You are on page 1of 3

Avaliao Diagnstica em Histria 6 ano ALUNO: BIMESTRE: ESCOLA: DATA: MUNICPIO:

1- (D5 LP/Tpico 1, habilidade 1.2) Cada municpio possui uma populao e um governo: o Governo Municipal. O conjunto de vrios municpios constituem a populao do estado, que tambm tem um governo: o Governo Estadual. A reunio de vrios estados constitui o pas. Os habitantes do pas tm seu governo tambm, que chamado de a) Governo Nacional. b) Governo Municipal. c) Governo Estadual. d) Governo Federal.

2- (D3 LP/Tpico 1, habilidade 1.2) O Poder Legislativo aquele que faz as leis que regem o pas, os estados e os municpios. No pas exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Cmara dos Deputados e pelo Senado. No estado exercido pela Assembleia Legislativa. No municpio, pela Cmara dos Vereadores. Alm deste Poder, temos tambm os poderes Executivo e Judicirio. (texto adaptado de Um domingo diferente. Um domingo de eleies. Estadinho. So Paulo, 5 de outubro de 2002, p.8. Suplemento infantil do jornal. O Estado de So Paulo). Pensando em como funciona o governo no Brasil, podemos dizer que o Executivo e o Judicirio significam: a) b) c) d) Executivo: executa as leis; Judicirio: faz cumprir as leis. Executivo: faz as leis; Judicirio: faz cumprir as leis. Executivo: executa as leis; Judicirio: julga as leis. Executivo: julga as leis; Judicirio: faz cumprir as leis.

3- (D5 LP/Tpico 1, habilidade 1.3) Observe a imagem e o texto abaixo: Desde o nascimento, temos direito a um nome e a uma nacionalidade. S assim somos considerados cidados. Por isso, no Brasil, os cartrios devem registrar as pessoas e fornecer certido de nascimento sem cobrar. Quem no registrado tem dificuldade at para receber um bom atendimento de sade e educao. Alm disso, o governo precisa saber quantos nascimentos ocorrem para planejar novas creches e escolas. (texto publicado na revista Recreio. So Paulo: Abril, 10 de outubro de 2002, p.14). A palavra grifada significa: a) b) c) d) pessoas que pertencem a grandes cidades e pagam impostos. pessoas que pertencem a um pas e que tm direitos e deveres. pessoas que tm direitos e deveres em seu local de trabalho. pessoas ou animais que vivem em sociedade com direitos e deveres.

4- ( D1 M/Tpico 1, habilidade 1.2) Observe o mapa abaixo: Voc aprendeu que quem nasce no Brasil denominado brasileiro. Quem nasce em Belo Horizonte chamado belohorizontino. Quem nasce em Diamantina chamado diamantinense. Estes nomes so chamados de Adjetivos Ptrios. O Adjetivo Ptrio que identifica as pessoas nascidas no local marcado com estrelas no mapa : a) b) c) d) cariocas. goianos. mineiros paulistas.

5- (D8 LP/Tpico 5, habilidade 5.1) Observe as imagens e marque a alternativa que representa uma interpretao correta:

Imagem 1

Imagem 2

a) A imagem 1 pode ser considerada um resultado da imagem 2, tambm conhecido como miscigenao. b) A imagem 1 pode ser considerada o incio do contato entre negros e brancos no Brasil, tambm conhecido como colonizao. c) A imagem 2 pode ser considerada um resultado da imagem 1, tambm conhecido como globalizao. d) A imagem 1 pode ser considerada o incio do contato entre negros e ndios no Brasil, tambm conhecido como colonizao. 6- (D3 LP/Tpico 1, habilidade 1.3) Pelo caminho l vai a mulinha. Leva farinha No balainho Hoje vai s. Antes, Aos montes, Que d! Vem outra mulinha. J no est sozinha. Traz lato de leite e lenha, num feixe. (Trecho de Tropinha.Helena Guimares Campos. Texto Indito)

As mercadorias no sculo XVIII eram transportadas por tropas de mulas e burros, que so animais fortes e resistentes. Essas tropas eram guiadas pelos tropeiros. O significado correto da palavra grifada : a) b) c) d) comida tpica mineira. homens que guiavam as mulas. grupo de mulas com mercadorias. comerciantes do sculo XVIII.

7- (D1 LP/Tpico 1, habilidade 1.4) A miscigenao a mistura de raas de diferentes etnias. O Brasil um pas rico em miscigenao, formado pela mistura de negros, brancos e ndios. Mas alm desta mistura, ocorreu tambm uma troca cultural. Observe as imagens e marque a que representa uma contribuio dos negros para a cultura brasileira:

d) abolio.

b) capoeira.

c) carnaval.

a) bumba-meu-boi.

8- (D2 LP/tpico 5, habilidade 5.1) Os indgenas foram os primeiros habitantes do Brasil. Alguns grupos eram nmades, ou seja, viviam mudando em busca de gua e comida, vivendo apenas da caa pesca e coleta de frutos . Outros grupos tornaram-se sedentrios, desenvolvendo, alm destas atividades, a agricultura. As imagens abaixo representam ndios

a) b) c) d)

caadores e pescadores. nmades. caadores e coletores. coletores e pescadores.

9- (D5 LP/Tpico 5, habilidade 5.1) Complete as frases com as palavras do quadro de maneira que as frases fiquem corretas:

fogo - cavernas calendrio razes


a) O homem criou o ___________________para marcar e organizar o tempo de sua vida. b) Os primeiros homens se abrigavam em ____________________ e se alimentavam de ____________. c) O ___________________ foi uma descoberta que modificou a vida dos primeiros seres humanos.

A sequncia correta das palavras para tornar as frases verdadeira a) fogo, cavernas, calendrio, razes. b) razes, calendrio, fogo, cavernas. c) calendrio, fogo, razes, cavernas. d) calendrio, cavernas, razes, fogo. 10- (D1 LP/Tpico 2, habilidade 2.3) Observe a imagem abaixo:

A imagem, de um personagem em quadrinhos, mostra um homem das cavernas caando um dinossauro. Ela contem um erro histrico porque a) os dinossauros eram muito grandes para serem caados pelos homens. b) os dinossauros que eram carnvoros e caavam os homens. c) os dinossauros entraram em extino antes dos homens povoarem a terra. d) os dinossauros nunca existiram.

You might also like