You are on page 1of 7

HISTOLOGIA DO ESTMAGO O estmago um rgo endcrino e excrino que exerce funo de digesto de alimentos e secreo de hormnios.

. Trata-se de um segmento dilatado do trato digestivo, cujas funes principais so continuar a digesto de carboidratos iniciada na boca, adicionar fluido cido (HCl) ao alimento ingerido, transformar o bolo alimentar em uma massa viscosa (quimo) por meio da atividade muscular e promover a digesto inicial das protenas e lipdios por meio das enzimas pepsina e lpase gstrica, respectivamente. Este rgo apresenta quatro regies: crdia, fundo, corpo e piloro. As regies do fundo e do corpo apresentam composies idnticas entre si, ou seja, histologicamente so compostos por trs camadas. As camadas mucosa e submucosa do estmago repousam sobre dobras direcionadas longitudinalmente. Quando o estmago est distendido devido presena de alimentos, estas dobras se achatam. A figura abaixo demonstra a disposio histolgica das regies do estmago.

MUCOSA: A mucosa gstrica revestida por um epitlio que sofre invaginaes em direo lmina prpria, formando as fossetas gstricas. Nessas fossetas desemboca a secreo das glndulas tubulares ramificadas, caractersticas de cada regio d estmago.

A lmina prpria do estmago composta por tecido conjuntivo frouxo contendo clulas musculares lisas e clulas linfides. Separando a mucosa da submucosa adjacente existe uma camada de msculo liso, a muscular da mucosa. O epitlio que reveste a superfcie do estomago e as fossetas colunar simples e todas as clulas secretam muco alcalino. Quando secretado pelas clulas o muco forma uma espessa camada de gel que protege as clulas da acidez do estmago. A parte do muco que est firmemente aderida superfcie epitelial muito efetiva na proteo, enquanto a parte superficial do muco (luminal) mais solvel, sendo ento parcialmente digerida pela ao da pepsina e misturada com o contedo luminal. Na proteo contra o cido gstrico existe ainda as junes de ocluses entre as cllas superficiais e da fosseta. SUBMUCOSA: Composta por tecido conjuntivo denso conendo vasos sanguneos e linfticos; est infiltrada por clulas linfides e macrfagos. MUSCULAR: Apresenta fibras musculares lisas orientadas em trs direes principais. A camada externa longitudinal, a mdia circular e a interna oblqua. CARDIA: Consiste em um banda circular estreita, com cerca de 1,5-3,0 cm de largura, na transio entre o esfago e o estomago. Sua mucosa contm glndulas tubulares simples ou ramificadas, denominadas glndulas da crdia, as pores terminais dessa glndulas so freqentemente enoveladas, com lmen amplo. Muitas das clulas secretoras produzem muco e lisozima, mas h tambm um pequeno nmero de clulas produtoras de H+ e Cl-, que formaro HCl no lmen. FUNDO E CORPO: A lmina prpria nas regies do fundo e do corpo est preenchida por glndulas tubulares ramificadas (glndulas fndicas), das quais trs a sete abrem-se no fundo de cada fosseta gstrica. As glndulas possuem trs regies distintas: istmo, colo e base. Apresenta os seguintes tipos celulares:

Clulas-Tronco: Encontradas em pequena quantidade na regio do istmo e colo, as clulas-tronco so colunares baixas com ncleos ovais prximos da base das clulas. Estas clulas possuem uma elevada taxa de mitose, alguma delas se movem para a superficie para repor as clulas das mucosas superficiais e da fosseta, que se renovam a cada 4-7 dias. Clulas Mucosas do Colo: So observadas agrupadas ou isoladamente entre as clulas parietais no colo das glndulas gstricas. Possuem formato irregular, com seus ncleos na base das cllas e ses grnulos de secreo prximo a superfcie.

Clulas Parietais: Se apresentam principalmente na metade superior das glndulas gstrica, eas so escassas na base. So clulas arredondadas ou

piramidais com um ncleo esfrico que ocupa posio central do citoplasma intensamente eosinoflico. Apresenta abundncia de mitocndrias e uma invaginao circular profunda da membrana plasmtica apical, formando um canalculo intracelular.

Clulas Zimognicas: Predominam na regio inferior das glndulas gstricas e possuem todas as caracteristicas de clulas que sintetizam e exportam protenas.

basfila devido a presena de abundantes quantidades de retculos endoplasmticos rugosos. Produzem grnulos de pepsinognio. Clulas Enteroendocrinas: Encontradas rpincipalmente perto da base das glndulas gstricas. Secretam serotonina e somatostatina.

PILORO:

O piloro possui fossetas gstricas profundas, nas quais glndulas pilricas tubulosas simples ou ramificadas se abrem. Comparada a regio da cardia, a regio pilrica possui fossetas mais alongadas e glndulas mais curtas que so responsveis pela secreo de muco e quantidades apreciveis de lisozimas. Essa regio apresenta muitas clulas enteroendocrinas secretoras de gastrina, intercaladas por clulas mucosas.

You might also like