You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADMICA DE SERRA TALHADA LICENCIATURA PLENA EM QUMICA GEOLOGIA E MINERALOGIA PROF.

ROSSANA PRAGANA

Victor Fernandes de Souza Gomes

GIPSITA O mineral gipsita, geralmente, encontrado em granulao fina a mdia, estratificada ou macia, colorao em tons claros de amarelo e marrom, constituindo as denominadas rochas gipsferas. Destas, fazem parte tambm outros minerais, eventuais e sempre em quantidades subordinadas, entre os quais se incluem anidrita, calcita, dolomita, halita, enxofre, quartzo e argilas. Na realidade so essas rochas que constituem o que se costuma designar de minrio de gipsita, sempre que os teores de SO3 ou de gipsita presentes satisfazem s exigncias do mercado consumidor. De acordo com Lyra Sobrinho et al (2001, p. 01), A gipsita, mineral abundante na natureza, um sulfato de clcio hidratado cuja frmula qumica CaSO4.2H2O, que geralmente ocorre associado anidrita, sulfato de clcio anidro CaSO4, que tem pouca expresso econmica. A gipsita tem dureza 2 na escala de Mohs, densidade 2,35, ndice de refrao 1,53, bastante solvel e sua cor varivel entre incolor, branca, cinza, amarronzada, a depender das impurezas contidas nos cristais. A sua composio qumica (ou estequiomtrica) mdia apresenta 32,5% de CaO, 46,6% de SO3 e 20,9% de H2O. Trata-se de um mineral muito pouco resistente que, sob a ao do calor (em torno de 160 C), desidrata-se parcialmente, originando um semi-hidrato conhecido comercialmente como gesso (CaSO4 . H2O). Os termos gipsita, gipso e gesso, so frequentemente usados como sinnimos. Todavia, a denominao gipsita reconhecidamente a mais adequada ao mineral em estado natural, enquanto gesso o termo mais apropriado para designar o produto calcinado.

Quanto forma de ocorrncia, so conhecidas trs variedades de gipsita: como cristais monoclnicos prismticos ou tabulares, constitui a variedade chamada selenita; como agregado de fibras paralelas, mais ou menos longas, denominada gipsita fibrosa e sob a forma macia ou compacta de granulao muito fina (a mais freqente e economicamente importante), que quando se apresenta com a cor branca translcida ou suavemente sombreada denominada alabastro (LYRA SOBRINHO et al., 2001, 01). O Brasil aparece no 16 lugar na produo mundial de gipsita bem aqum do potencial das suas reservas e da sua posio na economia mundial, ao lado de alguns pases sul americanos como Uruguai e Argentina. Porm, segundo o Ministrio de Minas e Energia (MME) (2009, p. 17), no obstante, especialistas consideram a possibilidade de, em mdio prazo, ocorrer a insero do Brasil no comrcio internacional com a exportao de chapas de gesso, como reflexo da atuao mais firme das transnacionais no mercado brasileiro, e tambm da mobilizao do Sindusgesso com o apoio da APEXBRASIL, constituindo um consrcio de exportao, com a marca Brazilian Gypsum [grifo do autor]. O pas dispe de importantes reservas de gipsita, inseridas nas bacias sedimentares das regies norte e nordeste, com uma relao reserva/produo anual suficiente para atender a demanda por mais de 700 anos, o que caracteriza uma situao de suprimento praticamente inesgotvel, face aos atuais nveis de consumo e s necessidades apontadas pelas projees da demanda. No territrio brasileiro os principais depsitos de gipsita ocorrem associados s bacias sedimentares conhecidas como Bacia Amaznica (Amazonas e Par); Bacia do Meio Norte ou Bacia do Parnaba (Maranho e Tocantins); Bacia Potiguar (Rio Grande do Norte); Bacia Sedimentar do Araripe (Piau, Cear e Pernambuco); e Bacia do Recncavo (Bahia). Contudo, Lyra Sobrinho et al. (2001) afirma que, do ponto de vista econmico, os principais depsitos brasileiros de gipsita esto localizados na Bacia Sedimentar do Araripe, onde a gipsita ocorre sob a forma de duas camadas no contguas, das quais a superior sempre mais potente, sobretudo em Pernambuco, onde apenas ela tem sido explotada. No Cear

elas so menos potentes, porm a explotao se estende a ambas. Estas camadas constituem o Membro Ipubi da Formao Santana, de idade cretcea. O aproveitamento das jazidas de gipsita do Araripe pernambucano municpios de Araripina, Bodoc, Exu, Ipubi, Ouricuri e Trindade - gerou um conjunto de atividades empresariais com forte reflexo na economia local, constituindo a denominao de "Plo Gesseiro do Araripe". Essa quantidade expressiva de gipsita que torna Araripina grande produtor deve-se aos sedimentos marinhos/costeiros da parte superior da Formao Santana que recobrem diretamente o embasamento, materializando uma superfcie de mxima transgresso qual esto associados os nveis pelticos com concrees carbonticas fossilferas. Quando a transgresso aptiano-albiana alcanou a Plataforma de Araripina encontrou um relevo peneplanizado sobre rochas do embasamento pr-Cambriano/paleozoico, j que a no ocorrem nem mesmo os sedimentos da Formao Cariri, originando uma extensa rea em condies de supra-mar onde se formaram extensas jazidas de gipsita (ASSINE, 1994, p. 230). Menor (1995) explica que o minrio gipsfero do Plo Gesseiro do Araripe classifica-se, a grosso modo, como de excelente qualidade industrial, em face de uma consistente concentrao de sulfatos, da ordem de 90 a 95%, enquanto as impurezas de origem terrgena se apresentam em quantidades desprezveis, raras vezes ultrapassando a 0,5% da rocha total. Embora nesse minrio a gipsita seja predominante, tambm se fazem presentes quantidades subordinadas de anidrita, em geral de 4 a 7% mas podendo, s vezes, chegar at 14%. Em 2010 o Brasil possua 78 minas de gipsita sendo que o Amazonas conta com uma, que est paralisada; a Bahia tem trs minas, todas desativadas; no Maranho existem 11 minas e apenas trs esto em atividade; no Piau as duas minas existentes esto paradas; das 55 minas presentes em Pernambuco 37 esto em pleno funcionamento; no Cear, das quatro minas que o estado possui, apenas duas esto funcionando; em Tocantins, onde existem duas minas, apenas uma funciona.

BIBLIOGRAFIA ASSINE, M. L. Paleocorrentes e paleogeografia na bacia do Araripe, Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Geocincias, n. 24, v. 4, 1994, p. 223-232.

LYRA SOBRINHO, A. C. P. de; AMARAL, A. J. R. do; DANTAS, J. O. C.; DANTAS, J. R. A. Balano Mineral Brasileiro, 2001. Disponvel em: <http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/gipsita. pdf>. Acessado em: 18 de maro de 2013. MENOR, E.A. Projeto Gipsita Etapa I. Programa Nacional de Estudo dos Distritos Mineiros. Recife: Departamento Nacional da Produo Mineral DNPM/4 Distrito, 1995. 42p.

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA. RELATRIO TCNICO 34 - PERFIL DA GIPSITA. Disponvel em: <http://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano_duo_decenal/a_mineracao_ brasileira/P24_RT34_Perfil_da_Gipsita.pdf> . Acessado em: 18 de maro de 2013.

You might also like