdio, porm, seus contedos esto distribudos por todo quadro de referncias curriculares, conforme explicao a seguir: A Gravitao Universal pode ser identificada no primeiro e no terceiro objetivos estabelecidos no quadro do 1 ano. O estudo das primeiras ideias relacionadas aos modelos

28
de universo (modelos geocntrico e heliocntrico e Leis de Kepler) est proposto nos contedos estabelecidos para o primeiro objetivo. J o estudo da Lei da Gravitao Universal de Newton aparece nos contedos estabelecidos para o terceiro objetivo. Entretanto, no quadro proposto, enfoca-se a compreenso da natureza da interao gravitacional e a identificao da fora da gravidade em contextos diversos, ao invs da realizao exaustiva de exerccios de aplicao de tal lei. Essa proposta entende que a contribuio maior do estudo da Gravitao favorecer a compreenso da Fsica enquanto construo humana, inserida em contexto social, poltico, econmico e religioso. Para isso, contudo, o estudo da histria da cincia deve ser privilegiado. A Cinemtica pode ser identificada no segundo objetivo apresentado no quadro. Porm, a diversidade de movimentos tradicionalmente abordados, isto , o movimento retilneo uniforme, o movimento retilneo uniformemente variado, a queda-livre, os lanamentos (horizontal e oblquo) e o movimento circular no so vistos nesta proposta como contedos de ensino, mas podem ser identificados na proposta de atividades. Novamente, no cabe aqui resolver exaustivamente exerccios que envolvem esses movimentos, em contextos completamente artificiais. Mais importante que fornecer um tratamento matemtico profundo para cada movimento, favorecer o desenvolvimento da capacidade de olhar para a diversidade de movimentos e identificar as grandezas relevantes para sua anlise e descrio, sejam elas relativas translao (velocidade e acelerao lineares) ou rotao (velocidade angular e acelerao centrpeta). Assim, podemos estabelecer como contedo mnimo a construo dos conceitos de velocidade e acelerao como taxas de variao e leitura e interpretao de grficos e tabelas que descrevem movimentos simples. Abordagens atuais defendem que a Cinemtica deva ser tratada juntamente com a Dinmica, de modo que, no estudo do movimento, se observem as interaes a que um objeto est sujeito e as suas consequncias para o movimento. Por isso, contedos da Cinemtica esto de certa forma inseridos nos contedos e nas atividades do terceiro objetivo estabelecido para a srie. No terceiro objetivo proposto para o 1 ano, encontramos o estudo das Leis de Newton e Conservao da Quantidade de Movimento; aqui, portanto, que so contemplados os contedos da Dinmica e da Esttica. O enfoque desta proposta privilegia a identificao das interaes a que o corpo est sujeito e possveis consequncias dessas interaes, como o equilbrio ou a acelerao/variao na quantidade de movimento. Ainda que no aparea explicitamente no quadro curricular, o estudo de alguns fenmenos relacionados Hidrosttica tambm est presente na proposta. Entretanto, o tratamento proposto para eles se insere dentro de anlise que parte das Leis de Newton, com enfoque no conceito de empuxo. J o estudo da Energia Mecnica est contemplado no quarto objetivo proposto para o 1 ano. Sugere-se que esse contedo seja tratado aps abordagem da energia e de sua conservao, privilegiando a introduo conceitual ao tema.

O estudo de fenmenos da Fsica Trmica, da Termodinmica, da Ondulatria e da tica Geomtrica proposto no 2 Ano do Ensino Mdio, e seus contedos esto distribudos por todo quadro de referncias curriculares, conforme explicao a seguir: A Termometria pode ser identificada nos contedos estabelecidos no primeiro objetivo quadro, entretanto, ao invs de receber um tratamento que enfoca mudanas de escala temperatura, aparece em situaes em que so discutidas a importncia da medida e controle de temperatura e a necessidade de utilizao de equipamentos e procedimentos medidas adequados para cada situao em questo. do de do de

Fatos e conceitos envolvidos no estudo da Calorimetria tambm aparecem nos contedos e atividades referentes ao primeiro objetivo do quadro, porm, o enfoque privilegia a

29
construo das grandezas fsicas relevantes para descrio dos processos de troca do calor, enquanto as abordagens tradicionais dos livros didticos se centram na medidas e nos clculos do calor envolvido nos processos de transferncia de energia. A Termodinmica est presente no segundo objetivo estabelecido no quadro do 2 ano e o enfoque dado no est centrado no estudo detalhado das diferentes transformaes termodinmicas para gases, mas na discusso de sistemas trmicos reais, no qual o calor impe restries para os possveis rendimentos. Prope-se o tratamento dos fenmenos termodinmicos do ponto de vista da energia, de suas formas de produo e consumo, em contexto histrico. A Ondulatria e suas implicaes no estudo do som e da luz esto contempladas nos objetivos 4, 5 e 6 do quadro do segundo ano. Embora estes contedos estejam apresentados no quadro em objetivos diferentes, importante que sejam tratados de maneira unificada uma vez que envolvem a construo do modelo ondulatrio. O estudo das ondas tem adquirido maior relevncia com o desenvolvimento tecnolgico, dadas as vrias aplicaes, especialmente na medicina e na rea de comunicaes. De modo a contemplar contedo de tal importncia, sugere-se que o estudo das ondas mecnicas seja enfocado no 2 ano, enquanto que as ondas eletromagnticas podem ser mais bem abordadas no 3 ano. A ptica Geomtrica, como apresentada no sexto objetivo do quadro do segundo ano, privilegia a compreenso da viso e da formao de imagens, a partir do comportamento ondulatrio da luz. O formalismo algbrico e geomtrico no deve ser o enfoque da abordagem do tema, e deve ser trazido apenas para a compreenso dos processos de formao de imagens em lentes e espelhos, assim como dos princpios de funcionamento da diversidade de equipamentos pticos nossa disposio.

Embora o contedo do segundo ano aparentemente seja muito extenso importante ressaltar que o quadro curricular no deve ser entendido como o plano do curso e, sim, como referncia para sua elaborao. Sendo assim, muito importante que o professor faa escolhas, inclusive quanto ao nvel de aprofundamento para cada um dos contedos apresentados. importante relembrar que construo do quadro curricular teve como fio condutor as leis gerais da fsica e o aproveitamento das potencialidades de cada contedo para o desenvolvimento das capacidades. No caso do 2 ano, buscou-se garantir a construo dos modelos ondulatrio e de partculas, no contexto das interaes Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS). O estudo de fenmenos da Eletricidade e do Eletromagnetismo proposto no 3 Ano do Ensino Mdio, e seus contedos esto distribudos por todo quadro de referncias curriculares, conforme explicao a seguir: A Eletricidade pode ser identificada nos contedos estabelecidos nos trs primeiros objetivos do quadro. Entre as potencialidades do assunto destaca-se a tecnologia associada ao Eletromagnetismo e o uso consciente da eletricidade, valorizando o exerccio da cidadania. O estudo da Eletricidade o contedo tradicionalmente na Eletrosttica e na Eletrodinmica; contudo, abordagens atuais defendem que os fenmenos de natureza eltrica sejam, na medida do possvel, tratados de modo integrado, evitando a viso fragmentada da Fsica. Contedos do Eletromagnetismo tradicionalmente abordados podem ser identificados no primeiro objetivo estabelecido para o terceiro ano, onde esto apresentados os contedos diretamente relacionados aos conceitos estruturantes do Eletromagnetismo, e tambm no quarto objetivo estabelecido, onde se localiza a discusso sobre a tecnologia associada ao Eletromagnetismo e seu papel na vida humana.

importante notar que os fenmenos eletrostticos s ocorrem quando supomos cargas eltricas em repouso, na verdade os fenmenos so sempre eletromagnticos. A escolha de diferentes referenciais elege diferentes campos eltricos e magnticos para um mesmo fenmeno. Assim fundamental que o estudante avalie sempre o comportamento da fora eletromagntica, sendo a diviso entre tais fenmenos meramente um recurso didtico.

30

Por fim, no final do quadro de cada ano foi estabelecido um objetivo relacionado ampliao do nvel de letramento doas alunos. No que diz respeito leitura e escrita em Fsica, fundamental ter em mente que devem ser vistas como parte integrante de uma sequncia de aprendizagem e, por isso, devem estar articuladas com outras atividades. A atividade que antecede a leitura de um texto expositivo deve ter o potencial de gerar perguntas genunas de modo a estabelecer o propsito da leitura. J artigos de jornais e revistas ou, ainda, textos de opinio podem contribuir para aproximar o contedo escolar de fatos cotidianos e, nas sequncias de aprendizagem, podem ser vistos como geradores de questes. Por isso, importante associar as atividades propostas para a leitura e escrita s demais atividades sugeridas na abordagem de outros contedos.

31

Referncias Curriculares para o 1 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Compreender o papel da observao/ experimentao na mudana do paradigma geocntrico para o heliocntrico em seu contexto social, poltico e religioso, para ampliar sua viso de cincia e universo.

Reconhecimento do movimento aparente dos astros no cu, distinguindo o movimento das estrelas fixas do movimento das estrelas errantes (planetas) enfatizando o movimento retrgrado dos planetas. Compreenso de como o modelo geocntrico explica as observaes do cu a olho nu (movimento aparente dos astros), explorando suas limitaes, no contexto da fsica aristotlica-ptolomaica. Compreenso dos obstculos para o estabelecimento do sistema heliocntrico, destacando a defesa de Galileu Galilei em favor da mobilidade da Terra. Reconhecimento das contribuies de Johannes Kepler e Galileu Galilei na emergncia de uma nova Cincia. Estabelecimento das diferenas entre o sistema heliocntrico kepleriano e o atual, localizando o planeta Terra no Sistema Solar, este na Via Lctea e a Via Lctea no Grupo Local e no Universo.

Experincias de observao do cu pelos alunos e problematizao das possibilidades de observao do cu a olho nu. Pesquisa sobre etnoastronomia, com nfase na mitologia indgena. Comparao por meio da leitura de textos, da anlise de fotografias (de longa exposio) do cu noturno ou, ainda, da explorao de softwares livres de astronomia entre o movimento das estrelas fixas e o movimento dos planetas, buscando a constatao do movimento retrgrado dos planetas. Leitura de textos sobre as principais ideias ligadas evoluo dos modelos de Universo, identificando as principais caractersticas dos modelos geocntrico e heliocntrico e relacionando essas caractersticas ao movimento aparente dos astros. Discusso coletiva, a partir da leitura de textos ou exibio de filme, sobre as caractersticas do modelo geocntrico de universo, seus pontos fortes e seus limites, visando o entendimento de que a concepo da Terra imvel, juntamente com a explicao aristotlica para a queda dos corpos, constitua uma viso de mundo coerente com o momento histrico. Comparao entre as representaes grficas dos modelos geocntricos de Ptolomeu e Tycho Brahe, objetivando o reconhecimento do modelo de Tycho Brahe como um modelo de transio para o heliocentrismo.

Algumas propostas: Observao, registro e anlise dos conhecimentos que o aluno j possui sobre o movimento dos corpos no cu. Propostas que permitam verificar se o aluno estabelece diferenas entre o movimento das estrelas fixas e o movimento dos planetas. Produo de quadro comparativo entre os sistemas geocntrico e heliocntrico, destacando as principais caractersticas de cada modelo, seus sucessos na explicao do movimento aparente dos astros no cu, assim como suas limitaes. Produo de texto argumentativo em defesa do geocentrismo, destacando seus pontos favorveis e seus limites. Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno na anlise situaesproblema semelhantes s discutidas por Galileu Galilei. Propostas que permitam verificar se o aluno estabelece comparaes entre o modelo copernicano de universo e o modelo atual. Elaborao de linha do tempo destacando os modelos de universo bem como imagens e fatos sociais importantes.

32
Discusso coletiva, a partir da leitura de textos ou exibio de filme, sobre o modelo copernicano de universo, identificando suas caractersticas, seus pontos fortes e suas fragilidades. Atividades sequenciadas que permitam a discusso sobre evidncias do movimento da Terra e sobre a possibilidade de sua verificao experimental: realizao de experimentos simples de queda dos corpos para discutir a possibilidade (ou no) de verificao experimental que comprove que a Terra est em movimento. determinao da velocidade de rotao da Terra (considerando o raio da Terra e o movimento de um ponto na linha do equador).

Atividades sequenciadas que permitam a compreenso da importncia dos trabalhos de Galileu Galilei na articulao do paradigma copernicano: discusso de situaes-problema anlogas quelas discutidas por Galileu Galilei ao argumentar em favor da mobilidade da Terra; discusso de como as observaes realizadas atravs da luneta (as luas de Jpiter, as crateras lunares e as manchas solares, entre outras) contribuiram para o fortalecimento do modelo heliocntrico de universo.

Aula expositiva sobre o trabalho de Kepler, apresentando suas leis e discutindo como seu trabalho e de Galileu aponta a emergncia de uma nova cincia, uma vez que a observao, experimentao e experincias de pensamento adquirem papel de destaque. Situao de utilizao de textos, vdeos e

33
imagens para caracterizao das particularidades dos diferentes tipos de astros, alm da caracterizao da atual estrutura do universo. Ampliar a capacidade de descrio da diversidade de movimentos dos corpos por meio de diferentes linguagens, reconhecendo que os movimentos podem ser decompostos em translao e rotao. Investigao dos movimentos buscando relaes entre as grandezas fsicas que o caracterizam e formas de sistematizlos. Reconhecimento de diferentes movimentos que se realizam no cotidiano, identificando as grandezas relevantes para sua caracterizao (deslocamento linear e angular, velocidade linear e angular, acelerao e tempo). Construo dos conceitos de velocidade (angular e linear) e acelerao como taxa de variao. Reconhecimento da necessidade da escolha de um referencial para a descrio do movimento, distinguindo as grandezas relativas e absolutas. Sistematizao das relaes entre as grandezas relevantes para a descrio dos movimentos, por meio de grficos, tabelas e funes. Compreenso dos processos de medida de tempo e espao, justificando a necessidade do estabelecimento de padres, reconhecendo o Sistema Internacional de Unidades. Situao de levantamento e classificao dos diversos tipos de movimento. Atividades de descrio detalhada dos movimentos realizados pelo aluno em seu percurso casa-escola, objetivando problematizar quais so as grandezas fsicas relevantes para caracterizao do movimento. Planejamento e realizao de experimento para medir a velocidade mdia de pessoas ou automveis, enfocando os instrumentos, mtodos e unidades de medida. Problematizao do experimento anterior, diferenciando os conceitos de velocidade mdia e instantnea. Planejamento e realizao de experimento para medir velocidade angular mdia do movimento das ps de um ventilador ou de um pndulo. Exerccios que envolvam situaes reais e propcias para a generalizao do conceito de velocidade como taxa de variao da distncia no tempo. Situaes diversas nas quais a trajetria do corpo observado varie para observadores em diferentes referenciais. Planejamento e realizao de experimento para medida do tempo de reao humana a estmulos visuais ou auditivos utilizando rgua em queda-livre, objetivando identificar as grandezas fsicas relevantes para a realizao da medida. Exerccios numricos a fim de estabelecer a relao entre as posies da rgua (utilizada no item anterior) com o tempo decorrido, com o objetivo de tratar a Algumas propostas: Observar se, na construo de tabela de classificao de movimentos diversos, o aluno diferencia movimentos de rotao e movimentos de translao. Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno no planejamento e na realizao de experimento para determinao de grandezas fsicas relevantes para a caracterizao do movimento dos corpos. Verificar o desempenho do aluno no planejamento e na realizao de experimento de medida da velocidade mdia, observando os cuidados nos mtodos e instrumentos empregados. Verificar o desempenho do aluno em situaes-problema reais que envolvam o conceito de taxa de variao. Elaborao de esquemas representativos da trajetria da Lua observada a partir de sistemas de referncia fixados nos centros do Sol e da Terra, observando a percepo do aluno quanto relatividade dos movimentos. Produo de relatrios das atividades experimentais visando construo de grficos e formalizao das funes temporais que caracterizam os movimentos. Construo de uma narrativa a partir de um grfico do espao em funo do tempo, observando a coerncia entre os elementos da histria e as informaes apresentadas no grfico. Elaborao de quadro comparativo entre os

34
evoluo temporal inicialmente como uma srie numrica (e no como uma funo da posio). Situaes de anlise de movimento real em uma dimenso, com o objetivo de evidenciar a necessidade da escolha de referenciais e de problematizar a continuidade no estudo do movimento (importante para a compreenso das variaes contnuas da posio no tempo). Um experimento simples deste tipo consiste em colocar um inseto dentro de um tubo transparente e horizontal e monitorar sua posio no decorrer do tempo. Planejamento e realizao de atividade experimental utilizando um tubo com leo no qual uma gota de vaselina desloca-se com velocidade constante, visando formalizao da funo horria do movimento retilneo uniforme, utilizando grficos cartesianos. Planejamento e realizao de atividade experimental empregando um plano inclinado, visando formalizao da funo horria do movimento retilneo uniformemente variado, utilizando grficos cartesianos. Utilizao de simulaes computacionais (ou outro meio disponvel) que evidenciem a possibilidade de decomposio do movimento nas direes vertical e horizontal, explicitando a independncia destas componentes. Exerccios de localizao e deslocamento espacial com uso de mapas; exerccios de composio de velocidades em situaes em que faa sentido a alterao de referenciais (Exemplo: movimento de barcos em rios com correnteza). Atividade de investigao para determinao da distncia de frenagem Algumas propostas: Proposio de problemas que verifiquem se o aluno usa convenientemente a representao vetorial, bem como realiza as operaes vetoriais de soma. Verificar, por meio da produo de texto, se o aluno utiliza adequadamente os movimentos uniforme e uniformemente variado, destacando suas principais caractersticas, as funes temporais que os descrevem, bem como os grficos que o representam. A partir da retomada do exerccio j realizado de determinao da velocidade de rotao da Terra, exerccios para clculo de sua velocidade angular, expressando-a em diferentes unidades de medida.

Frente a uma situao ou problema concreto que envolva o movimento e a interao entre corpos, identificar as grandezas fsicas relevantes, estabelecendo relao entre elas e utilizando

Diferenciar grandezas escalares de grandezas vetoriais, formalizando as operaes de soma e subtrao vetorial com as grandezas: posio, deslocamento e velocidade. Construo do conceito de quantidade de movimento, identificando as grandezas que o caracterizam.

35
leis da mecnica clssica em sua anlise. Compreenso do conceito de impulso como variao da quantidade de movimento e a identificao da fora e do tempo de interao como variveis determinantes do impulso. Reconhecimento de que quando a resultante das foras que atuam em um corpo for nula, a velocidade e a quantidade de movimento no variam (1 lei de Newton). Compreenso do vnculo entre a presena de foras e consequente alterao na quantidade de movimento ou a presena da acelerao (2 lei de Newton). Compreenso de fora como produto da interao entre corpos (3 lei de Newton). Reconhecimento de que, na interao entre dois corpos, a quantidade de movimento do sistema no varia se no houver uma fora externa (Princpio da conservao da quantidade de movimento). Identificao de foras externas e internas a um sistema convenientemente escolhido. Identificao das interaes a que um corpo est sujeito (atrito, contato, trao em fios, fora gravitacional ou peso, empuxo), assim como dos fatores que determinam as mesmas. Compreenso conceitual da fora gravitacional como uma interao distncia entre corpos, devida s suas massas, ou ainda como produto da interao entre o corpo e o campo gravitacional. Anlise das condies de equilbrio de um corpo considerando as leis de (situaes como: colocao de placa para reduo de velocidade por conta de lombadas ou obstculos), com o objetivo de identificar a relevncia da massa e da velocidade, levando construo do conceito de quantidade de movimento. Exibio e discusso de vdeos ou atividade experimental em que se analisam os fatores que geram as mudanas de trajetrias das bolas em diferentes modalidades esportivas (tnis, vlei, ping pong etc.), com o objetivo de construir os conceitos de fora e impulso. Atividade experimental de investigao do movimento de queda de corpos de diferentes formas, com o objetivo de identificar as interaes a que o corpo est sujeito e evidenciar o papel da fora de resistncia do ar na queda dos corpos. Investigao do estudo do movimento em um plano inclinado em funo de sua inclinao (exemplo: uma borracha sobre uma carteira), com o objetivo de identificar as interaes a que o corpo est sujeito e discutir as particularidades da fora de atrito, chegando ideia de que para uma inclinao de 90, a fora normal nula e, portanto, a fora de atrito nula. Situaes-problema que evidenciem que, quando a fora resultante nula, no h variao na quantidade de movimento (movimento retilneo uniforme). Atividade experimental que explicite a relao entre o estudo das colises e o princpio de conservao da quantidade de movimento (Exemplo: pode se utilizar o choque entre moedas sobre a carteira escolar). Exibio e discusso de simulaes computacionais que propiciem ao estudante um estudo detalhado das colises, visando sistematizao do princpio da conceitos de impulso, quantidade movimento e tempo de interao na anlise do papel de cintos de segurana e airbags em automveis. Produo de relatrio sobre as distncias necessrias para frenagem dos diferentes veculos que trafegam nas vias urbanas. Produo de relatrio sobre queda de corpos sob ao de foras de resistncia, com uso de diversificao de linguagens: tabelas, grficos, equaes e figuras. Exerccios abordando as particularidades da fora de atrito e a decomposio de foras no plano inclinado. Produo escrita de experincias de pensamento em que o sistema apresente fora resultante externa nula para ser socializada com a sala. Jogos que utilizem choques (por exemplo, entre moedas ou bolinhas de gude) visando prever a trajetria dos objetos a partir do princpio da conservao da quantidade de movimento. Explorao de situaes limite atravs de simulaes computacionais sobre choques entre corpos (por exemplo: velocidades e ngulos limites). Exerccios que evidenciem sistemas em que a quantidade de movimento no se conserva, devido ao de foras externas ao mesmo. Avaliao do envolvimento dos estudantes na atividade experimental de construo de um dinammetro e produo de relatrio verificando se o aluno concretiza como se mede uma fora e atribui significado unidade de medida de fora do Sistema Internacional de Unidades (Newton). Produo de um resumo do texto sobre a lei da Gravitao Universal visando formaliz-

36
Newton. Estabelecimento de analogia entre a fora e o torque, reconhecendo que enquanto o primeiro tem como efeito a variao na quantidade de movimento, o segundo leva variao no momento angular. Compreenso da mecnica newtoniana como uma teoria que expressa uma viso de mundo na qual o universo perceptvel uma mquina que se compe de matria e se move segundo suas leis matemticas. conservao da quantidade de movimento. Situao-problema que envolva a fora de atrito e a resistncia do ar como exemplos de foras externas ao sistema, com o objetivo de ampliar a compreenso sobre o estudo dos limites da conservao da quantidade de movimento. Formalizao da lei de ao e reao, a partir da situao de investigao sobre o princpio da conservao da quantidade de movimento, evidenciando que a terceira lei de Newton uma consequncia da lei de conservao. Atividade experimental que proponha a construo (ou uso) de um dinammetro, possibilitando que o aluno perceba como uma fora pode ser medida. Leitura de texto que relacione as leis de Kepler com a formalizao da lei da Gravitao Universal. Atividade em grupo que estabelea a transposio dos conceitos estudados na dinmica do movimento de translao para a dinmica das rotaes, por meio da construo de um quadro comparativo. Discusso dos conceitos estudados no ano, visando construo de um olhar unificado da mecnica a partir de uma releitura das leis de Newton luz das leis de conservao. Sequncia de atividades que visam explicitar as diferentes manifestaes da energia e suas transformaes. Exemplo: classificao da diversidade de equipamentos eltricos segundo critrios estabelecidos pelos alunos, seguida da discusso sobre as diferentes classificaes; classificao da diversidade de equipamentos, considerando os efeitos Algumas propostas: Verificar, por meio de exerccios como os propostos na coluna ao lado, se o aluno capaz de identificar as transformaes de energia envolvidas em diferentes processos fsicos (naturais ou tecnolgicos). Observar, ainda, se ele identifica a forma til da energia e aquelas em que a dissipao esteja ocorrendo. la. Construo de um mapa conceitual relacionando as ideias explicitadas no curso de dinmica com a descrio de diversos movimentos (cinemtica), acompanhado de uma resenha explicativa do mapa. Exerccios sobre a comparao entre a dinmica da translao e da rotao. Apresentao de seminrios sobre a aplicao das leis de Newton nos esportes, visando maximizar o aproveitamento dos atletas.

Compreender o Princpio da Conservao da Energia, ampliando a percepo das relaes entre Cincia, Tecnologia e Sociedade, particularmente no mbito da questo energtica mundial.

Identificao, em diferentes processos naturais e tecnolgicos, das diferentes formas de manifestao da energia (energia eltrica, qumica, luminosa, sonora, trmica e cintica). Identificao das transformaes de energia que ocorrem em diferentes sistemas fsicos. Identificao, em uma transformao de energia, da forma til em que ela se

37
manifesta e daquela em que a dissipao est ocorrendo. Compreenso de que a energia, ao se transformar, se conserva (quantitativamente). Formalizao do princpio de conservao da energia mecnica e da condio de sua aplicabilidade. Compreenso de que diferentes interaes so responsveis por diferentes transformaes de energia. Compreenso do conceito de trabalho de uma fora. Compreenso do conceito de potncia. Reconhecimento, articulao e produo de argumentos favorveis ou contrrios aos diferentes processos de gerao de energia eltrica. produzidos no funcionamento dos mesmos (som, luz, calor etc.); leitura de texto expositivo que apresente as diversas formas de manifestao da energia, assim como suas transformaes; exerccios de identificao das transformaes da energia que ocorrem em diferentes sistemas fsicos: mquinas, aparelhos eltricos, usinas produtoras de eletricidade, corpo humano etc. Verificar, em situao de produo de texto, se o aluno capaz de explicar sua compreenso do Princpio da Conservao da Energia, tomando como exemplo determinado processo de transformao de energia. Observar, em relatrio em que se analisam as transformaes de energia que ocorrem em uma montanha russa, o desempenho do aluno na sistematizao da condio nas qual a energia mecnica se conserva. Verificar, por meio de problemas e exerccios que envolvam a energia mecnica, se o aluno capaz de identificar a ocorrncia ou no da conservao e se capaz de aplicar esse conhecimento na anlise ou resoluo. Verificar, por meio de problemas e exerccios que envolvam a realizao de trabalho, se o aluno capaz de identificar a transformao de energia, a interao responsvel por ela, assim como aplicar o conceito de trabalho na determinao da energia transformada. Observar, em relatrio da atividade de determinao da potncia humana, o desempenho do aluno ao analisar as transformaes de energia envolvidas na situao, ao aplicar o conceito de potncia til, assim como a interpretao dos resultados obtidos. Observar em seminrio ou produo de texto sobre um dos processos de gerao de energia eltrica, a compreenso do aluno no que diz respeito s transformaes de energia e aos princpios fsicos envolvidos, assim como seu desempenho aos avaliar riscos e benefcios.

Sequncia de atividades que visam construir o princpio de conservao da energia (a energia como uma quantidade que, nas transformaes, se conserva) e evidenciar a dissipao da energia, em diferentes processos fsicos. Exemplo: leitura de texto ou filme que aborde o a lei de conservao da energia; identificao de fenmenos ou processos, presentes no texto/filme que envolvem transformao da energia; discusso sobre as situaes em que a conservao da energia abordada; discusso sobre a conservao da energia no funcionamento de mquinas e equipamentos de nosso cotidiano, discriminando a energia til e a energia dissipada.

Sequncia de atividades que visam investigar as transformaes da energia mecnica e as condies em que sua conservao ocorre. Exemplo: discusso sobre as transformaes de energia envolvidas no funcionamento de uma usina hidreltrica, com enfoque nos fatores que determinam energias potencial gravitacional e

38
cintica, e formalizao dessas duas formas da energia mecnica; anlise das transformaes de energia que ocorrem em uma montanha russa, de modo a evidenciar a dissipao da energia e estabelecer as condies de conservao da energia mecnica; anlise de problemas ou resoluo de exerccios que envolvam a aplicao da conservao da energia mecnica ou mesmo a sua dissipao.

Sequncia de atividades que abordem o conceito de trabalho. Exemplo: aula expositiva sobre trabalho de uma fora, enfocando a ideia de que a energia detectvel a energia transformada/transferida e que o trabalho uma medida dessa energia, formalizando, ento, esse conceito; anlise de problemas ou resoluo de exerccios que envolvam clculos do trabalho e da variao da energia, buscando identificar a transformao de energia, a interao responsvel por ela (fora de atrito, fora-peso, fora motora etc.), assim como aplicar o conceito de trabalho na determinao da energia transformada.

Sequncia de atividades que visam construo do conceito de potncia como taxa de variao da energia no tempo (rapidez com que a energia transferida/transformada). Exemplo: anlise de problemas ou resoluo de exerccios que favoream percepo de que a transformao de energia se d no tempo (uma mesma transformao de energia pode ocorrer em tempos diferentes), formalizando, ento, o conceito de potncia e explorando o significado de sua

39
unidade de medida (watt); atividade de investigao sobre a potncia til desenvolvida por uma pessoa ao subir uma escada; comparao da potncia mdia desenvolvida por uma pessoa potncia de mquinas (motor de carro, motor de um elevador etc.).

Sequncia de atividades que problematizem o contedo em estudo no contexto da atual demanda por energia. Exemplo: pesquisa sobre os diferentes processos de gerao de energia eltrica, identificando transformaes de energia neles envolvidos, comparando potncias e avaliando vantagens, desvantagens e impactos scioambientais a eles relacionados; apresentao e debate dos resultados da pesquisa. Algumas propostas:

Ampliar o processo pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os diferentes textos (especialmente expositivos12 em situaes de leitura, escrita e uso da linguagem oral formal). Leitura de textos expositivos (em particular o texto didtico) em situao de estudo: identificao de principais fatos e conceitos e compreenso da articulao entre eles; estabelecimento de relao entre imagens, grficos e/ou tabelas e descries/explicaes presentes no texto. reconhecimento e interpretao de smbolos, cdigos e nomenclatura prprios da linguagem da Fsica; interpretao de frmulas;

Atividades de leitura de textos expositivos (em particular o texto didtico) em situao de estudo, sob orientao do professor: elucidao do propsito do estudo (como sistematizao e formalizao de um contedo j estudado, levantamento e esclarecimentos de dvidas etc.); explorao prvia do texto a ser lido, reconhecendo ttulos, subttulos, diferentes sees, imagens, tabelas, grficos e exemplos dados); leitura do texto por sees, observando recursos utilizados para

Propostas que permitam avaliar a evoluo do aluno em ler para estudar, em atividades como a apresentada na coluna anterior e tomando como referncia os contedos apresentados na segunda coluna. Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno em relao leitura para pesquisar, principalmente no que diz respeito a: localizao e destaque das informaes mais relevantes; estabelecimento de relaes (como de causa e efeito) entre as informaes;

12

Os textos expositivos so aqueles que pretendem fazer compreender um assunto, apresentar um tema novo, expor um conceito ou concluso; neles o autor compartilha informaes sobre um assunto que supe desconhecido ou pouco familiar aos leitores, com as explicaes necessrias para favorecer o entendimento do que tratado. Os textos que nos habituamos a chamar de textos tericos e a maioria dos que esto nos livros didticos so textos predominantemente expositivos. Esta nota um texto expositivo. Outros exemplos so: verbete de enciclopdia, resumo de textos explicativos, relato de experimento, resenha etc.

40
estudo de exemplos; levantamento e esclarecimento de dvidas; elaborao de sntese que explicite as relaes entre fatos, conceitos e grandezas fsicas; elaborao de tabela que organize as grandezas fsicas, suas unidades de medidas e seus respectivos smbolos. explicar e salientar ideias (negrito, itlico, disposio espacial, legendas de ilustraes, tabelas, grficos, etc.); busca e identificao de principais fatos e conceitos presentes em cada seo, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem; identificao de frmulas, smbolos, cdigos e nomenclatura da linguagem Fsica, explicitando no prprio texto seus significados; verificao da prpria compreenso e esclarecimento de dvidas (relendo, perguntando, trocando ideias, etc.); explicitao, por meio da escrita, do significado de cdigos e smbolos presentes em frmulas; elaborao de esquemas que estabeleam relaes entre fatos, conceitos e grandezas fsicas, assim como de tabela que organize as grandezas fsicas presentes no texto, suas unidades de medidas e seus respectivos smbolos.

seleo das informaes necessrias para o estudo/pesquisa do momento; explicitao do conhecimento fsico presente no texto e de seu papel na discusso do tema; levantamento de dvidas a partir do texto; organizao e sntese das informaes selecionadas.

Leitura de textos expositivos (texto de divulgao cientfica, texto didtico, entre outros) em situao de pesquisa, de busca de informao, para confirmar ou refutar hipteses: identificao do tema; identificao das principais ideias e compreenso da articulao entre elas; identificao de conceitos, cdigos e smbolos da Fsica presentes no texto, reconhecendo seu papel na discusso do tema; seleo das informaes necessrias para o estudo/pesquisa do momento; levantamento de dvidas a partir do texto; elaborao de resumo ou esquema.

Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno na leitura de textos jornalsticos ou de opinio, observando, principalmente se ele: reconhece as principais idias, informaes, problemtica ou argumentos presentes no texto; identifica e levanta fatos e conceitos da Fsica presentes no texto ou diretamente relacionados ao tema da leitura; levanta questes, relativas problemtica em questo, que envolvam o conhecimento fsico.

Leitura de textos jornalsticos ou de opinio, que trazem temas relativos Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificando a questo em discusso e interpretando, com objetividade, possveis significados e implicaes: identificao do tema; reconhecimento das idias/informaes principais ou da problemtica trazida pelo texto; identificao e articulao de fatos e

Atividades de leitura de textos expositivos (texto de divulgao cientfica, texto didtico, entre outros) em situao de pesquisa, de busca de informao, para confirmar ou refutar hipteses: elucidao do propsito da leitura; identificao de autor, gnero e instituio que divulga a matria; explorao prvia do texto, reconhecendo ttulos, subttulos, diferentes sees, imagens, tabelas e grficos; leitura do texto, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem, buscando

Propostas que permitam verificar se o aluno compreende o que o enunciado pede, se interpreta a situao por meio de desenho, se seleciona os dados relevantes para a soluo. Observar, em atividades de resoluo de problemas, o desempenho do aluno quanto apresentao organizada da resoluo e explicitao das estratgias de resoluo (apresentao clara do raciocnio desenvolvido). Acompanhar, em relatrios de atividades de investigao, a evoluo do aluno na apresentao, clara e precisa, dos objetivos da investigao, das hipteses iniciais, da descrio dos procedimentos

41
conceitos da Fsica presentes no texto ou diretamente relacionados ao tema da leitura; identificao e construo de argumentos que envolvam o conhecimento fsico; observao de diferentes perspectivas dadas na discusso do tema; levantamento de questes a partir da leitura; elaborao de sntese, levantando questes para possvel pesquisa. identificar as ideias principais e sua articulao; localizao de conceitos, cdigos e smbolos da Fsica, buscando identificar passagens que explicitem sua relao com o tema em discusso; verificao da prpria compreenso e esclarecimento de dvidas (relendo, perguntando, trocando ideias, etc.); localizao de partes do texto que trazem respostas para as dvidas levantadas ou que contenham as informaes buscadas; elaborao de sntese, levantando questes para possvel pesquisa.

experimentais, de dados obtidos e da concluso. Acompanhar, nas produes escritas do aluno (resumos, snteses, relatrios, registros de discusses coletivas, entre outros) sua evoluo em relao utilizao adequada de smbolos, cdigos e nomenclatura prprios da linguagem fsica. Acompanhar, em comunicaes orais do aluno (discusses em sala de aula, seminrios, comunicaes de resultados de investigaes, entre outros), sua evoluo em relao utilizao adequada da linguagem da Fsica.

Leitura de enunciados de problemas que envolvem o conhecimento fsico. Apresentao clara e precisa da resoluo de problemas. Leitura de textos instrucionais, como roteiros de atividades prticas (experimento de laboratrio, estudo de campo, entre outros). Elaborao de relatrio de atividade de investigao. Utilizao de linguagem precisa e terminologia especfica da Fsica em situaes de produo de textos formais (resumos, relatrios, provas, entre outros). Emprego correto da linguagem da Fsica em comunicaes orais, em contextos formais (sala de aula, seminrios, comunicaes de resultados de investigaes, entre outros).

Atividades de leitura de textos jornalsticos ou de opinio, para levantar e analisar questes relativas a temas CTS: identificao de autor, gnero e instituio que divulga a matria; levantamento dos conhecimentos prvios sobre o tema a partir da leitura e da discusso de ttulo/subttulos, imagens, grficos e tabelas; leitura do texto, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem, buscando identificar as ideias principais e sua articulao; levantamento de trechos do texto que apresentam fatos e conceitos da Fsica buscando sua relao com o tema da leitura; identificao, se for o caso, de argumentos presentes no texto, explicitando o conhecimento fsico a eles relacionado; observao, se for o caso, das diferentes perspectivas dadas na

42
discusso do tema; levantamento de questes a partir da leitura; produo de texto expositivo em que se articulem as informaes selecionadas, apresentando questes para possvel pesquisa.

Atividades de leitura e interpretao de enunciados de problemas de Fsica: leitura do enunciado; elaborao de desenho ou esquema que represente a situao fsica em anlise; extrao de dados e informaes presentes no enunciado; interpretao das unidades das grandezas fsicas presentes no enunciado; identificao das principais informaes ou relaes presentes no enunciado, a partir das quais se elabora uma estratgia para a resoluo do problema.

Atividades de leitura e interpretao de textos instrucionais, como roteiros de atividades prticas: apresentao e discusso dos objetivos da atividade; leitura individual do roteiro; busca da compreenso da relevncia ou do papel de cada etapa do procedimento.

43

Referncias Curriculares para o 2 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com o contedo]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para trabalhar]

Ampliar a compreenso dos modelos tericos que descrevem diferentes processos trmicos e utiliz-los na anlise de situaes-problema, identificando suas consequncias e elaborando estratgias para resolv-las.

Reconhecimento das grandezas relevantes para a anlise de fenmenos trmicos, identificando as variveis macroscpicas que caracterizam o estado trmico do sistema e aquelas associadas aos processos de transferncia de energia. Construo dos conceitos de temperatura e calor, considerando a teoria cintico-molecular da matria. Estabelecimento de relao entre as variveis termodinmicas macroscpicas e o modelo microscpico da matria (teoria cintico-molecular), enfocando: temperatura como grandeza associada energia trmica de um sistema fsico (energia cintica mdia de partculas); energia interna como a energia total do sistema, resultante do movimento de suas partculas e respectivas interaes; calor como energia interna transferida de um sistema para outro, devido, exclusivamente, diferena de temperatura entre eles.

Levantamento das concepes espontneas dos alunos sobre a fsica trmica a partir da discusso de fenmenos que envolvem transferncia de calor. Situaes em que sejam propiciadas condies para a construo e distino dos conceitos de calor e temperatura: anlise de situaes-problema que levem distino entre os conceitos de calor e temperatura e ao reconhecimento de que calor no uma propriedade dos corpos e da inexistncia do frio como ente fsico; leitura de textos histricos que tratam da passagem da teoria do calrico para a teoria cinticomolecular, enfocando a discusso de fenmenos no explicados pela primeira teoria;

Algumas propostas: Produo de texto que sistematize as situaes-problema discutidas, visando observar a compreenso do aluno a cerca da distino entre os conceitos de calor e temperatura. Situaes que permitam observar a relao que o aluno estabelece entre os conceitos de calor, temperatura e o modelo cintico-molecular. Relatrios de situaes experimentais que privilegiem a descrio fenomenolgica dos processos de transferncia do calor, visando observar a relao que o aluno estabelece entre o fenmeno observado e o modelo de estrutura da matria, assim como a linguagem utilizada. Anlise oral ou escrita do comportamento trmico de objetos de uso cotidiano (ferros de passar roupa, garrafas trmicas, cobertores, ar condicionado, aquecedor eltrico, entre outros), visando observar a relao que o aluno estabelece entre esse comportamento e as propriedades trmicas dos materiais e os processos de transferncia de calor. Produo de relatrio sobre atividade de investigao a cerca do comportamento da temperatura de uma substncia em aquecimento, visando observar o desempenho do aluno quanto aos aspectos apontados na coluna anterior. Situaes individuais ou coletivas de

Anlise de simulaes computacionais ou de imagens que evidenciem a relao entre o modelo cintico-molecular e as principais variveis macroscpicas utilizadas no estudo da termodinmica. Leitura de texto que propicie formalizao dos conceitos de calor, temperatura e energia interna e a apropriao de linguagem da fsica trmica. Realizao de demonstraes experimentais, objetivando investigar as formas de propagao de calor (conduo, conveco e por radiao) e

Compreenso dos processos atravs dos quais ocorre transferncia de calor de um sistema para outro (conduo, conveco e por emisso e absoro de radiao), reconhecendo as propriedades trmicas dos materiais bem como sua relevncia nos processos

44
naturais e tecnolgicos. Uso do modelo cintico das molculas para explicar as propriedades trmicas das substncias. Quantificao das transferncias de calor entre corpos, a partir de suas propriedades trmicas (calor especfico, capacidade trmica e calor latente). Ampliao da compreenso da conservao da energia incluindo sistemas em que h transferncia de calor. Reconhecimento das diferentes formas de controle de temperatura realizada no cotidiano, a partir dos efeitos da transferncia de calor, particularmente a dilatao e a mudana de cor. identificar propriedades trmicas relevantes em cada processo (calor especfico, capacidade trmica e condutibilidade). Anlise de situaes que permitam identificar e avaliar os elementos que propiciam conforto trmico em ambientes fechados e a instalao e uso adequado dos aparelhos e equipamentos de uso corrente. Investigao aberta sobre o comportamento da temperatura da gua submetida ao aquecimento, visando: levantamento de hipteses, elaborao do plano de trabalho, montagem dos arranjos experimentais e coleta de dados; anlise grfica do comportamento da temperatura em funo do tempo e quantidade de calor, evidenciando que nas mudanas de fase a temperatura do corpo no varia e que, quando ocorre a variao de temperatura, esta proporcional quantidade de calor fornecido; discusso sobre as modificaes que aconteceriam no grfico se a quantidade de gua fosse diferente ou se outra substncia tivesse sido utilizada. resoluo de exerccios numricos envolvendo quantidades de calor e equilbrio trmico de sistemas, objetivando tratar analiticamente os resultados por meio de uma diversidade de linguagens, como textos, tabelas e grficos. Construo de um mapa conceitual sintetizando as ideias e relaes trabalhadas no semestre, acompanhadas de uma resenha explicativa do mapa.

Investigao experimental das propriedades trmicas de diferentes materiais, visando compar-las s da gua. Resoluo de problemas que envolvem quantificao do calor, evidenciando a conservao da energia em sistemas isolados. Atividade que possibilite o reconhecimento de que propriedades trmicas podem ser usadas na medida da

45
temperatura. Compreender o desenvolvimento cientfico-tecnolgico da termodinmica, no contexto da primeira revoluo industrial, reconhecendo sua relevncia histrica, bem como suas implicaes sociais e econmicas. Compreenso do que uma mquina trmica, reconhecendo sua relevncia no desenvolvimento cientficotecnolgico e avaliando seu impacto social e econmico no contexto da primeira revoluo industrial. Identificao das transformaes de energia e dos processos envolvidos no funcionamento de mquinas trmicas de uso domstico ou para outros fins, tais como geladeiras, motores de carro etc., visando sua utilizao adequada. Interpretao do experimento de Joule evidenciando a equivalncia mecnica do calor. Compreenso da 1 lei da termodinmica reconhecendo a necessidade da interao (por trabalho e calor) para que ocorra variao da energia interna de um sistema e ampliando a compreenso do princpio da conservao da energia. Avaliao da eficincia das mquinas trmicas, reconhecendo a impossibilidade de converso de toda energia em trabalho, identificando o calor como forma de dissipao de energia e contemplando a irreversibilidade de certos processos. Leitura de texto seguida de discusses que situem historicamente o desenvolvimento da termodinmica, explicitando a relao dialtica entre cincia, tecnologia e sociedade. Planejamento e construo de mquinas trmicas (por exemplo, a mquina de Heron), a partir de materiais simples e de baixo custo, objetivando evidenciar a possibilidade de gerar movimento a partir do calor. Explorao do funcionamento do motor a combusto, fazendo uso de imagens, simulaes computacionais e investigaes experimentais. Leitura sobre as experincias de Joule, seguida da interpretao coletiva do equivalente mecnico do calor. Ampliao da conservao da energia e formalizao de seu enunciado, a partir leitura de texto didtico e de aula expositiva. Interpretao coletiva de dados diversos sobre o rendimento de diferentes mquinas trmicas (locomotiva a vapor, turbina de uma usina termoeltrica, motores a gasolina e motores a diesel), levantando hipteses sobre fatores que interferem no mesmo, seguida de situao (leitura, exposio do professor ou exibio de filme) que aborde a impossibilidade de converso de todo calor em trabalho. Estimativa da quantidade de energia fornecida pelos alimentos ingeridos pelo aluno e comparao da energia que ele consome em suas atividades, objetivando: interpretar as unidades de medida da energia fornecida pelos alimentos Algumas propostas: Apresentao oral de mquinas trmicas (construdas no curso ou desenvolvidas no decorrer do desenvolvimento da termodinmica), descrevendo seu funcionamento e identificando as transformaes de energia que nela ocorrem. Produo de um texto que descreva os princpios de funcionamento de uma mquina trmica de uso cotidiano (como a panela de presso), buscando relacionar o comportamento de variveis macroscpicas associadas ao aumento da energia cintica mdia das molculas de gua. Exerccios numricos que envolvam a converso de energia mecnica (potencial gravitacional) em trmica, determinando o equivalente mecnico do calor e interpretando seu significado. Pesquisas que resultem em painis sobre mquinas trmicas comuns no cotidiano (geladeira, ar condicionado, motores exploso etc.), evidenciando princpio de funcionamento e rendimento. Apresentao de seminrios de pesquisa sobre as implicaes da termodinmica na indstria, ou em perodos histricos relevantes, objetivando articular a relao cincia-tecnologia e sociedade.

Compreender as trocas de calor entre o Sol e a Terra, assim como entre a superfcie do planeta e a atmosfera, ampliando a capacidade de avaliar as consequncias ambientais das aes humanas.

Compreenso de que o sol a fonte de quase toda a energia que utilizamos. Identificao das fontes de energia na Terra, suas transformaes e sua degradao. Reconhecimento da fotossntese e da

Algumas propostas: Registro da atividade sobre a energia dos alimentos, observando aspectos apontados na coluna anterior. Produo de texto que identifique os processos de transferncia de energia

46
respirao como importantes trocas de energia que ocorrem no ambiente terrestre. Identificao dos processos de transferncia de calor entre a Terra e o Sol e entre a superfcie do planeta e a atmosfera e compreenso dos processos de emisso e absoro da radiao pela matria. Compreenso das implicaes ambientais das trocas de calor do oceano e da floresta amaznica com a atmosfera. Avaliao das hipteses sobre aquecimento global e suas consequncias ambientais. (Cal, cal e kcal) e relacion-las com outras unidades de medida da energia (J e kWh); refletir sobre seu consumo diante de suas necessidades energticas. entre sol, terra e atmosfera. Elaborao de uma dissertao a partir das atividades sobre o aquecimento global, observando particularmente a linguagem utilizada e o uso do conhecimento cientfico em seus argumentos. Relatrio das pesquisas e entrevistas realizadas construindo uma anlise de problemas contemporneos como, por exemplo, a sustentabilidade da Floresta Amaznica, luz das leis gerais da termodinmica.

Interpretao de diagrama das trocas de energia entre sol, terra e atmosfera, identificando os processos de transferncia de calor. Atividades sequenciadas que visam discusso sobre os gases estufa e sua importncia na vida na Terra: situao de estudo sobre a radiao do corpo negro; observao e interpretao de espectros discretos e contnuos; anlise dos espectros de absoro dos gases atmosfricos e discusso sobre os gases estufa.

Leitura de texto da mdia sobre o aquecimento global, avaliando as hipteses sobre o aquecimento e suas consequncias. Utilizao de simulaes computacionais (ou outro meio disponvel) que explicitem a relao entre as correntes de conveco e a formao de correntes de ar e de gua no oceano. Por meio de entrevistas e pesquisas, estabelecimento de relaes entre as questes ambientais e o estudo da termodinmica, salientando o papel da floresta amaznica nos fenmenos climticos (quando possvel, em parceria com outras reas). Levantamento das concepes espontneas dos alunos sobre ondas, a partir de situaes-problema que questionam seus modelos e da discusso sobre a definio de uma onda. Algumas propostas: Atividade de identificao, entre diversos fenmenos, daqueles que podem ser caracterizados por ondas.

Frente a uma situao ou problema concreto que envolva o fenmeno ondulatrio, identificar as grandezas relevantes,

Identificao de fenmenos passveis de um tratamento ondulatrio. Compreenso de que as ondas transportam energia sem transportar

47
estabelecendo relao entre elas, e utilizando leis e princpios fsicos em sua anlise. matria. Compreenso das grandezas que caracterizam um movimento ondulatrio (amplitude, frequncia, comprimento de onda, perodo e velocidade de propagao), das relaes entre elas e suas respectivas unidades de medida. Reconhecimento de que reflexo, refrao, interferncia, ressonncia, difrao, entre outros, so passveis de descrio por meio do modelo ondulatrio. Diferenciao de ondas mecnicas e eletromagnticas e exemplificao das mesmas. Reconhecimento de que a velocidade de uma onda mecnica depende de propriedades do meio no qual ela se propaga. Compreenso do processo atravs do qual o som produzido e transmitido atravs do ar. Reconhecimento dos limites de frequncia e que existem limites nas frequncias percebidas pelo ouvido humano e associao desses limites aos termos infra-som, som e ultra-som. Compreenso de que certos comportamentos da luz foram sendo explicados historicamente por meio do modelo ondulatrio. Sequncia de investigaes experimentais sobre o comportamento de ondas em molas e na gua, com o objetivo de compreender o processo de produo e propagao das ondas e os elementos que caracterizam uma onda. Discusso, por meio de situao problema, dos fatores que interferem na velocidade de propagao de uma onda em uma corda ou uma mola. Sistematizao, por meio de leitura ou de aula expositiva, de propriedades e conceitos envolvidos na ondulatria. Sequncia de investigaes experimentais sobre o comportamento de ondas (em mola, na gua, da luz e do som) ao interagir com um obstculo ou, ainda, com outras ondas. Explorao de simulaes computacionais (e/ou explorao de imagens ou vdeos) que evidenciem os fenmenos ondulatrios (reflexo, refrao, difrao, interferncia e ressonncia). Planejamento de atividade experimental simples para medida da velocidade do som no ar. Leitura de textos que abordem, sob a perspectiva da Histria da Cincia, a natureza da luz, extraindo argumentos e fenmenos que evidenciaram o comportamento ondulatrio da luz. Atividade experimental que evidencie a difrao da luz (exemplo: estimativa da espessura de um fio de cabelo a partir do padro de difrao obtido ao lanar um laser sobre ele). Situao de pesquisa sobre diferentes exames mdicos que fazem uso de ondas, visando identificar o tipo de onda Anlise de situaes que questionem o transporte de energia e de matria na propagao da onda. Produo de texto sobre a atividade experimental em que o aluno investiga a propagao de ondas, semelhanas e diferenas entre os fenmenos observados. Exerccios que proponham situaes do universo vivencial dos alunos, explorando fenmenos ondulatrios e enfocando a relao entre frequncia, comprimento de onda e velocidade de propagao. Elaborao de uma resenha sobre os textos lidos, apresentando argumentos e fenmenos que evidenciam o comportamento ondulatrio da luz. Produo de relatrio que sistematize as caractersticas que particularizam as ondas mecnicas e eletromagnticas. Produo de texto explicativo sobre cada um dos fenmenos ondulatrios (reflexo, refrao, difrao, interferncia e ressonncia). Produo de relatrio sobre a medida da velocidade do som no ar. Produo de texto argumentativo defendendo a interpretao da natureza ondulatria da luz. Produo de relatrio sobre a aplicao da difrao para a medida de pequenas espessuras. Seminrios sobre o papel da ondulatria no desenvolvimento da Medicina, caracterizando as ondas e suas propriedades e relacionando essas aos seus respectivos usos.

48
envolvida no exame e associar suas propriedades aos fenmenos ondulatrios que possibilitam o diagnstico. Compreender os principais elementos envolvidos no processo de percepo do som, desenvolvendo particularmente a percepo sobre as relaes entre a fsica e a msica. Compreenso das principais etapas envolvidas no processo de percepo do som. Associao entre os elementos que caracterizam uma onda s qualidades do som produzido, ou seja, estabelecimento de relao entre altura do som e frequncia da onda, volume e sua amplitude e timbre e forma da onda (superposio de harmnicos). Compreenso do conceito de intensidade sonora e avaliao dos prejuzos que a exposio excessiva a sons muitos intensos pode trazer sade. Compreenso do comportamento das cordas vibrantes, relacionando seus modos de vibrao s diferentes notas musicais e ao timbre de diferentes instrumentos de corda (piano, violo, guitarra, baixo, entre outros). Aula dialogada sobre o processo humano de percepo do som, seguida da leitura de texto que formalize a psicofsica do som. Investigao aberta sobre o comportamento do nvel de intensidade sonora na escola em funo do espao e do horrio escolar. Leitura de artigos de divulgao cientfica ou pesquisa sobre os efeitos da intensidade sonora excessiva na sade humana. Realizao de uma atividade experimental, visando compreenso do comportamento das cordas vibrantes. Explorao das cordas de um violo, buscando compreender como as propriedades fsicas das cordas interferem na qualidade do som. Explorao de software que reproduz ou grava sons e demonstra sua relao com as ondas. Leitura de textos sobre o funcionamento de diversos instrumentos musicais, incluindo instrumentos tpicos do Acre. Construo de instrumentos musicais simples (monocrdios, xilofones, flautas, entre outros). Leitura de textos ou de filmes sobre acstica de salas de concertos, por exemplo, acompanhada de uma anlise sobre os fenmenos fsicos relevantes para a obteno de bons resultados acsticos. Formalizao da escala pitagrica, a partir de uma atividade com composio Algumas propostas: Anlise de grfico de frequncia por intensidade sonora que mostra linhas isofnicas. Relatrios do experimento de cordas vibrantes. Produo de textos sobre o uso e anlise de software que reproduz as ondas sonoras, visando relacionar ondulatria e msica. Produo de textos sobre acsticas de sala e sua relao com a fenomenologia ondulatria. Seminrios sobre o funcionamento de diferentes instrumentos musicais, privilegiando instrumentos vinculados cultura local. Exerccios acerca das ideias centrais da acstica, valorizando as relaes entre a msica e a Fsica. Construo de um mapa conceitual sintetizando as ideias e relaes explicitadas sobre a acstica e os conceitos estudados na ondulatria com a acstica musical, acompanhada de uma resenha explicativa do mapa.

49
de razes. Ampliar a compreenso da ptica fsica e geomtrica, visando contemplar suas respectivas implicaes sociais, cientficas e tecnolgicas. Compreenso de que a formao de imagens um processo fsico e psicofsico. Identificar objetos, sistemas e fenmenos que produzem imagens para reconhecer o papel da luz e as caractersticas dos fenmenos fsicos envolvidos. Compreenso das implicaes da propagao retilnea da luz. Reconhecimento de diferentes fenmenos pticos (reflexo, refrao, decomposio da luz, interferncia, difrao, entre outros) que podem ocorrer com a luz, acompanhados das condies necessrias para sua ocorrncia. Compreenso do fenmeno da reflexo, e de suas implicaes. Aplicao da lei da reflexo em espelhos planos e esfricos, visando compreender a formao de imagens e seus possveis usos no cotidiano e em aplicaes tecnolgicas. Compreenso do fenmeno da refrao e de sua descrio matemtica (lei de Snell-Descartes). Aplicao do estudo da refrao visando explicar a formao de imagens em lentes e suas possveis aplicaes tecnolgicas. Conhecimento de diferentes instrumentos ou sistemas que servem para ver, melhorar e ampliar a viso: olhos, culos, telescpios, microscpios etc., e compreenso de seus princpios de funcionamento a fim de utiliz-los adequadamente. Compreenso do processo de formao Levantamento das concepes espontneas dos alunos sobre ptica, a partir da discusso sobre a natureza da luz (o que luz?). Construo de uma cmara escura de orifcio ou mquina fotogrfica rudimentar, acompanhada de uma discusso sobre o funcionamento das mquinas fotogrficas. Construo de imagem hologrfica com material de baixo custo, visando percepo de formao de imagens a partir de padres ondulatrios. Construo de espectroscpio com rede de difrao (caco de CD), visando observar o espectro de emisso de diferentes fontes de luz. Apresentao de simulaes computacionais que possibilitem evidenciar o comportamento da luz em lentes, espelhos, prismas e no olho humano. Experimento (ou demonstrao) de formao de imagem com uso de lente convergente (lupa). Construo de espelhos cncavos e convexos com uso de materiais simples. Leitura de textos sobre o funcionamento do olho humano e sobre os defeitos da viso. Atividade experimental visando medir a altura de uma rvore ou de um prdio usando um laser, um transferidor e uma trena. Leitura de texto que trate do desenvolvimento tecnolgico e das aplicaes dos lasers e/ou das fibras pticas. Algumas propostas: Produo de texto sobre a discusso acerca da natureza da luz (onda ou partcula?). Produo de desenhos sobre as imagens observadas na cmara escura com exposio coletiva dos desenhos da turma. Produo de relatrio de observao de fontes diversas de luz com o uso do espectroscpio construdo. Construo de imagens geradas por espelhos planos e esfricos. Construo de imagens geradas por lentes convergentes e divergentes. Seminrios sobre diferentes instrumentos pticos, de diferentes fenmenos pticos e das implicaes tecnolgicas do desenvolvimento da ptica geomtrica. Resoluo de exerccios acerca das ideias centrais da ptica, valorizando a caracterizao dos fenmenos estudados. Resoluo de exerccios que evidenciem o papel da ptica geomtrica na realizao de medidas de distncias (triangulao e difrao). Construo de um mapa conceitual sintetizando as ideias e relaes explicitadas no curso e relacionando os conceitos estudados na ondulatria com a ptica geomtrica, acompanhada de uma resenha explicativa do mapa.

50
de imagem, reconhecendo a importncia da ptica no desenvolvimento de novos instrumentos e novas tecnologias, particularmente na transmisso de informaes. Ampliar o processo pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os diferentes textos (especialmente expositivos13 em situaes de leitura, escrita e uso da linguagem oral formal). Leitura de textos expositivos (em particular o texto didtico) em situao de estudo: identificao de principais fatos e conceitos e compreenso da articulao entre eles; estabelecimento de relao entre imagens, grficos e/ou tabelas e descries/explicaes presentes no texto. reconhecimento e interpretao de smbolos, cdigos e nomenclatura prprios da linguagem da Fsica; interpretao de frmulas; estudo de exemplos; levantamento e esclarecimento de dvidas; elaborao de sntese que explicite as relaes entre fatos, conceitos e grandezas fsicas; elaborao de tabela que organize as grandezas fsicas, suas unidades de medidas e seus respectivos smbolos. Atividades de leitura de textos expositivos (em particular o texto didtico) em situao de estudo, sob orientao do professor: elucidao do propsito do estudo (como sistematizao e formalizao de um contedo j estudado, levantamento e esclarecimentos de dvidas etc.); explorao prvia do texto a ser lido, reconhecendo ttulos, subttulos, diferentes sees, imagens, tabelas, grficos e exemplos dados); leitura do texto por sees, observando recursos utilizados para explicar e salientar ideias (negrito, itlico, disposio espacial, legendas de ilustraes, tabelas, grficos, etc.); busca e identificao de principais fatos e conceitos presentes em cada seo, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem; identificao de frmulas, smbolos, cdigos e nomenclatura da linguagem Fsica, explicitando no prprio texto seus significados; verificao da prpria compreenso e esclarecimento de dvidas Algumas propostas:

Propostas que permitam avaliar a evoluo do aluno em ler para estudar, em atividades como a apresentada na coluna anterior e tomando como referncia os contedos apresentados na segunda coluna. Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno em relao leitura para pesquisar, principalmente no que diz respeito a: localizao e destaque das informaes mais relevantes; estabelecimento de relaes (como de causa e efeito) entre as informaes; seleo das informaes necessrias para o estudo/pesquisa do momento; explicitao do conhecimento fsico presente no texto e de seu papel na discusso do tema; levantamento de dvidas a partir do texto; organizao e sntese das informaes selecionadas.

Leitura de textos expositivos (texto de divulgao cientfica, texto didtico, entre outros) em situao de pesquisa, de busca de informao, para confirmar ou refutar hipteses:

Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno na leitura de textos jornalsticos ou de opinio, observando, principalmente se ele:

13

Os textos expositivos so aqueles que pretendem fazer compreender um assunto, apresentar um tema novo, expor um conceito ou concluso; neles o autor compartilha informaes sobre um assunto que supe desconhecido ou pouco familiar aos leitores, com as explicaes necessrias para favorecer o entendimento do que tratado. Os textos que nos habituamos a chamar de textos tericos e a maioria dos que esto nos livros didticos so textos predominantemente expositivos. Esta nota um texto expositivo. Outros exemplos so: verbete de enciclopdia, resumo de textos explicativos, relato de experimento, resenha etc.

51
identificao do tema; identificao das principais ideias e compreenso da articulao entre elas; identificao de conceitos, cdigos e smbolos da Fsica presentes no texto, reconhecendo seu papel na discusso do tema; seleo das informaes necessrias para o estudo/pesquisa do momento; levantamento de dvidas a partir do texto; elaborao de resumo ou esquema. (relendo, perguntando, trocando ideias, etc.); explicitao, por meio da escrita, do significado de cdigos e smbolos presentes em frmulas; elaborao de esquemas que estabeleam relaes entre fatos, conceitos e grandezas fsicas, assim como de tabela que organize as grandezas fsicas presentes no texto, suas unidades de medidas e seus respectivos smbolos. reconhece as principais idias, informaes, problemtica ou argumentos presentes no texto; identifica e levanta fatos e conceitos da Fsica presentes no texto ou diretamente relacionados ao tema da leitura; levanta questes, relativas problemtica em questo, que envolvam o conhecimento fsico.

Leitura de textos jornalsticos ou de opinio, que trazem temas relativos Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificando a questo em discusso e interpretando, com objetividade, possveis significados e implicaes: identificao do tema; reconhecimento das idias/informaes principais ou da problemtica trazida pelo texto; identificao e articulao de fatos e conceitos da Fsica presentes no texto ou diretamente relacionados ao tema da leitura; identificao e construo de argumentos que envolvam o conhecimento fsico; observao de diferentes perspectivas dadas na discusso do tema; levantamento de questes a partir da leitura; elaborao de sntese, levantando

Atividades de leitura de textos expositivos (texto de divulgao cientfica, texto didtico, entre outros) em situao de pesquisa, de busca de informao, para confirmar ou refutar hipteses: elucidao do propsito da leitura; identificao de autor, gnero e instituio que divulga a matria; explorao prvia do texto, reconhecendo ttulos, subttulos, diferentes sees, imagens, tabelas e grficos; leitura do texto, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem, buscando identificar as ideias principais e sua articulao; localizao de conceitos, cdigos e smbolos da Fsica, buscando identificar passagens que explicitem sua relao com o tema em discusso; verificao da prpria compreenso e esclarecimento de dvidas (relendo, perguntando, trocando ideias, etc.); localizao de partes do texto que

Propostas que permitam verificar se o aluno compreende o que o enunciado pede, se interpreta a situao por meio de desenho, se seleciona os dados relevantes para a soluo. Observar, em atividades de resoluo de problemas, o desempenho do aluno quanto apresentao organizada da resoluo e explicitao das estratgias de resoluo (apresentao clara do raciocnio desenvolvido). Acompanhar, em relatrios de atividades de investigao, a evoluo do aluno na apresentao, clara e precisa, dos objetivos da investigao, das hipteses iniciais, da descrio dos procedimentos experimentais, de dados obtidos e da concluso. Acompanhar, nas produes escritas do aluno (resumos, snteses, relatrios, registros de discusses coletivas, entre outros) sua evoluo em relao utilizao adequada de smbolos, cdigos e nomenclatura prprios da linguagem fsica. Acompanhar, em comunicaes orais do aluno (discusses em sala de aula, seminrios, comunicaes de resultados de investigaes, entre outros) sua evoluo em relao utilizao adequada da linguagem da Fsica.

52
questes para possvel pesquisa. Leitura de enunciados de problemas que envolvem o conhecimento fsico. Apresentao clara e precisa da resoluo de problemas. Leitura de textos instrucionais, como roteiros de atividades prticas (experimento de laboratrio, estudo de campo, entre outros). Elaborao d relatrio de atividade de investigao. Utilizao de linguagem precisa e terminologia especfica da Fsica em situaes de produo de textos formais (resumos, relatrios, provas, entre outros). Emprego correto da linguagem da Fsica em comunicaes orais, em contextos formais (sala de aula, seminrios, comunicaes de resultados de investigaes, entre outros). trazem respostas para as dvidas levantadas ou que contenham as informaes buscadas; elaborao de sntese, levantando questes para possvel pesquisa.

Atividades de leitura de textos jornalsticos ou de opinio, para levantar e analisar questes relativas a temas CTS: identificao de autor, gnero e instituio que divulga a matria; levantamento dos conhecimentos prvios sobre o tema a partir da leitura e da discusso de ttulo/subttulos, imagens, grficos e tabelas; leitura do texto, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem, buscando identificar as ideias principais e sua articulao; levantamento de trechos do texto que apresentam fatos e conceitos da Fsica buscando sua relao com o tema da leitura; identificao, se for o caso, de argumentos presentes no texto, explicitando o conhecimento fsico a eles relacionado; observao, se for o caso, das diferentes perspectivas dadas na discusso do tema; levantamento de questes a partir da leitura; produo de texto expositivo em que se articulem as informaes selecionadas, apresentando questes para possvel pesquisa.

Atividades de leitura e interpretao de

53
enunciados de problemas de Fsica: leitura do enunciado; elaborao de desenho ou esquema que represente a situao fsica em anlise; extrao de dados e informaes presentes no enunciado; interpretao das unidades das grandezas fsicas presentes no enunciado; identificao das principais informaes ou relaes presentes no enunciado, a partir das quais se elabora uma estratgia para a resoluo do problema.

Atividades de leitura e interpretao de textos instrucionais, como roteiros de atividades prticas: apresentao e discusso dos objetivos da atividade; leitura individual do roteiro; busca da compreenso da relevncia ou do papel de cada etapa do procedimento.

54

Referncias Curriculares para o 3 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com o contedo]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para trabalhar]

Frente a uma situao ou problema concreto que envolva o eletromagnetismo, identificar as grandezas eltricas relevantes, estabelecendo relao entre elas e utilizando a conservao da energia e da carga eltrica em sua anlise.

Reconhecimento da carga eltrica como propriedade da matria responsvel pelos fenmenos eltricos e compreenso de sua quantizao e conservao. Investigao das condies que levam ao estabelecimento da corrente eltrica em um sistema fsico, identificando grandezas relevantes para sua caracterizao. Compreenso do significado das principais grandezas fsicas da Eletricidade (intensidade de corrente, tenso, potncia e resistncia eltrica), da relao entre elas e de suas unidades de medida. Reconhecimento dos principais elementos de um circuito eltrico (fontes/geradores, fios condutores, resistores e receptores) e compreenso das transformaes de energia que neles ocorrem. Anlise de um circuito eltrico, a partir da conservao da energia. Identificao dos fatores que influenciam na intensidade da fora eltrica entre duas cargas (lei de Coulomb), reconhecendo o papel da interao eltrica na organizao da matria e da vida. Construo do conceito de campo eltrico, ampliando o conceito geral de campo e reconhecendo o carter vetorial do mesmo.

Levantamento de fenmenos eltricos observados na vida diria, tanto no mundo natural quanto no universo tecnolgico, de modo a obter informaes sobre as ideias dos alunos a cerca da eletricidade assim como situ-los na diversidade de fenmenos fsicos. Leitura de texto sobre as primeiras explicaes dos fenmenos eltricos na natureza com o objetivo de identificar a origem do conceito de carga eltrica em seus dois tipos (positiva e negativa). Anlise de diferentes situaes em que h corrente eltrica e situaes de dilogo sobre as condies que levam ao seu estabelecimento, visando uma descrio preliminar qualitativa que considere o movimento de cargas em um condutor. Classificao e discusso dos diferentes aparelhos eltricos e eletrnicos de acordo com critrios estabelecidos pelos prprios alunos, seguida de classificao coletiva, mediada pelo professor, que considere as transformaes de energia e respectivas funes.

Algumas propostas: Elaborao de tabela comparativa entre as diferentes explicaes de fenmenos eltricos na natureza, destacando a constituio eltrica da matria. Produo de texto informativo sobre uso e consumo de determinado equipamento eltrico, observando a compreenso conceitual de suas especificaes, assim como utilizao de linguagem prpria da eletricidade. Comunicao oral e escrita de resultados de investigao sobre fios condutores de corrente eltrica, verificando coerncia experimental, estabelecimento de relao entre as grandezas eltricas e linguagem utilizada. Produo de textos que sistematizem aulas dialogadas ou a discusso coletiva de situaes-problema. Resoluo de exerccios numricos reais, que envolvam a relao entre intensidade de corrente, tenso, potncia e resistncia eltrica, acompanhada de uma anlise das implicaes dos resultados obtidos (concluso e escolhas). Comunicao oral e escrita de resultados de investigao sobre a interao entre corpos eletrizados. Resoluo de exerccios numricos reais que envolvam a interao

Observao: O objetivo da atividade a identificao dos principais elementos de um circuito eltrico, reconhecendo fontes de tenso, aparelhos resistivos, aparelhos que apresentam motores eltricos, assim como aparelhos ligados comunicao e informao.

Interpretao e discusso coletiva das

55
Caracterizao da interao da carga eltrica com o campo eltrico. Associao do campo magntico carga eltrica em movimento e caracterizao do campo (mdulo, direo e sentido). Caracterizao da ao do campo magntico em cargas em movimento (fora magntica sobre cargas e sobre correntes eltricas). Identificao dos fatores que determinam a intensidade do campo magntico produzido por correntes em fios retilneos, espiras e bobinas. Reconhecimento de que a Terra apresenta um campo magntico. Compreenso do fenmeno da induo eletromagntica (lei de Faraday), identificando as grandezas fsicas nele envolvidas, assim como a relao entre elas. Reconhecimento das ondas eletromagnticas como variaes nos campos eltricos e magnticos que se propagam no espao. informaes contidas nas especificaes de funcionamento dos diversos aparelhos eltricos e eletrnicos, identificando as grandezas eltricas, discutindo seus significados. Aula expositiva que visa formalizar a relao entre potncia, intensidade de corrente eltrica e tenso eltrica. Investigao do melhor fio para desempenhar a funo de cabo transmissor de corrente eltrica. Levantamento de hipteses a cerca das propriedades eltricas desejadas, planejamento, realizao do experimento, anlise e interpretao dos resultados. Observao e anlise de filamentos de lmpadas de diferentes potncias (e mesma marca), buscando estabelecer relao entre as caractersticas do filamento e a potncia da lmpada. Discusso de situaes-problema que possibilitem a introduo ao conceito de resistncia eltrica. Aula expositiva, visando formalizar o conceito de resistncia e resistividade eltrica, explorando a relao entre resistncia, intensidade de corrente eltrica e potncia eltrica. Elaborao de projetos e construo de instrumentos simples e suficientemente precisos para a deteco de pequenas foras eltricas e utiliz-los na investigao do comportamento eltrico da matria, levantando hipteses a cerca dos fatores dos quais depende a fora eltrica. Apresentao dos resultados atravs de comunicao oral ou escrita. Leitura de texto sobre o experimento de Coulomb com a balana de toro, ou anlise e interpretao de resultados obtidos mediante a balana e apresentados ao aluno, seguida da eltrica entre cargas, acompanhada de uma anlise das implicaes dos resultados obtidos (concluso e escolhas). Elaborao de tabela comparativa entre as diferentes explicaes de fenmenos eltricos na natureza, destacando a constituio eltrica da matria. Produo de texto informativo sobre uso e consumo de determinado equipamento eltrico, observando a compreenso conceitual de suas especificaes, assim como utilizao de linguagem prpria da eletricidade. Comunicao oral e escrita de resultados de investigao sobre fios condutores de corrente eltrica, verificando coerncia experimental, estabelecimento de relao entre as grandezas eltricas e linguagem utilizada. Produo de textos que sistematizem aulas dialogadas ou a discusso coletiva de situaes-problema. Resoluo de exerccios numricos reais, que envolvam a relao entre intensidade de corrente, tenso, potncia e resistncia eltrica, acompanhada de uma anlise das implicaes dos resultados obtidos (concluso e escolhas). Comunicao oral e escrita de resultados de investigao sobre a interao entre corpos eletrizados. Resoluo de exerccios numricos reais que envolvam a interao eltrica entre cargas, acompanhada de uma anlise das implicaes dos resultados obtidos (concluso e escolhas).

56
sistematizao da Lei de Coulomb (unidades, significado da constante, unidades etc.). Estabelecimento de comparao entre a lei da Gravitao Universal e a lei de Coulomb, visando identificar caractersticas da interao distncia. Aulas dialogadas que visam construo do conceito de campo eltrico, a partir de mapas que exploram outros tipos de campo (presso, temperatura, velocidade do vento), enfocando a representao do campo por linhas de fora e estabelecendo analogia com o campo gravitacional. Leitura de texto sobre a experincia de Millikan, visando compreender como a carga do eltron foi determinada e contemplando a quantizao da carga. Atividade de investigao sobre a interao im-bssola, im-im e bssolaTerra, visando explorar no apenas as interaes, mas tambm as linhas de induo do campo magntico criado por um m. Situao de dilogo sobre semelhanas e diferenas entre a fora que objetos eletrizados exercem sobre corpos e aquela exercida por um im. Procedimento experimental para investigar uma possvel relao entre cargas eltricas e ims. Demonstrao, por meio de experimento ou de simulao computacional, da ao de um fio percorrido por corrente eltrica sobre a agulha de uma bssola, seguida de aula dialogada que vise construo de modelo explicativo sobre o fenmeno observado (caractersticas do campo magntico criado por corrente eltrica). Demonstrao, por meio de experimento ou de simulao computacional, da ao

57
de um im sobre um fio percorrido por corrente eltrica, seguida de aula dialogada que vise construo de modelo explicativo sobre o fenmeno observado (fora magntica sobre corrente eltrica / carga eltrica em movimento). Leitura de texto sobre a histria da descoberta da induo eletromagntica seguida do planejamento de experimento que permita gerar corrente eltrica a partir de um im. Aula dialogada visando reelaborao do modelo de conduo de corrente eltrica, considerando a interao do fio condutor com o campo eltrico. Atividade experimental em que os resultados observados devem ser explicados a partir de um modelo microscpico para a corrente eltrica, como por exemplo, o aquecimento de um fio condutor sujeito a uma corrente eltrica muito intensa ou a variao da resistncia do filamento de uma lmpada com a temperatura. Construo de um espectroscpio e sua utilizao na observao da luz emitida por diferentes lmpadas, seguida de situao de estudo ou aula dialogada que vise construo de modelo explicativo para o fenmeno (modelo de Bohr). Observao da produo de fluorescncia e elaborao de modelo explicativo por meio de simulao computacional. Leitura e discusso de texto histrico que aborde a temtica. Observao da converso da energia luminosa em eltrica em uma fotoclula, ou leitura de artigo de divulgao cientfica sobre painis solares, seguida de aula expositiva que enfoque o efeito fotoeltrico e a necessidade de se utilizar um modelo corpuscular (quntico) para Algumas propostas: Relatrio de atividade experimental que explicite o fenmeno investigado (como a variao da resistncia eltrica com a temperatura), seguida da apresentao de modelo para a corrente eltrica que descreva os resultados observados na investigao. Produo de texto explicativo sobre a emisso de luz por uma lmpada fria, justificando sua maior eficincia em relao de filamento. Elaborao de desenhos representativos do desenvolvimento do modelo atmico, explicitando o papel da carga eltrica e suas interaes na estrutura da matria. Anlise qualitativa de fenmenos do magnetismo (como a imantao de um prego por meio de um im). Produo de texto sobre o efeito fotoeltrico, explicitando sua importncia no desenvolvimento do conhecimento cientfico, particularmente no que diz respeito natureza da luz.

Ampliar a compreenso dos modelos microscpicos da matria, reconhecendo suas condies de aplicao e utilizandoos na anlise de situaes concretas.

Construo de modelo microscpico de conduo de corrente eltrica para condutores, isolantes, de modo a explicar as diferentes propriedades eltricas dos materiais, identificando suas aplicaes tecnolgicas. Ampliao da compreenso de modelos atmicos na explicao de fenmenos envolvidos na emisso de luz e na interao da radiao com a matria. Ressignificao da natureza da luz, estendendo a compreenso de seu carter ondulatrio ao seu comportamento corpuscular. Construo de modelo de estrutura da matria que explique propriedades dos materiais ferromagnticos (estrutura dos ims). Conhecimento das radiaes emitidas por elementos radioativos e de modelo sobre a estrutura do ncleo atmico e as foras de interao nuclear.

58
explicar o fenmeno. Investigao sobre os materiais que so atrados por um m, problematizando o fato de que ele atrai apenas alguns tipos de metais, seguido de aula expositiva sobre a estrutura de materiais ferromagnticos. Interpretao das especificaes tcnicas de aparelhos eltricos. Investigao, experimento ou simulao computacional sobre a associao de lmpadas, explicando as observaes e representando os circuitos por meio de linguagem simblica adequada. Leitura, interpretao e anlise da representao de diferentes circuitos eltricos. Algumas propostas: Interpretao oral e escrita da diversidade de especificaes que caracterizam os equipamentos eltricos. Relatrio de atividade sobre associao de lmpadas, verificando a representao simblica dos circuitos. Desenho de um circuito a partir da descrio do mesmo e/ou descrio de um circuito a partir de sua representao simblica.

Ampliar a capacidade de leitura, articulao e interpretao de smbolos e cdigos prprios da eletricidade.

Reconhecimento dos smbolos das grandezas eltricas e de suas respectivas unidades, em particular cdigos como W, V e A. Reconhecimento dos principais smbolos que representam os elementos de um circuito eltrico, incluindo os instrumentos de medida de voltagem e intensidade de corrente eltrica. Leitura de esquema de uma montagem eltrica.

Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnolgico associado eletricidade, seu papel na vida humana, sua presena no cotidiano e seus impactos na vida social, valorizando o exerccio da cidadania no uso consciente da eletricidade.

Interpretao das especificaes tcnicas de aparelhos eltricos e eletrnicos, identificando particularmente a tenso de operao e a potncia do equipamento, utilizando estas informaes para o uso adequado, eficiente e seguro, alm de condies para analisar consumo, fazer escolhas e otimizar utilizao. Identificao dos elementos e das caractersticas de uma instalao eltrica residencial, reconhecendo o papel que desempenham no circuito e avaliando sua importncia para a segurana. Compreenso das condies em que um curto-circuito pode ocorrer e conhecer os meios de proteo dos equipamentos e instalaes eltricas. Compreenso das condies nas quais ocorre uma descarga eltrica

Entrevistas com pessoas da comunidade visando obter informaes sobre a histria local acerca da disponibilidade e do uso da energia eltrica, promovendo discusso inicial sobre o papel da eletricidade no desenvolvimento cientfico-tecnolgico da sociedade e problematizando suas implicaes na qualidade de vida. Interpretao e discusso coletiva das informaes contidas nas especificaes de funcionamento dos diversos aparelhos eltricos e eletrnicos, identificando as grandezas eltricas, discutindo seus significados, comparando consumos e enfocando a adequao e a segurana na utilizao dos mesmos. Observao e discusso das caractersticas da instalao eltrica da escola, visando identificar principais elementos, reconhecendo o papel de cada um deles no circuito, compreendendo as condies em que um curto-circuito pode ocorrer e

Algumas propostas: Produo de texto que apresente uma anlise das entrevistas realizadas e que enfoque a histria do desenvolvimento da rede eltrica local e suas implicaes sociais. Elaborao de tabelas comparativas com diferentes aparelhos eltricos, enfocando a transformao de energia que neles ocorrem, seus consumos e as condies de uso. Relatrio da investigao sobre a instalao eltrica escolar, explicitando os elementos que constituem um circuito, bem como o papel que desempenham no mesmo. Resoluo e discusso de problemas abertos acerca das escolhas pertinentes nos circuitos residenciais, visando minimizar o consumo de energia eltrica de uma residncia.

59
atmosfrica, assim como meios de proteo, reconhecendo a gravidade do problema no Brasil. Identificao de aplicaes tecnolgicas do Eletromagnetismo, reconhecendo leis e princpios fsicos envolvidos no funcionamento de diferentes aparelhos tais como motores eltricos, geradores, eletroms, campainhas e transformadores. Identificao das diferentes radiaes eletromagnticas presentes na vida cotidiana, reconhecendo sua sistematizao no espectro eletromagntico (das ondas de rdio aos raios gama) e sua utilizao atravs das tecnologias a elas associadas (radar, rdio, forno de micro-onda, tomografia, radiografia etc.). Associao dos termos ultravioleta, infravermelho, micro-ondas, ondas de rdio, raios x e raios gama a partes do espectro eletromagntico e exemplificao de aplicaes dessas radiaes. Avaliao da importncia da ondulatria para o desenvolvimento dos diagnsticos mdicos e a necessidade de compreender tais exames para lidar criticamente com a prtica mdica. Reconhecimento dos direitos e deveres no que se refere ao fornecimento e consumo de energia eltrica. Avaliao do impacto da eletricidade e, mais particularmente, dos novos meios de comunicao e informao, na dinmica econmica e social. reconhecendo os meios de proteo dos equipamentos e instalaes eltricas. Anlise de uma conta de energia eltrica, interpretando cada uma das diferentes informaes nela impressas, identificando as variveis que interferem no valor a ser pago, enfocando a discusso no contexto das polticas de gerao e distribuio de energia eltrica e discutindo os direitos do consumidor. Dimensionamento do custo do consumo de energia em uma residncia ou outra instalao, propondo alternativas para a economia de energia. Leitura e discusso de texto informativo sobre a descarga eltrica atmosfrica, reconhecendo a gravidade do problema no Brasil e discutindo sobre os prejuzos sociais, econmicos e ambientais, assim como formas de proteo. Atividades de construo e de explorao de diferentes dispositivos eletromagnticos, como o eletrom, o motor eltrico e o transformador, visando no apenas investigar conceitos e princpios fsicos envolvidos em seu funcionamento, mas tambm identificar aplicaes dos mesmos. Situaes para comparar diferentes sistemas que geram energia eltrica, como pilhas, baterias, dnamos, geradores ou usinas, identificando semelhanas e diferenas entre os diversos processos fsicos envolvidos e suas implicaes prticas. Situao de pesquisa em grupo sobre as aplicaes das diferentes ondas eletromagnticas, visando elaborao de um painel sobre cada faixa do espectro, o qual apresente as propriedades da radiao em questo e as associe s suas respectivas aplicaes. Construo de um mapa conceitual da fsica eltrica, acompanhado de uma resenha explicativa, contemplando as suas aplicaes tecnolgicas, bem como o papel da compreenso destes para dialogar criticamente com os equipamentos eltricos. Elaborao de manual informando trabalhadores do campo sobre os perigos da descarga eltrica atmosfrica, orientando-os quanto a procedimentos de segurana. Produo de relatrio sobre a investigao acerca do funcionamento de determinado aparelho eltrico (como dnamos, eletroms, campainhas, motores eltricos e transformadores), as variveis envolvidas em seu funcionamento assim como a relao entre elas, destacando funes e aplicaes. Elaborao de diagrama que apresente todas as etapas envolvidas no processo de gerao, transmisso e distribuio de energia, explicitando o papel de geradores e transformadores a partir dos conceitos e leis fsicas da teoria eletromagntica. Apresentao de painel sobre aplicaes de ondas eletromagnticas associando-as s suas propriedades.

60
Leitura de texto sobre os efeitos biolgicos das radiaes ionizantes e seu uso na Medicina. Pesquisa e debate sobre as grandes transformaes causadas pelas revolues tecnolgicas (a era da mquina a vapor, a era da eletricidade e a era da informao). Aula dialogada sobre a estrutura conceitual da Fsica, que sistematize e sintetize as quatro interaes fundamentais, assim como as grandezas que se conservam nos processos de transformao. Algumas propostas: Produo de mapa conceitual que associe as diferentes foras fundamentais a diferentes fenmenos da natureza. Propostas que permitam verificar se o aluno capaz de identificar grandezas fsicas que se conservam em diferentes processos fsicos.

Ampliar a capacidade de integrao e de sistematizao de fenmenos e teorias dentro da fsica, reconhecendo sua estrutura conceitual.

Construo de uma viso sistematizada dos diversos tipos de interao e das diferentes naturezas de fenmenos da Fsica, reconhecendo que as foras elstica, viscosa, peso, atrito, eltrica e magntica tm origem em uma das quatro interaes fundamentais: gravitacional, eletromagntica, nuclear forte e nuclear fraca. Identificar as grandezas fsicas que se conservam na diversidade de transformaes que ocorrem na natureza (massa, carga, energia, quantidade de movimento, entre outras). Leitura de textos expositivos (em particular o texto didtico) em situao de estudo: identificao de principais fatos e conceitos e compreenso da articulao entre eles; estabelecimento de relao entre imagens, grficos e/ou tabelas e descries/explicaes presentes no texto. reconhecimento e interpretao de smbolos, cdigos e nomenclatura prprios da linguagem da Fsica;

Ampliar o processo pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os diferentes textos (especialmente expositivos14 em situaes de leitura, escrita e uso da linguagem oral formal).

Atividades de leitura de textos expositivos (em particular o texto didtico) em situao de estudo, sob orientao do professor: elucidao do propsito do estudo (como sistematizao e formalizao de um contedo j estudado, levantamento e esclarecimentos de dvidas etc.); explorao prvia do texto a ser lido, reconhecendo ttulos, subttulos, diferentes sees, imagens, tabelas, grficos e exemplos dados);

Algumas propostas:

Propostas que permitam avaliar a evoluo do aluno em ler para estudar, em atividades como a apresentada na coluna anterior e tomando como referncia os contedos apresentados na segunda coluna. Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno em relao leitura para pesquisar, principalmente no que diz respeito a: localizao e destaque das

14

Os textos expositivos so aqueles que pretendem fazer compreender um assunto, apresentar um tema novo, expor um conceito ou concluso; neles o autor compartilha informaes sobre um assunto que supe desconhecido ou pouco familiar aos leitores, com as explicaes necessrias para favorecer o entendimento do que tratado. Os textos que nos habituamos a chamar de textos tericos e a maioria dos que esto nos livros didticos so textos predominantemente expositivos. Esta nota um texto expositivo. Outros exemplos so: verbete de enciclopdia, resumo de textos explicativos, relato de experimento, resenha etc.

61
interpretao de frmulas; estudo de exemplos; levantamento e esclarecimento de dvidas; elaborao de sntese que explicite as relaes entre fatos, conceitos e grandezas fsicas; elaborao de tabela que organize as grandezas fsicas, suas unidades de medidas e seus respectivos smbolos. leitura do texto por sees, observando recursos utilizados para explicar e salientar ideias (negrito, itlico, disposio espacial, legendas de ilustraes, tabelas, grficos, etc.); busca e identificao de principais fatos e conceitos presentes em cada seo, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem; identificao de frmulas, smbolos, cdigos e nomenclatura da linguagem Fsica, explicitando no prprio texto seus significados; verificao da prpria compreenso e esclarecimento de dvidas (relendo, perguntando, trocando ideias, etc.); explicitao, por meio da escrita, do significado de cdigos e smbolos presentes em frmulas; elaborao de esquemas que estabeleam relaes entre fatos, conceitos e grandezas fsicas, assim como de tabela que organize as grandezas fsicas presentes no texto, suas unidades de medidas e seus respectivos smbolos.

informaes mais relevantes; estabelecimento de relaes (como de causa e efeito) entre as informaes; seleo das informaes necessrias para o estudo/pesquisa do momento; explicitao do conhecimento fsico presente no texto e de seu papel na discusso do tema; levantamento de dvidas a partir do texto; organizao e sntese das informaes selecionadas.

Leitura de textos expositivos (texto de divulgao cientfica, texto didtico, entre outros) em situao de pesquisa, de busca de informao, para confirmar ou refutar hipteses: identificao do tema; identificao das principais ideias e compreenso da articulao entre elas; identificao de conceitos, cdigos e smbolos da Fsica presentes no texto, reconhecendo seu papel na discusso do tema; seleo das informaes necessrias para o estudo/pesquisa do momento; levantamento de dvidas a partir do texto; elaborao de resumo ou esquema.

Propostas que permitam verificar o desempenho do aluno na leitura de textos jornalsticos ou de opinio, observando, principalmente se ele: reconhece as principais idias, informaes, problemtica ou argumentos presentes no texto; identifica e levanta fatos e conceitos da Fsica presentes no texto ou diretamente relacionados ao tema da leitura; levanta questes, relativas problemtica em questo, que envolvam o conhecimento fsico.

Atividades de leitura de textos expositivos (texto de divulgao cientfica, texto didtico, entre outros) em situao de pesquisa, de busca de informao, para confirmar ou refutar hipteses: elucidao do propsito da leitura; identificao de autor, gnero e instituio que divulga a matria; explorao prvia do texto, reconhecendo ttulos, subttulos, diferentes sees, imagens, tabelas e grficos;

Leitura de textos jornalsticos ou de opinio, que trazem temas relativos Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificando a questo em discusso e interpretando, com objetividade, possveis significados e implicaes:

Propostas que permitam verificar se o aluno compreende o que o enunciado pede, se interpreta a situao por meio de desenho, se seleciona os dados relevantes para a soluo. Observar, em atividades de resoluo de problemas, o desempenho do aluno quanto apresentao organizada da resoluo e explicitao das estratgias de resoluo (apresentao clara do raciocnio

62
identificao do tema; reconhecimento das idias/informaes principais ou da problemtica trazida pelo texto; identificao e articulao de fatos e conceitos da Fsica presentes no texto ou diretamente relacionados ao tema da leitura; identificao e construo de argumentos que envolvam o conhecimento fsico; observao de diferentes perspectivas dadas na discusso do tema; levantamento de questes a partir da leitura; elaborao de sntese, levantando questes para possvel pesquisa. leitura do texto, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem, buscando identificar as ideias principais e sua articulao; localizao de conceitos, cdigos e smbolos da Fsica, buscando identificar passagens que explicitem sua relao com o tema em discusso; verificao da prpria compreenso e esclarecimento de dvidas (relendo, perguntando, trocando ideias, etc.); localizao de partes do texto que trazem respostas para as dvidas levantadas ou que contenham as informaes buscadas; elaborao de sntese, levantando questes para possvel pesquisa. desenvolvido).

Acompanhar, em relatrios de atividades de investigao, a evoluo do aluno na apresentao, clara e precisa, dos objetivos da investigao, das hipteses iniciais, da descrio dos procedimentos experimentais, de dados obtidos e da concluso. Acompanhar, nas produes escritas do aluno (resumos, snteses, relatrios, registros de discusses coletivas, entre outros) sua evoluo em relao utilizao adequada de smbolos, cdigos e nomenclatura prprios da linguagem fsica. Acompanhar, em comunicaes orais do aluno (discusses em sala de aula, seminrios, comunicaes de resultados de investigaes, entre outros) sua evoluo em relao utilizao adequada da linguagem da Fsica.

Leitura de enunciados de problemas que envolvem o conhecimento fsico. Apresentao clara e precisa da resoluo de problemas. Leitura de textos instrucionais, como roteiros de atividades prticas (experimento de laboratrio, estudo de campo, entre outros). Elaborao de relatrio de atividade de investigao. Utilizao de linguagem precisa e terminologia especfica da Fsica em situaes de produo de textos formais (resumos, relatrios, provas, entre outros). Emprego correto da linguagem da Fsica em comunicaes orais, em contextos formais (sala de aula, seminrios, comunicaes de resultados de

Atividades de leitura de textos jornalsticos ou de opinio, para levantar e analisar questes relativas a temas CTS: identificao de autor, gnero e instituio que divulga a matria; levantamento dos conhecimentos prvios sobre o tema a partir da leitura e da discusso de ttulo/subttulos, imagens, grficos e tabelas; leitura do texto, sublinhando passagens importantes e fazendo anotaes na margem, buscando identificar as ideias principais e sua articulao; levantamento de trechos do texto que apresentam fatos e conceitos da Fsica buscando sua relao com o tema da leitura; identificao, se for o caso, de argumentos presentes no texto,

63
investigaes, entre outros). explicitando o conhecimento fsico a eles relacionado; observao, se for o caso, das diferentes perspectivas dadas na discusso do tema; levantamento de questes a partir da leitura; produo de texto expositivo em que se articulem as informaes selecionadas, apresentando questes para possvel pesquisa.

Atividades de leitura e interpretao de enunciados de problemas de Fsica: leitura do enunciado; elaborao de desenho ou esquema que represente a situao fsica em anlise; extrao de dados e informaes presentes no enunciado; interpretao das unidades das grandezas fsicas presentes no enunciado; identificao das principais informaes ou relaes presentes no enunciado, a partir das quais se elabora uma estratgia para a resoluo do problema.

Atividades de leitura e interpretao de textos instrucionais, como roteiros de atividades prticas: apresentao e discusso dos objetivos da atividade; leitura individual do roteiro; busca da compreenso da relevncia ou do papel de cada etapa do procedimento.

64

Sugesto de materiais de apoio


Sites, livros, revistas, softwares, filmes e outros
1. ano:
Revistas:
A Fsica na Escola, v. 5, n 1: Artigo: Uma exposio didtica de como Newton apresentou a Fora Gravitacional A Fsica na Escola, v. 6, n 2: Artigo: Onde est o atrito? Discusso de dois exemplos que exemplificariam a Lei da Inrcia. Carta na Escola, ed. 14 Artigo: Energia: Qual a Matriz energtica ideal para o Brasil? Carta na Escola, ed. 34 Artigo: Ora (direis) ouvir estrelas! - H 400 anos, o edifcio terico do qual contemplamos o universo comeou a se erguer sobre o ombro de dois gigantes Revista Cincia Hoje, vol. 43, n 256 - Galileu: o universo reinventado Revista Cincia Hoje, vol. 43, n 256 Astronomia versus Astrologia Scientific American Brasil, n 14 Edio Especial: Etnoastronomia Scientific American, Coleo Gnios da Cincia: Newton Pai da Fsica Moderna Scientific American Edio Especial: Todas as fontes de Energia

Revistas On Line:
Revista Cincia Hoje On line, Coluna Fsica sem mistrio: O mensageiro das estrelas - Colunista mostra como observaes feitas por Galileu h 400 anos mudaram nossa forma de ver o cu (disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/o-mensageiro-das-estrelas) Revista Cincia Hoje On line, Coluna Fsica sem mistrio: Energia em nossas vidas - Colunista explica como essa grandeza fsica surge e adquire diversas formas no universo (disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/a-energia-em-nossas-vidas)

Sites (simulaes e experimentos):


http://www.walter-fendt.de/ph14br/projectile_br.htm (movimento de projteis) http://www.walter-fendt.de/ph11br/collision_br.htm (colises elsticas e inelsticas) http://divulgarciencia.com/categoria/graficos/ (grficos posio, velocidade e acelerao) http://www.if.ufrgs.br/~amees/ativi.html (construo de grficos usando Excel) http://www.stellarium.org/pt/ (Stellarium: software livre de Astronomia) http://www.baixaki.com.br/download/celestia.htm (Celestia: software livre de Astronomia) http://www.baixaki.com.br/download/cybersky.htm (Cybersky: software livre de Astronomia)

Entrevistas:
Desafio energtico, com o engenheiro eltrico Roberto Schaeffer, professor de planejamento energtico na UFRJ. disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/estudio-ch

Filmes:
DVD Super Interessante: Srie Cosmos. Editora Abril. DVD Scientific American Brasil: Srie Explorao do Espao. Editora Duetto. DVD Scientific American Brasil: Galileu: A Batalha Pelo Cu. Editora Duetto. Srie Universo Mecnico Episdio: Galileu Galilei e a Lei da Inrcia. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=iAzMBFUgqJ8&feature=related (parte1) http://www.youtube.com/watch?v=hLjdSS4UdHo&feature=related (parte 2) http://www.youtube.com/watch?v=9CfBPLMU-zk&feature=related (parte 3)

65
Livros:
BURATTINI, Maria Paula T. de Castro. Energia uma abordagem multidisciplinar. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2008. FEYNMMAN, Richard P. Fsica em seis lies (captulos 3 e 4). Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. ROCHA, Jos Fernando (org.). Origens e Evoluo das Ideias da Fsica. Salvador: EDUFBA, 2002. VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. As descobertas astronmicas de Galileu Galilei. Rio de Janeiro: VIEIRA & LENT, 2009.

2. ano:
Revistas:
A Fsica na Escola, v. 3, n 2: Artigo: Uma caixinha para estudo dos espectros A Fsica na Escola, v. 6, n 2: Artigo: Tsunami: que onda essa? Carta na Escola, ed. 14 : Entrevista e artigos sobre o aquecimento global e a Amaznia Revista Cincia Hoje, ed. 261 - A Amaznia e o aquecimento global Scientific American Brasil, ano 3, n 35 Artigo: Quando os homens comearam a alterar o clima?

Revistas On Line:
Revista Cincia Hoje On line, Coluna Fsica sem mistrio: Memrias de um carbono - Colunista mostra como um tomo formado em uma estrela extinta participa do ciclo da vida na Terra (disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/memorias-de-um-carbono Revista Cincia Hoje On line, Coluna Fsica sem mistrio: Uma controvrsia luminosa - Colunista mostra que a natureza da luz tem duas interpretaes distintas (disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-semmisterio/uma-controversia-luminosa)

Sites (Simulaes e Experimentos):


http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/index8.asp (experimentos de fsica trmica) http://www.walter-fendt.de/ph11br/dopplereff_br.htm (efeito doppler) http://www.pet.dfi.uem.br/anim_show.php?id=92 (lentes e espelhos) http://www.pet.dfi.uem.br/anim_show.php?id=95 (refrao) http://www.pet.dfi.uem.br/anim_show.php?id=27 (propagao da onda eletromagntica) http://www.pet.dfi.uem.br/anim_show.php?id=43 (ondas transversais em uma corda) http://www.pet.dfi.uem.br/anim_show.php?id=44 (ondas longitudinais) http://www.pet.dfi.uem.br/anim_show.php?id=58 (superposio de pulsos)

Entrevistas:
Som e forma, com o engenheiro e msico Leonardo Fuks, da Escola de Msica da UFRJ. disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/041%20-%20Som%20e%20forma.mp3/view

Filmes:
Srie Universo Mecnico Episdio: Ondas. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=R7KO-qx0MSo (parte 1) http://www.youtube.com/watch?v=nJ6s5xVcRLM&feature=related (parte 2) http://www.youtube.com/watch?v=HbgRYzz_CI0&feature=related (parte 3)

Livros:
ASHCROFT, Fraces. A vida no limite A Cincia da sobrevivncia (captulo 3). Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 2000. CARVALHO, Anna Maria Pessoa (coord.) Termodinmica um ensino por investigao. So Paulo: FEUSP, 1999. CINCIA HOJE NA ESCOLA, V. 5: Ver e Ouvir. Rio de Janeiro: CINCIA HOJE, 1998. (ver, na pgina 8, texto de Cecil Robilotta) ROCHA, Jos Fernando (org.). Origens e Evoluo das Ideias da Fsica. Salvador: EDUFBA, 2002.

66

3. ano:
Revistas:
A Fsica na Escola, v. 2, n 1: Artigo: A Fsica das Tempestades e dos Raios. A Fsica na Escola, v. 3, n 2: Artigo: A quantas lmpadas equivale um homem? A Fsica na Escola, v. 4, n 2: Artigo: O Raio Passo a Passo. A Fsica na Escola, v. 8, n 1: Artigo: Levitao eletrodinmica: o ensino de fsica baseado no enfoque CTS, na discusso para melhoria da qualidade de nosso ar. Qumica Nova na Escola, n 12: Artigo: A Eletricidade e a Qumica Revista Cincia Hoje, ed. 155 Artigo: Uma descoberta eletrizante H 200 anos era inventada a pilha. Revista Cincia Hoje, edio 263 Artigo: Supercondutividade de alta temperatura crtica: passado, presente e futuro de um fenmeno misterioso. Revista Cincia Hoje, edio 252 Artigo: Eletricidade e poluio no ar: como as queimadas afetam as nuvens de tempestade e os relmpagos.

Revistas On Line:
Revista Cincia Hoje On line, Coluna Fsica sem mistrio: A estranha magia do magnetismo - Colunista discute avanos recentes na compreenso desse fenmeno contemplados com o Nobel (disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/uma-certa-magia-em-nossas-vida) Revista Cincia Hoje On line, Coluna Fsica sem mistrio: Admirvel pequeno mundo Do bronze aos chips, colunista retraa histria do domnio dos novos materiais pelo homem (disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/admiravel-pequeno-mundo)

Softwares:
http://www.walter-fendt.de/ph11br/mfwire_br.htm (campo magntico de um condutor linear) http://www.walter-fendt.de/ph11br/lorentzforce_br.htm (fora de Lorentz) http://www.walter-fendt.de/ph11br/electricmotor_br.htm (motor eltrico)

Livros:
BODANIS, David. Universo Eltrico a impressionante histria da eletricidade. Rio de Janeiro: RECORD, 2008. GREF, Fsica 3 Eletromagnetismo. So Paulo: EDUSP, 1993. ROCHA, Jos Fernando (org.). Origens e Evoluo das Ideias da Fsica. Salvador: EDUFBA, 2002.

67

Bibliografia
INTRODUO
BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais - Introduo. Braslia: MEC/SEF, 1997. MAKARENKO, Anton. Poema pedaggico. Lisboa: Livros Horizonte, 1980. RIBEIRO, Vera M. (org.). Letramento no Brasil. So Paulo: Global / Instituto Paulo Montenegro / Ao Educativa, 2003. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO DO ACRE e SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE RIO BRANCO. Caderno 1 Orientaes para o Ensino de Lngua Portuguesa e Matemtica no Ciclo Inicial. Rio Branco, 2008. SECRETARIA DE LA EDUCACIN DEL GOBIERNO DE LA CIUDAD DE BUENOS AIRES. Diseo Curricular para la Escuela Primria de la Ciudad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2004. ZABALA, Antoni. A prtica educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FSICA
BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio, vol. 3. Braslia: MEC/SEF, 1999. BRASIL. Ministrio da Educao. PCN + Ensino Mdio, Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais, vol. 2. Braslia: MEC/SEF, 2002. CARVALHO, Anna Maria Pessoa (coord.) Termodinmica um ensino por investigao. So Paulo: FEUSP, 1999. ESPINOZA, Ana Maria. La Lectura Em Naturales: Objeto De Ensenanza Y Herramienta De Aprendizaje. 4. Encuentro Internacional de Educadores? Actualizacin Em Las Didticas De Las Cincias Sociales y Naturales. ESPINOZA, Ana Maria. Ensenar a leer en Ciencias Naturales: El libro, la lectura y el aprendizaje . 4. Encuentro Internacional de Educadores? Actualizacin Em Las Didticas De Las Cincias Sociales y Naturales. FEYNMANN, Richard. Lectures on Physiscs. R. P. Feynman, R. Leighton, M. Sands GREF, Fsica 1 Mecnica. So Paulo: EDUSP, 1991. GREF, Fsica 2 Fsica Trmica e ptica. So Paulo: EDUSP, 1992. GREF, Fsica 3 Eletromagnetismo. So Paulo: EDUSP, 1993. MENEZES, Luiz Carlos de. A Matria uma aventura do esprito: fundamentos e fronteiras do conhecimento fsico. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2005. NARDI, Roberto (org.). Questes atuais no ensino de Cincias. So Paulo: Escrituras Editora, 1998. ROCHA, Jos Fernando (org.). Origens e Evoluo das Ideias da Fsica. Salvador: EDUFBA, 2002.

You might also like