You are on page 1of 22

O Samba, o Modernismo e a Identidade Nacional.

Aline Viana Tom, Carlos Eduardo Costa, Dbora Cristina Alves e Felipe Leal de Oliveira Estudantes de Graduao de Histria do Departamento de Artes e Humanidades Universidade Federal de Viosa Resumo:O artigo pretende demonstrar a incessante busca dos intelectuais brasileiros por uma formao da nacionalidade brasileira. Essa procura se deu desde os primrdios do Perodo Republicano no Brasil, passando por diversos momentos. Inicialmente a Nao seria representada pelo ndio; logo aps esse representante brasileiro seria substitudo pelo bandeirante em suas buscas por ouro. No perodo em que os modernistas desempenhavam o papel de descobridores da nacionalidade, a arte brasileira foi tomada como a fonte de unio da brasilidade. Nessa poca, o samba carioca nasce e juntamente surge um dos grandes representantes desse esplendoroso estilo musical- Noel Rosa- foi ele e outros sambistas que tornaram o samba o principal exportador de uma nacionalidade brasileira que at ento s existia para um pequeno grupo da sociedade. Palavras-chave: construo da nacionalidade, Noel Rosa, movimento modernista, sociedade brasileira.

Feitio de orao (Noel Rosa) Quem acha vive se perdendo Por isso agora eu vou me defendendo Da dor to cruel desta saudade Que, por infelicidade, Meu pobre peito invade Batuque um privilgio Ningum aprende samba no colgio Sambar chorar de alegria sorrir de nostalgia Dentro da melodia Por isso agora l na Penha Vou mandar minha morena Pra cantar com satisfao E com harmonia Esta triste melodia Que meu samba em feitio de orao O samba na realidade no vem do morro Nem l da cidade E quem suportar uma paixo Sentir que o samba ento Nasce do corao.

(...) Importar idias e modelos efetivamente imitar? Como aprender com a Europa sem imitar? O que ser universal? possvel ser universal e nacional? Ou, s possvel ser universal em sendo nacional? O que ser nacional? ngela de Castro Gomes Marieta de Moraes Ferreira

Introduo

O incio do sculo XX foi marcado por uma busca incessante de alguns intelectuais de identificar na sociedade brasileira o sentido de nao, que at ento no existia, claro, na tica dos mesmos. Perceberemos ao longo do trabalho que essa necessidade de identidade nacional, j um tema recorrente desde a poca intitulada pr-moderna, tendo na figura de Monteiro Lobato um dos maiores nomes que tentaram identificar a Nao Brasileira. A identidade aqui foi repercutida na figura do caboclo, do sertanejo ou do ndio. Estes representariam verdadeira concepo do que seria o brasileiro nato. Aps a Semana de Arte Moderna, a busca por uma identidade nacional seguiu outros caminhos. Agora a Nao estaria centrada nas produes artsticas e culturais que os brasileiros produzissem e fossem, portanto, reconhecidas no estrangeiro. Feitas as anlises sobre a tentativa de criao de uma identidade brasileira por alguns intelectuais, nosso trabalho trar tona os sambas produzidos nesse perodo de forma a demonstrar a produo intelectual de outro grupo da populao que tambm produzia um conceito de nacionalidade. Nesse perodo a produo de sambas era intensamente rica e feita por um grande nmero de sambistas, porm, este trabalho ter como enfoque principal os sambas de Noel Rosa. A escolha desse sambista em especial est ligado sua descendncia simples e pobre; assim, pretende-se demonstrar que o artista pde contribuir imensamente na busca por uma identidade nacional que no esteve somente ligado ao grupo de intelectuais da elite mas tambm esteve presente na sociedade brasileira como um todo.

A Vida Poltica

A partir dos objetivos propostos necessrio contextualizar a sociedade carioca e paulista no perodo de 1922 a 1937, no mbito poltico e cultural. Nesse perodo o pas viveu um momento de intensa interferncia por parte de alguns setores militares. Como se sabe a partir do ano de 1922, ocorreu vrios levantes nas unidades militares, comandadas por oficiais de baixa patente, principalmente tenentes e capites. Esses levantes se espalharam por todo o pas, mas se confluram principalmente no Rio de Janeiro, com o episdio do Forte de Copacabana. Porm, como so conhecidos pela historiografia brasileira, os movimentos tenentistas nasceram isolados dentro do prprio Exrcito; a alta oficialidade considerava que os tenentes no passavam de rebeldes exaltados. O autor Jos Augusto Drummond (1986) especifica um pouco essa relao entre a alta oficialidade e a baixa patente do exrcito:
o tenentismo representou uma ciso gravssima por ser qualitativamente distinta: foi duradoura e vertical (opondo oficiais mais antigos), distinta de cises predominantemente horizontais (entre oficiais mais antigos) e das exploses rebeldes momentneas de cadetes. (DRUMMOND, 1986)

Essa insatisfao tenentista que teve um dos seus grandes momentos a partir de 1925 com a Coluna Prestes. Este movimento percorreu grande parte do Brasil e de alguns pases da Amrica Latina, em busca de apoio civil e tambm militar para que apoiassem sua causa. O principal motivo que levou esses militares a se juntarem a Lus Carlos Prestes nessa empreitada, foi insatisfao poltica dos tenentistas juntamente com a insatisfao poltica nacional. Mas para Drummond, os participantes da Coluna no formularam novos elementos polticos alm dos propostos em 1924. (DRUMMOND, 1986).

Integrantes do Tenentismo. Disponvel em: http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Te/5918/2143.jpg Acesso em:10/08/2008

O que preciso compreender do movimento tenentista que eles acreditavam que o Brasil h muito vivia sob o governo do setor oligrquico; no pretendiam, portanto, tomar o poder, queriam criar condies para um governo bom e honesto comandado por um civil que no fizesse parte do sistema da oligarquia cafeeira. Esse momento de tenso em que o pas viveu todo esse perodo se deflagrou na Revoluo de 1930, que leva ao poder Getlio Vargas. Os tenentes nesse perodo so essenciais na ascenso desse governo atravs do Clube 03 de Outubro; sendo que os mesmos consagram a idia de que no necessrio que a eleio seja para todos, so tambm defensores do modelo de representao corporativa. (FAUSTO, 1997) Posteriormente ocorreu a Revoluo Constitucionalista de 1932 que culminou na Constituio de 1934. Foi atravs dessa Constituio que Vargas consolida seu governo com o jogo institucional de poder, ora se aproximando do exrcito e ora se aproximando das oligarquias, assim consegue se eleger presidente da Constituinte, constituindo leis de seu interesse. (GOMES, 1986) Com todo esse jogo de interesses Vargas consegue em 1937 dar seu golpe ditatorial sem encontrar quase nenhuma resistncia. Acarretando da a vanguarda do movimento pelos militares, que se tornaram seus atores principais, inaugurando um perodo de interveno do exrcito que s cessar em 1985. (CAMARGO, 1989)

Esse panorama geral sobre a vida poltica de 1922 a 1937 importante ser ressaltado para que se possa compreender o contexto em que o presente trabalho se insere.

A Construo da Nao

No perodo geralmente denominado pr-modernista temos um movimento da intelectualidade brasileira em busca da criao de uma realidade nacional - da nao em si. Um dos maiores expoentes desse perodo Monteiro Lobato, figura de destaque do cenrio cultural do pas. Foi ele e seu personagem Jeca Tatu que trouxeram tona questes sobre a permeabilidade do Brasil modernizao, os caminhos a serem trilhados para atingi-la, as causas e os responsveis pelo nosso descompasso. (LUCA, 1999)

A Representao de um Jeca- Tatu. Disponvel:http://www.miniweb.com.br/Literatura/artigos/image ns/jeca_tatu/img_cachorro_roca.jpg. Acesso em:10/08/2008

Jeca Tatu um cido caboclo que possui uma tradio romntica. Monteiro Lobato lhe deu dimenses picas, o que era normal no perodo, j que uma grande parcela da produo literria idealizava o homem do campo. (LUCA, 1999).

No perodo posterior, na luta que se deflagrou no pas em favor do saneamento e da higiene, Lobato muda as caractersticas de Jeca Tatu: as causas da preguia e indolncia desse personagem deixam de ser encaradas como intrnsecas a ele, perdendo assim o seu estatuto de imposio biolgica peculiar s raas inferiores, para transformar-se em produto de doena. (LUCA, 1999). A partir dos anos de 1910 a intelectualidade brasileira acreditava que somente a cincia experimental seria capaz de encontrar uma sada para o drama vivido por grande parte dos brasileiros: que tinham sido condenados, pelo nosso estoque racial e pelo nosso clima eterna inferioridade e improdutividade. (LIMA, HOCHMAN, 1996). Foi da que surgiu o movimento sanitarista no Brasil. Esse movimento sanitarista tinha como objetivo mais imediato a criao de uma agncia pblica de mbito federal que coordenasse as questes referentes sade pblica brasileira. O objetivo central ento supunha a efetivao de uma gerao de conscincia nacional que identificasse no abandono e na presena das endemias as caractersticas distintivas da populao rural brasileira. (LIMA, HOCHMAN, 1996) O debate sobre a identidade nacional ocupou lugar privilegiado no Brasil desde a Primeira Repblica. Para alguns intelectuais desse perodo e do perodo posterior, o grande problema do Brasil estava representado pela base racial; a nao s poderia se constituir quando o povo fosse substitudo. Teses como do determinismo racial e climtico, que enfatizavam as dimenses culturais do passado nacional e da organizao da sociedade, eram recorrentes nesse momento histrico do pas. (LIMA, HOCHMAN, 1996) Mas foi nesse perodo tambm que a literatura no Brasil exaltou a natureza brasileira e o ndio (que representava o grande expoente do que era essencialmente nacional). Posteriormente a ateno foi voltada para o caboclo. Percebe-se nas obras dessa fase a viso idlica que esse autores possuam sobre as regies interioranas do Brasil e de seus habitantes. Os sertanejos e os indgenas possuam um vigor e uma bondade que lhe eram inerentes (LIMA, HOCHMAN, 1996). Esse momento de exaltao do caboclo e do serto caracterizado posteriormente como delator de uma imagem negativa do povo, que contestada por autores como Monteiro Lobato, no j citado caso do personagem Jeca Tatu. a partir da que os brasileiros so apresentados como seres doentes, analfabetos, vtimas de uma indolncia mrbida. O povo novamente retratado como um ator em

estado de latncia, que se manteria bestializado como no momento da Proclamao da Repblica.. (LIMA, HOCHMAN, 1996) A sade se torna nesse momento a questo central no debate poltico nacional. As conseqncias desse movimento sanitarista se daro em longo prazo em termos de polticas pblicas e de identidades profissionais, legitimando a presena do Estado no campo de sade pblica. A identificao da doena como principal problema do pas no o condenava barbrie eterna, mas, ao contrrio, apontava os instrumentos para sua superao: a cincia mdica e as polticas pblicas de sade e saneamento (LIMA, HOCHMAN, 1996). Voltando questo sobre a construo de uma nacionalidade, existiam nesse perodo outras discusses a esse respeito. Discusses como as que se referiam ao espao geogrfico do pas, tomaram carter de destaque nesse momento. Numa fase em que as potncias imperialistas buscavam com voracidade aumentar as dimenses dos seus territrios, o tamanho do Brasil insuflava o orgulho nacional. (LUCA, 1999). A histria ganha vez nessa poca, pois seria atravs dela que os grandes heris da nao seriam consagrados. Foi a que a figura do bandeirante emergiu como delator incansvel das fronteiras. Mas para muitos intelectuais a histria deixava poucas possibilidades para uma celebrao do passado capaz de despertar a comunho com nossas tradies.( LUCA, 1999). A idia de construo da nao sempre foi cara s nossas elites, como tem sido demonstrado ao logo desse trabalho. Afinal, a juventude da nao indicava que ainda havia um longo caminho a percorrer at que todas as nossas potencialidades e possibilidades desabrochassem, revelando enfim a real face do pas.(LUCA, 1999). Para que isso acontecesse o passado no deveria ser evocado, deveria surgir um elemento absolutamente inovador - aqui possvel identificar que nossos intelectuais no so s meros importadores das ltimas novidades estrangeiras. Poderemos perceber isso com mais nitidez quando nos adentrarmos especificamente na formao do samba. Cabe-nos dizer que foi na histria que os intelectuais dessa fase encontraram uma reordenao do passado que infundia confiana nos destinos da nao e colaborou para criar uma imagem de um povo aguerrido que sabia defender seu patrimnio natural. E os bandeirantes foram os escolhidos para representar essa imagem. Eles seriam o modelo exemplar que enfeixava as virtudes de diferentes heris, repousados na origem da nao. (LUCA, 1999).

Para autores como Tnia Regina de Luca, a construo da nacionalidade brasileira nesse perodo obra dos paulistas. Atravs da figura dos bandeirantes, representantes da supremacia de So Paulo, os paulistas se consideravam os dirigentes da ordem que pretendiam elevar aos brasileiros a

nacionalidade que lhe faltavam. (LUCA, 1999).

Os Bandeirantes. Disponvel em: http://www.vidaslusofonas.pt/fdpl1.jpg Acesso em: 10/08/2008

Nessa perspectiva de construo da nao o Modernismo vem com a proposta de renovao no domnio da produo artstica. Ao ele mesmo faz a tempo, defesa e da

enfaticamente,

nacionalizao das fontes de inspirao do artista brasileiro.(MORAES). Para os ditos modernistas, o que seria realmente fonte para inspirao moderna so as caractersticas essencialmente nacionais: a brasilidade, tradio e origens populares. Intelectuais importantes desse perodo, como Mrio de Andrade e Oswald de Andrade afirmavam que a efetivao do modernismo s seria possvel se sua caracterizao fosse do ambiente brasileiro, referindo-se ao elemento tradicional e popular. (MORAES). Assim como os intelectuais que tentaram buscar na histria um elemento novo, os modernistas tambm acreditam que os mestres do passado devem ceder lugar aos homens do presente. A perspectiva modernizadora insiste em caracterizar-se como
adequada a um novo tempo. (...) Trata-se antes de compreender o ingresso na modernidade como uma passagem de um momento a outro. No como ruptura, mas como evoluo. (MORAES).

Os modernistas acreditavam que a arte moderna est ligada ao que entendido como urbano, ao que industrializado. O acesso vida moderna o acesso racionalidade. A tica do modernismo deve ser captada pela vida moderna, marcada

pelo ritmo da cidade onde se abrigam desordenadamente os mais variados elementos. Velocidade e variedade so atributos da vida urbana e moderna e como tal positivamente qualificadas. (MORAES).

Grupo de Modernistas. Disponvel em: http://www.portalartes.com.br/portal/icones_da_pintura/modernistas.jpg Acesso em:10/08/2008

Especificamente no caso do Brasil modernizar no significa romper com o passado, mas sim se adaptar a representao, nova realidade. O que se procura nesse perodo pensar o ingresso da modernidade identificando com o ingresso na universalidade. Assim, de acordo com Eduardo Jardim Moraes, os modernistas acreditavam que a incorporao na modernidade, integrao do pas no plano mundial, se faz pela absoro dos meios expressivos novos, importados, e polmicos na disputa com o passadismo. (MORAES). No se pode esquecer que nesse perodo a produo cultural do Brasil est defasada com relao aos pases europeus; mas isso no quer dizer, na viso de Mrio de Andrade, que o ingresso brasileiro na modernidade deixe de ser natural e

necessrio. (MORAES). O importante que a intelectualidade estrangeira reconhecesse a produo cultural que os modernistas brasileiros viessem a produzir.

Disponvel em: http://www.novalinguagem.art.br/img/mario.jpg Acesso em:10/08/2008

A partir de 1924 o modernismo brasileiro vive um momento de crise de participao, passam a se interessar pelos problemas que dizem respeito sua identidade e determinao da entidade nacional. neste momento que o ingresso na

modernidade no ser buscado dentro de uma vertente imediata, mas ao contrrio, sero discutidas as mediaes que iro ao mesmo tempo constituir o seu caminho e sua garantia. (MORAES). Da que a conceituao da modernidade se d no resultado do esforo de compatibilizao do antigo e do novo. Aps toda essa anlise sobre a importncia da constituio de uma nacionalidade nos primrdios da Repblica, poderemos entender o contexto scio-cultural que os sambistas do comeo do sculo XX estavam inseridos.

E a nsia pela identidade no tem fim.

Na tentativa de contextualizar a busca por uma identidade nacional a gerao de 22 busca a insero do pas na modernidade. Com isso d-se a elaborao da Enciclopdia Brasileira por Mrio de Andrade, projeto este um tanto quanto ousado para a poca, pois buscava tornar acessvel camada popular do Brasil a cultura e sua Histria. Para o intelectual supracitado: O ideal, nesse sentido, ser construir-se uma tima enciclopdia e vend-la por tal menor preo e com tais facilidades de pagamento, que ela possa viver nos lares operrios. (ANDRADE, 1999). Na busca de institucionalizar as funes intelectuais que estavam sendo criadas na atmosfera da dcada de 20, o governo encontra no convite do grupo letrado para a suas pastas uma soluo. Havendo atravs da participao do dito movimento no poder uma dissidncia crtica [que] busca no elemento popular a base para a formulao de projetos nacionais, sejam eles conservadores ou progressistas. O Brasil foi o pioneiro deste movimento na Amrica Latina, j que a sua literatura foi a que teve atuao mais importante no processo da constituio nacional.. (ANDRADE, 1999). Alguns intelectuais desse perodo acreditavam que existia uma ausncia de um povo organizado poltica e culturalmente no pas. Faltavam as elites competentes e capazes a grande tarefa histrica de levar a luz do conhecimento para essa nao sem conscincia. (GOMES, 1989) Um dos meios de solucionar tal problema foi criao da Enciclopdia, j citada; atravs dela a elite pensante seria porta-voz de interpretar o subconsciente coletivo da nacionalidade. (AMARAL, 1999). O governo retoma ento o carter ufanista da cultura: buscava formar cidados brasileiros conscientes de seu pertencimento e de seu lugar no mundo. No significava, porm, um nacionalismo xenfobo e ufanista, mas um nacionalismo crtico, moderno

que no rejeitava a participao estrangeira, mas a via como referncia bsica para pensar a brasilidade. (AMARAL, 1999). Outra marca singular da insero do Brasil na modernidade est ligado forma como as correntes de vanguarda fizeram para demolir todas as tradies: excluram o antiintelectualismo, o antiliberalismo e nacionalismo (que povoavam o pensamento tradicionalista) do meio cultural. Para os tradicionalistas, nada havia de moderno na realidade urbano-industrial marcada pelo desenraizamento e o artificialismo. (MOTTA, 1994). Tal fato se contrasta totalmente com os ideais modernistas que j foram especificados durante o trabalho. E nessa busca incessante por uma identidade nacional, a gerao modernista partilhava da crena que a construo da sociedade moderna dependia de um projeto de reconstruo da nao brasileira. A produo dessa elite intelectual resultaria na configurao de um imaginrio nacional firmado na inveno de novas tradies e na construo de novos marcos simblicos - que tece uma insuspeita permanncia na mentalidade coletiva. (MOTTA, 1994). A discusso sobre a formao da identidade nacional que tem sido discutida durante esse trabalho, est ligada especificamente nesse perodo a duas cidades brasileiras: So Paulo e Rio de Janeiro. As produes culturais e literrias se intercalavam a esses dois plos, acarretando, portanto, uma rixa entre as cidades. Muitos estudos da historiografia ressaltam So Paulo como o grande produtor cultural modernista nesse perodo, mas preciso ressaltar que a produo carioca to intensa quanto a paulista. O Rio de Janeiro possua trs presenas fundamentais de referncias para o mundo intelectual: A Academia Brasileira de Letras, o grupo bomio da Rua do Ouvidor
1

e o forte e militante movimento catlico que se

organizava nessa cidade.. (GOMES, 1993). Esses trs elementos doavam a intelectualidade carioca uma gama de valores estticos e polticos que marcam a insero intensa do Rio de Janeiro no movimento modernista. Para a autora ngela de Castro Gomes, o movimento modernista no se dividiu somente na rivalidade So Paulo x Rio de Janeiro, mas sim em vrios grupos de
Fazendo referncia ao livro Mistrio do Samba de Hermano Vianna, ele nos relata que o samba no apenas criao de grupos negros pobres moradores dos morros do Rio de Janeiro, mas que outros grupos, de outras classes e outras raas e outras naes, participaram desse processo, pelos menos como ativos espectadores e incentivadores das performances musicais. A partir dessa anlise de Vianna, podemos dizer que o grupo bomio da Rua do Ouvidor eram os espectadores do samba que emergia nesse perodo, incluindo o samba de Noel Rosa.
1

intelectuais que se distanciavam muito entre si. A autora acredita que a Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento fundador de uma gerao modernista que delimitou seus contornos intelectuais, sem que seus integrantes seguissem o mesmo caminho. (GOMES, 1993). Para que se entenda melhor o que a autora afirma, necessrio saber que existiam no Rio grupos de intelectuais que se vinculavam tradio mundana da cidade, concentrados na Rua do Ouvidor e na Avenida Central. esse mundo bomio que abastece a Academia Brasileira de Letras de intelectuais. (GOMES, 1993).

Rua do Ouvidor, 1920. Disponvel em: http://farm1.static.flickr.com/67/203480084_ee74a2e556.jpg Acesso em: 10/08/2008

Voltando a rivalidade existente entre cariocas e paulistas necessrio ressaltar que ela existia, mas no impedia o desenvolvimento de slidas amizades intelectuais, um

exemplo disso a slida cumplicidade existente entre Mrio de Andrade e Manuel Bandeira. (GOMES, 1993). A perspectiva modernista tambm era de reconstruo e combate ao passado parnasiano e simbolista materializado na Academia e complementado pela boemia carioca. Essa fase modernista foi melhor assimilada pela sociedade, em funo, claro, da conjuntura poltica que o pas vivia.( GOMES, 1993). O clima poltico que o Brasil vivia era de grande instabilidade, fato que estimulava o debate cultural e, sobretudo as opes ideolgicas de um enorme nmero de intelectuais que possuam variados posicionamentos tericos e polticos que se deflagravam na produo de suas obras culturais. Podemos concluir, assim que o modernismo foi um movimento feito por cada um dos seus agentes e pelos grupos que se formavam e se articulavam.

Samba, samba, samba...

Aps longa explanao a respeito do contexto social, poltico e cultural que estava sendo vivenciado por uma coletividade nacional necessrio fazer meno a um estilo musical que comeou a ter sua gnese entre a camada popular brasileira, a saber, o samba. Tal gnero teve influncia preponderante na busca que se realizava entre os intelectuais pelo carter de identidade nacional. A questo prioritria desse tpico entender como a msica nascida na periferia, extremamente discriminada pelo restante da populao e reprimida pela polcia, pde se transformar em smbolo de identidade nacional brasileira. Podemos dizer que nessa atmosfera de inicializao do j citado novo estilo musical brasileiro, bem distintamente das referncias europias que vinham homogeneizando o clima nas esferas da elite nacional, pde se desenvolver uma cultura ao extremo vivaz e enrgica, cultura esta que foi gerada pelos segmentos subalternos e pela grande massa de pessoas com pequeno recurso financeiro, que eram em sua grande maioria mulatos e negros (CARVALHO, 2004). Apesar da origem popular e negra do samba, Hermano Vianna em seu livro O Mistrio do Samba afirma que o mesmo veio a sofrer influncia tanto de classes mais abastadas nacionais como de indivduos de outras nacionalidades que vieram mostrar quelas o que o Brasil possua de mais brasileiro, como foi o caso do poeta vanguardista

francs Blaise Cendrars: Um estrangeiro [que] teria chamado a ateno de intelectuais cariocas para a msica popular de sua cidade. (VIANNA, 2002). Alm disso, a j citada classe abastada nacional esteve quase sempre presente como expectadora e incentivadora dessa msica que acabaria pelas mos de nomes como Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda e Prudente de Morais Neto, se tornando um smbolo do que o nacional. O mesmo autor ainda sustenta especificamente na transformao do samba em ritmo nacional brasileiro, em elemento central para a definio da identidade nacional, da brasilidade. (VIANNA, 2002) Ainda segundo Vianna (2002), enquanto os intelectuais pensavam na definio do que seria o brasileiro, os mentores da nova musicalidade j definiam que a mesma era o que havia de mais brasileiro no Brasil. Ao pensar a dcada de 20 podemos conceber que houve uma grande mudana na forma de pensar a cultura popular pela inteligncia carioca, pois, como j foi dito, o movimento modernista que se inicia na mesma dcada vm buscar o que h de mais essencial na cultura nacional. Sendo assim, entendemos que o s a m b a se no a maior, ao menos uma das maiores expresses do anseio do mesmo movimento. Na dcada de 20 (...) o cenrio mudara e alguns vnculos mais consistentes passaram a reger as relaes entre a cidade das letras e suas amplssimas margens sociais. As elites cariocas j se haviam habituado a ouvir a boa msica de Donga, Pixinguinha e seu grupo na sala de espera do Cine Palais. (CARVALHO, 2004). Dessa forma podemos dizer que os compositores de samba devem ser pensados como mediadores de dois extremos culturais, sendo um deles o grupo da alta intelectualidade que buscava no referido ritmo seus anseios por uma identidade nacional e outro tendo nascido espontaneamente s voltas das rodas de samba e das festas populares, o grupo da camada mais pobre da sociedade carioca. De acordo com Mrio de Andrade, um dos maiores pensadores modernistas, a tradio popular da produo vem de uma expresso original e representativa que se desenvolve desde o ltimo quarto do sculo XIX, no necessitando de muito tempo para adquirir carter, criar formas e processos tpicos. Manifestaes de uma raa ainda muito variada como psicologia, a nossa msica popular variadssima (...) To variada que s vezes desconcerta quem a estuda.(ANDRADE, 1976) . Ainda segundo o mesmo autor, o samba uma das danas principais fixada no Rio de Janeiro desde as ltimas dcadas do sculo XIX e considerada como uma das manifestaes popularescas que

obteve maior destaque. Ressalta que nomes como Donga, Sinh e Noel Rosa so as figuras mais interessantes do samba impresso contemporneo.(ANDRADE, 1976). Sendo o ltimo utilizado mais adiante no presente trabalho como referncia na forma de expresso da brasilidade e suas caractersticas cotidianas. No achamos conveniente destacar o samba como msica popular sem realizar uma breve discusso da importncia que teve a consolidao da veiculao do mesmo pelo rdio, que foi considerado por muitos como um meio de propagao de cultura e servio da unidade do Brasil procurando se desvencilhar das barreiras geogrficas, sendo o maior fator de estimulao da educao cvica. Segundo o que Maria Alice Rezende de Carvalho diz a respeito de Roquette Pinto, que alm de radialista era um homem mltiplo, o mesmo tinha no rdio um instrumento de educao a distncia, concebendo originalmente [sua] programao para a finalidade do cultivo de brasileiros rsticos, dispersos por todo territrio nacional.(CARVALHO, 2004). O rdio serviu tambm para que se popularizasse ainda mias o estilo de Donga, Pixinguinha e Noel no territrio nacional. Muito embora, por um perodo curto de tempo aps sua apario inicial em 1922, o rdio tenha deixado de ser utilizado para a funo supracitada em detrimento da sua serventia no sistema de comunicao dos Correios e Telgrafos, retomando sua funo inicial somente com o advento do Estado Novo. Aps o contato com o artigo de Lia Calabre intitulado Polticas pblicas culturais de 1924 a 1945: o rdio em destaque possvel se perceber que Muitos cronistas radiofnicos criticavam a presena esmagadora do samba e dos ritmos populares nas emissoras de rdio (CALABRE, 2003) e atravs desse relato atentarmonos para a idia de que se o uso do rdio era realizado para uma formao da cultura nacional e da unicidade do pensamento brasileiro, e o samba era criticado por sua presena que alm de ser constante, era esmagadora, consideramos que o samba era o objeto autntico de trabalho na formao da ento cultura brasileira.

O Grande Compositor Noel Rosa. Disponvel em: http://www.museu.ufrgs.br/admin/programacao/arquivos/noel.jpg. Acesso em: 10/08/2008

Um dos cones desse fenmeno que transformara o samba em coisa da nao foi como j dito por Mrio de Andrade, o compositor Noel Rosa. Tendo nascido um chal em Vila Isabel, RJ em 1911, filho de pai funcionrio pblico e me professora o "filsofo do samba", como era chamado por alguns radialistas e jornalistas da dcada de 30, teve vida muito breve padecendo antes de completar seus 26 anos. Na dcada de 20 integra o Bando dos Tangars ao lado de Almirante, Joo de Barro (Braguinha), Alvinho e Henrique Britto, sendo tambm um dos responsveis pela transio do carter intelectualista das elites do Rio de Janeiro rumo ao movimento de valorao de uma cultura popular, cultura esta que expressa todo o cotidiano da vida da populao mais desprovida de recursos financeiros da sociedade carioca. Pode-se comprovar o dito

acima atravs de uma composio do mesmo autor de nome Dono do Meu Nariz de 1933:
Misria... de vez em quando Prestamistas recitando Minhas contas no porto E a criada, calmamente, Diz que eu estou ausente E no lhe deixei tosto... (...) E no meu ninho de penas Vejo aves to serenas A quem dei milho na mo O vendeiro por afronta Suspendeu a minha conta E eu vou ficar sem feijo... (NOEL ROSA)

Nessa cano o artista nos coloca a par da situao de precariedade na qual se encontrava, segundo ele, a criada foi embora por falta de pagamento e o dono da venda se recusou vender-lhe fiado, tendo suspendido a sua conta, o poeta se amarga dizendo que ir ficar sem feijo... Outro ponto que deve ser ressaltado na obra de Noel a sua ironia em relao a alta intelectualidade que se pensa numa bolha indiferente aos problemas sociais e a misria da populao. Dentre suas composies h uma que tem um carter extrema e explicitamente satrico em relao elite carioca, com o ttulo de Filosofia a composio bem representativa da mentalidade do autor, pois ele realmente se encontra filosofando sobre a situao em que se encontram dois plos opostos, o da aristocracia e o dos vagabundos (como se intitula):
O mundo me condena, e ningum tem pena Falando sempre mal do meu nome Deixando de saber se eu vou morrer de sede Ou se vou morrer de fome Mas a filosofia hoje me auxilia A viver indiferente assim Nesta prontido sem fim Vou fingindo que sou rico Pra ningum zombar de mim No me incomodo que voc me diga Que a sociedade minha inimiga Pois cantando neste mundo Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo Quanto a voc da aristocracia Que tem dinheiro, mas no compra alegria H de viver eternamente sendo escrava dessa gente Que cultiva hipocrisia (NOEL ROSA)

Na composio o artista diz respeito a uma inimizade entre ele, no papel de sambista, e a sociedade, inimizade esta que tinha o seu tempo de durao contado, pois com a adoo do samba como propaganda do que vinha a ser o nacional, todos passaram a cultiv-lo e este passou de coisa de vagabundo a assunto de conversas da elite e reunies de famlia. Pode-se perceber tambm a condio de um samba produzido pela mestiagem, como se o mesmo se inserisse no contexto ps-escravido, como sendo coisa de escravo quando o artista diz: Vivo escravo do meu samba. Segundo o autor a aristocracia vive num antro de hipocrisias e sem alegria. O contexto da cidade do Rio est plenamente contemplado na obra de Noel, quando se refere ao perodo conturbado do movimento sanitarista que acreditavam que a populao brasileira era composta de indivduos doentes. Para criar a to sonhada nacionalidade era necessrio que esses doentes fossem curados, por isso houve nesse momento a vacinao em massa da populao brasileira resultando a Revolta da Vacina. Em uma de suas poesias, o to brilhante autor retratado, faz meno a reao da populao frente a idia da obrigatoriedade da vacina quando diz em Minha Viola:
Nesta cidade todo mundo se acautela Com a tal de febre amarela que no cansa de mat E a dona Chica que anda atrs de mal conselho Pinta o corpo de vermelho Pro amarelo no peg (NOEL ROSA)

ntido o talento de Noel Rosa na realizao de crnicas a respeito da vida social carioca, muitas mudanas estavam sendo efetivadas naquela poca, o Rio de Janeiro se encontrava em vigoroso processo de urbanizao, havia ainda inmeras injustias sociais que se renovavam dia aps dia no imenso territrio nacional, sem contar no aspecto poltico em extremo conturbado. E mesmo nesse clima de extrema caoticidade que a sociedade se encontrava, houve espao para a busca de uma identidade nacional atravs do samba. Podemos ento concluir atravs das msicas de Noel Rosa que a misria da populao e o seu carter doentio foram agentes que caracterizavam a sociedade carioca, portanto, nesse eixo que se encontra a busca da intelectualidade pelo carter incessante de uma unicidade brasileira. Portanto, evidente definir a obra desse compositor como agente refutador da caracterstica iminente que os grupos letrados definiram o povo brasileiro. O samba vem assim criar uma identidade que at ento era cara para a elite: a de que a verdadeira

nacionalidade estaria inserida nos meios mais simples e populares da sociedade brasileira. Ao final da dcada de 30, com o advento do Estado Novo, segundo Hermano Vianna, o aparelho governamental da Era Vargas esteve muito envolvido com o progresso da nacionalizao do samba, possibilitando ao estilo de Donga, Pixinguinha, Ismael Silva, Vadico e Noel Rosa uma permanncia saudvel at os dias atuais.

CONCLUSO

Depois de feitas s devidas anlises sobre a busca incessante dos grupos de intelectuais do comeo do sculo XX em prol de uma identidade nacional, podemos conceitualizar a importncia do movimento sambista. Percebe-se ao longo do trabalho que a necessidade de uma nacionalidade brasileira vigente desde os primrdios da Repblica. Tanto os pr-modernistas quanto os modernistas buscavam meios efetivos de determinar o que seria essencialmente nacional. Os pr-modernistas como Monteiro Lobato, viram no caboclo-sertanejo o verdadeiro smbolo da Nao Brasileira. Fato que se modificou quando o carter de doente foi empregado para designar a populao brasileira. Posteriormente os modernistas utilizaram o conceito artstico e cultural para expor o verdadeiro carter nacional. Mas o que essencialmente importante ressaltar no trabalho a importncia que o movimento sambista teve nesse perodo, como difusor da busca dessa identidade nacional. No podemos, porm, defini-lo somente como difusor, esses sambas tambm foram criadores de uma nacionalidade caracterizada aos brasileiros at os dias atuais. O trabalho enfoca principalmente os sambas de Noel Rosa, este que foi extremamente irreverente ao produzir seu samba enfocando no s aspectos emocionais, como aspectos da realidade brasileira, como a misria, o carter doentio e as incertezas polticas da populao brasileira. Noel Rosa representava os personagens invisveis da Repblica. Noel Rosa foi um dos maiores representantes do samba carioca que nascia em meio s grandes mudanas polticas e culturais que o pas vivia. Foi por influncia dessa efervescncia poltico-cultural que os sambistas como representantes do povo ganham voz.

O samba representava uma inovao musical que associava os interesses de uma parte da sociedade brasileira que se encontrava marginalizada. Por representar a realidade social dos guetos urbanos, o samba trouxe para si a consagrao de uma elite letrada que ressaltava o carter pedaggico que o mesmo desempenhou. Essa juno entre os representantes do povo com a elite intelectual fez do samba o principal agente criador de uma nacionalidade, que at ento no encontrava espao para nascer e sobreviver. Assim, atravs do samba pai da bossa nova e do pagode que o Brasil ganha a repercusso e reconhecimento internacional at os dias de hoje; esta questo que era to cara e necessria aos modernistas s foi efetivamente concretizada pelos sambistas.

Referncias Bibliogrficas

ANDRADE, Mrio de. Pequena Histria da Msica. 7 ed. So Paulo: Martins; Braslia, INL, 1976.p. 191. -----------. A Enciclopdia Brasileira. So Paulo, Edusp/ Giordano/ Edies Loyola, 1993. Apud. . AMARAL, Adriana Facina Gurgel do. Uma enciclopdia brasileira: o projeto ilustrado de Mrio de Andrade. Revista Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v.2, n.24, 1999, p. Disponvel em: < http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/276.pdf >. Acesso em: 30 junho 2008. CALABRE, Lia. Polticas Pblicas Culturais de 1924 a 1945: o rdio em destaque. . Revista Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v.1, n.31, 2003, p.10. Disponvel em: <http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/346.pdf >. Acesso em: 30 junho 2008. CAMARGO, Aspsia et. Alli. O Golpe Silencioso: As Origens da Repblica Corporativista. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1989. p. 9-64. CARVALHO, Maria Alice Rezende. O samba, a opinio e outras bossas...na construo republicana do Brasil. In: CALVACANTE, Berenice; STARLING, Heloisa; EISENBERG, Jos. (Orgs.). Decantando a Repblica: inventrio histrico e poltico da cano popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2004, p. 40. DRUMMOND, Jos Augusto. O Movimento Tenentista: A Interveno Militar dos Jovens Oficiais (1922- 1935). Rio de Janeiro: Graal, 1986. p. 28. FAUSTO, Boris. A Revoluo de 1930: Histria e Historiografia. 16ed. So Paulo: Cia das Letrasa, 1997.

GOMES, ngela de Castro. Confronto e Compromisso no Processo de Constitucionalizao (1930- 1935). In: Boris Fausto (org). O Brasil Republicano. Histria Geral da Civilizao Brasileira. 3ed. So Paulo: Difel, 1986. Vol 10. p. 7-75. -----------; FERREIRA, Marieta de Moraes. Primeira Repblica: um balano historiogrfico. Revista de Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v.2, n.4, 1989, p.266. Disponvel em: < http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/60.pdf >. Acesso em: 30 junho 2008. -----------. Essa Gente do Rio... os intelectuais cariocas e o modernismo. Revista Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v.6, n.11, 1993, p.4. Disponvel em: <http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/114.pdf >. Acesso em: 30 junho 2008.

LIMA, Nsia Trindade, HOCHMAN, Gilberto. Condenado pela Raa, absolvido pela medicina: O Brasil descoberto pelo movimento sanitarista da Primeira Repblica. In: MAIO, Marcos Chor, SANTOS, Ricardo Ventura (Orgs.). Raa, cincia e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz, Centro Cultural Banco do Brasil, 1996.

LUCA, Tnia Regina de. A Revista do Brasil:Um Diagnstico para a (N)ao. So Paulo: Ed. Unesp, 1999, p.62. MORAES, Eduardo Jardim de. Modernismo Revisitado. Estudos Histricos. Rio de Janeiro, 1(2): p.221. MOTTA, Marly Silva da. 1922: em busca da cabea do Brasil Moderno. Rio de Janeiro, CPDOC, 1994, p. 4. NOEL ROSA letras de msicas. Disponvel em: <http://www.zap-letras.com/artista29479.htm>. Acesso em: 30 junho 2008.

You might also like