You are on page 1of 3

A Semana de Arte Moderna, tambm chamada de Semana de 22, ocorreu em So Paulo no ano de 1922, nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro

Municipal da cidade. Apesar do designativo "semana", o evento ocorreu em trs dias. Cada dia da semana trabalhou um aspecto cultural: pintura e escultura,poesia, literatura e msica. O evento marcou o incio do modernismo no Brasil e tornou-se referncia cultural do sculo XX. O presidente do estado de So Paulo poca, Washington Lus, apoiou o movimento, especialmente por meio de Ren Thiollier, que solicitou patrocnio para trazer os artistas do Rio de Janeiro Plnio Salgado e Menotti Del Pichia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovao de linguagem, na busca de experimentao, na liberdade criadora da ruptura com o passado e at corporal, pois a arte passou ento da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou poca ao apresentar novas ideias e conceitos artsticos, como a poesia atravs da declamao, que antes era s escrita; a msica por meio de concertos, que antes s havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfnicas; e a arte plstica exibida em telas, esculturas e maquetes dearquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestaes que propunha algo no mnimo curioso e de interesse. Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Vctor Brecheret,Plnio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Srgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tcito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela no participou[1]. Na ocasio da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se achava emParis e, por esse motivo, no participou do evento. Muitos dos idealizadores do evento eram quatrocentes. A Semana de Arte moderna ocorreu em uma poca cheia de turbulncias polticas, sociais, econmicas e culturais.

Economia da poca Assim, aps um perodo de recesso internacional (1920-1921) no qual diminuram as compras de caf, a poltica da terceira valorizao cafeeira conseguiu aumentar as exportaes e a capacidade de importar, principalmente maquinrios. Dessa forma, no final de 1921, o Estado de So Paulo passou a responsabilizar-se pela defesa permanente do caf e manteve essa poltica at a crise do final da dcada de 20. As safras cafeeiras de 1925-1926 foram grandes e as de 1927-1928 maiores ainda (uma produo de aproximadamente 26 milhes de sacas), contrariando as

tendncias de que, aps um perodo de grandes colheitas (como as de 1925-1926), as safras diminuiriam. Houve queda no perodo 1928-1929 (14 milhes de sacas) e um novo aumento em 1929-1930 (30 milhes de sacas). Os capitais advindos das exportaes foram utilizados para os investimentos na indstria de transformao, ou seja, na instalao de mquinas e equipamentos. A conseqncia mais imediata do aumento de capitais foi a acelerada industrializao na dcada de 20. Artistas: Anita Malfatti Di Cavalcanti Manuel Bandeira Graa Aranha Mrio de Andrade Menotti del Picchia Oswald de Andrade Tarsila do Amaral Villa-Lobos Obras: Modernismo: Chama-se genericamente modernismo (ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do sculo XX. Apesar de ser possvel encontrar pontos de convergncia entre os vrios movimentos, eles em geral se diferenciam e at mesmo se antagonizam. Encaixam-se nesta classificao a literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a msica modernas. O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plsticas, literatura, design, organizao social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deix-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatao apoiou a ideia de reexaminar cada aspecto da existncia, do comrcio filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substitu-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essncia, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do sculo XX eram permanentes e eminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas vises de mundo a fim de aceitar que o que era novo era tambm bom e belo. A palavra moderno tambm utilizada em contraponto ao que ultrapassado. Neste sentido, ela sinnimo de contemporneo, embora, do ponto de vista histrico-cultural, moderno econtemporneo abranjam contextos bastante diversos.

No Brasil, os principais artficios do movimento modernista no se opunham a toda realizao artstica anterior a deles. A grande batalha se colocava contra ao passadismo, ou seja, tudo aquilo que impedisse a criao livre. Pode-se, assim, dizer que a proposta modernista era de uma ruptura esttica quase completa com o engrossamento da arte encontrado nas escolas anteriores e de uma ampliao dos horizontes dessa arte antes delimitada pelos padres acadmicos. Em paralelo ruptura, no se pode negar o desejo dos escritores em conhecer e explorar o passado como fonte de criao, no como norma para se criar. Como manifestaes desse desejo por ruptura, que ao mesmo tempo respeitavam obras da tradio literria, temos o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, o livro Macunama, o retrato de brasileiros atravs das influncias cubistas de Tarsila do Amaral, o livro Casa Grande & Senzala, dentre inmeros outros. Revistas da poca tambm se dedicaram ao tema, tais como Esttica, Klaxon e Antropofagia, que foram meios de comunicao entre o movimento, os artistas e a sociedade.

You might also like