You are on page 1of 3

Andrea Barreto

7o ano ( Ensino Fundamental) Notas de aula Cincias Aula 10

Reproduo Sexuada e Assexuada X Evoluo


Reproduo
Processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espcies atravs do tempo e do espao, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.

A reproduo importante pois mantm a espcie e faz com que um pool de genes passem de uma gerao para outra. Isso quer dizer que, as caractersticas de uma espcie passam pelos genes- de uma gerao para outra ( de pais para filhos).

Reproduo Sexuada e Assexuada


Reproduo Sexuada [Data]
O que caracteriza a reproduo sexuada a ocorrncia de clulas especializadas ( gametas) que ao se unirem formam um novo ser. Esta reproduo permite uma variabilidade das espcies, pois h recombinao gentica.

Reproduo Assexuada

[Data]

o tipo de reproduo que no envolve gametas masculinos e femininos. Esse processo leva formao de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.

Reproduo Sexuada e Variedade


Por que a reproduo sexuada gera variedade ? [Data]

Mistura de Genes ( de material gentico) => o que vai gerar a variedade nas espcies. Pequenas mudanas que podem ocorrer numa populao relembrar as girafas.

Lembrar
Seleo Natural Efeito do Meio Ambiente na Seleo Natural

Correlacionar a Evoluo com a Reproduo Sexuada


Para a Seleo Natural ocorrer... [Data]
Tem que haver uma variedade populao, assim o ambiente pode escolher a variedade mais bem adaptadas. Exemplo: Falar das mariposas inglesas.

E a reproduo assexuada ?
Qual a vantagem?
Mais rpido.

[Data]

Sugesto de leitura : Blog : Reproduo Sexuada e Assexuada

You might also like