You are on page 1of 21

A ARTE NA PROMOO DA RESILINCIA: UM CAMINHO DE INTERVENO TERAPUTICA OCUPACIONAL NA ATENO ONCOLGICA ART IN PROMOTING RESILIENCE: A WAY OF INTERVENTION OCCUPATIONAL

THERAPEUTIC IN ATTENTION ONCOLOGY


rica de Nazar Maral Elmescany1

RESUMO A vivncia do cncer e dos seus diferentes estgios de tratamento traz repercusses fsicas, psicolgicas e sociais diversas e exigem dos pacientes formas de adaptao e enfrentamento. Alguns pacientes conseguem apresentar uma capacidade de se adaptar e superar as situaes de estresses que permeavam a vida deles durante o tratamento oncolgico, enquanto que outros vivenciavam tal perodo com intenso sofrimento. O termo resilincia utilizado em psicologia para explicar esse processo dinmico de adaptao e superao que pode ser promovido e apontado como uma capacidade humana de fazer frente s adversidades, de suport-las e de recuperar-se para uma vida significativa e produtiva, atravs da reconstruo de novos significados sobre a experincia vivida. Este estudo terico destinado a refletir sobre a temtica da resilincia e sua aplicao no contexto da interveno teraputica ocupacional em oncologia atravs de uma proposta interventiva baseada na arteterapia, que considera a resilincia como um poder revitalizador para o enfrentamento do cotidiano do paciente em tratamento do cncer, sendo a arte como instrumento teraputico para favorecer o contato com a realidade, o despertar da conscincia e da capacidade humana de expressar seus sentimentos e conflitos, com vistas a favorecer respostas adequadas frente adversidades e as demandas do cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: Promoo da Resilincia. Terapia Ocupacional. Arteterapia. Cncer. Oncologia. ABSTRACT. The experience of cancer and its different stages of treatment brings physical, psychological and social effects on patients and require different forms of adaptation and coping. Some patients can exhibit a capacity to adapt and overcome situations of stress that permeated their lives during cancer treatment, while others experience this period with intense suffering. The term resilience is used in psychology to explain this dynamic process that can be promoted and appointed as a human capacity to face adversity, to bear them and to recover a meaningful and productive life, through the reconstruction of new meanings about the experience. This theoretical study is designed to reflect about resilience and its application in the context of occupational therapy intervention in oncology through a interventionist proposal based on art therapy that considers resilience as a revitalizing power to face the patients on cancer treatment daily life, with art as a therapeutic instrument to facilitate the contact with reality, awakening of consciousness and the human ability of expressing his feelings and conflicts, in order to encourage appropriate answers to the everyday life adversity and demands. KEY-WORDS: Resilience promotion. Occupational Therapy. Art therapy. Cancer. Oncology.

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Psicologia, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Par (UEPA), Especialista em Arteterapia e Reabilitao Neurolgica. Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

21

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

INTRODUO O interesse por realizar este estudo terico sobre a temtica da resilincia teve incio durante minha atuao profissional no Hospital Ofir Loyola (HOL), em Belm do Par, especialmente no Ncleo de Acolhimento do Enfermo Egresso (NAEE), com pacientes em tratamento para diversos tipos de cncer. Chamava-me a ateno o fato de muitos deles conseguirem apresentar uma capacidade de se adaptar e superar as situaes de estresses que permeavam suas vidas durante o tratamento oncolgico, enquanto que outros vivenciavam tal perodo com intenso sofrimento, comportamento depressivo e de fechamento frente s oportunidades de superao. Tal realidade me impulsionou a questionar a razo dessas diferentes atitudes frente doena, levando-me a encontrar em textos da psicologia hospitalar um conceito que poderia fundamentar tal questo, chamado de resilincia, conceituada como um processo dinmico que se pode adquirir e apontada por autores como uma capacidade humana de fazer frente s adversidades da vida, pela reconstruo de novos significados sobre a experincia vivida (JUNQUEIRA; DESLANDES, 2003). O cncer prejudica o indivduo como um todo, uma vez que apresenta uma etiologia diversa e envolve recursos teraputicos peculiares, que ocasionam reaes psicolgicas diversas e influenciam a histria do indivduo e a sua maneira de viver e de relacionar-se consigo mesmo e com o mundo. Mais da metade dos pacientes procuram o tratamento quando se encontra num estado avanado da doena e difcil prognstico e sofrem uma problemtica psicolgica particular, pelo fato do cncer ocasionar angstias ligadas ao sofrimento e ao medo da morte, alm de prejuzos na esfera social causados, principalmente, pela mudana em sua rotina de vida.

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

22

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

Assim, tal realidade influencia diretamente a capacidade de cada indivduo de desenvolver a resilincia, ou seja, de atingir outro nvel de conscincia em relao s dificuldades vividas. So poucas as pessoas que conseguem superar o tempo de tratamento, tirando proveito dos sofrimentos. A vida passa a ser uma rotina interminvel e as atitudes desejveis de enfrentamento no so mobilizadas para promoverem a transformao e crescimento interior. Apesar do esforo atual das instituies de referncia em Oncologia para oferecer um atendimento humanizado e holstico aos indivduos com cncer, ainda se percebe a necessidade de pesquisar estratgias de intervenes cada vez mais especficas que possam atender as diversas necessidades psicossociais desta populao. Do mesmo modo ainda so poucos os trabalhos de pesquisa e intervenes em Oncologia, que priorizem a promoo da sade, uma vez que a preocupao maior concentrase na cura da doena. Alm disso, possvel identificar reduzidas pesquisas na rea da sade sobre a temtica da resilincia. As existentes no se detm a investigar sobre a promoo da resilincia, mas se concentram em identificar o nvel de resilincia de indivduos frente a uma situao conflitante. Neste artigo apresentada uma proposta interventiva baseada na terapia ocupacional que considera a resilincia como um poder revitalizador para o enfrentamento do cotidiano do paciente em tratamento do cncer. A promoo da resilincia indicada atravs da utilizao de arteterapia, considerando que a arte tambm pode despertar a conscincia do homem, por meio da evocao, discriminao e expresso, permitindo-o antever e concretizar sua compreenso da realidade; sendo um novo caminho de expresso da vivncia pessoal do homem, que se torna fruto da percepo da realidade objetiva e da tentativa de elaborao da realidade interna (ANDRADE, 2000).

23

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

CONCEITOS E PERSPECTIVAS SOBRE RESILINCIA As recentes reflexes cientficas acerca do desenvolvimento humano enfatizam a importncia de estudos voltados para promoo da sade e qualidade de vida dos seres humanos. Dentre alguns dos desafios encontrados nas pesquisas, destaca-se o conhecimento da resilincia, por ser uma caracterstica que envolve o potencial humano no enfrentamento das realidades adversas, s quais as pessoas esto sujeitas no mundo contemporneo. Na reviso de literatura, destaca-se os estudos iniciais realizados por Infante (2005), Melillo, Surez e Ojeda (2005), Trombeta e Guzzo (2002) que buscavam entender como muitas crianas e adolescentes e adultos conseguiam superar as adversidades sem desenvolver problemas psicolgicos ou de adaptao social, ser forte e desenvolver estratgias de adaptao e capacidades para lidar com situaes difceis sem que perdessem a disposio de lutar para melhorar de vida e aspirar por um futuro digno, apesar de terem sido submetidas a situaes de estresse, pobreza extrema, vivncia numa famlia disfuncional e maus-tratos. Melillo (2005) descreve a possibilidade de dois caminhos interpretativos ao se referir acerca da origem dessa atitude resiliente: que as pessoas so dotadas dessa capacidade de adaptao positiva s condies adversas da vida ou que possvel desenvolver a resilincia desde mais tenra idade, sendo a relao do sujeito com a famlia, com a comunidade e com a cultura imprescindvel para isso. Uma primeira gerao de pesquisadores, iniciada a partir dos anos 70, procurava conhecer os fatores de risco e de resilincia que influenciavam no desenvolvimento de crianas bem adaptadas aps viverem em consideraes adversas. Os fatores considerados eram organizados em trs grupos: atributos individuais, aspectos familiares e caractersticas do ambiente social circundante.

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

24

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

J os estudos mais recentes, como o realizado por Infante (2005) defende a resilincia como um processo que pode ser desenvolvido e se dedicou a pesquisar a relao entre os fatores de risco e a resilincia, bem como, a buscar novas estratgias para a promoo da resilincia atravs de programas voltados para aes sociais, educativas e de sade, que englobe a populao em todas as faixas etrias, alm das famlias e comunidades. Os principais benefcios oriundos dessa mudana de perspectiva sobre a resilincia so ligados nfase na promoo da sade e nos fatores que favorecem os resultados resilientes. Tem crescido, nos ltimos anos, estudos orientados na expectativa de relacion-lo como um conceito operativo no campo da sade, relacionado ao bem estar e qualidade de vida, que pode ser promovido por aes e intervenes especficas (ASSIS; PESCE; CARVALHAES, 2005). O conceito de resilincia uma novidade para a sade pblica. As concepes pautadas nos fatores de riscos so tpicas do campo biomdico, no entanto, o novo conceito considera os enfoques de risco e a resilincia como integrantes da mesma ordem de fatores. Para tal perspectiva a resilincia inside em diferentes reas do acontecer humano, de tal modo que temticas relacionadas subjetividade humana, como a criatividade, tornam-se um importante campo de interesse da conceituao. A resilincia apresenta vrias definies, uma vez que considerado um conceito em discusso e construo. Originariamente, um termo oriundo do latim resilio, que significa retornar ao estado normal. Na fsica, um termo utilizado para exprimir a capacidade de um material voltar ao seu estado inicial, mesmo aps ter sofrido uma presso. Diferente deste conceito a resilincia relativa ao ser humano no traduz um retorno a um estado inicial, mas representa uma capacidade de superao frente adversidade. Junqueira e Deslandes (2003) a especificam como uma possibilidade de construo de novos

25

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

caminhos de vida, uma oportunidade para a elaborao simblica diante do sofrimento e um processo de subjetivao a partir do enfrentamento de situaes estressantes e/ou traumticas. Tais autores relatam que as definies enfocam tanto o vis da adaptao, enfocando a resilincia como a capacidade de se adaptar frente s adversidades quanto da superao, na qual a resilincia consiste na competncia da superao simblica do trauma vivido. Rodriguez (2005) admite que a resilincia consista na capacidade humana, individual ou coletiva de resistir s adversidades, por meio de recursos criativos. Considerando as definies de diversos autores sobre a resilincia, citados por Junqueira e Deslandes (2003), destacam-se algumas caractersticas conceituais, reconfiguradas para este estudo na seguinte conceituao: Resilincia a capacidade humana de fazer frente s adversidades da vida, suport-las e recuperar-se para uma vida significativa e produtiva, atravs da reconstruo de novos significados sobre a experincia vivida. um fenmeno psicolgico construdo que possibilita o indivduo sair fortalecido e transformado positivamente das dificuldades, desenvolver competncia e contemplar novas possibilidades de vida. Tal definio pode ser aplicada realidade vivida pelos indivduos em tratamento de cncer, uma vez que destaca o aspecto da ressignificao do sofrimento e do retorno vida. Alm disso, faz referncia importncia do individuo ser ativo no processo de enfrentamento das adversidades, de desenvolver habilidades necessrias para vislumbrar novas possibilidades de existncia e ao fato da resilincia poder ser promovida. No entanto, promover a resilincia dessas pessoas no significa deixar de dar ateno aos cuidados mnimos advindos de uma assistncia multiprofissional de qualidade e de uma ambiente hospitalar adequado para oferecer os atendimentos clnicos necessrios.

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

26

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

Sugere-se, nesse sentido, que resilincia seja desenvolvida como um poder revitalizador na ao cotidiana da assistncia ao indivduo com cncer, atravs da criao de um ambiente de respeito e apoio, que priorize o fortalecimento do vnculo e a sociabilidade durante as aes teraputicas. Esta proposio talvez seja uma das significativas contribuies do conceito de resilincia no campo da sade: o desenvolvimento de novas prxis pautadas em aes personalizadas, as quais priorizem o acolhimento, a escuta e o vnculo de confiana.

O INDIVDUO DE ATITUDES RESILIENTES A resilincia rompe a noo de que a pessoa com cncer est numa situao sem soluo. Este conceito reafirma que o ser humano capaz de superar dificuldades e no se lanar na depresso e na desmotivao para a vida. Embora a literatura mencione a probabilidade do cncer repercutir negativamente, principalmente, a nvel psicolgico no indivduo, no se pode descartar o fato das pessoas adotarem uma postura positiva e resiliente diante da doena. Rodriguez (2005) enriquece a definio de resilincia, ao referi-la como o modelo para nomear a singularidade e a criatividade humana, concebendo-a tambm com um recurso criativo que permite descobrir respostas novas para situaes consideradas sem solues. Assim, esse novo paradigma conceitual a respeito da resilincia sustenta a idia de que estar carente no significa ser incompetente, ou seja, o indivduo pode fazer e ser, independente da situao adversa em que nasa e viva (MELILLO; ESTAMATTI; CEUSTAS, 2005, p. 60). Trombeta e Guzzo (2002) esclarecem que situaes difceis, marcadas por sofrimentos, trauma e estresse, esto presentes no cotidiano de todas as pessoas e certamente afetam diretamente suas histrias de vida. No entanto, as conseqncias sero mais ou menos 27
Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

profundas, de acordo como cada indivduo responder s situaes. Enquanto uns podem sucumbir, outros podem cair ilesos de um determinado acontecimento. Dessa maneira, pode-se falar em atitudes resilientes, ou seja, na capacidade do indivduo lidar com a adversidade em determinados momentos e de acordo com as circunstncias. Junqueira e Deslandes (2003) destacam o aspecto de que a resilincia tem uma variao individual, permitindo reaes singulares por parte das pessoas, em situaes adversas. Assim, possvel admitir que a resilincia no seja um atributo fixo, porm seja associada tanto vulnerabilidade quanto ao mecanismo de proteo, que determinam a atitude resiliente do indivduo. Trombeta e Guzzo (2002) a respeito da resilincia, tambm afirmam sua relatividade manifestada de acordo com os atributos pessoais, o contexto e o momento vivido por um indivduo e chamam a ateno para a necessidade de se conhecer mais sobre as qualidades associadas resilincia, a fim de desenvolver estratgias para a promoo. Miller (2006) reitera os comentrios supracitados e apresenta outras caractersticas da resilincia, importantes para o seu entendimento: - Ningum resiliente o tempo todo. Ningum isento de passar por momentos difceis. Em alguns deles pode comportar-se de maneira flexvel, mas em outros no; s vezes grandes crises so ultrapassadas com facilidade e as dificuldades do cotidiano, no; - O que mais determina a resilincia a forma como se v a situao e o que ela significa. No significa negar a realidade, nem desejar que ela seja diferente, nem se enxergar como vtima, porm esperar, conhecer a realidade e conhecer o que pode ser feito e criar solues criativas para o problema; - A resilincia pode ser destruda. Os traumas, perdas e decepes podem se tornar muito difcil de resistir.

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

28

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

- O indivduo pode aprender a ser resiliente. A resilincia pode ser cultivada, reaprendida, desenvolvida. O ser humano talvez no possa escolher os prprios desafios, no entanto capaz de optar pela forma de como interpretar e responder aos conflitos, transformando a adversidade num ensinamento vlido de ser experimentado. Embora que, para muitos, a fuga e a negao da realidade vivida parea a direo mais acertada, a pessoa resiliente motiva-se por voltar atrs e a enfrentar a adversidade, apoiada na coragem de lutar por algo que lhe motive a viver. As particularidades que envolvem expresses sadias de adaptao do indivduo so denominadas de pilares de resilincia por Sorez Ojeda (2002), caracterizadas para este estudo, da seguinte maneira: - Introspeco ou insight: a capacidade de olhar para si mesmo honestamente para identificar e reconhecer suas prprias emoes. - Independncia: a habilidade de estabelecer um limite entre si mesmo e o meio ambiente adverso, mantendo uma distncia fsica e emocional; enquanto atua

independentemente satisfaz suas necessidades, sem permanecer no isolamento. - Relacionamento: a arte de um encontro saudvel e ntimo, em que existe o equilbrio entre a satisfao das prprias necessidades e a capacidade de identificar o valor, respeitar o que importante para o outro, de forma a se envolver emocionalmente, na prtica de dar e doar-se para ele. - Iniciativa: consiste na satisfao de se pr prova em tarefas com exigncias cada vez maiores, considerando os problemas como desafio para exercitar o controle diante das aes necessrias.

29

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

- Humor: refere-se capacidade de identificar o cmico em meio s situaes mais conflituosas e trgicas. considerada uma atitude madura que suaviza as dificuldades da existncia e auxilia no enfrentamento do estresse. Favorece a comunicao de idias proibidas e de sentimentos, reduz ansiedade e desmascara a realidade que aprisiona. - Criatividade: a capacidade de criar combinaes novas a partir de realidades antigas, colocar ordem, beleza, sentido e finalidade no caos das experincias dolorosas da vida. Carmello (2004), retrata que 80% das pessoas, quando precisam enfrentar uma adversidade, apresentam essas competncias diminudas ou desaparecidas, e apenas 20% conseguem manter-se competentes para utilizar tais caractersticas no enfrentamento de uma situao difcil com sucesso. O que acontece que muitos dos sofrimentos so fomentados pelas prprias pessoas, ou ento multiplicados em tamanho e intensidade e, por isso, tornamse cada vez mais difceis de ser resolvidos. Assim, diante dos desafios da vida, o ser humano pode adotar uma postura de medo e fuga das prprias responsabilidades, muitas vezes julgada como natural, evitando expressar seus pensamentos e sentimentos ou negando a realidade adversa a ser enfrentada. Neste sentido, conclui-se que cada pessoa reage e explica os fatos da vida de maneira singular, conforme a viso de mundo, gerada pela sua prpria conscincia: como se fosse uma catstrofe ou como uma experincia necessria para novas aprendizagens. Ou seja, o homem pode reagir com pessimismo, conferindo grande importncia ao problema e percebendo os prprios recursos de superao como limitados ou com resilincia, de maneira a assumir com responsabilidade o problema e reconhecer em si possibilidades de enfrentamento. No contexto do indivduo em tratamento oncolgico, o cncer pode significar muito alm do que perdas e morte: pode representar um caminho de novas possibilidades e

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

30

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

aprendizagens na vida do ser humano. Para cada pessoa este processo de crescimento simbolizar o reencontro com algo muito particular.

PROMOO DA RESILIENCIA EM ONCOLOGIA Os modelos de assistncia sade paulatinamente vem sofrendo mudanas ao longo da histria, as quais esto relacionadas diretamente as vises de homem e de mundo, principalmente no que se refere s formas de se conceber o estado de sade e doena. Tais concepes se estenderam ao modo de intervir junto aos pacientes em tratamento oncolgico e, do mesmo modo, influenciaram a maneira de enfrentar o cncer. O antigo modelo de sade caracterizado por uma assistncia voltada mais para a doena do que para o doente, que defende a dicotomia entre a mente e corpo do ser humano, vem sendo substitudo por um novo paradigma que prioriza a busca pela sade, pela integridade e qualidade de vida. Essa inovada concepo defende o rompimento com o modelo mdico que explica o aparecimento das patologias a partir de distrbios fisiolgicos e enfatiza a interdisciplinaridade, a relao entre os fatores psicolgicos e o estado de sade e doena e, principalmente, a participao ativa do paciente no processo de tratamento (GIMENES, 2003). Em relao ao cncer tais idias tm auxiliado na mudana de paradigma da assistncia oncolgica que passa a se preocupar com o indivduo e no com a doena em si, atravs de atendimento voltado para o paciente e sua famlia, o qual prioriza a promoo da sade e a qualidade de vida, em substituio as intervenes que visam somente o alvio do sofrimento, prolongamento da vida e aplicao dos tratamentos disponveis.

31

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

No Brasil, as diretrizes bsicas para a organizao das aes de promoo, preveno, diagnstico, tratamento, reabilitao e cuidados paliativos, as quais orientam a assistncia bsica, de mdia e alta complexidade em Oncologia e reorientam os servios de atendimento ao paciente em tratamento para o cncer, foram organizadas na Poltica Nacional de Ateno Oncolgica, instituda pelo Ministrio da Sade, na Portaria n. 2439, de 08/12/2005. (BRASIL, 2005). As observaes tratadas nesta poltica evidenciam que o cncer apresenta uma magnitude social para a populao brasileira, alm das conseqncias fsicas e psicolgicas. Alm disso, mostram que as neoplasias malignas, diversas nas vrias regies do pas, requerem aes amplas e especficas em todos os nveis de ateno sade. Os servios propostos so orientados para a identificao de fatores determinantes e condicionantes do cncer e tambm para a promoo da qualidade de vida das pessoas que so acometidas por tal doena, para proteo da vida e reduo de riscos, orientao de hbitos e rotinas saudveis, de acordo com os princpios da integralidade de assistncia sade e da humanizao. Assim, o reconhecimento da influncia de fatores psicolgicos e sociais no aparecimento, manuteno e remisso do cncer favoreceu a criao de diferentes tipos de intervenes de natureza psicossocial, que viessem auxiliar no acompanhamento psicolgico do paciente e de sua famlia, garantindo-lhes melhores condies para lidar com o sofrimento, e os conflitos do tratamento e seus impactos cotidianos. Neste contexto, a investigao da resilincia frente s adversidades da vida tornase um grande desafio para os pesquisadores. Trombeta e Guzzo (2002) propem que profissionais da psicologia, da educao ou de outras reas afins podem contribuir para a construo de aspectos ligados a resilincia, atravs do planejamento de intervenes de

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

32

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

cunho preventivo, apontando para progressos em direo ao bem-estar psicolgico e aos fatores que colaboram para tal. Tais autores sugerem ainda que a nfase das intervenes esteja na vitria, no sucesso e na realizao frente ao desespero, a dor, ao desapontamento e raiva. Ou seja, para eles o indivduo seria estimulado a utilizar sua capacidade de reagir e recuperar-se diante do sofrimento e a partir da adversidade emergir em direo sade, em busca de um equilbrio entre os eventos estressantes e os fatores promotores de resilincia. Realizando uma aluso ao que foi discutido por Junqueira e Deslandes (2003) sobre resilincia, admite-se a significncia em desenvolver programas que almejam promover a resilincia de pacientes com cncer, atravs do contato do indivduo com a realidade do problema, do despertar da auto-estima, da socializao e das competncias e potencialidades individuais, com vistas a favorecer respostas adequadas das pessoas frente adversidade, considerando a singularidade de suas caractersticas e capacidade para reagir. Miller (2006), no trabalho denominado O processo da arte da resilincia, expe doze qualidades que se interligam para cultivar a resilincia, de modo a funcionar como uma ferramenta preventiva, tais como: aceitar a prpria vulnerabilidade, satisfazer necessidades, impor limites, esquecer ressentimentos, ter bom humor e praticar o perdo, exercer a capacidade de se comunicar com as pessoas, encontrar o lado bom da crise. Tagle (2005) num estudo sobre resilincia, traa algumas propostas direcionadas profissionais de sade para o desenvolvimento da resilincia, que em geral consiste em fornecer o desenvolvimento de competncias para que os prprios indivduos busquem solucionar os seus conflitos, em vez de almejarem que outros faam isso, considerando que as pessoas precisam se tornar conscientes de seus prprios recursos internos os quais podem ser utilizados para o enfrentamento de situaes conflituosas.

33

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

Do mesmo modo, em seu artigo Propuestas al equipo de salud para promover la resilincia, o autor supracitado salienta a importncia de se conhecer caractersticas resilientes na construo de polticas de interveno, que podem ser voltadas tanto para a diminuio da exposio de indivduos a situaes de vida provocadoras de estresse, e que prejudicam tanto a sade mental quanto para a promoo de fatores protetores, como por exemplo, suporte, afeto, o favorecimento da comunicao e de habilidades para a resoluo de problemas. Em suma, vale ressaltar que o conceito de resilincia no est focado na psicopatologia, mas em fundamentos de um desenvolvimento sadio do ser humano. Assim, a resilincia associada, claramente, preveno como um processo de fortalecimento do indivduo para que seja capaz de reagir e superar os conflitos emergentes, bem como, um modelo de promoo comprometida na maximizao do potencial e do bem estar dos mesmos. A resilincia diz respeito mudana no modo de dar sentido s adversidades, considerando-as como oportunidade de proporcionar fora, competncia e entusiasmo ao ser humano, alm de incentiv-lo na inspirao de novas idias e no encontro de solues criativas frente s existncias contemporneas. Carmello (2004) e Tagle (2005) enfatizam que pessoas as pessoas que agem com resilincia fazem com que as dificuldades trabalhem ao seu prprio favor, pois so capazes de disponibilizar todos os seus recursos e capacidades internas para agir diante das exigncias, enfrentando-as com eficincia. No momento de crise, elas tm uma expectativa de futuro e projeta o que ir fazer aps sair da situao. Tornam-se capazes de formular uma explicao sobre o problema e pode conferir um conjunto de fatos, sentimentos e representaes relacionadas ao trauma, dando coerncia aos acontecimentos, tornando-os suportveis.

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

34

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

Essas inferncias justificam a importncia de motivar os profissionais a planejarem interaes especficas voltadas pela promoo da resilincia, as quais objetivem, dentre outras causas, desenvolver e estimular a capacidade das pessoas de expressarem seus sentimentos e o modo com esto lidando com os conflitos, alm de favorecer o reconhecimento do lado positivo da experincia vivida. O foco das intervenes em oncologia se direcionava para a doena, para as dificuldades, dores e perdas, quando a orientao poderia seguir o lado oposto: a sade. O trabalho voltado para a promoo da resilincia pode ser pertinente para este fim na medida em que auxilia o indivduo a reconhecer-se neste momento de suas vidas, tornando-se mais responsvel pela prpria histria e capaz de adotar posturas resilientes frente aos desafios impostos pelo cncer.

PROPOSIO INTERVENTIVA EM TERAPIA OCUPACIONAL O cncer implica em rupturas na vida do indivduo. A doena e o tratamento ocupam lugar central no cotidiano, prejudicando a autonomia e a independncia nas suas ocupaes. Neste contexto, o terapeuta ocupacional trabalha na desconstruo e enfrentamento de problemas, na produo de vida e na criao de possibilidades para o enriquecimento e reestruturao das atividades significativas, permitindo a ampliao do viver, pois considera que mesmo em meio s limitaes, a vida no pode perder o sentido.
Num contexto de perdas, no qual o indivduo fazia, podia, estava, o objetivo principal da atuao teraputica ocupacional dever ser trazer os verbos para o presente mesmo com a doena, sempre possvel fazer e estar, possvel ser um sujeito humano completo, feliz (OTHERO, 2008, p. 463).

Para esta reflexo terica, a Arteterapia adotada como um caminho de atuao da Terapia Ocupacional na promoo da resilincia, considerando que a realidade dos sujeitos

35

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

em tratamento oncolgico, respalda a necessidade e a importncia de se realizar intervenes que auxiliem na expresso de emoes, que favoream a comunicao mais naturalmente, e, alm disso, proporcionem ao indivduo um ambiente para refletir sobre tais emoes e sobre suas atitudes diante da vida. A associao Americana de Arteterapia (AATA), em 2003, adota um conceito de arteterapia que enfatiza a importncia da criatividade e pode justificar a utilizao desta terapia expressiva na promoo da resilincia:
A arteterapia est baseada no principio de que, o processo criativo, envolvido na atividade artstica, teraputico e benfico para a qualidade de vida humana, considerando que atravs da criao e reflexo sobre a conscincia de si mesmo e dos outros, podem lidar melhor com os sintomas de stress e experincias traumticas e, assim, desfrutarem os prazeres da vida (AATA, 2008, s/p).

Na perspectiva da terapia ocupacional, a arteterapia reconhecida como um recurso prprio da profisso na qual a utilizao de recursos artsticos, tais como atividades corporais e expressivas, atuam no resgate da interao entre a atividade, sujeito e organizao do cotidiano, de modo a agir como catalisadores no restabelecimento de um novo potencial de vida (COFFITO, 2008). Pedral e Bastos (2008) e Canglia (2005) admitem a relao do fazer artstico com a recomposio dos universos de subjetivao e reorganizao do cotidiano, de modo que a atividade favorece um novo potencial de vida e melhor adequao do seu desempenho ocupacional, alm de favorecer o enriquecimento das experincias de vida, a apreenso da realidade, o resgate do potencial criativo e enfrentamento das demandas do cotidiano. Para Flores e Souza (2009) e Costa (2000, p. 47), as atividades artsticas oportunizam que pessoas que enfrentam o tratamento oncolgico repensem seu dia-a-dia e recriam outra possibilidade de existir e de fazer. Atravs do fazer so ativadas novas formas de experimentao dos sujeitos no mundo.

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

36

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

No entanto, durante a vivncia do cncer no fcil entrar em contato com a realidade, perceber limitaes desconhecidas ou deparar-se com situaes. Assim, necessrio a implementao de aes capazes de auxili-los a descobrir alternativas para desenvolver suas potencialidades humanas de enfrentamento, mesmo em meio s adversidades. Os sentidos cotidianos do viver so produzidos e moldveis em atividades significativas, atravs da arte e seus atributos de transformao e rebeldia. Experincias da arteterapia em oncologia apontam que por meio do fazer artstico, as pessoas acometidas pelo cncer podem ressignificar a admirao por si mesma e, por conseguinte, adquirir auto-aceitao e acolhimento e, da mesma maneira, so capacitados a encarar seus medos e a encontrar em si mesmas, recursos para enfrentar as dificuldades da vida (JEZLER; CHIESA, 2005). A arteterapia favorece que os indivduos conheam melhor a si mesmo atravs do seu prprio fazer artstico e, assim, reconheam a doena como uma oportunidade de novas aprendizagens (experincias necessrias para novas aprendizagens) e como um ponto de mutao (LESHAN, 1992). Essas experincias, que do espao para as descobertas, a esperana e a qualidade de vida substituem as vivncias de medo, angstias e incertezas que so presentes na realidade de quem tem o cncer. Castro, Lima e Brunello (2001), enfatizam que o recurso artstico possibilita experincias de transformao dos materiais e, por conseguinte, de si mesmo, do cotidiano, proporcionando vivncias do criativo. Neste contexto, a arte tambm auxilia na transformao do processo de luto por meio da experincia e contato com o seu eu criativo, alm de poder facilitar a expresso de alguns processos internos, que muitas vezes so negados ou difceis de serem manifestados verbalmente.

37

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

Referindo-se resilincia, o trabalho com arte pode auxiliar na descoberta de novas formas de se atuar diante dos problemas e, do mesmo modo, atuar na perspectiva de transformar a forma dos pacientes perceber os acontecimentos. O que antes era um castigo ou um ataque pode ser significar um caminho de transformao pessoal. Em vez de vtima passiva, o indivduo com cncer se torna criador ativo. Neste sentido, a arteterapia considera que as oficinas criativas, atividades vivenciais e reflexes favorecem o desenvolvimento da introspeco, do relacionamento, da iniciativa, do humor e da criatividade, algumas caractersticas qualificadas na literatura cientfica como pilares da resilincia (MELILLO; ESTEMATTI; CUESTAS, 1997; TROMBETA; GUZZO, 2002). Ou seja, tais experincias podem auxiliar o paciente a expressar e elaborar suas angstias, medos e incertezas frente ao cncer, alm de favorecer o conhecimento de suas potencialidades, dentre elas a criatividade, que pode ser utilizada como estratgia de enfrentamento das adversidades. Deste modo, o resgate da qualidade de vida e reconciliao de conflitos emocionais so questes diretamente relacionadas ao desenvolvimento da resilincia, uma vez que o ambiente teraputico torna-se um espao de proteo para o indivduo, local para comunicar, estruturar, transformar e transcender.

CONCLUSO Os estudos mais atuais defendem a resilincia como um processo que pode ser promovido atravs de estratgias voltadas para aes sociais e educativas e como um conceito operativo no campo da sade pblica, relacionado ao bem estar e qualidade de vida humana. A resilincia envolve o potencial humano no enfrentamento das realidades adversas, sendo uma oportunidade para a elaborao simblica diante do sofrimento. Essa
Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

38

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

capacidade revela que o ser humano capaz de FAZER frente s adversidades da vida, suport-las e recuperar-se para uma vida significativa e produtiva, atravs da reconstruo de novos significados sobre a experincia vivida. No contexto da oncologia, esse novo paradigma conceitual sustenta a idia de que a pessoa com cncer, apesar de carente pode ser competente para agir e ser, superar as dificuldades, no se lanar na depresso diante das situaes adversas, mas ressignificar o sofrimento e retornar vida. No entanto, em determinados momentos e de acordo com as circunstncias, cada indivduo responde s situaes de maneira diferente, pois a singularidade das atitudes resilientes determinada pela forma como v a situao e o que ela significa. Nesse sentido, a resilincia prope o desenvolvimento de uma prxis personalizada pautada em aes que priorizem o acolhimento, a escuta e o vnculo de confiana. Admite-se a importncia dos programas atravs do contato do indivduo com a realidade do problema, no despertar das competncias e potencialidades individuais, na expresso de sentimentos, com vistas a favorecer respostas adequadas das pessoas frente adversidade. O terapeuta ocupacional essencial na construo da ateno integral e humanizada em oncologia, tendo como foco o fazer humano. Objetiva acrescentar novos projetos de vida experincia de limitaes e rupturas do cncer, auxiliando na ressignificao do momento da doena e tratamento. Neste contexto, a arteterapia reconhecida como um recurso teraputico ocupacional que atua na recomposio dos universos de subjetivao e na reorganizao do cotidiano, com vistas a favorecer o enriquecimento das experincias de vida e melhor adequao do desempenho ocupacional. Em vista disto, oportunizam que pessoas que

39

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno_______________________________________

enfrentam o tratamento oncolgico repensem seu dia-a-dia e recriam outro significado para existir. Atravs do fazer-arte so ativadas questes diretamente relacionadas ao desenvolvimento da resilincia, tais como as novas formas de experimentao dos sujeitos no mundo e as descoberta de novas formas de se atuar diante dos problemas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO AMERICANA DE ARTETERAPIA/ www.arttherapy.org.br. Acesso em: 04.01.2008. AATA. Disponvel em:

AMARAL; M. T. C. Vivenciando o cncer com arte. In: CARVALHO, M.M.M.J. (coord.). Introduo psicooncologia. So Paulo. Ed. Livro Pleno, 2003. ANDRADE, L. Q. Terapias Expressivas: arteterapia, arte-educao e terapia artstica. So Paulo, 2000. ASSIS, S. G.; PESCE, R. P.; CARVALHAES, R. O. Resilincia: a nfase nos fatores positivos. LIMA, C. A. (Coord.). Violncia faz mal sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2005. BRASIL. Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Ateno Oncolgica. Portaria n. 2439, 08/12/2005. Disponvel em: <www.conasems.org.br>. Acesso em: 03.12.06. CARMELLO, E. Supere!: a arte de lidar com as adversidades. 3. ed. So Paulo: Editora Gente, 2004. CASTRO, Eliane Dias de; LIMA, Elizabeth M. F. de Arajo; BRUNELLO, Maria Ins Britto. Atividades humanas e terapia ocupacional. In: CARLO, Marysia M. R. Prado de; BARTALOTTI, Celina Camargo. Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. 2 ed. So Paulo: Plexus, 2001. p. 41-61. CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL/ COFFITO. Resoluo n. 350, de 13 de junho de 2008. Disponvel em: http://www.coffito.org.br/publicacoes. Acesso em: 15.09.2008 CANGLIA, M. Terapia Ocupacional: um enfoque disciplinar. Minas Gerais: Ophicina Arte & Prosa, 2005. COSTA et al. Programa Permanente de Composies Artsticas e Terapia Ocupacional (PACTO): uma proposta de ateno na interface arte e sade. Revista de Terapia Ocupacional, v. 11, n. 2/3, p. 45-55, mai/dez, 2000. FLORES, A. B.; SOUZA, N. P. O teatro em Terapia Ocupacional: cenas da ressignificao do cotidiano de sujeitos em tratamento oncolgico. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Terapia Ocupacional) - Universidade do Estado do Par, Belm, 2009, 91f.
Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

40

_______________________________________A arte na promoo da resilincia: um caminho de interveno

GIMENES, M.G.G. Definio, foco de estudo e interveno. In: CARVALHO, M.M. M. J. Introduo psicologia. So Paulo: Livro Pleno, 2003, p. 35 63. INFANTE, F. A resilincia como um processo: uma reviso da literatura recente. In: MELILLO, A SUREZ OJEDA, E. N e cols. Resilincia: descobrindo as prprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 23 38. JEZLER, I.N. CHIESA, R.F. A arte para a essncia do ser e da sade. In: CIORNAI, S. Percursos em arteterapia: arteterapia e educao, arteterapia e sade. So Paulo: Summus, 2005, p. 209 220. JUNQUEIRA; DESLANDES. Resilincia e maus tratos criana. Caderno de Sade Pblica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 19, 2003, p. 227 235. LESHAN, Lawrence. O cncer como ponto de maturao: um manual para pessoas com cncer, seus familiares e profissionais de sade. So Paulo: Summus, 1992. MELILLO, A.; ESTAMATTI, M.; CUESTAS, A. Alguns fundamentos psicolgicos do conceito de resilincia. In: MELILLO, A. SUREZ OJEDA, E. N e cols. Resilincia: descobrindo as prprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 60-72. MELILLO, A; SUREZ OJEDA, E. N e cols. Resilincia: descobrindo as prprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005. MILLER, B. A mulher vulnervel: 12 qualidades para desenvolver a resilincia. So Paulo: Editora Melhoramentos, 2006. OTHERO, M. B. Terapia Ocupacional em Oncologia. In: CARVALHO, V. A. Temas em psicooncologia. So Paulo: Summus, 2008. PEDRAL, C.; BASTOS, P. Terapia Ocupacional: metodologia e prtica. So Paulo: Rudio, 2008. RODRIGUEZ, D. H. O humor como indicador de resilincia. In: MELILLO; SUREZ OJEDA, E.N. el cols. Resilincia: descobrindo as prprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 131 138. TAGLE; Soledad. Propuesta al equipo de salud para promover la resilincia. Pediatria al Da, Santiago, v.21, n.3, jul/ago, 2005, p. 43-46. TROMBETA; GUZZO. Enfrentando o cotidiano adverso: estudo sobre resilincia em adolescentes. Campinas, SP: Editora Alnea, 2002.

41

Revista do Nufen - Ano 02, v. 01, n.02, julho-dezembro, 2010.

You might also like