You are on page 1of 8

Na segunda metade do sculo XIX, com relevncia especial para as trs ltimas dcadas, assistiu-se a uma exploso fulgurante

de aplicaes tcnicas da cincia, particularmente da Fsica,mas tambm da Qumica. Pode caracterizar-se esta fase como uma "segunda revoluo industrial", em seguimento da revoluo baseada na mquina a vapor. a era da tecnologia da electricidade a iluminar as casas e as ruas, a substituir a fora dos motores a vapor, a invadir os transportes pblicos, a dar origem s comunicaes "instantneas", com o telefone, a telegrafia sem fios, etc.

A FSICA NO FIM D

As mudanas de sculo so sempre acompanhadas de reflexes, de anlises retrospectivas e prospectivas e at, por vezes, de leituras de cariz mstico ou ocultista acerca da evoluo dos acontecimentos. Tambm na cincia se verifica essa tendncia para a reflexo atravs de anlises da sua evoluo. Lucien Poincar 1, autor de textos de Fsica e Inspector Geral da Instruo Pblica de Frana, na sua obra "La Physique Moderne: son volution" 2, publicada em 1906, diz: Ouve-se vulgarmente repetir que a Fsica, particularmente, sofreu nos ltimos anos uma verdadeira revoluo, que todos os princpios foram renovados, que todos os edifcios construdos pelos nossos pais foram derrubados e que, sobre o campo assim tornado livre, cresceu a colheita mais abundante que jamais veio enriquecer o domnio da cincia. Mais adiante Poincar procura temperar algum exagero daquelas vozes, compreensvel alis, afirmando: Olhando-se de perto, apercebemo-nos que os nossos antepassados teriam podido tambm, em diversos perodos da histria, conceber, to legitimamente como ns, sentimentos de orgulho cientfico anlogos aos nossos e experimentarem tambm a sensao de que o mundo lhes iria aparecer transformado em aspectos at ento absolutamente desconhecidos.
MANUEL FERNANDES THOMAZ Departamento de Fsica e Centro de Estudos de Histria e Filosofia da Cincia e da Tcnica Universidade de Aveiro
mfthomaz@fis.ua.pt

Toma ento como exemplo o que se tinha passado cem anos antes, isto , na transio do sculo XVIII para o XIX. Imagina um observador inteligente e atento que assiste em 1800 descoberta da pilha de Volta e, em con sequncia dessa descoberta e por ter sido educado nas

ARTIGO

O SCULO XIX

do a mesma pilha. Observa a recuperao por Young, em 1802, da teoria ondulatria da luz e, em 1808, a descoberta da polarizao por Malus. Ouve falar de um certo Rumford que surge com a ideia de que a substncia "calrico" no existe e que prova que o calor criado pelo atrito. Presencia a edio dos volumes III e IV da "Mecnica Celeste" de Laplace (1804, 1805) e pensa que a Matemtica vai permitir Fsica um desenvolvimento e uma segurana imprevisveis. Mais ou menos pela mesma altura em que Poincar escrevia o seu livro, realizava-se em St. Louis, nos Estados Unidos, por ocasio da Exposio Universal de 1904, o Congress of Arts and Science, cujas actas se desdobram por 8 volumes, sendo o quarto dedicado Fsica, Qumica, Astronomia e Cincias da Terra. Em subttulo de algumas das vrias edies das actas, escreve: Conferncias universitrias internacionais proferidas pelos mais distintos representantes das mais importantes universidades do mundo, o que traduz o esprito pretendido para o congresso. Numa das conferncias da Seco de Cincias Fsicas, Carl Barus procura descrever os progressos da Fsica no sculo XIX, percorrendo 33 subdomnios, desde a mecnica, passando pela termodinmica, electricidade, magnetismo e ptica, at radioactividade, teoria do electro e outras reas mais recentes, usando uma classificao por ele escolhida 4. Reconhece que a tarefa demasiado pesada para qualquer pessoa, mas diz ser seu objectivo coligir os artigos mais importantes na histria da fsica, traduzindo a ideia de que, como ele diz, a cincia ganharia se as investigaes de importncia decisiva fossem canonizadas por algum augusto tribunal, para benefcio da sociedade.

ideias de Coulomb e de Franklin, pressente que aquele dispositivo inteiramente original vai fazer nascer aplicaes de interesse primordial e provocar a ecloso de teorias de um alcance filosfico imenso. Hay 3, contemporneo da descoberta de Volta, pressentia isso mesmo e escrevia nessa altura: A electricidade enriquecida pelos trabalhos de tantos fsicos distintos parecia ter chegado ao termo em que uma cincia no tem j passos importantes a dar e no deixa aqueles que a cultivaro a seguir seno a esperana de confirmar as descobertas dos seus predecessores e de espalhar maior luz sobre as verdades reveladas. (...) Enquanto a cincia parecia tender assim para o repouso, os fenmenos dos movimentos convulsivos observados por Galvani nos msculos duma r em contacto com metais, vieram oferecer-se ateno e espanto dos fsicos. (...) Volta, situado no seio dessa mesma Itlia que tinha sido o bero dos novos conhecimentos, descobriu o princpio da sua verdadeira teoria, atravs de um facto que conduz a explicao de todos os fenmenos ao simples contacto de duas substncias de natureza diferente, e esse facto tornou-se nas suas mos como o germe do admirvel aparelho, ao qual as propriedades e a fecundidade consignam um dos primeiros lugares entre aqueles com que o gnio humano enriqueceu a Fsica. O nosso observador atento assiste tambm descoberta da decomposio da gua por meio da pilha e extraco de metais a partir de substncias terrosas por Davy, usan-

USO GENERALIZADO DA MEDIO


Uma das evolues de maiores consequncias a que a Fsica do sculo XIX assistiu foi o uso generalizado da medio. certo que ela foi preparada e iniciada no sculo anterior, mas neste quase no havia experimentao planeada, incluindo medies das grandezas fsicas. Havia, sim, medio de grandezas com o fim de coligir dados sobre temperaturas, presses, altitudes, latitudes e longitudes, posies dos astros, tempo, etc. Caracterizavam-se efemrides de fenmenos naturais.Experimentao, no sentido que hoje lhe dado, quase no existia, mesmo em Fsica. Havia observao e descrio qualitativa de fenmenos fsicos. Porm, em geral, a grande maioria dos fenmenos eram estudados e analisados qualitativamente, sem se efectuarem verdadeiras medidas.

A FSICA NO FIM DO SCULO XIX

No sculo XIX, comea-se a perceber que, para estabelecer relaes entre as grandezas fsicas e para verificar ou corrigir leis expressas por equaes, indispensvel medir essas grandezas e faz-lo com preciso cada vez maior. Para a fsica experimental chegar fsica matemtica (ou fsica terica, como se diria hoje), necessrio medir tudo com a mxima preciso. O valor da medio pode traduzir-se pela afirmao de Lord Kelvin, ao dizer que se se puder medir aquilo de que se fala e exprimi-lo por um nmero, sabe-se qualquer coisa a respeito do assunto, mas, se no se puder medir, se no se puder exprimi-lo em nmeros, ento os conhecimentos so pobres e pouco satisfatrios5.

servao da energia, enunciada em 1842 por Julius Robert von Mayer, a qual, sob a forma de princpio, entrou na termodinmica pelos trabalhos de Helmholtz, Clausius e Lord Kelvin, entre outros. No fim do sculo, era geralmente aceite que a energia assume diferentes formas (mecnica, elctrica, calorfica, qumica) capazes de se converterem umas nas outras, mas de modo que o seu valor quantitativo fique sempre o mesmo. A forma mais antiga, o trabalho, ficaria como referncia. A importncia do conceito de energia foi ao ponto de se chegar a admitir que a matria no existia na realidade e que a energia era suficiente para se ter uma compreenso completa do universo. A matria no seria mais do que o contedo que enche a energia cintica; a sua impenetrabilidade seria a sua energia de volume; o seu peso a energia de posio; o prprio espao s nos seria acessvel atravs do gasto de energia necessrio para o penetrar. Apesar de algumas tentativas de dispensar a noo de massa na fsica (Helmholtz), no foi possvel construir um sistema inteiramente slido que dela prescindisse. O princpio da entropia tambm uma conquista do sculo XIX devida a Sadi Carnot e a Julius Clausius. A entropia de um sistema termicamente isolado s pode crescer ou manter-se. Esta regra comanda a evoluo dos sistemas onde se pode definir entropia. Para os partidrios das teorias cinticas da matria, Gibbs, Boltzmann e Planck, o princpio da entropia traduz-se pela tendncia dos sistemas evolurem para a configurao de mxima probabilidade. A entropia passa mesmo a ser o logaritmo dessa probabilidade. As concepes sobre a constituio e comportamento da matria, designadamente dos gases, lquidos e slidos em funo da temperatura e da presso, mudaram muito com o suporte terico da mecnica analtica e o desenvolvimento da hidrodinmica e da elasticidade, tendo como pano de fundo as novas concepes corpusculares que se corporizavam na teoria cintica dos gases e suas extenses aos outros estados e respectivas mudanas. As interpretaes e teorias acerca da difuso, escoamento de fluidos, viscosidade, hidrodinmica, acstica, elasticidade so aquelas que ainda hoje constituem parte integrante de uma slida formao em Fsica.

Lord Kelvin,ou William Thomson,fsico britnico co-autor da segunda lei da termodinmica.

As medidas das grandezas fsicas fundamentais e derivadas, assim como a fixao das constantes bsicas da fsica, como, por exemplo, a constante de gravitao ou a velocidade da luz, conheceram os maiores progressos. Os instrumentos eram usados at aos limites das suas potencialidades e novos instrumentos eram projectados para aumentar a preciso das medies, independentemente de ter sido ou no explicitada qualquer base racional terica que exigisse informao mais precisa. O fim do sculo assiste criao dos primeiros laboratrios nacionais, como os de Svres (1872), Berlim (1887), Londres (1900) e Washington (1901), reflexo da necessidade de cooperao em projectos de grupo, envolvendo cada vez mais cientistas 6.

ENERGIA E ENTROPIA
Admitido como certo o princpio de conservao da massa estabelecido por Lavoisier no fim de sculo XVIII, foi-se ao longo do sculo XIX construindo a ideia da con-

OMNIPRESENA DO TER
Outra faceta caracterstica da Fsica do sculo XIX a omnipresena da noo de ter 7 (inicialmente, vrios teres), especialmente a partir de Fresnel, e do triunfo da

ARTIGO

teoria ondulatria da luz, que veio destronar a teoria da emisso corpuscular de Newton. Tratava-se do chamado ter luminoso, ou luminfero, um meio menos fundamental do que o ter proposto por Descartes. Este concebia-o como o receptculo da energia universal, que permitia explicar os fenmenos fsicos que as propriedades da matria no conseguiam explicar. Eram as vibraes do ter que explicavam a natureza da luz e os fenmenos luminosos. O fsico-matemtico Lam afirma, depois de Fresnel: A existncia do fluido etreo est incontestavelmente demonstrada pela propagao da luz nos espaos planetrios, pela explicao to simples, to completa dos fenmenos da difraco na teoria das ondas. E acrescenta: As leis da dupla refraco provam, no com menos certeza, que o ter existe em todos os meios difanos. O ter deixa de ser uma hiptese para, de algum modo, se tornar uma realidade tangvel. Era invocado como necessidade intelectual, pois as foras s podiam explicar-se por meio de presses exercidas entre partculas contguas de um meio subjacente. No final do sculo, a ideia de ter estava firmemente estabelecida e tinha-se entretecido nas malhas da teoria do electromagnetismo 8.

sente que pode encontrar uma cidade antes de se aventurar em novos territrios. A tendncia actual de dar s ideias electromagnticas o lugar preponderante , continua o jovem Langevin, justificada, como procurei mostrar, devido solidez da dupla base em que assenta a ideia de electro; por um lado, pelo conhecimento exacto do ter electromagntico que devemos a Faraday, Maxwell e Hertz, e, por outro, pela evidncia experimental proveniente das recentes pesquisas sobre a estrutura granular da electricidade. (...) O ter a sede de duas formas distintas de energia, a elctrica e a magntica, capazes de transformao uma na outra, mas apenas atravs da matria como intermediria, isto , por meio dos centros electrizados que contm(...) necessrio, s duas formas precedentes de energia, adicionar a gravitao, que corresponde provavelmente a um terceiro modo de aco do ter, cuja ligao com as outras duas ainda obscura (...) o ter imvel o meio electromagntico que serve de suporte aos eixos com respeito aos quais o princpio da inrcia aplicvel A questo do movimento absoluto, ou seja, o movimento em relao ao ter, ou do ter em relao matria, abordada por Larmor e por Lorentz, que deduzem a mudana de variveis que preser va as equaes do meio para um sistema em movimento, na forma exacta que possuem para um sistema em repouso. Os dois sistemas diferem porque o que se move est contrado em relao ao outro, na direco do movimento, por um factor muito pequeno, proporcional ao quadrado do quociente da velocidade de movimento pela velocidade da luz. Diz Langevin: Encontra-se assim uma explicao para os resultados negativos de experincias realizadas para mostrar o movimento absoluto da Terra, por Michelson e Morley, Lord Rayleigh, Brace, Trouton e Noble, se se admitir que todas as foras internas da matria so de origem electromagntica e que a energia est inteiramente dividida entre os dois campos, elctrico e magntico.

Paul Langevin,fsico francs autor do paradoxo dos gmeosda teoria da relatividade .

Paul Langevin 9, em conferncia proferida no citado Congresso de St. Louis 10, faz uma excelente reviso do estado da Fsica no final do sculo e defende que a situao era ento diferente do sculo anterior, j que a ideia da electricidade, a ltima a ser descoberta, parece hoje dominar o todo, como o lugar de escolha em que o explorador

Em 1883 Albert A.Michelson aceitou o lugar de professor de Fsica no Case School of Applied Science, em Cleveland,EUA,onde se dedicou ao desenvolvimento do seu interfermetro. Em 1887 com a colaborao de Edward Morley realizou os trabalhos de investigao hoje conhecidos por experincias de Michelson-Morley.

A FSICA NO FIM DO SCULO XIX

Subsiste porm o problema da gravitao, no obstante a diminuta intensidade desta aco em comparao com a electromagntica. Nas suas palavras: A gravitao mantm-se obstinadamente margem da sntese electromagntica. No estado actual das coisas era mais razovel considerar a gravitao como uma fora distinta da aco electromagntica, que actua no interior dos electres para lhes assegurar estabilidade, sem ser possvel imaginar de que maneira poderemos obter um conhecimento mais profundo do ter e dos electres que contm. Compatibilizar a teoria electromagntica com a ideia recente do electro, ou seja, dar corpo a uma teoria dos electres, tarefa a que Langevin lana mos no seu artigo, tratando a radiao resultante do movimento acelerado do electro, a sua inrcia electromagntica em funo da velocidade, a sua massa transversal e longitudinal, a estabilidade elctrica do electro, requerendo uma aco que mantenha a sua unidade e impea a sua carga de se dissipar por repulso mtua dos elementos que o constituem, etc.

as radiaes espectrais; so isoladas, extremamente breves; so transversais como as ondas luminosas e a teoria mostra que se propagam com velocidade igual da luz13.

O laboratrio do Instituto de Fisica da Universidade de Wrzburg, Alemanha,onde Roentgen estava a trabalhar com um tubo de Crookes quando descobriu os raios X.

O ELECTRO E OS NOVOS RAIOS


A teoria do electro tornar-se-ia crena e obrigao no incio do sculo vinte. Nenhum fsico que desprezasse a fsica do electro poderia estar em concordncia com a disciplina 11. A teoria do electro no surge apenas como uma teoria fsica mas, principalmente em Frana, tem profundas implicaes filosficas. O electro era uma estrutura do ter, um intermedirio entre o ter e a matria pondervel, um estado na evoluo para a desmaterializao da matria. O electro o ter disfarado, uma singularidade no oceano de ter que tudo permeia.

A descoberta dos raios urnicos por Henri Becquerel em 1896, no obstante o conhecimento, desde 1867, de que impressionavam a chapa fotogrfica, constitui o ponto de partida do estudo do fenmeno da radioactividade. Os nomes de Marie e Pierre Curie, Ernest Rutherford, Frederick Soddy, entre outros, so os mais invocados no estudo das radiaes provenientes das substncias radioactivas, bem como na deduo das leis que regem os fenmenos da radioactividade. A conservao da massa parecia ser posta em causa pela radioactividade. Falava-se ainda de violao do princpio de conservao da energia, considerado justamente a maior conquista do pensamento da poca. A origem da energia que se manifestava nas partculas emitidas espontaneamente pelos corpos radioactivos era pois uma questo da maior importncia. Rutherford e Soddy propem uma explicao satisfatria da desintegrao radioactiva pelo mecanismo das pequenas exploses dos tomos radioactivos que, em consequncia, emitem uma ou mais partculas (, ou ): A energia radiada obtida, segundo esta perspectiva, custa da energia interna dos prprios tomos radioactivos. No contradiz o princpio de conservao da energia, pois se supe que a energia interna dos produtos das transies, quando o processo chegar ao seu termo, diminuiu da quantidade de energia emitida durante as transies. Esta teoria supe que existe uma grande reserva de energia nos tomos 14. Ao contrrio de muitos domnios da Fsica antes mencionados, o da radioactividade era manifestamente aquele que se apresentava com maior dinamismo. Em 1902,

O electro constitua um elemento de uma filosofia antimaterialista e espiritualista, com algum cariz religioso, que estava em sintonia com o "fracasso da cincia", apregoado por muitos, inclusivamente cientistas. Em oposio a esta corrente dominante, encontravam-se alguns fsicos e qumicos, como Mendeleev, Ramsay, Rydberg e outros que pretendiam trazer o electro categoria de elemento qumico 12. Tal como a luz visvel, tambm os raios X, descobertos por Rntgen em 1895, so considerados por Sir George G. Stokes como devidos a uma sucesso de pulsaes independentes do ter partindo dos pontos onde as molculas projectadas pelo ctodo da ampola de Crookes, encontram o anti-ctodo. Essas pulsaes no so vibraes contnuas como

ARTIGO

Rutherford escrevia me dizendo: Estou ocupadssimo a escrever artigos para publicar e a fazer trabalho novo. Tenho de andar para a frente, pois h sempre gente no meu encalo. Tenho de publicar o meu trabalho presente to cedo quanto possvel se me quero manter na corrida 15.

Entre os muitos tpicos que constituam temas de discusso e que dominavam as reflexes dos fsicos, so de referir ainda a teoria da radiao trmica e a interpretao dos espectros de riscas. O estudo da radiao trmica, ou radiao do corpo negro, tinha conhecido um grande progresso com o aperfeioamento da termopilha e, mais tarde, do bolmetro. A identidade desta radiao com a luz ficou estabelecida e o estudo do espectro da radiao trmica atingira, com os Becquerel (Edmond e Henri), Kirchhoff, Stefan e Boltzmann, o estado quase definitivo. A explicao definitiva seria dada por Planck em 1900. Surpreendentemente, os trabalhos de Planck, decisivos para explicar os espectros da radiao trmica, no so sequer mencionados na literatura de reviso da poca. Nem o exaustivo trabalho de Carl Barus do Congresso de St. Louis (1904) 16, nem a obra j citada de L. Poincar (1906), fazem qualquer referncia a essa contribuio de Planck, no obstante os seus trabalhos sobre potenciais termodinmicos serem citados no respectivo contexto.

CINCIA, FILOSOFIA E SOCIEDADE


Uma das facetas da cincia no incio da ltima dcada do sculo XIX que se nota uma tendncia a retomar um conjunto de questes filosficas acerca da sua natureza e do seu sentido. As novas ideias sobre a constituio da matria e o papel enquadrador da mecnica em relao a toda a Fsica eram ento abordadas por alguns autores com preocupaes filosficas. Porm, a ltima dcada do sculo foi de tal modo frtil em novas descobertas que a sensao de fim de percurso manifestada por alguns fsicos se desvaneceu dando lugar a um fervilhar de novas hipteses e teorias explicativas dos novos fenmenos encontrados. A descoberta dos raios X, com o seu potencial de aplicaes de interesse directo para o homem, do electro e da radioactividade vieram colocar os desafios que estimularam os fsicos a abrir os novos caminhos que se impunham. Na segunda metade do sculo XIX, com relevncia especial para as trs ltimas dcadas, assistiu-se a uma exploso fulgurante de aplicaes tcnicas da cincia, particularmente da Fsica, mas tambm da Qumica. Pode caracterizar-se esta fase como uma "segunda revoluo industrial", em seguimento da revoluo baseada na mquina a vapor. a era da tecnologia da electricidade a iluminar as casas e as ruas, a substituir a fora dos motores a vapor, a invadir os transportes pblicos, a dar origem s comunicaes "instantneas", com o telefone, a telegrafia sem fios, etc.

Aps a morte trgica do marido, Marie Curie substituiu-o em 1906 como professor de Fsica Geral na Faculdade de Cincias na Sorbonne, tendo sido a primeira mulher a exercer este cargo.Tambm foi nomeada directora do Laboratrio Curie no Instituto do Rdio da Universidade de Paris.

Ernest Rutherford no seu Laboratrio na McGill Universit,no Canad, 1903.

A FSICA NO FIM DO SCULO XIX

NOTAS

certo que essas realizaes, que traduziam um futuro promissor, eram divulgadas ao nvel das grandes exposies industriais e demonstraes pblicas. Por muito pouco plausvel que parea, no se pode demonstrar que a fsica por volta de 1900 devesse o seu estado de exaltao s realizaes prticas(...) O prestgio da fsica (...) est mais claramente ligado com o atractivo intelectual por aquilo que mais fundamental e bsico17. Por outro lado, a importncia prtica e proeminncia da qumica era, indubitavelmente, mais evidente, pelo menos ao nvel do reconhecimento pblico de vrios produtos e processos. Tambm no que respeita s implicaes ticas da cincia, os grandes debates que ocorreram no final do sculo XIX estiveram centrados nas aplicaes da Qumica e, quando se falava no fracasso da cincia, era o exemplo da Qumica que servia de mote. Os oramentos da cincia, com as suas componentes de promoo da mquina de guerra (novos explosivos e armas mais eficazes), por um lado, e a situao por vezes miservel em que viviam grandes sectores das populaes, por outro, no puderam deixar de alertar a conscincia social de muitos e trazer para a praa pblica o debate sobre o controlo do desenvolvimento da cincia e das suas aplicaes 18. Este debate de natureza tica e social, mas tambm de fundo filosfico e religioso, no deve ser separado do debate filosfico sobre a matria e o ter, a matria sendo a bandeira dos materialistas e advogados de uma "cincia-s-cincia", e o ter o smbolo do anti-materialismo e espiritualismo daqueles que transportavam para a interpretao da fsica a sua nsia de uma cincia subordinada a uma filosofia de base espiritual com laivos de religioso. O papel social da cincia e o incumprimento das expectativas criadas despertaram uma conscincia crtica que veio a tornar-se cada vez mais acutilante durante o sculo seguinte.

1. Lucien Poincar (1862-1920),irmo do mais clebre Raymond Poincar (Presidente da Repblica Francesa) e primo do famoso matemtico e fsico Jules Henri Poincar, foi autor de textos de fsica,professor do Liceu Louis Le Grand,da Escola Normal de Svres,da Faculdade de Cincias de Paris e, mais tarde, Inspector Geral da Instruo Pblica. 2. Lucien Poincar, La Physique Moderne Son volution, Flammarion, Paris,s.d. 3. Ren-Just Hay (1743-1822),eminente mineralogista e fsico francs,investigador e professor no Museu de Histria Natural de Paris,escreveu o Trait de Minralogie (1801) e o Trait lmentaire de Physique (1803). 4. Carl Barus,"The Progress of Physics in the Nineteenth Century", in International Congress of Arts and Science , Ed.H.J.Rogers, Vol.IV, The Riverside Press,Cambridge, 1906,pg.29-65. 5. Citado em:L. Poincar, ob. cit. 6. Erwin N.Hiebert,"The State of Physics at the Turn of the Century",in Rutherford and Physics at the Turn of the Centur y, Ed. Mario Bunge and William R.Shea,Dawson and Science History Publications,New York,1979. 7. E.Hiebert,ob. cit.,pg.13,14. 8. E.Hiebert, ob. cit.,pg.13,14. 9. Paul Langevin visitou Coimbra em 1929,a convite de Mrio Silva.Nesta visita proferiu uma conferncia sobre a teoria da relatividade. 10. P. Langevin,"The Relations of Physics of Electrons to Other Branches of Science", in International Congress of Arts and Science, E d .H .J .R o g e rs ,Vo l .I V,The Riverside Press, Cambridge, 1906,pg.121. 11. E.Hiebert, ob. cit.,pg.13,14. 12.. Sobre este aspecto, veja-se o excelente artigo de Helge Kragh: "The New Rays and the Failed Anti-Materialistic Revolution",em The Emergence of Modern Physics, Eds. D. Hoffmann, F. Bevilacqua and R.H.Stuewer, Universit degli Studi di Pavia, Pavia,1996. 13 L. Poincar, ob. cit.,pg.188,189. 14. Ernest Rutherford,"Present Problems of Radioactivity", in International Congress of Arts and Science, Ed.H.J. Rogers,Vol.IV, The Riverside Press,Cambridge, 1906,pg.157. 15. E.Hiebert, ob. cit.,pg.3. 16 Carl Barus, ob. cit.,pg.29. 17.. E.Hiebert, ob. cit.,pg. 6

(Subttulos, figuras e legendas da responsabilidade da redaco)

18 Pierre Thuillier, "Un dbat fin de sicle:la faillite de la science", La Recherche 22,950-957,1991.

You might also like