You are on page 1of 14

BALANCED SCORECARD E UTILIZAO DE SOFTWARE STRATEGY2ACT PARA BSC.

Junior Donizete Flizikowski jr@sigacred.com.br

RESUMO
Este artigo tem por finalidade apresentar importncia do uso de softwares especializado em BSC. Apresenta tambm a importncia do BSC dentro das organizaes para facilitar a compreenso estratgia atravs de chaves indicadoras de performance, exemplifica a utilizao de software BSC permitem que a administrao da empresa possa reduzir uma sobrecarga de informaes mediante a anlise de dados e ferramentas de representao visual. Palavras Chaves: BSC (Balance ScoreCard) , KPIs (Chaves Indicadoras de Performance).

1 INTRODUO
O Balanced Scorecard um conceito de gerencia de negcio. Este conceito permite transformar estratgia em ao, um conjunto de regras ou mtodos, uma concepo que permite compartilhar sua estratgia e viso com os outros. Por que usar o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard outra tima maneira de deixar o seu colaboradores saber sobre sua estratgia, misso e viso. As pessoas no vo apenas saber sobre a sua estratgia, mas ser capaz de responder s perguntas como:
O que podemos fazer para atingir nossa estratgia; Qual a relao entre as coisas que estamos fazendo agora e viso estratgia da nossa empresa;

Balanced Scorecard um conjunto de Princpios que facilitam a compreenso da Estratgia de negcios e objetivos e uma metodologia que converte a estratgia em ao real. Softwares especializados BSC fornecem uma ampla gama de recursos para implementao e manuteno do Balanced Scorecard.

2 METODOLOGIA BALANCED SCORECARD


Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido em 1992 por Robert Kaplan e David Norton surge como um novo tipo de sistema de medio de desempenho, foi proclamado uma das 75 idias mais influentes do sculo 20 pela Harvard Business Review.Bain & Co. 2005 levantamento indicou que 57% das organizaes empresariais uso do Balanced Scorecard, que um aumento de 18% desde 1996. (The 2005 Management Tools Strategy Brief). Uma abordagem Balanced Scorecard introduz uma srie de medidas para avaliar o desempenho organizacional. Contudo, em contraste com os sistemas de medio mais tradicional, a maioria das medidas do BSC no devem ser financeira. Dado que a gesto do governo e das empresas torna-se cada vez mais complicados, avaliaes puramente financeiros j no bastam. BSC focaliza a organizao sobre as questes que a gesto decide so fundamentais para seu sucesso. Portanto, a abordagem BSC permite que a administrao da empresa para ampliar suas perspectivas de negcios e oferece oportunidades para o planejamento estratgico eficaz. De fato, muitas medidas no financeiras so muitas vezes utilizados para superar as dificuldades associadas ao uso de medidas de desempenho financeiro: por exemplo, mudanas na satisfao do cliente e os nmeros dos pedidos de garantia muitas vezes levam evoluo das receitas e de lucros. (Gerald K. DeBusk, CPA, CMA, Ph.D., The Balanced Scorecard: A Use full Tool for Strategy Implementation and Improved Performance, 24 de junho de 2005). 2.1 Chaves Indicadoras de Performance - KPIs O Balanced Scorecard fornece um amplo conjunto de objetivos e medidas de desempenho que podem ser mais facilmente analisados, priorizados e comunicao entre os departamentos e funcionrios da organizao. Normalmente, as medidas de desempenho so vistos a partir das perspectivas que se segue: Perspectivas Financeiras; Perspectiva do Cliente; Perspectiva Processos Internos; Aprendizagem e Crescimento Perspectivas.

Para medir o desempenho do negcio, uma organizao precisa definir seus indicadores chave de desempenho (KPIs). As KPIs so cruzadas padres empresariais de negcios que medida as atividades vitais e alguns processos que monitoram a sade da organizao (Kent Bauer,The Power of Metrics, Setembro 2004). Por exemplo, KPIs em organizaes de TI so normalmente associados com a produtividade do desenvolvedor, a qualidade do cdigo entregue, e capacidade para cumprir os prazos de projeto e estimativas. BSC fornece uma abordagem multicamadas e comparativamente grande nmero de parmetros que podem ser usados na avaliao de KPIs. Na rea de projetos de TI, BSC pode ser utilizado como um quadro para a escolha de um conjunto de medidas que visem a excelncia operacional, na orientao do usurio, o valor de negcio, e orientao futura de uma organizao de TI.BSC destaca as medidas que fazem a conexo entre as atividades de TI e sucesso do negcio. Estas medidas devem ilustrar itens acionveis e permitir que a liderana organizacional para tomar melhores decises. Segundo a pesquisa do Forester 2004, mais de dois teros dos executivos de TI disse que as mtricas relativas a gerenciamento de projetos e gesto de custos foram muito valiosas para suas organizaes, enquanto mais de 40% tambm citaram o valor que recebem de qualidade e mtricas de produtividade (Liz Barnett, Metrics for Application Development, Forester Research, 2 de maio de 2005). Mtricas de BSC incluem fatores quantitativos e qualitativos.No desenvolvimento de aplicaes, os tempos de resposta ou tempo de inatividade so exemplos tpicos de fatores quantitativos, fatores qualitativos, tais como a satisfao dos usurios com um servio especial, so mais difceis de medir e geralmente so baseadas nos dados recolhidos em inquritos peridicos dos empregados. 2.2 Implantao do Balanced Scorecard No incio de 1990, a maioria das organizaes implantadas em papel de gesto de solues de relatrios. Entretanto, o papel dos sistemas de medio baseado no satisfazem as necessidades das empresas de ritmo acelerado que operam em mercados competitivos como eles so, em geral, muito lento, pesado, trabalho intensivo e no-confiveis.

Atualmente, as organizaes utilizam solues de software diferentes para suportar uma implementao do Balanced Scorecard. A maioria das empresas prefere documento de planilha padro e aplicativos de software de apresentao (em geral, MS Excel e MS PowerPoint). Contudo, escalabilidade de aplicaes como a falta de capacidade (rea de trabalho restrito), colaborao (os dados so normalmente armazenados em planilhas individuais em diferentes mquinas) e exigem a manuteno consumir mais tempo (os dados devem ser inseridos manualmente, que normalmente muito lento e erro no processo propensos). Alm disso, como os dados so armazenados em arquivos individuais apartamento, mais difcil de executar atravs de anlise de dados em planilhas diferentes (Andy Nely e Bernard Mar , Automating Your Scorecard: The Balanced Scorecard Software Report, outubro de 2003).

3 SOFTWARE ESPECIALIZADO BSC


Software BSC permite que a administrao da empresa possa reduzir uma sobrecarga de informaes, mediante a anlise de dados e ferramentas de representao visual. Ela recolhe automaticamente informao relevante de todos os sistemas organizacionais e fontes de dados e facilita a construo de mtricas da organizao e definio de indicadores chave de desempenho. Normalmente, BSC software controla todos os dados necessrios para a gesto de KPI, incluindo a descrio dos projetos individuais, os prazos dos projetos, departamentos e funcionrios responsveis pela execuo de tarefas do dia-a-dia, etc. representao visual de KPIs destaca tendncias atuais e fornece comparativos informao. As medidas de desempenho pode ser alinhado com cada um dos objetivos estratgicos. BSC fornece software de leitura visual do modelo de negcios que torna mais fcil de compreender e transmitir os principais objetivos estratgicos e as metas para os empregados e parceiros.Informaes de desempenho personalizados podem ser entregues s unidades de negcios especficas e particulares. Alm disso, algumas aplicaes de software BCS contm ferramentas de representao grfica para acompanhar o estado de todas as iniciativas e tarefas subordinadas com links para os sistemas de gerenciamento de projeto.Responsabilizao do empregado aberto permite que a liderana

organizacional para operaes de ajuste fino e identificar os principais problemas de desempenho. Software de BSC deve corresponder s necessidades de uma organizao especfica. Como BSC desempenha um papel importante na criao e implementao da estratgia e objetivos organizacionais, essencial que a funcionalidade do software de BSC deve caber a cultura organizacional, as competncias, bem como a infra-estrutura de TI. Entre outros fatores, uma organizao deve considerar a mbito da execuo e do nmero e tipo de potenciais utilizadores do Balanced Scorecard.

3.1 Exemplo: Balanced Scorecard para a Segurana de TI Implementao de mtricas de segurana de TI permite a gesto organizacional para analisar os sistemas tcnicos, operacionais e controles de gerenciamento de desempenho. 3.1.1 Mtricas de Desenvolvimento e Implementao Mtricas de desempenho so ferramentas criadas para facilitar a tomada de decises e melhorar o desempenho e a responsabilizao, atravs da recolha, anlise e relatrios de desempenho relevantes relacionados com os dados. Mtricas de segurana de TI so baseados em objetivos de segurana de TI e os objetivos de desempenho, que especificam os resultados esperados da implementao de um programa de sistema de segurana e identificar as prticas definidas por polticas e procedimentos de segurana. Em geral, as mtricas de segurana de TI monitorar o cumprimento das metas e objetivos, quantificando o grau de implementao dos controles de segurana e da eficcia e eficincia dos controles, analisando a adequao das aditividades de segurana e identificando possveis aes de melhoria. O requisito para medir o desempenho de segurana de TI conduzido por razes regulamentares, financeiras e organizacionais. Um certo nmero de leis existentes, regras e regulamentos de cit-lo de medio de desempenho de segurana como um requisito. Os resultados de um programa eficaz mtrica pode fornecer dados teis para orientar a alocao de recursos de segurana da informao e dever simplificar a preparao de relatrios relacionados ao desempenho. Alm disso, o processo de recolha de dados e elaborao de relatrios, o gerenciamento de identificar as condies tcnicas, operacionais,

ou controles de gesto que no esto sendo aplicadas ou so implementadas de forma incorreta. Usando os resultados da anlise de mtricas, gerentes de programa e os proprietrios do sistema pode isolar problemas, o uso de dados coletados para justificar os pedidos de investimento e, em seguida investimentos alvo especificamente para as reas que necessitam de melhorias. As mtricas que so finalmente selecionados para execuo ser til no apenas para medir o desempenho, identificar causas de medidas insatisfatrias, e identificar reas de melhoria, mas tambm para facilitar a execuo da poltica de mudanas contnuas, efetuando a poltica de segurana, e redefinindo os objetivos. Quando a medio do incio da implementao do controle de segurana, as medies posteriores podem ser usadas para identificar as tendncias de desempenho e verificar se a taxa de execuo adequada. Uma freqncia especfica de cada coleo mtricas depender do ciclo de vida de um evento medido. Por exemplo, uma mtrica que diz respeito a senhas fracas devem ser recolhidos no mnimo mensal. Implementao de mtricas de segurana de TI composto por cinco fases:
1. 2. 3. 4. Mtricas de segurana de TI de identificao, definio e desenvolvimento; Mtricas de coleta de dados e anlise de resultados; Identificao de aes de despoluio; Avaliao dos recursos necessrios; Tcnicas, atividades de correo administrativa e operacional.

3.1.2 Identificao de TI Mtricas de Segurana Durante o desenvolvimento de indicadores, metas e objetivos da legislao federal, interna e externa de orientao, e os regulamentos so identificadas e priorizadas para assegurar que os aspectos mensurveis de desempenho de segurana correspondem s prioridades operacionais da organizao. Mtricas de segurana deve usar os dados que so de fcil obteno e produo de informaes quantificveis (percentagens, mdias e nmeros). Instituto Nacional de Padres e Tecnologia, publicou um relatrio que identificou 17 tpicos de segurana que afetam a postura de segurana de uma

organizao (http://csrc.nist.gov). Estes temas vo desde a gesto de riscos e avaliao de controles de segurana para o pessoal da segurana, formao e sensibilizao para a capacidade de resposta a incidentes e trilhas de auditoria.
Medies de Gesto de Risco quantificar o nmero de avaliaes de risco realizadas sistema e o grau de comprometimento gerencial nas avaliaes dos procedimentos de risco. Mtricas de Segurana Plano de quantificar a porcentagem de sistemas com o sistema de planos de segurana aprovados e os percentuais de planos atual sistema de segurana. Mtricas de Controles de Segurana determinar a eficincia do sistema de fechamento deficincias significativas ao avaliar a existncia, a prontido e a eficcia de um processo para a execuo de correo aes.

mtricas de segurana pessoal quantificar a percentagem de utilizadores com acesso especial aos sistemas que foram submetidos a avaliaes de fundo. Security Awareness mtricas preocupao com a percentagem de trabalhadores com responsabilidades especializado. mtricas de integridade dos dados quantificar a porcentagem de sistemas com definio automtica de atualizaes de vrus e vrus da digitalizao automtica e da percentagem de sistemas que executar a verificao de senha. Controles de Acesso Lgico mtricas preocupao com o nmero de usurios com acesso a software de segurana que no so administradores de segurana. Para garantir que o pessoal com acesso a software de segurana tm as habilidades adequadas e submetidos a um exame adequado, nenhuma pessoa deve ser permitido o acesso, a menos que eles so designado como um administrador de segurana. Essas mtricas incluem tambm o percentual de sistemas com protocolos restritos e a porcentagem de stios com uma poltica de privacidade (se for uma organizao executa sites com acesso pblico). Medies de Planejamento de contingncia incluem o nvel percentual de arquivos de dados crticos e operaes com uma freqncia estabelecida backup, bem como a porcentagem de sistemas que possuem um plano de contingncia. Mtricas Incident Response Capability quantificar a porcentagem de componentes com a agncia para lidar com incidentes e capacidade de resposta e do nmero de incidentes reportados ao Fed CIRC, NIPC e aplicao da lei local. Desenvolvimento do Sistema de mtricas do Ciclo de Vida quantificar a porcentagem de sistemas que estejam em conformidade com a exigncia da OMB para integrar os custos de segurana no ciclo de vida do sistema. Mtricas de Auditoria para quantificar a porcentagem de sistemas em que as trilhas de auditoria fornecer um rastreamento das aes do usurio. de segurana significativas que receberam treinamento

Mtricas de segurana de TI tambm incluem autenticao, autorizar Processing, Fsica e Proteo Ambiental, Informtica e Sistemas de Manuteno de Software de Entrada / Sada Controles e medies de Documentao. Depois de mtricas aplicveis so identificadas e descritas, as metas de desempenho adequados deve ser identificado. As metas de desempenho estabelecer um objetivo pelo qual o sucesso medido.O grau de sucesso baseada na proximidade o resultado mtrica para o objetivo de desempenho declarados. 3.2 Software Strategy2Act Relatrios Principais caractersticas do Balanced Scorecard relacionados. Strategy2Act um Balanced Scorecard (BSC) apoio software. Projetado para ajudar a construir um Balanced Scorecard. A nova verso 1.3 inclui novas mtricas necessrias para a medio e controle de segurana de TI. Novos grupos so uma Gesto de Risco , um Plano de Contingncia, um sistema de Ciclo de Vida , um segurana pessoal, a integridade dos dados . O scorecard permite aprender novos pontos fortes e fracos da organizao de segurana de TI e sugerir formas possveis de resolver os problemas de segurana. Strategy2Act software uma ferramenta que suporta a construo de um sistema de Balanced Scorecard para uma empresa, departamento ou de um indivduo. Este programa ajuda a construir um sistema que tornar mais fcil ir da estratgia ao. Os usurios potenciais so:
Pequenas empresas. Strategy2Act tem um preo bem, qualquer empresa pode pagar. Gestores de topo de grandes empresas. Para se ter uma compreenso de como pode Equilibrado. Trabalho Scorecard para este negcio.

Preo Detalhes do produto inicia-s em US$ 120 por licena. Neste artigo descrevemos os mais populares e teis mtricas de segurana de TI. H muitas maneiras de como us-los. O software pode lhe proporcionar as Security Metrics incorporada ao Balanced Scorecard. Desta

forma voc pode conectar seu futuro, as medidas de segurana com sua estratgia de segurana da empresa. Security Metrics Balanced Scorecard uma rvore de mtricas de segurana. Esta a forma como este Balanced Scorecard procura no do software Strategy2Act:

Figura 1 - rvore de mtricas de segurana.

Voc pode criar sua prpria rvore de mtricas de segurana ou a utilizao sugerida em arquivos de exemplo, ento voc ter um relatrio da rvore de estratgia. Que mostra todas as mtricas e descrever o modo de medio. Voc pode ver a rvore de estratgia de pontuao soluo.

Figura 2 - rvore de customizada de mtricas.

Strategy2Act Balanced Scorecard Report. Voc pode ter um relatrio detalhado do Balanced Scorecard (relatrio completo), relatrio da rvore de estratgia, Relatrio Scorecard.

Figura 3 relatrio de scorecard.

Soluo Scorecard. Essa primeira caixa exibe informaes sobre a rea de soluo que voc est avaliando e outra caixa uma forma de estabelecer uma pontuao, que ir dizer o quo bom esta soluo para arquivamento de rvore de estratgia.

Figura 3 caixa de pontuao.

3.3 Lista de Alguns Software de Balanced Scorecard Nesta lista de software de Balanced Scorecard. Todos estes softwares alem de ser pagos requerem meses a serem instalados e cerca de 30% do

custo total de apoio. Para que a implementao de qualquer software relacionado obtendo o mnimo de sucesso. Active Strategy Enterprise (ASE) Cognos Metrics Manager MPCTM Empresas Balanced Scorecard suite InsightVision 3.3.1 Active Strategy Enterprise (ASE) Principais caractersticas do Balanced Scorecard relacionados. Oferecido em trs edies modular para automatizar a cada fase do processo de execuo da estratgia. 1. Criar e comunicar um scorecard inicial das empresas; 2.Implantando scorecards para baixo e as unidades de negcios em toda e funes; 3. Entregar informaes de desempenho personalizado a indivduos especficos, enquanto a gesto da estratgia-chave das atividades conexas. Permite a seleo de soluo para as necessidades atuais, com flexibilidade para atualizar.Scorecard e Dashboard Edition fornece a

funcionalidade principal para permitir a criao rpida, econmica e elaborao de relatrios de scorecards Edition ncleo inclui e dados de medio acima, de mais

desempenho.Implantao

funcionalidades

capacidade de criar mltiplas, alinhado e scorecards ligado, objetivos e medidas para a implantao em larga. Enterprise Edition oferece a funcionalidade completa conjunto de ativos de Estratgia Empresarial, incluindo as vistas personalizadas do usurio para que os usurios vejam scorecards e informaes relevantes de desempenho; Alerta de recursos para garantir o cumprimento prompt do sistema, captura de relatrio de varincia, as indicaes de alerta precoce e de gesto do fluxo de trabalho; Iniciativa de Gesto de unidade e as atividades centrar-se iniciativa de melhoria. Preo Detalhes do produto As taxas de licena variam de $ 20.000 uma taxa de tempo do servidor para o Balanced Scorecard e Dashboard Edition, at $ 1.500 taxa de licena de usurio nomeado para o Enterprise Edition. Manuteno de 18% das taxas de

licena

de

software,

anualmente.

3.3.2 Cognos Metrics Manager Principais caractersticas do Balanced Scorecard relacionados. Cognos Metrics Manager alinha as aes dos funcionrios e desempenho para os objetivos estratgicos atravs de mtricas definidas centralmente. Essas mtricas criar uma verso da verdade que voc precisa para o efetivo, o processo decisrio colaborativo. Cognos Metrics Manager permite que voc acompanhar ativamente, analisar e relatar suas mtricas de toda a empresa. Cognos Metrics Manager ajuda voc a tomar a sua estratgia de fora da parede da sala de reunies e comunic-la como relevante, metas mensurveis para as pessoas em toda a organizao em cada nvel, em cada departamento. um fator chave de gerenciamento de desempenho corporativo. A aplicao estratgica de inteligncia de negcios na empresa nvel para otimizar o desempenho. 3.3.3 Software MPCTM Principais caractersticas do Balanced Scorecard relacionados. Totalmente integra mdulos de planejamento, consolidao financeira, e relatrios de gesto e anlise de uma nica plataforma, por isso a informao continuamente reciclados em toda a empresa em um processo de circuito fechado. Proativo, codificados por cores alertas mostram tendncias e excees.Anlise pode ser realizada a partir de qualquer perspectiva de negcio definido. Suporta estruturas de vrias moedas (UEM compliant). Suporta International Accounting Standards (IAS), E.U. GAAP, Canadian GAAP, UK GAAP, FASB e muito mais. Consolida dados de vrios livros em geral e planos de contas. Realiza planejamento de ativos e salrio. Preo Detalhes do produto Formiga depende do nmero de licenas; geralmente at $ 75.000. 3.3.4 Balanced Scorecard Corporate Suite Principais caractersticas do Balanced Scorecard relacionados.

Maneira poderosa de estabelecer frmulas KPI para no TI. Gerador de formulrios estruturados para coleta de dados manual. Estratgia funcionalidade mapa com ativos vinculao e visualizao dos resultados alcanados. Ferramenta de pesquisa. Instrumento gerador de relatrios. Ferramenta de extrao automtica de dados (ETL). Funcionalidade do modelo de autorizao ricos. Portal desempenho personalizada. Funcionalidade de Benchmarking. Suporta padres de certificao BSCOL's. Preo por empresa, dependendo do tamanho. 20% taxa de licena anual, que inclui atualizaes e suporte. 3.3.5 InsightVision Principais caractersticas do Balanced Scorecard relacionados. Baseado no Microsoft um Balanced Scorecard Framework "(BSCF) e ferramentas padro da Microsoft. Inclui o Construtor Scorecard, ScoreBoardTM Interactive e Strategy Maps, templates e muito mais. Construdo sobre a plataforma Microsoft. NET. Requer final muito pouco treinamento do usurio. Pode ser usado como uma plataforma de grande scorecard estratgico, tanto para um Balanced Scorecards "e outros tipos de scorecards. Permite que o usurio facilmente definida o acompanhamento de informaes crticas. Apoiado por um mundo cada vez mais vasta comunidade de parceiros certificados da Microsoft, bem como empresas de consultoria de gesto. Multidimensional da anlise (se necessrio). Opcionalmente integra com o SharePoint Portal Server (ou outros portais), e utiliza ferramentas de software de uma organizao existente. O software InsightVision (anteriormente BSCF Toolkit) ganhou 2 prmios prmio formulrio Microsoft e foi avaliado o valor # 1, em uma anlise independente do mais de 65 anos de gesto de desempenho e solues de software scorecard.

CONSIDERAOES FINAIS
Softwares BSC facilitam a implementao da metodologia Balanced Scorecard nas empresas que se torna um instrumento eficiente para a implementao e manuteno do Balanced Scorecard. Onde capaz de alavancar o potencial total da metodologia do BSC, assim oferecendo recursos para a criao de um modelo prprio de Balanced Scorecard, a fim definir e

avaliar indicadores e chaves de desempenhos, pode-se tambm monitorar o status de iniciativas individuais e suas tarefas, e comunicar a estratgia de negcios atravs dos departamentos de uma organizao.

REFERENCIAS
KAPLAN, Robert S. NORTON, David P. A estratgia em ao: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997. DEBUSK, Gerald K., KILLOUGH, Larry N., BROWN, Robert M.. Financial Measures Bias in the Use of Performance Measurement Systems. Advances in Management Accounting, 2005. The 2005 Management Tools Strategy Brief http://www.bain.com/management_tools/2005_tools_strategy_brief.pdf. The Power of Metrics http://www.sirim.my/techinfo/P3/Management/Sept-Oct04/septoct04_article20.pdf Metricsfor Application Development http://www.forrester.com/Research/Document/Excerpt/0,7211,35916,00.html Automating Your Scorecard: The Balanced Scorecard Software Report http://www.som.cranfield.ac.uk/som/dinamiccontent/research/cbp/2003%20ORDER%20FORM.pdf

You might also like