You are on page 1of 3

ANEXOS

QUESTIONRIO 1. O que reagente de Fehling? Qual a diferena entre este reagente e o de Benedict. um regente que contm Cu(OH)2 na presena de um acar redutor, passa a Cu2O (precipitado avermelhado ou amarelado), identificando assim, grupo aldedo, atravs de sua oxidao a cido. No identificando grupos cetnicos, que no podem ser oxidados. Os dois reagentes o de Benedict e o de Fehling empregam, solues alcalinas de Cobre (II) , na forma de on (Cu2+). A fonte de ion o sulfato de cobre (II). A diferena dos reagentes que o de Bendict utiliza-se citrato de sdio, com a finalidade de manter o on Cu(II) em soluo. J para a soluo de Fehling, utiliza o sal tartarato duplo de sdio e potssio com o mesmo propsito, no qual o on Cu(II) forma um complexo com tartarato tornando-se solvel em gua.

2. Que tipo de grupamentos podem ser identificados usando o reagente de Fehling? Identifica aldedo formando assim, um precipitado de cor vermelha, no reagindo na presena de cetonas. Sendo utilizado tambm na determinao de aucares (carboidratos) redutor, ao reagir com um monossacardeo possui colorao esverdeada, na presena de dissacardeos torna-se avermelhada C12H22O11 3. Qual a frmula estrutural dos carboidratos: glicose, frutose, sacarose, maltose e amido? Glicose (Alfa) Glicose (Beta) Frutose

Sacarose

Maltose

Amido

4. Explicar a razo da colorao adquirida pelo amido quando em presena da soluo de iodo. O amido um polissacardeo constitudo pela amilose e amilopectina, estas molculas possuem alta peso molecular sofrendo complexao, na presena da soluo de iodo a amilose forma um complexo azul e a amilopectina vermelhoviolceo. Ocorre o aprisionamento do iodo no interior da hlice formada pela amilose. Como a amilopectina no apresenta estrutura helicoidal, devido presena das ramificaes, a interao com o iodo ser menor, e a colorao menos intensa.

5. Por que o amido aps hidrlise apresenta teste positivo com o reagente de Fehling? O amido aps sofrer a hidrolise decompe em carboidratos menores, possuindo assim na molcula extremidades redutoras, as quais possuem grupos de aldedos e cetonas livres na sua estrutura podendo assim sofrer raao de oxidao. Por isso o teste acusa positivo, pois o teste com o reagente de fehling se baseia na reduo do cobre Cu+ e Cu2+, devido ao poder de reduo das carbonilas em soluo alcalina, estes ons produzem Cu2O, dando positivo pela presena da sacarose. 6. Mostras atravs de suas estruturas a diferena entre acar redutor e no redutor. Exemplificar. A figura A representa a Lactose (uma molula de galactose e outra de glicose), na extremidade da molcula que possui o carbono anomrico ( todo carbono que est envolvido em uma ligao glicosdica com carbono anomrico livre,sem estar

envolvido em nenhuma ligao) a extremidade redutora., sendo assim, aucar redutor. J na figura B representada pela sacarose ( uma molcula de glicose e outra de frutose) o monossacardeo reage para formar da ligao glicosdica, no possuindo carbono anomrico disponvel, por isso este aucar considerado nao redutor.

7. Indicar quais tomos de carbono na sacarose so carbonos acetais. Escrever uma equao equilibrada para a hidrolise da sacarose em glicose e frutose. Os acares redutores possuem grupos aldedos e cetonas livres na sua estrutura podendo assim sofrer reao de oxidao, j os acares no redutores (como a sacarose) possuem esses agrupamentos interligados por uma ligao glicosdica e se tornam redutores a partir do momento em que sofrem hidrlise cida formando glicose e frutose.

8. Quantos moles de gua so necessrios por mol de sacarose? 1 mol apenas.

You might also like