You are on page 1of 42

FUNDACAO DE APOIO A ESCOLA TECNICA FAETEC ESCOLA TECNICA ESTADUAL FERREIRA VIANA CURSO TECNICO DE EDIFICACOES

Notas de Aula
. Disciplina: Tecnologia das Constru~oes Parte 2

2006 2 SEMESTRE

Um pn3dio necessita de uma parte destinada a suportar os esforc;os produzidos pelo peso de todos os seus componentes (paredes, pisos, telhado, etc.), instalac;oes, m6veis, pessoas, vento, etc .. (1) A estrutura de um predio consiste no conjunto de pec;as destinadas a formar um quadro suficientemente rfgido e resistente, que possa suportar todos os esforc;os decorrentes do peso dos elementos c:onstituintes do predio e das cargas acidentais. (1) Ha varios tipos de estruturas, confeccionadas com diversos materiais e tecnicas: estrutura de concreto armado, estrutura de concreto protendido, estruturas metalicas, estruturas de madeira, etc .. 5.1. Estrutura de concreto armada A estrutura de concreto armado e constitufda por um conjunto monolltico, muito usada em predios de varios pavimentos. (1) rfgido,

As pec;as de uma estrutura de concreto armado sac ilustradas na figura a seguir:

execuc;ao de uma estrutura de concreto armado passa pelas seguintes etapas: Confecc;ao das f6rmas. Execuc;ao das armaduras e colocac;ao nas formas. Confecc;ao do concreto. Transporte e lanc;amento do concreto. Adensamento do concreto. Cura do concreto. Desforma.

Cada um destes itens sera descrito detalhadamente a seguir: (2) A) Confecc;ao das f6rmas Uma forma deve satisfazer as seguintes condic;oes: Obedecer rigorosamente as formas das pec;as projetadas. Resistir aos esforc;os, em conjunto, do peso pr6prio, do concreto fresco e dos operarios, sem apresentar deformac;oes. Ser estanque, para evitar fugas da argamassa. Ser construfda de modo que permita a retirada dos seus diversos elementos com relativa facilidade e sem choques. Ser projetada e executada de modo que possibilite 0 maior numero de utilizac;oes da mesma peC;a,proporcionando economia.

As f6rmas sac constitufdas por: Paineis e Escoramentos (Cimbramentos): Paim3is a) Tcibuas de Pinho b) Chapas de compensado Compensado resinado: Proporciona acabamento rugoso. Compensado plastificado: Proporciona acabamento lisa, usado para concreto aparente, permite maior reaproveitamento. c) Metalicos Proporcionam acabamento Iiso. Maior reaproveitamento Rapidez na execugao. d) Plasticos Proporcionam acabamento liso. Maior reaproveitamento Rapidez na execugao. Sao leves e face is de montar. e) Incorporados;Concreto pre-moldado, ceramico, poliestireno expandido (isopor). Escoramentos (Cimbramentos) a) De madeira b) Metalicos: Tubos de ago, telesc6picos e de altura regulavel.

A Escoro Met61ico ESTUBa utillzodo como suporte de lOdos c tipos de formes de vigos e 'ojes em concreto armada. Elas lem Igualmente opliCOCOO nos contelro:s de obras de grande vvlto como suporte de corgos vertIcals. incllnados au horizontals. Oterece umo grande gamo de vorio<;:OO com regulogem mlllmelrlca de altura. odmttindO grondes cargos. CoNtrtujse oe dols rubos. desllzando um dentro do outro. com si51emo especial de bloqueio. permttindo regular olvbO Inlerlor 0 altura desejodo.

8efTlentoI.; lemeo - fVbo 50160 mocha . IUbO 40149 Covftho ou coPO de 11J9Uk>gem ftno. ocopk:lda pol' maio de IOSCO00 elemento It)mOO. permitindO urn cu~o de 10 em. E:slof:lEllVO it de 0;:0 ncx:tuIor fl...ncflCla.lOSCjueodo rnternomenle. M!WtOfCOdO poro sUSfen'/OI'0 rnc:xjeiro no j:XJffe superior do
9SCO<O

Capttel usodo oltamatlvamenle 00 miniforcodo poro permmr 0 trovomento dcJs brmos loterol$ do vigo de concreto.

ALTURA(m)

1.00

2.00 3.500 2.850 2.500 2.000 1.700

3.00 1.400 1.100 900 750 600

0.00 0.20 040 0.60 0.80

4.000

o ayo

empregado var6es de 12 m.

nas armaduras e encontrado geralmente sob a forma de

o corte dos ferros e feito com tesoura especial, talhadeira ou maquina e a curvatura dos terros pode ser teita com 0 auxllio de forquilhas ou gabaritos.
Quando as pec;as possuem dimens6es maiores que os comprimentos barras pode-se recorrer as emendas. das

espayamento da armadura com relayao as f6rmas pode ser feito com 0 auxflio de espac;adores de plastico ou de argamassa (cocada). A fixac;ao dos ferros e feita geralmente com arame recozido nO18.

~o

POSmvA /'

ESTlUBOS

C) Confecyao do concreto A mistura de cimento, areia (agregado miudo) e agua chama-se argamassa. Adicionando-se pequenas pedras (agregados graudos) tais como pedra britada ou seixos de rio, obtem-se 0 concreto. (1)

o cimento

Portland e um produto fabricado a base -de calcarios, 0 qual tem a propriedade de, misturado com a agua, reagir quimicamente, endurecendo gradativamente, tornando-se, com 0 passar do tempo, um oloco resisJente que aglutina as pedras na formayao do concreto. (1) Em blocos de concreto de grandes dimens6es, pode-se substituir parte do agregado por pedras de mao, bem maiores que as britas, com 0 objetivo principal de economia. Tem-se, enta~, 0 chamado concreto cicl6pico. (1)

o concreto

resiste muito bem a compressao, mas nao a trayao. Para se obter um conjunto resistente simultaneamente a compressao e a trayao, reforya-se 0 concreto com uma armadura de ayo, obtendo-se assim 0 concreto armado. (1) Ao concreto pode-se adicionar no momento da mistura produtos quimicos ou resinas, chamados de aditivos, que conte rem propriedades desejadas ao concreto. Alguns tipos de aditivos: Aceleradores e retardadores de pega, incorporadores de ar, expansores, impermeabilizantes, fungicidas, germicidas, inseticidas, colorantes.

A confeC9aO do concreto consiste na dosagem e mistura dos materiais componentes do concreto, sendo que esta mistura (amassamento) pode ser manual ou mecanica. Manual: Realizada em obras de pouca importancia, no maximo em volumes. Nao e permitido misturar de cada vez volume de concreto superior ao correspondente a 100 kg de cimento. Para a mistura manual, mistura-se primeiro e a seco, 0 agregado miudo e 0 cimento, ap6s isso 0 agregado graudo. Faz-se uma cratera, coloca-se af agua de amassamento e continua-se a mistura ate que 0 concreto adquira uma consistencia homogenea. Mecanica A mistura mecmica em canteiro deve durar, sem interruP9ao, 0 tempo necessario para permitir a homogeneiza9ao da mistura de todos os elementos, inclusive aditivos. A dura9ao necessaria aumenta com 0 volume a ser misturado e sera tanto maior, quanta mais seco 0 concreto .. 0 tempo mfnimo de amassamento, em segundo, deve ser de 12crJd, 6crJd ou 3O'Jd, conforme 0 eixo da betoneira seja inclinado, horizontal ou vertical, sendo d 0 diametro maximo da betoneira (em metros) A ordem mais aconselhavel de colocagao dos materiais nas betoneiras e: 1) Agregado graudo e agua de amassamento. 2) Cimento e 0 agregado miudo.

concreto devera ser lan9ado logo ap6s 0 amassamento, nao sendo permitido entre 0 fim deste e do lan<;amento, intervalo superior a uma hora; se for utilizada agita<;ao mecanica, este prazo sera contado a partir do fim da agita<;ao. Com 0 usa de retardadores de pega, 0 prazo podera ser aumentad6, acordo com as caracterfsticas do aditivo. Em nenhuma hip6tese se fara 0 lanc;amento ap6s 0 infcio da pega. Para 0 transporte do concreto pode-se utilizar vagonetes, carrinhos de mao (melhor 0 de pneus), ca9ambas, guinchos, correias transportadoras, calhas e bombas (que recalcam 0 concreto por meio de tubulagoes) Antes do langamento do concreto, deve-se molhar as f6rmas de madeira ate a saturac;ao e estas devem estar estanques. de

A altura do lanyamento do concreto deve ser inferior a 2 m, 0 que no caso de peyas como pilares pode ser conseguido mediante a confecgao de janelas, que depois sac fechadas. Pode-se, tambem, fazer 0 usa de mangotes que levam 0 concreto ate 0 fundo das f6rmas. Nas grandes estruturas, 0 lanyamento do concreto e feito de acordo com um plano organizado, tendo em vista 0 projeto de escoramento, este plano e chamado de plano de concretagem. No decorrer de uma concretagem, pode ser necessaria a confecyao de juntas. Estas juntas podem ser de dois tipos: a) Juntas Permanentes: Sao executadas com 0 objetivo de permitir as deformay6es da estrutura. Sao previstas com antecedencia, ainda na fase do projeto, sao muito comuns em pontes e grandes estruturas. b) Juntas de construc;ao ("Frias"): Sao feitas de acordo com as interrupc;6es da concretagem. Podem ser previstas ou podem ocorrer par problemas no momenta da concretagem. Quando as juntas de construc;ao nao puderem ser evitadas, serao necessarios alguns cuidados na retomada da concretagem: (3) 1Q) Tomar a superffcie do concreto antigo rugosa, mediante 0 usa deescova de ayo, jato de areia ou jato de agua (se 0 concreto estiver novo), de modo que 0 agregado miudo e a camada de pasta sejam removidos, e 0 agregado graudo fique aparente. 2Q) A superffcie da junta deve ser perfeitamente limpa, 0 que pode ser feito com jato d'agua ou ar comprimido. 3Q) Se nao for usado jato d'agua, a superffcie dever ser molhada abundantemente. 4Q) Espalha-se sobre 0 concreto uma camada de argamassa, de composic;ao identica do concreto (excetuando-se 0 agregado graudo). Q 5 ) Lanc;a-se 0 concreto a seguir.

08S.: Trac;o do concreto sao as proporc;6es de cad a um dos materiais componentes que sac usados em sua confec<;ao.

adensamento do concreto lan<;ado nas f6rmas tem por objetivo des/ocar com esforyo, os elementos que 0 comp6em, e orienta-Ios para se obter maior compacidade, obri~ando as partfculas a ocuparem os vazios e a desalojarem o ar do concreto. (3 Ha varios processos adensamento: que podem ser usa-dos para a execuc;aO do

Manual: Executado par meio de soquetes e barras. Neste caso, as camadas a serem adensadas nao devem excedera 20 em. Mecanico: Executado par meio da aplicac;ao de vibradores. Ha varios tipos de vibradores:

Vibradores de imersao: Neste caso, a espessura da camada a ser adensada deve ser de aproximadamente % do comprimento da agulha. Deve-se evitar 0 contato do vibrador com a armadura. Alguns cuidados devem ser tornados na aplicagao dos vibradores de imersao: ~ As posigoes sucessivas devem distar de 1 Y2 0 raio de ag30 do vibrador. );> A vibragao deve ser mantida ate 0 aparecimento de uma ligeira camada de argamassa na superHcie do concreto, assim como 0 terminG quase completo do desprendimento de bolhas. );> A insergao e a retirada da agulha vibrante no concreto deve ser lenta, ambas com 0 vibrador ligado .. ~ Nao se .. deve deslocar horizontal mente 0 vibrador dentro do concreto. Mesa vibrat6ria (Usada na confecgao de pre-moldados). Vibradores de superffcie (Usados na confecgao de pisos). F) Cura do concreto

.E

0 conjunto de medidas que tem por finalidade evitar a evaporagao prematura da agua. Esta agua e necessaria a hidratagao do cimento, garantindo maior resistencia a ruptura dos concretos. 0

A norma brasileira exige que a cura seja feita nos 7 primeiros dias ap6s lanc;amento.

Na obra, a cura do concreto pode ser realizada por varios processos: Irrigagao peri6dica das superficies. Recobrimento das superfIcies com areia, sacos de juta ou papel Kraft, que sac mantidos sempre umidos. Submersao. Empregos de compostos impermeabilizantes de cura. Recobrirrl'ento das superficies com membranas de cura especiais que, impedindo a evaporagao, dispensam 0 usa de agua.

A desmbntagem. das f6rmas somente deve ser feita quando 0 concreto estiver suficientemente endurecido, para que possa resistir as cargas que atuam sobre ele. Enquantoo concreto nao estiver suficientemente endurecido e resistente para suportar seu' pr6prio peso e cargas adicionais, cabe ao escoramento tal responsabilidade. Com 0 passar do tempo, com a cura do concreto, sua resistencia vai aumentando, passando 0 concreto armado a se auto-suportar, ocasiao. ern que 0 escoramento vai deixando de ser necessario podendo, ap6s certoiempo, ser retirado.

Nao devem ser retiradas as f6rmas antes de decorridos os prazos abaixo indicados, considerando-se que foi usado 0 cimento Portland comum: Faces laterais: 3 dias. Faces inferiores, deixando-se os pontaletes bem encunhados e convenientemente espa<;ados: 14 dias. Faces inferiores, sem pontaletes: 21 dias. Vantagens e desvantagens das estruturas de concreto armado: (1) A estrutura de concreto armado e mais conhecida e mais facil de executar que a de a<;o. 0 concreto armado exige pouco cuidado ap6s conclulda a sua cura. A manutenyao de peyas de concreto armado minima. 0 tamanho das peyas de concreto armado pequeno em face de sua resistencia elevada. Suas dimens6es sac entretanto maiores que as de ayo. Muito seguras contra incendio, uma vez que 0 concreto armado e incombustfvel e resistente a altas temperaturas. Serve como elemento decorativo, uma vez que se adapta muito bem em gualquer forma em que seja colocado. E muito higienica e resistente ao choque mecanico. Sua resistencia aumenta com 0 passar do tempo. Como 0 ayo e 0 concreto possuem coeficientes de dilatayao quase iguais, nao sac criados esfor<;os secur:ldarios devidos a dilatayao termica. 0 terro adere bem ao concreto e, completamente embebido pelo concreto, tem sua proteyao garantida contra a ferrugem. Como principal desvantagem com relayao as estruturas de ayo, as estruturas de concreto armado dificilmente podem ser modificadas ap6s a cura do concreto e, em caso de demoliyao, 0 aproveitamento de material e muito pequeno.

5.2. Qutros tipos de estruturas

(1), (4)

5.2.1. Estruturas de Ayo Caracterfsticas: As estruturas em a<;o sac desenvolvidas industrialmente por empresas especializadas. Sao executadas a partir de perfis confeccionados em diferentes formatos e espessuras. A sua montagem exige que os componentes sejam soldados, rebitados e/ou parafusados. Necessita de pessoal qualificado. o Pode ficar aparente ou nao. o Requerem maior precisao na execu<;ao. Tipos de veda<;ao: Alvenaria de tijolos de barro ou de concreto. Chapas metalicas, vidro, madeira, paineis variados, gesso acartonado.

OBS: Quando se optar por estrutura metalica com vedagao em alvenaria, deve-se ficar atento a boa execugao, para que nao se forme fissuras no encontro das duas. Vantagens e desvantagens das estruturas de ayo: Permitem a execugao de grandes vaos Iivres e grandes lajes em balango. Sua montagem independe de tempo marta, devido cura, como no caso do concreto, resultando num prazo de execugao bem menor se comparado com as estruturas de concreto. . Pesando menos que as estruturas de concreto, para mesmos esforgos, possibilitam economia de espago do pn3dio destinado as estruturas possibilitam a execugao de fundagoes menores. Sao mais padtonizadas, podem ser fabricadas em outro local e transportadas para 0 canteiro, permitindo melhor utilizagao de equipamentos auxiliares para a montagem. Podem ser desmontadas e reutilizadas, fator altamente vantajoso no caso de constru90es provis6rias. Sao mais faceis de modificar, reparar ou reforgar. Como principais desvantagens deve-se considerar que sac mais sujeitas a agao do tempo (corrosao) e exigem pessoal muito especializado para a sua montagem.

No Brasil, a estrutura de madeira e mais utilizada em casas pre-fabricadas que contam com sistemas e encaixes pre-definidos. Caracterfsticas: Material relativamente leve e que possibilita a montagem a seco. Tem prazo de construgao rapido. Proporciona conforto termico. Vantagens e desvantagens das estruturas de madeira: Sao faceis de montar, -sem exigir ferramental especial nem mao-de-obra altamente especializada. Da mesma maneira que no caso das estruturas de ago, a.s estruturas de madeira nao exigem tempo de cura como as de concreto armado. Podem ser desmontadas com razoavel reaproveitamento de material. Como principais desvantagens, as estruturas de madeira sac combustfveis e portanto muito sujeitas a incendios; exigem manuten9ao muito mais severa que as de ago e de concreto e sao sujeitas ao ataque de fungos e insetos. 5.2.3. Alvenaria Estrutural Esta alvenaria funciona como estrutura e como veda9aO. Caracterfsticas: Executada com blocos ceramicos ou de concreto. Nao permite grandes vaos. Nao permite reformas que incluam a que bra de paredes. Permite uma rapida execugao.

5.2.4. Concreto Protendido (6) A confecc;ao do concreto protendido baseia-se na criac;ao de tensoes previas de compressao no concreto, para compensar os esforc;os de traC;Eloque material sofrera quando receber as sobrecargas. No caso de um ediffcio, os cabos de protensao ancorados nas extremidades das lajes sac tracionados contra 0 concreto, comprimindo-o. Mas, alem disso, os cabos sac dispostos no interior da pec;a em ondulac;oes previamente estudadas pelos calculistas, de forma a gerar as forc;as de compensac;ao, que atuam sempre em direc;ao ao centro das curvaturas, contra 0 sentido das flechas. Normalmente, a protensao e realizada ap6s 0 endurecimento do concreto, por apoio direto sobre 0 mesmo, utilizando-se, para isto, de macacos hidraulicos e dispositivos de ancoragem que permitem, respectivamente, a estiragem dos cabos de protensao e a sua ancoragem.

Alguns tipos de protensao: a) Protensao nao aderente Neste caso os cabos vem isolados com uma capa plastica de polietileno que serve de bainha, alem de uma camada de graxa de alta densidade que se interpoe entre o cabo e a capa, propiciando uma protec;ao permanente contra corrosao. sistema e denominado de "monocordoalha", pois cada ancoragem segura apenas uma cordoalha. Devido a seu baixo coeficiente de atrito, geralmente cada cordoalha leva uma ancoragem pre-encunhada em uma extremidade (ancoragempassiva), sendo protendida pela outra (ancoragem ativa). A protensao e feita por um macaco hidraulico que segura cada cordoalha no centro dos dois pistoes. Alem da praticidade do manuseio, esse tipo de cordoalha elimina a preocupac;ao com a integridade da bainha metalica durante seu posicionamento nas f6rmas devido a amassamentos ou entrada de nata de cimento que possa prender a cordoalha. Sao empregadas na construc;ao de predios, pontes, silos e fundac;oes.

b) Protensao aderente com bainhas metalicas Neste caso, 0 cabo fica isolado de concreto por meio de uma bainha metalica e ap6s a protensao injeta-se nata de cimento para 0 preenchimento da bainha .

.~.,. .. T ..

~.

'

:;~~:~~;~ff(
s-'" "",8.,'
CM~3 metallC<!. esp. -.0.3 0;5 mm

+-c
~_ ..

.
--._. ,
"R _.

/
'

~._.

120' = aD R ~>:temoda b8inha

As cordoalhas ficam aderidas pasta de injec;ao que, por meio das bainhas corrugadas, aderem ao concreto da pec;a estrutural, impedindo 0 movimento relativo entre as cordoalhas e 0 concreto. As cordoalhas dividem espac;o dentro de uma mesma bainha e de uma s6 ancoragem multicordoalha. Sao normal mente protendidas simultaneamente por um s6 macaco de protensao. Este processo e empregado no caso de pontes, viadutos e vi gas de grandes vaos, quando ha necessidade de protensao de alta densidade.

Caracterfsticas do concreto protendido: Viabiliza tecnica e economicamente a soluc;aopara grandes vaos nas edifica<;6es. Simplificac;ao e agilizac;ao nas f6rmas atraves da eliminac;ao de pilares. Concede boa liberdade na arquitetura. Exige equipamentos e mao-de-obra sofisticados. Maior economia de concreto e de ferra em relac;ao ao concreto armado classico. Maior durabilidade com relac;ao ao aparecimento de fissuras. Exige um concreto de excelente qualidade e alto controle tecnol6gico. Tipos de vedagao: Na maioria dos casos e usada a vedac;ao em alvenaria, no entanto, nada impede a execuc;ao de paredes em vidra, paineis, etc. 5.2.5. Estruturas pre-fabricadas Pode-se entender a pre-fabricac;ao como um sistema composto por elementos estruturais praduzidos fora do local da instalagao definitiva, associando-se a qualidade na produ<;ao com a facilidade de transporte. As estruturas pre-fabricadas mais utilizadas sac confeccionadas em concreto armado, ac;o e madeira. Caracte rfsticas: Tempo reduzido de execuc;ao (na obra). Canteiros de obras mais organizados e limpos. Maior possibilidade de mecanizac;ao e automac;ao. Eliminac;ao ou reduc;ao de escoramentos. Dimensoes limitadas devido ao transporte. Dimensoes moduladas das pec;as.

As alvenarias sao elementos da construc;ao civil resultantes da reuniao de blocos ou placas justapostos, unidos por argamassa ou nao, destinados a suportar unicamente esforc;os de compressao. (1) 6.1. Func;oes das alvenarias: a) Vedac;ao: Quando impedem a penetrac;ao de pessoas na propriedade ou o seu devassamento. b) Divisao: Quando dividem os ambientes. c) Suporte: Quando tem func;ao estrutural. 6.2. Execugao das alvenarias Na execuc;ao das alvenarias existem alguns cuidados que devem ser observados: a) Verticalidade (Prumo): A verticalidade da alvenaria deve ser verificada fiada a fiada de modo a posteriormente garantir economia na etapa do revestimento. A verticalidade e garantida mediante a utilizac;ao do prumo de pedreiro, onde a face do pendulo deve encostar na face da alvenaria ao longo de toda a sua extensao vertical. Caso 0 pendulo esteja afastado au apoiado na alvenaria, significa que a mesma esta fora de prumo.

b) Alinhamento: 0 alinhamento da alvenaria asseQura que a parede esta alinhada no sentido horizontal, garantindo tambem economia na etapa de revestimento. 0 alinhamento e garantido com 0 auxflio de linhas horizontais ligadas as extremidades da alvenaria. c) Nivelamento: 0 nivelamento garante eeonomia da argamassa de assentamento e maior facilidade na colocagao de esquadrias. E realizado com 0 auxflio de uma mangueira transparente, cheia de aQua onde os nfveis sac transferidos. ~

Atualmente, existem no mereado novas ferramentas, como, por exemplo os escantilh6es metalicos que garantem 0 nivelamento e a vertiealidade ao mesmo tempo.

a) Alvenaria de tijolos ou bloeos ceramieos Os tijolos ou bloeos eeramieos sac eneontrados tamanhos.

sob diversas

formas

Sao desejaveis as seguintes caraeterfstieas dos tijolos ou bloeos eeramieos: Terem form as e dimens6es regulares. Serem bem eozidos e resistentes. Arestas vivas e resistentes. Serem rugosos (para boa adereneia da argamassa). A argamassa destinada alvenaria dos tijolos ou bloeos eeramieos deve, como no 'caso de qualquer outro tipo de alvenaria, ter resisteneia pelo menos igual ados tijolos ou blocos empregados. E necessario obseNar que esta argamassa devera ser colocada entre os tijolos ou blocos de modo que a espessura da junta entre os mesmos resulte em eerca de 1,0 em.

Modo de execugao: 0 seNigo deve ser iniciado pelas extremidades do alinhamento, sendo 0 restante da parede erguido com a ajuda de uma Iinha esticada entre estas extremidades. Ao longo da exeeugao deverao ser verificados a verticalidade, 0 alinhamento e 0 nivelamento da alvenaria. Devido as irregularidades dos tijolos, somente uma das faces pode ser aparelhada, constituindo um plano vertical Iiso. A face regular deve ser a externa, com exeegao da eonstrugao de paredes ao lade de outras ja existentes. As alvenarias de tijolos ceramieos sac geralmente executadas em paredes de uma vez ou de meia vez.

Esta alvenaria utiliza blocos de concreto vibrado e vem sendo muito empregada com fungao estrutural, permitindo ainda que as paredes sejam deixadas sem revestimento.

Vantagens: Peso me nor. Menor tempo de assentamento e revestimento, obra. Menor consumo de argamassa de assentamento. Melhor acabamento e uniformidade.

economizando

mao de

Desvantagens: as bloeos nao permitem divisao. Dificuldade para abertura de rasgos para instalac;ao de tubulac;6es.

AS bloeos de concreto podem ter formas e earaeterfsticas variadas, existindo


pec;as espeeiais como os meio bloeos, as eanaletas, as meias eanaletas, ete. Como na alvenaria de tijolos eeramieos, sua eolocac;ao deve obedeeer ao prumo e ao alinhamento, com juntas verticais deseneontradas eom espessura de eerea de 1 cm. e) Alvenaria executada com pedras Estas alvenarias podem ser argamassadas ou nao. e.1) Alvenar'ias de pedra seca: Neste caso as pedras deverao ser grandes, achatadas e com faces planas e as paredes deverao ser de grande espessura. e.2) Alvenarias de pedra argamassada: Sao eonstitufdas por pedras de mao unidas par argamassa. d) Alvenarias exeeutadas com elementos espeeiais: d.1) Blaeos de eonereto celular: Sao bloeos eujo proeesso de fabrieac;ao permite a formac;ao de um eomposto qufmico de alta porosidade. Sao mais leves, mais caros, exeelentes isolantes termieos e acusticos. Podem ser serrados permitindo grande economia na coloeac;ao de tubulac;6es. Podem surgir trineas nas paredes, quando da sua utilizac;ao. d.2) Placas de concreto: Nestas alvenarias saa usadas plaeas de concreto pre-moldadas fabrieadas em industrias e transportadas ate 0 local da construc;ao. Permitem um bom acabamento e isolamento aeustico. d.3) Plaeas de isopor: a painel e composto par um nueleo central de poliestireno expandido (EPS), de espessura variEwel, recoberto em ambas as faces com telas de ac;o ,eletro-soldadas, vineuladas entre si por meio de espac;adores do mesmo material porelas soldadas. 0 painel e produzido em fabriea e montado em obra, onde reeebe em ambas as faces uma argamassa projetada de cimento e areia com espessura em tome de 3 em. Proporeionam conforto aeustico, porem, difieultam reformas. dA) Tijolos de vidro: Sao usados na confecc;ao de alvenarias destinadas a permitirem a passagem de luz, podendo tambem permitir a ventilac;ao. Proporcionam acabamento de alta qualidade.

d.5) Elementos vazados: Sao empregados quando se deseja impedir a passagem, permitindo, no entanto, a ventilagao e a iluminagao. Estes elementos podem ser ceramicos, de concreto ou cimento amianto. d.6) Gesso acartonado: Os paineis de gesso acartonado, utilizados em paredes internas de ediffcios, sac sistemas produzidos em gesso e estruturados por folhas de papelao aplicadas em ambas as faces. As paredes (Dry Wall) sac estruturadas por montantes de chapa de ago dobrada de ago galvanizado. 0 tratamento das juntas entre os paineis e feito por meio de preenchimento com massa plastica especial (aplicada com espatula), recoberta por fitas de papel especial. 6.4. Notas sobre as alvenarias Os vaos para portas e janelas sac deixados em aberto, obedecendo as medidas previstas na planta construtiva. Deve-se acrescentar a estas medidas uma fOlga necessaria para 0 encaixe dos batentes. Sobre os vaos das portas e janelas devem ser construfdas vergas e sob os vaos das janelas devem ser construfdas contravergas. Estes elementos deverao ultrapassar 0 vao no minimo de 30 cm ou 1/5 do vao de cada lade e quando os va os ultrapassarem 2,00 m, as vergas deverao ser calculadas como vigas. As contravergas sao desnecessarias em vaos inferiores a 60 em. Problemas oriundos da ausencia de vergas e de contravergas: Faltando a verga, a carga incide sobre a esquadria fazendo com que esta se deforme. Faltando a contraverga, a alvenaria ficara sujeita a uma carga concentrada dos lados do VaG e sem carga no centro. Esta diferen<;a faz com que surjam rachaduras na alvenaria, vislveis no revestimento. 08S1: 0882: Altura das vergas para os cas os comuns: 10 cm (2 ferros de 14 "). Rosaceas s6 exigem a colocagao de vergas.

enchimento ou amarra<;ao das alvenarias juntos as vigas sera feito com tijolos inclinados, cerca de 7 dias ap6s a execu<;ao da alvenaria.

7. REVESTIMENTOS (1)(5)(8) AS revestimentos tem como finalidades

principais a protec;ao contra as intemperies, a regularizayao das superficies, 0 aumento da resistencia ao choque, a melhoria das qualidades acusticas, termicas, de impermeabilidade, de higiene e de beleza arquitetonica.

a) Chapisco: Revestimento obtido peta aplicac;ao de argamassa de cimento e areia (trac;o 1:3) sobre a parede, segundo uma espessura de 0,5 cm. Serve de base para outros revestimentos. Como base para outros revestimento (proporciona maior aderencia), s6 e necessario aplicar 0 chapisco na parte inferior das lajes, vi gas e pilares e paredes externas. Como revestimento final, aplica-se 0 chapisco, com 0 auxflio de uma peneira ou maquina de chapiscar, ap6s a execuc;ao do emboc;o. b) Emboc;o: Consiste de uma capa de argamassa que cobre as paredes dando-Ihes um aspecto aspero e plano. Espessura: de 1.5 a 2,5 cm. Roteiro para execuc;ao do emboc;o: (1) Marcando a espessura necessaria de massa, aplicar pequenos cacos de tijolo, fixados com argamassa a alvenaria, na vertical das prumadasguias (distantes de 2 a 2,5 m); Tomando os calc;os como referencia, aplicar massa formando as prumadas-guias, que sac faixas estreitas, no prumo, desempenadas, de modo que sirvam de apoio da regua de pedreiro, com a qual se ira raspar a massa colocada entre duas prumadas-guias.

Cobrir a alvenaria entre as prumadas, lanc;ando a massa com a colher de pedreiro, com forc;a, de modo que a massa penetre e preencha as frestas da alvenaria. Isto deve ser feito de cima para baixo. Para cad a trecho de massa aplicada, 0 operario usa a regua de pedreiro apoiada em duas prumadas-guias e raspa 0 excesso de massa em movimentos de vaivem. Dessa maneira obtem-se um plano um pouco irregular, porem vertical e com a espessura de massa determinada pelas guias.

Repete-se a opera<;ao indicada no passe anterior, ate cobrir completamente a parede entre duas guias, em trechos de cima para
baixo.

Repetir 0 revestimento entre todas as prumadas-guias. Recoberto todo 0 pano de parede, temos sua superHcie plana, porsm muito irregular. Aguarda-se que a massa puxe, 0 que corresponde a pega do cimento e, com movimentos circulares com a desempenadeira, vai-se dando 0 acabamento regul~H apesar do aspero normal do embo<;o. Costuma-se borrifar urn pouco de agua com uma broxa sabre a massa antes de desempenar. 8arrafeada e desempenada a parede, verifica-se se ha alguma falha a corrigir, 0 que devera ser feito logo, enquanto a massa ainda esta fresca. 0881: 0 embo<;o e executado ap6s a execu<;ao dos caixilhos. 0882: 0 embo<;o como acabamento, isto e, sem a aplica<;ao de reboco por cima, chamado de Massa Unica ou Embo<;o Paulista. Este embo<;o apenas sarrafeado e desempenado.

c) Reboco: Camada de massa fina aplicada sobre 0 embo<;o. Existem massas prontas chamadas massas corridas (Plasticas) que podem ser encontradas no mercado. Quando executado na obra: 1:1 (cal, areia bem fina) => Interna 1:5:1 (cimento, areia bem fina, cal ) => Interna 1:4:2 (cimento, areia bem fina, cal ) => Extema Obs.: 0 reboco nao tira irregularidades do embo<;o, apenas deixa a superffcie Iisa. d) Cimentado liso: Aplica-se uma argamassa de cimento e areia lavada (1:3) sobre 0 emboc;o ou base de concreto, queimando-se com cimento quando da aplica<;ao da desempenadeira de a<;o. E barato, impermeavel, podendo ter a cor natural do cimento ou cores provenientes de corantes.

e) Gesso: 0 gesso e preparado em pasta e a sua mistura e feita manualmente polvilhando-o sobre a agua para que todo 0 p6 seja disperso e molhado, evitando a formac;ao de grumos. Depois de conclufdo 0 polvilhamento do gesso sobre a agua, esperar cerca de 10 min para que as partfculas absorvam agua, e a suspensao passe do estado Ifquida a um estado flufdo consistente. Com a colher de pedreiro agitar parte da pasta e aguardar cerca de 5 min para 0 repouso final da pasta e ate que adquira consistencia adequada para ser aplicada com boa aderencia e sem escorrer sobre a base. o gesso pade ser aplicada com desempenadeira de PVC em duas, tres au quatro camadas, ou muitas vezes em uma s6 camada. Uma vez conclufda uma camada 0 gesseira passa a camada seguinte em faixas perpendiculares as primeiras, antes da pega estar muito avangada 0 gesseira, com uma regua de alumfnio, faz 0 seu sarrafeamento, cortando os excessos de pasta, a fim de dar ao revestimento um plano regular, que ira receber os retoques, a raspagem e a camada final de acabamento de pasta. o revestimento com gesso deve ser aplicado somente em ambientes internos e sem umidade. f) Revestimentos Ceramicas: 0 assentamento dos revestimentos ceramicos pode ser feito pelo processo convencional, utilizando-se argamassa de cal e cimento ou nata de cimento, ou com cimento cola (processo mais empregado atualmente). o assentamento se faz de baixo para cima e sua horizontalidade pode ser garantida fixando-se uma regua nivelada acima do nfvel do piso acabado, deixando-se espa<;o para a coloca<;ao de radapes ou da primeira fiada de revestimento. Deverao, ainda, ser previstas juntas entre as pe<;as assentadas, 0 que pode ser obtido mediante 0 uso de espa<;adores plasticos. o rejuntamento das pe<;as devera ser feito pelo menos 48 h ap6s 0 assentamento do revestimento ceramico, de modo que a argamassa de assentamento endure<;a com as juntas abertas. Existe um tipo especial de revestimento cenlmico chamado de Porcelanato que exige cuidados especiais para seu assentamento. A sua fixag8.o s6 podera ser feita com colas de cimenta especiais (0 porcelanato par apresentar uma superffcie muito Iisa exige uma aderencia qufmica e nao apenas mecanica como a que e obtida com 0 emprego de argamassas comuns). Camp/ementar as estudas com as nianuais das Revestimef}tas E/iane. g) Revestimentos laminados ou vinflicos: Sao revestimentos obtidas a partir de resinas e que sac vendidos sob a forma de placas ou pranchas (Iaminados) ou ralos (vinflicos). Apresentam uma grande variedade de cores e padr6es que, dentre outros, imitam pedras, madeiras ou revestimentos ceramicas. Sao aplicados sobre superficies muito lisas com o auxflio de adesivos de contato especiais. h) Marmores: Os marmores sac materiais caras e que sac aplicados como revestimentos em obras de alto padrao. Podem ser encontrados sob diversos tamanhos, tipos e cores. Podem ser aplicados com cimento-cola ou argamassa de cimento e areia no trago 1:4.

i) Granitos: Os granitos sac materiais caros e que sac aplicados como revestimentos em obras de alto padrao. Sao materiais mais resistentes que os marmores e podem ser encontrados sob diversos tamanhos, tipos e cores. Podem ser aplicados com cimento-cola ou argamassa de cimento e areia no trac;o 1:3. j) Pastilhas: Sao fornecidas coladas sobre papel kraft ou tela, formando padr6es diversos. Existem sob as mais variadas formas, cores e padr6es. As pastilhas sac aplicadas sobre emb090 sarrafeado (conclufdo 10 dias antes) e umedecido, sobre 0 qual se espalha uma camada de 2 mm de argamassa de cimento, cal e areia fina, no trac;o 1:3:9, que sera sarrafeada e desempenada, cobrindo uma area tal que possa ser revestida com as pastilhas antes do infcio do seu endurecimento. Ao mesmo tempo, sobre cada placa estender uma fina camada de pasta de cimento branco e aplicala batendo-se com a desempenadeira. 0 papel e ser retirado posteriormente com uma soluc;ao de soda caustica e agua, na proporc;ao de 1:8. Existem, ainda, argamassas industrializadas para a sua fixac;ao.

k) Madeira em lambris: as lambris sac aplicados na vertical, pregados a granzepes chumbados na parede com argamassa forte (1:3) espac;ados de cerca de 50 cm um do outro. I) Papel de parede: Sao papeis especiais, encontrados em diversas cores e padr6es, que sac colados sobre as paredes.

a) Emboc;o Paulista: A execu9ao de Emb090 Paulista em tetos obriga 0 usa de chapisco, nos trac;os 1:2 ou 1:3 como base, de modo a aumentar a aderencia. Este procedimento aumenta os custos de sua utiliza9aO. Devido a espessura, este revestimento fica muito pesado, podendo soltar do teto. A execu9ao deste revestimento e demorada e sua cura tambem. b) Emb090 e reboco: A utiliza9ElO deste revestimento em tetos apresenta os mesmos inconvenientes do Embo90 Paulista, apresentando a vantagem de permitir um melhor acabamento. c) Forro de gesso: Por deixar um espa90 entre a laje e 0 ambiente, oferece isolamento acustico, que pode ser melhorado com la de vidro. Apresenta, alem disto, 6timo acabamento e permite embutir fios e lampadas. Para 0 forro existem duas OP90es: Placas moldadas de 0,60 x 0,60 m artesanais ou chapas de gesso acartonado de 0,60 x 1,20 m. As placas moldadas podem ser encontradas em qualquer gessaria, pois, sac feitas manualmente. Ja as placas acartonadas, mais caras, sac produzidas com a tecnologia de grandes empresas multinacionais (Knauf, Lafarge, Placo). A chapa acartonada e composta por duas folhas de papel recheadas de gesso. Acrescenta-se silicone a receita basica, para que 0 produto resista a umidade e fibra de vidro, para que suporte 0 fogo. (9)

Modos de execugao: (9) c.1.) Forro de placas de gesso Com um revolver especial, a instalador da tiros no teto, inserindo pinos de ago a cada 60 cm, no maximo (tamanho da placa). Coloca-se um arame de ac;o au cobre atraves de um furo no pino. Fura-se a placa com uma chave de fenda e passa-se 0 fio, torcendo-o bem para amarrar a pega, e colocando-a no lugar desejado (as placas possuem encaixes macho e femea nas faces laterais, 0 que facilita a colocac;ao). Ha placas que possuem pegas para a fixagao dos arames. Nos encontros com as paredes, aplica-se uma massa de gesso, agua e estopa para dar 0 acabamento e reforgar a fixagao. Os restos de fios sao arrancados com alicate. Os acabamentos nos rejuntes sac feitos com argamassa de gesso e agua. c.2.) Chapas de gesso acartonado 0 nfvel do forro e marcado e uma estrutura metalica e presa a parede e ao teto com tirantes. Pegas de uniao permitem 0 encaixe de um perfil ao outro. Um equipamento elevador aproxima as chapas da estrutura metalica. 0 processo de colocagao das chapas e iniciado pelos cantos Uunto as paredes). Cada chapa e fixada ao perfil a cada 30 cm, no maximo, com parafuso auto-atarrachante. 0 acabamento e feito com massa de rejunte e fita de papel, usada para prevenir fissuras. Uma nova camada de massa finaliza 0 trabalho. Esta e a unica etapa em que se utiliza agua (para fazer a massa). Trata-se de um sistema de construgao a seco, que faz menos sujeira. Alem disso, a instalagao e mais rapida que a das placas de gesso. Obs: Para manter 0 conforto ambiental, deve-se rebaixar 0 teto deixando-se um pe direito mfnimo de 2,60 m. d) Farro de madeira (Iambri de madeira) A madeira utilizada pode ser Cane la, Jatoba, etc. primeiro passo para a sua confecc;ao e 0 barroteamento do comodo. Ap6s isso sac fixados os lambris nos barrotes. Obs: Barrotes = vigas de madeira. Conforme desenhos. a colocagao das
Recorte do tipo meio madeira

._____BARROTE
Caibros de madeira (2 a 2,5 em x 7,0 em)

tabuas, os tetos podem

apresentar

varios

e) Forros metalicos ou de plastico Existem varios tipos de forros metalicos ou de plastico, mas, basicamente, sao constitufdos por porta-reguas, sustentados por pendurais regulaveis fixados ao teto, e reguas metalicas ou plast!cas.

8. PAVIMENTAC;OES Pavimentagao e a denominagao que se da ao revestimento do piso, isto uma superffcie destinada ao transito ou a protegao da construgao. (10) Caracterfsticas que os pavimentos devem atender: Ser duro e resistente ao desgaste. Nao provocar rufdo com 0 andar das pessoas. Apresentar atrito adequado a movimentagao das pessoas. Ter baixo custo. Exigir minima despesa de conservagao. Oferecer condigoes higienicas. Proporcionar aspecto agradavel. Tipos de pavimentagoes:
(5)

e,

a) Cimentado: E 0 piso composto pela mistura de cimento e areia, no trago 1:3, assentado sobre contrapiso previamente preparado. Sua execugao e bastante simples, tem custo baixo e alta resistencia. (10) Pode apresentar acabamento aspero ou lisa, conforme se use respectivamente a desempenadeira de madeira ou de ago com polvilhamento de cimento. Para se obter acabamento em cores desejadas, adiciona-se corantes a mistura. (10) Deve ser modulado em quadros atraves da colocagao de juntas que podem ser executadas com PVC, plastico, etc.
3 em 10 em

!7/7/A'l/?7/:(//7/ -

Ciment ado Concreto magra au laJe ~

Solo compaetado

z~E

b) Pedras decorativas (marmore, granito, Sao Tome, ard6sia): Os marmores e granitos de uma maneira geral podem ser encontrados para uso em placas serradas inteiras ou ja pre-cortadas, em tamanhos padronizados. Quando nao sac utilizados os pre-cortados, costuma-se projetar as dimens6es das placas inteiras em tamanhos iguais, de tal forma que nao haja recorte.s no piso pronto. (10) assentamento e feito com argamassa de cimento, areia e saibro, no trago 1:4, bem plastica, colocada na base e espalhada com a colher de pedreiro, de forma regular. Em seguida coloca-se a placa nivelando"a com 0 nfvel de pedreiro e usando 0 cabo do martelo para bater. (10) Os granitos, pela sua grande dureza, ja vem polidos e lustrados da marmoraria, mas os marmores podem ser fornecidos apenas serrados, para serem po lidos depois de assentados. Costuma-se proteger os marmores, ap6s sua colocagao e polimento, com nata de gesso, com espessura media de 1 cm, espalhada sobre 0 piso e removida no terminG da obra. (10) rejuntamento e feito com nata de cimento branco, com corante ou nao, limpo com estopa antes da secagem. (10)

A rocha natural (Sao Tome, Ard6sia), em geral rustic a, muito usada em ambientes externos, e atualmente tambem utilizada em locais internos onde pode ou nao receber um polimento ap6s sua colocayao. (10) Para assentamento da rocha natural, utiliza-se argamassa de cimento, areia e saibro no trayo 1:4, plastica, de modo a suportar 0 peso da pedra. (10) o procedimento e semelhante ao citado anteriormente para 0 marmore e granito, e 0 rejuntamento em geral e feito com argamassa de cimento e areia no trayo 1:4. Ap6s sua colocayao 0 conjunto devera ser lavado com soluyao de acido muriatico, dilufdo em agua na proporyao 1:3, lavando-se em seguida com agua pura. (10) Tanto para os marmores e granitos assim como para rochas naturais aconselha-se 0 rod ape do mesmo material. (10) Existem tambem argamassas prontas para a fixayao de pedras naturais.
2 em
4 em

riiil

ill

10 em

Pedra Argamassa Concre~o magro ou laje

O/~/'7/7/7/i>
c) Marmorite: E uma pavimentac;ao fabricada no local com granula de marmore da seguinte maneira: inicialmente faz-se 0 contrapiso, com argamassa de cimento, areia e saibro, no trayo 1:4, nivelada convenientemente, sarrafeada com regua; com a ponta da colher e uma regua, risca-se 0 contrapiso formando os panos desejados. Nestes riscos colocam-se as juntas de metal ou plastico fixadas corT)argamassa de cimento e areia no trayo 1:4 de modo que as mesmas fiquem bem niveladas, alinhadas e fixas, a aproximadamente 1,0 cm acima do contrapiso, para servirem de guia do acabamento do marmorite. Aplica-se entao sobre 0 contrapiso nata de cimento para aumentar a aderencia, lanyando-se em seguida 0 marmorite fabricado com cimento branco, granula de marmore e corante, preenchendo os paineis formados pelas juntas. Ap6s uma semana inicia-se 0 polimento em duas etapas. 0 polimento e feito com bastante agua, e ao terminG tambem deve ser lavado com bastante agua. Finalmente, pode ser encerado com cera incolor. (10)
Marmorite Clmentado Concreto Solo magro ou laje

compadado

d) Revestimento ceramico: (10) Sao pisos de boa resistencia e lavaveis. Pelo fato de serem lavaveis, recomenda-se verificar a necessidade de instalayao de ralos. Neste caso, e necessario estudar os caimentos, de modo que os mesmos conduzam as aguas para os ralos. 0 assentamento pode ser feito usando-se argamassa de cimento e areia, no trac;o 1:4, sendo que para isso 0 revestimento ceramico devera ser previamente molhado. Atualmente, no entanto, sac mais empregadas as argamassas industrializadas. Seu uso dispensa a imersao previa das peyas, sendo aplicadas mediante 0 emprego de desempenadeiras de ayo dentadas, que garantem a espessura correta de argamassa.

e) Pedra portuguesa: Sao pedras em cores branca ou preta, cortadas segundo pianos de clivagem previstos, com as quais sac feitas pavimentac;6es com desenhos variados. 0 pavimento e confeccionado sobre um contrapiso de saibro compactado. As pedras sac assentadas, segundo os desenhos desejados, deixando-se uma junta de no maximo 0,5 em entre elas. Ap6s 0 assentamento e feito um rejuntamento com argamassa no trac;o 1:2:4 (c, a, s).

f) Tabua corrida: (10) Sao geralmente fabricadas em Ipe ou Jatoba, com largura de 15 em, com encaixes do tipo macho e femea. Para sua colocaC;ao utiliza-se um acess6rio chamado "ganzepe", que uma pec;a de madeira na qual e pregada a tabua corrida. Depois de definido 0 nlvel, os ganzepes sac chumbados na laje com argamassa de cimento e areia no trac;o 1:4 em sentido transversal a direC;ao das tabuas, tomando-se 0 cuidado de colocar os pregos no rebaixo da femea das tabuas. A distancia entre um ganzepe e outro pode variar de 30 em a 50

em.
Aconselha-se 0 preenchimento do espac;o vazio, que aparece entre a tabua e a laje, com argamassa de cimen~o e areia no trac;o 1:5 (48 h ap6s a fixaC;ao do ganzepe) de forma a se evitar rUldos ao se pisar sobre a tabua. Em geral 0 rod ape e feito com 0 mesmo material das tabuas.
/ Granzepe Tabua (4 x 2 x21 eorr,da fraea (13!
(1))

6 em

r
_.

=:S~~~~=;;~)'J.!11!lllr~ Argamassa
~
a

/~ /"

c>:>

--

Argamassa Concreto

g) Tacos: (10) Para 0 assentamento de tacos com argamassa, necessita-se aumentar sua capacidade de aderencia. Para tanto, molha-se com asfalto derretido a face que ficara em contato com 0 contrapiso, e logo em seguida, antes do asfalto secar, agrega-se pedriscos, formando assim uma superflcie bem rugosa. Em seguida prega-se, ainda na mesma face, tres pregos tipo "asa de mosca". . Para assentamento da argamassa de contrapiso, tira-se 0 nlvel do comodo e instala-se a cada dois metros uma guia, fixada com argamassa de cimento e areia no trac;o 1:4. As gU'ias formarao os pontos que definirao as alturas da argamassa. Esta argamassa devera ser de cimento, areia e saibro no trac;o 1:2:4 com 0 mfnimo de agua posslve!. Pulveriza-se entao cimento na superflcie do contrapiso, borrifa-se agua com a brocha e assentam-se os tacos no desenho desejado, batendo-se com a desempenadeira de madeira ate 0 surgimento da nata de cimento pelas juntas. 0 acabamento e feito com a raspagem dos tacos, calafetagem das juntas e 0 enceramento do conjunto. Para 0 assentamento de tacos com cola, faz-se 0 contrapiso com argamassa de cimento e areia no trac;o 1:3, seguindo as guias de nfvel previamente colocadas, aguarda-se a cura desta argamassa, limpa-se bem a area e espalha-se a cola apropriada em pequenos trechos e colocam-se os tacos.

Aconselha-se, a seguir, que 0 comodo seja fechado para evitar circulagao no piso pronto. A raspagem, calafetagem e cera seguem 0 mesmo procedimento citado anteriormente. Os rod apes sao, em geral, de madeira.

-r!

L ---------t>
0 l>"

L'

L' L' LA L'

L' LILILI~
(>1>

TOle 0

..

Argamassa Concrero

(1 2L)

h) Borracha, carpete, vinflicos e laminados: Estes pisos podem ser aplicados em constrw;oes novas ou reformas. Sobre marmorite, cimentado ou ceramica, desde que firmes, secos e limpos. Para a sua ap1ica9aO sobre madeiras, aconselha-se uma camada de isolante e regularizador para evitar que as juntas do piso de madeira apare9am marcadas no piso acabado. Em constru90es novas, e necessaria a exeCU9aO de urn contrapiso de cimento e areia (1:3) nivelado. Em seguida, 0 piso e colado com adesivo adequado.
~ Borraeha, Carpere Cola Argamassa (13) ou Vlnilleos

3 em

-~~.-. ~~.-. -.. - .. - ..~.-~

l--------

Concreto

ADAO, F. X., 1980, Desenho de Concreto Armado. Rio de Janeiro, Editora Tecnoprint. ASSED, A. A., ASSED, P. C., 1988, Constru98o Civil - Metodologia Construtiva. Rio de Janeiro, Livros Tecnicos e Cientfficos Editora. (10) AZEREDO, H. A., 1997, 0 edificio ate a sua cobertura. Sao Paulo, Editora Edgard Blucher. (3) BORGES, A. C., 1975, Pratica das Pequenas Constru90es, Vol. I. Sao Paulo. (5) CARDAO, C., 1983, Tecnica da Constru98o. Volumes I ell, Belo Horizonte, Ediyoes Engenharia e Arquitetura. (2) CHAVES, R. C., 1979, Manual do Construtor. Rio de Janeiro, Editora Tecnoprint. (1) ESTUB, Gatalogo Tecnico. GETHAL, 2001, Home-Page www.gethal.com.br. MAC, 2001, Home-Page www.macprotensao.com.br. MILITO, J. A., 2000, Tecnicas de Constru98o Givil e Constru98o de Editfcios. Sorocaba: Faculdade de Engenharia de Sorocaba. MONTENEGRO,G. A., Desenho Arquitetonico, 1978, Sao Paulo, Editora Edgard Blucher. (7) RUDLOFF, 2001, Home-page www.rudloff.com.br. (6) SOUSA, R., MEKBEKIAN, G, 1996, Qualidade na Aquisi980 e Execu980 de Materiais e Execu980 de Dbras, Sao Paulo, Editora Pini. UFF, 1993, Apostila da Discipliria de Tecnologia das Gonstru90es, Rio de Janeiro. (8) YAZIGI, Walid, 2000. A Tecnica de Edificar, Sao Paulo, Editora Pini. Reformar e Construir, nO6. Editora Agao, Sao Paulo. (4) Arquitetura e ConstrUyaO, Set de 1998, Editora Abril, Sao Paulo (9)

ANEXOS

5- Mistura manual do concreto

:7:" .,". . cc~~ . j"

/_.

f .:

'.'

".....~

-,~"

E$palhe a areia

Gimento

Junteagua...

SeguMda mistura.

,I

. .'

.:';.}}j:i:ff~!:~
ASSOClA~AO BRASILEIRA DAS EMPRESAS

1-.H'"E-i"I

~dJ
DE SERVI~OS DE CONCRET AGEM ABESC

A simplicidade deste ensaio 0 consogrou como 0 principal contrale de recebimento do concrelo no obra. Emboro limitado, expresso a trobalhabilidade do concreto atraves de um unico paromelro (abatimento). Para que cumpra esteimportante popel, deve-se executa-Io correlamente: colele a amostra de concreto depois de descarregar 0,5 m3 de concreto do caminhoo e em volume aproximado de 30 litros; coloque a cone sobre Q plocomet61ico bem nivelada e apoie seus pes sobre as obas inferiores do cone; preencha 0 cone em 3 camodas iguais e aplique 25 golpes uniformemente distribufdos em coda camada; adense a comada junto base, de forma que a haste de socamento penelre em toda a espessura.No adensomento das camodas restanles, a haste deve penetrar ate ser atingida a comada inferior adiacente; apos a compacto<;60 do ultima comodo, retire 0 excesso de concreto e olise a supertrcie com uma regua met6lica; retire 0 cone i<;ando-o com cuidodo no direc;ao vertical;

coloque a haste sabre 0 cone invertido e me<;a a disl6ncia entre a parte inferior do haste eo ponto medio do concreto, expressando 0 resultodo em millmetros. no cominh6o-betoneiro deve ser efetuado de moneiro a corrigir a obatimento de todo 0 volume transporto do, garantindo-se a homogeneidade do mistura logo ap6s a adic;oo de aguo complementor. 0 concreto deve ser agitado no velocidode de mistura, durante pelo menos 60 segundos. Lembre-se: nao odivinhe 0 fndice de abalimenlo do concreto. Apesor do experiencio, Ionia do motorista do cominh6o-betoneire, quanto do fiscal que recebe 0 concreto no obro, efetue o ensaio de abatimento do tronco de cone, utilizando-o como um instrumento de recebimenlo do concreto; nao adicione 6gua apos 0 inicio do concretogem. Isto altera as propriedades do concreto e onula as garantias estabelecidos em contrato.

o ocerto do agua

VALOR DO

ABATIMENTO

..
A

Depois do concreto ser aceito par meio do ensoio de obotimento, deve-se coletar uma omostra que seja representativa para 0 ensoio de resistenciaque tambem deve seguir as especifica~6es das normas brasileiras: nao permitido retirar amostras, tanto no principia quanto no final da descarga do betoneira; a amostro cleve ser colhida no ter~o medio do caminh60betoneiro; a coleta deve ser feito corlando-se 0 fluxo de descargo do concreto, utilizando-se para isso um recipiente ou carrinhode-moo; deve-se retirar uma quantidade suficiente, 50% maior que o volume necessario, e nunca menar que 30 litros.

Em seguida, a amostra cleve ser homogeneizado asseguror sua uniformidade.

para

A moldagem deve respeitor as seguintes orienta~6es: preencho os moldes cilindricos l150 mm X 300 mm) em quatro camadas iguois e sucessivas, aplicando 30 golpes em coda comada, distribuidos uniformemente. A ultima cantero um excesso cle concreto; retire-o com regua met6lico; deixe os corpos-de-prova nos moldes, sem sofrer perturba<;6es e em temperatura ambiente por 24 horos; ap6s esle perfodo deve-se identincar as corpos-de-prova e tronsferi-Ios para 0 laboratorio, onde serGOrompidos para alestor sua resistmcia.

Em geral as f6rmas sac classificadas de acordo com 0 material e pela maneira com sac utilizadas, levando em conta 0 tipo de obra. Na tabela abaixo sac mostradas as possibilidades do uso das f6rmas.

Pequenas obras detalhes especfficos ~/:ii:.,':~~@~f ..


~ "'

particulares
~~1.~ :

e
. ,~:

~. ~ .

,:-;'3'~[-%' ~ ,... ::-~::.-

~"

'~~!'~;>i -1-~~Y~~ -.:. f'.f .':_;. ~~-;.~\>~~~


'. " .' , ,

"'. ~.l,.~'"

2.1.1 - F6rmas de tcibuas As f6rmas podem ser feitas de tabuas de pinho (araucaria - pinheiro do Parana); cedrinho (cedrilho); jatoba e pinus (nao-recomendado). 0 pinho usado na constrU<;ao e chamado de pinho de terceira categoria ou 31\ constru~ao. Normalmente, as tabu as sac utilizadas nas f6rmas como paineis laterais e de fundo dos elementos a concretar.
Dime nsoe s usua is da s ti bua s

compri.irten~C,
','(JriitiOf'

ti.9.'
C
E

1Jdi

2.1.2 - Chapas compensadas Normalmente sac usadas em substitui~ao as tabuas nos paineis das f6rmas dos elementos de concreto armado. Sao apropriadas para 0 concreto aparente, apresentando um acabamento superior ao conseguido com paineis de tabuas. Nas obras correntes sac utilizadas chapas resinadas, por serem mais baratas e nas obras on de se requer melhor acabamento, exige-se 0 usa de chapas plastificadas, que embora de.maior custo, obtem-se um maior numero de reaproveitamento. No caso da utiliza~ao de chapas e recomendavel estudar 0 projeto de f6rmas a fim de otimizar 0 corte de maneira a reduzir as perdas. As bordas cortadas devem ser pintadas com tinta apropriada para evitar a infiltra9ao de umidade e elementos qurmicos do concreto entre as laminas, principal fator de deteriora9aO das chapas.
Dimensoes das chapas compensadas

""a,~m~t')':::;li1pm-x,20:,~':
'-'i:ia;

"<i~~(~::
1{~"~;

~~1;~~!~

Espessuras comen:iais (mm)

}timelY de rea provena menCDs

;:::;~~:~~.:~;;~()~~::"
.~.o{.';:~I$.;~~1~pJft:g '" ,',",l

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Construgao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

b.o4

2.1.3 - Solidarizayao

e reforyo de chapas compensadas

Quando for usar paineis de chapas de compensados para moldar paredes, vigas altas, pilares de grandes dimens6es e bases para assoalhados (Iajes) sera conveniente refon;ar as chapas a fim de obter um melhor rendimento pelo aumento da inercia das chapas. Para isso pode-se utilizar refon;os de madeira (ripamento justaposto), pe<;as metalicas ou ainda sistemas mistos de pe<;as de madeira e metalicas.

2.1.4 - Complementos as complementos e acess6rios sac utilizados para refor<;ar e sustentar (solidarizar) os paineis de tabuas e de chapas compensadas e podem ser pe<;as unicas de madeira ou metalicas ou, ainda, conjuntos de pegas de madeira e metal, como par exemplo: guias, talas de emenda, cunhas, placas de apoio, chapuzes, gravatas, escoras (maofrancesa), espa<;adores, estais, tirantes etc. Nos casos das pe<;as de madeira, pode-se usar: sarrafos de 1/2" x 2"; ripas de 1" x 2", 1" x 3"; caibros de 2" x 3", 3" x 4",2" x 4",4" x 5"; pontaletes de 2" x 2", 3" x 3", 4" x 4" etc. 2.2 - Formas metalicas Sao chapas metalicas de diversas espessuras dependendo das dimens6es dos elementos a concretar e dos esfor<;os que deverao resistir. as paineis metalicos sac indicados para a fabrica<;ao de elementos de 'concreto pre-moldados, com as f6rmas permanecendo fixas durante as fases de arma<;ao, langamento, adensamento e cura. Em geral possuem vibradores acoplados nas pr6prias f6rmas. Nas obras os elementos metalicos mais usados sac as escoras e travamentos. Embora exijam maiores investimentos, as vantagens do uso de f6rmas metalicas dizem respeito a sua durabilidade. 2.3 - Formas mistas Geralmente sac compostas de paineis de madeira com travamentos e escoramentos metalicos. As partes metalicas tern durabilidade quase que infinita (se bem cuidadas) e as pe<;as de madeira tem sua durabilidade restrita a uma obra em particular ou com algum aproveitamento para outras obras.

Retirado e resumido &1S Notas de Aula da Disciplina de Constru9ao Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

ADz:,

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de ConstruQ8.o Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

{)...Op

/
'- .. ,f

I; ,_.~.

3 - EXECUf"AO y

DAS FORMAS'"

"

',' ..'.

,,<c'

('

Para a execugao de f6rmas na obra alguns cuidados devem ser levados em conta previamente a elaborac;ao das f6rmas, como por exemplo: 0 recebimento e estocagem das pegas brutas de madeira e dos compensados; a existencia do projeto estrutural completo com a indicagao das prumadas e embutidos das instalag6es prediais (agua, esgoto, eletrica, telefone etc.) e do projeto de f6rmas; e, preferencialmente, a existencia de uma carpintaria (central de f6rmas) com todos os equipamentos e bancadas necessarios. 3.1 - F6rmas de pilares as cuidados iniciais na execugao de f6rmas para os pilares dizem respeito necessidade de maior atenc;ao na transferencia dos eixos do piso anterior (no caso de edificagao com pavimento tipo) para a laje em execugao e do nlvel de referencia, de forma a garantir a geometria da obra (prumos e nlveis) exatamente como esta prevista no projeto. Em geral a sequencia de procedimentos na execugao de pilares e: a) eixos e nlvel transferidos para a laje (conferidos e liberados com trena metalica); b) marcar e fixar os gastalhos nos tacos (colocados na concretagem) a partir dos eixos sem se preocupar com 0 nlvel; c) apicoar
0

concreto na base interna do gastalho a fim de remover a nata de cimento;

d) fixar urn pontalete guia, travando no gastalho e aprumando de acordo com os eixos (2 escoras em mao-francesa); e) colocar as formas (3 faces) do pilar, cuidando para que fiquem solidarizadas no gastalho e aprumadas no pontalete guia; f) verificar
0

nlvel do conjunto marcando no pontalete guia a altura do pilar;

g) a cada operagao conferir prumo, nlvel e ortogonalidade do conjunto (usando esquadro metalico); h) passar desmoldante nas faces internas das f6rmas (caso jei tenha side usada); i) conferir e Iiberar para coloca<;:aoe montagem da armadura (ver proximo capitulo); j) depois de colocada a armadura e todos os embutidos (prumadas, caixas etc.) posicionar as galgas e espac;adores a fim de garantir as dimens6es internas e 0 recobrimento da armadura;

h) le.eoL-e..v

c----- ~.;,/,-

_~,-c.

k) preyer janela de inspe<;:aoe limpeza em pilares com mais de 2,5 m de altura; I) executar 0 travejamento da f6rma par meio de gravatas; tirantes, tensores, encunhamentos etc., de acordo com as dimens6es dos paineis e da carga de lan<;amentoa suportar; m)conferir todo 0 conjunto e partes e liberar para concretagem, prumo, nlvel, imobilidade, travejamento, estanqueidade, esquadro e limpeza do fundo. veriftcando principalmente: armaduras, es'pa<;:adores,

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Constru9ao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

p,n.4:

3.2 - F6rmas de vigas As f6rmas das vigas podem ser langadas ap6s a concretagem dos pilares ou no conjunto de f6rmas pilares, vigas e lajes para serem concretadas ao mesmo tempo. 0 usual e lan<;ar as f6rmas de vigas a partir das cabegas dos pilares com apoios intermediarios em garfos ou escoras. Em geral os procedimentos para execu<;ao de f6rmas de vigas sac os seguintes: a) depois de limpos os paineis das vigas, deve-se passar desmoldante com rolo ou broxa (providenciar a limpeza logo aos a desmoldagem dos elementos de concreto, armazenando os paineis de forma adequada para impedir empenamento); b) langar os paineis de fundo de vigas sobre a cabega dos pilares ou sobre a borda das f6rmas dos pilares, providenciando apoios intermediarios com garfos (espagamento mlnimo de 80 cm); c) fixar os encontros dos paineis de fundo das vigas nos pilares cuidando ocorram folgas (verificar prumo e nfvel); pra que nao

d) nivelar os paineis de fundo com cunhas aplicadas nas bases dos garfos e fixando 0 nfvel com sarrafos pregados nos garfos (repetir nos outros garfos ate que todo 0 conjunto fique nivelado); e) langar e fixar os paineis laterais; f) conferir e liberar para coloca<;ao e montagem da armadura (ver pr6ximo capitulo); g) depois de colocada a armadura e todos os embutidos (prumadas, caixas etc.) posicionar as galgas e espa<;adores a fim de garantir as dimens6es internas e 0 recobrimento da armadura; h) dependendo do tipo de viga (intermediaria ou periferica) executar 0 travejamento da f6rma por meio de escoras inclinadas, chapuzes, tirantes, tensores, encunhamentos etc., de acordo com as dimens6es dos paineis e da carga de langamento a suportar; i) conferir todo 0 conjunto e partes e liberar para concretagem, verificando principalmente: alinhamento lateral, prumo, nfvel, imobilidade, travejamento, estanqueidade, armaduras, espagadores, esquadro e limpeza do fundo.
Painel da Iaje

3.3 - F6rmas de lajes Os procedimentos para langamento das f6rmas das lajes dependem do tipo de laje que vai ser executada e geralmente fazem parte do conjunto de atividades da execugao das f6rmas de vi gas e pilares. A excegao de lajes premoldadas que sac langadas a posteriori da concretagem das vigas e usual, nos demais casos, (pre-fabricadas, moldadas in loco, celulares etc.) providenciar a execugao dos mol des em conjunto com asyigas, para serem

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Construgao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

t\O~

solidarizadas seguintes:

na

concretagem.

as

procedimentos

usuais

para lajes

macic;;as sac

as

a) lanc;;are fixar as longarinas apoiadas em sarrafos guias pregados nos garfos das vigas; b) providenciar 0 escaramento minima para as longarinas par meio de escoras de madeira ou metalicas (1 a cada 2 metros); c) lanc;;ara assoalho (chapas compensadas ou tabuas de madeira) sobre as longarinas; d) conferir a nlvel dos paineis do assoalho fazendo as ajustes par meio cunhas nas escoras ou ajustes nos telesc6pios; e) fixar as elementos laterais a fim de reduzir e eliminar as folgas e pregar a assoalho nas longarinas; f) verificar a contra-flecha e se for a caso de laje-zero, nivelar usando um aparelho de nlvel (laser) a fim de garantir a exatidao no nivelamento; g) travar a conjunto todo; h) Iimpar e passar desmoldante; i) conferir nos projetos embutidos etc.; j) das instalac;;6es os pontos de passagens, prumadas, caixas,

liberar para execuyao da armadura (ver capitulo seguinte);

k) conferir todo a conjunto e partes antes de liberar para concretagem, verificando principalmente: nivelamento, contra-flecha, alinhamento lateral, imobilidade, travejamento, estanqueidade, armaduras, espac;;adores, esquadro e limpeza do fundo.
Painel da Iaje tibuas de 1")(12" liavessOes 2"x3", l''x3'', 3'x4"

Guia c I ti bua
1"x6", 1")(9"

Pontlletes ou pes-direitos
4 ESCORAMENTO DE FORMAS

Os paineis de fundo de vigas e de lajes devem ser perfeitamente escorados a fim de que seus pes-direitos sejam garantidos e nao venham a sofrer desnfveis e provocar deformac;6es nos elementos de concreto. as escoramentos podem ser de madeira au metalicos. 4.1 - Escoramento de madeira

As escoras, tambem chamadas de pontaletes, sao pecas de madeira beneficiadas que sao colocadas na vertical para sustentar as paineis de lajes e de vigas. Atualmente, sac muito utilizadas escoras de eucalipto ou bragatinga (pec;;asde sec;ao circular com diametro mfnimo de 8 cm e comprimentos variando de 2,40 a 3,20 m). No caso de pontaletes de seC;;ao quadrada as dimens6es mfnimas sao: de 2"x2" para madeiras duras e 3"x3" para madeiras menos duras.

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Construyao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas http://www.uepg.br/denge/civil

~O~

Os pontaletes ou varas devem ser inteiros, criterios estabelecidos na norma: a) b) c)

sendo posslvel fazer emendas

segundo

os

Cada pontalete podera ter somente uma emenda; a emenda somente podera ser feita no ter90 superior ou inferior do pontalete; numero de pontaletes com emenda deverao ser inferiora 1/3 do total de pontaletes distribufdos.

As eseoras deverao ficar apoiadas sobre cal90s de madeira assentados sobre terra apiloada ou sobre contrapiso de concreto, ficando uma pequena folga entre a escora e 0 cal~o para a introdu~ao de cunhas de madeira. .

4.2 - Escoramento

mehilico

As escoras metalicas sao pontaletes tubulares extensfveis com ajustes a cad a 10 em, com chapas soldadas na base para servir como cal~o. Podem ter no topo tambem uma chapa soldada ou uma ehapa em U para servir de apoio as pe~as de madeira (travessao ou guia). Os mesmos cuidados dispensados ao escoramento de madeira devem ser adotados para os pontaletes metalieos, tais como: usar placas de apoio em terrenos sem contrapiso, as cargas devem ser centradas e os pontaletes aprumados.

AIluI3 (H)va ria ndo de 1,8()n a 3,30 m

4.1 - Corte dos ferros a) Arcos e serras de a<:f0 rapido - indicada para pequenas obras com laje prefabricadas, tern como principal vantagem 0 menor investimento em equipamentos e mobilidade e como desvantagem 0 fato de exigir maior tempo de execu<:fao e consequente maior custo de mao-de-obra;

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Constru9ao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

~!I0

b) Tesouras de corte - e indicada para obras de pequeno e medio porte com lajes macic;as ou mistas, com a vantagem de possibilitar maior rapidez no corte dos vergalh6es, exigindo, porem, maior esforc;o humano; c) Maquinas de corte (n. 1,2, 3 etc.) - cujo emprego e indicado para obras de medio a grande porte, permitindo 0 corte de bitolas maiores, tendo como desvantagem relativa a necessidade de ter que ser fixada em local unico;
Q

d) Serra de corte (disco de corte) - para obras de medio e grande porte, com 0 corte rapido de qualquer tipo de bitola, tendo como principal desvantagem 0 rUldo provocado pela alta velocidade do disco. 4.2 - Dobra dos ferros a) Pinos de dobragem - em obras pequenas e medias pode-se usar pinos feitos de ac;o fixados diretamente nos pranch6es para servir de apoio na dobragem dos terros com uma alavanca (chave ou ferro de dobrar).

b)

Chapas de dobrar - sac chapas prontas com pinos de dobragem soldadas que devem ser fixadas na bancada para servir de apoio para 0 usa da ferramenta de dobragem. 0 diametro dos pinos deve seguir 0 especificado na tabela a seguir:

c)

Maquinas de dobrar - para obras de medio a grande porte pode-se usar maquinas para realizar 0 trabalho de dobragem em serie. Exigem mao-de-obra qualificada para a opera<;ao do equipamento.

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Constru<fao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

4.3 - Kits de armaduras Depois de cortadas e dobradas as barras soltas podem ser imediatamente montadas ou amarradas em feixes, chamados kits de armaduras para serem transportadas para a obra, quando montadas em central ou do local de corte e dobra (terreo) para 0 local de aplicac;ao (pavimento). Cada kit deve conter a armadura de um pilar ou viga ou parte da armadura de laje. as kits devem receber identificac;ao conforme 0 projeto estrutural par meio de etiquetas (plaquetas) a fim de evitar erros de montagem. A armazenagem deve ser feita em local livre de passagem de equipamentos e preferencialmente colocados sobre berc;os de madeira. Para transportar usar guincho (grua) com os devidos cuidados de manuseio.

4.4 -

Amarra~ao dos ferros

a) Arame tranc;ado (dobrado ou retorcido) - a amarragao das barras cortadas e dobradas para solidarizar a armac;ao e feita com arame recozido n.Q 18 em par tranc;;:ado (no minimo), executando-se 0 n6 mais apropriado de acordo com numero de barras concorrentes no ponto de amarrac;;:aopela aplicac;ao de torniquete com a ferramenta do armador - torques de cabo comprido - e que depois de devidamente apertado cortado rente ao n6.

b) No simples usado para amarrar duas barras Iisas e de menor bitola em um no apenas, comum em solidarizac;;:ao de armaduras de laje macic;;:ae armaduras de pele. c) No duplo - para bitolas maiores e necessario utilizar
0

n6 duplo.

d)

bancadas de amarrac;ao - na maioria das vezes as armaduras sac montadas na pr6pria obra e 0 mais pr6ximo das f6rmas que iraQ receber a armadura. Pode-se, para isso, utilizar bancadas secundarias para a amarrac;ao das armaduras feitas com cavaletes de madeira ou de barras de ferros.

4.5 - Emendas nos a~os As emendas devem ser evitadas pois quase sempre acrescentam custos e podem a vir a comprometer a seguranc;;:a.No entanto, caso seja necessario usar emendas e recomendavel consultar profissional qualificado.

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Conslruyao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/dengelcivil

O Istancla entre as barras

.1

b)

Emendas com luvas - sac luvas prensadas e/ou rosqueadas que exigem calculo especffico feito para cada situa<;ao e executadas em oficinas com equipamentos apropriados.

e)

Emendas por solda - existe norma especffica para altos soldados e as condi<;6es de aceite ap6s ensaios pr6prios.

4.6 - Montagem dasarmaduras Ap6s a amarra~ao das barras constituindo as armaduras ou parte delas (dependendo das dimens6es e peso) os conjuntos podem ser levados para as formas para a montagem final. No caso de armaduras de pilares e vigas recomenda-se colocar a armadura na forma com pelo menos uma das faces (fundo) ja com as pastil has (espa~adores) devido a dificuldade em coloear as pastilhas depois da armadura estar na forma. A seguir uma pequena listagem de itens e euidados na montagem das armaduras: a) Coloca<;ao dos espa<;adores :....sao pequenas pe<;as de plastico, argamassa ou metalicos usados para garantir 0 recobrimento mlnimo no concreto e sac colocados entre a armadura e a forma e/ou entre as barras de alto. Nas lajes coloear no minimo 5 espa<;adores por metro quadrado. b) Coloca<;ao de caranguejos - sac espa<;adores feitos de peda<;os de barras de a<;o proprios para a coloca<;ao dos ferros negativos das lajes. c) Amarra~ao das armaduras das lajes - deve amarrar alternadamente as barras eruzadas nas lajes (n6 sim, no nao). Fazer uma verifica<;ao final e ajustes, momentos antes da coneretagem. d) Verificar a neeessidade de armaduras de pele em vigas e pilares e em pontos proximos as ea~xas e tubula<;6es. Cuidar para evitar fissuras por retra<;ao. e) Conferir f)
0

posieionamento dos embutidos (eaixas, tubula<;ao) e aberturas.

No easo de armadura muito densa, evitar feehar totalmente a passagem qo vibrador, deixando para colocar eventuais barras no momenta do lan<;amento e adensamento do concreto. nas pontas de ferro

g) Protetores de pontas - luvas plasticas que sac coloeadas (esperas) para proteger os operarios de cortes acidentais.

4.7 - Telas soldadas


Telas soldadas sac armaduras de a<;o prontas para ser utilizadas nas obras, dispensando a amarra<;ao dos n6s com arame recozido, reduzindo com isso a mao-de-obra significativamente (ate 75%, segundo um dos fabricantes). Podem vir em rolos eom largura de 2,45 m e comprimento de 60 a 120 m ou em paineis de 4 x 6 metros. Pode-se cortar as pontas das telas para formar cruzetas de ancoragem. A norma tecnica estabelece limites para os transpasses.

Retirado e resumido das Notas de Aula da Disciplina de Constru9ao Civil- Universidade Estadual de Ponta Grossa Professores: Carlan Seiler Zulian, Elton Cunha Dona e Carlos Luciano Vargas - http://www.uepg.br/denge/civil

EXECU9AO DE CHAPISCO

Chapisco - E
liga para

urn
alem de

revestimento que dit fumio e


0 embo~o,

vedar as frestas entre os tijolos.

agua arela bacia


ou caixa de madeira
cimento de pedreiro colher

1. Utilize a desempenadeira suporte para a massa .

como

2. Com movimentos firmes. jogue aos poucos a massa contra a parede.

desempenadeira de madeira enxada

Preparo da massa
Oentro de uma baci<l au

c.aixade madeira, mi5tUre

a areia com

amento,

oa

propor~o 3: 1. Depois, abra a mistura com a enxada,acrescentando

agua ate dar 119a.Deixe a


massa bem mole.

3. Repita a opera~ ate cobrlr total mente a area de tijolo apar;E!nte.,

4. Aguarde por 24 horas para a superficie seear .

o chapisco tambem pode ser executado utilizando-se uma Maquina de Chapiscar

_~~itQ_~~rr~~tQ
desempenadeira de ~o

.
c.omum pa regua

...

.__ .
de madeira

.....

.. __

Material: .. areia cimento

colher de pedreiro . desempenadeira

1. Prepare a argamassa
misturandc

2. Co:oque ~9;Ja i3GS p.o'l~:(;~


ate forrn(!r uma f2rofo (mlidii que,

ao ser aper,ad<i, r.~"io deve See esi orelaf nem


so/tar I;quido.

3, tspaihe

4. Passe "
desern~:1ade.ira

massa pelo
(Ofitraprso e

de madeira e,,:
movimeiitos

alise com a coiher


de pedreiro.

circulares
para eliminar

eilrr.lnanoo possNeis
bolhas de ar.

imparf eic;es e
nivelar
0

piso.

5. Nesta etapa,
USE

6, ApOs polvilhar c cimento e

a regua

para alisar
10talnlenle

e.c,:palhar ~9Un,
fDm1<lndo

a superflcie.

a nata," qucime"
Q

pi50 corr a colher,

iol0

e, espalhe.

a miS1ura sem

interromper o movimento.
7. Esse
o efetto

S. Urrta 0P<~O
originai de

,(3c1icionai
do

ccaoamento
var,er

omenta

a .slJPerflcie

Guei,nado.

pronta. ~inda (llnioa, com vassoura de pi~2va. 0 efelto e r.onh~cidD P<)i eimerao varrido.

Pigmenta~Q
Material:.
o plso anterior (preto, verrnelho, mesmo pO material amarelo.

.
usado para fazer

xadrez na ror desejada


azul, verde e marrem) ?a:"a dar

1.

u;n.a colof<J~o

ac piso, fac;a
a nata de
eimento com

o famose pC xaorEl.

2. Em um redpklrt~. rni$~ure
uma parte pigmento

3. -Quelrre" de
para
j

o cirneNo EspalhanOO
n IT1!Stur3 corn a

del de cimen1c adicicnanoo agua ale a


massa alcan~r COf1S!stenda

deS'mpenadelra
contil1uos

de

ac;oem movimentos e Smpr no ffie:smo sentido.

pas;osa.

Molde facil
Reaproveitaveis e modulaveis, as f6rmas industrializadas incorporam-se a Iinha de montagem da obra. adequado e mao-de-obra treinada podem tornar esses equipamentos mais econ6micos Projelo
fi!O'l'liU 'rw,sfonuar a n)l)stru"i" 1'II'I>I1"",sO iu(hlS1.nall"llJ ldk~"S ah', ('III ohms lIIoldadas in Ioco_ Por i~so: IIW'SIJHl IJlHIlI~IHfo os prinf:lpio~ lnlsit'os dC' rlUJ(".ioJli..IJIJ(~1I1()~ a...; ftulnus illdll ... ;triuJizuda:-; .. ~;Ipr()vl~il(lV~is t~ t'.n'" nll~nUlisltlOS tll' t~ll(".;)ixl" f' Illolitagl~TlI..

.I"

<lWlIpralieullwlI"'. 1OO'Yc, d,", ('slnJ1l1ras <I" rrlifi<:ios. COII'O " I'm;" III1~dior-. lIIais allo que 0 <las l'lI"Inas de llladl'inlS prodllzidas in Iocu, as indllslrializadas 'H' serni-indllstr;ali~.J.llIa.:; (rej(f ho.n') gUllhHlJl t.t':m~JlO flU pnx-tll\,8.o Jilll!",za da "bra: 0 illdil'-c dt' pronulividade varia de ,,<:onlo com as SOllH;.l,eSI'
f:xl>c.rie.fH'.iH

jii

11101-

('In ''-Slwa, farililalldu 0 n.-ul'nlveitaml:nlO dos sisIC,il<b.~As obras dl' gr.IlIl.lqHIrt" 1<'01 maior n~l'e1ilividade p. ,; ''!is<!('ar'H"le('isli.~t que da vdociuaue obm e <:ria as conlli~~x.,. para 0 ll'.aprovdlamcnto\ afinrw SaJvudor Ikne.vidcs, dirc!ur da ~I3S 'Jkh ". urn lIos e,iadoll'..s do CHuute T"eni<:o ,k ForlIla.s do SindusCon-SI~ Em obras meno,; avalllajadas, Oil Ules1Il0 110 C.o'I>lip. consl nl!.OfllS (k p"fJ"{'lIn portl', a possibilidadc~ d.~inv{'slir np.sses e'-!wpwnenlos rll) medio ou JOllgo prazo ~ mellor. JIIcla1 Sfl viavel CUIIImai; ,k

4(} [I'uliliza,'Ol's-. ,',Iilll;' ,i'lo Sada la. "lJg"nlll'iro


Clllit~ITf'Z
l~

KltI"'1" S..J"b' :la A IIdr;,d,'


SlJl,,"alf't1W

1IH'lllhro

da

(So-

("i(~dad(~ Br;lSilt'irii ill' 'I'ITllologi:1 para E11Ilipi.lIl1l'1I10:-' (' \1alllllllll:iio). Por is:-'f1.
IJIrW

pr.'i.tin,

1.<ISI<lJlII~

'"IHI1I1I11 Ill'

110

Bra:-;i1/.

() Bing-lid

ell'SSP

lil'0

1'i""rJlI'l.

AII~'1l dot l'ossil)i1id;lIl4'


II)(~I)I().as f(U"IIHtS

lil' napnl\'piw illclllslrializarl4ls. 1'11111


puclC"J1I 1"Vilf

poslus por

.If;O

Oil

alllJlliJlio.

~o

a IIln aUlllell!o 11(' I'l'odulivi<la<l,'. ('or [1'duzir a tlliio-dp-ohrn t' JU'Ct'ssilnr 1""11'/1 IlWJlIJl'~J1\iio . ('()Jllribllillilo "i"tI'l j><I(;1 H

ck

1~[ldH c:nnstrllfora.,

nws

os

fa l>ri e.alll "s a IIrJllmJl q IJC pod" a Iinf,rir ;)0% a IIwis "Ill <:olllfwral,'.an "om as fGrIllas "OlIH'I .. iollai". :\n qllcslao de Sf~'11fUlIl,'[L a nilllilllJil,'HO d Iml( . dilUelll"s de corlC de lIIanl'ira n,dllz 0 riseo 1'0lelJeiuJ tit'. ucidentl's, i\lrlll disso, es""rump.llI.os IIIt'.t,llieos mais (~sjla\:<llios d"sohstnlt'-!lJ os CH't":-;:O;()S (~t:-i (Ini.l~ dc. t rabal ho.

Modula<;ao estrutural Ih lIll'didas pW'a fucililar

U reapnlvei'allll'lltll "onll'\i!m no projetn. A "tapa Illais imjlortallll' Ilessa rase" 0 cfllr.n.!o l'.stnllltm!. COUll' lIlUll dus vinlldl.'s .-ins fOrlll<-ls nlf'.l,i1ic;ls" jlossihililar tulia graltrll'. pn .. is,l" ~"fllll"lri .. a (t.'t'ju (llvela) e. 1""1dallH'lIlal, ". ale !'lgi<:o, que as pt'<:as "slrll'lJrais le"ham dillll'IJS()CS ullifonllcs, "i\ lI11ifonnidade IIUO ohriguluria, puis tlS CqUlptHIWJII0:-i silu adaptii\'f~i:-;~ mas: t~ II.. III"r '111('haja illt.egra<;iio cntre 0 pmj<'.to f'stnl1llral C " sisl (~Jlln (1P rOrlllas ~, diz HIIIII'IlS C""lmall, dir('.lOr du Peri. "Ess". lipo d" prnhblla aillda. ,; 1II11ilo COllll11ll rm obras n'si,kllciais, nUll fl1ll1e 1l,lali"'Ullt'nle pC,!""II" <,-!'ollea rejletiti\~t1a<jp" ..

FORMAS MET AlICAS Possuem born controlI' dimension.ll, nau geram residuos, tem precisao geometriea, mas exigem maiores cuidados com 0 projeln ('alcolisla
(:oIlstnJtora

Virgilio Halllo,. :\s,illl. I'lalwj:lf II ('llIpn';!O dt'


por (x(lJlplo.

St'

1111'-

:ias voadoras.,

n'('ollll'lIda-

se

'I'"'

(I proj,'I(I
sisl
(~ltlli.

('slrll'''I'',j
0Plillldo-s4'

I'a"ilil""
por

".,,,
11Ijl':"

dp.:'ist~

pflll.l.'odi(las, Da IIWS'lla mal",ira .. a v"I,,.-idacl,' .lit obra p"d" !,"lIlara \'.s\'ollt" do sish'loa ,Itfl>rrllas, 'jlll' ""lIba ",,,do ;"I1II,'o('ia :I,.,.i siva "a ,'slnlillra. P"I' j,iSt>. Ilallllls dd"'II'

dt~ Illtl ItlClior ('Olllilio ('1I1 n~ (II;.!C'lIll1'inb dc. pnH1t1\:an .. prnjctistil ... llc~ ('slJ11111ras f' fa!>ri'''IJI''.'.s ,k fimllas. A ,~Ial",ra<;.,lo <1(' I'mjl'los ""11l III":'"
VERSATllIDADE Os sistemas de fOrmas industrializadas garantem a execuc;ao-de pec;as com grande variedade de formas e tamanhos ('slrolorai.s Illllilll diflT"II11'S !,o:l,'I'I'l>\'''' car gralld,' jlf'nJa :I" I('I"I"' IlO "~oll(,jro para as ad'lj>la"H'.s tlas f")"llla~_ "'I,: ,'Olll"

~HT('.S<Tllla

Pam ('VilHr prohl".IIlas ..por vezl's a es('.nlh!l das f,mllas (;.fl'itl\ alltes da dditu,.all dll d"scnhn C$Inil lira!. ~ A r,irmH !,od" d,'It>l"IoiJlar () lipn ill'. lIloddo loat mati\'u da ('slnl,,,ra~', l'xplica ,~ngerll .. iro

andnr

(:nnl

IlFlll:arrO

l'sIHUl .

.r

('II)

IIIIHI

rlla

csh"J":wada -. (,Illllpara ;"lallriei" Hiau .lti. <lirt'lor 1111\.(1I1s1nJl"ra IlKO " "Il'IIlI,1'l>

preO~geofT1~'

nao gei<i,~tduo _." , ,,;>'bQm coniro,le dimensional _~elUgeprojeto padrOllizado

seforem :;Iugadas, exigem mulioeuidado para ~ danitkar 0 equipamenlo (multaspodem ser altasl maioreSc~jdados no projeto .- malo;gera<;i!O potencial de ",s(dum menor capacidade de reaproveitamento Iransporte vertICal po! grua problemas quando hower necessidacle de contlaflechas alto cuslO no aluguel ou aquisl<;ao das cab.1~as se 0 projeto nao se adequar as dimens6es comereiais das cabayls, poclem ser necessarios arremates com alvenaria dif<euldade no controle lecnol6glCo das pe<;as pre--moldadas cuidados especiJi, com aderencia do
revestimento no caso do emprego de pol iestireno expandino

-. pe>aeser reaproveitada em o';;tras obra'5oJp~as adapfa-se a diferentes layouts lajes ipmicipalmente ~didasr alia prOduttv,aade

.possibihdade de veneer grandes vaos, com menor consumo de concreto

,. obras com poucas lajes ou com laJes de dimens6es relalivamente pequenas

~ exige grua com

bOa

eapaci~ade

do COllli I t: dl~'I'1'cliologia I' ()II:didadt, dll Sindus(;oJl-SP. ;ll:aha alldalldo m popular." das suo d~ Illllilas brasjl,'iro. "IIll'\;ilavt,IIIII'1I11'. lIa vI"lol'idadl' \Ill'l' dt, 11111,1':11'-

As diIlWllS'-WSIliais ad"'!'JaIIItdtiplos .It' :301'111. I'adruo ft"mllas 1l11'1;lli .as do Illt'lTadlJ

PRODUTIVIDADE

il.

Para se obter melhor aproveitamento dos sistemas de fOrmas industrializadas ou semi-industrial izadas e importante 0 usa do escoramento metalico. 0 usa da madeira pode acarretar maiores defarma~oes e impedir maiar produtividade

Quebrando
Mlldar

a cultura
a ,'lIlillra tla III;IO-d,'-ohra 110 dl'sario para

caJlt.~iro aillda .~lJ pri'H'ipal o IIS0 dt~ sislnllas 1lllIlat!os illtllisl a lidar t'llIlI

rializadlJs, ,'\I'OSft",nllas --d,'sl'ar-

t:ivcis'\ os op.~r:irios podt'lll dallifil'ar a" fllrrllas rrw(,i.lil'as. sohn'(lI<!o lIa "1'1111I da rksrol'llla, por falla dt~l'1Iid:1lIll, ..;\ 111,101'0111 {':IJ'illho'. c'lIt':tliza Saldc~-ohra !l'1I1 dl' SITIn',iJlada p<lralratar 0 I'qllipallwlllo vador BC~llt'vidl's, da

'\BS

'Ic'dl.

"\Ia".

como llJilo-<!t'-lIbra,

n-firo-Illl'

talllht~11I

Alternativa
economlca
Formas prontas de madeira compensada nao garantem tantas reutilila~Oes como as metalicas, mas permitem uniformidade de equipamentos e custo reduzido Madeira nao e necessariamente sin6nima de artesanato na obra, F6rmas de compensado chegam prontas ao canteiro e permitem consideravel numere de reutiliza~6es. Em compara~ao com as metalicas, possuem capacidade de reaproveitamento cerca de cinco vezes menor, em media, e podem gerar mais entulho; mas manh~m, no geral, as mesmas caracteristicas das f6rmas metalicas,como uniformidade de dimens6es e a instala~ao atraves de montagens e encaixes, Conhecidos como semi-industrializados; esses equipamentos podem ser reaproveitados 20 vezes em media, sendo que um jogo de fOrmas e normalmente utilizado em apenas uma obra. Os demais principios sac equivalentes aos das formas industrializadas. Apesar de permitir cortes e adapta~6es, a mao-de-obra de carpintaria diminui bastante. "As formas semi-industrializadas sac extremamente adequadas para as condi~6es do canteiro", afirma Mauricio Bianchi. "S6 fico reticente com escoramento de madeira, pois a capacidade de carga desse material e bem menor que a do metal." "Nunca usei forma metalica porque nunca se mostrou viavel economicamente para meu or~amento", comenta Yorki Estefan, diretor de constru~ao da Tecnum, "Na analise econ6mica nao se deve considerar apenas 0 investimento inicial, mas tambem os indices de produtividade," A construtora, inclusive, fez parceria com a Formaplan, fornecedores desse tipo de sistema, e a Ulma, para escoramentos metalicos. Com isso, 0 projeio de f6rmas e 0 treinamento da mao-de-obra sac feitos em conjunto, aproveitando melhor as possibilidades de otimlza~ao das montagens e construc;:ao, Segundo Estefan, 0 tempo de analise de projeto foi reduzido em 50%, e a produtividade no canteiro 5ubiu 20% ap6s o acordo. No orc;:amento medio da Tecnum, formas e escoramentos correspondem aproximadamente a 2,4% do custo total da obra. u.L.
A

aos (~Il~I'Jlllt'iros t' 1'lll'aIT('~aclos," OWlSI' lodos O,S fOJ"lw,'c'dlln's dt'SSl'S t~qllipaJJlt'1I10SPOSSIWIll t,tjlJi,H' dt, a"sis{PlIl'ia tt~l'lljca I' OfC'/'4'(TllJIn'ill;1I11P1l10, lIIas c~ssapo!itica da a COllslrllloras os ctjllipallH'lIfos. assllillir 11t'11I SC'IIII)1'" I~apli('acl'lC' ap"lIas alllgalli ,'0~As locadoras d,'vialll

a I' I'Od 11\,.1 0, pOl' I'xt'lIlplo.

]ocaJldo 1IB1t~III'alTt'gadtl para illS) rllir a m;ltl-dl~-ohra~. afil'llla \1:tIJrll'io BiaJlchi, tla

I3KO,
d, III j IiZ;Il':;lo dos si,,1111 illi .il) da da rillilfl

As di riclIldadt,s I,bra.

lemas, silo Ill<lis n'ilklllt',s obra Coslllilla SI) allllll'Jlla

NI~ssa I':ISI\ a I'rod'llivida,k Sl'r lIH'IIOr, pllis

il IIwdida

IIIit' OSlr:J!,alhadll "II,slo da" 1'111 I'I1lpn"'lldi1'0111 n'I" 0

dorcs Sl~al'OSllllll:1J1I 1'0111 0 "llllipalllt'lI10, POI' isso, 0 ahalillwlIlo rt"mllas t~ lIlais p;radllal 1Ilt'lItos horizllIllais

Oil diril'ills lIIadl'ira "\a


oo

POIWHS Jajl's, ~'II'1I1 dt, !tHv.'r IlIlIila 1)(~li\,ao, pois a rl"'l'Ilia tit' IpW t~stil t'lIraiz:lllo tl'lIt.;UO", l'Olllt'lIla Bialldli, lIa nJ!tllra

da "011";norda-

(It-,

I~slaillos IJlll'IIl'alido A varial,)o

<I ndillra.

dl' tl'llIlwl'alllra

I: 01111'0 a,,-

Iwelo qlJl~podt, illlllll'lwial' dilalLI(;ao IITlllil'n

os III'OI'I'dilllt'll-

los 110 cUlltpill), pois ()~Il,,'/) apll'St'lI!a IIlaior do <pit' a 1II:lllt'ira .. \ lIlas SC' a COIlabai11'111 dl' "c'r situu<;iio (~ rara 110 Bmsil,

cn'lag(~1lI for fl'itn COlli (t'IIlJlt'ralura xo tip ;)"(: Jlositivos. a flll'lIla I,m NI"HIIJ(~Il., Al'gl'lIlill<L

,1(!lll'cid" COlli vapor. "EstivI't'1I111111a olll'a t' a 1'111'111:1 ('111(' da illvl'r"o 1)(~1H1II ponJll<' 11:10 foi '1l111I'c.ida"'. cllllla

K I~b.~r
AlIdmdl~

Sadala. ClIlit'rrt'z.

da Sobralt~lIla

0 "lIidado

devI' s.~r (olllado

1'111 Itwais Illuilo tl'lt'lI-

ks,

arillla

dl' -tS"(:, NeSSI'S casos,a flll'lIla

podl' Sl'r n~sfriadn COlli 1a1l\,:II1It'J110 dt, (l~lIL1:lillI'S da l'oIHTt'lagl'lll.

You might also like