You are on page 1of 9

1

PIGMENTO

uma substncia finamente triturada, insolvel nos aglutinantes, de caracterstica fosca ou brilhante, opaca ou transparentes dependendo da forma ou granulao que apresentar. Os primeiros pigmentos utilizados pelo homem foram extrados de terras coloridas, vegetais, carvo vegetal, mineral, orgnico e calcrios.
A qualidade do pigmento somente ser sentida quando se fizer uma pesquisa para se descobrir a resistncia luz, umidade, ao calor, aos cidos e aos alcalinos. Poucos so aqueles que satisfazem todos estes requisitos a um s tempo. Somente quem trabalha com pinturas ou desenhos poder verificar e ajustar a sua palheta os pigmentos adequados.

Branco Preto Vermelho Azul -

Carbonato de clcio ou sulfato de clcio. Carbono da fuligem, carvo vegetal ou calcinao de ossos. Produto de terras naturais, calcinao do ocre amarelo, sulfeto de mercrio, casca de vegetais, frutas. Mistura artificial do cobre cristalino e silicato de clcio, feito de malaquita calcria e seixos de quartzo pulverizados, azurite (carbonato bsico de cobre encontrado na natureza), lpis-lazli (pedra semipreciosa) ou de frutos. Terras naturais, moluscos e vegetais.

Amarelo -

Dos muitos pigmentos usados na Antigidade, poucos so utilizados hoje, devido descoberta de pigmentos sintticos (melhores e mais acessveis). Os pigmentos sintticos vieram contribuir para a palheta dos artistas, dando, sem sombra de dvida, maior variedade de cores e maiores possibilidades. Com a descoberta dos pigmentos sintticos, os artistas e professores deixaram de pesquisar os materiais naturais (pigmentos). A pesquisa de pigmentos naturais, alm de tornar professores artistas e alunos seres mais criativos, d maiores possibilidades, baixa o custo dos materiais utilizados para a fabricao de tintas bastes etc. Possibilita a utilizao, tanto por artistas quanto por alunos ou professores de escolas de 1 e 2 graus. Tambm possibilita ao artista uma maneira criativa de conseguir efeitos particulares.

METODOLOGIA DA EXTRAO DO PIGMENTO DE MINERAIS

1. Processo Industrial:
Para a extrao do pigmento de rochas, terras, moluscos etc., a indstria utiliza aparelhos adequados de triturao. Um dos mais utilizados o MOINHO DE BOLA.

2. Processo Artesanal
Para a extrao do pigmento de rochas e terras, existem dois processos:

2.1. Triturao :
As rochas so trituradas com um instrumento, como o martelo e, em seguida, peneiradas com peneira de trama bem fina (trama 150, 200 etc.). Para que se consiga pigmento bem fino, pode-se ainda utilizar a decantao aps o peneiramento.

2.2. Decantao :

Processo 1
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Escolha da terra Coleta da terra, eliminando a camada superficial,cerca de 40cm (1 camada) Usar duas vasilhas (bacias) Na vasilha A, colocar a terra mais gua Misturar Transportar a gua suja para a vasilha B, eliminando os resduos (areia) Lavar a vasilha A Transportar de B para a vasilha A, eliminando os resduos Lavar a vasilha B

10. Transportar de A para B, eliminando os resduos O processo repetido at que se consiga o pigmento puro e bem fino. Espera-se que haja assentamento do pigmento, j que mais pesado que a gua. Retira-se a gua ou deixa-se que evapore.

Processo 2
A terra misturada com gua dentro de um recipiente de vidro transparente e de boca larga, para melhor manuseio. Espera-se o assentamento e, com uma mangueira de suco, retira-se a gua. Como o vidro transparente, verifica-se as diversas camadas; a granulao maior, por ser mais pesada, vai para o fundo, e a granulao mais fina, por ser mais leve (pigmento), ficar na parte superior das camadas, retira-se o pigmento.

PIGMENTOS VEGETAIS

Os pigmentos vegetais so encontrados nos plastdeos e nos vacolos. A cor verde se deve clorofila que se encontra nos cloroplastos. Tambm nos mesmos plastdeos se encontram as carotenides, com cores entre amarelo e roxo, mas podem estar marcados pela clorofila. Os carotenides se evidenciam quando a clorofila pouca ou falta, como nos cromatoplastas.

Outro grupo do pigmentos so os dos flavonides (antocianinas e flavonas), que esto geralmente nos vacolos. Estes pigmentos so solveis em gua e proporcionam s diversas partes da planta, especialmente as flores e as frutas, cores variadas. As antocianinas do cor roxa, rosa, lils e azul. Devido ao carter inico das antocianinas, tanto da sua cor como a intensidade da mesma dependem do PH. Em meio cido as cores variam entre roxo alaranjado e lils. Com PH prximo a 7,0 se formam pseudo-bases incolores. Em meio bsico se formam antocianinas de tom azul. Os jardins, bosques e campos podem fornecer maravilhosas tinturas vegetais. Obviamente, durante a colheita, tome cuidado para no danificar a planta e pegar apenas o necessrio. Alguns produtos esto venda em casas de ervas. Utilize tanto as ervas frescas como as secas, lembrando-se sempre que as nossas receitas prevem utilizao de produtos secos.

4 METODOLOGIA DA EXTRAO DO PIGMENTO VEGETAL

Extrao dos Pigmentos dos Cloroplastos


Espalhe cerca de 50 g de folha de espinafre ou outras espcies apropriadas no interior de uma estufa a 50C, deixe secar e depois triture at obter um p fino (pode usar um misturador Waring). Outras espcies utilizveis podem ser, feijoeiro, pepino, hera, chagas. O p obtido por este processo pode ser usado, satisfatoriamente, como fonte de clorofila durante vrios anos, embora se deteriore com o tempo. Junte 3 g de folhas reduzidas a p com 60 ml de acetona a 80%, contendo uma pequena poro de CaCO 3 (carbonato de clcio) e v agitando de tempos em tempos, at obter um soluto verde escuro. Depure em um filtro de Buchner. O filtrado um extrato acetnico de clorofila a, clorofila b, caroteno e xantofila, e de outros compostos solveis em acetona, existentes no p das folhas. Seno tiver a disposio p de folhas, pode-se macerar 13 g de folhas frescas ou congeladas do espinafre (num misturador "Waring"), de 3 a 4 minutos com 50 ml de acetona, a que se junta uma pequena poro de CaCO3. Filtre o extrato num filtro de Buchner.

Cores: clorofila a clorofila b caroteno xantofila

Separao dos Pigmentos Verdes e Amarelos


Junte 20 ml do extrato de acetona, preparado como na experincia (1), e 40ml de ter etlico contido numa pequena ampola de decantao e o agite levemente por simples rotao da ampola. Junte depois 60ml de gua destilada, pela abertura da ampola. Formar-se-o rapidamente duas camadas; deixe escorrer e retire a camada inferior de acetona-gua. Os pigmentos esto agora no soluto de ter. Lave o soluto juntando um volume igual de gua destilada e agitando a ampola, por rotao, deixe separar as duas camadas e retire fora a gua. Repita, pelo menos uma vez, esta lavagem. Junte 10 ml deste soluto etreo de pigmentos num frasco pequeno, com 5 ml de um soluto fresco de hidrxido de potssio em lcool metlico, a 30% e agite. Deixe repousar 10 minutos. A cor do soluto deve passar por uma fase acastanhada e gradualmente voltar a verde. Junte agora 20 ml de gua destilada e mais 5 ml de ter agite e deixe em repouso.

Separao Completa dos Quatro Pigmentos dos Cloroplastos


Coloque 30 ml de ter de petrleo num funil de separao e junte 40 ml de uma soluo acetnica de pigmentos foliares preparadas como na experincia (l). Agite estes dois lquidos, rodando o funil devagar. Junto a esta mistura 75 ml de gua destilada, colocada com cuidado de modo a escorrer pelas paredes do funil para evitar a formao de emulses. Agite o funil, levemente, com movimento de rotao, lento, e deixe que a mistura se separe em duas camadas. A

5
camada superior deve ser de cor verde mais escura e deve mostrar uma florescncia acentuada. Deixe esgotar a camada inferior, constituda por acetona e gua. Lave a camada do ter de petrleo, que contm agora os pigmentos dissolvidos, juntando-lhes 50 ml de gua destilada. Agite, levemente, por meio de um movimento de rotao e retiro fora a gua, depois de terem separado as duas camadas. Repita a lavagem, trs vezes. Junte ao soluto de ter de petrleo 40 ml de lcool metlico a 92% e agite, rodando o lquido no funil. Cuidado: lembre-se que o lcool metlico venenoso. Os vapores, inclusive, devem ser evitados, tanto quanto possvel. Esgote o extrato de lcool metlico (camada inferior), e o extrato de ter de petrleo (camada superior) para frascos separados e conserve ambos. Junte 50 ml de ator etlico a 50 ml de soluto de lcool metlico, num funil de separao, e agite por meio de rotao; junte, ento uma pequena poro de gua destilada (no mais de 5 ml) de cada vez, deixando-a escorrer pelas paredes do funil. Agite o funil no fim de cada adio de gua. Continue este procedimento at se formarem duas camadas de lquidos, separados. Geralmente, preciso juntar pelo menos 25 ml de gua para conseguir uma boa separao. Os pigmentos devem ficar na camada etrea. Deixe escorrer e retire fora a camada do lcool metlico. Coloque 30 ml do soluto de ter do petrleo num tubo de ensaio ou num frasco de 100 ml e 30 ml do soluto de ter etlico noutro recipiente semelhante. Junte uma poro de 15 ml de um soluto recente de hidrxido de potssio em lcool metlico, 32%, ao longo das paredes de cada recipiente. Agite e observe a variao na cor, durante um perodo de 10 minutos. Finalmente, junte 30 ml de gua a cada tubo. Agite tubo por tubo e deixe separar as duas camadas. Nota: O grau de absoro de cada pigmento (ou qualquer outra substncia num soluto) e, conseqentemente, o grau de separao, varia de solvente para solvente. Se se desejar, pode investigar-se este efeito, usando propores diferentes de gua e acetona ou outros solventes. Pode mesmo encontrar uma mistura melhor do que a que foi usada para a separao destes pigmentos. Uma experincia que pode realizar em alternativa, com a tcnica da cromatografia ascendente para a separao de corantes utilizados em produtos alimentares, foi descrita por Evelyn S. Kritchevsky and Kritchevsky.

Extrao dos Pigmentos Antocinicos de Tecidos Vegetais


Corte, finamente, cerca de 25 g de couve roxa e mergulhe o tecido assim preparado em cerca de 100ml de gua destilada. Aquea, gradualmente, a gua at uma temperatura de 80C, mantenha essa temperatura e v agitando de tempos em tempos, at obter um soluto corado, vermelho vivo. Filtre este soluto e lance pores de 0,5 ml em dois tubos de ensaio. Ao soluto de um dos tubos, junte algumas gotas de NH 4OH, aproximadamente, 0,1N, agite e compare a cor com a do soluto no tratado. Junte ao mesmo tubo algumas gotas de cido actico, aproximadamente 0,1N. Existem, tambm, antocianinas em folhagem avermelhada.

Demonstrao da Ocorrncia de Antoxantinas nos Tecidos Vegetais


Obtenha ptalas de diversas espcies de flores brancas e mergulhe-as num vidro com soluto a 10% de NH 4OH (1 parte de NH4OH mais 9 partes de gua, em volume). Esmague as ptalas com um basto de vidro. Note a mudana de cor.

NOME

NOME LATINO

POCA DE COLHEITA

ONDE COLHER

7 Aqulea Loureiro Btula Castanheira Polipdio (apenas folhas ainda enroladas) Castanheiro-da-ndia Framboeseira Lario Lrio-convale Avelzeira Nogueira Oleandro Amieiro achillea ageratum laurus nobilis betula alba castanea sativa polystichum filix-mas aesculus hiposcasta- num rubus idaeus larix decidua convallaria majalis corylus avellana juglans regia nerium oleander alnus glutinosa Em lugares pedregosos e sobre rochas. Todo o ano Nos bosques e matas. Nas zonas montanhosas. Abril - maio Nos bosques das zonas montanhosas at 1300m. Primavera Nos lugares de sombra e sob bosques. Junho - agosto cultivado nos parques e nos jardins. Junho - agosto Nos bosques e locais pedregosos das montanhas. Junho - agosto Cresce espontaneamente nas montanhas. Maio - junho Nos bosques e lugares sombrios das colinas das zonas montanhosas. Junho - agosto Nos bosques e matas das regies montanhosas e submontanhosas. Junho - agosto cultivada. Junho - setembro Prximo aos lagos; tambm cultivado. Junho - agosto Nos lugares midos e pantanosos, ao longo das cavidades da terra e ao longo dos rios. Maio - setembro Nos prados, nas margens das estradas, nos lugares ridos. Maio - junho Flores midas. Julho Nos lugares no cultivados e nos bosques das plancies s regies montanhosas. Abril - maio Nas encostas rochosas, nas margens das estradas. Julho - setembro Cultivado. Maro - abril Nos bosques, nos pastos, nos campos secos. Junho-julho

Plantaginceas Sorveira vermelha Tlia Giesta Girassol Prmula CASCAS Accia Btula Cerejeira Macieira Nogueira

plantago major sorbus aucuparia tilia platyplylla sparticum junceum helianthus annuus primula officinalis

robinia pseudoacacia betula alba prunus avium pyrus-malus juglans regia

Setembro Inverno Inverno Inverno Inverno

Nas margens das estradas ao longo das vias frreas. Nas zonas montanhosas. Cultivada. Cultivada. Cultivada.

8 Amarelo azedinha: aqulea: btula: cebola: rica: giesta: castanheiro-da-ndia: framboeseiro: macieira: mirtilo: nogueira: amieiro: pessegueiro: lamo: prmula: silva: cravo-de-defunto: tlia: Verde-Oliva loureiro: folhas btula: folhas castanheiro: folhas nogueira: folhas silva: toda a planta Verde castanheiro: folhas cavalinha: toda a planta polipdio: folhas jovens castanheiro-da-ndia: folhas framboeseiro: toda a planta (sem o fruto) malva: toda a planta mirtilo: toda a planta(sem o fruto) oleandro: folhas plantaginceas: folhas Violeta ndigo: p (para comprar) madeira azul: madeira madeira vermelha: madeira Cinza-Marrom btula: folhas castanheiro: folhas cerejeira: casca cavalinha: toda a planta castanheiro-da-ndia: folhas madeira azul: madeira abrunheiro: casca toda a planta folhas folhas casca toda a planta flor folhas folhas casca toda a planta folhas folhas casca folhas flor folhas flores folhas

9 Laranja coco: parte filamentosa que recobre a noz girassol: flor hena: p (para comprar) lario: agulhas lrio-convale: folhas abrunheiro: casca ruiva: raiz Marrom castanheira: folhas cerejeira: casca castanheiro-da-ndia: folhas amieiro: folhas e casca abrunheiro: casca ruiva: raiz Marrom-Avermelhado accia: casca btula: casca cerejeira: casca hena: p (para comprar) castanheiro-da-ndia: casca exterior da castanha jovem nogueira: casca de noz abrunheiro: casca ruiva: raiz sorveira selvagem: folhas Vermelho ou Rosa cco: parte filamentosa que recobre a noz madeira vermelha: madeira nogueira: casca ruiva: raiz Azul ndigo: p (para comprar) madeira azul: madeira maronia: bagos Marrom-Amarelo accia: casca azedinha: toda a planta castanheiro: folhas cerejeira: casca cebola: casca musgos e lquens avelzeira: folhas nogueiras vara-de-ouro: toda a planta

You might also like