You are on page 1of 4

arquitetura e decorao

44

junho/julho 2011 www.revistamercadobrasil.com.br

arquitetura e decorao

Em casa ou no escritrio, no importa, bons projetos de paisagismo ajudam a deixar o ambiente mais agradvel e humano

Flores e plantas: suas armas secretas


F
lores e plantas, detalhes que trazem vida ao ambiente deixando-o mais humanizado, convidativo e agradvel. Quando existe a deciso de ter um jardim dentro de casa ou do apartamento, alguns cuidados so necessrios para que as plantas no morram ou fiquem doentes. Ainda se o lugar for um escritrio, as plantas alm de trazer vida ao local tambm podem surtir um efeito psicolgico, quebrando o ambiente pesado que costuma ser o de trabalho. Uma boa iluminao e ventilao so fatores fundamentais para que se obtenha sucesso no plantio. O uso do ar-condicionado um valor limitante para o jardim de interior, ele baixa muito a temperatura e reduz a umidade do ar, que um fator importante para o desenvolvimento da planta. Nesses casos, a temperatura mais indicada a de 15C a 25C. Alm disso, escolher a espcie apropriada importante. Como trabalhamos com seres vivos, eles precisam de certas caractersticas para se desenvolver. Muita gente se frustra porque escolhe espcies no adequadas e esse desenvolvimento acaba no acontecendo, explica o engenheiro florestal, Alexandre Drefahl. Conforme Alexandre, para interiores, as plantas de vaso mais tradicionais em Joinville so as Orqudeas, as Palmeira Raphis e as j conhecidas, mas atualmente em desuso, Samambaias. Alm dessas, existem uma srie de plantas bonitas que podem ser usadas como um diferencial, como: Filodendro, Marantha e Cyclanthus. As doenas mais comuns causadas nas plantas de dentro de casa so os fungos folneos e em casos restritos, pragas dos pulges - que podem ser evitadas com os cuidados j citados. No inverno, pouco antes da primavera, importante fazer uma poda de conduo tirar os galhos e ramos que esto doentes, amarelados ou com crescimento indesejado. E claro, regar as plantas essencial. O aconselhvel regar quando est com pouco sol, antes das 10 ou depois das 16 horas, de preferncia na parte da manh. Isso acontece, porque durante o dia a planta consome uma maior quantidade de gua e bom que o lquido j esteja disponvel planta. Se regadas em excesso, podrido nas razes e fungos podem aparecer. Tem uma regra bem prtica, perceber a umidade do vaso usando o dedo, sentindo a umidade da terra. Se estiver seca precisa regar , afirma o engenheiro florestal.

45

FOTOS: DIVULGAO

junho/julhoo 2011

arquitetura e decorao Em casa


No caso de jardins externos, importante tirar as folhas secas, cuidar das ervas daninhas e uma ou duas vezes por ano realizar a reposio de adubao. A adubao pode ser realizada na entrada do inverno, mais carregada em fsforo e potssio com adubos, como: torta de mamona, farinha de osso ou que compramos prontas de NTK. Na sada do inverno, interessante elementos mais carregados em hidrognio com orgnicos ou o mesmo NTK. Para plantas dentro de casa tambm importante o adubo, em vaso merece mais adubao, pois tem uma melhor absoro. Adubos lquidos de macronutrientes + micronutrientes so aconselhveis, conta Alexandre Drefahl.

Arborizao urbana
A arborizao urbana voltou a ser meta na cidade de Joinville. Melhorar a qualidade de vida, criar um visual mais bonito e uma melhoria climtica so apenas algumas das qualidades proporcionadas pelo aumento de rvores dentro de uma cidade. O nmero de rvores nas vias urbanas diminuiu aproximadamente 20% nos ltimos 15 anos no municpio. De 50 mil rvores, existem hoje cerca de 30 mil. A Fundao do Meio Ambiente de Joinville Fundema est lanando orientaes para que os proprietrios de imveis deixem espaos nas caladas para que eles possam fazer a arborizao. Existe uma lei que determina o espao de 80 cm por 80cm que deve ser deixado na calada por cada residncia para o plantio. Depois de disponibilizado o espao adequado - prximo ao meio fio, de maneira que no atrapalhe o trnsito do pedestre entra a responsabilidade do poder pblico para com a arborizao, alm da manuteno gratuita. Segundo o engenheiro agrnomo da Fundema, Gilberto Gayer, o plantio tem que ser feito pela Prefeitura para padronizar a arborizao e retirar as espcies inadequadas que so plantadas pela populao de forma voluntria. Uma rua com arborizao bem feita, faz a reteno da poluio expelida por nibus, carros e caminhes. Ela tambm retm os rudos, ajuda na poluio sonora. Outra questo, melhoria psicolgica dos habitantes. Proporciona um efeito de bem-estar para a populao , acrescenta ele.

46

junho/julho 2011 www.revistamercadobrasil.com.br

arquitetura e decorao

Mil mudas
A Fundema age por regies e mais de mil mudas devero ser plantadas somente este ano. So espcies com mais de dois metros de altura, distribudas para o lado da rua que possui fiao eltrica e o lado livre de luz. Para o lado sem fiao, as rvores de meio porte so as espcies primas do Pau Brasil: Sibipiruna, Pau ferro e a prpria Pau Brasil. De mdias a grande porte, so as Tipuana e Oiti. Para reas onde h rede eltrica, Manac de Jardim, Cssia amarela, Manac da Serra, Quaresmeira entre outras sero plantadas. A regra para plantio prevista apenas para novas situaes. Quem j tem rvores deve apenas solicitar a substituio. Para os moradores que precisam que a Fundema realize a manuteno devem entrar em contato com a Fundao. O que temos que fazer uma campanha dos benefcios ambientais que envolvam esse conflito. Em relao aos cuidados, cabe ao poder pblico esclarecer como deve ser deixado o espao, que tamanho que tem que ser feito, que distncia tem que ter. A populao deve ter acesso a isso de forma que deixe tudo de padronizado. Para isso, estamos fazendo um grande material de divulgao com as informaes , destaca Gilberto Gayer.

You might also like