You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS

Departamento de Psicologia Anlise Experimental Turma A02 2007/2 Prof. Lauro Eugnio Guimares Nalini / Prof. Estagiria: Mariana Caldas Porto Monitores: Rafael Autuori / Mariana Tanns / Julia Andres Rossi / Beatriz Saba Normas Gerais para a Elaborao do Relatrio do Experimento

(Baseadas nas Normas para Elaborao do Anteprojeto/Trabalho de Concluso do Curso de Psicologia [CEPSI-2004])

O relatrio deve ser escrito com linguagem clara e objetiva, em tempo passado, e na forma impessoal (3a pessoa; Observou-se que..., Foi verificado que..., Os dados sugerem que..., etc.). Deve-se utilizar espaamento duplo entre linhas e o verso das folhas no deve ser utilizado. O relatrio deve ser impresso em papel branco tamanho A4 e o texto deve ser redigido em letra tamanho 12, em fonte Garamond ou Times New Roman. As margens utilizadas na formatao de todas as pginas devem ser de 2.50 cm direita, abaixo e acima, e 3.00 cm esquerda. No h necessidade de encadernar o relatrio. As partes do relatrio so as seguintes: Partes do Relatrio Capa Folha de Rosto Resumo Introduo Mtodo Participantes Material Procedimento Resultados Discusso ou Concluso Referncias Bibliogrficas Anexos

1. 2. 3. 4. 5.

6. 7. 8. 9.

CAPA
A capa contm todas as informaes e formato da folha de rosto, retirando apenas a nota explicativa da natureza do trabalho (veja abaixo).

FOLHA DE ROSTO
Deve conter, na parte superior da folha e centralizados, o nome da Instituio, Departamento e Disciplina qual esto filiados/cursando os autores do relatrio, como no exemplo abaixo:
Universidade Catlica de Gois Departamento de Psicologia Anlise Experimental

Deve conter tambm o ttulo, os(as) autores(as), a data do relatrio (somente o ms) e o local. O ttulo deve dizer respeito ao tema de estudo relatado e dever ser escrito em negrito, fonte tamanho 18, em letras maisculas e minsculas. O nome dos(as) autores(as) do trabalho tambm dever ser escrito em fonte tamanho 18, mas sem negrito, em letras maisculas e minsculas. (Vide seo FORMATAO GERAL no fim da apostila). A nota explicativa da natureza do trabalho apresenta o objetivo formal do relatrio e deve vir abaixo do nome dos(as) autores(as), como no exemplo abaixo:
Relatrio do Experimento da Disciplina Anlise Experimental (PSI 2341); Departamento de Psicologia, Universidade Catlica de Gois; Grupo 08, Turma A02, 2004/1; Prof. Lauro Eugnio Guimares Nalini.

A data do relatrio e o local devem aparecer centralizados na parte inferior da folha, como no exemplo abaixo: Exemplo da data:
Junho de 2004, Goinia, Gois.

A folha de rosto no deve ser numerada. Todos os tpicos devem estar centralizados na pgina, exceto a nota explicativa da natureza do trabalho, que vem recuada, iniciando no meio (horizontal) da pgina.

RESUMO
Resumo a apresentao concisa dos pontos relevantes do relatrio. A funo do Resumo , basicamente, informativa. O Resumo informa ao leitor sobre finalidades e objetivos, metodologia, resultados e concluses do estudo, de tal forma que este possa, inclusive, se desejar, dispensar a consulta ao texto original completo. O Resumo deve ser denso, contendo todas as informaes importantes sobre o trabalho realizado, porm escrito de uma forma simples, breve e bem-organizada. Em geral, ele o primeiro contato que o leitor tem com o trabalho e pode ser fundamental na escolha do leitor em continuar ou no a leitura. Assim, o Resumo apresenta, de modo preciso, informaes gerais sobre todas as partes do relatrio Introduo, Mtodo, Resultados e Discusso. O Resumo deve conter de 150 a 500 palavras, de uso geralmente aceito e no as de uso particular, evitando-se citaes bibliogrficas, nomes completos de autores, referncias, nomes de livros e a repetio o ttulo do trabalho no resumo. A palavra Resumo aparece centralizada, em negrito, e em letras maisculas (a primeira) e minsculas (as demais). A composio do Resumo deve obedecer a forma de pargrafo nico, com frases concisas, afirmativas e no de enumerao de tpicos, em espao simples, com distanciamento de 1 cm de ambas as margens (esquerda e direita). O texto deve iniciar com uma frase significativa explicitando tema e objetivo principais, indicando-se a seguir a informao sobre o tipo de metodologia adotado. Os verbos devem ser usados na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O Resumo no deve ser confundido com o Sumrio, que a relao dos captulos, sees ou partes. No Sumrio, o contedo descrito por ttulos e subttulos, enquanto no Resumo, que uma sntese, o contedo apresentado em forma de texto reduzido. Logo aps o Resumo devem ser includas as palavras-chave antecedidas da expresso Palavras-chave, seguida de dois pontos (:). Palavras-chave so vocbulos representativos do contedo do documento, escolhidas dentre o vocabulrio especializado usado no estudo, devem ser separadas entre si por ponto e vrgula e finalizadas por ponto.

INTRODUO
Introduo a parte do trabalho em que o tema/problema da pesquisa apresentado como um todo, em todos os aspectos relevantes ao esclarecimento e justificativa da escolha do tema e dos objetivos do estudo. Trata-se do componente explicativo do autor para o leitor no relatrio. Na Introduo o autor deve: a) estabelecer o assunto definindo-o explcita e claramente, sem deixar dvidas quanto escala espacial e temporal abrangidas ou seja, sobre onde e quando o problema (os aspectos relevantes dele ao estudo feito) foi desenvolvido historicamente; b) apresentar informaes sobre a natureza e a importncia do problema, justificando e esclarecendo sob que ponto de vista o assunto tratado, e c) indicar os objetivos e a finalidade da pesquisa. Na parte central (crtica) do desenvolvimento da Introduo (chamada de Corpo por alguns metodlogos), o autor deve expor o tema e apresentar as principais idias relacionadas a ele, discorrendo, em essncia, sobre a fundamentao lgica do trabalho. No existe padro nico para a estrutura do desenvolvimento da Introduo, a qual depende, da natureza do estudo (experimental, noexperimental, de campo, de reviso bibliogrfica, etc.), da lgica e do bom senso do autor. Contudo, um elemento decisivo qualidade do texto de Introduo uma apresentao coerente e concisa do referencial terico (ou reviso da literatura) referente ao tema investigado. Cabe: a) fazer referncia a trabalhos anteriormente publicados, situando a evoluo do assunto; b) escolher e limitar a descrio s contribuies mais importantes diretamente ligadas ao tema; c) mencionar, no texto ou em notas, o nome de todos os autores consultados (que devero, portanto, constar, obrigatoriamente, nas Referncias

Bibliogrficas), e d) oferecer base para derivao das hipteses do estudo e a explicao de sua fundamentao quando for o caso. Complementarmente, pode ser dito que na Introduo so definidos o tema e o problema de pesquisa, a partir de estudos j realizados. A Introduo deve conter a fundamentao terica a partir da qual o autor vai expor o histrico de estudo do tema/problema, os trabalhos j realizados acerca do tema/problema, os principais resultados j obtidos, as dificuldades na realizao de estudos sobre o tema/problema, as definies operacionais de termos e conceitos, entre outros aspectos importantes. A Introduo dever apresentar fundamentao terica que sirva de base para a compreenso da metodologia empregada e para a descrio e interpretao dos resultados obtidos. A Introduo deve conter tambm, aps a fundamentao terica, os objetivos (gerais e/ou especficos) do trabalho e, no caso de se trabalhar com formulao de hipteses, as hipteses do(s) autor(es). O autor pode destacar explicitamente a justificativa para a realizao do trabalho. Se optar por faz-lo, deve coloc-la antes da descrio dos objetivos do estudo. A palavra Introduo deve aparecer centralizada, em negrito, e em letras maisculas (a primeira) e minsculas (as demais). O texto da Introduo pode ou no ser subdividido por subttulos, a critrio do autor. Os subttulos devem ser colocados sempre no alinhamento da margem esquerda e devem ser apresentados em negrito, apenas com as letras iniciais (de cada palavra) maisculas. A primeira pgina da Introduo a pgina nmero 1 do relatrio, e deve ser utilizado espaamento duplo entre linhas.

MTODO
A palavra Mtodo (ou Metodologia) termo de origem grega que significa o conjunto de meios, modos ou caminhos utilizados para a conduo da pesquisa devendo ser tais meios, na parte prpria a esta descrio num relatrio, apresentada na seqncia cronolgica em que a pesquisa foi conduzida. Assim, o Mtodo, sobretudo em pesquisas experimentais, deve conter a descrio dos sujeitos ou participantes do estudo, os materiais e/ou equipamentos utilizados e o procedimento adotado. A parte de descrio dos SUJEITOS ou PARTICIPANTES deve conter informaes sobre as pessoas ou animais que participaram do estudo. No presente caso, cabe indicar apenas a idade, o gnero, a escolaridade, e condio de normalidade cognitiva dos(as) participantes. Cabe fazer referncia ao fato de terem os participantes colaborado voluntariamente. O nome dos participantes no deve ser apresentado em hiptese alguma. A palavra para esta parte do mtodo pode ser Sujeitos, Participantes ou Amostra. A parte de descrio dos MATERIAIS e/ou EQUIPAMENTOS deve conter uma descrio detalhada sobre o material utilizado para a coleta de dados. importante que essa descrio contenha medidas da sala utilizada, caractersticas que podero ter influenciado os resultados obtidos como um tipo de luz utilizada na sala, a dosagem de uma droga, ou mesmo a cor de pincis utilizados com crianas em uma atividade de pintura. Dessa forma, necessrio que o autor saiba definir quais so as caractersticas de seu material, ambiente ou instrumento que devem ser descritas nessa parte do trabalho. Esta seo pode ser denominada Materiais, Instrumentos, Ambiente, ou combinaes destes trs termos dependendo do que vier a ser descrito. Quando for o caso, deve-se levar em conta os seguintes aspectos: a) os meios inditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados e as suas vantagens, em relao a outros devem ser apontadas; b) os processos tcnicos a que foram submetidos os produtos e os tratamentos; c) pessoal tcnico empregado deve ser citado com especificaes de habilidades; d) as tcnicas e os meios j conhecidos podem ser apenas referidos com a respectiva citao do seu autor; e) tcnicas novas devem ser descritas com detalhes e quando se tratar do uso de novos equipamentos, eles devem ser mostrados atravs de ilustraes, fotografias e/ou desenhos. No caso do relatrio da disciplina, especificaes de material importantes so: 1) microcomputadores Pentium II, 400 MHz RAM, HD 5 GB, monitor color 14, mouse serial e teclado 101 teclas; 2) software Chain 1.0 (Silva, Nalini & Martins, 2004) para estudo de

comportamento de ordenao com humanos, e 3) cubculos experimentais de 12m3 localizados no Laboratrio de Anlise Experimental do Comportamento do Departamento de Psicologia da Universidade Catlica de Gois. A parte de descrio do PROCEDIMENTO deve conter cada passo realizado na execuo da pesquisa, incluindo as instrues dadas aos participantes, o delineamento experimental, os critrios para a formao da amostra, os critrios de aprendizagem e de encerramento da(s) condio(es) experimental(is). Quando o procedimento for muito complexo, podem ser utilizadas tabelas ou diagramas representativos de cada passo do procedimento. Em todas as partes dessa seo, o autor deve colocar apenas as informaes que forem relevantes para compreenso do que foi feito considerados os objetivos do estudo. importante lembrar que muitas informaes sobre sujeitos, material utilizado e procedimento adotado, devem ser descritas de forma bastante clara e detalhada, de forma a permitir a replicao do estudo, ou seja, necessrio fazer uma descrio precisa dos participantes, materiais e equipamentos, meios, tcnicas e modos de proceder na coleta dos dados, de forma a permitir uma repetio do experimento com a mesma exatido, por outros pesquisadores. A palavra Mtodo deve estar centralizada, em negrito, e em letras maisculas (a primeira) e minsculas (as demais). Os subttulos devem ser escritos na margem esquerda, em negrito, e apenas as iniciais so maisculas. Em toda a seo, espao duplo entre linhas deve ser utilizado.

RESULTADOS
Resultados (ou Anlise dos Resultados) a seo do relatrio onde devem ser descritos, de forma precisa e clara, os resultados obtidos, considerando-se que: a) prioritariamente, a seo apresenta apenas a descrio do achados, sem interpretaes sobre os mesmos (que deve ser feita na Discusso) contudo, a descrio dos dados, sua interpretao e a discusso terica podem ser conjugados conforme for mais adequado aos objetivos do trabalho e clareza e conciso do relatrio (neste caso, a seo deve ser denominada Resultados e Discusso); b) os diversos resultados obtidos, sem interpretaes pessoais, devem vir agrupados e ordenados convenientemente, podendo eventualmente ser acompanhados de tabelas, grficos, quadros ou figuras com valores numricos e/ou estatsticos, para maior clareza, e c) os dados quantitativos podem ser analisados e relacionados com dados correlatos oriundos de outros trabalhos j existentes sobre o assunto, dando subsdios Discusso do estudo. Deste modo, a seo de Resultados deve conter a anlise dos dados obtidos na pesquisa, podendo incluir anlises estatsticas. A seo deve apresentar, prioritariamente, a descrio dos dados analisados, ficando as interpretaes baseadas na teoria que apia o trabalho para a seo de Discusso. Os resultados devem ser apresentados de forma clara e detalhada, dando suporte ao autor para justificar suas concluses a respeito dos dados. A palavra Resultados apresentada no centro da pgina, em negrito, com letras maisculas (a primeira) e minsculas (as demais). Apresentao de Tabelas e Grficos: As tabelas e os grficos devem ter ttulos que apresentem o seu contedo de forma clara e objetiva. Os ttulos devem ser colocados acima nas tabelas e abaixo nos grficos. As tabelas e os grficos so numerados com algarismos arbicos (1, 2, 3, etc.), desde o incio do trabalho. Utilize uma numerao para as tabelas e outra para os grficos. Cabe mencionar que, o termo figura pode ser usado tecnicamente para referncias a um grfico, um organograma, um desenho, um mapa, uma fotografia, etc. Evite utilizar cores em grficos. A maioria das revistas tem restries com relao impresso em cores. Se possvel evite linhas verticais nas tabelas. Utilize linhas horizontais apenas para destacar o cabealho e o final da tabela. No se deve repetir informaes em tabelas e grficos. Apresente os dados em apenas uma das duas formas, escolhendo a apresentao mais clara e simples considerada a finalidade da descrio. Evite utilizar qualquer uma das duas formas quando o dado pode ser apresentado

em algumas linhas de texto. Todas as tabelas e grficos devem ser descritas no corpo do trabalho, como nos exemplos abaixo:

Exemplo TABELAS
A Tabela 1 apresenta os problemas clnicos avaliados no estudo e o nmero mdio de sesses para tratamento de cada problema. Podemos observar que, em geral, os tratamentos duram cerca de 40 semanas, sendo que o tratamento para depresso durou o menor nmero mdio de sesses.
Tabela 1. Problemas clnicos observados e nmero mdio de sesses para o tratamento de cada problema.

Problemas clnicos Depresso Sndrome do pnico Distrbio de humor Ansiedade

Nmero mdio de sesses 39 47 42 46

Exemplo GRFICOS

65 Altura (cm) 60 55 50 45 1 2 3 Sem anas


Grfico 1. Altura (em cm) de todos os sujeitos por semana de vida.

MA IJ

O Grfico 1 apresenta a estatura (em cm) dos sujeitos MA e IJ em cada uma das cinco (5) semanas de vida ps-parto. Observa-se que MA apresentou crescimento mais acentuado quando comparado a IJ, embora ambos se assemelhem no processo de desenvolvimento.

As tabelas e grficos podero ser includas diretamente no corpo do texto, como apresentado acima, ou podero vir imediatamente aps as referncias bibliogrficas. Neste ltimo caso, o autor deve indicar no texto onde o grfico ou a tabela devem ser inseridos. Esta indicao deve ficar prxima ao pargrafo onde referncias a elas so feitas pela primeira vez no texto. A indicao deve vir centralizada, entre duas linhas horizontais, com o texto continuando em seguida, como no exemplo abaixo:

Como pode ser visto na Figura 1, MA apresentou a maior taxa de crescimento nas cinco (5) semanas em que os participantes foram estudados. ____________________________ Inserir Figura 1 aqui. ____________________________ Assim sendo, os procedimentos alimentares utilizados...

Em toda a seo de Resultados deve ser utilizado espao duplo entre linhas.

Algumas observaes tcnicas sobre a confeco de grficos em relatos de pesquisa: Grficos so representaes de dados e informaes por meio de imagens (ou traados) que possibilitam visualizao e interpretao rpida e objetiva das relaes entre variveis encontradas no estudo. As formas de grfico mais utilizadas so: a) grficos estatsticos; b) grficos de organizao; c) mapas, e d) plantas. A transposio de dados numricos ou estatsticos para uma representao grfica, ajuda a demonstrar, visualmente, o comportamento do fenmeno estudado. Por essa razo, o grfico precisa ser construdo adequadamente para poder transmitir idias de forma simples e atraente, facilitando a compreenso da srie de dados que nem sempre facilmente entendida na forma tabular. A apresentao de grficos estatsticos est condicionada utilizao dos tipos mais empregados, lembrando que a escolha est relacionada com o tipo de dado e com o objetivo que se espera alcanar com a representao. A escolha adequada de um grfico requer a observao dos seguintes indicadores: a) Propores. O uso das propores adequadas fundamental, pois disso depende a exatido da informao contida no grfico. O erro na escolha das propores dos eixos vertical e horizontal pode levar a visualizao equivocada, obtendo-se um grfico muito alto ou muito largo, o que pode distorcer a avaliao o resultado real pelo leitor. Grficos muito altos em relao largura comprimem a curva dando a impresso de alteraes bruscas durante certo perodo, da mesma forma que grficos muito largos em relao altura esticam a curva, dando a impresso de mudanas lentas. A proporo ideal para dar melhor aparncia ao grfico que a altura do eixo vertical (eixo y, ordenada) seja equivalente 60% ou 70% da largura do eixo horizontal (eixo x, abscissa). b) Composio. o conjunto formado pelo tamanho, forma e arranjo dos elementos dentro do grfico. Em trabalhos tcnico-cientficos, a finalidade dos grficos no fazer composies estticas, mas evidenciar informaes. Exageros podem resultar na ocultao do destaque ou na falta de clareza. Grficos comparativos que utilizam mais de uma srie estatstica, precisam de algum diferencial na sua composio. Neste caso, o recurso mais utilizado a variao dos aspectos formais indicadores dos valores apresentados na representao (cores, formas de pontos, formas de preenchimento, desenhos diferenciais, etc.). c) Simplicidade. Um grfico deve ter uma apresentao simples de forma a propiciar uma percepo rpida da relao descrita. Os recursos da informtica no so garantia da simplicidade, sendo necessrio que o autor aprenda a manipular bem os programas no sentido de tornar a confeco do grfico mais objetiva e funcional. d) Clareza. A apresentao do grfico deve ser clara, de modo a proporcionar a interpretao correta dos valores representados. Os dados numricos e suas unidades de medida, bem como as linhas que representam a grandeza dos valores, devem ser dispostos de forma a eliminar dvidas interpretativas. Um aspecto que define a adequao de um grfico se ele permite uma nica interpretao. A confeco de grficos estatsticos envolve a preciso do desenho e a escolha acertada do modelo. Em sua maioria os grficos utilizam o sistema cartesiano, formado pelo cruzamento do eixo das abscissas (eixo horizontal) com o eixo das ordenadas (eixo vertical). A interseco das duas linhas corresponde ao ponto 0,0 (zero) conhecido como origem, a partir de onde se constri uma escala em duas direes. No eixo horizontal (eixo x, abscissa) se representa principalmente a variao da varivel independente (considerando-se, vezes, a indicao das condies, etapas, fases, etc., onde os valores foram manipulados). Em determinadas reas de pesquisa, representa-se na abscissa o fenmeno ou valor geogrfico, cronolgico ou especfico de uma populao ou amostra, como, por exemplo, anos, meses, regies, municpios, setores da economia, classes de renda, etc. No eixo vertical (eixo y, ordenada), se representa a variao da varivel dependente, ou seja, dos valores relativos ao fenmeno estudado. As escalas colocadas nos dois eixos devem ser bastante precisas e a diviso delas depende da amplitude dos dados e das variveis representadas. A quantidade de pontos da escala entre duas marcaes quaisquer nos eixos deve ser constante, assim como as vrias marcaes eqidistantes. Assim, as escalas devem ser colocadas no sentido crescente da esquerda para a direita e de baixo para cima, em intervalos iguais e regulares, e a designao numrica deve ser colocada do lado externo dos eixos. conveniente que as unidades usadas nas escalas vertical e horizontal devem ser declaradas no final da linha de referncia (eixos) para dar sentido designao numrica.

DISCUSSO
Na Discusso, os resultados obtidos so sumariados e interpretados de acordo com os estudos j realizados sobre o tema/problema de pesquisa, apresentados na Introduo. Podem ser realizados comentrios pessoais e sugestes para estudos futuros. Nesta seo fundamental que se relacione as diferentes fases do trabalho, atendo-se s seguintes questes: O que os resultados obtidos atravs da metodologia empregada no estudo permitem falar acerca do(s) objetivo(s)? Quais os avanos tericos e/ou empricos os resultados obtidos sugerem? Que perguntas foram e que perguntas no foram respondidas no estudo? Para que novas direes o estudo aponta? A palavra Discusso deve aparecer centralizada, em negrito, e em letras maisculas (a primeira) e minsculas (as demais). Esta seo pode ser subdividida por subttulos, como na Introduo. Em toda a seo de discusso deve ser utilizado espao duplo entre linhas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
A expresso Referncias Bibliogrficas deve aparecer centralizada, em negrito, e em letras maisculas (as primeiras) e minsculas (as demais). Deve conter a referncia completa de toda a literatura (textos, livros, etc.) citada no relatrio. Em toda a seo de discusso deve ser utilizado espao duplo entre linhas. Deve seguir as normas do manual da APA (American Psychology Association, 2001), que sero descritas a seguir abreviadamente: Obs. 1: importante lembrar que as referncias devem ser completas, de forma a permitir que outros pesquisadores tenham acesso aos textos, livros, etc. utilizados pelo(s) autor(es) para a produo do trabalho. Todas as referncias so organizadas numa seo em ordem alfabtica e so apresentadas apenas as referncias de textos citados no corpo do trabalho. Aqueles textos que foram consultados, mas no foram citados, no devem constar nessa seo. Obs. 2: Ao colocar o nome de um autor no texto, coloque apenas a primeira letra do nome maiscula: por exemplo, ...Freud, ...Skinner, ...Jung, etc. Abaixo seguem exemplos de referncias diversas e seus elementos constituintes. Siga o modelo dado nos exemplos para formatar as referncias utilizadas no relatrio. a. Livro Inteiro: Apresentar este tipo de referncia quando o livro consultado foi inteiramente escrito pelo mesmo autor ou autores, mesmo que tenha sido utilizado apenas um captulo deste livro.
Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (Ano). Ttulo. Cidade: Editora. Baum,W. M. (1999). Compreender o Behaviorismo: Cincia, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artes Mdicas. Ferster, C. B.; Culbertson, S. & Perrot-Boren, M. C. P. (1968). Behavior principles. Englewood-Cliffs, New Jersey: Prentice Hall. Mello, S. L. (1975). Psicologia e profisso em So Paulo. So Paulo: tica.

b. Captulo de Livro: Apresentar este tipo de referncia quando o livro consultado contm captulos escritos por diferentes autores e foi organizado por um autor ou grupo de autores. Nesse caso, devem ser apresentadas as referncias de todos os captulos utilizados no trabalho.
Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (Ano). Ttulo do captulo. Em iniciais do organizador. Sobrenome do organizador(es) (Org(s).), Ttulo do livro (pginas do captulo). Cidade: Editora. Gunther, H. (1980). Princpios da anlise do comportamento aplicados educao. Em J.C. Marques (Org.), Psicologia educacional: Contribuies e desafios (pp. 156-180). Porto Alegre: Globo

Lubek, I. & Apfelbaum, E. (1987). Neobehaviorism and the Garcia Effect: A social psychology science approach to the history of a paradigm clash. Em M. G. Ash & W.R. Woodwart (Orgs.), Psychology in twntieth-century thought and society (pp. 59-91). Cambridge: University Press. Freud, S. (1905/1996). Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em: Edio Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (pp. 119-228, vol. VII). Rio de Janeiro: Imago.

c. Artigos de Peridicos: Este tipo de referncia inclui revistas cientficas, jornais, revistas populares, folhetos peridicos de uma instituio, etc.
Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (Ano). Ttulo do artigo. Nome do peridico, volume, pginas. Borges, M. M. & Todorov, J. C. (1985). Aprendizagem de cadeias comportamentais: Uma comparao entre dois procedimentos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 1, 237-248. Rosenberg, F. (1984). Afinal, por qu somos tantas psicologias? Psicologia, Cincia e Profisso, 4, 6-12.

d. Dissertaes e Teses:
Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (Ano). Ttulo. Dissertao de Mestrado (ou Tese de Doutorado), Universidade, Cidade. Ribeiro, M. R. (1999). Autocontrole em diferentes sistemas de economia alimentar. Dissertao de Mestrado no-publicada, Universidade de Braslia, Braslia. Albuquerque, L. C. (1998). Efeitos de histrias experimentais sobre o seguimento subsequente de regras. Tese de Doutorado no-publicada, Universidade de So Paulo, So Paulo.

e. Trabalhos Apresentados em Congressos e No-publicados:


Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes. (Ano, ms). Ttulo do trabalho. Trabalho apresentado no congresso, Cidade, Estado. Borges, M. M.; Simonassi L. E. & Todorov, J. C. (1979, outubro). Comparao de dois procedimentos na aquisio de cadeias de respostas em humanos. Trabalho apresentado na IX Reunio Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeiro Preto, Ribeiro Preto, SP.

f. Trabalhos Institucionais:
Instituio (Ano). Ttulo. Outras informaes importantes. American Psychological Association. (2001). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: British Library. Conselho Federal de Psicologia (1987). O perfil do psiclogo. Dados preliminares.

g. Trabalhos retirados da Internet:


Sobrenome do autor(es), iniciais dos nomes (Ano, se houver no site) Ttulo. Retirado no dia data completa da consulta, do site endereo completo do site. Agncia JB. (2000). FH diz que acabar com a misria o maior desafio do pas. Retirado no dia 15/02/2000, do site http://www.bol.com.br/noticias/politica/2001/02/15/0026.html Carmo, M. do, Silva, V. A influncia da religiosidade no locus de controle e no grau de solido: Estudo diferencial de trs grupos. Retirado no dia 02/01/2003, do site http://www.geocities.com/capitolhill/lobby/8468/religiao.htm

h. Trabalhos de um Mesmo Autor: Utilizar ordem alfabtica e textos em ordem cronolgica; por exemplo:
Kim, L. S. (1991). Kim, L. S. (1994).

Se os trabalhos forem do mesmo ano, colocar as letras a e b ao lado do ano, de acordo com a ordem de apresentao do trabalho no relatrio; por exemplo:
Kaufman, J. R. (1990a). Control ... Kaufman, J. R. (1990b). Roles of ...

i. Comunicaes Pessoais: Quando a informao apresentada no texto foi obtida atravs de reunio de estudo, pesquisa, orientao, telefonema ou e-mail, e a mesma ainda no foi publicada, fazemos a referncia como comunicao pessoal. As citaes devem ser apresentadas apenas no texto e no na seo de referncias. Elas so apresentadas no corpo do texto ou em notas de rodap.
Iniciais dos nomes. Sobrenome do autor(es). (comunicao pessoal, data completa);

ou
(Iniciais dos nomes. Sobrenome do autor(es); comunicao pessoal, data completa). L. Green. (comunicao pessoal, 12 de maio de 1998). (L. Green; comunicao pessoal, 12 de maio de 1998).

CITAES Existem dois tipos de citaes: a citao literal e a citao interpretada. Na citao literal, o autor copia o texto original. Na citao interpretada, o autor escreve a idia apresentada no texto original com suas prprias palavras. Evite fazer muitas citaes literais em seu trabalho. O excesso de citaes literais pode representar um relatrio pobre. a. Citaes literais at 4 linhas: Apresent-la no decorrer de seu texto. Utilizar aspas e indicar o nome do autor, o ano do trabalho e a(s) pgina(s) de onde foi retirada a citao, entre parnteses.
A psicologia, tal como a v o comportamentalista, um ramo puramente objetivo e experimental da cincia natural. Seu objetivo terico prever e controlar o comportamento. (Watson, 1913, p. 158).

Ou
Watson (1913) afirmou que a psicologia, tal como a v o comportamentalista, um ramo puramente objetivo e experimental da cincia natural. Seu objetivo terico prever e controlar o comportamento. (p.158). b.

Citaes literais com mais de 4 linhas: Destacar do pargrafo, apresentando em pargrafo recuado com cerca de 1.3 cm da margem esquerda. Apresentar o nome do autor, o ano da publicao do trabalho e a(s) pgina(s), sem colocar aspas.

O pessimismo de Freud, no que se refere a neuroses e ao seu tratamento, veio das profundezas de sua descrena na bondade humana e no desenvolvimento humano. O homem, postulou ele, est fadado a sofrer ou destruir ... Minha convico pessoal a de que o homem tem tanto a capacidade como o desejo de desenvolver suas pontecialidades e vir a ser um ser humano decente... Acredito que o homem possa mudar e continuar mudando enquanto viver (Horney, 1945, citado por Schultz & Schultz, 1992, p. 374)

c. Citao de texto de autor j citado por outro:


(Fulano de tal, ano, citado por Beltrano de tal, ano, p.). Ou (Fulano de tal, ano, apud Beltrano de tal, ano, p.).

d. Citao interpretada: Quando voc escreve as idias do autor com suas palavras. Apresentar a nome do autor e o ano entre parnteses.
Darwin (1859) apresentou sua teoria da evoluo das espcies, afirmando que havia uma seleo feita pelo ambiente daqueles indivduos que estavam mais adaptados.

Ao fazer uma citao literal que est contida em mais de uma pgina no texto original, colocar pp. para designar as pginas, e colocar os nmeros das pginas como no exemplo:
(Fulano, ano, pp. 304-306).

Citar um trabalho com muitos autores: Se o trabalho tem dois autores, incluir sempre o nome dos dois em toda citao que for feita do trabalho.
Strunk e White (1979) ... Serlin e Lapsley (1985) ...

Se o trabalho tem quatro ou mais autores, citar o nome do todos os autores na primeira vez que se referir ao trabalho e nas citaes subsequentes colocar o primeiro autor seguido por e outros ou et. al..
1a citao: Wasserstein, Zappulla, Rosen, Gerstman e Rock (1994) ... Citaes subsequentes: Wasserstein e outros (1994) .... Ou Wasserstein et. al. (1994) ...

Citaes de trabalhos clssicos: Quando um texto bastante antigo e no tem data de publicao, colocar na referncia a notao n.d. (no date) no lugar da data.
Aristteles (n.d.).

Quando a data de publicao bastante ultrapassada ou antiga e o texto consultado uma verso mais atual, colocar a data das duas publicaes.
James (1890/1983) Freud (1889/1964)

NOTAS DE RODAP A utilizao da nota de rodap deve ser evitada. Utiliza-se uma nota de rodap quando se quer fazer esclarecimentos sobre algo, sem interromper o fluxo do texto, como traduzir citaes em lngua estrangeira, inserir consideraes complementares, etc. As notas de rodap devem ser numeradas em algarismos arbicos (1, 2, 3, 4, etc.), iniciando a contagem na primeira nota e finalizando na ltima nota do trabalho. Evite fazer notas muito longas.

APNDICES E ANEXOS Anexos e Apndices so materiais complementares ao texto que s devem ser includos quando forem imprescindveis compreenso do trabalho. A insero deles no trabalho deve feita ser aps as Referncias, comeando com os Apndices e por ltimo os Anexos. Referncia a ambos deve constar do Sumrio. Apndices so textos elaborados pelo autor, ou documentos, ou artigos de outro(s) autor(es) destinados a complementar as idias argumentativas expostas no trabalho. O Apndice no uma parte do trabalho em si, mas um elemento adicional que serve para ilustrar idias, adicionar detalhes ou aspectos importantes e ilustrativos que no chegam a interferir na unidade do trabalho embora sua insero seja julgada til pelo aluno e seu orientador. Os Apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, seguidas de um travesso e o respectivo ttulo em letras maisculas. Essa identificao pode ser feita numa folha anterior para no interferir na estrutura fsica do Apndice. Nesse caso, o ttulo do Apndice deve ficar centralizado lembrando que sua paginao progressiva e d seguimento ao trabalho. Anexos so documentos no diretamente elaborados pelo autor, que servem de fundamentao, comprovao ou ilustrao, como mapas, leis, estatutos, entre outros. Devem ser destacados do texto para evitar uma ruptura seqencial e a continuidade. A paginao progressiva e d seguimento ao trabalho. A identificao dos Anexos deve ser feita com letra maiscula, seguida de travesso e o ttulo em letras maisculas. Essa identificao pode ser feita numa folha anterior para no interferir na estrutura fsica do Anexo e nesse caso o ttulo do Anexo deve ser centralizado. Normalmente os Anexos podem se referir a: a) ilustraes que no so diretamente mencionadas no texto, mas que a ele dizem respeito; b) descrio de instituies, equipamentos, tcnicas e processos; c) material de acompanhamento que no

pode ser utilizado no corpo do trabalho como modelos de fichas, formulrios, impressos, protocolos de registro de dados da pesquisa, questionrios, tabelas e figuras adicionais, mapas, cpias das autorizaes de sujeitos, e, d) jurisprudncias especficas, leis, decretos e afins que no poderiam ser citados no corpo do trabalho. As palavras Apndices ou Anexos deve aparecer centralizadas, em negrito e em letras maisculas (como capa da seo de anexos). Se houver mais de um tipo de anexo, eles devem ser classificados por letras (ANEXO A, ANEXO B, etc.) e intitulados. Em hiptese alguma, o autor poder colocar os dados originais de seu trabalho no relatrio se isto implicar em possibilidade de identificao do(s) sujeito(s). Devem ser colocadas as cpias dos dados originais, com o cuidado de ocultar aquelas informaes que, de alguma forma, possam identificar o(s) sujeito(s).

FORMATAO GERAL Ttulo: O ttulo deve resumir a idia principal do trabalho. Deve ser uma sentena concisa e deve conter as informaes mais importantes acerca do trabalho, incluindo as variveis principais e/ou as questes tericas mais importantes. Em geral, devem ser evitadas redundncias e palavras abreviadas. recomendado que o ttulo seja escrito em at 12 palavras.

SIMPLIFICAO E ARREDONDAMENTO DE NMEROS Muitas vezes ao se transportar os dados para uma tabela, necessrio se efetuar a simplificao dos nmeros que compem a srie, apresentado-os em unidades mais abrangentes. Nesses casos, s vezes procede-se simplificao, efetuando-se a diviso por 10 ou potncia de 10, mantendo-se todos os algarismos da srie, isto , a mudana de unidade ou a simplificao feita apenas com a colocao de uma vrgula. Exemplo: a) 450 345 kg = 450,345 t. Quando o primeiro algarismo a ser abandonado for 0, 1, 2, 3 ou 4, fica inalterado o ltimo algarismo que permanece: Exemplos: a) 34,437 arredonda-se para 34,4; b) 5,44 arredonda-se para 5,4. Quando o primeiro algarismo a ser abandonado for 5, 6, 7, 8 ou 9, deve ser aumentado de uma unidade o ltimo algarismo a permanecer: Exemplos: a) 14,597 arredonda-se para 14,6; b) 34, 487 arredonda-se para 34,5. Se ocorrerem dois ou mais valores em que o primeiro algarismo a ser abandonado for o 5 seguido de zero, o ltimo algarismo s aumentado se for impar: Exemplos: a) 43,750 arredonda-se para 43,8; b) 43,650 arredonda-se para 43,6.

UTILIZAO DE ASPAS ( ): Utilizar quando introduzir uma palavra ou frase fazendo um comentrio irnico, divertido ou uma expresso inventada.
(...) sendo considerado um comportamento normal.

Utilizar quando apresentado no texto o ttulo de um artigo ou livro.


O estudo foi apresentado em A interpretao dos sonhos de Freud (1910).

Utilizar para apresentar citaes de outros autores ou instrues apresentadas aos participantes do estudo. Utilizar aspas simples ( ) quando ocorrer um dos casos anteriores dentro de uma sentena onde j esto sendo utilizadas as aspas.

UTILIZAO DE LETRAS MAISCULAS: Utilizar letras maisculas em incio de frases, em nomes prprios e na palavra inicial de um ttulo de trabalho, livro, captulo, tabelas, grficos ou subttulo. Ao escrever ttulos e subttulos de seu artigo, escreva todas as palavras com letras maisculas e minsculas (excetuando os artigos, conjunes e preposies). No utilize letras maisculas em nomes de leis, teorias e hipteses.

ITLICO: Utilizar itlico quando apresentar uma palavra estrangeira no texto (feedback), em nomes de espcies ou gneros de animais (Macaca mulatta), em letras usadas como smbolos estatsticos ou variveis algbricas (Teste t) e em ttulos de livro ou peridicos e volumes de peridicos na seo de referncias bibliogrficas.

NMEROS: Os nmeros abaixo de 10 devem ser escritos por extenso no texto, exceto a) quando fizer referncia a nmeros de figuras, tabelas, captulos (Figura 2, Tabela 7, Captulo 3); b) quando se referir a uma medida ou porcentagem (3 cm, 6%); c) quando for um nmero decimal ou ordinal (0.15; 9o andar); d) quando o nmero representar tempo (2 semanas, 1 h e 30 min, 4 anos). Os nmeros acima de 9 devem ser escritos com algarismos arbicos (por exemplo, 10, 22, 1.237, etc.).

UTILIZAO DO &: Utilizar o & nas citaes dentro de parnteses e nas referncias bibliogrficas.
(Schultz & Schultz, 1992).

Utilizar o e nas citaes fora dos parnteses, dentro do texto:


Schultz e Schultz (1992) afirmam que ...

UTILIZAO DE TPICOS: Utilizar tpicos no texto quando se quiser enumerar objetos, caractersticas, pessoas, etc. e se quiser tornar melhor a visualizao dos mesmos. Utilizar sempre o mesmo marcador para o tpico e alinhar o tpico no alinhamento do pargrafo.

UTILIZAO DE ESPAO ENTRE CARACTERES E PONTUAO: Coloque um espao aps vrgulas, dois-pontos, ponto-e-vrgula, sinais de pontuaes no final de frases (. ou ! ou ?) e pontos em iniciais de nomes pessoais (C. G. Jung). Coloque ponto final aps os parnteses que seguem uma citao, como no exemplo a seguir:
No seu trabalho engajado, foram realizados estudos... (Medeiros, 1999).

You might also like