You are on page 1of 14

131

A HISTRIA DA EDUCAO DOS SURDOS E A PROBLEMTICA DA INCLUSO ESCOLAR

CAVALIN, Viviane Aparecida1 CAVALARI, Nilton2

RESUMO

O presente artigo trata do desenvolvimento no decorrer da histria da educao escolar das pessoas surdas. Destacando como ao longo dos sculos a preferncia dos educadores pelo mtodo oralista em detrimento da lngua de sinais vem trazido prejuzos aos educandos surdos, uma vez que a educao bilngue a mais recomendada. Outro aspecto tratado neste artigo a questo da incluso escolar. Palavras - chave: Histria. Educao. Surdo. Incluso.

1 INTRODUO

Ao contrrio do que se possa supor, a surdez no implica obrigatoriamente em dficit intelectual, psicolgico, desvio de conduta e/ou fsico. Suas maiores implicaes esto centradas no desenvolvimento do sistema fonoarticulatrio, interferindo diretamente na aquisio da comunicao oral e na interao social da pessoa surda. Sendo o surdo considerado de modo errneo, tambm foi errneo o direcionamento dado ao seu processo educativo, negando-se a ele o direito de conviver socialmente, de receber educao adequada, de manifestar seus pensamentos e de utilizar sua linguagem (a Lngua de Sinais).

Viviane Aparecida Cavalin, graduada em Histria, pela Universidade Estadual de Maring (UEM) e cursando ps graduao em Educao Especial pela UCP e Instituto Rhema Educao em Munhoz de Mello Paran. 2 Nilton Cavalari, professor orientador, mestre em Matemtica, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Paran e ex-docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Paranaense (UNIPAR), Universidade Norte do Paran (UNOPAR) e professor do Instituto Rhema Educao.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

132

Todo individuo tem a capacidade de se apropriar, aprender e interagir frente ao meio social do qual faz parte, todos ns j sabemos da existncia dessas regras da sociedade, agora e em particular quanto a linguagem, independente de como ela se realiza, nos remete a questionar at que ponto essa forma de interao lingustica quando valorizada, aceitada e defendida passa a fazer parte de um contexto social. Existem casos de grupos socialmente formados, pelo menos em termos sociolingusticos, no sentido da troca de informaes, reciprocamente, essa forma de linguagem, tende a se perpetuar, e estes grupos quando capazes de expressar seus anseios e seus desejos em todos os sentidos da liberdade de expresso passam a fazer parte do jogo social. Criam suas prprias regras para a escrita e a fala, estes pontos chaves incita-nos a pensar que na questo da surdez, tem mais um carter de dficit de comunicao por falta de instrumentos capazes de supri-la do que uma deficincia propriamente dita, que impossibilita a realizao de qualquer tarefa da mais simples a mais complexa, da o fator da excluso que se perpetua. Mas enfim, para o sujeito surdo, o que melhor lhe convm para a sua formao social e educacional? Existem duas formas de linguagem: a lngua natural, aprendida desde o nascimento como sendo a primeira lngua e outra como sendo a segunda lngua. No caso do surdo brasileiro, deve ter a Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como uma primeira lngua e o Portugus como sendo uma segunda. Assim, o sujeito surdo deve ser conhecedor da lngua de sinais e em seguida ter o portugus como forma de expresso com o mundo oralista, desta forma seria o sujeito surdo possuidor de uma comunicao total. Ao discutir a educao e a comunicao dos surdos com o restante da sociedade implica discutir tambm o tema da incluso escolar, tratado mundialmente. Na dcada de 1990, muitos pases assumiram a incluso como tarefa fundamental da educao pblica e diferentes tentativas foram colocadas em prtica buscando viabiliz-la. Estudiosos argumentam que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades de frequenta classes regulares prximas sua moradia, defendem a necessidade de um programa educacional adequado s capacidades dos diferentes alunos, e que promova desafios a todas as crianas atendidas. Destacam tambm a importncia de oferecimento de suporte a assistncia s crianas com necessidades especiais e aos professores, para que o atendimento seja o melhor possvel.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

133

Entretanto, vrios estudos, realizados em pases do primeiro mundo, com condies gerais de educao satisfatrias, indicam dificuldades de implantao dessas propostas, que so definidas legalmente de forma ideal, mas que na prtica so de difcil implementao. O movimento da chamada educao inclusiva, defende o compromisso que a escola deve assumir de educar cada estudante, contemplando a pedagogia da diversidade, pois todos os alunos devero estar dentro da escola regular, independente de sua origem social, tnica ou lingustica. Assim, a implementao da incluso tem como pressuposto um modelo no qual cada criana importante para garantir a riqueza do conjunto, sendo desejvel que na classe regular estejam presentes todos os tipos de aluno, de tal forma que a escola seja criativa no sentido de buscar solues visando manter os diversos alunos no espao escolar, levando-os a obteno de resultados satisfatrios em seu desempenho acadmico e social. Mas alguns autores alertam para o fato de que o aluno surdo, frequentemente, no compartilha uma lngua com seus colegas e professores, estando em desigualdade lingustica em sala de aula, sem garantia de acesso aos conhecimentos trabalhados, aspectos estes, em geral, no problematizados ou contemplados pelas prticas inclusivas. Assim, acreditar que valores e princpios da educao inclusiva sejam capazes de promover instituies mais justas do que aquelas que fundamentaram a segregao, compreender que o discurso em defesa da incluso se constitui historicamente como oposto ao da segregao e, nesse contexto, reconhecer a importncia de destacar as vantagens da educao inclusiva no pode ocultar os problemas todos que esta mesma educao inclusiva impe aos surdos como veremos em seguida.

2 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Ao longo da histria, os Surdos travaram grandes batalhas pela afirmao da sua identidade, da comunidade surda, da sua lngua e da sua cultura, at alcanarem o reconhecimento que tm hoje, na era moderna. No Egito, os Surdos eram adorados, como se fossem deuses, serviam de mediadores entre os deuses e os Faras, sendo temidos e respeitados pela populao. Na poca do povo Hebreu, na Lei Hebraica, aparecem pela primeira vez, referncias aos Surdos. Na Antiguidade os chineses lanavam-nos ao mar, os gauleses sacrificavam-nos aos deuses Teutates, em Esparta eram lanados do alto dos rochedos. Na Grcia, os Surdos eram
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

134

encarados como seres incompetentes. Aristteles, ensinava que os que nasciam surdos, por no possurem linguagem, no eram capazes de raciocinar. Essa crena, comum na poca, fazia com que, na Grcia, os Surdos no recebessem educao secular, no tivessem direitos, fossem marginalizados (juntamente com os deficientes mentais e os doentes) e que muitas vezes fossem condenados morte. No entanto, em 360 a.C., Scrates, declarou que era aceitvel que os Surdos comunicassem com as mos e o corpo. Os Romanos, influenciados pelo povo grego, tinham idias semelhantes acerca dos Surdos, vendo-o como ser imperfeito, sem direito a pertencer sociedade, de acordo com Lucrcio e Plnio. Era comum lanarem as crianas surdas (especialmente as pobres) ao rio Tibre, para serem cuidados pelas Ninfas. O imperador Justiniano, em 529 a.C., criou uma lei que impossibilitava os Surdos de celebrar contratos, elaborar testamentos e at de possuir propriedades ou reclamar heranas (com excepo dos Surdos que falavam). Em Constantinopla, as regras para os Surdos eram basicamente as mesmas. No entanto, l os Surdos realizavam algumas tarefas, tais como o servio de corte, como pajens das mulheres, ou como bobos, de entretenimento do sulto. Mais tarde, Santo Agostinho defendia a idia de que os pais de filhos Surdos estavam a pagar por algum pecado que haviam cometido. Acreditava que os Surdos podiam comunicar por meio de gestos, que, em equivalncia fala, eram aceitos quanto salvao da alma. A Igreja Catlica, at Idade Mdia, cria que os Surdos, diferentemente dos ouvintes, no possuam uma alma imortal, uma vez que eram incapazes de proferir os sacramentos. John Beverley, em 700 d.C., ensinou um Surdo a falar, pela primeira vez (em que h registro). Por essa razo, ele foi considerado por muitos como o primeiro educador de Surdos. s aqui, no fim da Idade Mdia e inicio do Renascimento, que samos da perspectiva religiosa para a perspectiva da razo, em que a deficincia passa a ser analisada sob a ptica mdica e cientfica. Sendo que na Idade Moderna que se distinguiu, pela primeira vez, surdez de mudez. A expresso surdo-mudo, deixou de ser a designao do Surdo. Pedro Ponce de Len inicia, mundialmente, a histria dos Surdos, tal como a conhecemos hoje em dia. Alm de fundar uma escola para Surdos, em Madrid, ele dedicou grande parte da sua vida a ensinar os filhos Surdos, de pessoas nobres, as quais que de bom grado lhe encarregavam os filhos, para que pudessem ter privilgios perante a lei (assim, a preocupao geral em educar os Surdos, na poca, era to somente econmica). Len desenvolveu um alfabeto manual, que ajudava os Surdos a soletrar as palavras (h quem
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

135

defenda a idia de que esse alfabeto manual foi baseado nos gestos criados por monges, que comunicavam entre si desta maneira pelo fato de terem feito voto de silncio). Nesta poca era costume que as crianas que recebiam este tipo de educao e tratamento fossem filhas de pessoas que tinham uma situao econmica boa. As demais eram colocadas em asilos com pessoas das mais diversas origens e problemas, pois no se acreditava que pudessem se desenvolver em funo da sua "anormalidade". Juan Pablo Bonet, aproveitando o trabalho iniciado por Len, foi estudioso dos Surdos e seu educador. Escreveu sobre as maneiras de ensinar os Surdos a ler e a falar, por meio do alfabeto manual. Bonet proibia o uso da lngua gestual, optando o mtodo oral. Depois da Revoluo Francesa e durante a Revoluo Industrial, entrou-se numa era de disputa entre os mtodos oralistas e os baseados na lngua gestual. Roch-Ambroise Cucurron Sicard foi um abade francs, famoso pelo seu trabalho como educador de Surdos; Sicard fundou a escola de Surdos de Bordus, em 1782, posteriormente sucedeu a L'pe, como diretor do instituto criado pelo mesmo, tambm apoiou a criao de vrios institutos de surdos em todo o pas. Pierre Desloges, francs, tornou-se surdo aos 7 anos, devido varola, foi defensor da lngua gestual, tendo sido autor do primeiro livro publicado por um surdo, onde revelava a sua indignao contra as idias do Abade Deschamps, que havia publicado um livro que criticava a lngua gestual. Desloges, em seu livro, defende a idia de que a lngua gestual (Antiga Lngua Gestual Francesa) j existia, mesmo antes do aparecimento das primeiras escolas de surdos, como criao dos surdos e sua lngua natural. Jean Itard, primeiro mdico a interessar-se pelo estudo da surdez e das deficincias auditivas, usava os seguintes mtodos nas suas pesquisas: cargas eltricas, sangramentos, perfurao de tmpanos, entre outras. Nesse nterim, Alexander Graham Bell, cientista estadunidense, trabalhava na oralizao dos surdos. Casou com uma surda, Mabel. Bell era grande defensor do oralismo e opunha-se lngua gestual e s comunidades de surdos, uma vez que as considerava como um perigo contra a sociedade. Assim sendo, Bell defendia que os surdos no deveriam poder casar entre si e deveriam obrigatoriamente frequentar escolas normais, regulares. No entanto, em 1887 Bell, no Congresso de Milo, admitiu que os surdos deveriam ser oralizados durante um ano, mas se isso no resultasse, ento poderiam ser expostos lngua gestual. Esta luta entre o oralismo e a lngua gestual continua at aos nossos dias.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

136

Durante o desenvolver dos sculos XVIII e XIX, surgiam duas tendncias distintas na educao dos surdos: o gestualismo (ou mtodo francs) e o oralismo (ou mtodo alemo). A grande maioria dos surdos defendia o gestualismo enquanto que apenas os ouvintes apoiavam o oralismo por exemplo Bell, nos EUA, fazia campanha a favor deste mtodo, entre muitos outros professores, mdicos, etc. Em resultado da evoluo nos campos da tecnologia e da cincia, no sculo XX, particularmente no campo da surdez, a educao dos surdos passou a ser dominada pelo oralismo (que encara a surdez como algo que pode ser corrigido). No entanto, sem a cura da surdez os insucessos do oralismo comearam a ser evidenciados, pois os surdos educados neste mtodo no conseguiam um emprego, comunicar com ouvintes desconhecidos ou manter uma conversa fluda. No Brasil, a educao voltada aos surdos teve incio no sculo XIX com a vinda do francs Mr. Huet ao Brasil. Aqui Mr. Huet, que tambm era surdo, elaborou um programa especial voltado ao ensino dos surdos baseado no alfabeto manual e na lngua de sinais da Frana. Como no havia escola especial no Brasil, Huet solicitou ao ento Imperador D. Pedro II um prdio para a fundao da mesma. Ento no dia 26 de setembro de 1857 fundouse o Instituto Nacional de Educao de Surdos-Mudos, atualmente Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES), no Rio de Janeiro. Mr. Huet foi diretor pelo mesmo e do Instituto dos Surdos de Paris. Desde a fundao da primeira escola especial voltada ao ensino de surdos at meados do sculo XX, h uma oscilao entre o uso da lngua de sinais e o mtodo oralista. Somente em 2002, o ento presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso, aprova a lei 10.436 em 24 de abril que reconhece a Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS, como idioma oficial dos surdos no Brasil. O primeiro aparelho auditivo surge em 1898. Na Antiguidade, os aparelhos usados eram cornetas, ou tubos acsticos, mas a ampliao eletrnica comeou com Bell, em 1876, quando inventou o telefone com a inteno de amplificar o som para a sua esposa e me, ambas surdas. Idia que concretizada em 1900, em Viena, por Ferdinand Alt. S em 1948 surgem aparelhos com pilhas incorporadas e em 1953 comeou a ser usado o transstor em prteses. Em 1970 aparecem as primeiras tentativas de implantao coclear. Esse tipo de implante sempre gerou muita controvrsia nas comunidades surdas em todo o mundo. Os argumentos a favor do implante resumem-se ao acesso lngua oral, na idade crtica de
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

137

aquisio, que a cirurgia simples e segura e com a possibilidade de proporcionar criana de ter uma vida social com som, e no com deficincia. No entanto, a comunidade surda, como um todo, contra a implantao coclear em crianas surdas, antes da aquisio da linguagem. Pensa a comunidade que obrigar a criana surda a ser ouvinte, mesmo no sendo, influencia outros a negligenciar necessidades e meios de apoio deficincia. Muitos mdicos recomendam que o implante coclear seja acompanhado com a lngua gestual, especialmente nos primeiros anos da criana, a fim de assegurar o pleno desenvolvimento cognitivo da criana. Segundo fontes mdicas, os riscos do implante coclear incluem: infeco, vertigem, estimulao retardada, forte exposio a campos magnticos, necessidade de

acompanhamento mdico por toda a vida. Conceituar surdez num determinado contexto histrico, social ou educacional no uma tarefa simples, pois requerem conhecimentos dos diferentes graus de perdas auditivas do sujeito, seus relacionamentos com os pares, a forma como ele v e como ouve o mundo que o cerca to importante, para que se possa inici-los no mundo das letras. Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um nmero significativo de sujeitos surdos que passaram por vrios anos de escolarizao apresenta competncia para aspectos acadmicos muito aqum do desempenho de alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Uma evidente inadequao do sistema de ensino denunciada por estes dados, revelando a urgncia de medidas que favoream o desenvolvimento pleno destas pessoas (LACERDA, 2006). No mundo todo, a partir da dcada de 1990, difundiu-se com fora a defesa de uma poltica educacional de incluso dos sujeitos com necessidades educativas especiais, propondo maior respeito e socializao efetiva destes grupos e contemplando, assim, tambm a comunidade surda. O termo incluso, no significa promover a adequao ou a normalizao de acordo com as caractersticas de uma maioria e sim, a um significado de fazer parte, conviver e no se igualar. A idia fundamental de incluso a de adaptar o sistema escolar s necessidades dos alunos, com ou sem deficincia e com ou sem outros tipos de condio atpica. Entretanto, vale ressaltar que no se pode jogar a criana surda em uma escola ao em uma classe comum (regular), alegando a necessidade de inseri-la na escola regular, essa atitude mostra que no h um reconhecimento da necessidade da criana surda de ter um atendimento cuidadoso, para que ela possa desenvolver suas habilidades comunicativas.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

138

Devido a este movimento de incluso, houve um movimento de desprestigio dos programas de educao especial e um incentivo macio para prticas de incluso de pessoas surdas em escolas regulares (de ouvintes). O modelo inclusivo sustenta-se em uma filosofia que advoga a solidariedade e o respeito mtuo s diferenas individuais, cujo ponto central est na relevncia da sociedade aprender a conviver com as diferenas. Contudo, muitos problemas so enfrentados na implementao desta proposta, j que a criana com necessidades especiais diferente, e o atendimento s suas caractersticas particulares implica formao, cuidados individualizados e revises curriculares que no ocorrem apenas pelo empenho do professor, mas que dependem de um trabalho de discusso e formao que envolve custos e que tem sido muito pouco realizado. A incluso apresenta-se como uma proposta adequada para a comunidade escolar, que se mostra disposta ao contato com as diferenas, porm no necessariamente satisfatria para aqueles que, tendo necessidades especiais, necessitam de uma srie de condies que, na maioria dos casos no tm sido propiciadas pela escola (LACERDA, 2006). A dificuldade maior est em oportunizar uma cultura de colaborao entre alunos surdos e ouvintes, e que professores e especialistas que participam da atividade escolar constituam uma equipe com tempo reservado para organizao de atividades, trabalhando conjuntamente numa ao efetiva de proposio de atividades que atendam s necessidades de todos os alunos. Outro ponto abordado a necessidade de participao de membros da comunidade surda na escola, favorecendo o desenvolvimento de aspectos de identidade surda dessas crianas. Nas propostas de incluso, se observa a submisso/opresso dos surdos ao processo educacional ouvinte nas propostas integracionistas, pois o surdo ser excludo de seu grupo, caso no seja possvel interagir linguisticamente. Estar presente fisicamente, mas isolado psiquicamente. Isso tem inicio no condicionamento de todo o processo educacional ao ensino do portugus at a descaracterizao completa do ser surdo. Para Zych (2003), isto ocorre, em geral, pelo fato das instituies escolares de ensino regular no terem profissionais conhecedores da LIBRAS para poderem interagir com os surdos. Pois ela que permite aos educandos no ouvintes, alm da assimilao do contexto, compreender o que lhes for ensinado, pensar rpido, tomar decises inditas, praticar aes capazes de surpreender pela criatividade, inovao e construo de novos saberes.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

139

Portanto, fica claro que ao que se refere a educao de surdos, a questo da incluso no algo que envolve apenas a surdez, mas se refere a uma reflexo mais ampla da sociedade, buscando formas de melhor se relacionar com sujeitos de outra cultura, que falam outra lngua, que professam outra f religiosa, entre outros. Trata-se de um tema muito debatido atualmente e que busca refletir sobra formas adequadas de convivncia, ampliando os conhecimentos sobre os modos de convivncia dos grupos humanos nas suas diferenas que no simples e que no se mostra ainda bem resolvida, seja na esfera poltica, religiosa, econmica ou educacional (LACERDA, 2006). Nesse cenrio, a educao dos surdos um tema polmico que gera sempre debates acalorados, pois, de um lado, esto o respeito s questes da diferena lingustica, identidade surda, e os modos prprios de relao cultural que os sujeitos surdos tm; de outro lado, a preocupao com a incluso deste grupo na comunidade majoritria, respeitando suas diferenas e necessidades, mas atentando para que no se constitua como uma comunidade parte, marginalizada. Este debate acaba se materializando na defesa, de um lado, de escolas de surdos e, de outro, pela insero do aluno surdo na escola de todos. Isto indica o quanto um modelo, ainda que considerado inclusivo por seus participantes, pode no ser nada inclusivo. O aluno surdo, apesar de presente fisicamente, no considerado em muitos aspectos e se cria uma falsa imagem de que a incluso um sucesso. As reflexes apontam que a incluso no ensino fundamental muito restritiva para o aluno surdo, oferecendo oportunidades reduzidas de desenvolvimento de uma srie de aspectos fundamentais (lingusticos, sociais, afetivos, de identidade, entre outros) que se desenvolvem apoiados nas interaes que se do por meio da linguagem. A no partilha de uma lngua comum impede a participao em eventos discursivos que so fundamentais para a constituio plena dos sujeitos. A experincia da incluso parece ser muito benfica para os alunos ouvintes que tm a oportunidade de conviver com a diferena, que podem melhor elaborar seus conceitos sobre a surdez, a lngua de sinais e a comunidade surda, desenvolvendo-se como cidados menos preconceituosos. Todavia, o custo dessa aprendizagem no pode ser a restrio de desenvolvimento do aluno surdo. Ser necessrio pensar formas de convivncia entre crianas surdas e ouvintes, que tragam benefcios efetivos para ambos os grupos. Assim, para o aluno surdo, que deve cursar o ensino fundamental, ser efetivamente melhor uma escola na qual os contedos sejam ministrados em sua lngua de domnio, que ele tenha professores e companheiros que partilhem com ele a lngua de sinais, de modo a poder
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

140

se desenvolver o mais plenamente possvel, como oportunizado para crianaas ouvintes no ensino fundamental.

3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS A escola inclusiva tem o compromisso com o respeito pluralidade cultural e o acolhimento s diferenas individuais, o que implica reconhecer a diferena lingustica relativa aos surdos que, pela falta da audio, necessitam do acesso a experincias lingusticas mediadas por uma lngua que no oferea barreiras sua interao e aprendizagem: a lngua de sinais. As lnguas de sinais so lnguas utilizadas pelas comunidades surdas que apresentam um conjunto de regras fonolgicas, morfolgicas e sintticas, ou seja, uma gramtica prpria, A ausncia de barreiras sua aprendizagem pelas pessoas surdas se deve ao fato de a lngua de sinais possuir modalidade visual-espacial para sua realizao: sua produo realizada por meios de processos visuais. A Lngua Brasileira de Sinais (Libras) considerada uma lngua natural para os surdos, j que sua apropriao se dar naturalmente, ou seja, nas trocas verbais significativas entre crianas e surdos adultos que a utilizam como forma de comunicao. Estudos j desenvolvidos, afirmam que as etapas de aquisio da lngua de sinais pelas crianas surdas so semelhantes quelas apresentadas por crianas ouvintes com a lngua oral, demonstrando que para o crebro no importa se a lngua oral-auditiva ou visual-espacial para o desenvolvimento da linguagem. Ou seja, a capacidade de representao, a simbolizao e a formao de conceitos ocorrem tanto em crianas ouvintes quanto em crianas surdas expostas lngua de sinais. Diante dessas constataes, que atualmente defende-se que a educao dos surdos deva ser bilngue, assegurando o acesso lngua prpria das comunidades surdas e a lngua oficial do pas. A educao bilngue uma situao lingustica que compreende a utilizao de duas lnguas na escolarizao dos surdos: a lngua brasileira de sinais Libras e a lngua portuguesa. Em uma situao de bilinguismo considerada ideal as crianas surdas deveriam aprender, primeiro, a lngua de sinais no ambiente familiar e ter plenamente desenvolvida sua linguagem. A partir dessa base lingustica consolidada, processaria-se o ensino de portugus,

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

141

na escola, aprendido com base em metodologias voltadas ao ensino de segundas lnguas. Esse aprendizado deveria se iniciar j na Educao Infantil.

4 RESULTADOS E DISCUSSES

A pessoa surda enquanto parte da cultura surda descoberta fora da escola (quando isso acontece). Assim, os alunos surdos so constantemente expostos ao fracasso tendo como causa a sua prpria condio (no ouvir) e no as condies reproduzidas pelo sistema. A consequncia dessa tentativa de homogeneizao o fracasso, no s acadmico, mas na formao de pessoas com problemas srios de ordem pessoal, social, cultural e poltica. At a sanidade mental desses alunos colocada em risco, uma vez que, a formao da identidade constituda com base em modelos completamente equivocados (QUADROS, 2003). Em sala de aula, a criana pode parecer desatenta ou desligada, justamente porque no conseguem processar plenamente as informaes auditivas que a cercam. Pode apresentar trocas fonoarticulatrias (p/b, t/d, f/v), em ltima anlise, essa dificuldade poder se refletir na escrita, ocasionando problemas no processo de alfabetizao/letramento. Geralmente, a natureza de suas dificuldades na linguagem oral requer um trabalho realizado por fonoaudilogos, j que pressupem a interveno teraputica para correo dos padres fonoarticulatrios envolvidos na fala. comum que perdas auditivas leves e moderadas no sejam percebidas pela famlia, vindo a ser detectadas apenas na escola, o que contribui para que a criana tenha prejudicado o acesso ao conhecimento na principal fase do desenvolvimento infantil, que ocorre at os seis anos (FERNANDES, 2005). Obviamente que as questes lingusticas so essenciais, mas no so exclusivas ao se falar de educao. H vrias implicaes de ordem social, cultural e poltica que fazem parte da formao educacional do indivduo. Todos sabem que o processo educacional da forma como est organizado no nada ingnuo. As questes relacionadas com a formao de identidade, os tipos de interaes sociais, as representaes existentes e os papis desempenhados pelos surdos dentro da sociedade esto presentes na sua formao dentro da escola e na prpria discusso referente s lnguas e nas lnguas. Vale destacar que muito da experincia visual confundida com a experincia lingustica visual, ou seja, a utilizao da lngua de sinais. Assim, ter-se- o cuidado de analisar as implicaes lingusticas sem incorrer

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

142

neste reducionismo, situando sempre que possvel, portanto, as questes que possam estar implicadas no processo (QUADROS, 2003). Portanto, sendo ofertados aos surdos os instrumentos necessrios sua comunicao, seu potencial intelectual no ser apenas preservado, mas seletamente estimulado. Com a colaborao de um ambiente favorvel capaz de aguar suas percepes para explorar o mundo e apropriar-se do contedo cultural do contexto sociocultural, seu desenvolvimento ser aprimorado. Alm disso, preciso a tentar para novas formas envolv-los na coletividade para que, assim, dinamizem seu potencial e aprimorem suas competncias, pois no existe quase nada que possa evitar que crianas surdas, com inteligncia preservada, aprendam. Assim, podemos observar que a educao escolar dos surdos esteve por muitos sculos merc do poder ouvintista, que dela se servia para impor culturas, valores, saberes e conhecimentos desvinculados de sua identidade. Por dcadas permaneceu subjugada a uma ideologia determinista, correspondente ao domnio de uma poltica sedimentada pelas hipteses da oralizao, distanciada do universo da inaudibilidade.

CONCLUSO

O termo incluso tem sido em muitos casos compreendido de forma errada, tm sido visto do ponto de vista social em apenas incluir, colocar junto com outros e ponto final, a incluso ante de tudo um processo de se autoanalisar, de procurar no outro o que ele tem a nos oferecer, a forma como v a vida, as coisas e as pessoas. A fragilidade das propostas de incluso, neste sentido, reside no fato de que, frequentemente, o discurso contradiz a realidade educacional brasileira, caracterizada por classes superlotadas, instalaes fsicas insuficientes, quadros docentes cuja formao deixa a desejar. Essas condies de existncia do sistema educacional pem em questo a prpria idia de incluso como poltica que, simplesmente, prope a insero dos alunos nos contextos escolares presentes. Na percepo dos surdos, bom sistema de educao aquele que est aberto ao dilogo e apto a atender s sugestes de seus educandos, que tende a oferecer maior nmero de alternativas, onde o conhecimento atua para que haja equilbrio e harmonia entre a competncia intelectual e a sensibilidade emocional, favorecendo um crescimento expressivo, atravs de uma proposta educacional bilngue.
Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

143

Vivemos numa sociedade cuja era a do conhecimento, e este um instrumento de poder. A busca do conhecimento transformou-se numa exploso universal e a relao entre conhecimento e poder uma tendncia globalizadora que o surdo precisa conhecer e aprender. Para ele, a escola constitui-se no grande laboratrio de divulgao do conhecimento. Portanto, cabe escola o compromisso de gerir e prover o conhecimento necessrio para a construo da cidadania de seus partcipes.

ABSTRACT

This article deals with the development throughout the history of school education of deaf people. Highlighby how over the centuries by the preference of educators oral method at the expense of sign language has brought harm to deaf students, because bilingual education is the most recommended. Another aspect discussed in this article is the issue of school inclusion. Key - words: History. Education. Deaf. Inclusion.

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura/Secretaria de educao Especial. Saberes e prticas da incluso: desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais de alunos surdos. MEC/SEESP, 2003.

DECRETO FEDERAL n. 5626/2006. Regulamenta a Lei 10.436/2002 que oficializa a Lngua Brasileira de Sinais Libras. Disponvel em: <http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/institucional/dee/deesurdez.php>.

PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Falando com as mos: LIBRAS (lngua Brasileira de Sinais), Curitiba, 1998.

FERNANDES, Sueli. Educao bilngue para surdos: trilhando caminhos para a prtica pedaggica. Curitiba: SEED/SUED/DEE, ago. 2004.

INCIO, Wederson Honorato. A incluso escolar do deficiente auditivo: Contribuies para o debate educacional. Disponvel em: <http://saci.org.br/imagens/textos/arqs/incluescolarsurdo.pdf>.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

144

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A incluso escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intrpretes sobre esta experincia. Cad. Cedes, Campinas: v. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>.

LEI FEDERAL n. 10.436/2002. Oficializa a Lngua Brasileira de Sinais em territrio nacional. Braslia: MEC, 2002. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10436.pdf>.

PARANA. Conselho Estadual de Educao. Deliberao n. 02/2003. Estabelece normas para a organizao da Educao Especial nos sistemas de ensino.

QUADROS, Ronice Muller de. Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso. Florianpolis: n. 5, 2003, p. 81-111.

ZYCH, Anzia da Costa. Reflexo sobre a educao escolar dos surdos. Analecta. Guarapuava: Unicentro, v. 4, n. 2, jul./dez. 2003, p.121-126.

Caderno Multidisciplinar de Ps-Graduao da UCP, Pitanga, v. 1, n.2 , p. 131 144, fe v. 2 010.

You might also like