You are on page 1of 9

ESTUDOS

Da educao do juzo de gosto*


iscorre sobre a necessidade do ensino das artes e da sua histria na educao. Visa educar o juzo de gosto para assim instrumentar o estudante a identificar a beleza como expresso da totalidade humana. Corrobora a noo de que a formao do cidado, do artista e do ser emancipado so interdependentes. Define os termos capazes de conferir disciplinaridade ao ensino das artes, ao reconhecer na esttica o campo disciplinar que tem como objeto de estudo a prxis humana, quando esta visa objetivar, atravs da obra de arte, a conjugao das dimenses subjetiva e objetiva, individuais e sociais, ou seja, o ser na totalidade. Situa as categorias citadas: julgamento de gosto, totalidade, belo, autonomia, esttica. Sugere um roteiro de leitura da obra de arte inferido das premissas conceituais.

Matheus Gorovitz
Palavras-Chave: esttica; belo; gosto; totalidade; autonomia; cidadania.

* Este comunicado deriva de um texto anterior, de nossa autoria, sobre o ensino da histria da arte na formao profissional do arquiteto. A verso atual traduz a convico de a educao artstica comear desde a mais tenra idade.

86

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

Se se quiser gozar da arte, deve-se ser um homem artisticamente educado. Karl Marx . Manuscritos EconmicoFilosficos

Este trabalho discorre sobre a necessidade do ensino das artes e da sua histria. Visa, ao instrumentar o estudante, a identificar a beleza como expresso da autonomia humana, permitir que exera, atravs do juzo de gosto, a condio de ser emancipado. Admitindo, na senda do pensamento iluminista de Kant, a volio e autodeterminao como prerrogativas propriamente humanas, infere, na atividade artstica, um modo de reafirmar esta essncia.
A diferena, segundo Kant, entre o homem e o resto da natureza animal, inanimada ou vegetal que esta pertence ao reino da causalidade, seguem rigorosamente algum esquema pr ordenado de causa e efeito, enquanto que o homem livre para escolher o que ele quer. A vontade o que distingue seres humanos de outros objetos na natureza (Berlin, 1999, p. 70). Um ser s se considera autnomo quando senhor de si mesmo, e s senhor de si quando deve a si mesmo seu modo de existncia. Um homem que vive graas ao outro, se considera a si mesmo um ser dependente (...) a vida tem necessariamente o fundamento fora de si mesma, quando no minha prpria criao (Marx, 1978, p. 14).

de gosto. Tal modo de ajuizar implica assumir uma deciso na ausncia de uma razo prtica ou ainda de uma razo lgica. O juzo de gosto no tem como parmetro de avaliao nenhum valor preestabelecido, tem, isto sim, como referencial, o trabalho humano plasmado no acervo de obras de arte. O objeto no aferido pelo valor prtico-utilitrio a capacidade de satisfazer uma necessidade particular predeterminada , nem se alicera em valores estabelecidos a priori, conceituais, ticos, ou os que, sedimentados pela tradio, passam a ser consensuais. Diferencia-se, ainda, do discernimento fundamentado, cognitiva ou teoricamente, quando so pr-conceitos, conhecimentos adquiridos ou a argumentao lgica, que asseguram a certeza do julgamento justo. a interao das capacitaes racionais, intelectivas, volitivas e sensoriais que engendra o juzo de gosto e constitui por isto, como ao autnoma e autodeterminada, uma prxis, no sentido que lhe atribui Marx:
Atividade livre, universal, criativa e autocriativa, por meio da qual o homem cria (faz, produz) e transforma (conforma) o seu mundo humano e histrico e a si mesmo; atividade especfica ao homem, que o torna basicamente diferente de todos os outros seres (Bottomore,1988, p. 292). A prxis o ato que realiza a unidade entre o sujeito e o objeto (...) nela coincidem as determinaes do pensamento e o desenvolver-se da histria. Por isso a prxis a conscincia da totalidade e sua realizao. A conscincia no precede a ao, pelo contrrio, ela funda-se no ato (Bobbio, 1992, p. 989).

Ilustrao: Paula Xisto Ferreira

Ao promover a interao das dimenses subjetivas e objetivas e exercitar tais prerrogativas, a obra de arte faculta ao indivduo, seja no instante da concepo ou da apreciao, objetivar sua totalidade a totalidade das capacitaes individuais. Plenitude efetivamente objetivada pela conscincia da exterioridade da obra, pois S em objetos reais, sensveis, pode [o sujeito] exteriorizar sua vida (Marx, 1978, p. 40).

Julgamento de gosto
Arbitrar sobre o belo identificando as condies que o qualificam (seja propondo ou reconhecendo o belo na obra de arte) requer, na prtica didtica, educar o juzo
87

Totalidade
A totalidade subentende o conjunto de necessidades e possibilidades humanas exercidas de modo integrado, quando o

lado sensvel e o racional da conscincia no comparecem fragmentados o sujeito autoconsciente, seja na plenitude ou na adversidade da condio existencial. O contrrio desta condio a alienao, no sentido atribudo por Marx:
Ao pela qual (ou estado no qual) um indivduo, um grupo, uma instituio ou uma sociedade se tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados aos resultados ou produtos de sua prpria atividade (e atividade ela mesma), e/ou natureza na qual vivem, e/ou a outros seres humanos, e alm de, e atravs de tambm a si mesmos (s suas possibilidades humanas constitudas historicamente) (Bottomore, 1988, p. 5).

No juzo esttico, portanto, verifica-se o acordo, a harmonia, ou a sntese, entre a sensibilidade e a inteligncia, o particular e o geral (Corbisier, 1987, p. 67-68).

O ser emancipado, cujo comportamento no heteronomicamente determinado ou predeterminado, mas sim, que determina os parmetros de sua ao e nesta determinao se autodetermina, implica a articulao das esferas subjetivas e objetivas da sensibilidade e da racionalidade, da dupla condio de indivduo particular (motivado pela razo prtica e pela subjetividade), e de ser genrico (motivado pela vocao social e mediado pela universalidade do pensamento objetivo lgico e cognitivo), pois, conforme postula Marx: somente na elaborao de um mundo objetivo que o homem se afirma como ser social (Marx, 1978, p. 12).

No conceito de belo, sublinhada a conscincia do ser como ser social, pois ao valer-se de um conceito (universal) que se manifesta como fenmeno, pode, ento, se comunicar. Comunicabilidade igualmente possvel no plano do cotidiano, na linguagem prosaica quando prevalecem valores individuais e subjetivos (Maria bela), ou ainda no discurso lgico ou tico que almeja, ao contrrio, a universalidade, expresso no-tributria de aspectos subjetivos e particulares ( belo morrer pela ptria). No primeiro caso, o sujeito objetiva a conscincia da sua individualidade (particular e subjetiva), no segundo, a conscincia de sociabilidade (universal e objetiva).

Autonomia
A idia de ser autnomo homloga de belo como expresso autnoma: Proporo que uma parte mantm com outras partes e com o todo (Tatarkiewicz, 1995, p. 122). A sntese entre o contedo (sujeito autnomo) e a forma (objeto autnomo) adjetivada como beleza e objetivada pela obra de arte uma prxis e, enquanto tal, tem um sentido volitivo e libertrio: promover a conscincia da autonomia e da liberdade, esta entendida como conscincia de necessidades e possibilidades objetivas historicamente constitudas, e como corolrio, o sentido de responsabilidade mvel da cidadania.
A liberdade a conscincia simultnea das circunstncias existentes e das aes que, suscitadas por tais circunstncias, nos permitem ultrapass-las (Chau, 1994, p. 362). Ao contrrio dos processos naturais ou necessrios, e das aes que resultam da coao e da violncia, as aes humanas consideradas livres so intencionais, visam determinado fim, tm motivo que as explica e incluem um projeto, bem como a deciso de um agente responsvel. A intencionalidade a caracterstica fundamental do comportamento consciente e livre. A circunstncia de ter feito,
88
R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

Belo
A mediao entre o universo subjetivo e o objetivo se faz pelo conceito de belo; ao afirmar, mediante o juzo de gosto que algo belo, quero que meu sentimento (particular e subjetivo) possa ser compartilhado coletivamente; por isto, associo um conceito (objetivo e universal) singularidade subjetiva. Atribuo um valor universal a um sentimento afetivo particular.
O juzo esttico envolve uma contradio, ou antinomia, pois embora exprima uma experincia do sujeito, da sua sensibilidade particular, pretende que a significao dessa experincia seja comunicvel aos outros e encontre ressonncia universal. Eis porque Kant nos diz a propsito da quantidade do juzo, que belo o que agrada universalmente sem conceito (...).

estar fazendo ou pretender fazer alguma coisa intencionalmente define a liberdade e a responsabilidade da conduta humana (...) Ao reconhecer-se responsvel pelo que pratica, o sujeito se reconhece, tambm, como agente livre ou causa de tais atos, excluindo-os conseqentemente, do domnio da natureza ou da necessidade (...) A liberdade, como observa Hegel, deixa de ser arbitrria e adquire sentido, ou se torna racional, quando duas vontades, defrontando-se a respeito de um litgio sobre propriedade, por exemplo, reconhecem-se mutuamente, dando origem a uma vontade comum que se traduz no acordo ou contrato, que prefigura o Estado, forma suprema do esprito objetivo (Corbisier, 1987, p. 160).

partes entre si (na obra: dos componentes formais, e no ser: das dimenses humanas). A proporo relao entre as partes pressupe o reconhecimento da relevncia de cada parte na formao do todo, da autonomia de cada unidade do sistema formal e de cada indivduo na sociedade.
A noo essencial , de fato, a de proporo; a cidade forma um conjunto organizado, um cosmos harmoniosamente constitudo se cada um de seus componentes situa-se em seu local e possui a poro de poder que lhe conferida em funo de suas virtudes prprias (Vernant, 1981, p. 90).

O carter libertrio, subjacente conjugao entre a esfera do objetivo e do subjetivo, contido no juzo de gosto e manifestado graas existncia objetiva da obra de arte, apontado por Rousseau: Liberdade obedecer a uma lei por ns mesmos imposta (apud Bobbio, 1992, p.712). Compete ao artista, valendo-se da obra de arte como fator promotor da autoconscincia e autodeterminao (conscincia de si), da conscincia da cidadania (conscincia dos outros), contribuir para a construo da cidade democrtica:
Somente no estado social, subjetivismo e objetivismo, espiritualismo e materialismo, atividade e passividade deixam de ser contrrios e perdem com isso seu modo de existncia como tais contrrios (...) sua prpria sensibilidade s atravs do outro existe para ele como sensibilidade humana (Marx, 1978, p. 13-14).
R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

A autonomia inerente ao julgamento de gosto, com o qual nos apropriamos da obra-de-arte, tem um corolrio: exclui toda forma de autoritarismo: Nenhum privilgio, nenhuma autocracia de qualquer espcie pode ser tolerada onde impera o gosto (Schiller, 1982, p. 217).

Esttica
As premissas acima suscitam a seguinte questo: podemos qualificar disciplinarmente o ensino da arte? Tal questo se depara com um paradoxo: o conhecimento disciplinar visa ao universal e ao necessrio, no ao particular e ao contingente; , portanto, estruturado pelo raciocnio lgico traduzido em conceitos universais e objetivos, que no podem se alterar em presena de juzos subjetivos. Como, ento, qualificar disciplinarmente um objeto de estudo (a obra-de-arte) tributrio de um modo de interao particular, sensvel e subjetivo, com prerrogativas fundamentalmente individuais? Admitir a obra de arte como objeto de conhecimento disciplinar pressupe, como condio preliminar e necessria, sua existncia objetiva, ou seja, algo passvel de ser definido, algo sobre o qual posso formular conceitos mediante os quais reconheo, em artefatos particulares, a condio geral de ser obra de arte, permitindo, assim, como corolrio, ajuizar sobre o belo enquanto categoria passvel de definio conceitual:
Incluso de um objeto (smbolo ou funo) em uma classe, pela determinao das condies sob as quais o objeto por definir se
89

Ser senhor de si isto autnomo ser capaz de philia isto , reciprocidade, de relao intersubjetiva como coexistncia e no-violncia o ncleo da vida tica. Como disse Epicuro, a justia no existe por si prpria, mas encontra-se sempre nas relaes recprocas, em qualquer tempo e lugar em que exista entre os humanos o pacto de no causar nem sofrer danos (Chau, 1994, p. 367).

A polis grega, fundamentada na noo de isonomia participao igual de todos os cidados no exerccio do poder (Vernant, 1981, p. 56) ilustra a noo de autonomia auferida pela relao das

iguala a qualquer elemento da referida classe (Dicionrio Eletrnico Aurlio). O conhecimento s cientfico na medida em que constitui um sistema, uma unidade ou um todo lgico, no qual os juzos (qualquer enunciado cientfico um juzo) se acham vinculados uns aos outros pela coerncia ou pela racionalidade do mtodo. Verifica-se, assim, que a cientificidade da cincia consiste no s na estrutura de seus conhecimentos, que devem ser universais e necessrios, mas tambm na unificao metdica desses conhecimentos em uma totalidade coerente (Corbisier, 1987, p. 208).

A questo pode ser equacionada ao se considerar as duas principais vertentes que se confrontam em busca de uma definio de obra de arte: a que se distingue por considerar os fatores que qualificam o belo como intrnsecos, inerentes ao objeto ( obra de arte), ou extrnsecos, inerentes s condies de percepo do sujeito. Na primeira vertente, os atributos do belo sero identificados nas peculiaridades internas obra; na segunda, o belo tributrio de fatores extra-artsticos, de dois modos: na esteira da tradio platnica, como essncia ideal: um belo-em-si, independente das obras individuais, comparecendo como termo de referncia e padro universal, noo assim ilustrada no dilogo de Hpias Maior:
Scrates: Ento, o que a beleza? Hpias: Ou seja, voc est me perguntando que coisa bela? Scrates: No exatamente, Hpias. Pergunto o que o Belo.

va, intelectuais e sensveis, individuais e sociais, ou seja, o ser na totalidade. A categoria da totalidade, desenvolvida pela filosofia clssica alem (Kant, Hegel, Marx) marca a evoluo, na histria do pensamento filosfico, da metafsica para a concepo dialtica. Representa a superao da dicotomia sujeito/objeto na qual se alicera todo o pensamento metafsico. Totalidade subentende a indissociabilidade das esferas do subjetivo e do objetivo. Sujeito e objeto so, na concepo dialtica, antitticos e complementares, interagindo num processo do qual a obra de arte emerge como uma das snteses possveis. Sntese ao privilegiar seja o universo sensorial, o racional, o volitivo e o cognitivo denuncia o equilbrio, tenso ou conflito destas capacitaes do ser. Lcio Costa e Artigas traduzem assim, cada um a seu modo, o conceito de totalidade:
O que caracteriza a obra de arte precisamente esta eterna presena, na coisa, daquela carga de amor e de saber que, um dia, a configurou (Costa, 1980, p. 5). A conscincia humana, com seu lado sensvel e com seu lado racional, no tem sido convenientemente interpretada como um inteiro, mas como a soma de duas metades. Aos artistas, principalmente, compete conhecer esta dicotomia para ultrapass-la (Artigas, 1981, p. 49).

na tradio empirista, como tributrio da experincia e da subjetividade. A expresso gosto no se discute denuncia um relativismo assim fundamentado por Hume: A beleza no uma qualidade em si, existe meramente na mente de quem contempla e cada mente percebe uma beleza diferente (Hume, 1984, p. 318). A possibilidade de conciliao dessas abordagens norteou as premissas de estruturao didtica: admitir a Esttica como campo disciplinar que tem como objeto de estudo a prxis humana, quando esta visa objetivar, atravs da obra de arte, a conjugao das dimenses subjetiva e objeti90

Ao se apropriar do objeto de um modo esttico, o ser humano se liberta de ser heteronomicamente determinado. Quando o ser imprime a universalidade de sua essncia (sua prxis) em um objeto e torna este objeto objetivo, o objeto no pode determinar heteronomicamente seu ser, torna-se, isto sim, uma expresso da fora do ser humano. Objetividade e liberdade so termos correlativos. De fato, o homem s se relaciona consigo no objeto esttico, isto , sua liberdade, sua autoidentidade. Considerando-se que s em objetos reais e concretos pode o ser manifestar sua vida (Marx), a esttica fundamentase na homologia entre a autonomia da obra de arte e a autonomia do ser (a coerncia interna da forma e a concordncia entre esta forma e o contedo a ser expresso).

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

Roteiro de leitura analtica da obra de arte


A premissa de que a obra de arte fornece (por constituir-se uma entidade autosuficiente uma totalidade em si) a um observador atento, lgico, racional e sensvel os elementos necessrios e suficientes para sua decodificao, e o objetivo de desenvolver o juzo de gosto com vistas formao do artista nortearam o parmetro pedaggico adotado: o estudo da arte e de sua histria no precedido de esquema conceitual fundamentado de antemo, mas sim construdo no confronto entre as capacitaes sensveis e intelectivas dos estudantes com as obras de arte. Tal confronto, monitorado por um roteiro de apreciao e descrio de obras de arte, visa engendrar uma conscincia ampliada: 1) enquanto obra em si: conscincia da existncia fsica da obra (passvel de ser mensurada com preciso objetiva); 2) enquanto imagem criada pelo sujeito: conscincia de si, das faculdades e prerrogativas racionais, sensveis, volitivas e intelectivas, despertadas pela obra no sujeito (incomensurveis); 3) enquanto modalidade de linguagem: conscincia de si como ser social, conscincia engendrada pela existncia de um meio de comunicar-se. Esse roteiro pode assim ser percorrido:

cados, a obra de arte constitui uma modalidade de linguagem. Categoria indissocivel da conscincia uma das formas de objetivao da conscincia a linguagem artstica objetiva a condio social sem desconsiderar a individualidade instrumento pelo qual satisfaz sua necessidade de intercmbio com os outros homens e, assim, reconhece-se como ser social; o que entendemos da afirmao de Marx (1977, p. 43-44):
A linguagem to antiga como a conscincia a linguagem a conscincia real, prtica, que existe para os outros homens e, portanto, tambm para mim mesmo, e a linguagem nasce, como a conscincia, da carncia, da necessidade de intercmbio entre os homens.

Enquanto objeto inteligvel, a obra de arte confere ao sujeito conscincia de si (enquanto indivduo) como ser social porque tem no fazer artstico um recurso um significante para comunicar seus significados e, portanto, se comunicar. Como decorrncia da conscincia da exterioridade do objeto (obra), apreende que o mundo real e a conscincia no esto divorciados.
Um ser que no tenha sua natureza fora de si no um ser natural, no faz parte da essncia da natureza. Um ser que no , por sua vez, objeto para um terceiro ser no tem nenhum ser como objeto seu, isto , no se comporta objetivamente, seu ser no objetivo (Marx, 1977, p. 41).

Objeto-em-si
Descrever os componentes plsticos (fsico-espaciais), visualizveis e tangveis (graas sua exterioridade objetiva), cada um deles separadamente e integrados num sistema.
R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

Objeto-para-si
Descrever a imagem produzida pela obra no sujeito, considerando o fato de que os elementos identificados e descritos na sua exterioridade objetiva motivam capacitaes individuais do sujeito a sensibilidade, a racionalidade e a inteligibilidade (seja em igual medida, ou priorizando uma ou outra dessas prerrogativas).

Objeto-em-si-e-para-si
Considerada como forma significativa como suporte material de signifi91

A comunicao pode ainda ser atravs da linguagem coloquial ou prosaica quando pessoal e subjetiva; atravs do discurso lgico quando a descrio, objetiva e universal visa transmisso de conhecimento decodificado em noes e conceitos. Referimo-nos acima linguagem artstica ou potica quando a necessidade a de expressar o ser na sua totalidade. O roteiro sugerido descreve as obras como expresso da totalidade e corresponde estrutura do real entendida como processo dialtico. Cartesianamente dividido em partes, os trs momentos so, em verdade, um s, sintetizados pela obra; tal carter analtico no deve, sobretudo, motivar um procedimento mecnico, inibindo, assim, o intercmbio espontneo com a obra.

Critrios e procedimentos didticos


l Pressuposta a obra como totalidade (estrutura significativa), visamos estimular a leitura das obras sem nenhuma forma de mediao e, assim, ampliar a conscincia das prerrogativas da sensibilidade, da inteligibilidade e da racionalidade. Para isto, a leitura no deve ser precedida de informao terica preliminar; tal interferncia iria de encontro ao objetivo de fomentar a confiana do estudante no seu julgamento de gosto a faculdade de julgar o belo. Descartamos, como decorrncia, a hiptese de o aprendizado das artes ser tributrio de conhecimento terico preliminar como instrumentao considerada necessria na leitura da obra de arte, venha ele sob a forma de conceitos, informaes culturais, histricas, ou ainda metodolgicas, adquiridas seja por leitura, seja pelo magistrio de aulas expositivas. A conceituao deve comparecer no instante em que ela for necessria, como resultado das inquietaes dos estudantes, em funo das questes por eles suscitadas, ou para aferir hipteses de interpretao aventadas. Por falta de confiana na sua faculdade de julgar, no seu julgamento de gosto, o estudante apela espontaneamente para as referncias bibliogrficas. Essas informaes devem vir a posteriori, como forma de verificao; cabe, ento, investigar a vida dos artistas, as relaes sociais, as condies materiais da poca e as idias dominantes. l A leitura comparativa de obras (ou projetos) evidencia os propsitos plsticos adotados. Tal leitura dever sempre confrontar obras, no apenas de um mesmo perodo diferindo nas intenes, mas igualmente as que antecedem ou precedem o perodo estudado. A comparao de projetos de arquitetura com outras modalidades de manifestao artstica no apenas estimulante, como serve para reiterar o entendimento das obras. Igualmente frutfero situar a linguagem potica, distinguindo-a da prosaica e da cientfica, ao assinalar a tendncia da obra de arte em se aproximar ora de uma, ora de outra modalidade de linguagem. l A experincia mostrou que, em face da insegurana em avaliar e julgar os aspectos formais, o estudante tende a comentar os aspectos episdicos e anedticos (em

se tratando de arquitetura, os tcnicos e funcionais). Sem reprimir esta postura, devemos mostrar que ela sempre espelha valores pr-conceituados (identificao de elementos de um universo de vivncias acumuladas e sedimentadas pela tradio); conveniente insistir, isto sim, em identificar a coerncia, promovida pela obra, entre os elementos plsticos e os narrativos entre forma e contedo. l Enquanto objeto-em-si, a descrio deve considerar a obra como um conjunto de sinais plsticos estruturados como sistema, o reconhecimento da famlia desses sinais, e a homologia estabelecida entre eles permite agrup-los em categorias (Wolfflin sugere uma taxonomia em sua obra Princpios Fundamentais da Histria da Arte). l Na descrio da obra como objeto-para-si, em funo das dificuldades do estudante, podemos organizar metodologicamente a vivncia subjetiva introduzindo progressivamente termos com os quais ele possa expressar seus sentimentos e pensamentos, parmetros tais como: intelectual/sensorial/racional; pitoresco/sublime; simblico/alegrico; ideal/contextual; inteno/tradio ou categorias como clssico/romntico. l A descrio da obra como objetoem-si-e-para-si o momento de reconhecer os significados gerais culturais, histricos e coletivos que a obra expressa e com os quais est comprometida. O estudante ser estimulado a reconhecer a postura do artista em relao aos valores vigentes, reiterando-os ou contestando-os, podendo, ento, identificar as dimenses valorizadas nesse contexto: afetivas e intelectivas, sensveis e racionais, individuais e coletivas, bem como a predominncia ou o equilbrio delas ( nesta etapa, e a posteriori, que a consulta bibliogrfica se faz mais significativa). Vale agora introduzir termos como liberdade/necessidade; individualidade/coletividade; inteno/tradio; cultura/natureza; fenomnico/ numnico; autnomo/heternomo; direito adquirido/direito de constituir; ideal/ conjuntural. Os termos mencionados, embora dicotmicos, no so excludentes, pois na relao de totalidade nenhuma dimenso hegemnica; ocorrer, isto sim, a valorizao de uma delas, que a obra de arte ir privilegiar. l Da noo da totalidade, enquanto sntese entre forma e contedo, decorre
92

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

um corolrio: categorias estticas nonormativas que no privilegiam determinadas manifestaes artsticas em detrimento de outras. No confronto de obras e projetos, a apreciao dever ser isenta de qualquer forma de julgamento maniquesta; a anlise ser sempre mais rica se restringir-se a identificar disposies plsticas diferenciadas e a coerncia desses elementos formais entre si e com os contedos expressos. Admitir de antemo a multiplicidade de expresses artsticas para traduzir os anseios e as vises de mundo de cada

um dos artistas no impede que o estudante se identifique mais intimamente com um deles. Por ltimo, e no menos importante, ao afirmar que a obra de arte admite leituras renovadas, cabe ao professor redobrar sua ateno, renunciar omniscincia e virar aprendiz, posto que toda relao afetiva afeta os dois termos da relao (Katinsky, 1995), e ganha na troca, como antecipa o poeta (Cames, 1966, p. 34): Transforma-se o amador na cousa amada/ Por virtude de muito imaginar.

Referncias bibliogrficas
ARTIGAS, V. Caminhos da Arquitetura. So Paulo : Lech, 1981. p. 39-50: O Desenho. BERLIN, I. The roots of romanticism. Princeton : Princeton University Press, 1999. BOBBIO, N. Dicionrio de Poltica. Braslia : EdUnb, 1992. BOTTOMORE, Tom. (Ed.). Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro : Zahar, 1988. CAMES, L. V. Cames : verso e prosa. So Paulo : Paz e Terra, 1966. p. 34: Soneto 10. CHAU, M. Convite filosofia. So Paulo : tica, 1994. CORBISIER, R. Enciclopdia filosfica. Rio de Janeiro : Civilizao Brasileira, 1987. COSTA, Lcio. Arquitetura. Rio de Janeiro : Bloch, 1980. (Biblioteca Educao Cultura). DUROZOI, Grard, ROUSSEL, Andr. Dictionnaire de Philosophie. Paris : Nathan, 1990. GOLDMANN, L. Dialtica e cultura. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979. p. 29-44: O materialismo dialtico uma filosofia? HUME, D. Ensaios morais, polticos e literrios. In: BERKELEY, George. Tratado sobre os pincpios do conhecimento humano [...]; David Hume. Investigao [...]. So Paulo : Abril Cultural, 1984. p 205-327 (Coleo Os Pensadores). KATINSKY, Jlio R. Sete proposies sobre histria da Arquitetura. Revista Pos, So Paulo, p. 119-123, 1995. Edio especial. MARX, K. A ideologia alem. So Paulo : Gijalbo, 1977. _____. Manuscritos econmico-filosficos e outros textos escolhidos. So Paulo : Abril Cultural, 1978. (Coleo Os Pensadores). MARX, K. Sobre literatura e arte. So Paulo : Global, 1979. SCHILLER, F. On the aesthetic education of man. Clarendon : Oxford, 1982. TATARKIEWICZ,W. Histria de seis idas. Madrid : Tecnos, 1995. VERNANT, J-P . Les origines de la pense grecque. Paris : Presses Universitaires de France, 1981.
93

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

Recebido em 29 de maro de 1999. Matheus Gorovitz, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (USP), professor de Histria da Arte e Esttica do Departamento de Teoria e Histria da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Braslia (UnB).

ABSTRACT
It discourses on the need to teach art and its history on education. It aims to educate the judgement of taste so that it enables students to identify beauty as an expression of totality. It confirms the idea that the development of citzenship, artists and emancipated human beings are interrelated. It defines the terms that enables to check disciplinarity to the teaching of art in such a way that it recognizes on aesthetics the discipline that has as a subject of study the human praxis when that aims to show, through a work of art, the conjugation of subjective and objective, individual and social dimensions, in short, the human being as a whole. It places the categories already mentioned judgement of taste, wholeness, beauty, autonomy and aesthetics. It suggests a methodology to read a work of art deduced from the concept premises. Key-Words: aesthetics; beauty; taste; totality; autonomy; citzenship.

94

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998

You might also like