You are on page 1of 3

Carpa

Carpa
Nome vulgar: Carpa Nome cientfico: Cyprinus Carpio Famlia: Cyprinidae Ordem: Cypriniformes Meio ambiente: Bento pelgico; no migratria; PH: 7.0 - 7.5; Profundidade: Clima: Temperado. Temperatura: 3 - 35C

Origem
A Carpa originria da Europa Oriental e sia Ocidental e foi introduzida na Europa Ocidental no Sc XII e nos EUA por volta de 1870. Durante a idade mdia conheceu uma grande expanso na Pennsula Ibrica.

Distribuio Geogrfica
Portugal existem atualmente numerosas populaes em praticamente todas as bacias hidrogrficas exceo das situadas a norte do Rio Douro, onde so em menor nmero. Nos Aores, na barragem de Aguieira, Alto Lindoso, Alto Rabago, Alvito, Arade, Azibo, Barrocal, Belver, Bemposta, Cabril, Caia, Castelo de Bode, Crestuma Lever, Ermal, Facho, Idanha-a-Nova, Maranho, Miranda do Douro, Montargil, Monte Novo, Mouro, Odivelas, Pgo do Altar, Rgua, Rxo, Santa Clara, Torro. Tambm nos rios Douro, Guadiana, Lea, Lis, Minho, Mira, Mondego, Nabo, Sado, Sorraia, Tejo e Vouga e ribeiras desde Mira ao Algarve. Brasil: Vivem em rios e represas sendo encontradas nas regies sul e sudeste do Brasil.

Espcies
A Carpa tem catalogado quatro variedades, diferenciam entre si pela altura do corpo, colorao, tamanho e disposio das escamas e lbios:

Carpa comum ou selvagem: coberta de escamas uniformes. Carpa espelho: com escamas maiores e irregulares. Carpa dourada ou vermelha Carpa couro: Praticamente desprovida de escamas.

Caractersticas
uma espcie muito corajosa e combativa, com um pujante corpo alongado, coberto de escamas grandes, tem a cabea massiva e de forma triangular com uma boca terminal proeminente e com dois barbilhos, um de cada lado da boca, a barbatana dorsal longa e com raios, sendo o primeiro mais forte e dentilhado. Apresenta um dorso castanho esverdeado, com flancos dourados e o seu ventre tem uma colorao amarelada.

Habitat
A Carpa tornou-se uma espcie tipicamente de albufeiras e cursos de gua com corrente fraca e muita vegetao. Tem o hbito de nas guas pouco profundas se fossar no fundo a fim de provocar turvao e costuma vir superfcie para aspirar o ar. Gosta especialmente de zonas pouco profundas (1m a 5m) e de preferncia com vegetao, rvores, ou qualquer outro tipo de estruturas, refugiando-se nos fundes nas alturas de frio ou calor mais intenso. Possui ainda uma enorme capacidade para guas salobras assim como uma impressionante resistncia fora de gua, conhecem-se casos de exemplares que sobreviveram aps mais de 1 hora sem gua. Em alguns locais e beneficiando de determinadas situaes naturais a Carpa consegue atingir cerca de 1 metro de comprimento e com um peso que poder oscilar entre os 30 e os 35 kg., existindo j diversos registos prximos dos 40 kg.

Alimentao
uma espcie omnvora de regime alimentar muito variado (come de tudo), alimentando-se de insectos, invertebrados, plantas e algas, ovos de batrquios e outros peixes, tem uma preferncia especial por larvas de insectos, crustceos e moluscos, moluscos, ervas, plantas aquticas, algas, chegando mesmo, ocasionalmente, a comer outros alevins e pequenos peixes. Costuma ter rotas definidas de procura de comida, patrulhando-as continuadamente. Ingere os alimentos por suco.

Reproduo
A Carpa atinge o estado de adulto por volta dos 4 anos e tem o hbito de se reproduzir com grande frenesim em locais de pouca profundidade e com abundante vegetao aqutica ou submersa, quando a temperatura da gua chega aos 18/19C., de Abril a Junho, por vezes at finais de Julho. Desovam na primavera e vero, largando os ovos pegajosos na vegetao. As fmeas executam vrias posturas durante a poca de reproduo, a qual pode libertar a extraordinria mdia de 250.000 ovos/kg., 5 a 8 dias mais tarde nascem os primeiros alevins que se alimentam de plncton. A Carpa possui uma longevidade que pode superar os 20 anos, havendo quem considere poder ir muito mais alm mas por enquanto sem sustentao cientfica.

Tcnicas de Pesca para a Carpa


Para a pesca carpa podem utilizar as pescas Inglesa, Francesa, Bolonhesa Existem vrios tipos de empates salientam-se os empates tipo "cabelo".

Isco:
Milho, Trigo, Fava, stico, Feijo-frade, Queijo, Fiambre, Peixe, Frango, Po, Avel, Batata, Gro, Cnhamo, Lagostim, Lesma, Ervilha, Feijo Manteiga, Feijoca, Feijo Branco, Feijo Encarnado, Minhoca, Broa de Milho, Salsicha, Lentilha, Chourio, Amndoa, Paio, Azeitona, Amendoim. Mais utilizados Milho Doce e os Boilies. Tamanho mnimo de captura - 20 Perodo de pesca - 1 de Junho a 14 de Maro.
Empate Cabelo (Carpa)

Empate cabelo (Carpa) consiste fundamentalmente na diferena de como a isca apresentada, pois, por estranho que parea, esta no colocada no anzol. A carpa se a isca for bem apresentada ignora de todo a existncia de fios, chumbadas, anzis. A carpa ao se alimentar suga e expele vrias vezes o que vai comer (brinca com a comida tal gato e rato), isso faz com que muitas vezes os exemplares de maiores dimenses cuspam os iscos, sem ficarem presos. Nesta tcnica o anzol fica livre, o isco colocado numa linha (cabelo) ligado ao anzol a alguns centmetros, a carpa fica assim livre para brincar com o isco at que ao engolir, sente que algo est mal, tenta expelir o isco. O isco leva o anzol uns centmetros atrs, que ao ser expelido fica preso no peixe.

O CABELO
Liga o anzol livre ao isco um entranado 0,20mm, fluo carbono 0,30mm ou mesmo nylon, existindo muitos fios no mercado prprios ou adaptveis a esta montagem. O ANZOL O anzol ideal um anzol de argola, tamanhos 8, 6, 4 ou 2, escuro, forte, de formato curvo e haste curta e de preferncia com a argola ligeiramente inclinada para dentro. Existem muitos no mercado especialmente desenhados para esta tcnica de pesca.

Faa um pequeno lao prximo do fim da linha...

Aperte o lao...

passe a linha pelo isco...

Coloque um travo no lao...

Retire os excessos...

Pelo outro lado da linha coloque o anzol...

Faa 6-8 voltas na pata do anzol...

Passe a linha pela argola do anzol...

Faa um lao na outra extremidade usando um n granny ...

Aperte e use

You might also like