You are on page 1of 6

INTRODUO

O tipo de solo encontrado em uma regio muito importante para definir vrios outros fatores, como se a regio ser propcia para a agricultura, qual ser o tipo de flora, entre outros aspectos naturais. A qualidade e caractersticas de solo vo depender de diversos fatores, como o tipo de rocha do qual o solo se originou, o clima do local, a matria orgnica presente e at a vegetao encontrada no local. O tipo do solo influncia at mesmo o desenvolvimento econmico de uma regio, pois do solo depende a agricultura e outros aspectos de desenvovimento de uma comunidade.

Edio 2012 Eduardo Lucas Lopes

Conhea os tipos de solo Classificao Solo arenoso Nos solos arenosos existe uma quantidade de areia maior que o encontrado em outros solos. Essa quantidade de areia pode chegar a 70% da composio do solo, e isso faz com que eles sejam porosos e permeveis. Justamente por esta permeabilidade os solos arenosos geralmente so pobres, no sendo bons para a agricultura. Geralmente os solos arenosos esto presentes em desertos ou regies desertificadas. Arenosols Arenosols renem solos de pouco desenvolvimento o que est demonstrando pela ausncia de horizontes diagnsticos. So solos altamente arenosos, cor amarela, sem estrutura natural, profundos, moderada ou excessivamente drenados, cidos, muito pobres em nutrientes, sem possibilidade de adsoro destes. So de difcil manejo e para produo de culturas inegistente inapropiado. Solo argiloso Na composio de um solo argiloso possvel encontrar at 30% de argila, que mais fina do que a areia e mais fortemente ligada. Isso garante que a gua e os nutrientes sero retidos pelo solo, tornando-o mais frtil e rico. No entanto, a quantidade de gua despejada no solo no pode ser muito alta para no encharc-lo (pois assim o solo se torna lamacento), mas tambm no muito baixa para no deix-lo rachado e seco (pois o solo ficar compactado e duro), pois essas duas condies adversas podem comprometer a sade e fertilidade desse tipo de solo A formao do solo um processo lento, gradual e constante, o que d origem aos chamados horizontes (camadas diferenciadas de solo). um

Edio 2012 Eduardo Lucas Lopes

processo no qual as rochas se dividem em partculas menores, misturando-se com matria orgnica em decomposio. O leito (litosfera crusta da terra) decompe-se na rocha-me, que, por sua vez, divide-se em partculas menores (II). Ao desenvolver-se o solo, formam-se camadas chamadas horizontes (III). Com o tempo, o solo pode chegar a sustentar uma cobertura grossa de vegetao, reciclando seus recursos de forma eficaz (IV). Desintegrao - processos naturais de natureza fsica e qumica, que desgastam e corroem continuamente os solos e rochas da crosta terrestre. A maioria dos processos resulta da aco combinada de vrios factores, como o calor, o frio, os gases, a gua, o vento, a gravidade e a vida vegetal e animal. Em algumas regies predomina um desses factores, como o vento nas zonas Factores que actuam na formao so solo : 1. Material de origem (por ex. rochas vulcnicas (eruptivas bsicas) transformam-se em excelentes solos) 2. Clima (quantidade e distribuio das chuvas e sua percolao pelo perfil, e a temperatura) 3. Relevo (altera os factores de insolao e penetrao de gua) 4. Tempo 5. Organismos vivos 6. Vegetao (cobertura do solo, a matria orgnica...) 7. Homem (culturas, arao, adubao, queimadas, e manejo do solo em geral...) A formao do solo resultado de reaces ou processos fsicos e qumicos, que conduzem a uma fragmentao dos seus componentes iniciais em minerais. Terra preta Frtil terra preta farta em hmus, e frtil. O hmus eficiente na reteno de gua e sais minerais, alm de permitir uma boa aerao. A

Edio 2012 Eduardo Lucas Lopes

decomposio de resduos orgnicos neste tipo de solo fornece diferentes tipos de nutrientes. Alm disso a terra preta no muito cida, favorecendo o plantio de diversas espcies vegetais. Terra roxa O solo deste tipo tambm frtil, e composto pela decomposio de rochas do tipo arenito-basltico. A cor variando entre o avermelhado e o arroxeado se deve forte presena de minerais, em especial o ferro. O termo terra roxa foi inspirado na expresso italiana terra rossa, que significa terra vermelha. Este tipo de solo antigo, e est presente em grande quantidade nas regies sudeste e sul do Brasil, sendo que no Sul bem destacada a presena da terra roxa. Mesmo com as propriedades naturais do solo favorecendo a agricultura, necessrio cuidar dele para que no perca os nutrientes e riqueza. A vegetao importante no equilbrio natural, sendo assim o desmatamento compromete a sade do solo. A desagregao de rocha resulta de fenmenos fsicos(gua, ar, temperatura)-Desintegrao A decomposio resulta de fenmenos qumicos Formao da argila As partculas ultra finas, que so a argila, com tamanho inferior a 0,002 mm, formam-se pela dissoluo dos minerais contidos na rocha e sua posterior cristalizao em escamas finssimas (No se formam pela desintegrao). A argila, graas sua estrutura laminar (camadas SiO44- camadas Al2(OH)3,conjunto com matria orgnica, formam base de complexo de absoro do solos (Complexo de troca). Atravs deste complexo o solo pode fixar e trocar os nutrientes. Existem dois tipos bsicos de argila:

Edio 2012 Eduardo Lucas Lopes

- Caulinitas - em solos pobres am ctions, com lixiviao forte o Uma camada de slica para cada de alumnio (argilo mineral 1:1) o A argila mais frequente nos solos tropicais A rocha-matriz se desintegra at: areia grossa (2 0,2 mm de dimetro),depois at a areia fina (de 0,2 a 0,02 mm de dimetro) e,talvez ainda, o silte cuja finura pode ir at 0,002 mm. - Montmorilonitas - em solos ricos em clcios e magnsio, que no sofrem lixiviao o Com lmina de alumina envolvida por duas de slica (argilo mineral 2:1) o Estas argilas so muito mais pesadas, mas igualmente muito mais ricas o Argila mais frequente em solos de clima temperado Considerou-se uma grande desvantagem para os trpicos possuir argila caulintica em lugar de montmorilontica uma vez que o argilo -mineral 2:1 apresenta 10 a 15 vezes mais eletrovalncias negativas que o de 1:1 sendo capaz de reter e trocar muito mais ctions, como potssio K+, clcio Ca++, magnsio Mg++ e outros, sempre disposio dos vegetais. So estes elementos trocveis que formam o astro da fertilidade do solo. As actividades humana que prejudicam os solos so: Diversas atividade humanas danificam o solo, prejudicando a sua fertilidade. Dentre elas, podemos citar as queimadas, a remoo da cobertura vegetal do solo, o uso errado do arado em morros, a prtica do monocultivo (plantio da mesma cultura em uma rea muito grande de terra). Outras prticas so benficas: a adubao verde, a rotao de cultivos, o cultivo em faixas respeitando a inclinao do terreno e escolhendo as plantas mais adequadas para a regio e o Essas prticas agroecolgicas contribuem para manter o solo frtil ou at mesmo para enriquecer o solo com os nutrientes que as plantas necessitam para s e u cr e s c i m e n t o . S o p r t i c a sconservacionistas, quer dizer, conservam a fertilidade do solo.

Edio 2012 Eduardo Lucas Lopes

CONCLUSO Perfil de solo, corte do terreno no qual se observa a sucesso de camadas queformam o solo. Este consiste de uma super posio de agregados minerais e de matria orgnica, misturados pelos processos de eroso e deposio, situados entre a rocha matriz que os originou e a superfcie que fica em contacto com a atmosfera. Esses agregados se dispem em trs camadas principais, denominadas horizontes de solo.

Edio 2012 Eduardo Lucas Lopes

You might also like