You are on page 1of 38

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Introduo:
Este material tem, nica e exclusivamente, a finalidade de auxiliar os acadmicos no estudo da disciplina de Gesto de Recursos Patrimoniais e Logsticos. O contedo fruto de pesquisa bibliogrfica e citaes prprias, baseadas em experincia profissional em reas correlatas. Durante nossa jornada, participamos de importantes processos de estruturao da cadeia de abastecimento em diversas empresas e pudemos constatar que a gesto de estoques possui importncia vital para o sucesso de qualquer organizao produtiva. Como veremos a seguir, a rea de materiais est intimamente ligada a outras reas da empresa, tendo como principal, o impacto nas finanas corporativas. Alm de significar a utilizao indevida de recursos financeiros, uma Administrao de Materiais inadequada um forte sintoma de uma Administrao Geral ineficaz. (Francischini, Paulino. Pioneira Thomson, 2004)

Orientaes Gerais
Bibliografia Bsica: BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J. Logstica empresarial: o processo de integrao da cadeia de suprimento; So Paulo; Atlas; 2001. FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, Floriano do Amaral. Administrao de Materiais e do Patrimnio; So Paulo; Pioneira Thompson; 2004. Bibliografia Complementar: Pozo, Hamilton. Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem Logstica; 4.; So Paulo; Atlas; 1996. BALLOU, RONALD H. Logstica Empresarial; So Paulo; Atlas; 1993. GIANESI, I. G.; CORRA, H. L. Just in time, MRP II e OPI; So Paulo; Atlas; 1996. RIBEIRO, P. D. Kanban: resultado de uma implantao bem-sucedida; 2.; Rio de Janeiro; COP Editores; 1989. Material Complementar: Apostila do professor, contendo resenhas e exerccios; Textos de revistas da rea, fornecidos em sala; Apresentaes em Power-point (exibidas em sala e disponibilizadas na internet): www.administradores.com.br/teixeira31 Avaliao Bimestral: 1 Bimestre: Prova Bimestral (7 ptos) + Relatrio de Filme (3 ptos). 2 Bimestre: Prova Bimestral (7 ptos) + Trabalho sobre NR-11 (3 ptos).

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Atividades complementares: 1 Bimestre: Relatrio do Filme A Meta - O filme ser exibido em ___/___/___, na ___ aula. - Aps a exibio, ser distribudo um questionrio, que servir de base para elaborao do relatrio. - O relatrio dever ser entregue at a ltima aula que antecede prova bimestral. - Trabalho em grupos de no mximo 3 alunos. - Valendo 8 h de A. C. 2 Bimestre: Trabalho sobre NR-11 - Nesse bimestre, focaremos mais os aspectos prticos do transporte, movimentao, armazenagem e manuseio de materiais. A Norma Regulamentadora n 11, editada pela ABNT, regulamenta as boas prticas dessas atividades. - A classe poder formar at 10 grupos, dependendo da quantidade de componentes. Cada grupo receber uma parte da norma e dever montar uma apresentao explicativa, usando todos os recursos que achar necessrio (fotos, pequenos vdeos, painis, depoimentos, etc). A apresentao se dar entre os dias ___ e ___ de___/___. Se houver necessidade do uso de data-show, os interessados devero solicitar ao professor com 1 semana de antecedncia. - Valendo 8 h de A. C.

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Sumrio

Introduo ............................................................................................................................................................... 05 Controle de Estoques ............................................................................................................................................ 07 Custos de Estoque ................................................................................................................................................... 19 Curva ABC ................................................................................................................................................................ 24 Compras e Desenvolvimento de Fornecedores ................................................................................................. 27 Armazenagem e Controle ....................................................................................................................................... 31 Distribuio e Transporte .................................................................................................................................... 35 Recursos Patrimoniais ........................................................................................................................................... 36

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

INTRODUO
* O que estoque?
Francischini define estoques como quaisquer quantidades de bens fsicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo. Mas em termos prticos, o que diferencia o estoque de matrias-primas de uma empresa e as ferramentas armazenadas na oficina mecnica? Ambos ficam armazenados na empresa, sob o controle de um sistema. Mas o que os distingue a aplicao. Os materiais estocados so consumidos (peas para mquinas, matria-prima, material de escritrio, material de limpeza, etc) com certa regularidade e sua aquisio depende de fatores geogrficos e econmicos, que definem as quantidades mnimas e mximas. J as ferramentas so retiradas e devolvidas para serem usadas novamente. comum nas empresas, que algumas pessoas entendam que tudo que h num armazm seja tratado como estoque, mas preciso tratar cada grupo conforme o seu registro contbil. So grupos ou famlias de estoque: 1-Matrias-primas; 2-Materiais em Processo; 3Produtos Auxiliares; 4-Produtos Acabados.

* Administrao de Materiais
No sculo XVII foi criado no exrcito francs o posto de marechal general des logis, responsvel pelo suprimento e transporte do material blico, que mais tarde resultou no termo logstica. Na era da Revoluo Industrial do sculo XVIII, as empresas comearam a comprar os suprimentos que elas antes fabricavam, para se especializar em suas atividades principais. Com a evoluo da organizao industrial, a rea de compras organizou-se numa gerncia independente da produo. Mas o relacionamento entre a rea produtiva e a financeira inclui interesses conflitantes e a Administrao de Materiais torna-se a atividade conciliadora desses interesses, como mostra a figura abaixo:
PRODUO PRODUZIR QUANTIDADES CONFORME PLANEJAMENTO E PROGRAMAO VENDAS OFERECER, TIRAR PEDIDOS E ENTREGAR OS PRODUTOS VENDIDOS

ADMINISTRAO DE MATERIAIS

ADMINISTRAO FINANCEIRA E CONTROLE DO RESULTADO

ESTOQUE ELEVADO PARA 100% DE NVEL DE SERVIO NO ATENDIMENTO DOS PEDIDOS

DESENVOLVER TCNICAS DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAO P/ GARANTIR NVEL DE SERVIO DE 100% NO ATENDIMENTO DOS PEDIDOS SEM, PORM, MANTER ESTOQUES ELEVADOS.

PROCURA-SE IMOBILIZAR POUCOS RECURSOS FINANCEIROS, RECONDUZINO AO CAIXA, DINHEIRO APLICADO NOS EXCESSOS DE ESTOQUES.

OFERECIMENTO DE PRODUTOS ACABADOS DE QUALIDADE ELEVADA

DESENVOLVER TCNICAS DE ABASTECIMENTO PARA SEMPRE TER MATERIAIS DE ELEVADA QUALIDADE E A PREO CONTROLADO

SEMPRE NECESSRIO ADQUIRIR MATERIAIS DE BOA QUALIDADE, PORM COM PREO BAIXO E COM FACILIDADES DE PAGAMENTO

PRAZOS URGENTES NO ATENDIMENTO E INFORMAES PRECISAS AOS CLIENTES

DESENVOLVER E IMPLEMENTAR SISTEMAS DE INFORMAES INDUSTRIAIS SEGUROS, NOS QUAIS SE POSSA CONTROLAR A APLICAO CORRETA DA CADA UNIDADE MONETRIA P/ SE CRIAR VALOR.

TODA A OPERAO DEVER SOMENTE AGREGAR VALOR PARA CADA UNIDADE MONETRIA DE CUSTO OU DESPESA

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

A evoluo da Administrao de Materiais processou-se em vrias fases, como destacamos: Atividade exercida diretamente pelo proprietrio da empresa, pois comprar era a essncia do negcio. Atividades de compras como apoio s atividades produtivas e, portanto, integradas rea de produo. Coordenao dos servios envolvendo materiais, comeando com o planejamento das matrias-primas e a entrega de produtos acabados, em uma organizao independente da rea produtiva. Agregao rea logstica das atividades de suporte rea de marketing. Modelo atual da rea de logstica da qual faz parte a Administrao de Materiais. Portanto, podemos definir Administrao de Materiais como:

Atividade que planeja, executa e controla, nas condies mais eficientes e econmicas, o fluxo de material, partindo das especificaes dos artigos a comprar at a entrega do produto terminado ao cliente.
So tarefas da Administrao de Materiais: Controle da produo; Controle de estoque; Compras; Recepo; Inspeo das entradas; Armazenamento; Movimentao; Inspeo de sada e Distribuio. Um organograma simplificado de uma empresa industrial poderia ser assim esquematizado:

* Administrao do Patrimnio
ATIVO IMOBILIZADO todo bem de natureza relativamente permanente, em geral mantido na empresa para utilizao na produo de mercadorias ou prestao de servios e no destinado a gerar receitas operacionais. Ex: computadores utilizados para processamento dos dados da empresa; mquinas usadas para produo dos bens para venda; etc. Nenhum bem tem vida ilimitada na empresa, pois com o tempo todos sofrem desgaste pelo uso e obsolescncia. Esses desgastes so, inclusive, contabilizados legalmente.

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Os bens do ativo devem ser catalogados e identificados numericamente para facilitar o seu controle. Trataremos detalhadamente deste assunto no final da apostila.

1 Controle de Estoques
1.1 Estoques so improdutivos
A principal meta de uma empresa obter o maior lucro sobre o capital investido em instalaes, equipamentos e em estoques. Mas com freqncia, a empresa no consegue responder rapidamente a aumentos bruscos da demanda, havendo necessidade de estoques de produtos acabados para atender a esses aumentos; em outras ocasies, a entrega de matrias-primas no acompanha as necessidades da produo, pelo que tambm se justificam seus estoques. A administrao de estoques dever conciliar da melhor maneira possvel, os objetivos dos quatro departamentos (Compras, Produo, Vendas e Financeiro), sem prejudicar a operacionalidade da empresa. Toda e qualquer razo para manter estoques pode ser eliminada mediante um trabalho inteligente e tcnico. O ideal de uma empresa manter ESTOQUE ZERO. O problema que o custo disso pode ser maior que o custo de manuteno do estoque. Manter estoques um efeito que encobre ineficincia do produtor ou do fornecedor. Estoques consomem recursos que poderiam aumentar o resultado de uma empresa. Por exemplo: Recursos Financeiros o valor pago pelos itens e estoque poderia estar rendendo juros em aplicaes financeiras ou reduzindo juros pagos pela empresa por conta de emprstimos; Espao no cho de fbrica espao um recurso escasso e caro. Gastar dinheiro com aluguis ou na compra de galpes maiores do que o necessrio uma perda para a empresa; Movimentao desnecessria estoques obstruem corredores e inviabilizam a instalao de um arranjo fsico mais adequado para os equipamentos produtivos. Mo-de-obra se existe estoque, so necessrios funcionrios para receber, armazenar, controlar e expedir; Perdas e danos Estoques esto sujeitos a se deteriorar se no forem utilizados dentro de um prazo estipulado pelo fabricante. Alm disso, podem acontecer acidentes danificando os materiais estocados, de modo que fiquem inutilizados ou requeiram consertos; Custos o seguro necessrio para os estoques um custo desnecessrio.

1.2 Manter estoque pode ser vivel quando:


H dependncia de fatores com variabilidade muito grande, tais como: desembarao alfandegrio, condies de trfego, disponibilidade de frete, etc; Os custos de perda de vendas e de manuteno da fbrica parada por faltas de materiais ou componentes comprados so maiores do que o custo de manuteno do estoque; H previso de aumentos considerveis no preo de compra, tais como desvalorizao cambial, escassez no mercado internacional, etc; Os descontos concedidos pelos fornecedores para compra e retirada de grandes quantidades so maiores do que o custo de manuteno de estoque durante o perodo de consumo; Equipamentos-gargalo (aqueles com a menor capacidade de produo e que determinam a velocidade com que o produto final fabricado) no podem interromper a produo por falta de materiais em processo. Ex: sopro de garrafas PET na linha de produo de bebidas.

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

1.3 Poltica de Estoque


So as diretrizes expressas pela administrao, que se desdobram em padres, guias e regras a serem utilizadas pelas pessoas que possuem autoridade na tomada de deciso numa empresa. Cabe ao gestor de materiais a deciso de qual o nvel de estoque para cada um dos materiais exigidos pelas reas da empresa, analisando os critrios de: Necessidade comprar quando necessrio, somente a quantidade necessria e no manter estoques do item; Restrio comprar um lote que atenda s necessidades da empresa durante determinado perodo de tempo, assumindo o risco pela falta do item; Facilidade manter estoques de matrias-primas suficientes para que a rea de produo possa produzir qualquer item em determinado perodo de tempo preestabelecido (lead time); Adequao manter estoques de produtos acabados suficientes para que determinada porcentagem de clientes seja atendida imediatamente quando ocorrer o pedido. Relevncia obedecer aos conceitos de: economia (ABC), popularidade (PQR), criticidade (XYZ) e complexidade de aquisio (123) por item cadastrado.

1.4 Mtodos de previso de demanda


A administrao de estoque consiste determinado item, num dado perodo de tempo consumo, mais informaes teremos para tomar manter e quanto deveremos fabricar ou comprar internos e externos. em estimar qual ser o consumo esperado de futuro. Quanto mais precisa for a previso de decises sobre qual nvel de estoque deveremos para atender s necessidades dos nossos clientes

H dois mtodos para se estimar a demanda: Mtodos qualitativos baseados em opinies e estimativas de diretores, gerentes, vendedores e consultores especializados (feeling ou chutmetro); Mtodos quantitativos baseados em ferramentas estatsticas e de programao da produo, pressupondo a utilizao de clculos matemticos. O ideal mesclar ambos os mtodos para se obter um melhor resultado. H que se ater s variveis aleatrias, ou fatos imprevistos, tratados na estatstica como erros de estimao. A demanda pode ser analisada tambm quanto ao seu comportamento ao longo do tempo: Demanda Constante a quantidade consumida no varia significativamente ao longo do tempo, mantidas as mesmas condies de consumo. Demanda Varivel - a quantidade consumida altera-se significativamente ao longo do tempo, aumentando ou diminuindo de acordo com as necessidades dos clientes. Essas alteraes podem ser explicadas por 3 fatores: o Tendncia mostra a direo bsica do consumo, que pode ser de aumento, diminuio ou estacionria; o Sazonalidade mostra o comportamento das alteraes do consumo, que se repetem dentro de um intervalo curto de tempo, geralmente um ano; o Ciclicidade mostra o comportamento das alteraes do consumo, que se repetem dentro de um intervalo longo de tempo, geralmente dcadas. Pela figura abaixo, podemos entender melhor o comportamento da demanda:

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

1.4.1

Mtodo da Mdia Mvel

Esse mtodo baseia-se no princpio de que a estimativa de consumo do prximo perodo ser a mdia dos ltimos n perodos. O termo mvel vem do fato de que a cada nova previso os dados do perodo mais antigo so desprezados e um novo perodo, mais recente, incorporado no clculo. um mtodo estritamente matemtico, desconsiderando as causas de picos e quedas ocorridos no passado. Ex: Ms Demanda Clculos JAN 4 FEV 9 MAR 8 (8 + 9 + 4) / 3 = 7 ABR 7 (7 + 8 + 9) / 3 = 8 MAI 3 (3 + 7 + 8) / 3 = 6 JUN 2 (2 + 3 + 7) / 3 = 4

Prof. Andr Luiz Teixeira

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

1.4.2

Mtodo da Mdia Mvel Ponderada

Este mtodo atribui pesos diferentes para os dados histricos, sempre dando maior peso aos mais recentes e menor peso aos dados mais antigos. Isso possibilita uma previso mais aproximada, em termos de sazonalidade. Se considerarmos o exemplo anterior, teremos o seguinte: Meses Demanda Peso ( = 1) JAN 4 0,05 FEV 9 0,05 MAR 8 0,10 ABR 7 0,10 MAI 3 0,20 JUN 2 0,50 JUL ___

JUL = (4 x 0,05) + (9 x 0,05) + (8 x 0,1) + (7 x 0,1) + (3 x 0,2) + (2 x 0,5) = 3,75 = 4 Logo, a demanda prevista para Julho, pelo mtodo da mdia mvel ponderada de 4. No exemplo acima, foram usados todos os dados disponveis, mas pode-se tambm, para facilitar a distribuio dos pesos, utilizar somente os ltimos 3 (no caso, para determinar o valor de JUL, seriam ABR, MAI e JUN).

EXERCCIOS DE FIXAO:
1) Dada a demanda real dos ltimos 15 meses, calcule a demanda futura (prximos 12 meses), utilizando o mtodo da mdia mvel: 1 5 16 2 7 17 3 8 18 4 6 5 9 19 6 11 20 7 8 21 8 4 22 9 5 23 10 4 24 11 3 25 12 6 26 13 8 27 14 8 15 10

Ms Demanda Ms Demanda

2)

Utilize os dados do exerccio anterior para calcular a demanda dos prximos 12 meses, utilizando o mtodo da mdia mvel ponderada. Pesos: (n-2) = 0,1; (n-1) = 0,3 e (n) = 0,6.

Prof. Andr Luiz Teixeira

10

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

1.5 Documentos de controle do estoque


Para que o fluxo de materiais seja devidamente controlado, existem documentos formais, eletrnicos ou manuais, que registram cada etapa dentro da empresa, como mostra a tabela a seguir: Documento Requisio de Compra Requisio de Fabricao Pedido de Cotao Proposta ou Cotao Pedido de Compra Nota Fiscal Requisio de Material Solicitao de Inspeo Liberao para Consumo De Estoque Estoque Compras Fornecedores Compras Fornecedor Usurio Para Compras Produo Fornecedores Compras Fornecedor Estoque Estoque Controle de Qualidade Estoque Funo Solicitar a aquisio de determinado item para a reposio do estoque. Solicitar a fabricao de determinado item para a reposio do estoque. Solicitar informao sobre as condies de fornecimento de determinado item (preo, prazo, etc). Informar empresa compradora as condies de fornecimento. Solicitar a entrega de item ao fornecedor que melhor atender s condies de fornecimento. Formalizar, por meio de um documento legal, a entrega do pedido de compra. Formalizar o pedido de retirada de determinada quantidade de um item em estoque para consumo da empresa. Solicitar inspees e ensaios para a verificao dos requisitos especificados do produto entregue, quando necessrio. Informar a conformidade ou no do produto entregue aos requisitos especificados.

Estoque Controle de Qualidade

1.6 Curva dente-de-serra


Para se analisar o comportamento de consumo de um determinado produto em estoque, temse um grfico onde o eixo x identifica o tempo e o eixo y, a quantidade em estoque. Assim, podemos observar que existem dois perodos diferentes: o perodo de consumo do estoque e o perodo de reposio do estoque.

fundamental observar que alguns fatores influenciam diretamente nesse comportamento, alterando freqentemente os resultados esperados: A demanda durante o perodo de consumo pode no ser constante; Prof. Andr Luiz Teixeira

11

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Ocorrem falhas na rea de compras ou no controle de estoques que atrasam o pedido junto aos fornecedores; O fornecedor pode atrasar a entrega; O controle da qualidade pode rejeitar lotes entregues Todavia, para efeitos de clculo, desconsideramos essas possveis falhas e chegamos ao modelo da curva dente-de-serra, de forma simplificada. Posteriormente, veremos como corrigi-las.

Essa curva elaborada calculando-se a demanda mdia ou consumo mdio no perodo, atravs da seguinte frmula: DM = D1 + D2 + ... + Dn n em que: DM = Demanda mdia Di = Demanda em cada perodo (diria, mensal, etc) N = Nmero de perodos Exemplo: Calcule a demanda diria do item em estoque cdigo 12005, dado que o consumo nos ltimos 10 dias foi: Dia Demanda 1 3 2 2 3 1 4 1 5 3 6 5 7 1 = 8 2 20 10 9 0 10 2 = 2

DM = 3 + 2 + 1 + 1 + 3 + 5 + 1 + 2 + 0 + 2 10

1.7 Tempo de Reposio do Estoque


Chamamos de tempo de reposio o perodo que vai desde a deteco de que um item precisa ser reposto at o momento da chegada de um novo lote e disponibilizao para consumo. Compreende as etapas seguintes: Constatao da necessidade de reposio pelo Almoxarifado; Informao rea de Compras; Contato com fornecedores para obteno de cotaes; Anlise da melhor opo e confirmao do pedido de compra; Tempo de separao e despacho do item pelo fornecedor; Transporte at o comprador; Desembaraos alfandegrios, quando em importaes; Prof. Andr Luiz Teixeira

12

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Inspeo do Controle de Qualidade, quando necessrio. Logo, para cada caso, deve-se computar o somatrio de tempo de cada uma dessas atividades para se estimar o tempo de reposio de cada material.

1.8 Estoque de Segurana


Como destacamos anteriormente, a curva dente-de-serra desconsidera as falhas que ocorrem na cadeia de abastecimento. Logo, para que no haja falta de itens importantes no estoque preciso incorporar um fator que corrija qualquer eventualidade, ao que chamamos de estoque de segurana. As falhas mais crticas no procedimento de reposio de estoque ocorrem em trs pontos principais: Aumento repentino de demanda motivados por promoes e outras aes de mercado. A figura abaixo mostra o que acontece com o estoque quando isso ocorre:

Demora no procedimento do pedido de compra falhas no sistema de informaes do Almoxarifado ou da rea de compras podem incorrer em demoras excessivas na expedio do pedido; Atrasos na entrega pelo fornecedor o fornecedor nem sempre tem condies de cumprir seus prazos de entrega em virtude de problemas no seu sistema de produo, transporte ou dependncia de liberao alfandegria. Veja o grfico para este caso:

Portanto, a maneira correta para corrigir essas falhas que ocorrem com freqncia dimensionar um estoque de segurana que sirva como um pulmo do estoque e no cause paradas na produo. Veja no grfico como isso funciona:

Prof. Andr Luiz Teixeira

13

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Existem diversas formas complexas de se estimar o estoque de segurana. A mais simples e prtica, destacamos a seguir: ESeg = (DMx DM) x (TRMx TR) Em que: ESeg DMx DM TRMx TR = Estoque de segurana = Demanda mxima histrica = Demanda mdia = Tempo de reposio mximo = Tempo de reposio mdio

Exemplo: Calcule o estoque de segurana do item Alpha, dado que o consumo nos ltimos 10 dias foi: Dia Demanda 1 15 2 20 3 10 4 15 5 20 6 15 7 10 8 20 9 5 10 20

Alm disso, o tempo de reposio em dias, das ltimas 10 aquisies do item foi: Aquisio T. Repos. 1 3 2 2 3 2 4 1 5 3 6 1 7 2 8 1 9 3 10 1

DMx = ____

DM = ____ TRMx = _____ TR = ____


ESeg =

NOTA IMPORTANTE: Como o estoque de segurana um volume adicional, necessrio dimension-lo com muito cuidado, para evitar a supervalorizao do estoque, causando problemas financeiros empresa, como tratamos anteriormente.

Prof. Andr Luiz Teixeira

14

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

1.9 Ponto de Pedido


Chegamos ao foco do estudo sobre controle de estoques. A quantidade em estoque que, quando atingida, deve acionar um novo processo de compra ou fabricao chamada de ponto de pedido. Se conhecemos a demanda mdia de um produto, podemos prever quando o seu saldo atingir o nvel de segurana (estoque de segurana) e, baseado no tempo de reposio, iniciamos uma nova compra para que quando esta chegar, o saldo esteja muito prximo do mnimo estipulado. Assim, o ponto de pedido pode ser calculado com a seguinte expresso: PP = DM x TR + ESeg Em que: PP = Ponto de pedido DM = Demanda ou consumo mdio no perodo TR = Tempo de reposio ESeg = Estoque de segurana Pelo grfico, podemos entender melhor o que isso significa:

Exemplo: Calcular o ponto de pedido do produto Beta, que tem um consumo mdio dirio de 12 unidades e estoque de segurana de 20 unidades. O prazo de entrega do fornecedor de 5 dias e o procedimentos internos de emisso do pedido de compra demoram 2 dias. TR = ____ DM = ____ ESeg = ____ PP = DM x TR + ESeg

Prof. Andr Luiz Teixeira

15

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Exerccios: 1) possvel um estoque de segurana que atenda a qualquer situao? Discuta as implicaes econmicas dessa situao. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 2) Qual a finalidade de se calcular o ponto de pedido? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 3) Explique o que tempo de reposio. _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 4) Calcule o ponto de pedido de uma pea que tem demanda mensal de 250 unidades. Sabemos que seu estoque de segurana de 200 peas e o tempo de reposio igual demanda. (PP = DM x TR + ESeg)

Prof. Andr Luiz Teixeira

16

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

5) Calcule o ponto de pedido de um produto, sabendo-se que seu consumo mensal de 500 unidades, seu estoque de segurana 20% do consumo e o TR, de 75 dias. (PP = DM x TR + ESeg)

6) Uma empresa que comercializa TVs de plasma pretende estabelecer um estoque de segurana para o modelo de 36 polegadas. Sabe-se que nos ltimos seis meses o consumo foi de: 30, 37, 42, 55, 60 e 48 unidades. Nesse perodo, o processo de compras consumiu: 5, 7, 4, 10, 6 e 4 dias. Com os conceitos estudados, calcule o estoque de segurana ideal, baseado no histrico apresentado.

7) A Papel Macio Com. Ltda, distribuidora de papel higinico em todo o Centro Oeste parametrizando seu sistema de gerenciamento. Suas vendas mensais totalizam uma mdia de 3 milhes de fardos. Em sua atual estrutura organizacional, o processo de aquisio constitui as seguintes etapas, com os respectivos prazos: a. Identificao do ponto de pedido e solicitao de compra: 0,5 dia b. Solicitao de cotaes: 0,5 dia c. Recebimento de cotaes, anlise da melhor proposta e fechamento: 1 dia d. Despacho do fornecedor: 1 dia e. Transporte: 2 dias f. Liberao e entrega: 1 dia Deseja-se, com esses dados, encontrar o ponto de pedido ideal, considerando um estoque de segurana de 400 mil.

Prof. Andr Luiz Teixeira

17

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

8) Um investidor est avaliando a distribuio de dois produtos na regio centro-oeste, ambos adquiridos de So Paulo, mas de fornecedores diferentes. O produto A possui uma demanda mdia de 100 un/ms e mxima de 180 un/ms e o seu tempo de reposio mdio de 3 dias, podendo chegar a 4 em alguns perodos. J o produto B tem demanda mdia de 80 un/ms e mxima de 210 e seu tempo de reposio mdio de 2 dias, podendo chegar a 3. Considerando que o preo de compra de A de R$ 15,00 e o de B R$ 18,00 por unidade, sob a tica da logstica, responda qual produto imobilizar mais dinheiro do investidor.

Prof. Andr Luiz Teixeira

18

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

2 Custos de Estoque
Existem duas anlises possveis sobre o custeio de estoques. A gerencial, que fornece informaes de custo relacionadas s operaes da empresa, que servem para tomada de decises, implantao de novos projetos e melhoria contnua. A outra a contbil, que utilizada para compor as demonstraes de lucro ou prejuzo da empresa e serve de referncia para a fiscalizao da Secretaria de Fazenda. Sobre os gerenciais, veremos os seguintes custos: Custo de armazenagem; Custo de pedido.

2.1 Custos Gerenciais


2.1.1 Custo de Armazenagem Como vimos na introduo deste material, a estocagem de qualquer material implica em ocupao de espaos que ficam improdutivos por algum tempo; espaos estes que poderiam ser utilizados para, por exemplo, instalar mais mquinas e aumentar a produo de uma fbrica. Portanto, deve-se conhecer o custo da rea ocupada para evitar que se mantenha um estoque elevado alm do perodo necessrio. Podemos calcular esse custo com a seguinte frmula: CAm = EM x PMu x T x CAmu Onde: CAm = Custo de Armazenagem de um item EM = Estoque mdio de um item no tempo T (qtde) PMu = Preo mdio unitrio do item no tempo T (valor) T = Tempo em estoque CAmu = Custo de Armazenagem unitrio

Prof. Andr Luiz Teixeira

19

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Exemplo: Calcular o custo de armazenagem do item Sonho de Valsa. Foram fornecidos os seguintes dados pela empresa: Item Sonho de Valsa Lote comprado Data da compra Quantidade Preo 1 01/09/2001 500 10,80 2 15/11/2001 300 11,00 3 20/12/2001 400 10,50

Ms Estoque mdio

SET 350

Item Sonho de Valsa OUT 100

NOV 250

DEZ 200

Juros
1.200,00

CUSTOS DA REA DE DESTOQUES NO PERODO SET/DEZ Aluguel Seguros Perdas Impostos Movim. M.O.
5.000,00 1.750,00 2.500,00 1.000,00 3.500,00 7.000,00

Despesas
2.000,00

Valor Mdio do Estoque no perodo SET/DEZ = 180.000,00 Clculos: PMu = (500 x 10,80) + (300 x 11,00) + (400 x 10,50) = 12.900,00 = 10,75 R$ / pea 500 + 300 + 400 1.200 EM = 350 + 100 + 250 + 200 = 900 = 225 peas / ms 4 4 T = 4 meses CAmu = 1.200 + 5.000 + 1.750 + 2.500 + 1.000 + 3.500 + 7.000 + 2.000 = 180.000 = 39.700 = 0,22 180.000 CAm = 225 x 10,75 x 4 x 0,22 = R$ 2.128,50

Prof. Andr Luiz Teixeira

20

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

2.1.2 Custo de Pedido Quando falamos das etapas existentes no tempo de reposio, referimo-nos no tocante a etapa de compras, citando os tempos gastos com cotao, seleo da melhor oferta, confirmao do pedido, enfim, diversas rotinas de trabalho do comprador. Conforme o grau de complexidade da compra (Ex: importaes, produtos controlados pelo governo, etc), os custos dessa atividade podem aumentar, encarecendo ainda mais cada pedido colocado. Portanto, o custo de pedido dado pela seguinte equao: CP = n (CPAu + CPVu) Onde: CP = Custo de Pedido n = Nmero de Pedidos CPAu = Custo de Pedido Administrativo unitrio CPVu = Custo de Pedido Varivel unitrio Exemplo: Calcular o custo de pedido n 055, referente ao item Ouro Branco. A empresa solicitou que a quantidade comprada fosse feita em duas entregas e arcar com os custos de frete e desembarao alfandegrio. Dados fornecidos pela empresa: Item Ouro Branco CUSTOS POR LOTE Externos Internos Alfndega Pesagem 50,00 20,00 n de lotes entregues = 2 CUSTOS DA REA DE COMPRAS NO PERODO SET/DEZ Aluguel Impostos Equip. 4.000,00 1.000,00 1.500,00 n de pedidos feitos no perodo SET/DEZ = 400

Frete 120,00

Inspeo 15,00

MO 5.000,00

Despesas 2.000,00

Clculos: CPAu = 5.000 + 4.000 + 1.000 + 1.500 + 2.000 = 13.500 = 33,75 400 400 CPVu = 2 x (120 + 50 + 20 + 15) = 410,00 CP = 33,75 + 410,00 = 443,75

Prof. Andr Luiz Teixeira

21

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

2.2 Custeio Contbil


2.2.1 Mtodo do Custo Mdio Se considerarmos que uma determinada empresa tenha iniciado o ms com estoque de 3 peas, tenha utilizado 1 pea e comprado mais 1, quantitativamente ir terminar o ms com o mesmo saldo inicial. Mas o valor contbil do seu estoque certamente no ser o mesmo. Esse simples exemplo quer esclarecer que a legislao exige que as empresas contabilizem seus estoques mensais pelo mtodo do custo mdio, de forma que cada nova compra, com preo diferente, influencie na formao de um novo custo mdio do estoque total. A tabela a seguir demonstra esse mtodo: DIA Qtd. 01/05 02/05 03/05 04/05 05/05 06/05
3000 2000

ENTRADA R$ un
4,50 3,90

Total
13.500,00

Qtd.

SADA R$ un

Total

Qtd.
2000 5000

SALDO R$ un
4,00 4,30 4,30 4,15 4,15 4,15

Total
8.000,00 21.500,00 15.050,00 22.850,00 10.386,36 6.231,82

1500 7.800,00 3000 1000

4,30 4,15 4,15

6.450,00 12.463,64 4.154,55

3500 5500 2500 1500

Pelo exemplo acima, o saldo inicial era de 2.000 un no dia 1 e o estoque estava valorizado a R$ 4,00 por unidade. No segundo dia, chegaram mais 3.000 un a R$ 4,50 cada. O saldo passou para 5.000 un (2.000 + 3.000) e o valor total passou para R$ 21.500,00 (8.000,00 + 13.500,00). Dividindose o valor do estoque de R$ 21.500,00 pela quantidade total no dia 02, que era de 5.000 un, obteve-se o preo mdio de R$ 4,30 por un. No dia 03, houve uma sada de estoque e esta foi valorizada ao preo mdio atual: R$ 4,30 de forma que, saram 1.500 un a R$ 4,30 resultando em um valor total de R$ 6.450,00. Se o estoque final no dia 02 custava R$ 21.500,00 e houve uma sada no dia 03 de R$ 6.450,00 logo, o saldo final do dia 03 foi de R$ 15.050,00 ou 3.500 un valorizadas a R$ 4,30. Em sntese, pelo mtodo do custo mdio, cada nova entrada (recebimento) de materiais influencia na formao do novo preo mdio, que usado para valorizar cada operao de sada (retirada) de materiais. aplicado na maioria das empresas e obrigatoriamente em indstrias de grande porte com grande variedade de produtos.

2.2.2 Mtodo PEPS ou FIFO As siglas acima significam que o Primeiro a Entrar o Primeiro a Sair (ou First In, First Out). Agora, ao invs de se utilizar as entradas para se calcular um preo mdio e valorizar as sadas (como no caso anterior), controla-se o estoque em lotes, conforme a data de entrada. O preo do lote mais antigo (o primeiro que entrou) usado para valorizar as prximas sadas, at que este lote acabe e seja necessrio usar o preo de outro lote mais antigo. Veja na tabela:

DIA Qtd. 01/05 02/05 02/05 02/05 03/05 03/05 03/05


3000

ENTRADA R$ un

Total

Qtd.

SADA R$ un

Total

Qtd.
2000 2000

SALDO R$ un
4,00 4,00 4,50

Total
8.000,00 8.000,00 13.500,00 21.500,00

4,50

13.500,00

3000 5000 1500 4,00 6.000,00 500 3000 3500

4,00 4,50

2.000,00 13.500,00 15.500,00

Prof. Andr Luiz Teixeira

22

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

04/05 04/05 04/05 04/05 05/05 05/05 05/05 05/05

2000

3,90

7.800,00

500 3000 2000 5500 500 2500 0 3000 4,00 4,50 3,90 2.000,00 11.250,00 0,00 13.250,00 0 500 2000 2500

4,00 4,50 3,90

2.000,00 13.500,00 7.800,00 23.300,00

4,00 4,50 3,90

0,00 2.250,00 7.800,00 10.050,00

Aplicao: Produtos perecveis cujo estoque no tenha tanta diversidade (o que facilita o controle) e que precisem obedecer a ordem da data de fabricao para evitar vencimento ou perdas. 2.2.3 Mtodo UEPS ou LIFO Ao contrrio do anterior, o mtodo do ltimo a Entrar o Primeiro a Sair (ou Last In, First Out) pressupe que o ltimo lote a entrar no estoque o primeiro a ser considerado para efeito do clculo de custo. Tambm nesse caso, cada lote controlado separadamente, como no exemplo a seguir. DIA Qtd. 01/05 02/05 02/05 02/05 03/05 03/05 03/05 04/05 04/05 04/05 04/05 05/05 05/05 05/05 05/05
3000 4,50 13.500,00

ENTRADA R$ un

Total

Qtd.

SADA R$ un

Total

Qtd.
2000 2000 3000 5000 2000

SALDO R$ un
4,00 4,00 4,50

Total
8.000,00 8.000,00 13.500,00 21.500,00

4,00 4,50

8.000,00 6.750,00 14.750,00

1500

4,50

6.750,00

1500 3500 2000 1500

4,00 4,50 3,90

8.000,00 6.750,00 7.800,00 22.550,00

2000

3,90

7.800,00

2000 5500 2000 1000 2000 3000 4,50 3,90 4.500,00 7.800,00 12.300,00 500 0 2500

4,00 4,50 3,90

8.000,00 2.250,00 0,00 10.250,00

Aplicao: produtos onde no perecveis ou que no percam valor ao longo do tempo. Ex: vinhos quanto mais antigo, melhor; logo, tanto faz vender um lote mais recente quanto um mais antigo. Cada um ter o seu respectivo custo.

Prof. Andr Luiz Teixeira

23

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

3 Curva ABC Diagrama de Pareto


Analisar em profundidade milhares de itens num estoque uma tarefa extremamente difcil e, na grande maioria das vezes, desnecessria. conveniente que os itens mais importantes, segundo algum critrio, tenham prioridade sobre os menos importantes. Assim, economiza-se tempo e recursos. Para simplificar a construo de uma curva ABC, separamos o processo em 6 etapas a seguir: 1) Definir a varivel a ser analisada A anlise dos estoques pode ter vrios objetivos e a varivel dever ser adequada para cada um deles. No nosso caso, a varivel a ser considerada o custo do estoque mdio, mas poderia ser: o giro de vendas, o mark-up, etc. 2) Coleta de dados Os dados necessrios neste caso so: quantidade de cada item em estoque e o seu custo unitrio. Com esses dados obtemos o custo total de cada item, multiplicando a quantidade pelo custo unitrio. 3) Ordenar os dados Calculado o custo total de cada item, preciso organiz-los em ordem decrescente de valor, como mostra a tabela a seguir: Item Quant. Mdia em estoque (A) Unidades 5 10 1 100 5000 800 40 50 4 240 300 2000 Custo unitrio (B) R$/unid. 2.000,00 70,00 800,00 50,00 1,50 100,00 4,00 20,00 30,00 150,00 7,50 0,60 TOTAL Custo total (A x B) R$ 10.000,00 700,00 800,00 5.000,00 7.500,00 80.000,00 160,00 1.000,00 120,00 36.000,00 2.250,00 1.200,00 144.730,00 Ordem

Apontador Bola Caixa Dado Esquadro Faca Giz Heri Isqueiro Jarro Key Livro

3 10 9 5 4 1 11 8 12 2 6 7

Prof. Andr Luiz Teixeira

24

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

4) Calcular os percentuais Na tabela a seguir, os dados foram organizados pela coluna Ordem e calcula-se o custo total acumulado e os percentuais do custo total acumulado de cada item em relao ao total. Ordem Item Quant. Mdia em estoque (A) Unidades 800 240 5 5000 100 300 2000 50 1 10 40 4 Custo unitrio (B) R$/unid. 100,00 150,00 2.000,00 1,50 50,00 7,50 0,60 20,00 800,00 70,00 4,00 30,00 TOTAL Custo total (A x B) R$ 80.000,00 36.000,00 10.000,00 7.500,00 5.000,00 2.250,00 1.200,00 1.000,00 800,00 700,00 160,00 120,00 144.730,00 Custo total acumulad o 80.000,00 116.000,00 126.000,00 133.500,00 138.500,00 140.750,00 141.950,00 142.950,00 143.750,00 144.450,00 144.610,00 144.730,00 Percentuais %

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Faca Jarro Apontador Esquadro Dado Key Livro Heri Caixa Bola Giz Isqueiro

55,3 80,1 87,1 92,2 95,7 97,3 98,1 98,8 99,3 99,8 99,9 100,0

5) Construir a curva ABC Desenha-se um plano cartesiano, onde no eixo x so distribudos os itens do estoque e no eixo y, os percentuais do custo total acumulado.

6) Anlise dos resultados Os itens em estoque devem ser analisados segundo o critrio ABC. Na verdade, esse critrio qualitativo, mas a tabela abaixo mostra algumas indicaes para sua elaborao: Classe A B C % itens 20 30 50 Valor acumulado 80% 15% 5% Importncia Grande Intermediria Pequena

Pelo nosso exemplo, chegamos seguinte distribuio:

Prof. Andr Luiz Teixeira

25

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Classe A B C

N itens 2 3 7

% itens 16,7% 25,0% 58,3%

Valor acumulado 80,1% 15,6% 4,3%

Itens em estoque Faca, Jarro Apontador, Esquadro, Dado Key, Livro, Heri, Caixa, Bola, Giz, Isqueiro.

A aplicao prtica dessa classificao ABC pode ser vista quando, por exemplo, reduzimos 20% do valor em estoque dos itens A (apenas 2 itens), representando uma reduo de 16% no valor total, enquanto que uma reduo de 50% no valor em estoque dos itens C (sete itens), impactar no total em apenas 2,2%. Logo, reduzir os estoques do grupo A, desde que calculadamente, seria uma ao mais rentvel para a empresa do nosso exemplo.

Questes: 1) Qual a definio de Curva ABC e suas classes? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2) Qual o benefcio de se analisar a curva ABC de um estoque de materiais? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Prof. Andr Luiz Teixeira

26

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

4 Compras e Desenvolvimento de Fornecedores


A atividade de compras realizada no lado do suprimento da empresa, estabelecendo contratos com fornecedores para adquirir materiais e servios, ligados ou no atividade principal. Os gestores de compras fazem uma ligao vital entre a empresa e seus fornecedores. Para serem eficazes, precisam compreender tanto as necessidades de todos os processos da empresa, como as capacitaes dos fornecedores que podem fornecer produtos e servios para a organizao. A figura abaixo demonstra as etapas da interao empresa/fornecedor:

FORNECEDORES

Funo de Compras

Unidade Produtiva

Preparam cotaes: Especificaes Preo Prazo, etc

Solicitaes Prepara solicitaes de cotaes Requisies de produtos e servios

Cotaes

Seleciona o fornecedor preferencial

Discute com o requisitante

Pedido Produz produtos e servios Prepara pedido de compra Discute com o requisitante

Entrega produtos e servios

Recebe os produtos e servios

4.1 Objetivos da funo de compras


Apesar da variedade de compras que uma empresa realiza, h alguns objetivos bsicos da atividade de compras, que so vlidos para todos os materiais e servios comprados. Materiais e servios podem: Ser da qualidade certa; Ser entregues rapidamente, se necessrio; Ser entregues no momento certo e na quantidade correta; Ser capazes de alterao em termos de especificao, tempo de entrega ou quantidade (flexibilidade); Ter preo correto. Prof. Andr Luiz Teixeira

27

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

4.2 Fonte nica e Fonte Mltipla


Uma importante deciso que os gerentes de compras enfrentam quanto a abastecer cada produto ou servio individual por meio de um nico fornecedor ou de mais de um deles, alternativas conhecidas como single-sourcing e multi-sourcing, respectivamente. A tabela a seguir mostra algumas vantagens e desvantagens dessas modalidades:

Single-sourcing
Vantagens Qualidade potencialmente melhor devido a maiores possibilidades de sistemas de garantia de qualidade. Relaes durveis. mais fortes e mais

Multi-sourcing
Comprador pode forar preo baixo mediante concorrncia dos fornecedores. Possibilidade de mudar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento. Vrias fontes de conhecimento especializao disponveis. e

Maior dependncia favorece maior comprometimento e esforo. Melhor comunicao. Cooperao mais fcil no desenvolvimento de novos produtos e servios. Mais economias de escala. Maior confidencialidade. Desvantangens Maior vulnerabilidade a problemas caso ocorram falhas no fornecimento. Fornecedor individual mais afetado por flutuaes no volume de demanda. Fornecedor pode forar preos para cima caso no haja alternativas de fornecimento.

Dificuldade de encorajar comprometimento do fornecedor.

Maior dificuldade de desenvolver sistemas de garantia da qualidade eficazes. Maior esforo comunicao. requerido para

Fornecedores tendem a investir menos em novos processos. Maior dificuldade de obter economias de escala.

4.3 tica em Compras


Um assunto muito importante na administrao moderna o aspecto da tica (parte da filosofia que trata dos valores morais e dos princpios ideais da conduta humana). Embora compras utilize mtodos cientficos em seus procedimentos, as decises ainda so tomadas por forte julgamento pessoal e tomadas em grande parte por interaes pessoais. Portanto, os preceitos morais e as condutas de tica em aes de tomar decises nas negociaes da empresa iro refletir, em muito, no julgamento que a prpria empresa receber da sociedade, refletindo em seu desempenho. O estabelecimento de um cdigo de norma ou de conduta, dentro da empresa, torna-se importante para o bom desempenho de seus membros e colaboradores, e como guia de orientao,

Prof. Andr Luiz Teixeira

28

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

apresentamos Os Princpios e Padres da Prtica de Compras, que foram desenvolvidos pela National Association of Purchaser Superviser, nos Estados Unidos: 1) Considerar, em primeiro lugar, os interesses de sua empresa em todas as transaes, e pr em prtica e crer em suas polticas estabelecidas; 2) Ser receptivo a conselhos competentes, advindos de seus superiores, e baseados nesses conselhos atuar dignamente, sem diminuir o respeito pelo cargo; 3) Comprar sem prevenes, buscando obter para a empresa o mximo valor final para cada centavo aplicado; 4) Empenhar-se ativamente e consistentemente na ampliao de seu conhecimento acerca dos materiais e processos de manufatura, estabelecendo metodologia especfica para a conduo do seu trabalho; 5) Trabalhar para que haja honestidade e verdade nas negociaes e compras e denunciar todas as formas e manifestaes de suborno e fatos ilcitos nos negcios; 6) Atuar com cortesia e rapidez, tanto quanto for possvel para todos que o visitam em negcios; 7) Respeitar suas obrigaes e exigir que as obrigaes para consigo e para os que consigo estejam envolvidos sejam respeitadas, segundo as boas prticas de negcios; 8) Evitar prticas arriscadas e inadequadas; 9) Aconselhar e participar os demais parceiros da rea de compra sobre o desempenho de suas funes, sempre que possvel; 10) Cooperar com todos para o desenvolvimento profissional e corporativo.

4.4 Comrcio Eletrnico


No incio, os meios eletrnicos eram usados por empresas para confirmar pedidos de compras e assegurar pagamento aos fornecedores. O desenvolvimento rpido da Internet, entretanto, abriu potencial para mudanas muito mais fundamentais no comportamento de compras. Em parte, isso foi resultado de informaes de fornecedores colocadas disposio pela rede. Ao facilitar a procura por fornecedores alternativos, a Internet muda a economia do processo de procura e oferece potencial para buscas mais amplas. Tambm mudou a economia de escala em compras. Compradores que requerem volumes relativamente mais baixos com maior facilidade conseguem agrupar-se de modo a criar pedidos de porte suficiente para garantir preos mais baixos. Na verdade, a influncia da Internet no comportamento do comprador no est confinada ao comrcio eletrnico. Geralmente, o comrcio eletrnico significa a troca que de fato acontece na Internet. Presume-se que se trate, normalmente, de um comprador que visita o website de um vendedor, coloca um pedido por peas e efetua o pagamento. A Web, no entanto, tambm importante fonte de compra de informao. Para cada 1% de transaes de empresas diretamente efetuadas via Internet, devem existir 5% ou 6% de empresas que, em algum momento, envolveram a rede, provavelmente com compradores potenciais usando-a para comparar preos ou obter informaes tcnicas.

4.5 Eletronic Data Interchange (EDI)


Atualmente, o setor de compras tem um aliado de enorme importncia para desenvolver os pedidos junto aos fornecedores, o Eletronic Data Interchange (EDI). uma tecnologia para transmisso eletrnica de dados, via computadores, atravs de linha telefnica, modem e software especfico para traduo e comunicao de documentos entre a empresa e os fornecedores. Os pedidos ou ordens de compras so enviados via computador, compactados e criptografados e acessados por senhas especiais. O EDI pode estar conectado aos fornecedores, clientes, bancos, distribuidoras e transportadoras e as informaes so transmitidas em tempo real, eliminando-se papis, telefonemas, visitas e erros, proporcionando enormes vantagens, tais como: Reduo nos custos do pedido; Rapidez nas informaes; Prof. Andr Luiz Teixeira

29

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Questes:

Segurana e preciso no fluxo de informao; Facilidade de ter os pedidos na empresa; Fortalece o conceito de parcerias.

1) Quais as vantagens de estabelecer um cdigo de tica em compras? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2) Explique o processo de compras. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3) Explique o sistema EDI. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Prof. Andr Luiz Teixeira

30

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

5 Armazenagem e Controle
Armazenagem, manuseio e controle dos produtos so componentes importantes e essenciais do sistema logstico, pois seus custos envolvem elevada percentagem dos custos totais logsticos de uma empresa. Os custos de armazenagem devem ser tratados em conjunto com as variveis que afetam os custos de produo/distribuio, para obtermos o menor custo total logstico.

Muitas empresas, nos dias atuais, esto evitando ou minimizando as necessidades de estoques, com a aplicao, com xito, da filosofia Just-In-Time. O JIT o ajuste de suprimentos e demanda no tempo e na qualidade certa, ou seja, matria-prima e produtos devem chegar no momento justo em que so necessitados. Entretanto, de suma importncia que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de preciso e com fornecedores confiveis a fim de obter um suprimento adequado demanda. Tendo-se a necessidade de espao fsico e materiais para serem armazenados, dimensionar e controlar esses estoques uma atividade importante e at preocupante.

5.1 Localizao de depsitos


Uma vez estabelecido que temos necessidade por rea de armazenagem, prxima considerao saber e definir a localizao desse espao. Inicialmente, um armazm localizado com referncia a outros depsitos do sistema logstico, em face das aes para reduzir custos com os transportes, manuteno dos estoques e processamento dos pedidos. Na segunda etapa, aps a definio da localizao geogrfica, define-se o local especfico a ser escolhido. Os seguintes fatores so importantes na anlise para determinar o local: Atitude da comunidade local e do governo com relao ao depsito; Custo para preparar o terreno; Custos de construo; Facilidade dos servios de transportes; Potencial para expanso; Disponibilidade da mo-de-obra local; Segurana do local; Valor promocional do local; Sistema virio do local. Uma vez localizado o depsito, a prxima deciso determinar o tamanho necessrio do edifcio, se ser alugado ou prprio. O espao requerido dever atender ao nvel mximo de estoque para uma temporada especfica, conforme avaliao da demanda. O tamanho timo do prdio ser Prof. Andr Luiz Teixeira

31

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

aquele que oferecer o custo mnimo para a combinao das necessidades de mercado e atender plenamente os custos finais do produto. O armazm ou depsito tambm pode ser chamado de centro de distribuio (C.D.).

5.2 Inventrio Fsico


Periodicamente, as organizaes efetuam contagem fsica de seus itens em estoques e em processos, para comparar a quantidade fsica com os dados contabilizados em seus registros, a fim de eliminar as discrepncias que possam existir entre os valores contbeis e o que realmente existe em estoque. Serve tambm, para a apurao do valor total de estoques para efeito de balano do ano fiscal e seu imposto de renda. O inventrio pode ser geral ou rotativo. O inventrio geral elaborado no fim de cada exerccio fiscal de cada empresa, abrangendo a contagem fsica de todos os itens de uma s vez, incluindo-se almoxarifado de recebimento, almoxarifado intermedirio, peas em processos e produtos acabados. O inventrio rotativo feito no decorrer do ano fiscal da empresa, sem qualquer tipo de parada no processo operacional, concentrando-se em cada grupo de itens em determinados perodos, que podem ser semanas ou meses. Os inventrios so elaborados e executados sob orientao e controle da rea financeira e com documentao especialmente preparada para esse fim. O procedimento da contagem fsica feito em duas vezes e por duas equipes diferentes. Quando as contagens das equipes coincidem, o inventrio daquele item estar encerrado, porm, quando houver divergncia, uma terceira equipe far nova contagem. Aps o trmino do inventrio, elaborada uma anlise de possveis diferenas entre o controle documentado e a contagem fsica do processo, e os itens que apresentam divergncia de quantidades passaro por processo de anlise e posteriormente ajuste e reconciliao de acordo com as polticas da empresa.

5.3 Embalagem e Manuseio


Com o desenvolvimento dos servios de vendas e, principalmente, com os auto-servios, a embalagem passou a ter papel importante no processo empresarial, assumindo trs funes fundamentais. A primeira, a origem da embalagem, um dispositivo de proteo ao produto, para o manuseio, transporte e armazenagem. A segunda funo de facilitar e incrementar a eficincia da distribuio. E, finalmente, a terceira funo um elemento de apelo mercadolgico e de incrementador das vendas, chegando-se a falar que ela um vendedor silencioso do produto. No aspecto embalagem, temos tambm que nos ater ao rtulo, pois nele so colocadas as informaes importantes e obrigatrias pela legislao vigente em cada pas. As embalagens podem ser desenvolvidas normalmente pelo fabricante do produto ou por empresas especializadas em propaganda e marketing. Os fatores importantes no desenho da embalagem so: Ter forte apelo de venda; Induzir o consumidor compra; Facilitar o manuseio; Poder ser usada aps vazia, ou ser reciclada; Facilitar o reconhecimento do produto; Ser resistente e no poluente; Representar o benefcio primordial do produto; Ter baixo custo. A embalagem para transporte deve seguir regras especficas, estabelecidas para cada tipo de transporte e para o ambiente onde o produto ir ser manuseado e movimentado, alm das exigncias legais para cada tipo ou especificao do produto. H de se buscar, sempre, a melhor maneira possvel de manusear e movimentar a embalagem com a mxima proteo ao produto e ao meio ambiente, com o menor custo possvel. A embalagem de movimentao , tambm, importante para reduzir ocorrncias como: perdas, extravios e outros sinistros. Prof. Andr Luiz Teixeira

32

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

O manuseio de materiais consiste no transporte a curta distncia que ocorre no interior ou prximo a uma empresa ou em um centro de distribuio, armazm ou fbrica. Esse procedimento consiste em carregar e descarregar veculos de transportes, montar contineres, contentores, caixas e todo e qualquer sistema de proteo ao produto e de entrega ao cliente. Os principais objetivos do manuseio de materiais so: Otimizar a utilizao cbica dos armazns; Otimizar a eficincia operacional dos armazns; Reduzir custos de movimentao; Otimizar a carga de cada transporte; Melhorar o atendimento ao mercado.

Os dez princpios da movimentao de materiais 1) Princpio do planejamento: necessrio determinar o melhor mtodo, do ponto de vista
econmico, planejando todas as suas atividades; 2) Princpio de integrao: a capacidade de carga de cada modal ser tanto mais econmica quanto melhor forem as condies necessrias para integrar as atividades de movimentao, coordenando todo o sistema operacional, que conjunto de operaes formado por recebimento, estocagem, produo, inspeo, embalagem, expedio e transporte; 3) Princpio do tempo ocioso: reduzir tempo ocioso ou improdutivo, tanto do equipamento quanto da mercadoria, baixando assim o custo final do produto; 4) Princpio da simplificao: criticar a produtividade ou o nvel de servio exigido pela operao, reduzir, combinar ou eliminar movimentos e/ou equipamentos desnecessrios; 5) Princpio de fluxo e simplificao: elaborar o melhor fluxo de materiais e da mo-de-obra. As operaes de movimentao de materiais podem ser automatizadas para melhorar a eficincia operacional, aumentar seu fluxo usando sistemas automatizados, equipamentos de movimentao mecanizados quando forem aplicveis ou a prpria fora da gravidade; 6) Princpio do melhor espao: aproveitamento dos espaos verticais contribui para a reduo das reas de armazenagem e para a reduo dos espaos requeridos e dos custos; 7) Princpio da segurana: a produtividade do trabalho aumenta conforme as condies tornam-se mais seguras, com facilidade para se movimentar, enxergar, armazenar e cuidar. Substituir mtodos e equipamentos de movimentao obsoletos e precrios; quanto mais seguras as condies e os mtodos e equipamentos, mais eficientes sero as operaes; 8) Princpio da ergonomia: a capacidade e limitaes humanas precisam ser reconhecidas e respeitadas no projeto das tarefas e dos equipamentos de movimentao de materiais; 9) Princpio ambiental: considerar as possveis implicaes ao meio ambiente, tais como consumo exagerado de energia, desperdcios, dejetos e poluio reduzindo-os ao mximo; 10) Princpio da padronizao: padronizar os mtodos, os espaos, os equipamentos e os procedimentos, bem como os tipos e tamanhos dos equipamentos de movimentao. Considerar tambm, os aspectos do material a ser movimentado, o movimento a ser realizado e os mtodos a serem utilizados com todos os equipamentos de movimentao e do sistema, formulando anlise econmica para prover o maior ciclo de vida dos mesmos. So equipamentos de manuseio interno de materiais: empilhadeira manual; carrinho eltrico manual; carrinho manual porta-pallets; carrinho manual; pallets; transportadores de roletes ou esteira; talha eltrica; rob; empilhadeiras a gs ou eltricas, etc.

Prof. Andr Luiz Teixeira

33

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

Questes: 1) Qual a vantagem de se realizar inventrios rotativos? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 2) Qual a finalidade de uma empilhadeira? Onde a utilizamos? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3) Os pallets foram criados para que finalidade? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Prof. Andr Luiz Teixeira

34

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

6 Distribuio e Transporte
Transporte refere-se aos vrios mtodos para movimentar produtos. A administrao da atividade de transporte geralmente envolve decidir quanto ao mtodo de transporte, aos roteiros e utilizao da capacidade dos veculos. Hoje, no Brasil, como parte integrante dos departamentos de Logstica est o estudo e a busca pela diminuio em massa do chamado Custo Brasil. Esse, que por sua vez, est formado por itens como impostos, estradas (rodovirias e ferrovirias), sistemas de armazenagem, transportes hidrovirios (fluviais e de cabotagem), sistemas porturios e encargos de mo-de-obra pauta de constante busca de reduo pelos departamentos logsticos de todas as empresas e pelo prprio governo brasileiro. Para isso, o mais utilizado a busca de constante aproveitamento do transporte de ida e volta para uma melhor ergonomia no preo do frete. medida que o transporte fica mais barato e de fcil acesso, contribui para aumentar a competio no mercado, garantir a economia de escala e reduzir os preos das mercadorias. Na falta de um bom sistema de transporte, o mercado fica limitado produo local, e, com melhores servios de transporte, o custo de mercados distantes pode ser bastante competitivo. Exemplo: Suponha que as laranjas de Limeira podem ser produzidas a $ 0,40 a dzia, e as laranjas do Paran por $ 0,50 a dzia. Os custos de transportes so de $ 0,15 a dzia para colocar laranjas de Limeira no mercado paranaense. Assim, a competio muito limitada. Por outro lado, se os custos de transporte baixassem para $ 0,08, a competio naturalmente seria incentivada. O sistema de distribuio composto de diversos tipos de movimentao denominado modal. Podemos destacar os seguintes modais: Rodovirio, Ferrovirio, Hidrovirio, Aerovirio, Dutovirio e Multimodal. Entre esses modelos, qual seria o mais vantajoso? Como poderemos avali-lo? Para cada localidade podem existir vrios modais ou s vezes um s, porm, deveremos efetuar uma anlise criteriosa de custos, em que no somente ser visto o custo de peso por kilometragem, seguros, manipulao e estocagem (custos tangveis), mas tambm todos os intangveis (rapidez, facilidade, confiabilidade segurana, rastreabilidade, garantia, perfeio e satisfao). A anlise do custobenefcio fator determinante na escolha do melhor modal de distribuio de nossos produtos. Existem tambm fatores restritivos em certos modais. Por exemplo: aeronaves no transportam produtos com risco de exploso, mesmo que em concentraes pequenas. Produtos qumicos s so aceitos se encaminhados por empresas especializadas em coleta e embalagem especiais (trmicas, anti-vazamentos, etc). No Brasil, a utilizao dos modais de transportes est assim distribuda: rodovirio, 57,5%; ferrovirio, 21,2%; hidrovirio, 17,4%; dutovirio, 3,5%; e areo, 0,3%. Canal de Distribuio o caminho pelo qual os produtos passam, desde o pedido at o cliente final, sendo principalmente os centros de distribuio, atacadista e varejista. Corresponde, portanto, a uma ou mais empresas que participam do fluxo do produto em toda a sua cadeia.

Questes: 1) Como podemos reduzir custos de transportes? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Prof. Andr Luiz Teixeira

35

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

7 Recursos Patrimoniais
Os recursos patrimoniais de uma organizao compreendem instalaes, mquinas, equipamentos e veculos que fazem possvel sua existncia, ou seja, sua operao. Os bens patrimoniais no so adquiridos todos de uma s vez, mas durante sua existncia. Podem ser classificados em: Equipamentos e mquinas: so as ferramentas, mquinas operatrizes, caldeiras, guindastes, pontes rolantes, compressores, dispositivos, veculos, computadores, mveis, etc; Prdios: so os galpes, escritrios, almoxarifados, garagens, etc; Terrenos: compreendem o local onde esto as instalaes, suas reas livres e terrenos vazios que pertenam empresa; Jazidas: so as localizaes onde a empresa tem direitos, poder ou autorizao de extrao de produtos minerais; Intangveis: so os recursos que no podemos tocar, no tem corpo ou forma fsica; so as patentes, projetos, direitos autorais e marcas. A obteno dos recursos patrimoniais pode ocorrer em duas etapas. A primeira, no projeto inicial do negcio, quando se est iniciando a empresa. A segunda etapa, quando se est ampliando ou trocando os recursos. A etapa que se refere ampliao ou substituio sempre dever ser subordinada a um planejamento estratgico e fundamentada em uma projeo de retorno de investimento para sua aprovao e garantia de sucesso. Os recursos patrimoniais, tambm, so divididos em mveis e imveis. Mveis so aqueles que podem ser movimentados, deslocados de posio sem que percam sua constituio fsica (mquinas, veculos, mveis, etc). Imveis so aqueles que, se forem movidos ou deslocados do local, perdem sua forma fsica, ou no podem ser deslocados prdios, pontes, terrenos e jazidas. Os recursos patrimoniais, na anlise contbil da empresa, fazem parte dos ativos imobilizados.

7.1 Classificao e Codificao


Uma das atividades mais importantes na administrao dos recursos patrimoniais registrar e controlar todos os bens patrimoniais da empresa. Para que essa ao possa desenvolver-se com melhor acuracidade e perfeito controle, torna-se necessrio classificar e codificar todos os bens pertencentes empresa. O objetivo da classificao e codificao de materiais e bens simplificar, especificar e padronizar com uma numerao todos os bens da empresa, tanto os materiais como os patrimoniais. Com a codificao do bem, passamos a ter um registro que nos ir informar todo o seu histrico, tais como: data de aquisio, preo inicial, localizao, vida til esperada, valor depreciado, valor residual, manuteno realizada e previso de sua substituio. Aps o bem estar codificado, recebe uma plaqueta com sua numerao e controle.

7.2 Depreciao
Depreciao de um bem do recurso patrimonial a perda que ele tem decorrente de seu uso no tempo, obsolescncia ou deteriorizao. Essa depreciao controlada e regulada pela Receita Federal, mediante instrues normativas em funo do bem e de seu uso dirio. O sistema de depreciao que aceito pela Receita Federal o mtodo linear, ou seja, aquele em que o bem depreciado em partes iguais durante sua vida til. A depreciao do bem poder mudar no transcorrer de operao de uma empresa caso mude a quantidade de uso dirio do equipamento mediante laudo pericial de rgo competente.

Prof. Andr Luiz Teixeira

36

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

A depreciao linear feita por meio da seguinte frmula:

D=

Vi Vr Pu

onde: D = Depreciao Vi = Valor inicial do bem Vr = Valor residual do bem Pu = Perodo til de vida do bem Para melhor podermos entender esse procedimento de depreciao, examinaremos o exemplo abaixo: Qual ser a depreciao anual de uma retfica centerless que foi adquirida por R$ 220.000,00 que, de acordo com sua utilizao, ter uma vida til de cinco anos cujo valor residual no final deste perodo ser zero, considerando-se que no haver registro de inflao no perodo. Vi = 220.000,00 Vr = 0 Pu = 5 anos

D=

220.000,00 0 = R$44.000,00 / ano 5

O bem ter uma depreciao anual de R$ 44.000,00 por ano. Com base nesse exemplo, podemos, agora, construir a tabela de depreciao anual da retfica com seu valor residual ano a ano, conforme mostrada abaixo: Ano 0 1 2 3 4 5 Depreciao anual R$ 44.000,00 44.000,00 44.000,00 44.000,00 44.000,00 Depreciao acumulada R$ 44.000,00 88.000,00 132.000,00 176.000,00 220.000,00 Valor contbil R$ 220.000,00 176.000,00 132.000,00 88.000,00 44.000,00 0,00

Decorridos cinco anos, a retfica ter valor contbil zero; porm, isso no significa que no poderemos vender a mquina. Podemos vender qualquer de nossos recursos patrimoniais a qualquer momento. O que ir definir seu preo de negociao no o valor contbil, mas o valor de mercado.

Questes: 1) O que so bens tangveis e bens intangveis? D exemplos. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Prof. Andr Luiz Teixeira

37

APOSTILA DE GESTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGSTICOS

2) Qual a razo de codificarmos um bem ou produto? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3) Alm dos desgastes decorrentes do uso, que mais justificaria a depreciao de um bem patrimonial? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4) Explique o que depreciao de um bem. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Prof. Andr Luiz Teixeira

38

You might also like