You are on page 1of 6

Aula 05

Autores:

> Principal figura terica do movimento; > Temas: - O progresso de So Paulo; - Famlia burguesa paulistana; - Nacionalismo Crtico; - Antropofagia.

Poesia:
> Paulicia Desvairada Interessantssimo) > Losango Cqui > Cl do Jabuti > Lira Paulistana (Prefcio

Ode ao Burgus
Eu insulto o burgus! O burgus nquel, O burgus-burgus! A digesto bem feita de So Paulo! O homem curva! O homem-ndegas! O homem que sendo francs, brasileiro, italiano, sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)

Romance:
Amar, Verbo Intransitivo - Frulein Elza contratada oficialmente para ensinar alemo e piano aos filhos do casal Souza Costa. Sua funo de fato, no entanto, era fazer a iniciao sexual d Carlinhos, filho adolescente do casal. - Crtica aos valores da famlia burguesa paulistana.

Rapsdia:
Macunama - O heri sem nenhum carter. - Mistura contos populares, anedotas, narrativas mticas, lendrias e folclricas - Narrado em 3 pessoa - Tempo / Espao: Mticos - Humor, ironia - Intertextualidade - Sntese cultural brasileira - Anti-heri, malandro

> Irrequieto e ousado; > Ligado aos movimentos Pau-Brasil e Antropofagia; > Renovao da Linguagem Literria: fragmentao, pardias, neologismos, subverso sinttica, etc.

Poesia:
Pau-Brasil (poesia de exportao) > Histria e Cultura Brasileira (tema) - viso crtica e irnica > Tcnicas de Vanguarda (linguagem) - pardias, deboche, fragmentao

O Capoeira
- Qu apanh sordado? - O qu? - Qu apanh? Pernas e cabeas na calada.

Canto de Regresso Ptria


Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui No cantam como os de l

Instruo: para responder questo 02, leia os textos a seguir. I Pedro apenas trabalhou. Ganhou mais, foi subindinho, Um po de terra comprou. Um po apenas, trs quartos E cozinha num subrbio Que tudo dificultou.

Romance:
> Memrias Sentimentais de Joo Miramar > Serafim Ponte Grande

II

Exerccios
01. Msica de modernista por Manivela tipicamente

A cidade progredia Em roda de minha casa Que os anos no trazem mais Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais.

(A) reelaborar, com linguagem direta, um elemento da vida urbana moderna. (B) unir o arcaico e o moderno, o rural com traos coloniais e o urbano voltado para o futuro e a velocidade. (C) citar a retrica bacharelesca e pomposa para critic-la logo a seguir. (D) retomar a tradio cultural do negro e do ndio para questionar os valores patriarcais. (E) denunciar a explorao capitalista e seus efeitos sobre a sade dos trabalhadores.

02. Tanto no texto I, de Mrio de Andrade, quanto no texto II, de Oswald de Andrade, encontram-se exemplos de uma das propostas dos modernistas de 1922. Assinale a alternativa em que essa proposta se explicita. (A) Os nossos poetas de hoje, possuindo um sentimento igual, e s vezes superior ao dos poetas antigos, sobre eles excedem pelo cuidado que do pureza da linguagem e pela habilidade com que variam e aperfeioam a mtrica. (B) A lngua sem arcasmos. Sem erudio. Natural e neolgica. A contribuio milionria de todos os erros. (C) Os tempos em que vivemos so outros, tempos de tcnica e comunicao macia, tempos em que outra a percepo da

realidade (...); logo, tempos em que j no faria sentido o uso da unidade de verso linear, nem o da frase. (D) A literatura exaltou at hoje a imobilidade pensativa, o xtase, o sono. Ns queremos exaltar o movimento agressivo, a insnia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofeto e o soco. (E) O filho dos trpicos deve escrever numa linguagem propriamente sua, lnguida como ele, quente como o sol que a abrasa, grande e misteriosa como as suas matas seculares.

Com relao a eles, correto afirmar que (A) Em ambos, estabelecida uma intertextualidade com a carta de Pero Vaz de Caminha, com o propsito de desconstru-la, a partir da confrontao de duas realidades brasileiras que, embora distantes no tempo, permanecem similares em sua quintessncia. (B) Nos dois poemas, percebemos referncia do autor a uma realidade que at ento (Semana de Arte Moderna) no era retratada pela literatura brasileira, o que o colocou em rota de coliso com o movimento literrio do qual participava. (C) A oposio melhor/mio, no primeiro poema, conota a forte estratificao social vigente na realidade brasileira da poca, reforada pelo tom depreciativo da poesia de Oswald ao falar popular brasileiro. (D) O ltimo verso do primeiro poema pode referir-se tanto s ocupaes operrias da camada da populao que se vale da linguagem no-padro quanto ao distanciamento social entre os estratos populacionais, agravando a diferena no modo de falar. (E) A referncia ausncia de vergonha, confessada pelo eu-lrico, remete a uma conhecida passagem da carta de Pero Vaz de Caminha, com o firme propsito de satirizar as mazelas sociais brasileiras, conforme o preconizado pelo Manifesto Antropofgico.

03. Entre os muitos textos conhecidos do poeta modernista Oswald de Andrade, selecionamos os que seguem. Vicio na Fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mio Para pior pio Para telha teia Para telhado teiado E vo fazendo telhados

As Meninas da Gare Eram trs ou quatro moas bem moas e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espduas E suas vergonhas to altas e to saradinhas Que de ns as muito olharmos No tnhamos nenhuma vergonha
(ANDRADE, Oswald de. Poesias Reunidas, RJ: Civilizao Brasileira, 1978)

04. Assinale a alternativa incorreta. (A) Oswald de Andrade, autor do Manifesto Antropfago, de 1928, comps tambm o Manifesto Pau-Brasil, que discute concepes sobre a linguagem potica, a modernizao e a cor local.

(B) Mrio de Andrade dedicou-se renovao da fico e da poesia, escrevendo tambm manifestos, prefcios e livros sobre o Brasil, a respeito dos mais variados assuntos. (C) As propostas do Modernismo, receptivas s diferentes linguagens artsticas, pretendem discutir os padres estticos e culturais brasileiros. (D) O Modernismo, embora aberto linguagem coloquial, no se ops aos padres poticos e narrativos j consagrados desde o Romantismo. (E) Os poetas das diferentes tendncias do Modernismo contriburam para a inovao formal e temtica da poesia brasileira, que posteriormente se aproximou da cano popular.

Quem golpes daria Fatais, como eu dou? - Guerreiros, ouvi-me; - Quem h, como eu sou? (Gonalves Dias)

Texto II Macunama (Eplogo) Acabou-se a histria e morreu a vitria. No havia mais ningum l. Dera tangolomangolo na tribo Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um. No havia mais ningum l. Aqueles lugares aqueles campos furos puxadouros arrastadouros meiosbarrancos, aqueles matos misteriosos, tudo era a solido do deserto... Um silncio imenso dormia a beira-rio do Uraricoera. Nenhum conhecido sobre a terra no sabia nem falar na falta da tribo nem contar aqueles casos to panudos. Quem que podia saber do heri? (Mrio de Andrade)

Textos para a questo 05: Texto I O Canto do Guerreiro Aqui na floresta Dos ventos batida, Faanhas de bravos No geram escravos, Que estimem a vida Sem guerra e lidar. - Ouvi-me, Guerreiros. - Ouvi meu cantar. Valente na guerra Quem h, como eu sou? Quem vibra o tacape Com mais valentia?

05. A leitura comparativa dos dois textos acima indica que (A) ambos tm como tema a figura do indgena brasileiro apresentada de forma realista e heroica, como smbolo mximo do nacionalismo romntico. (B) a abordagem da temtica adotada no texto escrito em versos discriminatria em relao aos povos indgenas do Brasil. (C) as perguntas - Quem h, como eu sou? (1 texto) e Quem podia saber do heri? (2 texto) expressam diferentes vises da realidade indgena brasileira.

(D) o texto romntico, assim como o modernista, aborda o extermnio dos povos indgenas como resultado do processo de colonizao no Brasil. (E) os versos em primeira pessoa revelam que os indgenas podiam expressar-se poeticamente, mas foram silenciados pela colonizao, como demonstra a presena do narrador, segundo o texto.

Gabarito
1A 2B 3D 4D 5C

You might also like