You are on page 1of 10

Introduo

Este trabalho fala sobre a toxicodependncia e tipos de drogas, devo dizer que trata-se de um tema de grande importncia para a sociedade em geral, porque a toxicodependncia um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta, no s a nvel do nosso pais, mas mundo inteiro, sendo os adolescentes uns dos afectados nesta vida do uso das drogas quer sejam drogas lcitas ou ilcitas. O objectivo principal deste trabalho de explicar como funcionam as drogas e os diferentes mtodos usados pelos psiclogos, socilogos, mdicos e outros profissionais com a ideia de evitar este fenmeno que tem aterrorizado as sociedades nos ltimos cinquenta anos.

Desenvolvimento
Dependncia Qumica
A dependncia qumica ou toxicodependencia uma condio orgnica que nasce da utilizao constante de certas drogas psicoativas, as quais consequentemente provocam o aparecimento de sintomas que envolvem especialmente o Sistema Nervoso Central, o qual se torna dependente de uma dada substncia, sofrendo assim os efeitos de uma abstinncia repentina e prolongada. O uso abusivo do lcool, de drogas consideradas ilegais e da nicotina pode gerar esta reao corporal. A dependncia distinta do vcio, que leva o usurio ao consumo excessivo e compulsivo da droga, gerando uma conexo psquica mais profunda, uma ligao patolgica com as substncias utilizadas. Mas a sujeio qumica tambm uma enfermidade, que exige tratamento eficaz e muitas vezes urgente. Pode-se reconhecer este quadro atravs da observao de diversos sintomas, entre eles a carncia de ampliar a dose habitual para se conquistar repetidamente o efeito desejado; ansiedade, irritao, incapacidade de dormir normalmente ou tremedeira, sensaes desencadeadas pela tentativa de se abster da droga; consumo cada vez maior ou por mais tempo do que a pessoa havia planejado; necessidade contnua de reduzir ou dominar a utilizao da droga ou experincias frustradas neste sentido; amplo dispndio temporal com tentativas de conquistar e ingerir as substncias almejadas, ou com a cura de suas consequncias; deixar de lado as antigas ocupaes sociais e culturais em prol do uso da droga; consumo constante, sem controle, da qumica de que a pessoa se tornou dependente. Droga (do francs drogue, provavelmente do neerlands droog, "seco, coisa seca"), narctico, entorpecente ou estupefaciente so termos que denominam substncias qumicas que produzem alteraes dos sentidos. "Droga", em seu sentido original, um termo que abrange uma grande quantidade de substncias, que pode ir desde o carvo aspirina. Contudo, h um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinognio (cido lisrgico, herona etc.) que leve dependncia qumica e, por extenso, a qualquer substncia ou produto txico (tal como o fumo, lcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinnimo assim para entorpecentes.

Conceito sobre a droga


Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, introduzida no organismo modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais. O termo droga, presta-se a vrias interpretaes, mas ao senso comum uma substncia proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivduo, modificando-lhe as funes, as sensaes, o humor e o comportamento. As drogas esto classificadas em trs categorias: as estimulantes, as depressoras e as perturbadoras das atividades mentais. O termo droga envolve os analgsicos, estimulantes, alucingenos, tranquilizantes e barbitricos, alm do lcool e substncias volteis. As psicotrpicas, so as drogas que tem tropismo e afectam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de vrias formas: por injeco, por inalao, via oral ou injeco intravenosa.

Tipos de drogas
Depressoras - aumentam a frequncia cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que so enviadas ao crebro. Exemplos: lcool, barbitricos, diluentes, catamina, cloreto de etila, clorofrmio, pio, morfina, herona, maconha, haxixe, etc. Psicodistropticas ou alucinognias tm por caracterstica principal a despersonalizao em maior ou menor grau. Exemplos: Ayahuasca,cogumelos,skunk, LSD, psilocibina, e ch de cogumelo. Psicotrpticas ou estimulantes - produzem aumento da actividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepo ficando os demais sentidos activados. Exemplos: cocana, crack, cafena, teobromina, MDMA ou ecstasy, GHB,metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.

Drogas Naturais
1. Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substncia. feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variao chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe. 2. pio: droga altamente viciante, o pio feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos so sonolncia, vmitos e nuseas, alm da perda de inteligncia (como a maioria das drogas). Opiceos: codena, herona, morfina, etc. 3. Psilocibina: feita utilizando fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinaes. 4. DMT Dimetiltriptamina :A principal consequncia do seu consumo so perturbaes no sistema nervoso central. 5. Cafena: o estimulante mais consumido no mundo est no caf, no refrigerante e no chocolate. 6. Cogumelos Alucingenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinaes.

Drogas Sintticas
1. Anfetaminas Seu principal efeito o estimulante. muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos perodos. 2. Barbitricos Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependncia qumica nos seus usurios. 3. Ecstasy Droga altamente alucingena, causa forte ansiedade, nuseas, etc. 4. LSD Outro poderoso alucingeno que causa dependncia psicolgica. 5. Metanfetamina Era utilizada em terapias em muitos pases, mas foi banida pelo uso abusivo e consequncias devastadores da droga.

Drogas Semi-Sintticas
Herona A herona uma das drogas mais devastadores, altamente viciante causa rpido envelhecimento do usurio e forte depresso quando o efeito acaba. Cocana e Crack A cocana o p produzido a partir da folha de coca, e o crack a verso petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando tambm perda de inteligncia, alucinaes, ansiedade, etc. Morfina uma droga utilizada principalmente para o alvio de dores em todo o mundo. Tambm causa dependncia qumica nos seus usurios. Merla droga produzida a partir da pasta de coca.

Uso de drogas
comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificao refere-se quantidade e periodicidade em que ela usada. Outra classificao, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, ter, ll, dentre outras substncias qumicas. Os usurios podem ser classificados em: experimentador, usurio ocasional, habitual e dependente.

Motivos associados ao uso de drogas


Os motivos que normalmente levam algum a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem: Recreao; Problemas pessoais e sociais; Influncia de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lcitas; Sensao imediata de prazer que produzem; A facilidade de acesso e obteno; Desejo ou impresso de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Fuga; Estimular; Acalmar; Ficar acordado ou dormir; Emagrecer ou engordar; Esquecer ou memorizar;
Fugir ou enfrentar; Inebriar; Inspirar; Fortalecer; Aliviar dores, tenses, angstias, depresses; Aguentar situaes difceis, privaes e carncias; Encontrar novas sensaes, novas satisfaes;

Consequncias do uso de drogas


lcool: causa tonturas, distrbio do sono, nuseas, vmito e ressaca. *Inalantes: desorientao, perda de controlo e, s vezes, queda de presso, convulses, desmaios e coma. Benzodiaze:dependncia; apagamentos com perda completa de memria; Risco de coma e parada respiratria; tonturas e desorientao; Nuseas; dificuldades com movimentos e com a fala. Cocana: cocana aumenta a presso arterial e o batimento cardaco, gera dependncia e pode levar morte por overdose. *Crack: o efeito da droga leva 15 segundos para atingir o crebro e causar a fissura. As consequncias so as mesmas da cocana. *Ecstasy:desencadeia distrbios psiquitricos incluindo pnico, ansiedade, alucinaes, depresso e parania. *Anfetaminas: causa secura na boca, febre transpirao, dor de cabea, viso desfocada, tontura, perda do sono e do apetite. Maconha: aumenta os batimentos cardacos, deixa os olhos vermelhos e a boca seca; prejudica a noo de tempo e espao; afecta temporariamente a viso, prejudicando o mecanismo de rastreamento; Prejudica a memria e a habilidade matemtica. *Tabaco: cncer de boca, laringe, faringe, estmago, pncreas e rins; enfizema e bronquite crnica. *LSD; pode provocar alucinaes crnicas e desencadear processos psicticos. *Herona: em altas doses, a herona provoca a perda dos sentidos e morte por overdose. *Cogumelos: causa aumento da presso arterial, perda de liquido no corpo, Nuseas e alucinaes.

CONCLUSO
Por estas palavras concluo este trabalho dizendo que quanto mais informaes algum souber sobre as drogas, mais condies ter para decidir se vai us-las ou no. Uma informao pode ser trocada por outra mais convincente e que atenda aos interesses imediatos da pessoa. No se deve usar drogas porque elas so ilegais. Mas e as drogas legais? E todas as substncias adquiridas livremente que podem ser transformadas em drogas? Do princpio moral - A droga fere os princpios ticos e morais. Esses valores entram em crise exactamente na juventude. Uma coisa certa, que se os pais ou outros responsveis pelos menores cumprissem os seus devidos deveres, muitos jovens teriam maiores dificuldades em se aproximar das drogas. S que isso no totalmente verdadeiro. No adianta proteger quem no se defende. O que significa que a luta contra as drogas no apenas dever dos psiclogos, socilogo ou outros profissionais dessa rea mas tambm um dever de toda sociedade em geral, visto que qualquer um de ns pode vir a cair nessa zona de emoes mais conhecida como toxicodependncia.

ndice
1. 2. 3. 4. 5. Introduo Desenvolvimento Dependncia Qumica Conceito sobre a droga Tipos de drogas

6. Drogas Naturais 7. Drogas Sintticas 8. Drogas Semi-Sintticas 9. Uso de drogas 10. Motivos associados ao uso de drogas 11. Consequncias do uso das drogas 12. CONCLUSO 13. Bibliografia

Bibliografia
Wikipedia.org/wiki/Toxicodependncia www.goggle.com\br/Livro-Velho Problema das Drogas www.goggle.com.br/Drogas e suas causas

Repblica de Angola Ministrio da Educao Colgio Estrela do Norte

Disciplina: Educao Moral e Cvica

Docente

You might also like