You are on page 1of 9

QUESTIONRIO SINCRONIZAO E COMUNICAO ENTRE PROCESSOS

1. Defina o que uma aplicao concorrente e d um exemplo de sua utilizao.


uma aplicao estruturada de maneira que partes diferentes do cdigo do programa possam executar concorrentemente. Este tipo de aplicao tem como base a execuo cooperativa de mltiplos processos ou threads, que trabalham em uma mesma tarefa na busca de um resultado comum.

2. Considere uma aplicao que utilize uma matriz na memria principal para a comunicao entre vrios processos concorrentes. Que tipo de problema pode ocorrer quando dois ou mais processos acessam uma mesma posio da matriz?
Pode ocorrer inconsistncia nos dados caso no haja uma gerncia correta quanto a utilizao concorrente dos recursos compartilhados.

3. O que excluso mtua e como implementada?


Excluso mtua impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso simultaneamente. Para isso, enquanto um processo estiver acessando determinado recurso, todos os demais processos que queiram acess-lo devero esperar pelo trmino da utilizao do recurso.

4. Como seria possvel resolver os problemas decorrentes do compartilhamento da matriz, apresentado anteriormente, utilizando o conceito de excluso mtua?
Assegurando que apenas um processo manipulem uma varivel por vez.

5.

que

starvation

como

podemos

solucionar

esse

problema?

Starvation a situao onde um processo nunca consegue executar sua regio crtica e, consequentemente, acessar o recurso compartilhado. No momento em que o recurso liberado, o sistema deve determinar qual processo, entre os que esto esperando, ganhar acesso ao recurso. Caso essa escolha seja realizada de forma aleatria, existe a possibilidade de um processo nunca ser escolhido e sofrer starvation.

6. Qual o problema com a soluo que desabilita as interrupes para implementar a excluso mtua?
Devido a esta soluo a multiprogramao pode ficar seriamente comprometida, j que a concorrncia entre processos tem como base o uso de interrupes. Em sistemas com mltiplos processadores, esta soluo torna-se ineficiente devido ao tempo de propagao quando um processador sinaliza aos demais que as interrupes devem ser habilitadas ou desabilitadas. Outra problema que o mecanismo de clock do sistema

implementado atravs de interrupes, devendo esta soluo ser utilizada com bastante critrio.

7. O que espera ocupada e qual o seu problema? 8. Explique o que sincronizao condicional e d um exemplo de sua utilizao. 9.Explique o que so semforos e d dois exemplos de sua utilizao: um para a soluo da excluso mtua e outro para a sincronizao condicional 10. Apresente uma soluo para o problema dos Filsofos que permita que os cinco pensadores sentem mesa, porm evite a ocorrncia de starvation e deadlock. 11. Explique o que so monitores e d dois exemplos de sua utilizao: um para a soluo da excluso mtua e outro para a sincronizao condicional. 12. O que deadlock, quais as condies para obt-lo e quais as solues possveis?

QUESTIONRIO GERNCIA DE PROCESSADOR 1. Qual a funo do escalonador em um sistema multiprogramvel? O escalonador responsvel pela rotina do sistema operacional que tem como principal funo implementar os critrios da poltica de escalonamento. 2. Outra rotina importante na gerncia do processador o dispatcher. Qual sua funo? Realizar a troca de contexto dos processos aps o escalonador determinar qual processo deve fazer uso do processador. 3. Cite 3 objetivos a serem atingidos pelo escalonamento. - Manter o processador ocupado a maior parte do tempo. -Privilegiar a execuo de aplicaes crticas. - Maximizar o throughput do sistema e oferecer tempos de resposta razoveis para usurios interativos.

4. O que voc entende por: a) Throughput de processos a quantidade de processos executados durante um determinado intervalo, ou seja, uma medida de rendimento. Quanto maior a quantidade de processos executados maior o rendimento. b) Tempo de processador ou tempo de CPU o tempo que um processo fica no estado de execuo, isto , o tempo que leva at que seja finalizado seu processamento. c) Tempo de espera Trata-se do tempo que um processador permanece em espera, aguardando ser executado. d) Tempo de turnaround ou tempo de execuo Este o tempo total de um processo desde seu inicio at seu fim, ou seja, o tempo que o processo esperou desde sua primeira criao, passando por todas as etapas: espera para alocao de memria, espera na fila de pronto, processamento e na fila de espera. Assim como os outros conceitos de tempo, tambm este procura-se minimizar tanto quanto possvel. e) Tempo de resposta o tempo que o sistema demora para responder a um comando dado. Por exemplo, em um caixa bancrio (sistema interativo) o tempo de resposta a demora existente entre a digitao de um tecla e a exibio do resultado.

5. Quais so os dois tipos de escalonamentos existentes? Qual a diferena entre eles? Existem os Escalonamentos Preemptivos e os No-Preemptivos. O Escalonamento preemptivo permite que o sistema operacional interrompa um processo em execuo e altere seu estado para ready (pronto) para assim inserir outro processo na CPU. Tal caracterstica possibilita fazer uso de prioridades de processos. O Escalonamento No-Preemptivo caracteriza-se pelo processamento batch e sua diretiva dita que um processo que esteja em execuo no pode ser removido sumariamente para inserir um novo processo; sendo assim o processo s sair de sua execuo quando estiver pronto. 6. Num sistema no-preemptivo, at quando um processo pode utilizar o processador? Neste tipo de escalonamento o processo utilizar o processa dor o tempo necessrio para a sua concluso, no podendo ser interrompido por nenhum evento externo.

7. E num sistema preemptivo? Neste tipo de escalonamento o processo utilizar o processador o tempo necessrio para a sua concluso, podendo ser interrompido por outro processo prioritrio ou seja se o sistema priorizar um processo, o processo em execuo e passado para o estado de pronto, com o objetivo de priozirar outro processo na UCP. 8. Defina dois algoritmos de escalonamento no-preemptivos. Shortest-Job-First - O processo em estado de pronto que necessitar de menos tempo de UCP para terminar seu processamento selecionado para execuo. First-in-first-out - O processo que chegar primeiro ao estado de pronto o selecionado para execuo.

9. Defina dois algoritmos de escalonamento preemptivos..


Cooperativo- O fato de a liberao do processador ser uma tarefa realizada exclusivamente pelo processo em execuo, que de uma maneira cooperativa libera a UCP para um outro processo. Neste mecanismo, o processo em execuo verifica periodicamente uma fila de mensagens para determinar se existem outros processos na fila de pronto. Por Prioridades - O processo com maior prioridade no estado de pronto sempre o escolhido para execuo, e processos com valores iguais so escalonados seguindo o critrio de FIFO.

QUESTIONRIO GERNCIA DE MEMRIA 1- Qual a Funo da Gerncia de Memria ? controlar toda a memria esteja ela em uso ou no para que haja um gerenciamento otimizado desse recurso. A gerncia responsvel ainda por liberar memria que estava em uso e tambm tratar problemas. 2- Quais os modelos de Organizao da Memria Principal? Alocao Contnua Simples, Alocao Dinmica e Alocao Particionada, esta por sua vez se divide em: Alocao Particionada Esttica, Alocao Particionada Esttica Absoluta e Alocao Particionada Esttica Relocvel. 3- Qual a finalidade da Tcnica de Overlay? Divide o programa em partes permitindo assim que tais partes sejam executadas independentemente das demais, utilizando a mesma rea de memria. 4- Cite uma caracterstica da Alocao Particionada Esttica. Na alocao Particionada Esttica a memria dividida, em pedaos de tamanho fixo, que so chamados parties. 5- Cite as caractersticas da Alocao Particionada Dinmica.
o o

Reduo do problema de fragmentao e aumento do grau de compartilhamento da memria. Eliminao do conceito de parties do tamanho fixo.

6- Cite as desvantagens da Alocao Particionada Dinmica.


o o o

Maior tempo de execuo dos processos Algoritmo complexo Consumo de memria e processador.

7- Quais os objetivos de utilizar estratgias para escolha de partio? Tentar evitar ou diminuir o problema da fragmentao externa. 8- Quais as principias estratgias utilizadas para escolha da partio?
o o o

Best-fit: escolhe-se a partio em que o programa deixa o menor espao sem utilizao. A Wors-fit: escolhe-se a partio em que o programa deixa o maior espao sem utilizao. First-fit: escolhe-se a primeira partio livre de tamanho suficiente pra carregar o programa escolhido.

9- Defina a Estratgia Best-fit? Esse mecanismo escolhe a melhor partio (best fit), ou seja, aquela em que o processo deixa o menor espao sem utilizao. 10- Defina a Estratgia Worst fit e seus objetivos? Esse mecanismo escolhe a pior partio (worst fit), ou seja, aquela em que o processo deixa o maior espao sem utilizao. 11- Defina a Estratgia First-fit ? O swapping uma tcnica aplicada gerncia de memria, para processos que esperam por memria livre para serem processados. 12- Defina SWAPPING. O swapping uma tcnica aplicada gerncia de memria, para processos que esperam por memria livre para serem processados. 13- Defina Swap Out e Swap IN 14- Cite as vantagens e desvantagens da tcnica de Swapping. 15- O que Memria Virtual. 16- Como conhecido o Mecanismo de traduo do endereo virtual? 17- Qual a funo do mapeamento de endereamento de memria.

QUESTIONRIO GERNCIA DE ARQUIVOS 1. Quais os requisitos para resoluo de armazenamento de dados a longo prazo. Defina-os. Os requisito para armazenamento comeam pela persistncia, que dita que os dados devem continuar armazenados aps o trmino do processo, e permanecer no computador aps desliga-lo, para serem usados ulteriormente; o segundo requisito a extensibilidade que rege a necessidade de armazenar uma grande quantidade de informao; por ltimo entende-se que a concorrncia tambm um fato de requisito, sendo este necessrio para que a informao seja manipulada por varios processos. 2. Defina sistemas de arquivos. Chama-se sistema de arquivos a parte do SO responsvel por manipular arquivos 3. Defina Arquivos. um conjunto de informaes (o que termos de informtica significa bits) e que possuem nomes para identificao por usurios. 4. Quais as principais regras para identificao dos arquivos? Defina-as. Nome do arquivo: quando criado um arquivo ele obrigatoriamente precisa de um nome. Permitindo assim que ele possa ser usado por outros processos. Padro de nomeao: comum que os SOs usem o padro de nomeao de arquivos composto por duas partes: nome e extenso. Algumas regras para identificao de arquivos variam dependente do sistema. 5. A estrutura de arquivos divide-se em sequncia de bytes, de registros e rvore. Defina-as. 6. Defina os tipos de arquivos. 7. A defina acesso a arquivos Seqencial. 8. A defina acesso a arquivos Randmico ou aleatrio. 9. O que so atributos de arquivos. Exemplifique. 11.Defina sistemas de diretrio Hierrquico. 12. O que nome de caminho absoluto e relativo. 13. Quais os principais mtodos para implementao de sistemas de arquivos? Definaos.

QUESTIONRIO GERNCIA DE DISPOSITIVOS 1. O que Gerncia de Dispositivos e como ela estruturada? uma das principais e mais complexas funes de um sistema operacional. Sua implementao estruturada atravs de camadas em um modelo semelhante ao apresentado para o sistema operacional como um todo. As camadas de mais baixo nvel escondem caractersticas dos dispositivos das camadas superiores, oferecendo uma interface simples e confivel ao usurio e suas aplicaes. 2. Como a Gerncia de E/S trabalha, e quais os benefcios propostos pelo gerenciamento feito pelo SO? A diversidade dos dispositivos de E/S exige que o sistema operacional implemente uma camada. Chamada de subsistema de E/S, com a funo de isolar a complexidade dos dispositivos da camada de sistemas de arquivo e da aplicao. Dessa forma, possvel ao sistema operacional ser flexvel, permitindo a comunicao dos processos com qualquer tipo de perifrico. Aspectos como velocidade de operao, unidade de transferncia, representao dos dados, tipos de operaes e demais detalhes de cada perifrico so tratados pela camada de device driver, oferecendo uma interface uniforme entre o subsistema de E/S e todos os dispositivos. 3. Cite os principais objetivos das System Calls de E/S. Os principais objetivos das system calls de E/S so:
o o o o

simplificar a interface entre as aplicaes e os dispositivos; eliminar as necessidades de duplicao de rotinas idnticas nos diversos aplicativos; esconder do programador caractersticas especficas associadas programao de cada dispositivo.

4. Defina Subsistema de Entrada/Sada. Cite 3 funoes dele. Os Subsistemas de entrada/sada realizam as funes que so comuns a todos os dispositivos desse gnero, deixando apenas os aspectos especficos a cargo dos dispositivos de drivers. Uma de suas funes mapear o nome do dispositivo com seu respectivo driver. tambm responsvel por criar uma unidade lgica de informao independente do dispositivo e repass-la para os nveis superiores. Os Subsistemas de entrada/sada tambm so responsveis pela tarefa de bufferizao (utilizao de rea de memria intermediria), que tem como finalidade reduzir o nmero de operaes de Entrada e Sada. 5. Qual a funo dos Device Drivers? Cite duas caractersticas.

A funo estabelecer uma comunicao com os dispositivos a nvel de hardware, especificando ainda caractersticas fsicas de cada dispositivo. Eles fazem parte do ncleo do sistema operacional.

6. O que so controladores e qual a sua funo? Qual o padro de controladores mais conhecido. So hardwares responsveis por manipular os dispositivos diretamente, sendo o mais conhecido o chamado SCSI que permitem conectar o computador a uma variedade de dispositivos como HD, Drivers, impressoras, etc. Os controladores transferem as informaes do buffer para a memria principal sem a interveno da CPU.

7. Qual a responsabilidade dos dispositivos de E/S? So responsveis pela comunicao entre o computador e o mundo externo. Existem dispositivos que servem apenas para entrada(teclado e mouse) e outras apenas para sada (impressoras) e outros que servem tanto para entradas quanto para sada (modems, discos e fitas). 8. Defina dispositivos de Bloco e Dispositivos de Caracter. Dispositivos de Bloco (device Block) - aquele que armazena informaes em blocos de tamanho fixo (variam de 128 b a Ikb), cada um com o seu prprio endereo de memria. Ex: Discos magnticos. Dispositivo de Caracter (Character Device) - so aqueles que liberam ou aceitam um conjunto de caracteres, sem respeitar nenhuma estrutura de bloco. A sequncia de caracteres no enderevel (terminais, impressoras e interfaces de rede).

9. Defina dispositivos de armazenamento de massa. um dispositivo responsvel por controlar dados e informaes de seus dispositivos como "HD","cd-rom"... Estes so perifricos de armazenamento em Massa.

You might also like