You are on page 1of 2

Respostas :

O que glicognio? Onde possvel encontr-lo em maior quantidade?

Glicognio um polmero de D-glicoses unidas por ligaes 1-4 em que a cada 8 - 14 resduos existem ramificaes cujas ligaes glicosdicas so do tipo 1-6. Ocorre em todos os tecidos, no entanto mais intenso no fgado e msculos.

Qual a funo do glicognio muscular e heptico? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA!

Glicognio muscular produo de ATP Glicognio heptico Reserva de glicose que utilizada quando a glicemia estiver baixa. A glicose-6-fosfato produzida pela degradao do glicognio pode continuar pela via glicoltica ou pela via das pentoses-fosfato. No fgado a G6P disponibilizada para uso em outros tecidos, como a G6P no pode passar por meio da membrana celular, ela primeiramente hidrolizada pela glicose-6-fosfatase: G6P + H2O glicose + Pi. A glicose resultante deixa a clula e transportada a outros tecidos pelo sangue. Os msculos e outros tecidos no possuem glicose-6-fosfatase e,portanto, retm a sua G6P.

Como ocorre a degradao do glicognio?

A glicognio-fosforilase cliva as ligaes 1-4 pela substituio de um grupo fosfato formando a glicose-1fosfato que convertida a glicose-6-fosfato pela ao da fosfoglicomutase. A G6P pode ter vrios destinos metablicos.

Qual a principal enzima envolvida na degradao do glicognio? Diferencie as formas ativas e inativas desta enzima.

Glicognio fosforilase. A forma inativa dessa enzima no possui um grupamento fosfato, sendo denominada fosforilase-B. A forma fosforilada da enzima ativa e denominada fosforilase-A .

Como ocorre a regulao da enzima envolvida na degradao do glicognio no tecido muscular e heptico?

No tecido muscular se houver uma concentrao muito alta de AMP, a probabilidade do AMP ligar-se a enzima fosforilase-B e ativ-la grande, propiciando a quebra do glicognio (regulao alostrica). E ainda se a concentrao do ATP for muito grande ocorrer que, ao invs do AMP, o ATP ligar-se- a enzima tornando esta inativa. Outra forma de regulao (covalente) atravs da liberao do hormnio adrenalina que ir ativar a enzima fosforilase-B. No tecido heptico haver a inativao da enzima fosforilase-A caso a concentrao da glicose nas clulas esteja muito alta (regulao alostrica). E a ativao da enzima fosforilase-B poder ser efetuada com a liberao do hormnio Glucagon (regulao covalente).

Como ocorre a sntese de glicognio?

H trs enzimas que executam a sntese do glicognio, so elas: a) Glicogenina (une as oito primeiras glicoses). b) Glicognio-sintase (adiciona as outras unidades de glicose).

c) Enzima de ramificao.

A formao da UDP glicose, que o precursor do glicognio, ocorre atravs da fosforilao da glicose formando glicose-1-fosfato, unido-se a uma UTP, e quem faz este processo todo a UDP glicose pirofosforilase. Essa reao irreversvel. Glicose + UTP + ATP UDP-glicose + Ppi + ADP. Na segunda reao, a glicognio sintase entra e adiciona unidades de glicose a cadeia. Essa enzima s consegue promover essa adio se a cadeia contiver no mnimo quatro unidades (ligaes 1-4). Assim, a protena glicogenina utilizada como uma "molcula primria". Por fim, a enzima ramificadora acelera a sntese.

Qual a principal enzima envolvida na sntese do glicognio? Diferencie as formas ativas e inativas desta enzima.

Glicognio sintase. A forma ativa no possui fosfato, denominada glicognio sintase A. E a forma inativa possui fosfato, denominada glicognio sintase B.

Analise a seguinte frase: possvel que ocorra em suas clulas sntese e degradao de glicognio ao mesmo tempo.

No. O metabolismo do glicognio controlado de acordo com as necessidades celulares. Enquanto a glicognio fosforilase ativada na presena de fosfato, a glicognio sintase ativada na ausncia de fosfato, o que impede a ativao das duas vias ao mesmo tempo.

G.C.C., presidirio lotado em Bangu III, iniciou uma greve de fome como forma de protesto contra as condies de super lotao encontradas na priso. Pergunta-se: O que voc espera que tenha ocorrido com o metabolismo de glicognio neste indivduo? Justifique bioquimicamente sua resposta.

Um longo perodo sem comer resulta em baixa glicemia e liberao do hormnio glucagon que ativa a degradao do glicognio heptico, mantendo os nveis basais de glicemia. Quando o fornecimento heptico de glicose acaba ela ser sintetizada a partir de percussores no glicdicos pela gliconeognese.

JMW, estudante, 23 anos, acaba de comemorar seu aniversrio em um rodzio de massas. Pergunta-se: O que voc espera que tenha ocorrido com o metabolismo de glicognio neste indivduo? Justifique bioquimicamente sua resposta.

Aps as refeies a insulina ativa os transportadores de glicose. Que captam a glicose dispersa no sangue para as clulas, e o excesso armazenado no fgado na forma de glicognio.

You might also like