You are on page 1of 7

PROVA: 18 de JANEIRO

Instrues e Orientaes
1. Verifique se este caderno est sem defeito e contm 20 questes objetivas. Caso contrrio, pea ao fiscal da sua sala a substituio do material. 2. Cada questo objetiva tem 5 alternativas de resposta, porm apenas uma correta. Essa deve ser assinalada no carto de respostas. O carto no pode ser rasurado. 3. Para a prova de redao use como rascunho o espao disponibilizado no caderno de provas. Passe a redao a limpo, tinta, na folha de redao. Esta folha no ter substituio. 4. Este caderno de provas pode ser rasurado. 5. No permitido o uso de celulares e outros equipamentos eletrnicos. Guarde-os desligados. 6. Assine a ata de presena. 7. Na sada, entregue o carto de respostas e a folha de redao devidamente assinados. 8. Nenhum candidato poder retirar-se da sala antes de 1 (uma) hora de realizao das provas. Sugerimos que os ltimos 30 minutos sejam utilizados para o preenchimento do carto de respostas. 9. Tempo de durao da prova: 2h.

Preenchimento do carto de respostas


1. Voc recebeu o carto de respostas. Preencha com seus dados nos locais indicados. 2. Nmeros de 01 a 20 referem-se s questes, e as letras A, B, C, D e E s alternativas. 3. Use caneta azul ou preta. 4. Marque o espao correspondente resposta certa de cada questo, preenchendo-o completamente. No faa qualquer marcao fora da alternativa correspondente sua resposta. -1Preenchimento Correto Incorreto

PRIMEIRA PARTE
LNGUA PORTUGUESA
Instruo:
As questes 1 a 10 esto baseadas no texto de Srgio Porto, Doaes corporais, publicado em PORTO, Sergio, Obra reunida: Stanislaw Ponte Preta, Rio de Janeiro: Vida Melhor, 2009, p. 67-68.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 1

Doaes Corporais Em minha opinio, cada pessoa devia ter dois coraes! e com tal declarao, desceu no aeroporto de Londres o Professor Wladimir Demikhov, cirurgio sovitico que se prepara para enxertar em uma paciente de 20 anos de idade a perna de uma mulher morta. O professor brbaro, nesse negcio de enxertar na base do toma l, d c. Foi ele que fez o primeiro cachorrinho com dois coraes, foi ele que inventou o primeiro cachorrinho com duas cabeas e ele quem admite, para um futuro prximo, pessoas com dois coraes, para que sejam melhor distribudos a funo e o cansativo trabalho do chamado propulsor. Est claro que o Professor Wladimir no pensa em fazer monstros e quer colocar rgos duplos para casos especiais. Sua cincia evolui para um lado verdadeiramente consagrador, qual seja, o de uma pessoa mutilada herdar de uma pessoa recm-falecida o pedao que lhe falta, seja perna, brao, olho ou nariz. Isto, no entanto, no impediu que o abominvel Primo Altamirando tenha escrito ao distinto sbio sovitico, pedindo que lhe arranje uma mulher com quatro coxas. Mas, voltemos ao Professor. Alm de achar que cada pessoa deve ter dois coraes, Wladimir Demikhov assegura que tal coisa no impossvel: Sei que isto se afiguraria improvvel, mas as viagens Lua tambm pareciam improvveis, no faz muito tempo afirmou ele. E diz que a humanidade ganhar muito, no dia em que uma pessoa que tenha orelhas muito bemformadinhas puder deixar, para um amigo de orelhas feias, seu par de pavilhes auriculares. E que beleza no ser algum de perna sadia, ao morrer, deixar de herana para um amigo aleijado a perna que lhe falta. E os olhos dos que veem para os cegos de nascena, um brao para quem s tem um, cabelo para os carecas, mos para os manetas, dedos para os dedetas e assim sucessivamente, cada um legando aquilo que j no lhe poderia ter valia, para o amigo to necessitado. Que o sonho do sbio russo se transforme logo em realidade, porque se for o caso de sermos convocados por Deus antes de Ibrahim Sued(1), queremos deixar nossa cabea para ele usar no tempo de vida que lhe sobrar, para uma completa reabilitao. O texto acima humorstico e irnico. Sua principal temtica a seguinte: (A) (B) (C) (D) (E) As relaes polticas no tempo da Guerra Fria, especificamente, entre a antiga Unio Sovitica e a Gr-Bretanha. O problema tico na prtica de experimentos cientficos realizados em animais. Uma crtica ao ideal de beleza propagado pela mdia e almejado por grande parte da populao. As possibilidades de transplante de rgos e membros com o avano da cincia. A questo do altrusmo e do egosmo.

Parte da estratgia humorstica do texto de Srgio Porto consiste no emprego de linguagem informal. Assinale a nica alternativa em que a expresso NO remete diretamente para o coloquialismo. (A) (B) (C) (D) (E) nesse negcio (linha 4) na base do toma l, d c (linha 4) que lhe arranje (linha 11) orelhas muito bem-formadinhas (linhas 17-18) completa reabilitao (linha 25)

1 Ibrahim Sued (Rio de Janeiro, 23 de junho de 1924 Rio de Janeiro, 1 de outubro de 1995) foi um jornalista e colunista social brasileiro. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ibrahim_Sued)

-2-

Em minha opinio, cada pessoa devia ter dois coraes! (linha 1) Na orao acima, o autor fez uso de uma licena potica para empregar um tempo verbal tpico da fala. Ao invs de utilizar o futuro do pretrito, o tempo verbal utilizado foi o seguinte: (A) (B) (C) (D) (E) Pretrito imperfeito. Pretrito perfeito. Pretrito mais-que-perfeito. Futuro do subjuntivo. Futuro do presente.

Na expresso mos para os manetas, dedos para os dedetas (linhas 20-21), as palavras manetas e dedetas so formadas pelo seguinte princpio morfolgico: (A) (B) (C) (D) (E) Composio por aglutinao. Composio por justaposio. Mudana de classe de palavra. Derivao por sufixao. Derivao por prefixao.

Qual a funo sinttica exercida pela seguinte orao subordinada: ... para enxertar em uma paciente de 20 anos de idade a perna de uma mulher morta. (linhas 2-3) (A) (B) (C) (D) (E) Objeto indireto. Complemento nominal. Adjunto adnominal. Adjunto adverbial. Aposto.

Assinale a nica alternativa cuja expresso tem o mesmo sentido de no impossvel, em Wladimir Demikhov assegura que tal coisa no impossvel (linhas 13-14). (A) (B) (C) (D) (E) Wladimir Demikhov assegura que tal coisa no provvel. Wladimir Demikhov assegura que tal coisa totalmente improvvel. Wladimir Demikhov assegura que tal coisa possvel. Wladimir Demikhov assegura que tal coisa no totalmente provvel. Wladimir Demikhov assegura que tal coisa pouco provvel.

Em qual das alternativas abaixo, a palavra que exerce a funo de conjuno integrante? (A) (B) (C) (D) (E) que se prepara (linha 2) Est claro que (linha 8) que lhe falta (linha 10) que tenha orelhas (linha 17) que lhe sobrar (linha 24)

Qual das palavras abaixo NO possui qualquer fonema plosivo? (A) (B) (C) (D) (E) opinio (linha 1) Demikhov (linha 2) enxertar (linha 2) cada (linha 13) usar (linha 24)

-3-

Assinale a nica alternativa que possui uma expresso com funo de agente da passiva. (A) (B) (C) (D) (E) foi ele que (linha 5) por Deus (linha 24) para casos especiais (linhas 8-9) para um amigo de orelhas feias (linha 18) do sbio russo (linha 23)

10

Qual das alternativas abaixo pode substituir, sem qualquer prejuzo gramatical, a conjuno porque, do modo como foi utilizada em porque se for o caso (linha 23) ? (A) (B) (C) (D) (E) Porqu. Por que. Por qu. Pois. Portanto.

Instruo:

As questes de nmero 11 a 14 esto baseadas na tirinha abaixo, de Daniel Paz, disponvel no seguinte endereo eletrnico: http://www.infomaroto.com/blog/quadrinhos-sobre-o-codigo-genetico/

11

Muitos textos humorsticos utilizam a analogia como recurso cmico. Qual das alternativas abaixo contm uma analogia efetivamente utilizada na charge de Daniel Paz? (A) (B) (C) (D) (E) O anjinho representado como um cientista. Os cientistas so representados como hackers. Os hackers so representados como seres celestes. O ser humano representado como um ser divino. O cdigo do genoma humano representado como uma ameaa.

12

Como podem ser classificadas as palavras hackers e password, no segundo balo? (A) (B) (C) (D) (E) Galicismos. Siglas. Estrangeirismos. Onomatopeias. Abreviaes.

-4-

13

Qual a funo sinttica de Senhor!, no primeiro balo? (A) (B) (C) (D) (E) Vocativo. Aposto. Sujeito. Agente da passiva. Predicativo do sujeito.

14

No primeiro balo, como pode ser classificado o sujeito de Descobriram o cdigo do genoma humano ? (A) (B) (C) (D) (E) Sujeito simples. Sujeito composto. Orao sem sujeito. Sujeito elptico. Sujeito indeterminado.

Instruo:

As questes 15 a 20 esto baseadas no texto abaixo, Cientistas do Japo criam macacos transgnicos, publicado na Folha de So Paulo no dia 28 de maio de 2009, disponvel no seguinte endereo eletrnico: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2805200904.htm

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 15

Cientistas do Japo criam macacos transgnicos Manipulao faz pele de sagui emitir uma luz verde Pesquisadores japoneses anunciaram ontem a criao de um macaco transgnico. a primeira vez que a alterao gentica feita na espcie transmitida aos filhotes. Como resultado da manipulao, a pele desses primatas passa a emitir uma luz verde fluorescente quando exposta luz ultravioleta. Os resultados obtidos com o sagui-comum (Callithrix jacchus), animal nativo do Brasil, podero abrir novos caminhos nas pesquisas mdicas, segundo os cientistas. Grandes avanos em pesquisas pr-clnicas podero ser obtidos com esses modelos, afirma o grupo de pesquisa, ligado Universidade Keio. Um dos caminhos, por exemplo, simular nos macacos doenas severas que atingem os humanos, como o Parkinson. A insero de um gene que codifica a protena verde fluorescente, famoso biomarcador que rendeu at um Nobel aos seus descobridores, ocorreu diretamente nos embries. Ao todo, sete macacos receberam o material geneticamente modificado. No total, nasceram cinco filhotes com o gene da protena verde. Mas em apenas dois deles a modificao chegou at as clulas reprodutivas, o que significa que os filhotes desses embries tambm tero a alterao gentica. Apesar do sucesso do experimento, divulgado hoje na revista Nature, ele no deixa de ser polmico, como refora a publicao em seu editorial. O grande temor com tcnicas como essa, dizem aqueles que so contra esses estudos, que elas possam, um dia, serem usadas direto nos seres humanos.
DA FRANCE PRESSE

Qual das alternativas abaixo pode ser considerada verdadeira, a partir das informaes encontradas no texto? (A) (B) (C) (D) (E) Apesar dos inmeros avanos na rea da gentica, impossvel criar mamferos fluorescentes a partir desse processo. A criao de transgnicos representa uma ameaa para a preservao da natureza. A alterao gentica de animais sempre chega s suas clulas reprodutivas, fazendo com que todos os seus filhotes nasam com essa mesma alterao. A manipulao gentica de mamferos controvertida porque leva suspeita de que poder ser realizada tambm com pessoas. Os experimentos com manipulao gentica de mamferos levaro cura de todas as doenas humanas.

-5-

16

Assinale a nica palavra que NO foi acentuada de acordo com a regra que demanda acentuao para todas as proparoxtonas. (A) (B) (C) (D) (E) transgnico (linha 1) gentica (linha 2) espcie (linha 2) clulas (linha 14) polmico (linha 16)

17

Por que o sintagma seguinte est entre vrgulas: famoso biomarcador que rendeu at um Nobel aos seus descobridores (linhas 11-12) ? (A) (B) (C) (D) (E) Porque se trata de um aposto. Porque se trata de um vocativo. Porque se trata de uma orao subordinada adjetiva explicativa. Porque se trata de uma locuo adverbial deslocada. Porque se trata de uma orao subordinada adverbial.

18

Qual das seguintes palavras possui um radical grego? (A) (B) (C) (D) (E) japoneses (linha 1) filhotes (linha 2) tcnicas (linha 17) estudos (linha 18) dia (linha 18)

19

Na seguinte orao, vrios termos esto no plural: os filhotes desses embries tambm tero a alterao gentica (linha 15). Caso APENAS O NCLEO DO SUJEITO dessa orao estivesse no singular, a formulao correta de todo o enunciado deveria ser a seguinte: (A) (B) (C) (D) (E) O filhote desse embrio tambm ter a alterao gentica. O filhote desses embries tambm tero a alterao gentica. Os filhotes desse embrio tambm ter a alterao gentica. Os filhotes desse embrio tambm tero a alterao gentica. O filhote desses embries tambm ter a alterao gentica.

20

Qual dos termos abaixo pode substituir, do modo mais adequado semanticamente, a palavra resultado (linha 3)? (A) (B) (C) (D) (E) Causa. Efeito. Necessidade. Finalidade. Regra.

-6-

SEGUNDA PARTE
RASCUNHO DA REDAO
Evoluo da cincia e o futuro da humanidade Os avanos da cincia, sobretudo da gentica, nas ltimas dcadas, tm alimentado algumas esperanas humanas, como a cura de doenas at ento incurveis e a erradicao da fome, por exemplo. Por outro lado, existe a preocupao com as possveis consequncias ainda desconhecidas quanto a esses processos, alm do temor em relao possibilidade de experimentaes com seres humanos. Voc deve escrever um texto dissertativo/argumentativo, de trs a cinco pargrafos, sobre a questo da evoluo da cincia e o futuro da humanidade.

CRITRIOS PARA A AVALIAO DA REDAO A redao deste Concurso Seletivo ser corrigida com base nos critrios abaixo, considerando que os valores compreendem de zero a cem.
CDIGO 01 02 03 04 05 ASPECTO Pertinncia ao tema e qualidade da argumentao: o candidato deve basear o tema da redao na proposta, evitando copiar partes do texto motivador, a fim de garantir o ineditismo e a qualidade argumentativa do texto. Coeso e coerncia: o candidato deve empregar, adequadamente, os mecanismos coesivos e os fatores de coerncia. Aspectos gramaticais: exigido do candidato o adequado emprego da acentuao, ortografia, pontuao, construo morfossinttica de frases, oraes e perodos. Estrutura textual: a redao deve conter introduo, desenvolvimento e concluso, respeitando as principais caractersticas de um texto dissertativo bem como o nmero mnimo de linhas e pargrafos sugerido na proposta. Adequao norma-padro: o candidato deve respeitar a norma-padro da lngua portuguesa. VALOR TOTAL 2.0 2.0 2.0 2.0 2.0

-7-

You might also like