You are on page 1of 6

Vanderlei S. Bagnato Instituto de Fsica de So Carlos Universidade de So Paulo C.P .

369, CEP 13560-970 So Carlos - SP


Introduo

tudo isto e muito mais.

A fico cientfica dos anos 60 explorou a arma de raios laser exausto. Hoje, o laser tem uma gama de aplicaes que ainda est para ser completamente explorada; quando menos se espera, algum aparece com uma nova utilidade para essa luz, que os mais desavisados chamariam de miraculosa. Antes de discutirmos suas aplicaes, vamos conhecer neste artigo os fundamentos do laser.

ptica um campo dentro da Conceitos Bsicos para fsica que lida no somente Entendermos o Laser: com a propagao da luz mas A Atomstica tambm com a produo da luz e, Para que seja possvel entendermos principalmente, com seus mecaniso funcionamento do laser, necessrio mos de interao com a matria. diantes esclarecermos alguns pontos fcil imaginar um campo da cincia fundamentais, tais como a estrutura onde a ptica no esteja presente. Para atmica e a origem e propagao da citar alguns exemplos, temos a asluz. Depois disto, estaremos prontos tronomia convencional , que s para entender a fsica existe devido ao fado raio laser. to dos corpos celesFuncionando como fonte de A idia do tomo tes emitirem luz ou luz de caractersticas nicas no nova. Os refletirem a luz de (monocromaticidade, sbios antigos conoutros, e que usa coerncia e outras), o laser sideravam a idia de instrumentos ptipossui propriedades especos para observauma poro fundaciais que o tornam um es. A engenhamental de matria. excelente instrumento de ria utiliza vastaImagine se tomaruso cientfico e tecnolgico mente a ptica, seja mos um bloco de por meio de de instrumentos analpedra e nele dermos uma martelada, ticos ou mesmo nas linhas de produde modo que se divida em muitos o e controle de qualidade. Nas reas fragmentos. Tomamos agora o menor ligadas sade, a ptica tem estado dos fragmentos e prosseguimos da presente de forma bastante marcanmesma maneira. Chegaremos ento te. em uma poro de rocha que no A grande aplicabilidade da ptica mais pode ser dividida, sem perder as hoje em dia deve-se, bastante, exispropriedades bsicas do material. Essa tncia do raio laser. Funcionando coporo, os antigos chamavam de tomo fonte de luz de caractersticas mo. nicas, o laser possui propriedades esEm torno de 1808, o cientista inpeciais que o tornam um excelente gls John Dalton deu um carter cieninstrumento de uso cientfico e tectfico idia do tomo. As idias de nolgico. Neste artigo queremos Dalton a respeito do tomo so basexplicar como o laser funciona e como tante exploradas nos cursos de quele est conectado com as caractersmica e fsica das escolas de primeiro e ticas bsicas da matria. De fato, ansegundo graus e so bastante conhetes da inveno do laser, a ptica se cidas. Para reun-las de forma breve, preocupava bastante com o desenvolpodemos dizer que todo tomo vimento de ferramentas que possibiliuma minscula partcula material, tassem produzir feixes de luz concenindestrutvel, mantendo massa e ditrados e que se propagassem por menso inalteradas; os tomos podem longas distncias sem se dispersarem. combinar-se produzindo diferentes Como veremos, o laser trouxe ptica espcies de matria.
Os Fundamentos da Luz Laser Fsica na Escola, v. 2, n. 2, 2001

O conceito atual de tomo est bastante longe da idia de Dalton, que via o tomo como uma esfera rgida. Essa definio se enquadra muito bem em determinadas situaes, mas tal modelo j no responde corretamente maioria das perguntas relativas a fenmenos que ocorrem na natureza. Mais tarde, o ingls Ernest Rutherford apresentou um novo modelo para o tomo. As experincias de Rutherford podem ser encontradas em vrios livros bsicos de qumica e de fsica, e deixamos para o leitor a tarefa de se aprofundar nesse assunto. As proposies de Rutherford foram as seguintes: O tomo deve ser constitudo de uma parte central, que foi denominada ncleo. Esse caroo central apresenta uma carga eltrica positiva. O tamanho desse ncleo seria bastante pequeno em relao ao tamanho do tomo (de 10.000 a 100.000 vezes maior). Isto quer dizer que, se o ncleo tivesse 1 m de dimetro, o tomo teria 10 km. Faamos ento a seguinte pergunta: se o tomo apresenta um ncleo bastante positivo, como ento a matria neutra? Rutherford respondeu a essa pergunta admitindo que a carga nuclear equilibrada por partculas de carga negativa, denominadas eltrons. Mas, se esses eltrons estivessem parados, eles seriam atrados para o ncleo. Foi ento proposto um equilbrio dinmico para os eltrons: Os eltrons giram ao redor do ncleo em trajetrias circulares. O esquema apresentado na Figura 1 ajuda a compreender as idias de Rutherford.

Figura 1. Modelo de Rutherford para o tomo. Fsica na Escola, v. 2, n. 2, 2001

Existe no modelo de Rutherford uma contradio. Como explica a teoria da eletricidade e do magnetismo, uma carga eltrica em movimento acelerado emite energia. Assim, como os eltrons esto se movendo em torno do ncleo, eles deveriam emitir enerFigura 2. Processos de absoro e emisso de ftons nas gia constantemente. transies de rbitas. Para compensar a diminuio de sua energia, o raio de sua Assim, como assinalado na Figura trajetria diminuiria. Isto significa 2, quando o eltron que gira em torno que os eltrons descreveriam uma trado ncleo salta de uma rbita externa jetria em espiral e, ao trmino sua para outra interna, ele emite um fton energia, chocariam-se com o ncleo. de energia e, no processo inverso, ele Isso evidentemente absorve um fO tamanho do ncleo um absurdo, pois, se ton de energia. A atmico pequeno em assim fosse, a matria essa mudana de relao ao tamanho do se colapsaria rapidarbita, ou salto, tomo (de 10.000 a 100.000 mente e tomos no chamamos tranvezes maior). Isso quer existiriam. sio eletrnica. dizer que, se o ncleo A justificativa para Evidentemente, tivesse 1 m de dimetro, o a energia dos eltrons essas idias de tomo teria 10 km! foi dada pelo fsico diBohr no surginamarqus Niels Bohr, ram em um que utilizou as idias bsicas de outro estalo de genialidade, mas foram fsico, Planck. As proposies feitas baseadas em uma srie de fatos por Bohr so conhecidas como seus experimentais da poca. Esses resulpostulados, fornecidos a seguir: tados experimentais eram os espectros a) Os eltrons giram ao redor do de emisso de certos gases, principalncleo em trajetrias circulares bem mente do gs hidrognio. definidas e nesse movimento de rotaPodemos comear ilustrando o o no h emisso de energia pelos que vem a ser o espectro de emisso eltrons. por meio da montagem mostrada na b) Quando, de alguma maneira, Figura 3. o eltron passa de uma rbita para A luz branca contm todas as outra, ocorre emisso ou absoro de cores. Ao passar pelo prisma ocorre certa quantidade de energia determiuma decomposio, que separa a luz nada pela expresso branca em suas diversas componentes. Essas vrias cores, projetadas E = h.f em um anteparo, diferenciam-se pelos onde h uma constante conhecida coseus chamados comprimentos de onmo constante de Planck, e f a freqnda, ou freqncias. Como, nesse caso, cia da radiao (essa freqncia ficar mais clara quando virmos ondas magnticas mais adiante). A quantidade de energia absorvida ou emitida pelo eltron nas suas transies de rbitas denominada fton. A Figura 2 mostra de forma ilustrada Figura 3. Espectro de emisso de uma lmpada de luz o explicado acima. branca.
Os Fundamentos da Luz Laser 5

as cores vo passando de uma a outra continuamente, temos o chamado espectro contnuo. Se, em vez da lmpada no esquema da Figura 3, for colocada uma ampola de vidro contendo gs hidrognio a baixa presso, como mostra a Figura 4, o espectro que aparece no anteparo de linhas claras e espaadas, como mostra a Figura 5. Essas linhas discretas que aparecem na decomposio da luz proveniente da ampola de hidrognio mostram que essa luz composta apenas de determinados comprimentos de onda, e por isso dizemos que se trata de um espectro discreto. Quando um gs a baixa presso submetido a alta voltagem atravs de dois eletrodos, h emisso de eltrons do catodo que so acelerados para o anodo (plo positivo). Mas, no meio do caminho, esses eltrons emitidos pelo catodo encontram os tomos de hidrognio contidos na ampola e chocam-se com eles. Como so os eltrons que rodeiam o ncleo, so eles na verdade que se chocam com os eltrons liberados pelo catodo. Nesses choques, o eltron livre transmite energia ao eltron do tomo, que, adquirindo maior energia, pula para outra rbita mais externa. Porm, nessa nova situao, ele estar instvel (segundo a ordem natural, ele no gosta de ficar nessa rbita).

Figura 4. Ampola de descarga em gs a baixa presso.

Figura 5. Espectro de emisso do gs hidrognio. 6

Como a nova rbita no a melhor nem sempre possvel ver a radiao para ele (a tendncia ficar na rbita emitida no salto do eltron. s vezes, mais prxima do ncleo), depois de o comprimento da onda da luz emiticerto tempo nessa situao o eltron da muito grande ou muito pequeretorna rbita inicial. Como j no, fugindo do intervalo da chamada vimos, nesse processo de retorno ao luz visvel e, ento, nossos rgos vinvel mais estvel h emisso de um suais no so capazes de observ-los. fton, que constitui a radiao que ser vista no anteparo. O esquema da Figura 6 ilustra o que foi explicado acima. No existe apenas uma rbita externa qual o eltron pode ir aps o choque com o eltron emitido pelo catodo. Vrias rbitas so possveis e, dependendo do choque ser mais forte ou mais suave, o eltron pular para uma rbita mais externa ou menos externa. Quanto mais externa for a rbita, maior energia ter o eltron quando nela estiver. Assim, teremos pulos diferentes quando o eltron voltar, e isto produz radiao com diferentes comprimentos de onda, como observado no espectro do hidrognio. A Figura 7 mostra alguns saltos possveis que o eltron pode dar em um tomo de hidrognio. Quando o eltron est na rbita mais prxima do ncleo, diz-se que ele est no seu estado fundamental; quando o eltron est em uma de suas rbitas mais externas, diz-se que ele est em um de seus estados excitados. Em cada rbita o eltron tem determinada energia. Cada uma ser, ento, chamada de nvel energtico que o eltron pode ter, e a ela se atribui um Figura 6. Esquema do processo de emisso de um fton. nmero inteiro (n = 1, 2, 3....), chamado nmero quntico principal, por ser encontrado por meio de clculos de um ramo da fsica denominado Mecnica Quntica. Esse nmero inteiro n (nmero quntico principal) caracteriza a energia que o eltron apresenta quando em uma determinada rbita. O mesmo esquema mostrado na Figura 7 pode ser agora apresentado na forma de nveis de energia, j que, como dissemos, cada nvel tem uma energia. Na Figura 8 tambm esto mostradas vrias transies possveis. Figura 7. Saltos possveis para eltron no tomo de importante lembrar que hidrognio.
Os Fundamentos da Luz Laser Fsica na Escola, v. 2, n. 2, 2001

Figura 9. Equilbrio instvel de uma bola. Um leve toque externo colocar a bola em movimento. Figura 8. Transies possveis para tomo de hidrognio.

Produo de Luz no Laser


At agora foram descritos dois processos bsicos de extrema importncia. Primeiramente, vimos o processo de absoro de um fton por um sistema atmico, causando a transferncia de eltron de um nvel de mais baixa energia para um nvel de mais alta energia. Em segundo lugar, vimos um processo de emisso espontnea de um fton pelo sistema atmico, causando a transferncia do eltron para um nvel de mais baixa energia. Existe, tambm, um terceiro processo que pode ocorrer no sistema atmico, to importante quanto os dois anteriores: a emisso estimulada. A emisso estimulada consiste no seguinte: vamos supor um eltron que esteja em um estado que no aquele no qual ele tem menor energia (estamos ento nos referindo a um estado excitado). Esse eltron excitado apresenta uma forte tendncia em ir para o nvel de mais baixa energia. Porm, sozinho, esse processo relativamente demorado para acontecer, podendo, no entanto, ser acelerado por um agente externo. Um exemplo disto a situao tradicional de uma bola em equilbrio instvel, no topo de uma montanha, como mostra a Figura 9. Com o eltron no seu estado excitado ocorre o mesmo, e o agente externo que causa seu salto para um nvel energtico menor justamente outro fton. Assim, um fton externo estimula o decaimento do eltron excitado e este, ao passar para o estado de mais baixa energia, emite um fton que emerge do sistema juntamente com
Fsica na Escola, v. 2, n. 2, 2001

aquele que causou a transio. Desse modo, na emisso estimulada, o causador do efeito sai intacto e o fton gerado o seu irmo gmeo. Nesse caso, os dois ftons emergem do sistema juntos, com a mesma energia, propagando-se na mesma direo. Dizemos que eles esto em fase e so ftons praticamente indistingveis. A Figura 10 ilustra os trs processos at agora descritos. No esquema (a), o sistema atmico absorve um fton externo e o eltron usa a energia desse fton para pular para o nvel de energia mais alta. No esquema (b), o eltron volta ao seu estado de mais baixa energia, atravs da emisso de um fton com energia Eo. Finalmente, no esquema (c), mostra-se o retorno do eltron ao estado de mais baixa energia, devido ao

Figura 10: Maneiras para o tomo mudar seu estado de energia. Os Fundamentos da Luz Laser

de um fton externo. O resultado a emisso estimulada de um outro fton, que emerge lado a lado com o primeiro fton. Esses dois ftons que emergiram da emisso estimulada vo perturbar outros tomos com eltrons em seus estados excitados, havendo emisso de mais ftons que se juntam aos iniciais. A essa altura j podemos ter uma noo do que vem a ser o laser. Como vimos, existem processos pelos quais os tomos emitem luz. Se juntarmos essa luz a processos que veremos mais adiante, e conseguirmos amplific-la, teremos o chamado raio-laser. Assim, a luz do laser provm justamente da emisso que ocorre quando eltrons decaem de seus nveis energticos de forma estimulada, produzindo um feixe de luz onde todas as pequenas pores (ftons) comportam-se identicamente. Todos esses ftons que emergem do sistema so novamente jogados sobre ele por meio do uso de espelhos, que so colocados em cada extremidade da amostra. A vantagem nessa operao que, fazendo com que os ftons emitidos pela amostra interajam mais com os tomos desta, maior ser o nmero de ftons emitidos atravs do processo de emisso estimulada, aumentando a quantidade de luz que sair do sistema. Aps vrios passos, os ftons que se movimentam atravs do meio que forma o laser constituiro um feixe que apresenta uma intensidade considervel. Uma abertura em um dos espelhos em uma das extremidades permitir que continuamente uma frao dessa luz deixe o sistema. Nas explicaes dadas acima falamos em sistema, cavidade, espelhos etc., mas no demos maior ateno a esses conceitos. Vamos explic-los. Um laser consiste principalmente de 3 partes. A primeira parte o chamado meio ativo, que pode ser gasoso, slido ou lquido. Essa parte do laser a que contm os tomos ou molculas, as quais contm os eltrons que, atravs dos saltos de nveis de energia emitem luz (ftons), que finalmente constituiro a luz laser. O primeiro laser construdo tinha como
7

meio ativo uma barra de rubi. De um modo geral, um sistema constitui um bom meio ativo quando os eltrons conseguem permanecer um tempo relativamente longo (10-4 s) em um estado excitado (normalmente um eltron permanece apenas 10-10 s no nvel excitado). Como vimos anteriormente, a energia do fton emitido est relacionada com seu comprimento de onda. Assim, quando queremos construir um laser que emita luz com determinado comprimento de onda, deveremos escolher um meio que apresente tomos com eltrons em nveis cujo espaamento tenha justamente a energia do feixe de luz que desejamos obter. Se todos os tomos do meio apresentarem eltrons no estado de mais baixa energia, a ao do laser no poder iniciar-se devido ao fato de que no teremos eltrons excitados para que ocorra o processo de emisso estimulada, ou mesmo espontnea. Assim, antes de iniciar-se a ao do laser, preciso que tenhamos a maioria dos tomos com eltrons em seus estados excitados. Para que os eltrons saltem para seus nveis mais energticos, preciso fornecer energia. Esse o trabalho de uma fonte externa de energia, que a segunda parte principal do laser. A fonte ter a obrigao de produzir estados excitados, a fim de que nos decaimentos haja produo de luz. Ela atua no meio ativo, muitas vezes emitindo ftons sobre ele, e isso faz com que um grande nmero de tomos fiquem no estado excitado. Quando o maioria dos tomos apresentam eltrons no estado excitado, dizemos que ocorreu uma inverso de populao. Esse estgio fundamental para a produo do laser. A terceira parte importante do laser a cavidade tica ou ressonador. Sua funo justamente a de fazer com que os ftons que emergem do sistema voltem para ele, produzindo mais e mais emisso estimulada. Isso feito por meio de espelhos que so colocados nas extremidades dessa cavidade e provocam a reflexo dos ftons de volta amostra. A Figura 11 um esquema simplificado dessas 3 partes do laser. A Figura 12 faz um resumo do
8

Fig. 11. Esquema simplificado das partes que constituem um laser.

que foi falado acima, mostrando a produo da luz laser (adotaremos os crculos vazios como sendo tomos no estado fundamental e crculos cheios como sendo tomos com estados excitados). Comeando do esquema (a), temos um meio ativo com seus tomos no estado fundamental. Uma fonte externa (que pode ser uma descarga eltrica no meio, outro laser etc.) deixa a maioria dos tomos em seus estados excitados, criando o que se chama de uma inverso de populao (b). A emisso espontnea de um fton por um desses tomos, adiciona mais luz poro j existente (c). Esses ftons se refletem nos espelhos da cavidade, voltando para a amostra e provocando mais emisso estimulada, at que todos tenham decado (esquemas (d), (e) e (f)). Essa a mxima quantidade de luz que pode ser extrada desse meio. Uma poro dessa luz emerge do sistema, constituindo o feixe da luz laser (g). claro que todos esses processos ocorrem de uma maneira contnua, fazendo com que a luz emergente seja um feixe contnuo e no interrompido.

Figura 12. Esquema mostrando as vrias etapas da produo de luz laser.

Caractersticas da Luz Laser


Aps a inverso de populao ter ocorrido, produzindo a excitao dos eltrons com ajuda de uma fonte externa, o decaimento espontneo de um dos tomos para o estado fundamental comea a provocar a emisso estimulada dos demais tomos e, conseqentemente, produz luz. Somente a luz que se propaga ao longo do eixo principal do laser que vai sofrer as vrias reflexes no interior da cavidade ressonante, fazendo com que haja emergncia de um feixe de luz. As principais caractersticas desse
Os Fundamentos da Luz Laser

feixe emergente so as seguintes: primeiramente, a mais marcante que a luz laser monocromtica, j que a energia carregada pelo fton estimulante e pelo fton emitido so as mesmas. Portanto, se verificarmos o espectro da luz laser, veremos apenas uma linha, mostrando que ela composta de apenas um comprimento de onda, enquanto uma fonte de luz incandescente formada por vrios comprimentos de onda. O esquema da Figura 13 mostra os dois espectros. A monocromaticidade da luz laser importante em espectroscopia e em outras reas de pesquisa que requerem luz com uma energia determinada. uma segunda caracterstica o fato de que a intensidade do feixe laser pode ser extremamente grande, ao contrrio das fontes de luz convencionais. Sua potncia pode atingir ordens
Fsica na Escola, v. 2, n. 2, 2001

Figura 13. Espectro contnuo (vrios comprimentos de onda) e espectro discreto do laser ( apenas um comprimento de onda).

de tera watt (1012 W). Essas grandes intensidades ocorrem em lasers pulsados, onde a energia acumulada em longo tempo emitida toda em um intervalo de tempo muito pequeno, da ordem de 10-12 s. em terceiro lugar temos o carter direcional do feixe laser. Ftons emi-

tidos inclinados com relao ao eixo plificar nossa idia de coerncia, vamos central no contribuiro para o feixe tomar um exemplo simples. Vamos de laser final. O feixe resultante, que considerar as guas calmas de um lago. constitudo de ondas caminhando na Ao jogarmos uma pedra, haver promesma direo, bastante estreito; ou duo de ondas de uma forma peridica seja, todo feixe propaga-se na mesma e ordenada. Com isso, vemos em todos direo, havendo um mnimo de dispontos desse lago ondas coerentes. perso. Essa caracteAgora, vamos jogar de Luz laser : rstica extremamenmaneira desordenada monocromtica te importante para vrias pedras no inte de alta intensidade uma srie de aplicarior do lago. Nessa si direcional es em comunicao, tuao, as ondas da su coerente na indstria, na eleperfcie estaro totaltrnica etc. mente desordenadas, a quarta caracterstica importanprovenientes de pontos diferentes. Essas te da luz laser sua coerncia. Para no so ondas coerentes, mas incoeexplicar o que significa a luz ser coerentes. rente devemos lembrar da natureza Concluindo, so essas as propriedaondulatria da luz. Radiao espades da luz laser que fazem dela um dos cialmente coerente se as ondas sucessiinstrumentos de maior aplicabilidade. vas da radiao esto em fase e temPor isso, h mesmo quem diga que o poralmente coerente se os trens de onlaser a soluo procura de probleda tm todos a mesma direo e o mesmas. Em um prximo artigo, falaremos mo comprimento de onda. Para exemdas inmeras aplicaes do laser.

Faa Voc Voc Faa

MESMO
Objetivo
Visualizao do movimento do centro de massa de um corpo.

Movimento do Centro de Massa*


Preparo do bloco
Esses orifcios apresentam dimetros que permitem a introduo de canetas esferogrficas comuns (bem macias), uma azul (A) e outra vermelha (V). Um dos orifcios passa pelo centro de massa do bloco e o outro, prximo borda mais afastada do centro. O bloco, com as canetas inseridas nos orifcios, colocado sobre uma grande folha de papel. A seguir, vamos pancada.
a (Tr A ns l a) ur p o CM a
1 V A

CM
2

Montagem
Em um bloco de madeira de (20 x 10 x 15 cm), praticam-se dois orifcios que atravessam o bloco ao longo de sua altura (15 cm), como se ilustra:

CM
A V 3

CM
A 4 V

Trajetrias registradas no papel

20 cm A 10 cm Papel 15 cm x V

Procedimento
Com um martelo, golpeie o bloco prximo da regio X, indicada na face lateral. Com as experimentaes voc regular a adequada intensidade da martelada e o local pretendido X. Como resultado, a caneta azul registra o movimento do centro de

massa do bloco (uma linha reta azul) e a caneta vermelha traar uma linha (em geral, uma curva) vermelha em torno da linha azul, como ilustramos acima (resultado de alguns ensaios): Prof. Luiz Ferraz Netto leo@barretos.com.br

*Esta experincia consta do site http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_36.asp, gerenciado pelo Prof. Luiz Ferraz Netto.

Fsica na Escola, v. 2, n. 2, 2001

Os Fundamentos da Luz Laser

You might also like