You are on page 1of 4

Voc faz a E S C O L A D E E D U C A O diferena!

INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL


LUS ANTNIO DE AGUIAR

Educando Para Uma Vida Melhor


ENDEREO: Via Luis Antonio de Aguiar, Quadra 05, S/N Vila Chapada Ubajara Cear Cep: 62.350-000 INEP: 23013290 CNPJ: 031.172.092/0001-85 E-mail: luisantoniodeaguiar@hotmail.com Blog: escolalaa.blogspot.com

SIMULADO DO SAEMU 5 ANO LNGUA PORTUGUESA SIMULAO 10


Leia o texto abaixo e respondas s questes 1 a 5

VNUS

Depois de Mercrio, o planeta mais perto do Sol. Seu ano dura 225 dias. Vnus tem duas coisas curiosas. A primeira que gira no mesmo sentido que os ponteiros de relgio. Apenas ele e Urano fazem isso. Os outros planetas giram no sentido anti-horrio. Alm disso, o dia de Vnus muito comprido: em vez de 24 horas, dura 5.800 horas! Os cientistas acham que Vnus pode ter dado uma batida monumental com algum asteroide, h milhes de anos. Por isso, ele anda de r em volta do Sol e quase no gira em torno de si mesmo. Vnus tambm muito quente. A temperatura no planeta de cerca de 500 graus centgrados, calor suficiente para derreter uma barra de chumbo, por exemplo.
Almanaque Recreio. So Paulo: Editora Abril, 2003

QUESTO 1 (D01AEA) Quais as duas caractersticas curiosas a respeito do planeta Vnus? A) Ele gira no sentido anti-horrio e seu dia comprido. B) Ele gira no sentido do relgio e seu dia curto. C) Ele gira no sentido anti-horrio e o seu dia curto. D) Ele gira no sentido do relgio e seu dia comprido.

QUESTO 2 (D04AEA) Quais os fatores que levam os cientistas a pensarem que Vnus pode ter dado uma batida em algum asteroide? A) Seu clima quente e sua atmosfera espessa. B) Seu ar pesado e sua proximidade ao Sol. C) Seu dia curto e seu movimento anti-horrio. D) Seu giro lento em torno de si e seu movimento horrio.

QUESTO 3 (D03AEA) A expresso "uma batida monumental" significa uma batida A) muito forte. B) muito fraca. C) de leve. D) barulhenta.

QUESTO 4 (D04AEA) Vnus um planeta mais quente do que a Terra porque A) depois de Mercrio, o planeta mais perto do Sol. B) seu dia muito mais curto. C) seu ano dura 225 dias. D) anda de r em volta do Sol.

QUESTO 5 (D09AEA) Qual a funo do texto acima? A) Fazer uma propaganda de Vnus. B) Relatar acontecimentos ocorridos em Vnus. C) Narrar uma histria sobre Vnus. D) Informar sobre o planeta Vnus.

Leia o texto abaixo e responda questo.

Mame, Por favor, no mate a Fifi. Ela minha amiguinha. Eu gosto muito dela. Escolha outra para fazer as coxinhas, t? Um beijo, Lilica.
QUESTO 6 (D14AEA) Na frase: Escolha outra para fazer as coxinhas, t? A pontuao empregada no final da frase indica A) uma admirao. B) uma concluso. C) uma ordem. D) um pedido.

Para responder s questes de nmeros 6 a 9, leia o texto abaixo.

VOC VIU MARTE MAIS PERTO?

Esta semana o planeta vermelho ficou mais perto da Terra e levou milhares de pessoas do mundo todo para as ruas. Astrnomos profissionais e amadores queriam enxergar Marte que ficou milhes de quilmetros menos distante de ns. Normalmente, Marte fica a 225 milhes de quilmetros da Terra, mas na ltima quarta-feira a distncia diminuiu para 56 milhes! Tudo bem que no deu para notar muita diferena a olho nu, porm, quem usou telescpio pde ver detalhes do planeta. O mais bacana que a ltima vez que Marte ficou to perto da Terra foi h 60 mil anos, quando nossos ancestrais ainda viviam em cavernas. Quem perdeu vai ter de esperar um bocado: Marte s voltar para perto de ns em 2287.
Estadinho, 30/08/2003

QUESTO 7

(D01AEA) Quando Marte voltar a ficar mais perto do planeta Terra? A) No ano de 2287. B) Daqui a 60 mil anos. C) Daqui a 56 milhes de anos. D) Daqui a 225 milhes de anos. QUESTO 8 (D02AEA) A expresso "planeta vermelho" se refere A) a Terra. B) a Marte. C) ao Sol. D) a Lua. QUESTO 9 (D06AEA) A notcia fala, principalmente, A) de detalhes do planeta Marte. B) dos homens que viviam em cavernas. C) da diminuio da distncia entre Marte e Terra. D) de astrnomos profissionais e amadores.

QUESTO 10 (D08AEA) Quem no conseguiu ver Marte to prximo da Terra, na semana de 30 de agosto de 2003, no o ver mais porque A) Marte no voltar a passar perto da Terra. B) Marte s voltar a passar perto da Terra em 2287. C) Marte ir desaparecer do Sistema Solar. D) a Terra se distanciar de Marte ainda mais.

You might also like