You are on page 1of 12

TRABALHO DE TEORIA GERAL DO PROCESSO JURISIDIO CONTENCIOSA X VOLUNTRIA Aluno: GILSON GOMES

Sumrio
Introduo .............................................................................................................................................. 3 1 - Jurisdio ......................................................................................................................................... 4 2 - Jurisdio voluntria....................................................................................................................... 5 3 - Jurisdio contenciosa................................................................................................................... 7 4 - Distines entre jurisdio contenciosa e voluntria ................................................................ 8 5 - Correntes Doutrinrias ................................................................................................................... 9 5.1 Administrativa......................................................................................................................... 9 5.2 - Jurisdicional........................................................................................................................... 10 5.3 - Autnoma .............................................................................................................................. 10 6 - Concluso ...................................................................................................................................... 10 Bibliografia ........................................................................................................................................... 12

Introduo O presente trabalho tem por base o artigo Breve apreciao sobre a jurisdio voluntria, da professora Gisele Leite, articulista de diversas e conhecidas pginas de interesse jurdico, na internet. Busca-se aqui a apresentar os conceitos e a distino entre a jurisdio voluntria e a contenciosa alm das diversas correntes doutrinrias concernentes jurisdio voluntria.

1 - Jurisdio Coloquialmente, jurisdio tem sentido de rea ou territrio onde algum, via de regra, uma autoridade, exerce o seu poder ou atividade. Segundo o dicionrio Michaelis, :
sf (lat jurisdictione) 1 Dir Poder, direito ou autoridade legal para ouvir e determinar uma causa ou causas, considerados em geral ou com referncia a um caso particular. 2 Poder legal para interpretar e ministrar a lei. 3 Autoridade de um poder soberano de governar e legislar. 4 Territrio a que se estende esta autoridade. 5 Atribuies de um magistrado 6 Faculdade de aplicar as leis e de julgar. 7 Extenso territorial em que um juiz exerce as suas atribuies. 8 Competncia, alada..

Carreira Alvim, em Teoria Geral do Processo, p. 64, diz que a palavra jurisdio vem do latim ius (direito) e dicere (dizer), cujo significado dico do direito, remetendo a uma funo do Estado. Ensina, ainda, o ilustre Desembargador e mestre:
jurisdio uma funo do Estado, pela qual este atua o direito objetivo na composio de conflitos de interesses, com o fim de resguardar a paz social e o imprio do direito. No exerccio dessa funo, o juiz no atua espontaneamente, devendo para tanto, ser provocado por quem tenha interesse na lide.

Destaque-se que o Estado tem o poder, ou o dever, de solucionar conflitos, de aplicar o direito, resguardando a ordem jurdica. Uma das caractersticas da jurisdio a unicidade. A jurisdio una e est intimamente ligada soberania nacional e ao territrio, ou seja, a relao se d pelo fato de que sendo nica a soberania, una tambm a jurisdio. Segundo Carreira Alvim, citando a doutrina, costuma-se classificar a jurisdio segundo alguns critrios, falando-se em espcies de jurisdio e, nesse sentido, quanto forma, ter-se-ia duas espcies de jurisdio, a contenciosa e a voluntria. Na contramo de tal entendimento sobre a classificao, ou subdiviso da jurisdio, a mestre Dra. Gisele Leite contundente:
Ademais, sendo ontologicamente a jurisdio una, a diviso que se se faz em contenciosa e voluntria acientfica assim como tambm a lacerao da Cincia do Direito em inmeros ramos jurdicos aparentemente distintos, embora saibamos ser uma cincia una.

V-se, assim, que as jurisdies contenciosa e voluntria dividem os doutrinadores, trazendo interessantes debates, produzindo diferentes correntes de entendimento. E, ainda, desafia a ilustre educadora: Ningum de plena boa -f pode garantir quais so os processos que devem ser realmente decididos por jurisdio voluntria ou pela jurisdio contenciosa. Como caractersticas de jurisdio podem-se citar quatro, que so a substitutividade, lide anterior, inrcia e definitividade. Quanto substitutividade, o Estado substitui como uma atividade as atividades dos envolvidos no conflito. Cabe ao Estado decidir a quem cabe razo no conflito. Quanto lide anterior, a pr-existncia da lide faz com que o Estado possa ser acionado e exercer a substitutividade para resolver o conflito. Quanto inrcia, faz-se necessrio que uma das partes ou ambas solicitem a interveno do estado no conflito a fim de dar soluo. Quanto definitividade, a coisa julgada, ou seja, a deciso tomada pelo Estado-juiz, esgotados os recursos, torna-se imutvel, segura e definitiva. Faz necessrio, ento, apresentar o que vem a ser cada uma das jurisdies, bem como as suas diferenas, que provocam tais divergncias de opinies. Interessante apontar que a maior parte das correntes doutrinrias, embora suas divergncias, convergem para um ponto comum no que se refere jurisdio voluntria, afirmando-se que no verdadeira jurisdio e nem mesmo voluntria.

2 - Jurisdio voluntria O termo jurisdio voluntria, segundo Valdenir Cardoso Arago, em seu artigo Jurisdio Voluntria, diz que a origem est no Direito Romano, uma vez que pessoas tinham algum conflito, de comum acordo e de forma espontnea, iam perante o juiz pedir a sua interveno em determinado assunto.

De acordo com Chiovenda, se tratava do iurisdictio voluntaria que eram os atos que os rgos judiciais realizavam em face de um nico interessado. Atos estes que com o passar do tempo passaram dos juzes singulares para os notrios. Arruda Alvim, em Manual de Direito Processual Civil, 2003, p.21, afirma que a jurisdio voluntria constitui-se em atividade intrinsecamente administrativa, e no jurisdicional, tratando-se de da administrao pblica de interesses particulares que cabe ao Poder Judicirio. Um bom exemplo est nos contratos de compra e venda de imveis que para que tenham validade faz-se necessrio que a transao seja lanada no Registro de Imveis. Ou seja, a jurisdio voluntria de natureza administrativa. No visam
resoluo de conflitos.

Dinamarco, em Instituies de Direito Processual Civil, p. 322, afirma que:


a jurisdio voluntria a atividade jurisdicional destinada a pacificar pessoas mediante a tutela a uma delas ou a ambas, em casos de conflitos postos diante do juiz sem confronto entre possveis direitos de uma ou de outra. Aborda como caractersticas: atividade jurisdicional e no administrativa, destina-se tutela de pessoas em casos de conflitos, no consiste em dirimir diretamente conflitos entre ela, consequentemente, no so julgadas pretenses antagnicas e destina-se a dar tutela a uma das partes, previamente determinada, ou a ambas, sem se colocar para o juiz a escolha entre tutelar uma delas ou a outra.

Concernente, ainda, ao assunto, observa-se que so referncias os juristas italianos Giuseppe Chiovenda e Francesco Carnelutti, quando para o primeiro a jurisdio possui mero carter substitutivo, ou seja, retira o direito de agir das partes uma em relao outra, dando lugar ao direito de pedir perante um rgo estatal imparcial, enquanto para Carnelutti, a jurisdio tem como objetivo a resoluo dos conflitos. Conforme j citado, os doutrinadores convergem para um ponto atinente jurisdio voluntria discutindo-se at mesmo a sua prpria existncia como bem descreve a professora Dra. Gisele Leite ao dizer que alm de nada ter de gratuita, uma vez que a citada jurisdio tambm denominada graciosa, e que desfigura as funes do Poder Judicirio, tendo em vista ser prprias do Poder Executivo. Citando Carnelutti, lana dvida da existncia da jurisdio voluntria, lanando esta no campo processual apenas.

Neste aspecto, Carreira Alvim coaduna com a opinio da ilustre mestre, citando Chiovenda, diz que entre as atividades jurisdicionais no se insere a jurisdio voluntria, que no propriamente jurisdio (p.78). Por jurisdio voluntria entende ainda a Dra. Mestre Gisele Leite, que aquela na qual o juiz exerce sem as solenidades do juzo, que por meio de interveno em assunto de natureza prpria, por si s, no admite contradio de parte, sendo, meramente, uma atividade administrativa do Judicirio. Nesta espcie de jurisdio, o juiz apenas d a legalidade relao jurdica, exercendo atividade administrativa em nome do Estado, uma vez envolvido em relaes privadas, no havendo nem mesmo parte ou lide, uma vez que h apenas interessados. Alm do que no se pode considerar voluntria pelo fato de que ao interessado cabe obedecer deciso por meio da fora coercitiva. Interessante tambm apontar que na jurisdio voluntria no h a produo de coisa julgada, a sentena no definitiva, citando-se como exemplo a interdio.

3 - Jurisdio contenciosa A princpio, a definio ou um conceito de jurisdio contenciosa seria pela negao do que entende de jurisdio voluntria. Se no se enquadra em jurisdio voluntria, contenciosa. Como exemplo, se na jurisdio voluntria h simples pedido de interessado, na seara da contenciosa h a ao, ou seja, enquanto na contenciosa h ao e pretenso, na outra no existe nem a pretenso e nem a ao. Na jurisdio contenciosa h os conflitos de interesses que so levados a juzo, sendo provocado o Estado a solucion-lo. De acordo com Neves Amorim, em Direito Processual Civil, p.34, na jurisdio contenciosa que o Poder Judicirio exerce a sua atividade prpria, por que onde se encerra a ideia de conflito de interesses, no qual se instala o litgio, e o Estado-juiz atua de modo a solucion-lo. Na jurisdio contenciosa, h a funo jurisdicional, lide, partes oposio de interesses, sentena de mrito e produo de coisa julgada.
7

H autores e doutrinadores que entendem ter o mesmo significado ou definio a jurisdio e a jurisdio contenciosa, conforme Eldio Donizetti, por exemplo, que ensina: por jurisdio contenciosa entende-se a funo estatal exercida com o objetivo de compor litgios; a verdadeira jurisdio. Ou, ainda, o renomado Humberto Teodoro Junior que, claramente, confirma a proposio de unicidade entre jurisdio e jurisdio contenciosa:
Jurisdio contenciosa a jurisdio propriamente dita, isto , aquela funo que o Estado desempenha na pacificao ou composio dos litgios. Pressupe controvrsia entre as partes (lide), a ser solucionada pelo juiz.

4 - Distines entre jurisdio contenciosa e voluntria Com o intuito de facilitar o entendimento das distines de jurisdio contenciosa e jurisdio voluntria, apresenta-se o quadro demonstrativo abaixo:
Quadro demonstrativo distines entre jurisdio contenciosa e voluntria

Jurisdio contenciosa H ao. Produz coisa julgada. H partes. H tutela de direitos em conflito. H litgio. H substitutividade. substantiva.

Jurisdio voluntria H simples pedido do interessado. No produz coisa julgada. H interessados. H, no mximo, dissenes. H negcio ou ato. Juiz se integra no negcio ou ato. administrativa.

O juiz est obrigado a seguir o critrio de O juiz no est obrigado a seguir o legalidade estrita. critrio de legalidade estrita. A lide composta mediante o processo. H revelia. Jurisdio mediante o procedimento. No se aplica a revelia.

5 - Correntes Doutrinrias Podem-se citar como exemplos de correntes doutrinrias, a respeito da jurisdio voluntria, a administrativa, jurisdicional e a autnoma. 5.1 Administrativa Entende que a jurisdio voluntria meramente administrativa, no ocorrendo litgio, inexistindo as partes ou processo, havendo apenas um ato administrativo entre os interessados, podendo-se citar, mais uma vez a obrigao de efetuar-se o devido registro no Registro Geral de Imveis.
Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.

Ou, ainda, com base no que dispe o Cdigo Civil, em seu artigo 1.771, sobre a interdio:
Art. 1.771. Antes de pronunciar-se acerca da interdio, o juiz, assistido por especialistas, examinar pessoalmente o arguido de incapacidade.

Como se observa, nitidamente, h ingerncia do juiz sem as solenidades do juzo. Enquanto Canelutti afirma que nem ao menos existe jurisdio voluntria, mas nica e exclusivamente processo voluntrio, os que defendem essa corrente dizem que o processo voluntrio pertence Jurisdio e no administrao. Carreira Alvim cita doutrina vigente de que a jurisdio voluntria no verdadeira jurisdio, e nem voluntria, pois voluntrio ou contencioso seria o procedimento.

5.2 - Jurisdicional Alguns doutrinadores entendem que a jurisdio voluntria tem natureza jurisdicional, justifica-se ao afirmar que toda atividade jurisdicional, depende da iniciativa da parte interessada, e feita mediante o ajuizamento de uma ao. Ora, existindo ao, existir processo e consequentemente jurisdio. Dos doutrinadores modernos coaduna com tal ideia o Prof. Cndido Dinamarco, em sua obra A Instrumentalidade do Processo, (p.124 -125), quando diz que:
"a jurisdio voluntria, identificando-se com a contenciosa na unidade dos escopos sociais e no poltico de manuteno da ordem jurdica posta, no difere tanto dela, s pela diferena quanto aos escopos jurdicos, a ponto de ser lcito negar-lhe natureza jurisdicional".

Ainda afirmam que a Jurisdio voluntria e a Jurisdio contenciosa so partes de um mesmo ramo, ambas as atividades do Estado exercidas pelo Poder Judicirio.

5.3 - Autnoma Conforme Valdenir Arago, nesta linha doutrinria a jurisdio voluntria no se enquadra nem como voluntria, nem como contenciosa, configurando como categoria autnoma. Conforme ainda citado pela ilustre Prof. Dra. Gisele Leite, bem que poderia estar enquadrado nesta linha de pensadores doutrinadores Alcal_Zamora quando diz que a voluntria no jurisdio e nem mesmo voluntria, pois no representa atividade de um rgo de poder pblico para declarar o direito de uma parte contra ou em face de.

6 - Concluso A aplicao da jurisdio funo do Estado, isto indubitvel. Assim como no h unanimidade na diviso do Direito enquanto cincia em suas diversas ramificaes que academicamente fazem parte do cotidiano do operador de direito, e at mesmo do daqueles que do os primeiros passos nesta cincia, possvel verificar pelo excelente artigo jurdico, da Professora Dra. Gisele Leite, que embasou
10

este trabalho, as divergncias entre as diversas correntes doutrinrias atinentes jurisdio, onde a simples diviso da mesma entre contenciosa e voluntria e o papel do agente do Estado na soluo de conflitos, o juiz, pondo-se de lado o estudo de cada uma delas em separado, j o suficiente para interessantes debates. No entanto, inegvel que dividida dessa forma, entre contenciosa e voluntria, e com base nas definies que as diferentes correntes doutrinrias apresentam para cada uma das jurisdies, possvel aplicar ao ordenamento jurdico cada uma de suas pticas, embora independente de qual corrente se abrace, a funo do Estado em prestar a jurisdio, primeira vista, no afetada.

11

Bibliografia LEITE, Gisele. Breve apreciao sobre a jurisdio voluntria. Disponvel em <http://www.giseleleite.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=374347>. Acesso em 28 de maro de 2013. ARAGO, Valdenir Cardoso. Jurisdio voluntria. Disponvel em <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6220>. Acesso em 2 de abril de 2013. CASTRO, Amorim. Jurisdio contenciosa e jurisdio voluntria. Disponvel em <http://amorimecastro.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16:juris dicao-contenciosa-e-jurisdicao-voluntaria&catid=27:artigos-juridicos&Itemid=93>. Acesso em 2 de abril de 2013. AMORIM;J.R.N.; MARTINS; S.G. Direito Processual Civil: Teoria e Questes, So Paulo, Campus, 2008.

12

You might also like