You are on page 1of 5

CLASSIFICAO DE ANDAIMES

A NBR 6494 / 1990 define andaimes como sendo plataformas necessrias execuo de trabalhos em lugares elevados, onde no possam ser executados em condies de segurana a partir do piso. So suportadas por estruturas provisrias, que permitem o acesso de pessoas e equipamentos aos locais de trabalho, usualmente superfcies verticais. So utilizados em servios de construo, reforma demolio, pintura, limpeza e manuteno. Os andaimes encontrados atualmente so constitudos principalmente de madeira, material metlico ou misto, sendo este formado por suportes metlicos e plataformas em madeira. Vale ressaltar que quando o andaime constitudo de madeira necessrio verificar se ela de boa qualidade, seca, no contaminada por fungos ou atacada por cupins. Tambm no deve conter ns, pois estes reduzem a resistncia estrutural. Os andaimes usados na indstria da construo civil podem ser classificados em: simplesmente apoiados; fachadeiros; mveis; em balano; suspensos mecnicos (pesados e leves) e cadeira suspensa.

Andaimes simplesmente apoiados Andaimes cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada, portanto independe da edificao. Podem ser leves ou pesados. Os leves so muito utilizados por carpinteiros, pintores, etc., que no depositam cargas pesadas sobre a plataforma de trabalho. Os pesados so para o uso de pedreiros em servios de alvenaria, concretagem, montagem de peas de ao e de operrios que trabalham com revestimento de pedra. A NR 18 probe o trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2,00m (dois metros) e largura inferior a 0,90m (noventa centmetros). A norma tambm exige que os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 1,50m (um metro e cinqenta centmetros) de altura devem ser providos de escadas ou rampas.

Andaimes fachadeiros So aqueles constitudos de quadros vertical e horizontal, placa de base, travessa diagonal, guarda-corpo, tela e escada. Permitem o acesso de pessoas e materiais obra, sendo muito utilizados em servios de manuteno de fachadas e de construo, quando no possvel o acesso pela parte interna da obra. Os acessos verticais ao andaime fachadeiro devem ser feitos em escada incorporada a sua prpria estrutura ou por meio de torre de acesso Os andaimes fachadeiros devem dispor de proteo com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes, desde a primeira plataforma de trabalho at pelo menos 2,00m (dois metros) acima da ltima plataforma de trabalho, segundo a NR18.

Andaimes mveis Andaimes apoiados sobre rodas e sendo metlicos (FIG.3). Usualmente de fcil montagem, o que no necessita de projeto, cuidados especiais ou de mo de obra especializada. Fcil de transportar uma vez que possui dimenses reduzidas. So utilizados geralmente em servios de instalao e acabamento. Deve se trabalhar com esse tipo de andaime em regies planas. A NR 18 probe o deslocamento de andaimes com a presena de materiais ou pessoas na plataforma.

Andaimes em balano Andaimes que se projetam para fora da construo e so suportados por vigamentos (de madeira ou metlica) ou estruturas em balano, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalanamento no interior da construo, podendo ser fixos ou deslocveis. So geralmente utilizados quando os andaimes no podem apoiar-se sobre o solo ou sobre uma superfcie horizontal resistente.

Andaimes suspensos mecnicos Andaimes, pesados ou leves, em que o estrado sustentado por travessas metlicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de ao, movimentandose no sentido vertical com auxlio de guinchos. Os andaimes pesados tm estrutura e dimenses que permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m2) no mximo, respeitando os fatores de segurana de cada um dos seus componentes. Os Andaimes leves tm estrutura e dimenses que permitem suportar carga total mxima de trabalho de 3 kN (300 kgf), tambm respeitando os fatores de segurana de cada um dos seus componentes. O andaime suspenso indicado para servios de revestimento externo, emboos, colocao de pastilhas, mrmores, cermicas e servios de pedreiros, alcanando sempre alta produtividade e grande reduo de custos.

Cadeira suspensa constituda de um assento de ao de forma anatmica, preso a um cabo de ao. Segundo a NR 18, em quaisquer atividades em que no seja possvel a instalao de andaimes, permitida a utilizao de cadeira suspensa (balancim individual). indicada para servios de pintura, limpeza de fachadas e trabalho em locais confinados (silos, chamins, poos e reservatrios).

Fonte: D O S S I T C N I C O - As condies da falta de segurana dos andaimes como fonte potencial de risco de quedas na construo Civil Aledson Damasceno Costa - Rede de Tecnologia da Bahia RETEC/BA

You might also like